Notícias

Conheça algumas mudanças no futuro da nossa Revista iThing

Revista iThing

Este mês a nossa Revista iThing receberá algumas mudanças significativas em sua estrutura, que mudarão o modelo econômico dela. Tudo isso para trazer para todos o melhor conteúdo, daquela considerada por muitos como a melhor revista em português no formato Banca da App Store.

Primeiro de tudo, o preço.
A partir de dezembro, as próximas edições da revista não serão mais gratuitas. E explicaremos a seguir a razão disso.

Projeto inovador

Ter uma revista de boa qualidade e ainda por cima gratuita é algo bom demais para ser verdade, não é mesmo? Por que não existem outras assim? A resposta é simples: porque não é todo mundo que consegue tirar dinheiro do próprio bolso para sustentar um projeto tão avançado assim. Ele precisa ser sustentável.

E acredite, desde junho, nós bancamos todas as despesas da revista, sem ganhar nada em troca, financeiramente falando. A plataforma na qual a revista é feita tem um custo mensal pesado e nada disso foi repassado para os leitores, durante 5 edições. Você nunca precisou pagar nada por ela, tudo saiu do nosso bolso, pois é um projeto que achamos muito legal e investimos seriamente para torná-lo realidade.

Pretendíamos fazer uma fórmula em que quem patrocinasse estes custos fossem anunciantes e não o leitor. Porém, parece que o mercado brasileiro ainda não está maduro o suficiente para isso e a procura por espaços publicitários na iThing não foi tão grande quanto esperávamos.

Com custos altos que podem falir o Blog, o que fazer? Encerrar a revista e não publicá-la mais?

Decidimos dar a oportunidade àqueles que realmente valorizam a revista e querem ajudá-la a mantê-la viva. Por isso, a partir deste mês as edições começarão a ter um preço para serem adquiridas. Já avisamos desta possibilidade desde a primeira edição, e até que fomos longe disponibilizando gratuitamente a revista.

Claro que sabemos que muita gente não irá gostar da novidade. Para alguns usuários, só é excelente quando é de graça e muitos que elogiaram a qualidade da revista até agora talvez deem notas baixas à ela só porque se tornou paga. Paciência. Achamos que o número de pessoas que ficariam tristes se disséssemos que não publicaríamos mais a revista seria maior ainda e foi isso que nos incentivou a tomar esta decisão.

Esta cobrança provavelmente não fará nenhum dos editores ricos, talvez nem chegando a cobrir todos os custos mensais. Mas pelo menos nos dará mais fôlego para mantermos o projeto e, quem sabe no futuro, conseguirmos uma maneira de patrociná-la. (Inclusive anunciantes caridosos que estejam lendo este artigo e quiserem patrocinar futuras edições para que fiquem de graça para os leitores, farão bastante sucesso entre eles). ;) #ficadica

Portanto, esperamos que a maioria entenda que esta mudança tem o objetivo de fazer a revista continuar viva e melhorar ainda mais. Caso contrário, ela pararia por aqui. Acreditamos que nosso público será maduro o suficiente para entender as razões que motivaram esta mudança. :)

História

O histórico da iThing em 6 meses foi impressionante: mais de 100 mil downloads, com avaliação de 5 estrelas durante todo este tempo. Muitos usuários usaram pela primeira vez a Banca do iOS com uma revista completamente interativa, que não é apenas uma réplica em PDF de uma edição impressa. Tentamos mostrar como se faz uma revista para iPad e iPhone com bom conteúdo e dinâmica adaptada à telas multitoque, na esperança que outros sigam o nosso exemplo e tenhamos todos mais opções na App Store.

Revista iThing

Assinatura mensal

As edições individuais serão pagas, se compradas separadamente, mas ofereceremos assinaturas mensais com desconto no preço. Isso é uma vantagem para quem decidir assinar, pagando menos por cada edição. É nossa forma de agradecer a quem nos apoia e contribui para a saúde da revista. ;)

E quem tinha assinado antes, será cobrado? Não há o que se preocupar. A assinatura gratuita feita até então é diferente da atual. Portanto, não há perigo de quem assinou ter seu cartão de crédito debitado. A Apple não permite isso, mesmo se quiséssemos (e não queremos). Mas em contrapartida, quem assinou antes não terá acesso às novas edições pagas se não fizer a nova assinatura. As edições anteriores continuarão de graça para quem já baixou. :)

A nova assinatura será auto-renovável, ou seja, a cada 30 dias ela se renova automaticamente, cobrando o preço dela. Não há obrigação de manter a assinatura ativa: quando não a quiser mais, basta cancelá-la.

O preço da assinatura irá baixar? Não pretendemos fazer promoções temporárias de preço, como acontece com aplicativos normais. Como os custos são fixos, dependemos justamente desta assinatura para manter a revista viva. O que pode acontecer é que, se nossas expectativas forem superadas e muito mais gente fizer a assinatura, teremos condições assim de baixar futuramente o valor para assinantes. Por isso, quanto mais assinaturas tivermos, melhor será para todos.

Compromisso

Claro que com a cobrança, aumenta o compromisso. Estamos fazendo uma revista mais encorpada e cheia de novidades, para que valha a pena pagar por ela. Teremos mais dicas de aplicativos, jogos e truques de iPhone e iPad para ajudar tanto a novatos quanto experientes. Queremos que ela cresça ainda mais na App Store, tornando-se uma das principais revistas digitais no Brasil. É um objetivo ambicioso, mas acreditamos que poderemos chegar lá, com muito esforço e dedicação. E com a ajuda de vocês, é claro. ;)

Próxima edição

A sexta edição deve sair nos próximos dias. Em vez de publicar a edição de novembro nos últimos minutos do mês e dar a falsa sensação para quem acabou de abaixar que a revista já estaria defasada, esta edição sairá no início do mês, já sendo a de dezembro. É apenas uma mudança burocrática de nome.

Seu preço deverá ficar em $2,99, caso o leitor decida comprá-la individualmente. Quem optar pela assinatura mensal pagará um terço a menos. Todas as edições anteriores continuarão disponíveis gratuitamente para quem quiser conhecer mais a revista.

Estamos trabalhando até altas horas da noite para fazer a melhor edição até hoje da iThing. Você não perderá por esperar. ;)

Agradecimentos

Quero aproveitar a oportunidade e agradecer mais uma vez a todos vocês que sempre nos apoiaram neste projeto. Ele é feito para vocês, leitores do Blog e usuários de iPhone, iPod e iPad. Também agradeço a todos os nomes que aparecem na última página da revista, que sem ganhar um tostão para isso, se empenham todos os meses para trazer, com amor, um produto de qualidade para todos nós. Tudo isso pelo simples prazer de fazer algo muito legal. :)

Botão Voltar ao topo