Notícias

Corning se mostra incomodada com o interesse da Apple pelos vidros de Safira

Corning vs. Safira

Recentemente contamos aqui a história de como Steve Jobs convenceu o dono da Corning a desenvolver o vidro Gorilla em tempo recorde, para que ele pudesse ser usado nos primeiros iPhones. Mas se a roda de rumores estiver certa, a Apple pode estar considerando abandonar a Corning como fornecedora de vidros para passar a adotar vidros de cristais de Safira para equipar seus aparelhos. E levando em conta um vídeo publicado pela Corning hoje, eles não parecem estar nada felizes com este rumor.

Riscos e telas quebradas sempre foram um problema de todo o mercado de smartphones. É bem verdade que ao longo de 7 anos a Corning conseguiu evoluir a tecnologia do seu vidro Gorilla o suficiente para deixá-lo mais resistente, mas mesmo assim especialmente quando o assunto é telas quebradas, ainda há muito a ser feito. Por mais que um vidro seja resistente a riscos, uma queda de um iPhone (ou qualquer outro smartphone) de cara no chão ainda é quase sinônimo de tela quebrada.

Com a aproximação do anúncio e lançamento dos próximos iPhones, há quem esteja dando por certa a substituição dos vidros Gorilla pelos vidros de Safira (que já cobrem as lentes dos aparelhos desde o iPhone 5). E parece que a própria Corning já acredita nestes rumores, pois eles divulgaram hoje um vídeo em que fazem alguns testes comparando os dois vidros. Em um primeiro momento, ambos são submetidos a impactos de objetos como escovas de cabelo e chaves durante 45 minutos, sendo em seguida submetidos a um teste de pressão para comparar quanto cada vidro consegue aguentar antes de se quebrar. Confira o teste abaixo:

YouTube video

Algumas coisas chamam a atenção. Primeiro, a Corning não compara o estado final dos vidros depois do primeiro teste. Eles mostram o teste sendo feito, mostram um dos vidros com diversas marcas em seguida, mas em momento nenhum eles comparam os dois vidros lado a lado, tornando esta etapa do teste totalmente inútil. Em seguida, eles comprovam a fragilidade dos vidros de Safira no teste de pressão, e evidentemente não mostram seu próprio vidro se rompendo após atingir sua capacidade-limite. Neste segundo teste fica bem clara a superioridade dos vidros da Corning em relação ao seu potencial concorrente, que é exatamente o que a Corning quer.

Se o rumor da substituição dos vidros Gorilla é verdade ou não, só o tempo dirá (por exemplo: será que o interesse em vidros de Safira é realmente para o iPhone?). Mas este vídeo da Corning mostra que eles não estão nada felizes com esta ideia, e parece que estão partindo para uma campanha de formação da opinião pública para contra-atacar. Algo assim deve ter pouco impacto no curto prazo, pois não é a partir de um vídeo como esses que a Apple vai considerar mudar de ideia. Mas se eles continuarem esta campanha contra os vidros de Safira, é provável que eles estejam contando com uma pressão dos próprios usuários para tentar fazer com que a Apple mude de ideia.

Que enrosco, não? Quem disse que rumores só confundem o mercado editorial e seus leitores?

via TUAW

Botão Voltar ao topo