Aplicativos

Atualização do TomTom Brasil finalmente inclui opção para serviço de trânsito

TomTom Trafic

Quando noticiamos aqui que a empresa TomTom havia disponibilizado para seus clientes brasileiros seu novo serviço de tráfego (leia mais sobre o assunto neste artigo), muitos que já haviam comprado o aplicativo para iPhone e iPad ficaram um pouco indignados pelo fato de serem obrigados a baixar outro aplicativo para terem acesso ao novo serviço. Isso porque não havia na versão brasileira o menu “Loja TomTom“, que permite a compra de itens extras.

Mas isso acabou: esta semana, o aplicativo para iOS ganhou uma atualização 1.17, que traz para quem já tem o aplicativo a opção de incluir o tráfego em tempo real em suas rotas.

Agora, todos os antigos clientes podem, se assim desejarem, contratar o serviço de trânsito em tempo real das cidades brasileiras (por enquanto apenas algumas cidades são cobertas) através de uma assinatura anual, que está em promoção durante um tempo limitado.

Aliás, o próprio TomTom Brasil está por um preço que nunca foi tão baixo: $24,99. Acreditamos que seja por causa da Copa, mas não temos ideia se esta promoção irá durar até o final dela. O Tom Tom é considerado um dos melhores navegadores GPS para iPhone e iPad Cellular, com os mapas de todo o nosso território incorporados, o que permite usá-lo sem o uso de internet (ideal para viagens em estradas onde o 3G não pega). Também não tem publicidade a todo o momento durante o percurso.

Muitos cometem o erro de compará-lo com o aplicativo Waze, que tem uma proposta diferente. Nós conversamos com ambas as empresas e elas mesmas confirmam isso. Enquanto o Waze tem o objetivo de traçar a rota mais rápida em relação ao trânsito em tempo real (coisa que a TomTom só agora está começando a fazer no Brasil), o navegador curva-a-curva da TomTom foca na experiência do usuário ao dirigir, informando mais claramente por onde ir, de forma mais eficiente. É claro que há quem não esteja disposto a investir um valor significante em um aplicativo de navegação e acaba usando o gratuito Waze como navegador GPS. Mas são experiências bem diferentes.

Porém, em termos de trânsito em tempo real, o Waze ainda domina aqui no Brasil. Nós perguntamos aos executivos da TomTom sobre como eles pretendiam competir com o Waze, que possui uma grande comunidade colaborativa e, além de tudo, é de graça. Eles nos responderam que apostam na qualidade do serviço, que para eles é superior.

Por enquanto, é um argumento que talvez não convença muitos a pagar por um serviço anual, mas a provável parceria com a Apple pode fazer com que a base deles se torne gigante, graças à ajuda de milhões de usuários de iPhone que, muitas vezes sem nem saber, ajudam com sua localização (de forma anônima) a traçar as condições de trânsito. A própria Apple já está aplicando isso de forma discreta em seus mapas.

Quem gostaria de testar a experiência com o TomTom, pode fazer isso de graça pelas próximas semanas, conforme já falamos aqui. E quem já o tem, pode agora optar ou não pelo novo serviço de trânsito. ;)

Sugerimos a leitura de nossa entrevista com o pessoal do Waze, publicada na Revista iThing de fevereiro.


TomTom Brasil

iPhone | iPad (Cellular)

Um dos melhores navegadores GPS para iPhone e iPad. Não precisa de conexão internet, pois os mapas já estão presentes no aparelho.

Preço normal: $49,99 | Promoção: $24,99

BAIXAR

Botão Voltar ao topo