Opinião

Um dos grandes problemas de se adotar tela Retina no iPad mini: duração da bateria

Facebook no iPad mini

Nos últimos dias, diversos sites internacionais relataram confirmações contraditórias da adoção (ou não) de uma tela Retina no próximo modelo de iPad mini. Uns apontavam códigos internos do beta do iOS 7 indicando um aparelho com tela igual a atual, outros (WSJ) afirmando que fornecedores asiáticos já estão preparando a tela Retina para setembro… Uma confusão que não faz o leitor chegar a lugar nenhum.

John Gruber, sempre bem informado dos bastidores da Apple, levantou um ponto bem lógico e que faz todo o sentido: talvez a Apple não queira ainda abrir mão da duração da bateria em prol de uma tela Retina no iPad mini.

Quem usa hoje um iPad 3 (ou 4) sabe que ele ficou bem mais pesado que o iPad 2 quando foi lançado, por causa da adoção da tela Retina. E o problema nem é o material usado, mas sim a bateria, que precisou ser aumentada para suportar 4x mais pixels da tela sem diminuir a autonomia de 10 horas do tablet, um dos carros chefes do marketing usado pela Apple. Ou seja, o iPad 3 é mais pesado que o iPad 2 porque sua bateria é maior, ocupando mais espaço.

No iPad mini não há mais espaço para aumentar a bateria. Seu tamanho reduzido e sua espessura fina são dois grandes atrativos, que não permitem expansão de hardware interno. E visto que provavelmente o design da segunda geração não mudará muito em relação ao anterior, é muito provável que a bateria não mudará.

Sendo assim, se a Apple decidir adotar a tela Retina, terá provavelmente que abrir mão da autonomia da bateria, que será consumida mais rápido por causa da tela com maior número de pixels. E anunciar uma autonomia menor (por exemplo, 6 horas) chamará muito mais atenção negativamente do que a possível melhoria de definição da nova tela.

É isso que está acontecendo com o novo Nexus 7, o tablet de 7 polegadas do Google. Ele traz uma tela de grande definição (comparável em resolução com a Retina do iPhone), mas a autonomia de bateria caiu de 10 para 6 horas em relação à geração anterior.

Enquanto não criarem um processador para tablets bem mais econômico em termos de consumo energético, a Apple terá que decidir se oferece aos seus consumidores uma tela de maior definição ou mais horas de autonomia. E visto que a bateria é uma das principais reclamações dos consumidores de dispositivos móveis hoje em dia, não parece ser uma decisão tão difícil de tomar.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João

    Pra mim Tela Retina é artigo de luxo e não afeta no uso, essa resolução atual está boa

    • Daniel

      Respeito tua opinião, mas a tela retina é mais importante para mim. Será necessário carregar mais vezes, é verdade, mas não tem comparação, são 4x mais pixels.
      A experiência nos produtos da Apple com tela retina é uma, e sem tela retina é outra. Já tive vários dispositivos e pra mim virou pré-requisito a tela de qualidade, mesmo que gaste mais bateria.

      Uma pena que não pode ter as duas coisas!

      Abraços

      • Thiago

        Concordo com o amigo Daniel! Uma leitura em Tela Retina é sem comparações com a tela convencional! To querendo comprar o iPad mini, mas sem retina vai ser peso!

        • Carlos Maya JF

          Sem querer puxar para um lado ou outro, mas quando passo a leitura do iPhone 5 para o iPad 2, não sinto nenhum incômodo…

          • Gabriel Cesar de Andrade

            Eu também, tenho o iPad 2 e o iPhone 5, uso os dois sem problema algum em relação à resolução do iPad. Mas quando uso o iPad 3 ou 4 percebo claramente a evolução, mas o peso e a espessura maior não me fazem ter dúvidas de que (ainda) prefiro meu bom e velho iPad 2.

            • Ricardo

              Na minha humilde opinião, tela de retina só é válido para quem mexe com edição de imagens e vídeo, pois ai sim se vê a grande diferença em pixels. De resto, uma tela sem retina não faz quase que nenhuma diferença.

              Ainda acho que o iPad deveria prevalecer a bateria ao invés da tela de retina, até porque como disse anteriormente referente a edição, que trabalha com isso, vai quase que sempre usar um iMac ou Mac Book Pro.

      • Diego Azevedo

        Acho que a tela retina é sim um avanço na experiência com o usuário, mas o iPad mini já tem uma densidade de pixels maior que a do iPad 1 & 2 (mesma resolução em uma tela bem menor).

        Dobrar o número de pixels pode acabar aumentando o preço sem resultar numa melhoria significativa, devido a distância que se mantém do iPad do rosto. Um tablet mini teria a mesma resolução dos tablets grandes.

        Na minha opinião, o Mini só vai ter retina quando os grandes tiverem Super-Retina (ou RetinaS, de acordo com o Tim)

      • Pedro Derbli

        Eu tenho o iPad 3 e o Mini. Obviamente a diferença de qualidade visual é grande, mas o mini traz vantagens muito mais úteis do que a resolução 4 x maior, na minha opinião. É muuuuito leve, fino e agradável de manusear. Você lê um livro deitado, carrega até em bolso de casaco. Hoje em dia quando pego meu iPad 3 para usar, ao mesmo tempo que fico impressionado com a resolução, acho ele um trambolho, super pesado e pouco prático. Acho que cada um traz um benefício.

    • Rodrigo

      A tela com maior densidade de pixels proporciona o efeito “tela impressa”.. as bordas das fontes ficam mais suaves… Mãos confortável pasta ler

  • Spartakus

    Ok, a bateria é um carro chefe mas a tela Retina também… foi um dos grandes argumentos no lançamento do iPhone 4, um diferencial que ela apresenta. Acho que isso pesa muito, tanto que não comprei um iPad Mini até hoje só por causa disso.

    • Fabio Dutra

      Não é frescura sua?
      Não vejo diferença … até porque o iPad mini tem como público executivos e afins … Trabalho! No meu ponto de vista o mini não foi feito para jogos e blábláblá… Mas respeito sua opinião.

      • Daniel

        ja tive o mini, a diferença é drástica. Se tu só tem ele, talvez não sinta a falta… mas é grotesca a diferença se tu também usa o iphone. A tela normal cansa o olho, não é só a quantidade de pixels que é 4x inferior, a luz do LCD, o contraste, o material, é tudo melhor, e meu olho agradece !

        • Madruga

          Eu comprei o iPad 4 pouco antes do lançamento do iPad mini aqui no Brasil. Fui a uma revendedora da Apple em minha cidade para conhecer o mini iPad. Confesso que notei uma grande diferença em termos de resolução, mas achei o mini iPad mais confortável nas minhas mãos, e se um dia o lançarem com a tela retina com toda a certeza comprarei um.

        • Deko

          Tenho que discordar da sua opinião amigo. Uso exatamente um iPhone 5 e um iPad mini no meu dia a dia e trabalho como fotografo, ou seja, analiso e estudo imagens em alta resolução no meu cotidiano e devo dizer que devido a densidade de pixels maior no iPad mini em relação ao iPad 2 esse problema de tela não retina é bem minimizado chegando ao ponto de não me incomodar em nada a falta de retina.

          • Madruga

            Sem problemas. Tenho de levar em consideração o pouco tempo que brinquei com o mini iPad. Tenho certeza que no dia a dia essa percepção que eu tive em um primeiro momento minimizaria.
            Como eu já tenho um comprador para o meu iPad, assim que em Apple lançar a nova geração do mini irei avaliar melhor se valerá a pena compra-lo.

        • Paulo Cotta

          Isso não é verdade. Possuo um iPhone 5 e um iPad mini e não sinto desconforto nenhum em usar a tela do iPad.
          Claro que eu gostaria muito que o iPad mini tivesse tela retina, pois a qualidade que uma tela retina oferece é incrível.

    • Spartakus, vou usar suas próprias palavras para provar o quanto você está equivocado com seu pensamento.

      “foi um dos grandes argumentos no lançamento do iPhone 4, um diferencial que ela apresenta”
      A tela Retina no iPhone 4 foi o grande destaque porque a autonomia da bateria não mudou. Inclusive muita gente chamou a atenção para isso. Se ele tivesse sido lançado durando 40% menos, você veria como seria um escândalo muito pior do que foi o antennagate…

      Um iPhone cuja bateria dure a metade do que é hoje seria o fim da marca.

      É óbvio que se o iPad mini vier com tela Retina e com a mesma autonomia de hoje (como foi o caso do iPhone 4 que você citou), seria um sucesso.

      • Leonardo

        O mais ajustado seria criar uma bateria que suporte as 10 horas com a tela retina no Ipad mini..será que é tão difícil para os engenheiros da apple resolverem essa questão?digo isso por que a questão foi resolvida no iphone…então na minha concepção acredito que possa ser feito no mini tb….

      • Daniel

        Concordo iLex, a tela retina é essencial desde que não comprometa a bateria

      • Mel

        Poxa, ainda não sei o motivo de colocarem algumas gramas de plutônio, urânio, sei lá mais o que.. Teria bateria de sobra! 😉

        • Cláudio

          São 2 motivos…
          1 – Perigoso material que pode matar mais que o usuário do igadget
          2 – Muito caro, enriquecer Urânio não é barato o suficiente para torna-lo comerciáveis.
          Melhor esperar a bateria de metal liquido do que de urânio.

      • Marcio Medeiros

        Outro equívoco foi dizer que a tela retina foi um diferencial no iPhone 4. Salvo engano, ela foi introduzida somente no iPhone 4S, o iPhone 4 não tem tela retina. Estou errado?!

  • Lucas Barreto

    Não vejo problema no iPad mini sem tela retina. Acho que a resolução é mto boa e não deixa nada a desejar. Me chamou mais a atenção o acabamento em plastico da traseira, que achei de pessima qualidade, do que a resolução de tela. Se o posicionamento da Apple realmente for manter a autonomia na minha opinião será a melhor escolha.

    • Vinicius

      Plástico? A traseira é em alumínio.

    • Vinicius

      Tenho o iPad Retina e iPad Mini e realmente a diferença é grande, mas não a ponto de incomodar, até pq os olhos se adaptam depois de um tempo de uso.

      Em minha opinião, no caso do iPad mini, o tempo de bateria é muito mais importante pelo fato dele ser muito mais “móvel” q o iPad retina. O q o mini precisa mesmo é de um processador melhor.

    • Vinicius

      Você não está confundindo com outro tablet? Pois a traseira do iPad mini é toda feita em alumínio e pelo menos na minha opinião, ele tem um dos melhores acabamentos já feitos nos iPads.

      • Victor

        O iPad Mini que eu vi nas lojas iPlace de São Paulo tem a traseira de plástico.. Não tinha nada de alumínio.. Tanto que quando vi isso comprei o iPad 4.

        • Melo Júnior

          Pessoal tá desaprendendo a diferenciar plástico de alumínio! Armaria nãm!!

        • Alex

          Tem certeza de que era um Mini?? Não existe Mini com traseira em plástico. Agora algumas lojas colocam Cases de Policarbonato Transparente em modelos em exposição. Aqui na iPlace Fortaleza, Cecomil e outras que tem eles no expositor procedem assim.

        • Dimitri

          Ele devia estar com uma capa protetora. Aí você pensou que era plástico.

  • Raphael Crodelino

    Tenho meu iPad 2 e meu iPhone 5. Sinto a diferença da tela retina quando uso um ou o outro dispositivo, mas não compraria outro iPad só por causa da tela retina!! Ela não me faz falta!!

    • Lucas Pedrosa

      [2] Enquanto o iPad 2 me servir eu continuarei com ele e até muito mais… pois eu não estou vendo nenhuma REVOLUÇÃO nos iPad’s e iPhone’s.

      Ps:. Tenho um iPhone 4S e não me incomodo com “fraca” resolução da tela, pois enquanto o iPad 2 me ajudar nos trabalhos e tudo mais uma resolução de tela não irá desqualificar na minha opinião o tão resistente tablet de 2ª geração da Apple.

    • Dimitri

      Já eu troquei o iPad 2 pelo Retina por causa da tela. E nem sinto saudade do 2. A leitura é muito mais agradável no Retina!

  • MPColla

    Tive oportunidade de usar um ipad mini mes passado pela primeira vez.. e fiquei deslumbrado com ele.. a tela de retina nao faria falta pra mim.. o incomodo de carregar mais vezes seria bem mais problematico… e é lindo, o preto pelo menos….

  • Lucas Jesus

    Parece que ninguém sabe, mas a tela do iPad mini é muito boa, muito melhor do que a do iPad 2, pois o mini possui a mesma resolução do iPad 2, no entanto, esquecem que a tela do iPad mini é menor, logo a resolução é melhor!
    Parece que o pessoal pensa que só porque a Apple não falou que é retina, a tela é horrível!

  • José Bernardo

    Não comprei o Mini justamente pela ausência da tela Retina, assim como também pulei o iPad 2 e deixei para comprar somente o 3.

    Se o New iPad Mini vier sem Retina vou pulá-lo também.

    • Danrlei

      Isso porque você nao está precisando de um ipad, se nao já teria comprado a muito tempo…

      • Warnick

        Concordo Dan, eu acho que irei comprar

  • Yuri

    Eu tenho um iPad 2 até hoje, e não sinto a menor falta da tela retina (e olha que uso muito o iPhone 4S).
    EU prefiro mais que a bateria dure muito do que a tela retina, ainda mais com o iOS 7 que renderiza melhor os apps de iPhone no iPad.

  • Vini

    Ainda to com meu iPad 2 aqui e na sinto a menor falta da tela Retina. É claro que da uma diferença gritante maaaas, da pra viver sem se for pra ter uma melhor autonomia de bateria. 🙂

  • Lucas

    Se não me engano, o iPad Mini tem a mesma resolução (n. de pixels) do iPad 2. Não sei se chegar a fazer tanta diferença, mas uma tela do mini é bem menor em termos de área do que a tela do normal (de 7.9 pra 9.7 inch). Sendo assim os DPI/PPI (pixels por polegada) do iPad Mini é bem maior do que o iPad 2, o que torna ela uma tela muito mais próxima do retina do que a do iPad 2.

    Acredito que o mini seja bem mais agradável que 2 em termos de tela (mesmo não sendo retina) e tem um peso e tamanho incrivelmente pequenos. Ainda sim, ele tem 35% mais área de tela do que os outros tablets 7 pol (pois ele tem 7.9inch – 35% a mais do que 7inch em termos de área – lembre-se da diagonal).

    Pra mim não faz sentido sacrificar toda essa bateria, tamanho e peso em prol de uma tela melhor. Quem quer mais processador e tela melhor, provavelmente vai querer um iPad 4 (retina). A não ser que a Apple consiga uma bateria mais eficiente ou um processador com 20, 30% menos consumo e consiga aliar a tela de retina com o mini.

  • Rafael

    iLex, mesmo com a mesma bateria, se a Apple conseguir adotar telas igzo da Sharp, além de algumas melhoras com processador, ou mesmo no software, talvez eles consigam manter as 10 horas, não acho impossível…

  • Adriano

    Podiam fazer uma versão com tela retina e uma sem

    • Lucas

      Adriano,

      Não é da Apple ter uma linha tão grande que o usuário nem sabe qual comprar. Embora eles deixem um produto canibalizar o outro, geralmente a Apple trabalha com faixas de preço com o objetivo de cada uma atender uma fatia do mercado.

  • Copeta

    Há rumores que o próximo iPad de 9,7 polegadas será bem mais fino que o de hoje. tomara que eles tenham achado uma maneira de fazer uma bateria pequena e eficaz ao mesmo tempo para caber nesse iPad sem ficar tão grosso como hoje e com tela retina. O iPad mini segue a mesma coisa. poie ele è basicamente um iPad 2, tecnologia de 2011. Uma boa pista que as baterias estão ficando muito boas è o novo Macbook Air.

    • Lucas

      Copeta,

      A bateria do Air não está melhor. O que mudou foi a arquitetura dos processadores, que foram da família Ivy Bridge para Haswell, sendo que esta última consome 20 ou 30% menos que a primeira.

  • M. Kodama

    Para aqueles que pretendem ter um ipad mini, meu conselho é que comprem sem se preocupar se haverá ou não uma nova versão com tela retina, pois a espera pela chegada de um novo modelo aqui (e aí vale p/ o iphone tambem) não compensa. A não ser, é claro, que você consiga trazê-lo de fora ou por via importador independente.

  • Thiago Lino

    O iPad Mini poderia tranquilamente ficar mais espesso mantendo a mesma estrutura para comportar uma tela retina e, ainda assim, teria boa mobilidade. Nesse sentido, afetaria muito pouco.

    Outro! Não há problema algum quanto a Apple mexer na espessura do novo iPad Mini, afinal já o fez entre o iPhone 4 e o 4S, inclusive, mudou aspectos da estrutura. Então, convenhamos, isso não é desculpa!

  • George Vale

    Tenho um iPad com tela retina e minha esposa um iPad mini. Querem saber? A diferença não incomoda nem um pouco. A tela menor tem uma resolução (visualização) bem diferente do iPad 2. É muito melhor e bem mais confortável, comparável somente à tela retina. Tanto que estou tentando trocar com ela mas não estou obtendo sucesso…

    • EstanDuarte

      iPad com Retina Display somente na versão 3 e posterior

      • George Vale

        Só falei a título de comparação com o 2. O meu é o de 4ª geração com tela retina e mesmo assim eu prefiro o mini.

  • M. Kodama

    Ainda confio na Apple quanto à questão de sempre apresentar um produto que vá nos surpreender. Seja apresentando uma nova tecnologia, seja resolvendo esse empecilho da autonomia da bateria diante a tela retina.

  • Railander

    O iPad mini foi feito para ser de “baixo custo”, então tenho quase certeza que a Apple não vai o encarecer colocando uma tela retina. Também teria o “problema” para os desenvolvedores de adaptar aplicativos para uma nova resolução.

    Acho que a apple não gostaria de ter aparelhos com varias resoluções diferentes , já tem 5.

    • Thiago Lino

      Não, o iPad Mini não foi feito para ser um iPad “baixo custo”. A Apple já comentou esclarecendo que ele não é “um tapa buraco”, mas, sim, um novo produto.

    • Vinicius

      SE o iPad mini for lançado com tela retina, uma grande sacada seria usar a mesma resolução de pixels do iPad 4ª geração, assim além de não se criar mais um dispositivo com resoluções, aumentaria o PPI da tela.

  • Júlio

    Prefiro 20h de autonomia e um processador mais potente, um ipad mini ainda mais leve e fino;
    E nada de ipad mini de Plástico.

  • Eduardo Palacio

    Sinceramente, se a apple nao previu isso de uma possivel segunda geracao de iPad Mini com tela retina, foi um tiro no pé. Visto o “problema” do iPad 2 para o iPad3 no qual tiveram que aumentar a sua espessura para poder caber uma bateria maior, a Apple ja deve (ou deveria? ainda vamos descobrir) ter desenhado a carcaca do iPad Mini pensando nesse futuro upgrade de bateria + tela retina.
    Muito melhor pra ela lancar um aparelho com 1, 2 mm mais espesso visando o futuro upgrade. Se nao desse certo, ainda funcionaria como marketing para o proximo produto. “Novo iPad Mini, agora mais fino e mais poderoso!”
    Sao meus 2 cents.

  • Vagner

    Precisa ter tela de retina e ponto, só vou comprar quando tiver.

  • Leandro

    Respeito a opinião de todos, mas eu tenho um iPhone 5 e um iPad 3 retina. Tela retina é excepcional. Só comprarei o
    Mini quando tiver retina. Se ele viesse com a retina com duração de 6 horas até aí é suportável, abaixo disso nem pensar!!!

  • Mitrut

    Cara comprei um iPad mini faz aproximandamente 20 Dias.. Confesso que Nao me arrependi… A tela é sensational.. Nao vejo muita diferença como o pessoal ta dizendo.. Mas cá pra nos.. Quem pensa em mobilidade e rapidez na digitação o iPad mini bota qualquer modelo anterior no bolso.. Pois tem as mesmas funções e o desempenho é ótimo por ser um MINI. VALEU.

  • Haruyuki

    Tenho o iphone 4s e o ipad mini, e a tela dele é bem melhor que a do ipad 2, e pra mim, a bateria conta muito mais, pois quem tem ipad sabe o tanto que demora pra joça carregar, e acabando rápido ainda eu não teria paciência…

  • Fernando marques

    Eu tenho um iPad mini . E me surpreendo com a bateria a cada dia. Fico feliz demais em sair de casa com a bateria em 65% e saber qe vai dar para eh fazer de tudo e mais um pouco. E ainda chegar em casa esta com meros 39% ou mais. A tela retina é importante mas se quisesse a tela retina eu teria comprando o iPad maior. Eu busco justamente a facilidade no iPad mini. Pelo o fato de Ser leve e eficiente.

    Mudar para tela retina blz desde que nao mude na bateria. Acho que nao será nenhum problema a Apple criar um novo iPad mini sem retina ela nao ira querer perder isso. Tenho certeza disso.

  • Bruno Pedro

    Acredito que partimos de um problema que ninguem traz uma solução desde o primeiro Smart: Bateria.
    Inclusive, segundo os rumores, esse é o probleminha do iWatch.

    Sobre a tela Retina, eu acho um “mal” necessário. Hoje tenho um Mac Retina e vejo a gritante diferença quando pego um outro computador em mãos, além da resolução, as cores ficam muito mais vivas. Não sei se abriria mão da Tela Retina por uma comum.

    Minha real vontade seria ver o que acontecerá com o iPad grande… Acho que já está na hora de “parar” de aumentar o processamento e investir em novas funcionalidades.

  • iRon

    Comentario de sexta feira a noite: Não vejo a hora de instalarem a bateria do exterminador do futuro.

  • iRon

    Aquela que explode deserto

  • José Carlos

    Acredito que a recente aquisição da empresa de procesadores de baixo consumo, vai fazer com que a retina ou o novo modelo de tela fabricado pela sharp seja implementado no ipad mini. Temos que aceitar uma coisa: tudo para a Apple é possivel!

  • Renato

    Tenho um iPad mini e um iPhone 5.
    É visível que a qualidade da tela do iPad mini é inferior a do iPhone 5… Mas isso não me incomoda muito.
    Acreditem, haters, mas consigo navegar na internet, ler meus e-mails e fazer absolutamente TUDO que faço no iPhone, mesmo com a ausência da retina…

  • Leo

    Tela Retina faz diferença!…

  • SongBird

    Fico imaginando o que a Apple faria com o slogan “tão fino quanto um lápis”, se ela aumentasse a bateria por causa de uma Tela Retina…

  • Luís M.

    Meu iPad 3 já durou 1 dia e 13 horas ligado no wi-fi (em tempo de uso) (ele ficou 4 dias e 14 horas em espera)

  • Rafael

    Eu não abria mão da autonomia de 10 (posso afirmar que dura bem mais que isso) do meu iPad retina 3g para menos por conta da resolução menor não..

  • MafiosaBe

    Não troco meu iPad 4 por um mini sem retina nunca. Para quem está acostumado sem a tela retina até acha normal, mas quando vc se acostuma com uma resolução superior, não adianta, não é a mesma experiência.

  • Lucian Sturião

    Desde quando pixel gasta bateria?

    O que gasta bateria na tela é a luz que aparece atrás dos pixels.. e mudar o número de pixels não afetaria na luz que ilumina esses pixeis, já que a área é a mesma. E além disso.. o que gasta MUITO MAIS bateria que a tela é o processamento das informações. A tela é uma coisa que não conta muito na hora de medir a duração da bateria.

    • Vinicius

      Será?!!!

      • Lucian Sturião

        Sim, é.

    • Daniel

      Verdade que os pixels em si não gastam bateria, mas a GPU precisa ser no mínimo 2x mais potente, como fizeram no iPad 3, o que definitivamente gasta bem mais. E o iPad 3 tem alguns momentos claros de perda de frame rate comparado ao 2, então de preferência você precisa de ainda mais que isso.

  • Marcelo Trovanotti

    Tenho o iPad Mini e também o iPad 3, e posso afirmar que não me incomoda nem um pouco a resolução mais baixa do primeiro. Inclusive prefiro bem mais o iPad Mini, devido a seu peso e tamanho reduzidos.

    • Alfredo

      Concordo. Eu até tento usar o iPad 3 mais por ser um equipamento mais caro, mas o mini é muito pratico. O iPad 3 ficou só para ler quadrinhos em tela cheia….(estou exagerando, é claro)

  • Elias

    iPad 3 e iPad mini.

    Não uso mais o iPad3.

    Resolução de tela lógico q dá diferença. Mas da pra usar de boa!

  • MGil

    Acredito que a discussão da tela retina x duração da bateria é algo que sempre vai causar divergência de opiniões. Isso se deve à necessidade de uso de cada um. Eu, por exemplo, não abro mão da tela retina pelo fato de usar muito o VNC para acessar meu PC remotamente. Nesse caso, emular uma tela Full HD em um iPad com tela retina representa uma enorme diferença, tornando impossível retornar ao iPad 2.

  • Guilherme

    A tela de retina sem duvidas é de uma superioridade notória na qualidade.. Porém, muitas pessoas preferem praticidade e ergonomia abrindo mão de um pouco de qualidade.. Acho que esse é o ponto da Apple: vender o mini pra quem abre mão da tela de retina por algo leve e pequeno..quem não abrir, compre o ipad4.. Estive com o ipad retina e o mini em minhas mãos e optei pela tela de retina por nao abrir mão da qualidade.. Se fizerem um de 11′ maior e com a tela melhor, prefiro o maior.. É questão de prioridade, cada um tem as suas…

  • Alfredo

    Eu também li muitas coisas, mas nao podemos nos esquecer do potencial da Apple em sempre nos surpreender. Estamos pensando somente na autonomia usando o hardware atual como referencia, mas vejam o exemplo do novo MacBook Air, que melhorou autonomia melhorando todo o conjunto: baterias mais eficientes assim como todo hardware. No iPad mini será o mesmo. A Apple nunca dará um passo pra trás. Li em outros sites de tecnologia que é possível que ela lance um iPad mini melhorado com tela padrão no fim do ano, mas que no segundo,trimestre de 2014 lançaria então o com tela retina, uma paralelo do que houve entre o iPad 3 e 4.

  • Leo Rolim

    Tive um iPad 2, agora tenho um Mini, estou satisfeito sobretudo em relação a duração da bateria, não trocaria ele por com tela de retina para ter menos tempo.

  • Daniel

    O iPad retina é bem mais pesado? Ué, eles não tinham aumentado muito a espessura do aparelho nem seu peso (somente 50 gramas a mais).

  • Guilherme

    50g = quase 10% a mais no peso… A espessura é uns 7% a mais.. Num mercado onde tentam cada vez fazer algo mais leve e fininho, acho que faz diferença.. Inclusive no preço que tb aumentaria… A maioria que compra o mini não se arrepende mesmo sem ter a tela de retina porque se acostuma..
    Eu arriscaria a dizer que o mini e o retina são +- como o futuro iPhone low cost e o iPhone tradicional… O iPhone low cost provavelmente não terá o mesmo processador que o novo iPhone.. Do mesmo jeito que o mini n tem o A6X…

  • Luciano

    Fiquei com medo de comprar iPad mini por nao ter tela retina , então resolvi ir a campinas ate a loja física da fnac no Shopingg Dom Pedro, e para minha surpresa não é gritante a diferença nao comprei de boa , na minha opinião quando vc pega o iphone 4, 4s ou 5 que possuem a tela retina e compra com o 3GS ai sim é gritante a diferença, mas agora por ser maior o iPad mini do q os iphones , nem se notam tanta a diferença assim !

  • flavio

    eu quero ipad mini com tela retina nao me importo da durata da bateria…

  • André

    Por isso que ainda não comprei o iPad mini: sem retina. Já vendi meu iPad 3 há uns 3 meses por achar grande de mais e pesado na expectativa de lançarem uma versão melhor do mini. Sinceramente, acho ridículo eles lançarem um produto novo sem essa tela de retina sendo que a empresa já colocou em produto anterior (Alô, alô iPhone 4!) e anos depois ainda insistir em tela antiga. Na boa, esse iPad mini veio só para servir de termômetro para a Apple, para ver se “cola”. Esperando processador melhor e a bendita tela de retina na próxima geração.

  • Dr. Branco

    No site oficial do Nexus 7 diz que ele dura 9 horas ou mais em uso. Não gosto do SO Android, já usei e não consegui continuar com ele, mas se tivesse gostado me interessaria em conhecer esse novo Nexus 7.

    • Sim, mas leia as letras pequenas. Dura assim em modo avião e com 40% de luminosidade da tela…
      O iPad mini (e o Nexus 7 do ano passado) duram 10 horas funcionando a pleno vapor, vendo vídeo e acessando a internet.

      • Dr. Branco

        Não achei as letras pequenas iLex, mas mesmo assim, 269 dólares por um tablet desse com 32GB é um páreo duro pra o iPad Mini atual competir.

  • david1990

    Metam na vossa cabeça, o iPad Mini não coloca a tela Retina só pela bateria, factor que seria relativamente ” fácil ” de resolver, e sim que se o iPad Mini sem tela Retina já está a ” roubar ” vendas ao iPad Retina, imaginem se o Mini viesse com o tela Retina, pensem no resultado, tela retina no iPad Mini ? Vai ser um sonho por alguns anitos.

    • Overlord

      Pode até roubar mercado mas um iPad Mini com tela retina é inevitável… talvez não neste ano mas acredito que o modelo de 2014 com certeza terá esta tecnologia incorporada.

  • alcides

    A resolução do mini ipad é maravilhosa.

    • Dr. Branco

      Não acho, troquei um iPad Mini por um iPod Touch de 5ª geração por não gostar de ler nele.

  • Cesar

    Já tive iPhone retina e hj tenho um iPad mini, não senti falta da tela retina no mini até agora, obviamente teria diferença, mas entre retina e bateria, fico com a bateria. Fora isso quando preciso ler uso o kindle, que na minha opinião não existe dispositivo melhor pra leitura.

  • Lucas santos

    Tenho um iphone 5 um iPad 4 e o Mac retina
    A retina e maravilhosa e depois que se acostuma nao da para voltar a um tela normal porém ganhei um ipad mini da minha tia no meu aniversario e a tela dele e maravilhosa a tela dele por ser menor tem uma ótima resolução mesmo nao sendo um retina e ótimo mexer nele e agora nao uso mais o meu iPad 4 que praticamente dei pro meu irmão