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Guerra dos clones: Apple quer dificultar a vida dos copycats de Flappy Bird

Flappy clones

Desde que o jogo Flappy Bird foi retirado voluntariamente da App Store, centenas de cópias invadiram a loja virtual, tentando navegar nessa onda de popularidade. Felizmente, esta prática questionável está começando a ser barrada tanto pela Apple quanto pelo Google.

Segundo o site TechCrunch, a Apple já está barrando a publicação de novos aplicativos que contenham a palavra “flappy” no nome. Isto aconteceu com o desenvolvedor Ken Carpenter, que teve seu novo jogo “Flappy Dragons” rejeitado. A justificativa da Apple foi:

Achamos que o seu aplicativo, e/ou seus metadados, contém conteúdo que pode iludir os usuários, o que não está em conformidade com as diretrizes de revisão da App Store. Achamos que o nome do aplicativo tenta se aproveitar de um aplicativo popular.

Apesar do desenvolvedor ter reclamado, a Apple visivelmente tenta acabar com a enxurrada de apps iguais que invadiu a loja nos últimos tempos e que lideram as primeiras posições do ranking. Enquanto isso, os que já tinham sido aprovados continuam disponíveis na App Store, mas não se sabe até quando.

Felizmente o Google está fazendo a mesma coisa em sua loja de aplicativos para Android.

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iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

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  • Augusto Banny

    Foi só eu que não vi graça nenhuma nesse jogo???

    • Vitor

      É só pq tu não conseguiu! haha

      • puding

        hahahahaha concordo!

    • Carlos Eduardo

      Somos dois então. Acho que a quantidade de pessoas que acham coisas estúpidas engraçadas está crescendo cada dia mais.

      • Danish

        É estúpido sim, mas a graça é que é um jogo difícil.

        • Carlos

          Eu não gostei por se tratar de um clone mal acabado do Piou Piou. :\

        • Caio Cartaxo

          Difícil? Vai aprender o que é jogo difícil rapaz kk

    • Luiz Fernando

      Também achei esse app muito chato, e nem venha querer dar justificativa porque eu não gostei, o gosto é meu

    • Rakdos

      Nem cheguei a baixar. Até vi que estavam comentando desse jogo no Youtube, mas tava ocupado demais aproveitando as férias com jogos de verdade pra PC e Xbox, hahaha

    • Caio Cartaxo

      Também não vi, joguinho chato, mal desenvolvido, sinceramente não vi a menor graça desse joguinho, além de tudo dele ser copiado, desde o plano de fundo até a jogabilidade. Sinceramente nada novo, e como já rodam por ai os “rumores”, bots e mais bots para ele ir para os mais baixados.

  • Leonardo H.

    Será que vai conseguir fazer isso com todos?!

    • Carlos Eduardo

      Opa, vão botar um estagiário pra fazer um delete na base de dados… hahaha

      DELETE FROM TB_APPS WHERE NAME LIKE ‘FLAPPY%’

      • Fabio Ferreira

        Carlos, faltou um % no início para pegar todos os itens listados no início da matéria.. rs Abraços.

  • Fabricio Bezerra

    a apple esta certa querem ganhar dinheiro com a fama de de um desenvolvedor criativo.

  • André Luiz

    Existem empresas gastando milhões de dólares para desenvolver jogos para iOS. Gameloft tem que pagar mais de 80 funcionários mensalmente. Aí vem um jogo super simples desse e causa todo esse reboliço. Imagina como devem se sentir essas empresas grandes diante desse jogo?

    • SamuEX

      Elas não sentem nada.
      Afinal os 80 funcionários são para manter jogos formidáveis como Asphalt ou Modern Combat que já faziam sucesso antes e fazem depois do Flappy Bird.

      O Flappy Bird não tem gráfico, não tem jogabilidade, não tem boa física, não tem beleza e nem criatividade. Seu “diferencial” foi apenas a dificuldade, nada mais.
      Como o próprio criador disse: Foi um jogo feito em poucas horas e de forma despretensiosa.

      O seu sucesso seria semelhante apenas ao seu fracasso, sendo esquecido em pouco tempo caso o criador não o tirasse da loja.

      No fim esta foi exatamente sua atitude mais sábia. Existe uma máxima no meio artístico que diz: “Saia do palco enquanto a plateia ainda pede bis.”
      E ele o fez.

      😉

      • Rodrigo

        exato, apps são ‘modinha’ que dão um AUE e depois vai diminuindo

    • puding

      Ótimo, Gameloft e a EA só sabem abandonar os jogos e nunca mais atualiza-los. Que eles tenham perda. Os jogos Indies ou de pequenas-empresas são infinitamente melhores que dos grandes estudios.

      • bruno

        Puding – muito infeliz seu comentário, quem disse que o jogo precisa ser atualizado constantemente? quando você compra um software o desenvolvedor não é obrigado a ficar atualizado toda hora, quer algo novo adquira uma nova versão ou um jogo mais novo,,, dizer que EA e GAMELOFT são ruins perto de jogos indie é pura burrice.

        de acordo com meus professores de programação “não existe software sem erro ou falhas”.

        • Victor

          Tudo bem, mas e no caso de “Skate It by EA”? Um dos jogos que não tem atualizações desde 2011 e não funciona bem em vários iDevices…
          Óbvio que enquanto jogos indies têm seu minuto de fama, empresas como a EA lideram por mais tempo, mas não há como negar que algumas empresas têm um problema sério com atualizações em certos jogos.

          • iBrunotnt

            Eu gosto muito do jogo Skate It poderia ter uma atualização até no iPhone 4s fica cheio de bugs para jogar e é um jogo excelente mais o mesmo não foi mais atualizado e o mesmo serve para varios outros jogos de grandes empresas mantem ele na loja mais não atualiza. Isso é sacanagem com quem comprou o App.

  • Fausto

    Cara, já existiam vários jogos semelhantes há muito tempo. Um deles, que é bem mais bonito graficamente, é o Line Birds, e é de graça. É estranho o que acontece hoje porque o cara simplesmente copiou a ideia de outro (Piou Piou vs Cactus), que copiou de outro, e mesmo assim teve um sucesso meteórico. E meio louco e sem sentido isso.

    • Bruno Serrão

      Candy Chrush, nenhuma ideia inovadora, apenas trocou “jóias” por frutas.

      • Alexandra

        *Doces. 😉

      • Julio

        Concordo que o Candy Crush se usou da ideia do Bejeweled mas a King produtora do Candy Crush deu uma inovada incluindo gelatinas que devem ser estouradas e a historinha entre as fazes.

        Mas independente das demais copias Bejeweled sempre será o pioneiro.

        Em todo lugar é assim por exemplo Sonic e Mario,

        Ambos tinham que passar uma tela de um lado a outro, pulando em inimigos e coletando objetos e chegar ao fim e bater em uma placa ou portal a diferença é que:

        Sonic:
        Coletava aneis dourados
        Era um porco espinho
        O PowerUp e especiais vinham dentro de uma caixa

        Mario:
        Coletava moedas
        Era um encanador
        O PowerUp e especiais estavam dentro de blocos

        RESUMINDO : A copia de ideias já existe a muito tempo !

    • Cristiano Caiado De Acioli

      Ah Fausto, se for falar de copiar… No mundo nada se cria, tudo se copia. Windows foi copiado do OS, android do iOS… E por aí vai

    • Fausto

      Taí, o jogo original foi lançado ontem na App Store: https://itunes.apple.com/us/app/piou-piou/id816958920

  • Evandro

    Bom, eu acho que a apple e a google n tinham que se meter nisso… Visto que o desenvolvedor de flappy bird tirou o app da sua loja voluntariamente.. n importa se os desenvolvedores querem popularidade, oq importa é q o jogo agrade os jogadores.

    • Leonardo Freitas

      Como assim “não devem se meter nisso”? Hahahaha é a LOJA DELA, cara!

  • Danilo

    Esse negocio de Flappy Birds já deu no Saco.

    O joguinho é legal e tudo mas também não é isso tudo.
    O Cara que fez esta porcaria esta se achando o Mega Star,parece que inventou a pólvora
    O App só virou esta moda porque o cara tirou,se tivesse na Store ainda ninguém ia ligar mais.

    • Francisco

      Acho que não… Ele só tirou por causa do excesso de popularidade dele!

  • Fernando Rocha

    Ahhhh, eu gostei, é jogo que em 5 minutos vc joga um monte de vezes……..hahahhaha

    • Marcos

      Isso aí! Eu acho que uma coisa que poucos falam é da facilidade em tentar de novo…vc fica bravo que perdeu mas em dois toques na tela já recomeçou pra uma última dose, digo jogada kk

  • Vinicius

    Nada de inovador ou criativo, aposto que boa parte lembra do jogo do helicóptero em excel… Exatamente a mesma coisa do falppy bird…

    Agora dizer que o jogo é melhor ou pior por causa de interface gráfica e/ou horas de desenvolvimento me parece ser um pouco exagerado.

    Um produto é tão bom quanto sua aceitação no mercado, sendo ele da forma que for…

  • Roméo Cavalcante

    Não saio do 41 !! =S

  • Fernando

    Atitude corretíssima da Apple. Ganham os consumidores que deixam de ser enganados. Ganham os bons desenvolvedores que são estimulados cada vez mais a pensar em soluções criativas e originais sem se aproveitar de ideias alheias.

  • Samuel

    Volta Flappy Bird.

  • Helinhoz

    Imagine se fosse arcade e tivesse que colocar ficha em cada partida….kkkkk

  • Vitor Morais

    Ainda tenho Flappy bird original no meu 4S…lol
    vou vender junto como iphone…deve dar muito dinheiro…ahahahha 😀

  • Vitor

    Hoje em dia as pessoas não ligam mais para qualidade. E sim pela popularidade, o que rola de boca em boca.

  • Jeimerson Duarte

    Impressionante! É, na vida nada se cria mais… tudo se copia. Se o Flappy Bird não fosse tão popular dúvido muito que teria essa quantidade de “plagiadores” aí desenvolvendo esse formato de jogos. Uma pena. (Uma pena inclusive o jogo ter saído do ar. Eu não baixei :’-( kkkkkk)