Notícias

Microsoft confirma que lançará versão para iPad do MS Office

Word no iPad — MS Office

Em junho deste ano, a Microsoft tapou parcialmente uma lacuna existente desde o lançamento do iPhone: uma versão mobile do Office. Ela foi parcial, porque na época só abrangia o iPhone e o iPod touch, deixando o iPad de fora. Porém, o próprio CEO da companhia acaba de afirmar que o tablet da Apple finalmente terá um aplicativo do pacote de escritório mais famoso do mundo.

Segundo relata o site The Verge, Steve Ballmer confirma que a companhia está desenvolvendo uma versão touch do Office, e não apenas uma adaptação da versão web, como acontece com a atual versão iPhone. Mas como ele insiste em acreditar que isso é um diferencial comercial que fará pessoas decidirem qual tablet comprar, a Microsoft lançará o aplicativo primeiro para dispositivos com Windows RT e só depois para iPad.

É natural que eles decidam em quais dispositivos adotarão seu próprio produto, ainda mais que eles precisam desesperadamente fazer o Surface decolar de vez. Mas achar que isso fará com que clientes deixem seus iPads só por causa do Office, chega a ser ingenuidade. O iPad ainda é o tablet preferido do mercado e referência de excelência no mundo todo, e conseguiu este status sem o Office. É claro que ainda não há nenhum aplicativo 100% compatível com Word e Excel, mas para grande parte dos usuários, as alternativas existentes atualmente na App Store cumprem muito bem as suas necessidades, ainda mais agora que o pacote iWork ficou gratuito para novos usuários.

Vamos aguardar o lançamento do Office para iPad para avaliarmos se esta estratégia obteve ou não resultados. É preciso ver o preço que ele custará e como rodará no iOS.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Giulliano Adami

    Prefiro o iWork

    • Marlon

      Prefiro o iWork²

      • João Pedro Vianini de Paula

        Comparando as versões mais avançadas dos aplicativos:

        Office (Windows)
        iWork (Mac)

        Eu prefiro o Word que o Pages para fazer documentos normais, mas acho super útil fazer EPUBs no Pages.

        Keynote está anos luz na frente do PowerPoint. Sem discussão nesse aspecto.

        Não uso nem o Excel nem o Numbers para comparar, mas acho a interface do Numbers mais amigável.

        • Pedro Derbli

          João,

          O Powerpoint está muito na frente do Keynote. Mas não dá pra saída. O PP tem muitas funções de edição, personalização e muito mais ferramentas e elementos para a apresentação.

          O Keynote mobile nem possibilita abrir um arquivo em Widescreen. Um absurdo.

          • Cadu Nunes

            Pedro, acho que você confundiu o dia achando que hoje é 1o de abril ou você deve estar treinando pro Risadaria.

            Dizer que o PowerPoint é uma ferramenta que evolui bastante nas duas últimas versões ok, agora dizer que é superior ao Keynote só pode ser piada ou se você nunca fez apresentações de verdade profissionalmente.

            Trabalho com ferramentas de apresentação há quase 20 anos e desde que conheci o Keynote o PowerPoint só serviu pra abrir aquelas correntes idiotas que o povo gostava de mandar por email

        • Durepox

          Sou fã da apple, mas o numbers não é mais amigável que o excel de jeito nenhum. Não vejo a hora de lançarem oficialmente o Excel para iPad pq acho e numbers um “pain in the ass”, só serve pra quebrar o galho.

          • Murilo

            Também queria um Excel para iPad/iPhone, é muito superior ao Numbers.

            Já quanto aos outros, Pages e Keynote cumprem seu papel com excelência

        • Helder

          – Word melhor que o Pages.

          – Apresentações do Keynote muito mais elegantes que as do PowerPoint.

          – Excel anos-luz à frente do Numbers. Na verdade, não dá nem pra comparar.

        • Rakdos

          Infelizmente o Numbers deixa muito a desejar, pelo menos no iPad. Quem trabalha com exatas sabe que os recursos do Numbers são muito limitados.

          • Cláudio soveral

            Concordo, o inumbers carece de mais funções. O excel ganha disparado neste quesito .

    • Luiz

      Prefiro esperar lançar para dar minha opinião haha 😉

      • Overlord

        Também esperarei para dar minha opinião. 🙂

        Só sei que: quanto mais alternativas tivermos, melhor para nós!

    • Tadeus

      Cara, a única coisa que realmente eu acho foda no iWork é o Keynote. Nada mais. Os outros aplicativos, seja da versão móvel ou da versão desktop, para mim são dispensáveis. Para edição de textos ou de planilhas, qualquer aplicativo serve.

  • Marlon

    Agora, que tah perdendo espaço. Tah fazendo igual ao Orkut, depois que tava na lama , resolveram lançar app pro iOS.

    • Halan P

      Onde que o Office tá perdendo espaço?

      • Felipe

        Acho que ele se referiu a Microsoft, mas no mundo mobile né? Pq em Desktops não tá perdendo nada.

      • Diego Azevedo

        No mercado móvel. O iPad foi lançado em 2010, trouxe com ele uma onda de tablets, e até hoje, a microsoft não lançou uma versão adaptada do Office.

        O office perdeu sim espaço para outros apps que resolvem a vida do usuário comum, mesmo não sendo 100% compatíveis. Quem já tem uma solução que atende, provavelmente não vai pagar para ter o app da Microsoft.

  • Wellington Alves

    Vai bombar e vão se arrepender de não terem feito isso antes.

  • diego

    Ô glória !!! Acho que ja deveria existir a tempos. iWork é legal mais…office é office

    Só quero saber quantos milhões vai custar

    • diego

      mas*

      • Jbjunior

        Parabéns Diego, por saber a diferença entre “mas” e “mais”. É um erro grotesco que infelizmente vejo cada vez MAIS na internet.

      • Jbjunior

        Parabéns Diego, por saber a diferença entre “mas” e “mais”. É um erro bizarro que infelizmente vejo cada vez MAIS na internet.

  • sonivEX

    O problema é que, apesar das notícias, será provavelmente exclusivo para assinantes do Office 365, assim como foi para o iPhone. Espero estar errado, porque vejo o meu iPad sendo substituído por um Surface 2 em breve.

    • George Gaspari

      já vai tarde

      • sonivEX

        Vai aonde? Tá maluco?

  • sonivEX

    E qualquer pessoa que diz preferir o iWork ou nunca trabalhou com o Office, ou está brincando.

    • Allan

      Quem prefere iWork ao Office nunca trabalhou…

    • floydbh

      Creio que o pacote office só sai na frente, devido as Macros e Access … nada que o iWorks não possa supera-lo, caso a demanda aumente (o que muito provavelmente ocorrerá com o iWorks gratuito!)

    • Thiago Sousa

      Acredito que depende com o que vc trabalha. Sou advogado e faço curso pra concurso público e uso o Pages… E prefiro ele ao Word.

    • Diego Azevedo

      Depende. Seu trabalho envolve criar apresentações? 90% das apresentações que eu vejo no PowerPoint parecem brincadeira de criança perto do Keynote. E fazer uma diagramação no Pages é mais simples que no Word.

      Agora, para trabalhar com planilhas? Excel dá um baile no Numbers. Para quem precisa de macros então, nem se fala.

      Eu tenho a impressão que o principal problema é a diferença do lugar dos recursos. O menu do Pages tem 6 opções a vista, o resto fica escondido. Isso complica muito a vida de quem está migrando de um para o outro.

  • floydbh

    com o iWork gratuito, acredito que este terreno, o Office já dançou!

  • Leandro

    E voces tem alguma notícia sobre a nova versão do Office para MacOS?
    A Microsoft também esta devendo isto faz tempo. Com o uso cada vez maior do Macs em todos os contextos (em casa e nas empresas), acho bom eles se mexerem e rápido…

  • João Paulo

    Eu uso o iWork no MacBook, além de iPad e iPhone. Comparando com o office acho que é muito melhor, em todas as plataformas! O Pages é mais intuitivo e o Keynote é muito superior nos slides que preparo comparado ao PowerPoint… Mas pra não dar uma de Ballmer e dizer “vamos ver onde a concorrência chega” (famosa entrevista no lançamento do primeiro iPhone), espero que venha um office fantástico, assim o iWork será obrigado a ser mais fantástico ainda! Kkkkkk! Viva a concorrência! Kkkkkkk

  • Mauricio Mendes

    Bom, EU particularmente sou mais o Office do que o iWork. Eu tenho o Office no iMac e no Macbook e não tenho a menor intenção de trocar…

    Para mim, um Office no iPad seria muito bem-vindo, sem sombra de dúvidas…

  • Henrique A.

    Para o meu tipo de trabalho, o iWork é muito bom e não sinto falta do MSOffice.
    Já meu vizinho trabalha com planilhas do Excel, em conjunto com outros membros de uma equipe. Ele precisa de um tablet que rode o Excel com as mesmas funções (fórmulas, etc.) do PC. Não pode usar o Numbers, pois a significante incompatibilidade com o Excel acarreta problemas no serviço dele, já que trabalham em equipe, num ambiente virtual.
    Certamente se a MS lançar para o tablet que roda o windows primeiro, ele será uma dessas pessoas que usará o tablet concorrente em vez do iPad. Ou seja, a lógica da MS tem sentido. Eles conquistarão poucos, mas um número considerável de “dependentes” do velho MSOffice.

  • Raphael

    Office pode chegar, e seja bem vindo , mas sem essa palhaçada de assinaturas. Acho que a empresa está perdendo com isso.

  • Bruno Pedro

    Assim como o Office nao vendeu Windows Phone, nao acredito que ele seja capaz de operar milagres para o Surface.
    Nunca usei o iWorks e uso o Office mais por costume do que qualquer outra coisa.

  • Nathan

    Todo mundo cuspindo no prato que sempre comeu!

    E vamos combinar, o pacote office é muito bom e útil! Aos applexiiatas: Abram a mente….o mundo nem as aplicações giram em torno da maça.

    • Durepox

      Jóinha!

    • André Pelegrini

      Eu mesmo só uso Google Docs. Serve muito bem a todos as minhas necessidades.

      Uso muito o Onenote da Microsoft.

    • JanjaBoy

      Jóinha! -2

  • Douglas

    iwork é muito bom , mas ter o office não seria ruim..

  • Madruga

    Apesar de ser usuário do iPad e do iPhone, tenho preferencia em ter o office.
    A empresa que eu trabalho adota o office a anos, por essa razão eu sou obrigado a utiliza-lo todos os dias (excel, word e PPT) para gerar arquivos, apresentações, planilhas e compartilha-la com os colegas de trabalho, por essa razão o iWork acaba não tendo utilidade.

    Se for lançada um versão do office para iPad e iPhone ficarei extremamente feliz. Porém jamais trocaria o iPad pelo surface devido o office

  • Arthur

    O unico componente do iWork que tem alguma vantagem é o Keynote.

    Word é muito melhor do que o Pages
    Excel e brutalmente melhor do que Numbers.

    Ja tava na hora da Microsoft lançar o Office pro Ipad.

    • Frederico

      Disse tudo.

  • Daniel Pinho

    Tem 201 anos que a Microsoft está fazendo doce pra lançar o Office para iPad. Receio que será tarde demais quando lançarem. Creio e espero que surja um substituto que passe a ser utilizado amplamente (iWork é muito bom, mas pouca gente usa).

  • daniel silva

    tomara que seja GRATIS

  • Jorge Junior

    Surface…Surface…já ouvi falar, mas nunca vi por aqui… E dizem que foi lançado o Surface 2 e a Microsoft não trouxe nem o 1º para o Brasil. Quanta consideração, hein senhora Microsoft!?

    • Dimitri

      O que é Surface?

      • fersaito

        surface é o nome do tablet da Microsoft

  • fersaito

    Prefiro mil vezes o pages e numbers. tenho no iMac e iPhone. Infelizmente sou obrigada a usar word e excel, e tbm outro editor de texto japonês , no trabalho. Se pudesse escolher eu usuária o pages e o numbers no trabalho.

  • Alex iPilot

    O Office é a maior alta que sinto no iPad… Passo raiva com o Pages no iPad, não é 100% compatível e faltam formatações de página básicas…

  • Leandro de Moura

    Sou usuário de iPhone e iPad e, definitivamente, o Office faz MUITA falta pra quem vive no mundo empresarial mais “tradicional”, como o meu caso que é a engenharia. Neste nicho é AutoCAD, Excel, Word e acabou. Não consigo sequer imaginar trabalhando com outro software de cálculo de planilhas que não o Excel. Autodesk já criou um baita quebra galho com o AutoCAD 360 pro iPad, com ferramentas super úteis e edição básica. Falta um Excel bem completinho pra deixar o iPad imbatível. Sobre o Surface nem comento, viu.

  • Felipe Silva

    Alguém tem alguma informação se as macros e VBA do Excel irá funcionar nessa nova versão para Ipad ?