Aplicativos

Atualização do TomTom Brasil finalmente inclui opção para serviço de trânsito

TomTom Trafic

Quando noticiamos aqui que a empresa TomTom havia disponibilizado para seus clientes brasileiros seu novo serviço de tráfego (leia mais sobre o assunto neste artigo), muitos que já haviam comprado o aplicativo para iPhone e iPad ficaram um pouco indignados pelo fato de serem obrigados a baixar outro aplicativo para terem acesso ao novo serviço. Isso porque não havia na versão brasileira o menu “Loja TomTom“, que permite a compra de itens extras.

Mas isso acabou: esta semana, o aplicativo para iOS ganhou uma atualização 1.17, que traz para quem já tem o aplicativo a opção de incluir o tráfego em tempo real em suas rotas.

Agora, todos os antigos clientes podem, se assim desejarem, contratar o serviço de trânsito em tempo real das cidades brasileiras (por enquanto apenas algumas cidades são cobertas) através de uma assinatura anual, que está em promoção durante um tempo limitado.

Aliás, o próprio TomTom Brasil está por um preço que nunca foi tão baixo: $24,99. Acreditamos que seja por causa da Copa, mas não temos ideia se esta promoção irá durar até o final dela. O Tom Tom é considerado um dos melhores navegadores GPS para iPhone e iPad Cellular, com os mapas de todo o nosso território incorporados, o que permite usá-lo sem o uso de internet (ideal para viagens em estradas onde o 3G não pega). Também não tem publicidade a todo o momento durante o percurso.

Muitos cometem o erro de compará-lo com o aplicativo Waze, que tem uma proposta diferente. Nós conversamos com ambas as empresas e elas mesmas confirmam isso. Enquanto o Waze tem o objetivo de traçar a rota mais rápida em relação ao trânsito em tempo real (coisa que a TomTom só agora está começando a fazer no Brasil), o navegador curva-a-curva da TomTom foca na experiência do usuário ao dirigir, informando mais claramente por onde ir, de forma mais eficiente. É claro que há quem não esteja disposto a investir um valor significante em um aplicativo de navegação e acaba usando o gratuito Waze como navegador GPS. Mas são experiências bem diferentes.

Porém, em termos de trânsito em tempo real, o Waze ainda domina aqui no Brasil. Nós perguntamos aos executivos da TomTom sobre como eles pretendiam competir com o Waze, que possui uma grande comunidade colaborativa e, além de tudo, é de graça. Eles nos responderam que apostam na qualidade do serviço, que para eles é superior.

Por enquanto, é um argumento que talvez não convença muitos a pagar por um serviço anual, mas a provável parceria com a Apple pode fazer com que a base deles se torne gigante, graças à ajuda de milhões de usuários de iPhone que, muitas vezes sem nem saber, ajudam com sua localização (de forma anônima) a traçar as condições de trânsito. A própria Apple já está aplicando isso de forma discreta em seus mapas.

Quem gostaria de testar a experiência com o TomTom, pode fazer isso de graça pelas próximas semanas, conforme já falamos aqui. E quem já o tem, pode agora optar ou não pelo novo serviço de trânsito. 😉

Sugerimos a leitura de nossa entrevista com o pessoal do Waze, publicada na Revista iThing de fevereiro.


TomTom Brasil

iPhone | iPad (Cellular)

Um dos melhores navegadores GPS para iPhone e iPad. Não precisa de conexão internet, pois os mapas já estão presentes no aparelho.

Preço normal: $49,99 | Promoção: $24,99

BAIXAR

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tar

    Cara comprei o aplicativo TomTom, não tenho que reclamar não. Muito bom principalmente por funcionar off-line.

  • Luizzz Fernando

    O único problema do Waze é, somente com uso de internet. Ainda não conheço esse TomTom, mas parece ser muito melhor que o Sygic.

    • Paulo Cotta

      Cara, eu uso o Sygic e não tenho o que reclamar. De fato o TomTom evoluiu bastante desde a época em que optei por adquirir o Sygic, mas nunca tive nenhum problema de utilização na grande São Paulo, os mapas sempre estiveram bem atuais, incluindo os alertas de radares.

  • Alex Leal

    Sei que é difícil mas espero que o preço melhore mais um pouco, assim eu penso em comprá-lo e dispensar o Waze.

    • Cadu Nunes

      Se você comparar o preço do app TomTom com qualquer GPS do mercado, mesmo os chinglings, verá que mesmo no preço normal o app TomTom é absurdamente barato considarado a qualidade.

  • Eduardo

    Este aplicativo consome rede de dados?

  • Henrique A.

    Ontem após atualizar o aplicativo TomTom eu quase adquiri um mês do serviço de trânsito em tempo real para ver como funciona. Por sorte deixei para depois… Digo sorte porque sou de Belo Horizonte e na loja TomTom não tinha nada avisando que o serviço só estava disponível em 3 cidades do Brasil. Ao contrário, o texto explicativo na loja deles deixa a entender que está funcionando em todo o Brasil. Só li essa informação das 3 cidades aqui no BDI. Meio desleal isso, não?

    • Marcos Venicius

      Eu tb quase ativei.

    • Yuri Amaral Nascimento

      Cara, também sou de bh e estou utilizando os 30 dias grátis. E tenho quase certeza que o gps informou sobre o trânsito

      • Henrique A.

        Confere aí e fala pra gente, por favor!

        • Yuri Amaral Nascimento

          Cara, testei aqui está mostrando o tráfego de bh sim

          • Henrique A.

            Que beleza! Parece que o iLex já até corrigiu o texto colocando “algumas cidades” em vez de “3 cidades”.

      • eduardo

        Yuri, na hora caso vc for comprar, não compre pelo app, vai na loja e compre o tomtom brasil, pois ele é mais completo. pq?, eu tive um problema, cliquei para comprar e depois vi que não era o completo tomtom brasil.

  • Juarez Neto

    Mto bom ! Comprarei certamente ! Quem viaja sabe que o 3G é praticamente 0 de cobertura !

  • Rafaelll

    Tenho o TomTom desde 2012 e não me arrependo! GPS muito bom, cada vez melhor, claro e muito intuitivo. Parabéns pela atualização novamente TomTom.

  • Leonardo Aguila

    Anteriormente o TomTom avisava sobre radares fixos. Depois da atualização, percebi que está à venda na loja o pacote de radares. Então os avisos de radares (que antes faziam parte do App) foram retirados desta versão?

    Ainda não tive a oportunidade de testar. Confere, BDI?

    • Caramba, é verdade Leonardo. Vamos testar para conferir se os radares foram retirados ou se esse pacote é uma espécie de complemento. Se foram retirados, eu acharei bem ruim.

      • Viegas

        eu testei a nova versão na Floria e Miami e está sinalizado.

      • André Bassi

        Ja era os radares mesmo? aqui sumiu e não alerta mais nada… ;/

    • gustavo

      tambem percebi isso, mas acho que são os radares moveis, aqueles que o detram coloca, e não os pardais. por isso e um serviço pago pois teria que receber atulaização em tempo real como as informações de transito.

    • Bruno

      Percebi também, de início fiquei p#$% da vida, mas acho que ele é só um complemento mesmo, que deve ficar recebendo atualizações conforme as pessoas vão mandando feedback da veracidade dos radares

    • Guilherme

      Testei em SP e continuam funcionando em SP ou seja para que serve esta radares na loja

      • Hugo Akinaga

        É um função que nem a do Waze. Você cria um user e consegue indicar onde estão novos radares e compartilhar com os demais assinantes! =)

  • Henrique A.

    Não. Funciona sem rede de dados e sem sinal de celular (na estrada, por exemplo). Mas essa nova função de trânsito em tempo real utiliza a rede de dados sim.

  • Marcus Malacarne

    Comprei o app, depois de anos na dúvida se deveria ou não fazer tal investimento.
    Acabei decidindo adquirir, pela queda considerável no preço e porque no dia que eu vi, eu estava saindo numa viagem para uma cidade que ainda não conhecia.
    A minha primeira impressão foi muito boa. Acredito que não vou me arrepender da compra.
    Meu conselho é que aqueles que, assim como eu, estavam na dúvida principalmente devido ao valor, aproveitem essa queda de 50% que não deve se repetir tão cedo.

  • João Marcos Faza Angusti

    eu tenho um ipad mini só wifi, se eu baixar o TonTon nele vou conseguir usar o GPS??

    Abraço iLex

  • João Marcos Faza Angusti

    iLex, achei algo muito legal!

    no iTunes pelo mac não encontrei, mas pelo iPad e iPhone eu encontrei um app que chama:

    Conheça a navegação TomTom

    ele deixa você utilizar o programa completo por 30 dias e ai depois se voce gostar compra!, é o que estou fazendo e seria interessante voce colocar na matéria para mais pessoas também fazerem o teste! Abraço

    parabéns pelo blog e pela revista! sou fã do seu trabalho

  • Aluísio Campos

    Olá experiente pessoal!
    Parece que existe um sério Bug no Sistema iOS atual!
    Dia desses eu estava dormindo, meu celular iPHONE 5S tocou, olhei no relógio marcava 2 horas da MADRUGADA, ao consultar quem era, aparecia no visor do aparelho, desconhecido(a), a QUESTÃO é, eu programei o meu iPHONE para não receber chamadas de NINGUÉM no periodo das 00h00 até as 5h00, o ícone da meia lua estava lá presente direitinho, mas mesmo assim recebi em alto e bom tom essa ligação, que aliás, minutos depois, recebi mais outra deste mesmo número!
    Será que isso foi notado por mais alguém?
    Seria isso algo que passou desapercebido pela nossa querida APPLE?
    Se alguém mais conseguir constatar esse fato ocorrido comigo, agradeço!

    • Lucas

      Aluísio,

      Não há falha alguma na função não perturbe.

      Veja nas configurações dessa função que há ressalvas, tais como:

      –> Ligações de números favoritos passam pelo bloqueio do “Não Perturbe”.

      –> Caso o mesmo número ligue duas ou mais vezes no intervalo de três minutos, ele também passa pelo bloqueio do “Não Perturbe”.

      Isso é uma precaução para o caso de uma emergência e e telefone que está te ligando não está nos favoritos o mesmo na agenda de contatos.

      • Aluísio Campos

        Obrigado Lucas!
        Olha, fiquei sabendo que para este recurso Não Perturbe funcionar com mais eficiência, é preciso
        ajustar em “Silenciar: Se o iPhone estiver bloqueado” e desativar “Ligações Repetidas”, aí você não vai mais ser perturbado por estranhos em plena matina!

      • Tsiegmann

        Eu já configurei isso e mais de uma vez fui acordado pela chamada tocando a primeira vez. Fui conferir se o numero havia ligado 3 vezes e nada, era a primeira…

        • Cadu Nunes

          Eu também uso esta feature desde que foi lançada e nunca tive problemas.

  • Oi João! Falamos isso no artigo, acho que você deixou passar. Dê uma lida no outro texto (linkado aqui no artigo) que fala desse app. 😉

  • Não, não consegue, porque o modelo Wi-Fi não possui antena interna de GPS.

  • Junior Alves

    Vou compra esse app já vi muitas pessoas falando bem do mesmo.
    Obrigado iLex.

  • Jefferson César Luccas

    Baixei o novo app da tomtom e achei ruim demais, aqui na região do Morumbi tem diversas ruas erradas, mandando vc entrar na contra mão, para isso a atualização deles demora demais….. Ainda bem que tenho o waze.

    • Patrick

      Não sei o que está falando….uso todo dia para aqui no Morumbi e não contêm erros

    • Cadu Nunes

      Moro em São Paulo passo pela região do Morumbi todos os dias e nunca tive qualquer problema com sentido de ruas errados no TomTom.

      É preciso entender que se ocorre uma obra ou se a CET faz uma merda e quer inverter o sentido de meia dúzia de ruas obviamente não vai ser atualizado na base do TomTom nem no Waze, nem no Sygic muito menos em GPS dedicados da noite pro dia.

  • Anderson Ribeiro

    Atualizei o meu ontem e já testei hoje de manhã.. Muuuito bom e realmente informa e “fala” em tempo real o trânsito. Tenho o Tomtom no meu iphone já fazem dois anos e sempre utilizei e gostei, agora então…. Vale cada centavo e deixa qualquer outro GPS no chinelo… 😉

  • Yuri Amaral Nascimento

    Só está caro, e gostaria de saber sobre os radares ?

  • Leonardo Aguila

    Tomara que você esteja certo, gustavo!! rss

  • Lucas

    Eu tenho o Sygic e waze, não sei se vale a pena comprar o tomtom..alguem ja testou os dois?

  • Tsiegmann

    -VOU COMENTAR SOBRE O WAZE COMO ALGUÉM QUE NUNCA USOU O TOMTOM-

    O waze me satisfaz totalmente. Sim, ele precisa de 3g mas quem tem iPhone e não tem 3g? Mesmo quando o sinal não está dos melhores ele não demora pra calcular a rota e boa parte das vezes te larga NA PORTA do numero do endereço ou muito próximo, coisa que é difícil prum gps. Claro que acontece dele te largar pro outro lado na rua que realmente é o numero do prédio ou local que tu quer ir, mas é difícil.

    E mesmo em viagens, tu calcula a rota em um local que há conexão, antes de sair, e ele se orienta e marca precisamente aonde tu está e a quantos km/h mesmo sem sinal. Claro que aí o estimado de chegada não é atualizado, mas é só cruzar por alguma cidade que ele se atualiza e pronto. Inclusive sem conexão ele informa radares e tudo mais, é só, como eu falei, calcular a rota antes de

    • Tsiegmann

      Como buga os comentários desse blog….

      Então sim, waze funciona offline também desde que tu carregue a rota antes. Fora que nunca esta desatualizado e nunca vai te mandar entrar contra mão. Além do benefício de ter reportados radares móveis, bloqueios, acidentes, guardas, blitz e etc.

      Eu sincronizo o iPhone com o som do carro e além de ouvir musica, deixo o waze fazendo a navegação para mim e me dizendo aonde dobrar, tudo isso com a tela bloqueada e pelo som do carro.

      • Heraldo Moreira

        Concordo com a análise do “Tsiegmann”, acrescentando que, usei o TomTom, por três dias, aproveitando a gratuidade de trinta dias para teste, e voltei a usar o Waze. Talvez aqui em São Luís do Maranhão os recursos do TomTom não façam tanta diferença quanto o Waze faz!

    • Tsiegmann

      Show de bola, apagaram meu comentário porque falei que direto os comentários desse blog bugam quando se está escrevendo.

      Bela atitude BDI…

    • Alexandre Santos

      Cara, uso os dois aplicativos (waze e tomtom).

      O wave é muito bom em capital, agora experimenta viajar para lugares longes sem 3g. Fiz exatamente o que você falou, tentei sair de Recife/PE para Jericoacoara/CE. Simplesmente, o Wave não consegue fazer a rota, e chega um determinado momento, que ele mostra uma tela branca sem estradas.

      TomTom é muito bom para viagens longas, sem internet, locais poucos comuns, até porque, wave é um aplicativo colaborativo, portanto, não existirá colaboração em locais onde não existe nenhum tipo de sinal.

      • Thiago Buccos

        Aqui quando eu perco sinal, o Waze ainda se movimenta, mas o carro se move todo “errado” sem nenhum tipo de sincronismo com o mapa ao redor mostrado. Waze é ótimo, mas somente onde você tem conexão de dados. Esqueçam ele na estrada, sem cobertura. Melhor usar o Oi Mapas que também é gratuito e funciona offline, lembrando que este último não é tão bom quanto o TomTom.

  • jhonny_silva

    Bem, tenho vários app de GPS e não vejo o TOMTOM como o melhor.

    Não sei o motivo de “lag” quando você usa a simples função “Navegar no mapa”.

    1) Seria bom um review comparativo TOMTOM vs Sygic, tenho certeza que os leitores iriam fazer uma melhor escolha na compra de um app de GPS.

    2) Não compare o Waze com o TOMTOM. Waze é uma rede social muito eficiente, diga-se de passagem.

    3) TOMTOM é mais “mídia” do que qualquer outra coisa.

    Abraços

  • sirwendell

    Só esperando o Nokia Here voltar para o iPhone. Esse sim é o melhor GPS off-line. O resto é o resto.

  • renato

    O melhor GPS que ja utilizei, porém achei uma sacanagem eles cobrarem taxa anual para utilizar estes serviços, sendo que muitos incluindo eu Pagaram a bagatela de $ 49,99 … sou totalmente contra qualquer tipo de pirataria… mas tem umas empresas que realmente merecem viuu !!!!!

  • GBC

    O Sygic usa a base TomTom. Essa atualização afeta usuários do Sygic?

  • Guilherme

    Gostaria de entender uma coisa, por que tem na loja de compra do Tom Tom radares se ja tem radares automaticamente no app qual a diferença neste que é comprado?

  • Wellington Alves

    Acabei de testar os radares não estão funcionando mais nessa nova versão ! O radar aki da imigrantes em sbc que sempre mostrou no mapa ! Acabei de passar por ele e não tem mais nenhuma notificação nem sonora e nem visual ! Aparentemente do comprando mesmo !

    • Guilherme

      Obrigado vou continuar com IGO Brazil com Radares que já esta pago, pois sempre foram melhores que do tom tom.

      Só se este comprado da tomtom pode ser editado ai quem sabe(tipo colocar novos radares que não estão cadastrado) ai vale apena mas isso faz falta em todos e no app nao tem nada falando como ele funciona corretamente.

      Ridículo pagar por algo que tínhamos de graça

      • Guilherme

        Acabei de testar em SP na marginal e morumbi e Osasco e os radares continuam funcionando normalmente sem comprar radares.
        A pergunta que faço e a seguinte o que tem de mais nestes radares que agente comprar para custar 20,00 us$ a mais.

    • Guilherme

      no meu estai funcionado normamente.
      Sao Paulo

  • Guilherme

    Não comprei o pacote de radares ou seja atualizei normalmente, e os radares continuam funcionando.
    Testei na Marginal Pinheiros, Morumbi, Osasco e avisou todos.
    Então por que tem a venda radares e qual e a diferença e outra coisa por que tão caro.

  • Guilherme

    Descobri para que serve Programa de radares e que custa 20 US$ serve para editar radares dentro do Iphone e receber atualização deles automaticamente quando tem alguma alteração na relação de radares informado por um usuário.
    Mas sera que vale 20 dólares acho muito caro

    • Alex Souza

      Exatamente Guilherme, relatou bem! Mas complemento dizendo que no bairro onde moro, Aguas Claras em Brasília, os radares existentes nela so apareceram após assinar este pacote, antes disso os que aparecim eram
      Desatualizados e em locais errados. B
      Decepcionado com isso, demorei a comprar o app e quando o fiz terei que ficar pagando mais 21$ por ano pra ter um servico que era nativo e é nativo em qualquer gps.

  • Guest

    Deve ser radarares móveis e afins. Os fixos continuam sendo mostrados normalmente.

  • Alex Souza

    Acabei de comprar o tom tom tbm pra aproveitar a promoção! 25$ de desconto não é todo dia! Não usei ainda mas ja curti muito a interface.

  • Alex Souza

    Exatamente isso Guilherme, fica um botao no mapa em que vc tocando nele automaticamente “instala” um radar naquele local! Comprei a assinatura e ja testei!

  • Yuri Amaral Nascimento

    Obrigado pela dica, mais já tenho o tomtom Brasil aqui

  • Elias

    Iai pessoal, boa noite a todos ! Será que alguém me dá uma dica …. comprei o TOM TOM para o meu iphone-4, anos atrás. Fiquei um tempo sem usar, pois meu carro tinha GPS no painel. Agora, com um novo Iphone, quando atualizei o TOM TOM , obvio que veio uma versão bem mais nova, mas veio com um teste de 30 dias…. Estão querendo que eu compre novamente por US$ 24,99 ! Alguém sabe dizer o que houve com a minha compra ? Lembro que paguei US$ 40 pelo aplicativo. Antes que alguém fale, meu id apple é o mesmo, nunca mudou, nunca tive dois. Obrigado e 1 abraço !

    • Tiago Camargo

      Tbm estou com o mesmo problema, se alguem puder ajudar. Obrigado

      • Tiago Camargo

        Amigo tenho duas contas, uma americana e outra brasileira, comprei ele pela brasileira, e entrando pela americana e pesquisando pelo TOMTOM acho duas versões a de 30 dias 1.19 que comprei e outra mais atual na versão 1.19.3 de 26/01/15…….

  • ALLYSSON FALCON

    Usei o Sygic muito tempo, comprei o Sygic Brazil, depois o Europe. Depois das últimas atualizações a navegação ficou confusa demais, pioraram muito o app. Depois tiraram a opção de navegar por Foto, aí parei de usar… Era ótimo e ficou uma porcaria… comprei o Tom Tom, que é muito superior…

  • ALLYSSON FALCON

    TOM TOM : Excelente app de GPS… sensacional… vale cada centavo…

    Fui comprando app de gps até acertar… tenho também o iGo, péssimo por sinal…
    Usei o Sygic muito tempo, comprei o Sygic Brazil, depois o Europe, usei em viagens ao continente, era muito bom. Depois das últimas atualizações a navegação ficou confusa demais, pioraram muito o app. Depois tiraram a opção de navegar por Foto, (pra mim essencial) aí parei de usar… Era ótimo e ficou uma porcaria…
    comprei o Tom Tom, que é muito superior…

  • ALLYSSON FALCON

    Fui comprando app de gps até acertar… tenho também o iGo (Brazil e o Europe) péssimo por sinal…
    Usei o Sygic muito tempo, comprei o Sygic Brazil, depois o Europe, usei em viagens ao continente, era muito bom. Depois das últimas atualizações a navegação ficou confusa demais, pioraram muito o app. Depois tiraram a opção de navegar por Foto, (pra mim essencial) aí parei de usar… Era ótimo e ficou uma porcaria…
    comprei o Tom Tom, que é muito superior… pra mim o TOM TOM é o melhor…