Notícias

TomTom oferecerá serviço de trânsito em tempo real para cidades do Brasil

TomTom Trafic

A TomTom lançou nesta terça, em São Paulo, seu popular serviço de informações em tempo real da intensidade do trânsito nas cidades brasileiras. Mas apesar dele já estar em funcionamento internamente, ainda não estará acessível ao consumidor, coisa que deve acontecer apenas em 2014. Porém, a notícia é ótima para os usuários dos Mapas da Apple, a qual a empresa tem parceria desde 2012.

O TomTom Traffic é um serviço que já está disponível há algum tempo nos aplicativos da TomTom dos Estados Unidos e Europa e em breve deverá chegar também para mapas no Brasil e América Latina. Ele é pago (uma assinatura mensal ou anual através de compras internas — in-app purchases) e é capaz de traçar a rota de um ponto a outro na cidade, baseando-se do tráfego naquele momento. Se ele melhorar, o aplicativo refaz o trajeto enquanto você estiver dirigindo, para que você economize ainda mais tempo.

Assinatura TomTom Traffic

Ok, mas então ele faz exatamente o que o aplicativo Waze faz, certo? Mais ou menos. Por ser gratuito, o Waze é limitado ao propor poucas rotas. Já o TomTom Traffic (segundo os diretores da empresa) propõe uma dezena de alternativas, que podem ser atualizadas em tempo real caso algum acidente aconteça no percurso escolhido ou se algum engarrafamento deixar de existir depois de alguns minutos. O serviço foi feito para ser a companhia perfeita do motorista em cidades grandes, que sofrem com o problema do trânsito.

Esta questão nós colocamos para eles: como competir com o Waze, que é muito popular no Brasil e ainda por cima, de graça? Nos responderam que eles ganham na qualidade das informações, que são mais precisas e dinâmicas. Mesmo com essa resposta, ainda acreditamos que será difícil vender este benefício para o consumidor brasileiro, que dá sempre prioridade ao que é gratuito e, bem ou mal, funciona.

A TomTom nos mostrou esta manhã os dados que ela já coleta diariamente do trânsito de São Paulo, e é surpreendente a quantidade de fontes que ela tem para deixar estes dados precisos em tempo real. Ela diz que no Brasil possui basicamente duas fontes de informação do tráfego em tempo real: carros rastreadores de empresas parceiras da TomTom e dados enviados através de smartphones (com o consentimento do usuário, com transmissão anônima). Mas isso nos deixou curiosos: ainda não é muito grande o número de usuários do aplicativo TomTom no Brasil, não a ponto de criar toda uma rede de informação sobre tráfego em tempo real. Como isso é feito?

Perguntamos a Ralf-Peter Schäfer, chefe de tráfego global da TomTom, se a parceria que a empresa fez com a Apple em 2012 tinha ajudado em alguma forma essa obtenção de dados. Schäfer nos respondeu que não pode revelar nenhum detalhe do acordo com a Apple (o que é normal em se tratando da Maçã). Mas pela lógica, a Apple deve provavelmente compartilhar com a empresa os dados que ela mesma coleta dos usuários de iPhone, o que permitiu que ela finalmente propusesse para o Brasil o novo serviço. Ou seja, cada usuário de iPhone pode ser um potencial informante de dados do trânsito, apenas por usar seu aparelho enquanto dirige. Claro, isso é somente uma teoria nossa, pois a TomTom não nos confirmou (e nem desmentiu) isso.

Isso seria uma ótima notícia. A parceria TomTom/Apple é uma via de mão dupla: assim como a empresa holandesa se beneficia das informações que a Apple passa para ela, em contrapartida os mapas nativos do iOS poderão ganhar, em breve, um serviço de trânsito incorporado ao sistema, para facilitar ainda mais a vida dos usuários. Isso já existe nos Mapas da Apple em outros países, mas no Brasil ainda não somos cobertos.

Perguntamos quando a novidade chegará aos usuários do aplicativo para iOS e eles nos responderam que no início de 2014. Até lá, o serviço estará disponível apenas para empresas e governos que precisarem de dados de trânsito em tempo real para realizarem projetos ou otimizarem seus negócios.

Informaremos aqui no blog assim que esta novidade chegar.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • iFumachi

    vamos ver se realmente funcionará!

    • Cadu

      TomTom = Enciclopédia Britânica
      Waze = Wikipédia

      Fico com o segundo! 🙂

  • Jose

    Demais !

  • Dalmir Reis Jr.

    Finalmente uma pequena luz para pensar (em breve) em usar o serviço de Mapas da Apple. Tomara que venha uma boa parceria!

  • Michel

    Pelo o que já vi o waze recarrega as rotas quanto tem um caminho melhor. Alguém mais já viu isso?

    • André Pelegrini

      Embora haja em “Estilos de navegação” opção de escolha para rota “Mais rápida” o próprio aplicativo avisa no menu “transferências de dados” que “mudanças não afetarão sua rota”, mas logo depois diz que a rota é calculada de acordo com as informações em tempo real das condições de trânsito.

      • Jeff

        Isso aconteceu uma vez comigo em SP.
        Estava na av. Pacaembu e do nada ele atualizou a rota combase nos dados de transito atual.
        Achei estranho, mas não liguei na epoca.

    • Eu nunca vivenciei isso. O que acontece é quando você segue por uma rua que ele não tinha indicado, aí ele recalcula rapidamente uma alternativa para aquela rota. Também já vi ele recalculando o tempo previsto para chegar, por causa de um aumento no tráfego. Mas mudar no meio da rota e oferecer uma alternativa eu pessoalmente nunca vivenciei.

      • Fernando

        Eu já fui beneficiado com esse recurso do Waze, iLex.

        Certas vezes no caminho de volta para casa, ele me mostrou uma mensagem dizendo que havia uma rota melhor. A rota realmente era melhor, mas foram poucas vezes que recebi este aviso.

        • Sheldon

          Comigo também….. ele avisa que tem nova rota disponível, devido ao trânsito.

      • Leandro Tavares

        Já recebi algumas vezes a mensagem de uma rota melhor, e na última (dias atrás) o Waze me informou que tinha uma rota melhor e economizou 9min de trânsito, pois me indicou uma ponte que tinha acabado de ser liberada para o trânsito (perto Barueri/SP).
        Uso o Waze quase que direto (mais alguns pontos e me torno Waze Rei ;-)) e gosto bastante. Inclusive é o único (pesquisei nos mais conhecidos: Apple, Google, Bing, Yahoo) que possui a rua da minha empresa cadastrada (!).

      • Carlos

        Olá iLex,
        Comigo já aconteceu algumas vezes essa alteração em tempo real, principalmente quando volto do interior para São Paulo próximo das 18:00 hrs quando o transito fica pior a cada segundo na cidade. Já varias vezes ele informou que conseguiu uma rota melhor e que economizou X minutos. Muitas vezes a diferença dessa segunda rota para a primeira é bem expressiva. Uma alteração clássica que presenciei mais de uma vez é ele traçar a rota original pegando a ponte estaiada para ir na região do shopping Morumbi em SP e no meio do caminho conforme o transito vai aumentando na ponte ele alterar para a ponto do Morumbi.

    • Saulo Benigno

      Sim. Comigo acontece sempre, ele sempre indica a mais rápida, tenho umas 4 rotas diferentes para ir ao trabalho e ele sempre muda.

    • Saulo Benigno

      Sério, o aplicativo já é pago, e muito caro, acho que é o mais caro na loja e ainda esse serviço ser pago também.

      Complicado viu.

      • Leonardo

        Relaxa que isso vai acabar quando o Google integrar o Waze em seu Maps…

      • JanjaBoy

        Pode ser o mais caro no segmento.
        No segmento áudio tem aplicativos de mais de US$100.
        Mas também achei caro a extensão. 🙁

    • Marco

      Sim, normal, e ainda avisa quanto tempo você economizou, em geral de 3 a 5 min.

    • Jander Feitosa

      Aconteceu comigo na semana passada. O Waze havia traçado uma rota, a qual eu estava seguindo, e durante o trajeto ele mostrou uma mensagem que dizia haver uma rota mais rápida e mostrava um botão pra aceitá-la. A previsão de chegada diminuiu, e assim se deu.

  • Marcos Venicius

    É o melhor gps na minha opinião! instalado no meu iPhone desde qdo foi lançado, excelente.

    • JanjaBoy

      Concordo com você. Mas esse extensão ser paga? Estou fora. Vou a pé para o trabalho, raramente utilizo carro.

  • Cristiano Caiado De Acioli

    Nossa! Que galera rápida! Mal saiu do forno e o pessoal já está comentando. Assim que eu souber da disponibilidade desse serviço para Brasília eu acho que comprarei o aplicativo!

  • Ge

    Demais, uso TomTom Brasil desde de março. E é um aplicativo que me ajuda muito, ainda mais que eu não sou muito bom para decorar caminhos!

  • Kleberson

    Quanto a atualização do App da Tomtom, alguma notícia? Merece um visual Flat na linha do iOS 7.

  • Jorge Mancuso

    Quero NÂO!

  • Gui Del Frate

    iLex, esqueceu de um ponto interessante: os mapas da Apple ainda não dão navegação curva-a-curva no Brasil. Isso, até onde sei, dependeria também do sistema de voz, motivo pelo qual o serviço ainda não é oferecido por aqui: ainda não temos Siri.

    O fato do serviço já ser funcional e a promessa ser funcionar no ano que vem poderia indicar a implementação do Siri também, ou não??

    Ter um serviço poderoso de controle de tráfego sem a navegação curva-a-curva não faz o menor sentido pra mim (aquela navegação atual do Mapas aqui no Brasil é bem inferior à oferecida por apps como o Google Maps ou o próprio Tom Tom).

    Somando 2 + 2… Será?

    • Michel

      O problema não é o siri. Ja usei na Argentina e o GPS falava em português, utilizando o VoiceOver

  • Luis

    Sou mais o waze na moral. Pagar 50 reais pra um gps que faz a mesma coisa que um free que não deixa na mão e vamos ser sinceros. Transito é transito, não dá pra fugir, você no máximo economiza alguns minutos mas a situação não tem nada a ver com a rota tem a ver com a quantidade absurda de carros e a falta de estrutura para recebe-los.

    • @wendellgun

      antes fosse 50 reais, mas é 50 OBAMAS.. nunca que pago isso num app

    • Felipe

      Também utilizo o Waze e para meu uso basta. Porém, conforme a (excelente) matéria do blog, dentro outros diferenciais do Waze, a possibilidade de atualizar a rota em tempo real, é uma funcionalidade matadora. Pense em um trajeto longo, existem inúmeras chances de algo acontecer no seu trajeto que faça sua rota demorar mais ainda, ou pegar um transito que quando foi solicitado a rota não existia. Apenas mais uma observação, não são 50 reais, são 50 dólares, rs!

  • Alvaro Guatura

    Já era hora… o IGO tem isso faz tempo, e se nao me engano 5,99 por ano (ou menos até).

  • Marco Antonio

    Só não achei certo cobrar pelo serviço, visto que o TomTom não é gratuito. Mais justo seria quem comprar e/ou comprou o aplicativo, leva o serviço.

  • Bira Michels

    #SQN continuo no meu Waze é de graça 😉

  • RudiMac

    Tô testando o OI MAPS, que é Free p/ qualquer smartphone! É curva à curva, escolhe voz, mapas etc! Alguém mais usa ele?

    • Israel santos

      Estou usando oi mapas em recife e estou impressionado com ele, tenho o tomtom,sigyc e waze e esse da oi ta bala,esse offline da oi e muito bom.

  • Jean

    Eu n utilizo muito esses serviços de navegação, mas tenho uma pergunta,
    esse tom tom é um gps que funciona offline ?
    e eu pago somente essa assinatura ? ou é preciso pagar mais algum valor mensal ?

    • Roberto

      é OFFLINE sim , baixou já vem com tudo , até da para colocar radar nele , etc , na minha opniao é o melhor de todos , sempre tem atualizações .

  • Marcos

    Viajei recentemente pela Europa e usei o Waze e o Tom Tom paralelamente com informações sobre o tráfego (comprada a opção in app) no celular da minha namorada. Sempre gostei de ter uma segunda opinião em GPS. Houve um acidente na Alemanha a estrada parou completamente só consegui entender o que acontecia e até receber dica de outro motorista pela Waze. Ficamos imaginando como seria bom o tomtom em São Paulo, mas acho que não largaríamos o Waze. O TomTom com app de transito fica melhor ainda, mas o Waze é vital.

  • Filipe Fonseca

    A qualidade é ótima, mas eu acho muito caro… o Waze até agora ta me satisfazendo!

  • Fernando

    Uso o Waze todos os dias aqui em São Paulo e ele recalcula a rota se houver algum imprevisto mesmo você já estando no caminho. Ele informa que há uma rota melhor e pergunta se vc quer seguir por ela. Em grandes cidades ele é imprescindível. Quando vou para o interior ou locais onde o 3G não tem bom sinal continuo usando o Sygic que comprei por uma dica aqui do BDI.

  • Luiz Fernando Paes

    Se era isso que os carros do TomTom estavam fazendo nos últimos meses, então é uma ótima noticia pra mim, porque a umas semanas atrás eu vi um dos carros deles aqui em Rio Branco, no Acre. Pelo menos não ficaramos limitados, como sempre. 🙂

  • Agnaldo

    Pra SP acho pouco útil…pois o resumo é: trânsito pesado de segunda a sexta a partir das 16:30 horas em todas as grandes vias…pronto e ponto.

    • César

      De que SP está falando? Na minha SP, o trânsito é pesado do nascer ao pôr do sol, de segunda a sábado, em grandes e médias vias. Nos outros dias, horários e vias, o trânsito é apenas encarável. =)

  • Lengo

    Eu pagaria isso rindo, mas teria que se mostrar muito superior ao Waze e aos mapas do Google (que incorporaram dados do Waze). Só vendo pra crer.

  • Kleberson

    Já notaram no site da Tomtom que houve uma atualização do software de seus aparelhos de GPS dedicados? Será que isso quer dizer que logo termos uma atualização do App.

  • Fausto

    Tenho o iGo e o Waze no meu iPhone, e um GPS dedicado. Eu praticamente uso diariamente só o Waze. Ele é bem melhor pra fugir de engarrafamento, pois ele sugere uma rota em tempo real, e muita gente utiliza e alimenta o banco de dados. Nenhum sistema automatizado pode ser tão bom quanto os dados fornecidos pelos próprios motoristas ao usarem o app. Pra que sugerir diversas rotas se você só quer saber qual é a rota mais rápida pra chegar no destino? Esse recurso acaba sendo pouco utilizado. A única vantagem que vejo no Tomtom e iGo e que o mapa inteiro já está no seu aparelho, então não depende de Internet 3G pra funcionar. Pra viagens longas é essencial. Mas mesmo assim o Waze guarda na memória sua rota, e não usa a Internet o tempo todo pra montar seu caminho.

  • Samuel

    Bom se meu iPhone e usado de alguma maneira pra enviar informação, logo eu quero minha parcela pelo envio de dados através do meu pacote de dados! Muito legal isso de usar a conta dos outros pra ganhar dinheiro, legal mesmo!

  • Floydbh

    Hummmm… Waze ta bom demais!
    Se precisar de gps mais robusto, garmin faz o trabalho!

  • Fábio

    O que vcs acham do app Sygic? prefiro ele ao waze.

  • Fabio

    “Por ser gratuito, o Waze é limitado ao propor poucas rotas.”

    Sério?! Eles estão de brincadeira! Falando qq coisa p/ vender o peixe.

    • Fabio

      Fala xará!

      Propaganda boba essa de dar dezenas de rotas.. Não faço questão alguma de dezenas de rotas, mas de uma única que me atenda e corte caminho…E o Waze nisso é mestre… Vão ter que comer muito arroz e feijão para, no mínimo, oferecer um serviço igual… Além disso o Waze não é papa bateria..

  • Thiago

    Concordo com o iLex, concorrer com o Waze vai ser um desafio!
    Eles tem que mostrar um diferencial que realmente chame a atenção.

  • Alex

    Além do TomTom já ser caro, se eu quiser ter esse serviço por 1 ano ainda tenho que pagar mais 20 dólares? por que eu faria isso se o Waze faz tudo isso e é grátis! isso é um tiro de bazuca no pé.

  • Antonio Marques

    Gostaria de uma versão teste desse serviço! Se valer a pena eu compro…acredito que será bem melhor que o Waze.

  • Victor Mine

    Eu já usei o TOMTOM e o SYGIC e atualmente prefiro o SYGIC… por acaso alguém já testou o serviço de Trânsito do Sygic? é bom?

    • Fabio

      Victor, eu uso (usava na verdade).
      Assinei logo que saiu e funciona perfeito. Dá raiva por que ele te dá certinho o tamanho da encrenca a frente. O que ferra o Sygic (e outros GPS como o TomTom que é tão amado aqui) é que não tem precisão no ETA… Sendo que ele só vai ter proximidade com a hora de chegada estimada próximo ao destino.

      Uma vez indo do Brooklin ao aeroporto internacional de Guarulhos usei o Waze no iPhone e o Sygic no iPad… o Waze acertou e manteve o horário de chegada desde o começo. o Sygic colocava um horário irreal que foi se atualizando e ficando mais real quando mais próximo do destino.

      Com relação ao trânsito o Waze atualiza mais rápido e tem informações boas – por incrível que pareça não tem babacas informando acidentes ou coisas falsas só pra ganhar pontos – contra o Sygic que atualizava mais numa razão menor…

      Não vejo absolutamente nada demais nesse anúncio da TomTom… Muito barulho.

  • flavio

    seria bom se alguem fizesse um video para demostrar essa funçao funzionando ai no Brasil.

  • Ivo Brasil

    TomTom ainda não entendeu o formato do Waze (troca de informações nas duas pontas) e se não fosse a parceria com a Apple, o que seria da empresa hoje?
    Aposentei meu tradicional GPS (por acaso TomTom) tem anos e não sinto saudade. Vida longa ao Waze.

    • Sergio Luiz

      2 x
      Meu TomTom ficou no passado !!
      Waze rulex !!

  • Fabio

    O Sygic já usa dados de trânsito do TomTom mediante assinatura… Cadê a novidade??

    • Mentira.

      • Kleberson

        O Sygic tá oferecendo gratuitamente, por um ano, os dados de trafego da Tomtom. Recebi um email com um código promocional hoje.

    • egis

      Sygic é trash de mais.

      Pessimo.

  • Sergio Luiz

    Não pago de jeito algum !
    Waze eh o melhor … E grátis !!

  • Daniel Itzi

    Há anos sou usuário tanto do TimTom quanto do Waze. Moro na Bélgica e já pago há 2 anos o serviço de trânsito em tempo real do TomTom Não tem comparação com o Waze.

    A rotas do Waze são ruins e na maioria da vezes leva para caminhos estapafúrdios…mas é de graça.

    O Tomtom é muito, mas muito bom.

    Minha sugestão: se você realmente precisa de um bom navegador GPS, tome algumas cervejas a menos e compre o serviço.

    Esqueça o Waze… quando ele te jogar numa favela você irá se arrepender.

    • Weslley

      Quem dera que a qualidade do mapa Brasil fosse um décimo dos europeus. Tem um viaduto, numa estrada federal, com 8 anos de construído e eles ainda não atualizaram. Isso é um exemplo dos vários que já vivi com a Tomtom.

  • Fidelis

    Existe uma diferença básica entre o Waze e o Serviço da TomTom. No Waze você é obrigado a imputar a informação. No TomTom é só estar com o aplicativo aberto que ele irá analisar o “seu comportamento” e enviará as informações. Infelizmente o Waze pode ser sabotado! O Serviço da TomTom pelo que entendi, não!

  • Weslley

    Hoje tive a seguinte experiência: Tomtom (aparelho) ligado e fazendo a minha navegação. Trânsito caótico, apesar de ser domingo, liguei o Waze que na hora me deu uma rota alternativa baseada no tráfico. Me parece que a resposta do diretor sobre confiança, precisão bla bla bla é furada. O Waze tem milhões de Colaborae, em tempo real, a Tomtom, tem falhas bizarras no mapa Brasil e para exigir a manutenção, reclama com o papa.