Apple

Apple começa a testar gift cards em formato Passbook no Japão

Giftcards no Passbook

No Brasil infelizmente ainda não temos o sistema dos cartões-presentes na App Store, os populares gift cards que são capazes de adicionar créditos à nossa conta sem a obrigação de associar um cartão de crédito à ela. Outros países possuem este benefício, bastando ir em qualquer Apple Store e comprar um cartão, com um código.

Porém, a empresa começou esta semana a fazer testes no Japão para tentar diminuir o número de cartões físicos, substituindo por cartões virtuais através do Passbook.

A escolha do país provavelmente se deve à fácil aceitação do povo japonês a novas tecnologias. Para adotar o iTunes Pass, primeiro o cliente precisa baixar o Passbook em seu dispositivo, acessando através dele a App Store, na seção Resgatar. Na parte de baixo da tela há a opção de baixar o Passbook, que servirá para carregar os créditos.

Créditos pelo Passbook

Com o iTunes Pass no aparelho, basta ir a uma Apple Store física e, se quiser recarregar sua conta, se dirigir ao caixa, onde o funcionário irá escanear o código e adicionar o pagamento feito diretamente na conta do cliente, de forma imediata.

O sistema é similar ao que já é feito por outras empresas, como a Starbucks nos Estados Unidos, em que o usuário possui sempre consigo o cartão virtual (em forma de Passbook) e quando precisa recarregar de créditos, pode fazer de forma fácil e rápida.

Provavelmente, se os testes se mostrarem promissores, outros países deverão receber a novidade. É mais um passo da Apple em direção a um mundo com menos lixo físico.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edson

    Legal

  • Nuno

    Em Portugal já existem no mercado, os cartões presente. Estes cartões podem ser comprados nos supermercados e existem vários valores para se poder comprar 50, 25 e 10 euros.

  • Ber

    E assim fica mais fácil de implementar no Brasil, né?

  • Tales

    E com o iPad?

  • Bruno Laia

    legal

  • Saulo Scanor

    Lá evoluiu, enquanto aqui… Cri cri cri cri.

  • Japa Tricolor

    iLex,

    Gostaria de acrescentar uma informação. No Japão não é necessário comprar o iTunes Card nas Apple Stores. Basta ir a uma loja de conveniência – que tem em qualquer quarteirão.

    Por isso, não sei qual seria a facilidade do Passbook se precisarmos ir à Apple Store escanear o código, sendo que é possível adquirir o cartão físico em qualquer lugar.

    Logo, penso que a Apple deve fazer algum acordo para que essas lojas tbm estejam aptas a fornecer o código.

  • welson martins

    Eu não entendi uma coisa: o cliente sempre precisará ir a uma loja física da Apple para abastecer… Não tem como carregar os créditos pelo iTunes com a sua ID ?

  • Junio Pereira

    Esses passbooks parecem ser muito úteis, eu havia visto em um iPhone em uma loja a versão demonstrativa do PassBook e havia ingressos para jogos de basquete, passagem de ônibus entre outras coisas. Esperando para que chegue ao Brasil o que deve demorar um pouco

  • LeandroCesar

    Enquanto a #Apple não vender esses Gift Cards, não haverá como eu gastar na AppStore!