Blog do iPhoneEditorial

Uma carta aos leitores da Revista iThing

Revista iThing

Ufa! Nasceu. Com o lançamento da 6ª edição da Revista iThing, esta é a primeira vez em semanas que toda a equipe está tendo tempo para parar, respirar e refletir sobre tudo o que envolveu o processo de planejamento, composição, diagramação e lançamento da edição que chegou ontem à App Store. Os últimos 10 dias em especial foram particularmente curiosos, pelo leque de situações que nos proporcionaram diversos sentimentos, dos mais alegres aos mais incômodos. Foi o fim de uma odisséia em três atos, que detalho a partir de agora.

Ato I – Genesis

Estamos muito felizes com o resultado. Muito. A edição de dezembro da Revista iThing é sem dúvida a que mais nos deixa orgulhosos. Não que as outras não nos orgulhem, é claro. Mas esta edição foi diferente, porque ela marcou uma mudança grande, tanto da revista como um todo quanto na relação entre ela e seus leitores.

Durante as 5 primeiras edições, vivemos uma situação bastante incomum para um ambiente digital: quase não recebemos críticas. O feedback sempre foi muito positivo, seja pelos comentários aqui no Blog, seja pelo Twitter, ou lá nos Reviews da App Store. Todo o trabalho, esforço, carinho e dedicação colocado em cada matéria de cada edição foram avaliados, pontuados e elogiados de uma forma que nos deixou bastante felizes, pois não existe nada mais recompensador do que ouvir algo positivo sobre um trabalho que você executa com tanto afinco.

Aliás, quero aproveitar para agradecer a todos os que dedicaram alguns momentos dos seus dias para nos escrever e especialmente para nos lisonjear com avaliações tão bacanas na App Store. Cada review sozinho já é o suficiente para fazer com que todo o esforço valha a pena.

Publish

Ato II – Espiral

Após o lançamento da 5ª edição e de tentar evitar o inevitável, nós tivemos de tomar a decisão de passar a cobrar pelas futuras edições da iThing. Se não tivéssemos feito isso, a 6ª edição nunca teria sido lançada e a revista teria chegado ao fim. E a esta altura, o conteúdo da edição já estava bastante encaminhado. Todo o material que vínhamos desenvolvendo há semanas teria ido para o lixo, sem nunca ter sido lido por vocês.

Decidimos dar a notícia na sexta-feira, dia 29 de novembro. E foi naquele dia que eu aprendi de uma vez por todas que os famosos trolls estão sempre à espreita, só esperando por uma brecha para aparecerem com suas garras longas e dentes feios, prontos para um embate de que você só descobre que faz parte depois que já levou a primeira mordida.

É claro que sabíamos que a decisão iria gerar comentários negativos. Mas algumas atitudes (isoladas, é verdade) foram tão desproporcionalmente maldosas que me deixaram sinceramente triste. De repente, ela passou a ser “mal-escrita“, como disse o ex-leitor Ramirobs em sua avaliação de 1 estrela na App Store. De uma hora para outra, a revista passou a ser um “caça-níqueis sem conteúdo nenhum“, segundo o review de 1 estrela do ex-leitor Maganeses. De repente, a revista não passava de “safadeza sem limites“, como cravado pelo ex-leitor Raúl Madrid.

Fico me perguntando onde é que este pessoal estava este tempo todo. Estas pessoas tiveram desde junho para expressar as suas opiniões. Mais do que isso, a revista proporciona um canal de duas vias de comunicação. Estamos sempre abertos a receber comentários, críticas e sugestões. Aliás, quem leu a última edição notou que o tamanho dela aumentou bem, algo que sempre foi o principal pedido de todos.

No entanto, a decisão da mudança serviu de motivação suficiente para que essas pessoas passassem a usar o canal de reviews de aplicativos da App Store não só como um veículo de difamação da revista, mas também de ataques pessoais à própria equipe.

No fim das contas, depois de pensar muito sobre estes episódios, cheguei à conclusão de que sinto pena de quem investe seu tempo desta forma na internet, distribuindo pontapés e insultos a pessoas que elas sequer conhecem. Me pergunto se já tentaram construir algo do zero, colocando esforço e tempo em algo pelo puro prazer de disponibilizar o resultado para que outra pessoa possa usufruir. Porque se há uma coisa que eu aprendi com todo o trabalho na Revista iThing, foi a apreciar ainda mais o trabalho e o esforço que as outras pessoas colocam em qualquer coisa que fazem de coração.

Ato III – Redenção

O outro lado da moeda foi igualmente surpreendente. As palavras de apoio registradas por vocês aqui no Blog, no Twitter e lá na App Store foram fundamentais para garantir que nós não perdêssemos o foco, mantendo sempre em mente que é para vocês que nós dedicamos todo este trabalho. O fato de mais de 180 de vocês terem assinado a revista antes mesmo da nova edição ser lançada nos deixou muitíssimo surpresos e felizes. Foi um incrível voto de confiança e que nós esperamos ter correspondido não só à altura, mas sim superando as expectativas. Foi uma demonstração de carinho e de apoio da qual nós nunca nos esqueceremos.

O dia de ontem foi incrível. A nossa ansiedade em virar a chave e disponibilizar a revista na App Store era enorme. E quando finalmente aconteceu, acho que afirmo por toda a equipe que aguardamos as reações sentados na beirada de nossas cadeiras. E foi aí que chegou a vez de vocês nos surpreenderem, pois a resposta tem sido extraordinária. Os comentários ali no post da 6ª edição nos deixam extremamente felizes. E apesar de cada um deles ser igualmente importante, quero destacar alguns pontos do comentário do leitor Thiago Souza, porque sem saber, ele registrou exatamente o cumprimento de um dos nossos maiores objetivos:

“Honestamente eu havia achado caro o valor da revista, que acompanho desde a primeira edição. Não por ser mão de vaca e chorão, pois assino outras revistas como a Cult of Mac, mas achei o preço meio salgado mesmo para apenas uma edição mensal. Porém, decidi comprar essa edição pra ver se teria mais conteúdo, para ver se valeria fazer a assinatura e constatei que a qualidade só tem aumentado. Paguei os $2,99, que valeram muito a pena e vou assinar a revista. Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho e fico até encabulado por ter duvidado de vcs. Obrigado pela dedicação a todos os usuários da Maçã. Tanto o blog quanto a revista são certamente uma referência quando o assunto é Apple.”

Parafraseando a Apple, “É isso. É isso que importa“. Nós queremos mostrar a cada edição que a revista merece ser assinada por causa do seu conteúdo, especialmente por quem estava inseguro se valeria a pena investir nela. Queremos que a cada nova edição ela fique ainda mais completa e mais interessante. E vocês podem ter certeza que motivação e vontade não faltam. Especialmente depois de tantas palavras de apoio que vocês têm nos dado nos últimos meses e em particular nas últimas 24 horas.

Muito obrigado a cada um de vocês.
Marcus Mendes, um dos orgulhosos editores da Revista iThing.

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Michel

    Orgulho de fazer parte de um dos assinantes!

    • Davi

      2

      • Carlos Arcas Neto

        3

      • Calvinista

        3

    • Andréa

      4

    • FabCoelho

      5… e certamente por aí vai… rs

      • Lucas

        6… And here we go!

  • ClauTassi

    Mais que merecido!
    O carinho, dedicação, esforço, paciência, trabalho de qualidade só poderia mesmo resultar em sucesso!!!
    Cada palavra de apoio e reconhecimento são mais q merecidas pela equipe!
    Meu sincero respeito q admiração vcs conquistaram!!! E olha q sou mto chata… Mas qdo gosto, GOSTO e faço questão de dizer!!!

    • Lucas

      Tanta gente reclamando de US$ 1,99 por mes…. e a maioria delas paga o olho da cara pela Veja, e recebe metade da revista só de propaganda… Triste

  • Giovanni

    Assinei a assinatura automatica, tudo certo com o pagamento e tal mas nao consegui atualizar a ultima edicao , como devo proceder? Favor enviar o procedimento via e mail.
    Att. Giovanni Trindade

    • Victor

      Clique em um campo para RESGATAR assinaturas.. Foi assim que apareceu a minha 6ª edição!

      • Rogério

        Na verdade é o botão de RECUPERAR EDIÇÕES, e não de Assinaturas…

  • Gabriel Magacho

    Muito bom! Pretendo assinar a revista mais pra frente! 😉

  • Guilherme

    Realmente, desde a primeira edição, que já era muito boa, até a recentemente lançada sexta edição, o conteúdo só tem crescido, como eu comentei na noticia do lançamento, baixaria também quando chegasse do trabalho, paguei os 2,99 para ver como era, e logo depois de terminar a leitura, assinei, simplesmente incrível essa sexta edição. Todos estão de parabéns.

  • Victor

    Um assinante orgulhoso!!

    Apesar da revista ter ficado mais encorpada e cada vez mais trabalhada e elaborada ela tem uma propriedade que me fascina, não importa quantas páginas ela tenha e nem o quão cansado eu possa estar depois de uma semana de trabalho e faculdade, a hora que cheguei em casa peguei meu iPad e fui direto na banca abrir a minha mais nova edição de minha revista favorita!!

    Agradeço e parabenizo o trabalho de vocês e que continuem sempre assim executando esse excelente trabalho!!

    Parabéns a todos!!

  • Guilherme

    Mais um assinante!!!

  • Vinícius

    Tem gente que sempre quer tudo de graça. Não imaginam o custo por trás de qualquer negócio.
    É simples: se acha injusto o valor, não compra.
    Continuem dedicando-se e parabéns pelo trabalho.

    • Betocpb

      x2

  • Adahilton

    Ilex, acompanho seu trabalho e não hesitei em fazer minha assinatura no primeiro dia que ficou disponível. Gostei muito do comentário que foi reproduzido neste artigo, e acrescento: três dolares por uma revista da qualidade da ithing, pelo contrário, está abaixo do que ela realmente vale! Mas o valor que vocês adotaram vai ser um tiro certeiro dentro da lógica financeira da appstore. A popularidade vai dar a vocês o retorno devido. Já era fã do blog e fiquei impressionado como vocês conseguem aprofundar o conteúdo e deixar os textos da revista tão fluidos. Com a criação da iThing vocês conseguem atingir um público que se interessa pelo mundo apple, mas não é tão antenado e precisa de um conteúdo mais “mastigado”. Acho sensacional ter um mini glossário nas edições. O leitor chega na revista sem a premissa de já ter conhecimento sobre o assunto. É começar a ler e sair informado, sem precisar da ajuda de terceiros.
    Não se importe com esses comentários negativos, pois essas pessoas são apenas covardes que se valem da proteção do mundo virtual pra tentar causar polêmica. Esse momento me lembra o período que o blog teve seu domínio roubado, por pura maldade ou inveja. Na época fiquei com medo de você interromper o seu trabalho diante daquela maldade gratuita. Mas fico feliz em ver que você não desistiu e pelo contrário, só melhorou o conteúdo.
    Continue fazendo seu trabalho com paixão e a recompensa virá naturalmente. Ah! E outra coisa: Não sossegue!
    http://blogdoiphone.com/2012/03/nao-sossegue/

  • Rene

    Puxa, mandei um email pelo formulário do site quando vocês anunciaram o início da fase paga para falarmos sobre patrocínio, mas vocês não retornam o email… :-/

    • Murilo

      Insista no email, pois quem sabe, se aparecerem patrocinadores, a equipe da iThing pode conseguir baixar a assinatura pra 0,99

      O próprio iLex deixou esse tipo de questão em aberto quando publicou que a revista seria paga

      Hehehehe

      • Eduardo

        Tambem mandei email sobre publicidade e nao tive resposta…
        Acompanho o blog e agora a revista tambem, estao de parabens!

  • Guilherme

    Parabéns iLex, a revista é sensacional, também assinei porque nesses 5 meses me proporcionaram momentos de boa leitura, acho que nunca é demais, vocês já falaram aqui e repito, achei uma finalidade pra minha banca, 1,99? pff, vale até mais, parabéns de verdade!

  • Tales

    Muito bom! Pena que não posso assinar a revista má, mesmo assim, vou avaliar com 5 estrelas!

  • Pedro Edson

    Tb assinei. Sempre curti a revista e seu conteúdo e não é por conta de 1.99 dólares mensais que iria deixar de acompanhar. O pessoal da iThing e BDI sempre fazem um excelente trabalho e nos surpreendem sempre. Parabéns iLex é a toda a equipe!!

  • Cristiane

    Eu assinei a revista ontem. Sugiro um post ensinando como assinar e resgatar as edições da revista. Parece que várias pessoas tiveram alguma dificuldade.

    • Francis

      Acredito que as dificuldades foram por conta da primeira edição paga e que as próximas chegarão de forma automática. É o que acho.!!

  • Lucas Kniest

    A 6ª edição não me surpreendeu em nada! Já esperava o mesmo conteúdo de qualidade publicada desde a primeira edição. Me surpreenderia se fosse o contrário. Assinei antecipamente pq já achava justo ter pago pelas edições anterior, pelo belo trabalho apresentado desde o início, pela transparência, pelo conteúdo, pelo prazer e satisfação da leitura de matérias bem elaboradas, pelo dificuldade do projeto, pela continuidade da revista e pelos reclamões de plantão. Parabéns e sucesso. Abraços.

  • André Luis

    O Blog do iPhone foi a minha primeira fonte de pesquisas e o principal incentivador para eu entrar no mundo da Apple que me diga meu iPhone 3GS rsrs.
    Vejo a revista como mais um canal importante de informação com a qualidade do BDI. E a assinatura como um incentivo e retribuição que nós leitores podemos dar aos autores para que possam continuar trazendo conteúdo relevante e atualizado.
    Quantas vezes esse blog já me ensinou e me livrou de dúvidas com as tecnologias do mundo Apple (iPhone, Mac, Ipad, iTunes e tantos outros).
    #ProntoAssinei.
    Que venham mais edições!

  • Alexander

    Excelente revista … recomendo para todos os meus amigos do ramo. Continuem assim!!
    Um abraço a toda a equipe.

  • Jean Medeiros

    também estava cabreiro, na verdade até 3 minutos atráz antes de ver esse post,
    queria ver a reação de algumas pessoas , e ver se podia dar o ponta pé inicial com a assinatura
    paga da revista,
    a iThing está de parabéns 😀
    valeu cada centavo.

    só uma dúvida, se acontecer de eu extraviar/perder/ser assaltado
    como faço pra bloquear temporariamente a assinatura ?
    é possível fazer isso ? e por onde faço ?

  • Rehan kadir

    Assinado!!!

  • Fabiano

    Só tenho cartão nacional, como faço para assinar a revista ???

    • Marcio

      Faço a mesma pergunta, porém, com Cartão de Débito. Obrigado!

      • Jean Medeiros

        por enquanto só em cartão internacional : |

  • Marcelo

    Estou entre os 180 que abraçaram a causa e não me arrependo, o brasileiro é um povo muito peculiar mesmo. Os mesmos que acham $2,99 caro, não se importam em pagar 15 ou 20 dilmas em uma cerveja na balada.

    Parabéns pelo trabalho e continuem inovando não se deixando influenciar pelos de visão curta. Tudo o que é bom, tem seu preço, There’s no free meal!

  • Ana Cláudia

    O Blog do iPhone é a referência que uso quando o assunto é Apple. Todos os amigos, conhecidos ou até desconhecidos que me perguntam sobre algo pra Apple ou dizem que comprou um iPhone recomendo que ele visitem o blog, pois aqui eles encontrarão o que precisam.
    A revista pra mim foi um além, no blog o assunto tem que ser pro “público em geral” leigos ou não, já a revista poderia ser só para “especialistas” mas o que gosto é que vocês fazem questão de explicar minuciosamente cada assunto, o que me faz ficar cada vez mais cativada pelo mundo Apple.
    Parabéns pelo excelente trabalho e continuem com essa transparência conosco. Vida longa ao Blog do iPhone e a iThing.

  • Leonardo Negrisoli

    Assinada desde ontem!

    Contem sempre com meu apoio, pois confio mto no trabalho de vcs!!!

  • AntaGomes

    Impressionante e triste seu relato 🙁
    Quem critica, deveria ter a solução de como fazer alguma coisa sem $$$.

  • Maycon

    Não tem um meio de vocês cobrarem a assinatura através de algum site de pagamentos (Paypal, Pagseguro, …) e liberar um “código promocional”? Pra quem não tem cartão internacional (eu), seria uma ótima ideia. 😉

  • Homero

    Fiz a assinatura recebi um email confirmando a assinatura mas não consigo baixar a revista.
    Devo ser burro
    HELP

  • Jota

    Não consigo nem comprar a edição avulsa, nem assinar. A revista baixa normalmente, mas diz que não é permitido comprar por meio do aplicativo. Alguém está tendo esse mesmo problema?

    • Será que nas Restrições do seu aparelho (Ajustes > Geral > Restrições) as compras em aplicativos estão habilitadas?

      • Jota

        Perfeito iLex! Você é o cara! Assinatura confirmada. Essa edição se superou. Parabéns a você e a toda equipe.

  • William Youssef

    Assinei também… Depois de muito esforço para lembrar minhas perguntas secretas :P, parabéns a toda equipe e com certeza essa nova fase da revista será um sucesso.

  • Roberto

    Só uma coisa para falar:

    Meu sincero Obrigado

  • guilherme avila

    Cara, sinceramente nunca duvidei da qualidade de vces, desde o primeiro dia qe comprei meu primeiro iphone e meu amigo me apresentou o blog. A revista, o blog sempre me ajudaram muito e amooo ver as noticias, as opinioes, os lancamentos, vces estao de parabens. Quando uma coisa é feita com vontade, com amor, pode ter ctz qe muita gente vai ta junto, como vai ter gente idiota e ignorante. So me resta a dizer, continue assim, que vces vao muito longe. Parabens

  • LucasMN

    Confesso que quando li que a revista iria se tornar paga, eu concordei. Concoedei por que acompanho o blog a alguns anos (desde o dia do lançamento do iPad 2) e é este blog que sempre vem me surpreendendo ano a pôs ano. E se eu poder tornar esta surpresa de forma mensal, eu irei fazer isso. E foi oque eu fiz, assinei a revista iThings sem exitar, pois confio no Blog do iPhone (ou para os íntimos, BDI) e sempre que o blog precisar de ajuda, principalmente para fazer um projeto tão legal quanto a revista iThing, eu estaria aqui a disposição, pois quero ver este blog crescer até chegar aos ouvidos da Apple.
    E se alguém falou que o conteúdo da revista esta ruim, não acreditem, pois esta edição da revista, foi a edição mais bem escrita e bem feita que já vi. Acho que o que mais gostei desta edição, foi o post “funcionários do mês”, pois eu sempre quis saber um pouco mais sobre a história de Tim Cook (até por que jobs confiou em Cook para governar a Apple várias vezes). Espero que o próximo “funcionário do mês” seja o Jonathan Ive, pois gostaria muito de saber o por que de sua paixão por cores fortes e simplicidade.

    iLex (e edição da iThing) entendo que o conteudo do BDI seja exclusivamente do mundo IOS, mas eu acho que deveríamos dar espaço ao mundo dos Mac’s até por que, acredito que o foco da revista não seja exclusivamente o mundo IOS, mas sim o mundo da maçã. Seria muito legal ver matérias sobre o mundo Mac na revista mais querida de todas, a iThing.
    Parabéns a toda equipe (tanto do BDI, quanto a da iThing) pelo oitimo trabalho. Continuem assim.

  • Aurelio Fagundes

    iThing, primeira revista digital de qualidade, autenticamente brasileira!
    E que venha a revolução dos e-books e iThing como referência, sem dúvidas!
    Obs: adoro as dicas de iPhone, iPad (mesmo não tendo um), Mac,…! Até parece que eu entendo de tudo de Apple e meus amigos sempre me perguntam como fazer as coisas em seus respectivos iDevices hahaha

  • Floydbh

    Ops… Esqueci de postar minha opinião na appstore!
    Vamos lá…

  • Mario G A Jr

    Passei somente para dar os parabéns!!!
    Em breve, serei mais um assinante.

    Abraço e como diria dona Florinda: “ignore-os, tesouro”!!!

  • Carlos

    não assinei pelo simples motivo que tenho acesso a esse conteúdo de graca via blog… mais quem sabe a partir do momento que passarem a dar privilégios aos assinantes da revista eu passe a assinar 😉 mais não desanimem, assim como eu, muitos apoiam vocês. so não assinaram por motivos óbvios. Sucesso!!!

    • O conteúdo não é o mesmo, nem a interatividade. Mas obrigado mesmo assim pelo apoio. 🙂

      • Rakdos

        Também acho que não da para comparar osconteúdos. As matérias do blog tem um carater informativo, enquanto a revista se dedica a se aprofundar e refletir sobre os assuntos. Se colocarem no blog uma matéria gigante sobre o preço do iPhone, muita gente vai correr a página e desistir de ler por causa do tamanho. Já na revista o público está preparado para um conteúdo melhor explorado.

        Infelizmente ainda não assinei, pois extou guardando cada centavo (mesmo) para comprar um Mac Mini e abandonar de vez essa vida de Windows, mas espero que dentro de poucos meses já possa acompanhar o conteúdo dessa ótima revista.

        Boa sorte, pois ser empreendedor no Brasil não é facil! 🙂

        • Rakdos

          Vixi, “extou” doeu na alma. Ainda apanho pra digitar com o iPad em pé…

    • Jean Medeiros

      vc se engana ao falar isso meu caro,
      são informações mais aprofundadas sobre os assuntos que são abordados aqui no blog
      os autores realmente fazem uma PESQUISA,
      isso implica dizer que outras áreas de conhecimento são abordadas além de simplesmente
      a notícia como ela simplesmente é, eles remotam a notícia desde o início, a história e tudo o que vc
      jamais saberia, a n ser que vc tenha que buscar por vc mesmo em diversos sites,
      ou pagar mesmo por uma ´revista ‘ mais cara e de menos qualidade.
      posso garantir que vc n vai se arrepender a baixa-la, estava com essa dúvida a algumas horas atraz também, mas resolvi arriscar e muitas coisas foram acrescentadas ao conhecimento que eu tinha,
      e pode procurar e revirar as páginas desse blog, vc n encontrará a mesma coisa.
      mais uma vez parabéns a toda equipe, realmente sabem o que estão fazendo e tem um futuro promissor.

      • Kim

        Mas se voce quiser voce pode se aprofundar em qualquer assunto na internet! E lá tambem é de graça! O problema é que revistas são opinioes sobre determinado assunto! E o melhor é ter varias opinioes! Uma pessoa que entende razoavelmente ingles consegue se aprofundar muito mais em qualquer materia sem custos adicionais! Não assinei pois desde a primeira ediçao acho as materias muito limitadas e que carregam seus autores na linguagem! Acho que para ter minha assinatura no minimo deveriam ter mais paginas e mais materias! Porem acho muito interativa! Mas acho que para assinar muitas melhorias seriam necessario! Boa sorte com a revista! Acho que com propagandas a revista iria alavancar! O problema é encontrar pessoas para investir!

    • Floydbh

      Se fosse a mesma coisa, não teria tanta gente elogiando!

      Elogiar algo de graça, é incentivo! Elogiar produto pago, é reconhecimento!

    • Binho Andrade

      Já eu infelizmente não assinei por não possuir cartão de crédito internacional.
      Parabéns ao blog pelo sucesso dessa ótima revista!

  • Alexandre

    Parabéns pelo post e pela conquista com o sucesso da revista.

    É inegável que o pessoal do Blog do Iphone produz material de alta qualidade.

    Abs

  • Lucas

    Assinei. Vale à pena investir em conteúdo de qualidade e nos empreendedores…são eles que levam o Brasil nas costas… Parabéns!

  • Daniel Silva

    Muito boa a nova edição! iThing tá com tudo!!!

  • Werbert

    Já assinei !!! Tanto o blog quanto a revista tem um excelente trabalho. Obrigado a todo a equipe do Blog do Iphone pelo excelente trabalho!!!!

  • Henry Sousa

    Olá pessoal e iLex. Sempre li o blog, gosto de ler os comentários mas nunca escrevo um. Li a matéria e entendi o desabafo. Não entendo o porque dele também, sei que querem vender a revista e se dedicam para ela. A revista é bem elaborada mas com pouco volume de conteúdo. Também não tinha como ser maior senão virava um livro. Só não esperem que os leitores vistam a camisa do blog ou da revista. Como já disse, gosto muito do blog mas as vezes não gosto de uma matéria ou outra. Mas é questão dde gosto. Sempre vai ter gente chorando pelo preço e sempre quem faz vai dizer que é justo. Escrevi esse comentário porque notei que os editores da revista e do blog querem mais críticas para melhorar o conteúdo do trabalho deles. Só elogios é bom mas as vezes nos faz perder a noção do que devemos publicar ou escrever, e críticas negativas sem cabimento e análise enchem muito o saco.
    Vou escrever uma crítica positiva e ruim sobre o blog e a revista:
    – (iThing)
    Ponto positivo: Muito conteúdo,e atual, em pouco volume de texto. Coerente e coeso;
    Ponto negativo: Ela não ser maior e assim valer o valor de 0,99 dólares.
    -(Blogdoiphone)
    Ponto positivo: Dicas de promoções de apps. ( mais um de lambuja: excelente análises do ios);
    Ponto negativo: Só vi UMA matéria ruim. Que ainda analiso de 2 formas: A parte ruim foi falar que é ruim não podermos deixar os aparelhos ligados em pousos e decolagens ( é fator de extrema segurança. Visto que as 2 tecnologias ainda estão se adaptanto uma a outra (aviação e telefonia móvel). A abordagem da matéria só que foi um pouco tendenciosa. Enquanto não for possível e REALMENTE SEGURO é que se deve apoiar a idéia. E não achar que o “finalmente vão liberar” festivo jogue no lixo a segurança. Hoje tudo é capitalismo, vai ter gente falando que não interfere em nada, vender sistemas de aviões que dizem não ter problemas a haverem problemas. A parte boa é que as tecnologias vão se adapatar e poderemos ter mais conectividade e acessibilidade no futuro, até em voos.

    Bom, é isso! Abraços!

    • Henry, obrigado pelo seu comentário sensato e ponderado.
      Mas me permita corrigí-lo em um ponto que você não está correto.

      Os editores da revista não querem só elogios. Você interpretou mal o desabafo do Marcus, colocando uma intenção que em nenhum momento ele quis passar.
      O que está sendo questionado nesta carta não é o fato de ter gente criticando. Seríamos muito medíocres se quiséssemos somente elogios. Não somos. Fazemos questão que nos apontem onde estamos errando, onde podemos melhorar. A todos que estão fazendo a assinatura pedimos para nos dizer o que acharam, porque saber a verdade é a única maneira de melhorar.
      O que foi criticado no texto foram as pessoas que “mudaram de opinião” só porque a revista passou a ser cobrada. Está ali no texto, pode reler novamente. Por que antes estava tudo perfeito e agora, só porque é cobrada, a qualidade passa a ser um lixo e os editores, “malandros” que só visam o lucro?

      Entende a coerência?
      Eu aceito alguém vir dizer que pagou pela revista, mas se arrependeu porque não gostou da qualidade. Aceito mesmo e me disponho a devolver o dinheiro para quem se sentir assim. O que eu não aceito é crianças postarem besteira só porque querem tudo de graça. Crianças essas que não teriam coragem de dizer na minha cara, caso estivessem na minha frente, mas fazem na internet porque a rede se tornou um enorme território de agressões e bullying gratuito.

      Entende a diferença?

      Também não estamos pedindo “por favor, paguem a revista porque precisamos”. Não, não precisamos. Economicamente seria muito mais vantajoso para nós tocar apenas o blog, que não tem tantos custos que a revista e não nos dá tanto trabalho. Se pensássemos só no lado financeiro, a revista não existiria mais. Queremos que as pessoas paguem pela edição porque ela é boa, pois se quiséssemos só ajuda, abriríamos um canal de doações, e tenho certeza que muitos nos ajudariam com o maior prazer.

      Você acabou de fazer críticas ao nosso trabalho, de forma sensata e coerente. Pessoas como você, do seu nível intelectual, serão sempre muito bem vindas aqui, pois são opiniões assim que fazem todos crescerem, inclusive o blog.
      As críticas são muito mais saudáveis que os elogios, que são perigosos ao alimentar o ego, um veneno em qualquer ramo ou profissão.
      As críticas reais e bem fundamentadas nos fazer crescer, evoluir.

      Eu prefiro valorizar muito mais pessoas realmente críticas como você do que crianças que postam qualquer coisa só porque ficaram chateadas que não terão mais acesso à revista e, por isso, partem para a agressão sem sentido. Quando o Marcus me apresentou o texto acima antes de publicar, eu disse “bem-vindo à vida de blogueiro“, em que você escutará xingamentos todos os dias de pessoas que nunca te viram na vida.

  • Gabriel Rabelo

    Os assuntos dessa edição foram surpreendentes, foram detalhados e bem explicados, além de muito conteúdo que deu pra aproveitar e não foi pequena. Não me arrependi em pegar o cartão de crédito da minha mãe e assinar; e pegar R$5,00 e passar pra ela kkk

    Estava tão feliz ao ler sobre o aplicativo Limbo, mas fiquei triste ao chegar no final da página e me deparar com os $4,99.
    Fiquei brincando com o siri tentando imitar as falas mostradas na página, mas com meu inglês não obtive um bom resultado.
    Essa nova parte dos profissionais de destaque da Apple ficou realmente excelente.

    Já estou contando os dias para o lançamento da próxima, valeu a pena gastar meu dinheiro.
    Parabéns Ale Salvatori (iLex?), soube nos impressionar e muito.

    • G.M.V.

      Tava 0,99 na black friday! Comprei o meu por 1,99 e vale a pena.. Jogo muito bacana!!

  • Leandro alves

    Quem aí do whatsapp , não está funcionando , já achei 3 pessoas aq com a mesma coisa ??? Da uma checada lá ilex

    • Jean Medeiros

      vai ser feita uma atualização para os clientes por conta do nono dígito de alguns estados.

  • Maycon

    Parabéns pelo trabalho iLex.
    Você e toda a equipe do blog.
    Sucesso pra vcs.

  • G.M.V.

    Assinei simplesmente porque, mesmo sem a revista eu pagaria para ajudar o blog a se manter e crescer.. A revista é um complemento aprofundado de algumas matérias superficiais.. As pessoas se amarram pra pagar 1.99 (4reais e pouco) porém pagam 15 num hambúrguer com batata e refrigerante.. Assinar essa revista é uma forma de gratidão e reconhecimento por tudo que o blog fez e continua fazendo por nós, leitores.

    • Rakdos

      Desculpe, não quero parecer grosseiro, mas acho que vale a pena comentar 2 pontos:

      – Não acho válido criticar quem não quer comprar a revista, mas gasta 15 reais em fast food. Principalmente num site sobre mundo Apple, uma marca mundialmente conhecida pelo seu alto custo. Cabe a quem trabalha julgar o valor do seu dinheiro e saber no que compensa ou não gastar. Eu acho que vale a pena assinar a revista, mas outros podem não achar, assim como eu não pago 3 mil e cacetada num iPhone só pra não apertar os 4 números da senha, mas o 5S esgotou no Brasil do mesmo jeito.

      – Não acho que o blog precise ser “ajudado” financeiramente por gratidão. Dizer isso é desmerecer o trabalho dos envolvidos. Eles seguem um modelo de negócio no qual recebem dinheiro de anunciantes e vendem uma ótima revista, que vale o preço que é cobrado. Portanto, os interessados devem assinar a revista pela competência e qualidade da mesma, não por gratidão ou “dívida moral” com o blog.

      Mais uma vez peço desculpas se em algum momento as palavras pareceram ofensivas, não foi esta a minha intenção, mas acho que enquanto houver esse pensamento de “caridade ao material nacional”, continuaremos a produzir iPhones da gradiente, ao invés de coisas de boa qualidade.

      • Guilherme

        O que quis demonstrar com a comparação dos 15reais com fastfood foi que pagamos mais caro por muitas coisas sem ligar para o preço.. 1.99/2.99 é um preço bem baixo onde custo<benefício…
        Já paguei 2600 num iPhone 4S aqui no Brasil e não me arrependi porém não pretendo fazer isso novamente. E o segundo ponto, estou ajudando como forma de reconhecimento. De nada adianta se todos adorarem o trabalho feito porém ninguém colaborar para que ele continue. Um exemplo são os fóruns de download que vivem mendigando por doações mensalmente porque muitas vezes, os anunciantes não cobrem todas as despesas. Eu jamais disse que a revista era de má qualidade, apenas comentei que mesmo que o bdi precisasse de doações mensais ora se manter, eu também a faria pois acho o trabalho excelente e que tem muito futuro!! Só de comprar, você está já ajudando o bdi e não vejo essa ajuda como desmerecimento.

        Você não foi ofensivo em hora nenhuma, apenas acho que você não interpretou da melhor forma ou me equivoquei ao me expressar em algum momento que não percebi.

        Jamais farei "caridade ao material nacional" pra alguém quem não merece. O que você chama de caridade, eu chamo de reconhecimento financeiro do trabalho.
        E o Brasil já produz muita coisa de qualidade, o problema a é que existe muitas empresas "espertas" como a gradiente que agem de má fé para ganhar dinheiro…

  • Luciano Diniz

    Ta, tudo bem! Mas só eu estou sem acesso a AppStore? Meus app não atualizam, não consigo baixar nem nada! Sei não hein…

  • Cláudio Zago

    A revista é ótima, e pagar pelo serviço é o mínimo. Tem gente que reclama o tempo inteiro, mas todos sabemos que “não existe almoço grátis”! Ninguém vive de luz ou de comentários positivos.

    Parabéns pela revista e torço para que continue firme e forte.

    Abs.

  • Nicholas

    Acompanho o BDI faz três anos, desde quando adquiri meu primeiro dispositivo Com iOS. A primeira vista vi a qualidade do conteúdo, do site, da escrita, bom, vi a qualidade que me fez migrar pra Apple. Fico muito triste quando vejo que qualidade é algo raro, e mesmo me alegrando ao encontrá-la, fico triste em saber que a concorrência de qualidade é baixa, se é que me entendem. Admiro o trabalho do BDI há 3 anos e não tive dúvida ao assinar a revista, pois sei que o que só tenho a esperar é qualidade após qualidade. Ponto.

  • John

    Trabalho bem feito tem um custo.

  • José Fortaleza

    Eu não ia assinar a revista, mas acabei aderindo aos $1,99 por dois motivos:
    1* Sempre gostei da revista, desde a primeira edição!
    2* valorizar o trabalho dos editores da revista e do blog!

  • M.Kodama

    Concordo com último comentário de G. M. V. Já se passaram quase dois anos que comprei o meu primeiro iphone (um 4s). Iniciante no mundo Apple, encontrei no blog do iphone uma fonte valiosa de informações para usufluir melhor meus “idevices”.
    Para a equipe do blog, meus sinceros agradecimentos.
    Agora, que venha a revista iThing…

  • Renata

    Boa noite, fiz a assinatura mensal, porém não estou conseguindo acessar a revista.
    Como devo proceder???
    Obrigada

  • Fabricio

    iLex, há planos de no futuro de fazer uma assinatura semestral ou anual, ou até mesmo mensal, nos moldes de outras revistas brasileiras, em que você faz a assinatura pelo site/editora e loga no aplicativo, para então liberar as revistas?

    Explico o porquê do pedido: minha conta é americana (na época em que a criei, não havia jogos AppStore brasileira), e eu não gosto muito da ideia de ter mais de uma conta. Para “me manter” nessa conta, sempre que um amigo ou conhecido vai aos Estados Unidos, peço que me traga um iTunes Gift Card para abastecer minha conta. Eu já tenho a maioria dos Apps que preciso e por isso nunca tenho muitos “créditos” e nem tenho uma forma rápida de reabastecê-los (poderia comprar no Mercado Livre, ou outros lugares, eu sei…). Eu quero muito assinar a revista, mas não queria usar os créditos da minha conta (que não já não são muitos, by the way), por isso a minha dúvida/pedido.

    • Maik

      Tira o escorpião do bolso Fabrício.
      Hehehe
      Brincadeira!

      Abre uma conta brasileira, vc assina a revista e só tem que se ligar uma vez por mês, e é bem rápido pra fazer isso.
      Outras, eu tenho 3 contas, americana, uruguaia e brasileira, só uso a brasileira, mantinha meus apps e só logava nas outras contas pra pegar atualização dos apps pelo iTunes no pc. Como fui deixando de usar muitos apps das duas contas esse problema acabou. Além disso os apps que que eu já tinha e ficavam gratuitas por um período na AppStore brasileira eu baixava novamente por ela.
      Experimente, não será difícil.

  • Thiago Sousa

    Fico muito feliz em ter meu comentário publicado em um artigo de vcs! Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho, iLex e equipe, vcs definitivamente merecem!

  • Luiz Felipe

    Estou surtando por não ter um Cartão para comprar, não vejo a hora de conseguir, a revista é muito boa , aposto que valerá a pena cada centavo as próximas edições.

  • Henriquek

    Esse blog tem meu respeito e a revista vale cada centavo.
    Quando comprei meu iphone 5s no lançamento em las Vegas a primeira coisa q fiz foi entrar no blog pra ver se funcionava no Brasil.
    Li que funcionava. A funcionária da Apple disse que não.
    ACREDITEI NO BLOG E funcionou. Portanto devemos manter vivo e patrocinar pois eh nossa fonte de confiança e não podemos deixar isso acabar.
    Parabéns iLex e continuo sempre com essa confiança que temos em você e isso sirva para cresce e melhorar o blog!

  • Carlos

    Eu sou de Portugal e só tenho a dizer obrigada pela revista paga sim já devia ser paga a muito tempo as pessoas querem qualidade e presizo pagar para isso

  • Gabriel

    É a melhor revista da banca do ios eu só não assinei Pq não tenho cartão de crédito pois sou estudante mas quando a Apple começa da vender grift cards no Brasil eu irei assinar.

    • Esperamos que não demore muito para os preços serem cobrados em reais. 😉

      • krikaoli

        Se for encarecer eu espero que demore muito.

  • Luiz Henrique M. Nascimento

    Prezado iLex,
    Acompanho o BDI desde o início e o considero referência para o mundo iPhone e iPad e já o indiquei para dezenas de amigos! Fiz a assinatura da revista pois desde a primeira edição achei um trabalho sensacional com um design caprichado e conteúdo nota 10! Parabéns!

  • Bruno

    Só tenho a desejar os parabéns à equipe do Blog do iPhone e da revista iThing, eu fui uma das pessoas que assinaram a revista antes mesmo da 1ª edição paga ser disponível, e não me arrependo de ter feito isso, gostei muito das edições anteriores, mesmo elas sendo pequenas, e vocês se superaram na 6ª edição, esta “gigante” e cheia de informações relevantes!!!
    Mais uma vez desejo os meus PARABÉNS à vocês!!!
    E vida longa a iThing!!!

  • Nicolas

    Parabens pela revista, e parabens pela coragem de cobrar por ela, o prazer de fazer algo que vc realmente gosta infelizmente nao enche barriga. Quando foi anunciado que seria cobrada a edição me senti muito feliz de poder pagar e recompensar alguém que me passa tanta informação, e não estou falando apenas da revista mas do Blog tb.

    Enfim, 1,99 mal compra uma Coca cola.

  • Lauro

    Entendo que tudo nessa vida merece elogios e críticas e todos nós temos esse direito.
    Muita gente tem o hábito de desmerecer as coisas dos outros, só a suas tem valor e além disso, quando o assunto, quando por alguma razão, seja financeira ou outra qualquer, o indivíduo não consegue o que deseja ele começa a por defeitos, talvez para justificar a razão de não ter posse da coisa que critica de forma destrutiva.
    Entendo que se não pode ter essa coisa ou até mesmo não goste e se for muito importante falar a respeito, faça uma crítica construtiva, dê uma chance para quem dedica o tempo para agradar a outros, seja com algum custo financeiro ou não. Se isso não for possível, faça um esforço e não diga nada que não venha a agregar.
    Parabéns aos editores da revista.

    • Lauro

      Em tempo…… apesar de ser brasileiro, mas como saí do Brasil muito pequeno, mesmo estando de volta há algum tempo, meu português ainda não está bom.. desculpe

  • Lara Nucci Ruchiga

    Fiz a assinatura mensal da revista por 1,99 e achei que valeu a pena.Gostei da materia da capa.Sabia que pagavamos impostos altos pelos iphones comprados aqui no Brasil, mas não tinha ideia do quanto os valores são mesmo altissimos.Fiquei ainda mais surpresa e indignada com os impostos no Brasil.Steve Jobs tinha razão quando dizia que o Brasil tem um sistema de impostos maluco.Gostei muito da materia sobre Ebooks.Eu sou uma super consumidora de livros e adoro ir na livraria , mas tenho também varios livros digitais e estou adorando a praticidade de poder carrega-los no meu ipad mini.Gostaria de dar os parabéns a vocês da Ithing e do blog do iphone, o qual leio diariamente.Espero que a cada edicão a revista fique ainda melhor, assim como o IOS que a cada atualização melhora um pouquinho.Estamos juntos BDI e iThing.

  • Assinei a revista com a conta de minha namorada, pois prefiro ler no ipad dela do q no iPhone.
    A revista é ótima e eu amo ler as matérias, ela realmente feita para quem gosta de ler, e não só ver o título e sai comentando.
    Mas acredito q todos deveriam assinar a revista, até aquele que não tem interesse em ler toda a matéria pois se for contar o que o BDI nos ajudou aqui, esse 2 dolares não valem nada.

  • Gabriel Barbieri

    Muito boa a edição desse mês, bem completa com conteúdo atrativo para leitura

    Assinei sem medo de ser feliz

  • Carlos P.

    Eu não ia assinar, sinceramente eu achava que não iria mudar muita coisa na revista, mas depois de todas essas avaliações positivas nos comentários, assinei.

  • Rodrigo

    A revista é fantástica!! Acompanho desde o início!! E vi o crescimento do blog… Agora quase um portal! Fórum, blog, loja, revista… E sei que podemos esperar mais surpresas!! Um Podcast não seria nada mal, não acha iLex?

    • Douglas Viana

      Um podcast seria fantastico mesmo… quem sabe em parceria com o canal Loop Infinito?

  • CarLN

    O que me deixa besta é que 7 reais por mês numa revista bacana não é NADA. Gastamos 20 reais num lanche que vai durar 10 minutos.

  • Anne

    Vou ter que fazer um cartão agora huahahua pq eu amo a revista de vocês rs.. Sério, ñ uso cartão de crédito 🙁
    Pode nao ser agora, mas vou assinar sim ! Muito bom o conteúdo de vocês.. Me chateia porq nao uso cartão então só baixo apps frees, e os freemiuns eu jogo até passar rs. Não tenho muito auto controle com esse tipo de compra então prefiro nao usar, mas estou começando a considerar.. não é a primeira vez que me frustro com isso :/
    Fato que o pessoal iria reclamar, mas a gente tem que lembrar que na prática, criar um conteudo desses gasta dinheiro, e quando vocês estão fazendo isso de graça, estão deixando de trabalhar por dinheiro, então é bem complicado reclamar quando o seu salário cai todo 5° dia útil e ai do chefe se atrasar…
    Hipocrisia reina, rs

  • Christian Mentta

    Bom dia iLex.

    Fiz a assinatura mensal da revista, porém, o download da edição de dezembro não ficou disponível para download

    • Tente usar o botão “Recuperar edições já adquiridas”, Christian. 🙂

      • Christian Mentta

        Beleza, funcionou.
        Abraço

  • Francis

    Muito boa essa carta, um relato e tanto dos acontecimentos que precederam o lançamento da sexta edição. É isso aí.!
    Aproveito para sugerir uma matéria sobre banda larga no Brasil, um assunto que curto muito.!!

  • Rafael Lapa

    Acompanho o blog desde o meu iPhone 4, quando surgiram as dúvidas e o google me jogou aqui. Maldita hora, raros são os dias em que não visito o blog. Sempre fiquei impressionado com a qualidade do trabalho, a vontade e a seriedade que existe neste espaço.

    Agora vocês inventam essa de revista, COMI todas e achei demais os assuntos abordados. Inventaram essa de cobrar por ela e mais uma vez já assinei e não pretendo deixar de ser um assinante.
    Vocês são demais, levam o trabalho a sério e fazem bem feito.

    Abraços de um usuário do Blog, do Fórum, da Loja BDI, da iThing de graça e agora dela paga. Espero que vocês não inventem mais muita coisa, porque está difícil trabalhar.

  • Luís

    Eu só não assino por uma questão bem simples, não curto revistas, não tenho a cultura de ler artigos de revistas e etc. Prefiro fuçar na net e ver tudo superficialmente e talvez encontrar algo mais aprofundado, mas isso é raro. Quando acho algum assunto legal prefiro um livro. Mas eu vi a edição 5 e achei muito bonita e tal, o conteúdo escrito legal e tal. Só por isso. Ver de graça algo bom é ótimo, ver algo bom pagando já é outra história. Ai vai da preferência do cliente. Mas só pra ilustrar eu só li a edição 5. Parabéns pelo trabalho, tem que cobrar mesmo, tem muita gente acostumada a não pagar nada na net, tem que pagar sim, valorizar o trabalho bem feito.

    • ABRAXAS

      Luis, em parte, sou dos seus.
      Tem bastante coisa que dá pra acha por aí na íntegra, de verdade!
      Acho que a cultura das revistas, envolve uma opinião mais aprofundado de alguém que domina o assunto (o que muitas vezes deixa de acontecer com artigos na net).

      Quanto ao lance de pagar por trabalhos bem feitos, perfeito! Tem gente que reclama de pagar alguns dólares em um bom aplicativo… não dá pra entender como pagam tanto em um iCoisa, com uma capacidade tão vasta, e não baixam por exemplo, um joguinho que seja, por conta de meros 2 dólares…

      Lembrando que o preço do conteúdo pra Gadgets é muito abaixo dos conteúdos “retail”, à exemplo, Angry Birds pra iOS e Angry Birds pra Xbox (por razões óbvias).

  • ABRAXAS

    Pelo conteúdo exibido, cada centavo vale. Pago sem reclamar

  • Guilherme

    Cara. ri muuito com a matéria da siri.
    Mais não posso fazer o mesmo, pois meu inglês não é la essas coisas.
    Queria a SIRI em português :///.

  • Gill Maxx

    Oi ilex, poderia me informar ,,,como funciona , eu pago esse valor , 1,99, e já sou assinante pra sempre ? Ou esse valor é por mês ? Grato

    • A assinatura é mensal.
      Mas todas as edições que você baixar enquanto for assinante, serão suas para sempre. 🙂

  • Victor Hugo

    Olá iLex,

    Sou assinante da revista, mas gostaria de dar uma sugestão. Seria possível a cobrança de uma assinatura anual? Acho que muita gente prefere pagar 24 dólares (arredondando os US$1,99×12) de uma vez, do que ficar de mês em mês pagando US$1,99.
    Seria muito mais fácil.

    Abraços, e parabéns pela revista.

  • Leonard Ribeiro

    Adorei a revista desde a primeira edição. E hoje recebi em meu mac uma notificação das ultimas postagens do site e decidi vir conferir as novidades. Que outro site exibe estas notificações no Mavericks? Somente vocês. Desde o começo da minha vida na apple com um iphone 3 eu entro no site e vejo dicas e conselhos. Até mesmo já entrei aqui para saber do nosso antigo e abandonado Jailbreak. Após isso fui para o iphone 4…4S… e agora o 5. E minha vida mudou com todos os produtos apple que tenho hoje em dia e acho incrível ver gente criticando e chorando por gastar R$ 5.00 em uma revista de tamanha qualidade.

    Hoje já me tornei mais um assinante MENSAL e estou recomendando a amigos e familiares. 😉

    Se um dia fizerem uma matéria sobre os produtos apple ajudando novos empreendedores me avisem ficarei grato em ajudar.

    Sorte e sucesso para vocês!

  • Guilherme

    Desculpe a falta de conhecimento, mas fiz a assinatura da revista e como faço para baixa-la no meu iphone??? Ja fui la na revista na banca nao esta disponivel e quando vou no applestore diz q ja esta baixado