App StoreApple

Apple melhora gerenciamento de aplicativos reembolsados na App Store

Reembolso c'est fini

A Apple sempre permitiu o reembolso de aplicativos caso alguém se sentisse lesado com algum app comprado que se mostrasse diferente do que o cliente imaginava (já ensinamos aqui como fazer isso). Mas apesar de devolver o dinheiro, a Apple não conseguia impedir que o usuário continuasse a usar o aplicativo reembolsado, o que era prejudicial principalmente para o desenvolvedor, que tinha que arcar com o valor devolvido e ainda assim ter seu app utilizado.

Agora a Apple parece ter consertado este problema e o aplicativo é realmente desassociado da conta do usuário caso este receba um reembolso. Com isso, não é mais possível atualizá-lo e nem reinstalá-lo.

Quem destacou isso foi o criador do app Fantastical, em sua conta do Twitter. Ele mostra uma imagem que avisa que agora, ao tentar atualizar ou baixar um app reembolsado, não é mais possível fazê-lo.

Atualização não disponível com este Apple ID
Esta atualização não está mais disponível para este Apple ID porque foi comprado por um usuário diferente ou seus ítens foram reembolsados ou cancelados.

Assim é bem mais justo para todas as partes, não? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • O respeito da Apple ao desenvolvedor é, na minha opinião, o maior diferencial de sua loja. Justamente por isso é a loja que tem mais aplicativos e que dá mais lucro.

    Show de bola!
    Alguém copia isso? Pena que não.

    • Junior Manoel

      [2]

      • RH

        Na verdade a Google Play já faz isso de impedir o download de apps cujo valor foi reembolsado, há muito tempo. Inclusive desinstalando o app do aparelho, no momento do reembolso. Me surpreende que a Apple não fizesse isso a mais tempo, por ser a coisa mais lógica, afinal, se não pagou não pode levar.

        • Anônimo.

          Mas na Google Play, após clicar em “baixar” o usuário tem 15 minutos para pedir o reenbolso e além de a Política de Reembolso ser bem diferente comparada a da Apple. Quem mora no Brasil e tem uma internet lenta, 15 minutos o download nem terá sido concluído. São casos muito restritos para conseguir o reembolso. A Apple assisti o usuário com um suporte incrivelmente ótimo e tem uma relação também incrivelmente ótima com o desenvolvedor.

    • Marcelo

      Mas algumas vezes a Apple falha. Vide caso do AppGratis.

  • Beto Sobral

    Justo, afinal se compro um produto e peço a devolução do dinheiro, tenho que devolver o produto .

  • Clístenis Canuto

    Mas, se no futuro o app for melhorado, pode ser recomprado?

    • JEFFHD3D

      Claro que pode.

    • Eu fiquei com essa mesma dúvida. Será que depois de desinstalar o app, dentro da appstore vai aparecer a opção de comprar? Ou ainda ficará a opção lá de baixar apenas (com o desenho da nuvem)?

      • Rodrigo, a nuvem some e aparece “comprar” novamente.

    • Daniel

      Fica impossível tê-lo novamente na sua conta. Eu comprei o Calendars 5 e pedi reembolso, porém, no dia que tava de graça e eu fui tentar baixar de novo, apareceu o aviso que eu nao posso mais baixá-lo.
      Eu até pensei que esse fosse um fato conhecido, e não que fosse uma novidade.

      • Isso foi algum erro. No lançamento do Infinity Blade 3 eu havia pedido reembolso, porque tinha me desiludido do jogo. No dia seguinte meu primo encheu o saco pra gente jogar e eu paguei de novo.

        Final das contas o 6 dólares (na época, acho, que foi isso), foram creditados do cartão, depois ressarcidos e depois creditados de novo outros 5,99.

        Segundo a iTunes você pode reembolsar e comprar de novo quantas vezes quiser…

  • specter

    Alguma coisa sobre o WhatsApp fora do ar?

    • Andre

      Nossa como os usuários do Iphone insistem em fazer perguntas que não tem nada a ver com o post. Toda matéria publica ocorre a mesma “lereia”…

      • Porque todo esse xenofobismo ? Aliás essa é uma comunidade Apple, 90% é usuário de iPhones e cia…

        Ele não fez pergunta técnica e sim um comentário.

        Por sinal, Apple não tem nada a ver com os servidores do Whatsapp/Facebook INC. hahaha !

        • specter

          kkkkk

      • specter

        Cara, se não quer responder simplesmente não responde! Além do mais, não dirigi a pergunta a você. Se tá estressado, vá pescar 😉

  • Eu já peguei uns dois reembolsos por lá, mas mais do q merecido: na descrição fazia uma coisa, na prática outra. E ai fica né: se vc pediu reembolso é pq realmente não presta e não vai usar, mas no mundo dos espertinhos..

    Alias, por falar em reembolso, eu tenho ódio até hje do Quick Office.. comprei ele, na semana seguinte virou do Google e saiu da AppStore.. ou seja, se apagar do iPad, fico sem a versão q comprei (q por sinal até parou de dar suporte ao DropBox).. não tentei o reembolso, mas bem q merecia. Google estragando tudo…

  • Aline

    Eu estou com um problema com um aplicativo (Litely), quando eu baixei ele eu comprei dois pacotes de efeitos.. um baixou normal e o outro deu um bug e nem restaurando a compra baixa… Será que tem algo que eu possa fazer? Fiz isso na conta americana e os desenvolvedores do app simplesmente não me respondem…

    • Aline

      Ah… ps: eu adorei o outro pacote de efeitos que eu comprei.. não queria perder isso =(

      • Junior Gaúna

        Loga na sua conta pelo iTunes e aí no histórico de compras, lá tem um botão relatar um problema, ou algo do tipo clicar no botão qui se refere ao ite, que vc comprou e deu problema descreve em detalhes o que ocorreu .
        Não,deixe de colocar o número da transação a Apple vai reembolsar e vai destravar seu app ..
        Eu jogo zoombiewood e resolvi fazer 2 compras dentro do app e a segunda deu errado, e o bug foi tão serio que nem podia comprar o pacote que deu erro.. Aí Apple reembolsou a compra eu reiniciei o iPhone depois disso entri e comprei novamente os pacotes.. Tudo normal

  • Tsiegmann

    Acho justo e seria melhor ainda se os apps tivessem tipo uns 15 minutos para serem testados, passando isso ou tu compraria ou o app ficaria “esperando liberação” ou algo assim.

    Se eu comprar um app e simplesmente não gostar, posso pedir reembolso?

    • Marcelo

      Concordo com o ponto em questão.
      Ajudaria muito se a Apple permitisse que pudessmos testar os aplicativos antes de comprar oficialmente (limitado a um periodo de tempo, por exemplo ou mesmo através de aluguel).
      Tenho caso em que comprei aplicativos que pareciam muito bons, mas sem uma boa usabilidade.
      Solução foi abandonar.
      Com a opção de teste, poderia incentivar a compra, já que vc tem certeza que seu dinheiro está sendo bem usado.

  • OverlordBR

    Sensacional!
    Nada mais do que justo. Não gostou do aplicativo e pediu reembolso? Devolva o produto 100%!

    • Também acho ! O que devia ter de “brasileiros” usando erroneamente esse sistema devia ser grande, não duvido !

      Eu toda hora tenho que usar esse reembolso, compro um app que acho q vai ser legal, como o “Plague”, e no final é horrível, e ter que pedir reembolso é chato.

      Se liberassem um modo “testes” em todos os apps pagos seria mais fácil discernir e eu provavelmente arriscaria apps mais caros.

      Bom pra todos os lados 😉

  • Luiz Jorge Bolognesi

    Senão me engano semana passada teve ou tem dois aplicativos “mentirosos” na app store. sei que não tem nada a ver com o assunto, mais são cada aplicativos que esta na cara que é falcatrua e a Apple ainda aprova (sei que demora alguns dias para perceber e retirar)

  • Rodrigo

    Sério que itens tá com acento?

  • Grande PHD

    Esta “novidade” já estava presente desde a atualização anterior. Outra limitação, consequência desta, é que se você usar duas contar, uma BRA e outra EUA por exemplo, só poderá restaurar ou fazer compras internas se no momento da ação você estiver conectado na mesma conta em que o app foi adquirido. Assim, não dá mais para fazer IAP em app comprado na loja brasileira usando créditos da americana.

    Outra restrição trazida pelo iOS 7 é a imposição de um lapso temporal de 90 dias de uso alternado entre contas na iTunes Store, quando se trata de gerenciamento de músicas. Assim, se você compra músicas em duas lojas, EUA e BRA por exemplo, então ao usar os serviços da nuvem para baixar uma música na conta americana será surpreendido com o tal aviso de alerta de 90 dias ao tentar baixar outra música em conta brasileira. Um pé no saco!

    • “Assim, não dá mais para fazer IAP em app comprado na loja brasileira usando créditos da americana.”

      Nunca deu.

  • Pedro Dutra

    Tudo bem mas ainda tem um big problema. Porque o Aplicativo reembolsado fica na área de atualizaçao para sempre!!!

    E fica pedindo para ser atualizado todo santo dia. É um saco!

    O que fazer?