Rumores

[rumor] Visual do futuro iPad Retina deverá seguir a mesma linha do layout do iPad mini

Suposta traseira do iPad 5

Não costumamos falar muito de rumores aqui, a não ser quando acreditamos que eles possam mesmo se realizar. E os últimos vazamentos apontam que o próximo modelo de iPad (cujo nome definitivo ainda ninguém sabe, mas chamaremos aqui de iPad 5) deverá vir mais leve e com visual externo muito similar ao atual iPad mini.

E tem lógica. Desde que a Apple quebrou seu próprio paradigma de ter os 4 bezels iguais (ou seja, o espaço do lado da tela, onde normalmente seguramos o tablet) e fez o iPad mini com menos espaços nas laterais que no topo, muita gente aposta que ela passará isto também para a versão maior do aparelho.

Bezel

Quando lançou o iPad, a Apple queria passar a ideia do “não importa a orientação da tela” para usá-lo. Por isso, fez as bordas do aparelho mais ou menos iguais, para que pudéssemos apoiar nossas mãos nelas, independente da orientação. A concorrência seguiu este mesmo caminho ao fazer seus tablets de 7 polegadas, o que resultou em telas apertadas, em que visualizar um documento em PDF ou uma página web não se tem o mesmo conforto que o iPad mini, com a tela mais larga.

Com sua versão de 7,9 polegadas, que segue a mesma proporção de tela do iPad maior, a Apple se deu conta que ela pode adotar definitivamente este padrão, sem perda de usabilidade. O iPad mini atual pode facilmente ser usado em qualquer orientação (vertical ou horizontal), que o pouco espaço lateral da tela não chega a ser inconveniente para segurar o aparelho. Por isso a lógica em adotar o mesmo princípio no iPad maior.

Para contribuir ainda mais com esta teoria, desde o início do ano algumas peças vem vazando, a exemplo do que já aconteceu em anos anteriores. A mais recente mostra duas traseiras juntas, com os dois tipos de modelo, inclusive da parte interior.

Traseira do iPad 5

Claro que é rumor e são imagens que não é possível, no momento, afirmar que são verdadeiras. Mas a lógica é que a Apple siga este caminho para o próximo iPad.

Um tablet mais leve será muito bem-vindo, pois o iPad 3 e 4 ficaram extremamente mais pesados que as primeiras versões. E isso fica evidente depois que se usa o iPad mini. Acredita-se que a Apple deva realizar um evento em outubro, como sempre faz, para apresentar a novidade.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Victor Zica

    Vai ficar top

  • Tiago

    Vai ficar muito bonito.

  • Rodrigo

    Regressão

    • Evandro

      Amigo aprenda o que é regressão depois volte a comentar.

  • Lucas

    Muito bom! Um rumor que vale a pena virar realidade.

  • Patrick Allen

    iLex, quando você disse no artigo “Com sua versão de 9,7 polegadas, que segue a mesma proporção de tela do iPad maior”, você quis dizer “7,9”?

    • Maldita dislexia… 😛

      Você está certo, obrigado pelo toque.

      • JanjaBoy

        Bem vindo ao time….. 🙂

      • Luiz Fernando

        9,7″… 7,9″… Tem hora que confunde mesmo!

  • Luanna

    Eu acho uma pena, pois tinha o ipad 2, vendi e resolvi pegar um mini por ser mais barato, porém estou tendo dificuldade para me adaptar justamente com essa lateral, é uma coisa que tem me atrapalhado sim. Sinto falta do meu ipad 2 justamente por isso, nunca tive nenhum incomodo com ele por causa da borda, as vezes o dedo fica na frente das coisas, principalmente de livros que é uma coisa que eu uso muito e isso me incomoda. Ainda bem que foi reduzido apenas um pouco 😀

    • Deco_Rio

      Somos 2. Pior que me incomodou sim!

      iLex, em relação as capas protetoras, será que mudara de tamanho ou a tela ira esticar para ficar do mesmo tamanho de iPad? Não seria uma idéia?

      • Copeta

        Fica mais desconfortável por que eu quero segurar ele sem manchar aquela parte cromada ao redor. Acho ela linda e quero que sempre fique assim.

  • Leonardo Mota

    Anotem aí:o próximo iPhone terá às suas bordas verticais diminuídas.Abraço.jpg

  • Lucas Silveira

    O iPad Mini é lindo. Creio que ficará bonito também no iPad “grande”.

  • Luís M.

    Vai ficar bem mais feio, pelo menos vai ficar menor 🙁

  • Igor

    Achei muito bacana, gosto muito da lateral mais fina do iPad Mini e apoio 100% de o próximo iPad incorporá-la. Mas uma coisa que percebi pela foto foi que, com essa “carcaça” ao meu ver o iPad ficará mais grosso… Não sei se é só uma impressão ou ângulo que a foto foi tirada, mas tá parecendo muito.
    Mas como isso é só um rumor, ainda não há nada certo! 🙂

  • ViNi

    Se aumentarem a tela ao invés de reduzirem a lateral, ficará ótimo.

  • Wellington

    O iPad mini quase me fez aposentar o meu iPad 4, mas deixei a aquisição de lado e pensei que o poder de processa então superior nao valeria o investimento, apesar que o tamanho e a pegada dão conforto extremo!

  • Daniel

    Apóio a mudança da borda, desde que não seja tão fina quanto foi no Mini. Por ser um aparelho maior e mais pesado, é naturalmente necessário ter mais espaço para apoio.

    Quanto ao peso, calma, iLex! Você mesmo disse na época do lançamento do 3 que ele era só um pouco mais pesado que o 2, e ainda era mais leve que o primeiro. Acho que você acabou se deixando levar um pouco pela memória recente do iPad Mini ao usar a expressão “extremamente mais pesados”. (Engraçado, a propósito, como havia MUITA gente ano passado falando que iPad Mini era desnecessário e que o iPad já tinha tamanho e peso bons, agora todo mundo fala mal do maior…)

    • Guilherme

      todo mundo nada, eu uso ipad e continuo não vendo necessidade no ipad mini… A única mudança que acho que deve ser feita no Ipad é o som colocado em baixo como no mini e no iphone, esse negócio da saída de som ser pros outros e não pra você é horrível…

    • Você tem razão, na época do iPad 3 eu achei exagero as reclamações de que ele era muito mais pesado, porque não achei tanta diferença. Mas depois que a gente experimenta a leveza do iPad mini, muda a referência.

      • Daniel

        O negócio é que ele de fato nem é tão mais pesado assim. É a família “iPadão” inteira que sempre foi pesada, mesmo o “fininho e levinho” iPad 2. Por isso não acho justo discriminar os modelos Retina.

    • SongBird

      Concordo com você! Mesmo que o próximo “iPadão” fique mais leve, duvido que fique abaixo dos 500 gramas. E também 100 gramas a menos ou a mais, francamente, pra mim não fazem diferença. Com o tempo de uso, você se adapta e para de perceber o peso. Diminuir muito as bordas laterais pode gerar uma polêmica ruim.

      É claro que o pessoal antes do iPad mini tinha uma impressão e agora tem outra, sobre peso e dimensões, mas isso está repercutindo da maneira exagerada e errada, na maioria dos casos, na minha opinião! O iPad 3/4 ainda são mais leves que o iPad 1! E eu mesmo já usei o iPad mini por um tempo e nem por isso parei de usar meu iPad 4 e nem me fez achá-lo extremamente pesado. Não dá pra comparar o peso e tamanho de um Poodle com o de um Bulldog inglês. Cada um é cada um. Tamanho, usabilidade e recursos (como a tela retina presente no iPad 4 e não no mini, bateria necessária para isso) justificam o peso. Quando o iPad mini for exatamente como o irmão maior (tipo a inclusão da tela retina e aumento da bateria) acho que esse “impacto” será menor entre um tablet e outro.

  • SongBird

    Lindo, mas ainda assim eu prefiro o meu iPad 4 maravilhoso, hehehehe. Gosto muito das bordas e, apesar das bordas traseiras mais “quadradas”, vai ficar mais ou menos a mesma coisa!

  • Augusto Mattos

    Com o iPad 3 eu já consigo segurar com uma mão na vertical assim como foi proposto pelo iPad mini, claro que é péssimo segurar ele assim, mas se as bordas forem reduzidas no futuro iPad, será tranquilo segurar com uma mão atras dele.

    • Dênis

      Cara, você é o Michael Jordan? Brincadeira, mas não é qualquer um que consegue segurar um iPadão com uma só mão…

  • M. Kodama

    Veremos o quanto mais leve o novo ipad ficará. Eu tinha um ipad 2 e quando troquei por um mini, foi uma mudança e tanto quanto a usabilidade. Um aparelho mais leve é mais cômodo de usar por um longo período de tempo.

  • Daniel Agra

    Só uma consideração sobre a perda de usabilidade (opinião): com o iPad Mini é possível segurá-lo com a apenas uma mão, ficando o mesmo na “palma da mão” e os dedos nas laterais, sem tocar a tela. Mas com o iPad normal, não será possível fazer isso por conta do seu tamanho. Então é possível sim que a lateral estreita atrapalhe para segurá-lo na vertical.

    • Daniel

      Pois é, por isso sou a favor de uma redução modesta. As bordas do iPad sempre foram criticadas, desde a primeira geração. Não que prejudiquem o aparelho, mas também não me lembro de nenhum review de tablet concorrente (muitas vezes maior) dizer que o aparelho ficou mais difícil de segurar por ter bordas levemente menores.

  • lucas

    Mas como assim em outubro a Apple não fará um evento talvez em setembro que apresentaria o iPhone novo e assim também os iPads novos?

  • Bruno

    bom, se eu fosse comprar eu compraria um maior, visto que prefiro telas maiores, e com tela retina hehe

  • Marcelo Mesa

    O iPad mini é MUITO legal e bonito. O iPad maior seguindo a tendência do mini, em minha opinião ficará perfeito.

  • Bruno Pedro

    Acho bem legal essa questão de tela… Se vc ver, o proprio iOS tem a capacidade de “entender”essa borda.
    Experimente manter um dedo na tela e rolar uma pagina, por exemplo. A sistema entende que o toque do dedo parado é um “intruso” e finge que ele nao existe!
    Com uma lateral menor, pode ser que o dedo que segura o aparelho fique na tela sem querer… é dificil explicar, mas fazendo o teste eh compreensivel!

  • Fabiano

    Eu só não entendi o que isso tem a ver com o peso do iPad. O iPad aumentou de peso porque tem que usar uma bateria maior para aguentar processador e tela retina. Mudando a relação entre bezels vertical e horizontal não deve mudar em nada o peso do aparelho…

  • Fernando Davino

    Opa, tive a mesma duvida do Lucas: “outubro”? Sera que ate Setembro a Apple nao ira apresentar os novos modelos de iPad também, junto com o novo iPhone? Eita, que dinheiro na mao e uma perdição!!! hahahahh

    Estou me segurando para comprar um novo iPhone, o meu iPhone 4 fez bem o trabalho dele e agora vou deixa-lo com alguém de casa para aproveita-lo. Também estou ansioso para usufruir de um iPad, pelo que vi nas lojas da Apple um mini ja esta ótimo e cabe direitinho no bolso do jaleco, o que me facilitara o transporte para uso na clinica ou no hospital. Dependendo da alteração do novo “iPedao” irei reavaliar a escolha entre ele e o iPad Mini.

    Ancioso pelas novidades.

  • Douglas Fischer

    Alessandro,

    Uma coisa importante sobre o lance das bordas é que ela só foi possível por causa de uma alteração de software, que permitiu ao iOS6 ignorar o dedo que fica apoiado nas laterais da tela.

    Antes dessa melhoria, se você usasse um iPad (ou iPhone) com o dedo apoiado por cima da tela, não podia mais fazer scroll com a outra mão por exemplo, após a alteração, o iOS consegue detectar se o dedo está realizando uma ação ou apenas em descanso. Tecnicamente falando, isso é algo sensacional e uma barreira bem considerável.

  • Aniello

    iLex, sem querer ser chato, mas já sendo, “bezel” não é um termo técnico e tem tradução: moldura.

    Não acho errado usar termos em inglês, mas acho que neste caso traduzir ajuda na compreensão.

  • SamuEX

    Péssima notícia.
    Tenho o iPad 1 e o iPad 3 e amo-os de paixão pela experiência que eles proporcionam em qualquer uso (leitura, jogos, videos, musica) e em qualquer modo (retrato ou paisagem). E sim, a borda faz muita diferença pra mim.
    Brinquei com o iPad Mini do meu Pai e a experiência da borda fina é terrível mesmo num gadget pequeno e leve.
    Agora imagine num Gadget maior e mais pesado. (tsc, tsc)

    Pura tolice.

    Já disse e repito: Não estou gostando dos rumos da Apple e torço para estar errado nas minhas previsões.

    • SongBird

      Faço das suas palavras as minhas, SamuEX.

    • Valerio

      Eu já gostei da idéia…

      Tenho um iPad 3 e um Nexus 7.

      Nos Nexus 7 as bordas lateriais, são menores e eu acho muito bom.
      No novo nexus 7 diminuíram ainda mais as bordas laterais…

      Meu único medo, pois nunca usei um iPad mini, é que as bordas sejam finas demais….

      Mas se no iPad 5 vierem, como no novo Nexus 7, está ótimo.

  • Luiz Bolognesi

    Já tive o iPad 3, mais se vier um “Mini Retina”, fico com ele!!

  • Algus Helm

    Pra mim o que falta mesmo é abandonarem de vez o botão Home “de apertar” e mudarem para um sensível ao toque…

  • Leandro Santos

    Pergunta que não quer calar: o novo Ipad Mini vai vir com retina também?

  • Arcano

    Ipad mini é o melhor aparelho. É leve e o tamanho dele é ideal para ler pdf, dá para segurar por horas sem cansar o braço. Espero uma versão retina com uma duração de bateria boa.

    • Valerio

      Eu uso o iPad 3 como meu leitor de PDF padrão, tanto o tamanho quanto o formato 4:3 ajudam neste sentido.
      Pra epubs e já uso outros dispositivos (Nexus 7 e Nexus 4) por serem menores.

      Eu sinceramente até gostaria que o iPad fosse maior… mas você diz que é tranquilo ler PDF num iPad Mini.

      Interessante… vou fazer um “test drive” num iPad mini… quem sabe quando vier com uma tela com uma resolução melhor eu compre um.

  • Pedro Derbli

    Vamos ver se ao segurar com as duas mãos os polegares não vão invadir muito a tela. No iPad mini funciona bem porque você segura com uma mão e usa a outra para as funções, mas no de 9.7 pol… não sei, vamos ver.

  • Fernando

    Se essas mudanças se concretizarem, tem tudo para ser “o melhor iPad – até hoje”. Principalmente em relação ao peso: tá na hora de ficar bem mais leve, não?

  • Ubirajara Batalha

    Só eu que acho que já passou da hora de os iPads terem flash para fotos?