Notícias

Blackberry, Nokia e Samsung adorariam vender tantos smartphones quanto o iPhone 5c

iPhone 5c

Talvez modelo 5c seja o iPhone mais polêmico da Apple até hoje. Enquanto alguns adoraram e curtiram tanto as cores quanto o acabamento de qualidade em um plástico resistente, outros já acham que foi um tiro no pé da empresa ao lançar um novo aparelho com o hardware de 2012, por um preço não tão baixo.

É bem verdade que o próprio Tim Cook admitiu que o 5c não atingiu as altas expectativas da empresa, mas o engraçado é que os concorrentes não conseguem nem alcançar os “números ruins” da Apple: o iPhone 5c, mesmo não vendendo bem, vendeu mais aparelhos que os mais populares smartphones da BlackBerry, Nokia e Samsung.

O iPhone 5s foi um sucesso de vendas desde que foi lançado, em setembro de 2013, sendo o smartphone mais vendido dos Estados Unidos. O modelo 5c, apesar de não vender tanto quanto, sempre veio logo atrás, sendo um dos mais vendidos. E como bem destaca o site AppleInsider, ele vendeu mais no último trimestre que os mais populares smartphones do mercado.

No trimestre das festas de final de ano (época de maiores vendas), foram vendidos 51 milhões de iPhones. Apesar da empresa não separar este número por modelos, diversas fontes estimam que foram cerca de 13 milhões de iPhones 5c vendidos. Se este número é considerado um fracasso, o que dizer do Galaxy S4 que vendeu 9 milhões de unidades no mesmo período? Todos os aparelhos com Windows Phones da Nokia venderam 8,2 milhões de unidades, enquanto todos os Blackberrys combinados não passaram de 6 milhões. Ora, se 13 milhões é considerado um fracasso, o que dizer dos aparelhos da concorrência?

Revista iThing

Claro que o iPhone 5c não é o melhor smartphone do mercado e a diferença de preço para quem compra nos Estados Unidos ou Europa faz com que valha a pena gastar um pouco mais em um iPhone 5s, mais moderno, com Touch ID e chip A7 de 64 bits. Ele poderia fazer muito mais sentido se fosse um pouco mais acessível economicamente, o que o faria ter um número muito maior de vendas, principalmente em mercados emergentes. Mas o que ninguém pode acusá-lo é de “fracasso comercial“, principalmente se analisarmos os números de modelos concorrentes, geralmente até mais baratos.

Leia também: Saiba tudo sobre o iPhone 5c

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique Baloneker

    Nossa, incrível mesmo! Minha mãe ta louca num iphone desses kk

    • John

      Pow o smarthphone é ótimo, tenho um na cor azul. E não travou até agora e abateria pelo menos do meu ta durando mais de 1 dia (navego pela internet e jogo jogos pesados), se ela quiser vale muito a pena mesmo.

      Abraço

  • Kelvyn Trancoso

    Incrível que a alguns dias o Exame.com, publicou o fracasso das vendas do iPhone 5c, que estavam atolados nas lojas e que a Apple deveria fazer um “saldão” um queima estoque para vender logo tal fracasso, mas quando fui comprar o meu foi uma dificuldade horrível para achar, porque estavam em falta pela alta demanda. Eu amei o 5c, ele simplesmente ótimo, não trocaria meu 5c por qualquer mega ultra lançamento de qualquer outra fabricante de celular.

  • Dilton Araújo

    Chupa essa

  • Adahilton Maciel

    Na loja da vivo, onde comprei meu 5c, a diferença de preço para um 5s de mesma capacidade era de 1000 reais. Eu tinha um 4s e pretendia fazer um upgrade. E não me arrependo. Comprei um 5c nacional, portanto compatível com a 4g e noto melhora consideravel em desempenho e sutil diferença em termos de bateria em relação ao 4s. Fracasso? Isso é papo de hater!

    • Quanto você pagou? Fui numa loja outro dia o cara me disse que seu colocar no 4G sei la qual o nome da Vivo levava por R$1500 com meus pontos, nao sei se pego ou pego o 5s la fora…

      • Tomás de Ourofino

        Cara, aí você tem que ver se quer usar o 4G (que por enquanto não está tão ruim) ou se quer ter o Touch ID e um celular mais rápido.

        • Adahilton Maciel

          Felipe, o meu 5c foi exatamente 1500 no plano 4g. Pra mim é mais vantagem hj ter 4g (que na vivo fica em media 10mb de download). Você tem que olhar os reviews comparativos e decidir qual melhor custo beneficio. No meu caso, a prioridade era velocidade de internet com hardware razoável. Quem opta pelo 5s americano quer o top de linha em hardware e não vê benefício em ter 4G.

          • Diego Azevedo

            Exatamente. Eu mesmo não coloco 4G como minha prioridade. Uso a rede de dados apenas na rua, e para tarefas básicas, como ver um e-mail ou procurar alguma informação, muito esporadicamente. Em casa, no trabalho e na faculdade, tenho wifi, minimizando a necessidade de pagar caro num plano de dados.

            • Matheus Felipe

              Só vou te dar um positivo por ter a foto da Kawaii Shinobu-Chwannn no perfil lol.

      • Bruno Lopes

        Felipe, no caso acho que seria melhor um 5S comprado fora do país (se tiver essa opção), pois é um celular mais rápido e meu iPhone 5 no 3G fica em 7mb de download, enquanto o 4G do meu amigo (que só pega em alguns lugares) fica em cerca de 8~10mb, o que não é la uma diferença muito grande!

        • Vinicius Marques

          É que o seu 3G é daqueles 3GPLUS ou MAX, porque o 3G mais basicão passa longe dos 7mb…

        • Marcelo Maricate

          3G a 7mb ?! Ta de zoaçao né kkk

          • Luis

            Meu 3G plus passava de 7mb tranquilo.

  • Beto Sobral

    Eu acredito o que aconteceu foi a expectativa de um preço baixo para esse aparelho, vale lembrar que a Apple nunca anunciou que lançaria um iPhone de baixo preço, sem contar que as cores não agradaram a todos .
    Foi um sucesso ? sim .
    Poderia ter vendido mais ? sim, principalmente se tivesse um preço bem menor, pois a Apple tem condição de vender os seus aparelhos a um preço menor e continuar ganhando mais .

  • Antonio Frederico

    O UNO é um excelente carro, mas ninguem pagaria 60 mil nele. É a estratégia errada num produto que pode ser mais bem aproveitado mercadologicamente e a Apple cometendo erros que não víamos a tempos. É, o Jobs fará falta mesmo…..

    • Paulo Cotta

      O Uno é um excelente carro? Fico imaginando o que um Honda Accord e semelhantes seria.

      • Cesar

        Nem esquente. Na cabeça do brasileiro padrão, um carrinho que mal tem airbag, ar condicionado, direção hidráulica é um excelente carro… Ele é tão excelente que em 7 meses de França não vi 1 Uno sequer! Por sinal os europeus nunca ouviram falar no dito cujo!

        • victor mello

          O Uno nem airbags tem. Por isso que saiu de linha e o palio ficou no lugar dele.

          • Pablo Rangel

            O uno não saiu de linha amigo. O mille saiu, mas tem aquela coisa feia ainda colorida rodando por ai.

            • victor mello

              É verdade. Quando falei uno quis dizer o mille msm. Que era ainda pior que essa porcaria de hj. Kkkkkkkkk

            • Juca

              Combina com o 5c hhahhahahaha

        • Alex iPilot

          É porque na Europa você precisa perguntar pelo “FIAT PANDA”…

          • Cesar

            Já vi vários, e não é a mesma coisa. Por sinal, aqui eles têm legislação…

        • Edmon

          Como já foi dito, na europa o Uno é o Panda, e eles são carros bastante parecidos (o Panda é bem melhor obviamente). O Uno tem air bag e ABS, como manda a legislação brasileira e tem direção hidráulica e ar condicionado na maioria dos carros vendidos. É um ótimo carro dentro da sua faixa de mercado. Talvez você esteja se confundindo com o Mille, que já não é mais fabricado.
          Já o colega querendo comparar com um Accord na certa tem dúvida se compra um LG de 3 chips de 300 reais ou um iPhone 5S de 3 mil reais, pq a comparação não faz sentido. E mesmo assim, muito estranha a escolha pelo Accord… Tanto carro melhor por aí, o Accord é o carro padrão de locadora americana: sem sal, invisível nas multidões e barato.

        • Antonio Frederico

          Caro amigo, não estou comparando o 5c com o UNO, estou dizendo que mercadologicamente é preciso que o preço para um determinado produto tem que condizer com sua posição no mercado. A estratégia do 5c 8GB é uma furada, não interessa se a vovozinha não liga pro espaço disponível, e ainda tem o fato de que você está sendo ludibriado com uma carcaça nova num produto com especificações do ano passado.

          O produto em si (5c) é excelente se olharmos o que ele realmente representa, mas a ver pelo seu preço em relação ao 5s (lá nos EUA) e por saber que é a mesmas coisa que o 5 só que com outra pintura há de se entender que a Apple está fazendo muita gente de idiota, esse produto precisa ser pelo menos 30% mais em conta que o 5s, porque isso é simplesmente justo. Mas compra quem quer, o dinheiro é seu e gosto cada um tem o seu e respeito isso, mas entenda meu ponto de vista como mercadologico e não comparando com o que o UNO é ou deixa de ser.

          • Diego Azevedo

            Cara, na época do Jobs (já que seu comentário fala justamente da falta que ele faz), acontecia EXATAMENTE a mesma coisa. O iPhone antigo era vendido 100 dólares mais barato. E isso, para os clientes americanos (que tradicionalmente compram com contrato), significa um desconto de 50%, muito mais do que os 30% que você fala (já que você está comparando os preços “lá nos EUA“).

            Além disso, uma coisa que era tradicional era realmente vender o iPhone antigo com uma capacidade reduzida, apenas 8GB. Mas isso NÃO aconteceu com o 5c, que é vendido nas versões de 16 e 32GB.

      • Alex iPilot

        Penso que ele quis dizer “excelente carro” para aquilo a que se propõe de um Uno… No que o Antonio ta coberto de razão, excelente analogia com o 5C

    • Cara, você está comprando o 5c a um UNO? E o 5s seria o que na sua perspectiva?

  • Marcio

    “Apesar da empresa não separar este número por modelos, diversas fontes estimam que foram cerca de 13 milhões de iPhones 5c vendidos.”

    Desculpa mais você não pode afirmar que iphone 5c vendeu mais que os concorrentes embasado em diversas fontes, Lamentável o conteúdo nesse ótimo blog já foi melhor .

    • Andre Marques

      Se este blog ja nao e o q era para ti…entao cria 1 novo e depois vem comentar isso outra vez :/

    • victor mello

      Quando ele disse que isso era uma afirmação? Ele disse que era uma estimativa.

    • Eduardo P

      *MAS *MAS *MAS
      Aprenda a escrever direito antes de criticar!

    • Diego

      Verdade!! Ninguem sabe quanto vendeu o 5c pra ficar comparando. Materia totalmente desnecessaria e tendenciosa essa!

    • Lucas

      Concordo… Principalmente quando comparado ao S4. Esse Samsung foi lancado em Março do ano passado e suas vendas se concentraram no lancamento (passou de 30mi em outubro, e antes dele o S3 superou os 50mi). Difícil comparar celulares para públicos distintos e em momentos diferentes. Alem disso o mix de produtos da Samsung tem uma variedade absurda de aparelhos, logo as vendas não se concentram em um único celular.. Que fique claro que tenho um 5S antes de chamarem de fanboy…

  • Washington Junior

    😀 amo muito tudo isso… E impressionante como a Apple supera a concorrência até com número baixo de vendas…

  • Carlos Eduardo Nunes

    Finalmente, uma comparação interessante.

  • Eduardo

    parabens pela comparação, realmente é a realidade, mas eu tbm tinha expectativas pelo iphone 5c pelo preço mais razoavel , por ser de plastico , mas foi uma total descepção…

  • André Garcia

    Se isso é estar na pior………….. Pōrräåâmmm!

  • Krikaoli

    A minha irmã tem o abacate, é bem bonito e elegante. Excelente ponto de vista.

  • Eu nunca levei muito a sério esse dito “fracasso” que os portais de notícias falavam – e ainda falam – do iPhone 5c.

    Vendo muito ou não, continua sendo um ótimo aparelho que vale cada centavo nele investido, e não me arrependendo nenhum um pouco de ter o adquirido.

    Mas sabe como é: matéria falando mal da Apple “vende” muito.

    • Francis

      Concordo inteiramente.

  • Bruno Lopes Andrade

    Antes eu achava o amarelo feio, depois que vi pessoalmente achei bacana.

  • Alex iPilot

    Mas, afinal, QUANTO vendeu o 5C DE FATO??? Com a mesma precisão dos números da concorrencia, para a comparação ter mais validade…

  • Hamilton

    Alguem sabe me informar como e se te jeito de bloquear um contato no viber? ( estou passando por um broblema rs )

  • Cris

    Se o iphone 5C realmente vendeu 13 milhões de unidades sendo um modelo relativamente recente comparativamente a um modelo que vão ser em breve descontinuado como o Samsung S4…
    Para isso, compara-se então os valores de vendas do iphone 5C lá para Agosto ou Setembro face aos valores do Samsung S5..
    Nota que o Samsung S5 que concorre na mesma liga que o iphone 5S e sobretudo o futuro modelo de topo da Apple, pelo menos no ano de 2014.
    Não estou a defender a Samsung – temos é que perceber o ciclo de vida dos produtos para comparar os números de forma mais correcta.

    • Robson Olindo

      Mas acho que o Blog quis mostrar que em um período que normalmente as vendas deveriam ser maiores, acho que a questão de fim de produção não seria necessariamente algo a ser levado em conta. Então e justo sim fazer tal comparação, pois vendas são feitas por impulso, não e todo mundo que tem em mente que a Apple lança um aparelho em outubro e a Sammy lança em media em Março. Acho que muitos nivelam a opinião por si próprio, quando a grande massa não e movida por opiniões em fórum ou review na internet. Chega na loja e compra, porque viu um anuncio ou o preço esta mais em conta.

  • Edmon

    Considero a única comparação válida a com a Nokia. Blackberry não é mais concorrente real pra ninguém, e o ciclo de vida do S4 estava bem diferente do 5C, e eles não são da mesma categoria. Não dá pra comparar o fim do ano dos dois (nem o início dos ciclos dos dois, já que o S4 era flagship e o 5C não).
    Acho extremamente válida a afirmação de que o 5C não é um fracasso, já que ele realmente não é. Não somente comercialmente, mas para a imagem da Apple. Eu nunca achei interessante lançar só um celular por ano e dar sobrevida aos velhos. O 5C foi a primeira experiência pra tentar mudar esse rumo. Talvez futuramente novas formas sejam encontradas.
    Mas essa comparação de números, na minha opinião, foi fora de contexto e meio que reativa demais.

  • Victor Hugo

    eu paguei 800 em 6x na vivo com plano 4g

  • João Pedro

    Temos que levar em consideração também que na época o iphone 5C era lançamento e o galaxy s4 ja estava no mercado desde abril, seja menos parcial né

  • JEFFHD3D

    Para quem quer se manter atualizado em relação aos iPhones aqui vai minha dica. Guarde dinheiro e no fim do ano, quando for lançado o 6 por aqui, venda seu atual aparelho e você terá dinheiro suficiente para comprar o modelo mais atual sem tanto esforço. Fiz isso do 5 para o 5S e comprei pagando à vista no dia do lançamento por aqui.

    • Robson Olindo

      Eu faço isso desde o iPhone 2G, e o meu 5S de 64GB já esta vendido desde o mes passado, vou passar ele por R$2000 e vou eu acho que ter que desembolsar mais R$2000 para o iPhone, pois acho que ele deve bater na casa dos R$4000, se não for mais. Só não compro na operadora, pois ano passado passei um perrengue de ficar esperando ate Meia noite e ao abrir a loja não ter a cor que eu queria e nem a capacidade, preferi comprar na Apple On Line que foi mais facil e rapido.

      • JEFFHD3D

        Que isso, venda mais caro!
        Ano passado vendi o meu 5 por 1600.
        Também não gostei do lançamento do 5S por aqui. Fiquei na fila da TIM o dia inteiro e perto da meia-noite ficamos sabendo que na iPlace venderiam mais barato que na TIM por não ter o seguro!

        No dia seguinte vários sites estavam vendendo mais barato que na TIM, inclusive no site da Apple.

        Este ano será igual. Seria melhor se tivéssemos já uma loja aqui em Sampa!

  • Marcos Vinícius

    A verdade é que q própria Apple não está satisfeita com as vendas e está mudando sua estratégia comercial lançando o modelo de 8gb. Não que tenha sido um fracasso, mas eles querem vender sempre mais.

  • Douglas Baião

    Prefiro 1000 vezes mais o meu Lumia 925 que comprei por 799 na Vivo do que dar 2000 nisso aí!

  • Arthur Resende

    Eu pesei bem os prós e contras do iPhone 5c e do 5s antes de comprar. Acho absurdo que o 5c de 32 custe o mesmo que o 5s de 16 nos EUA, mas aqui o 5s custe 400 reais a mais. Pra mim, que já tenho um mini retina, achei mais vantajoso comprar o 5c (já que tenho uma câmera boa E um device bem rápido que está sempre comigo.)

  • sirwendell

    Galera, na boa eu acho o 5C bonito, esta vendendo que nem agua em Manaus, por aqui é mais comum ver as pessoas usando o 5C que os Lumias. Pra mim o GRANDE defeito do 5C sao as capinhas oficiais com furos que deixam a traseira do 5C com as palavras cortadas… Essa detalhe de designe não passaria despercebido aos olhos de Jobs….

  • Pablo Rangel

    Matéria desnecessária, com imprecisão demais. Dislike nela!

  • Elton Fabricio

    Não sei dos outros aparelhos, mas acho que não podemos comparar com as vendas do S4, pois este estava em seu esperado déficit de vendas, dada a proximidade com a data de lançamento do S5.
    O mesmo ocorre com os iDevices, quando sabemos que em 3 meses a Apple vai lançar os novos modelos.
    Para o resultado da pesquisa ser mais fidedigno deveria ser comparado o resultado das vendas de acordo com o período, ou seja, ou compara os 3 primeiros meses de venda após o lançamento ou os últimos 3 meses de venda até o lançamento do próximo modelo.

  • Francis Ramos

    Fiquei 20 dias na Europa e em todos os países a propaganda do iPhone 5c estavam em todas as esquinas, estações de metro e etc.

  • Dinha

    Sei que ñ tem nada haver mas.. Gostei do novo layout do blog, mais coisinhas como clicar na logo e ir direto para novas atualizações e quantidade de pessoas que comentaram determinado assunto só aparece no Iphone e disso sinto muita falta nos outros idevices como no Ipad iLex 🙁

  • Haroldo Lucena Jr.

    Aqui em Manaus o iPhone 5c vende muito!! Eu principalmente tenho um 5c branco e estou muito satisfeito e recomendo abraços

  • Leandro

    Foi fracasso sim, por que a expectativa era vender mais… Post nada ver…

    • Gustavo Luiz

      Acho exagero da sua parte. O objetivo do post era mostrar que foi mesmo super estimado, mas os números abaixo da expectativa não chegam a configurar um fracasso.

    • Leandro, você claramente não entendeu o texto. Sugiro ler novamente, com mais calma. 🙂

      É claro que a expectativa era vender mais. O texto fala disso. 😉

  • Rafael Jandre

    Sou usuário satisfeito de um iPhone 5. Cabe ressaltar que iPhone 5S/5C foram lançados em Setembro e o Galaxy S4, já substituído agora em março/14, foi lançado em março/13. A queda nas vendas, naturalmente, se dá pela chegada do novo modelo ou por conta da chegada de um novo concorrente, neste caso, iPhone 5S. Desde o Galaxy S3 a briga entre Samsung e Apple se acirrou, e a competição pelos números de vendas entre as empresas se alterna, por conta das datas de lançamentos das duas empresas, a Samsung sempre no primeiro quadrimestre (ou quarter como os americanos chamam) e Apple sempre no último quarter. Portanto, apesar de gostar blog, a matéria foi uma “puxada” de saco. Mas como se trata de um blog, tá valendo.

  • Gustavo Domingos

    Tive que andar em três lojas para poder conseguir comprar meu 5c no último fim de semana. E a verdade é que ele não está deixando a desejar em nada, muito pelo contrário. Paguei 1.100,00 com 4G no plano da Claro que já possuía. E o que mais vejo como sempre, são os olhares das pessoas acompanhando ele na mão, mesmo não sendo o top de linha.

  • Henrique Pires

    Isso só prova uma coisa:

    FanBoy da Apple não pensa antes de comprar =D

  • DeMoura

    Fato e iPhone 5c Branco e lindo

  • thales

    Comparar a época de lançamento de um com a quase aposentadoria de outros não diz nada. 5c tiro no pé!

  • Marcelo Maricate

    Beijinho no ombro samsung.

  • Armando

    Olá Galera! estou vendendo meu iphone 5 gray 64 Gb (três meses de uso) porque recentemente adquiri 2 iphones 5S 64 Gb space gray e gold aqui no japão. Interessados enviar e-mail para [email protected] gratos!

  • Thiago Alexandre

    eu metia o pau nesses Iphones 5c, e por ironia do destino, acabei dando um para minha namorada. E o que aconteceu? Me apaixonei por esse celular, na verdade pelo Iphone 5c. Agilidade no processamento, camera muito boa, tudo muito bom. Tinha um 5 e infelizmente tive que vender, agora estou louco pelo 5c. Estava louco pelo 5s mas está um pouquinho longe. Eu falo por experiencia, o 5c é muito bom!!!!

  • Leo

    Que coisa esses blogs, vivem atacando os produtos uns dos outros. O 5c vendeu mais nos Estados Unidos que os aparelhos da concorrência nos meses de lançamento de novos produtos Apple. A minha pergunta, e dai? A apple sempre vende mais nos Estados Unidos e sempre mais na véspera de natal e ano novo. Que sensacionalismo barato esse.

  • Leo

    Quero ver o acumulado se vai fazer tanta diferença assim.

  • Thales

    Falou tudo.

  • Leo

    Por que meu post dizendo que essa notícia era sensacionalista sumiu?

  • Leo

    Prezados, gostaria de saber o motivo pelo qual os meus comentários estão sendo apagados. Vale ressaltar que em momento algum eu faço uso de linguagem vulgar, agressiva ou que venha a ferir em caráter pessoal a opinião alheia. Acho no minimo justo, eu ter explicações concretas que justifiquem a atitude do blog. Lembrando que a remoção dos meus comentários infringem diretamente a liberdade de expressão. No aguardo.

    • Não leve para o lado pessoal. É que aqui temos o hábito de APAGAR BOBAGENS dos comentários, para deixar um lugar mais funcional e agradável de se comentar.

      NINGUÉM pode exigir direitos se não cumpre deveres.
      Uma das regras do blog é bem clara: “Não reclame da moderação dos comentários no espaço dos comentários, pois não é o lugar. “. Você acabou de fazer isso.

      Este falso moralismo de “direito de expressão” é muito usado pelos trolls para escreverem o que bem quiserem cobertos pelo anonimato da internet. Felizmente a lei nos protege, nos dando plenos direitos e poderes para decidir o que é ou não publicado neste site. 🙂

      Quer evitar problemas futuros? Leia nossos Termos de Uso dos Comentários, cujo link está no final desta página. 😉

  • Marcelo

    Vende mais do que as outras empresas, mesmo sendo o iPhone 5C um produto defasado, inferior aos seus concorrentes e com um preço muito maior que estes… Ou seja, esse seu post iLex, na verdade, prova que os usuários Apple tem pouca massa cinzenta 😉