Notícias

Até agora, nenhuma evidência aponta realmente para um sensor biométrico no próximo iPhone

Suposta peça do botão Home

Todos os anos é a mesma coisa: vazam fotos de supostas peças de futuros aparelhos da Apple cuja fonte ninguém sabe, mas que no fim se mostram verdadeiras. Isso porque sempre tem algum chinezinho sem-vergonha que acaba roubando da linha de produção para vender por alguns trocados geralmente para empresas que comercializam peças eletrônicas.

Este ano não é diferente e diversas peças já estão sendo divulgadas com a alegação que são do futuro modelo de iPhone (que talvez se chame 5S). Não há por enquanto como saber se elas são genuínas ou não, mas uma coisa chama a atenção: em nenhuma delas há qualquer rastro de um possível leitor biométrico no aparelho, como afirmam alguns rumores.

No último beta do iOS 7 liberado pela Apple, um boato se espalhou rapidamente com força de notícia confirmada, quando na verdade nunca foi. Um desenvolvedor alegou encontrar indícios nos códigos internos do sistema, “provando” que haveria mesmo um sensor de leitura de digitais no aparelho. Hesitamos em divulgar a informação porque ela inicialmente nos pareceu estranha: como que o desenvolvedor conseguiu encontrar tal código apenas duas horas após a liberação do beta? Em pouco tempo ele descobriu as chaves de acesso do beta, o desbloqueou e ainda conseguiu achar novas informações. É um tempo muito, mas MUITO curto para tal fato, o que nos fez duvidar da veracidade da informação. Ao analisarmos nós mesmos os códigos internos, não encontramos nada parecido.

Nem todos os sites tiveram o mesmo filtro e já publicaram a notícia como sendo verdadeira, considerando “uma confirmação” de que haverá mesmo um leitor biométrico no próximo iPhone.

Informações imprecisas assim são muito prejudiciais a todos. Com a expectativa em alta, por mais que a Apple apresente boas inovações no próximo modelo, a imprensa em geral irá menosprezar o aparelho se ele não vier com o tal sensor biométrico “prometido”, causando mimimi e decepções em muitos usuários (e não-usuários, principalmente).

É verdade que a Apple criou patentes a respeito e até adquiriu uma empresa especializada em biometria, mas ninguém pode afirmar quando ela irá adotar esta tecnologia. Pode ser este ano ou nos próximos, e até que aconteça, veremos diversos rumores afirmando que será “em breve”.

O melhor é não esperarmos para tão cedo isso, pois todos sabemos que a Apple só adota uma tecnologia quando tem um objetivo muito preciso para ela. Se vier antes, deixamos nos surpreender, mas se não vier, não criemos falsas expectativas que só nos fazem decepcionar com “confirmações” que nunca foram oficialmente dadas.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Diego

    Seria bem legal se tivesse, mas acredito que vá demorar um tempo da compra da empresa à implementação de fato (como o Siri)

    • Juliano

      A diferença é que biometria “é tudo igual”, muito diferente dos vários idiomas falados no mundo.

  • Giulliano Adami

    Seria massa demais da conta se o próximo iPhone viesse realmente com essa função.

    • Felipe

      Os haters iam dizer que a Apple ta copiando aqueles laptops de 2006 com leitor de digitais 😛

      • André

        O atrix talvez…ele já tinha um.

        • Rodrigo

          exato. motorola atrix ja vem com o leitor biométrico faz uns 2 anos.

  • Overlord

    Mesmo se saísse o sensor biométrico no próximo iPhone, não acredito que ele ficaria no botão Home.

    Na minha humilde opinião, colocar o sensor no botão Home traria problemas de usabilidade.
    Mesmo aumentando a largura do botão, há o problema da altura do mesmo.

    Acho que a Apple está preparando algo inovador… principalmente depois daquela questão sobre o sensor ser incorporado diretamente na tela. Se for a tela inteira então, seria sensacional!

    • Felipe Drumond

      Já li rumores de que o leitor ficaria numa região da própria tela do aparelho, mas invisível.

  • Caio

    Tenho quase certeza que essa tecnologia vem no iPhone 6, esse 5S virá só com algumas melhorias em hardware como de costume, uma memória 2GB, um câmera de 13MP quem sabe, coisas nada muito surpreendentes, já o 6 vai ser outro marco nos smartphones como foi o iPhone 4 e 5.

    • André

      Só eu não enxergo o marco no 5?? me mostre

  • Leonardo

    essa leitura biometria poderia ser feita somente por software?ou seria necessário algum componente físico?

  • Nelsonjag

    Tudo bem que não se deve estar a espera que esses rumours se confirmem, mas tambem estar á espera so de uma camera melhor e processador melhor lol…para isso nem vale a pena a apple mandar um iphone novo…

    • Carlos

      “Nossa, é verdade. Afinal o iPhone 3G e o 3GS é praticamente o mesmo aparelho. O iPhone 4 e o 4S é o mesmo aparelho. A Apple não deveria lançar aparelhos só com melhorias internas, nem vale a pena”.

      Que pensamento medíocre. Se fosse assim, nem a Samsung teria lançado o Galaxy SIII.

      • Apple Fan

        Ela não teria lançado S4. Realmente quem tem o S3 não vale a pena trocar pelo S4. Só se for pelo tamanho da tela. Abs

  • Italo

    Sinceramente, eu tenho o iPhone 4S, e eu estou ansioso é pelo IOS 7, se ele vier com pelo menos Siri em português e navegação curva a curva no Brasil eu já estaria morto de feliz. Quanto ao novo iPhone, deve vir compatível com o 4G do Brasil, no mínimo.

  • Hubel

    E nada de Siri em português até o presente momento.

  • Bruno

    Infelizmento os outros sites não conseguem, ou não querem, avaliar se a noticia realmente tem fundamentos, só querem algo que chame a atenção… Infelizmente isso prejudica, e muito a companhia, no caso a Apple….

  • McKoe

    Interessante nesta foto é a quantidade de vias no flat cable do novo botão… Um botão é apenas uma chave, ou seja, duas vias são suficientes. Isso significa ou mais vida útil ao botão ou alguma funcionalidade escondida…

    • McKoe

      Botão capacitivo? :/

  • Vitor Souza

    Rumores, como a Apple se beneficia de seus rumores. Tiro o chapéu.

  • MANOELWSILVA

    E por isso que sou leitor fiel do BDI. Pela imparcialidade e veracidade das informações.

  • Renato Neto

    iLex sempre leio o Blog e respeito muito sua opinião, só uma coisa.
    Sua frase foi um pouco infeliz “chinezinho sem-vergonha”, não pega bem.
    Um funcionário chinfrim seria mais legal vai por mim.

    • Daniel

      Oush, já eu penso que o “chinezinho sem-vergonha” foi uma das expressoes mais ‘leves’ que poderia se aplicar na situacao. Tendo em vista que o cara supostamente rouba as pecas da montagem pra vender a outras empresas… iLex foi ate educado rs

    • Renato Neto, você é um preconceituoso enrustido.
      Afirmo isso sem medo de errar, pois você viu em uma frase inocente uma discriminação racial e isso deixa claro que o preconceito está na sua cabeça.
      Meu conselho é procurar um psicólogo para ver isso.

      Se a fábrica fosse nos Estados Unidos eu teria dito “um americanozinho sem-vergonha” e aposto que você não falaria nada. Por que este preconceito de sua parte?

      Você mostra seu preconceito ao sugerir a substituição por “funcionário chinfrim”, que é algo mais baixo e verdadeiramente discriminatório. Funcionários bons e competentes também podem se vender e roubar peças, não precisa ser chinfrim para isso.

      Resumo da obra: vá tratar este seu preconceito, para evitar de pregar falso moralismo em sites de internet. É um conselho de amigo. 😉

  • zhiel

    Acho muito triste a divulgação dessas fotos por parte de quem seja (eu sei que não é do BDI)… E depois a galera ainda reclama que falta o fator surpresa por parte da Apple. Se Steve Jobs estivesse vivo….

  • Vagner

    Bom, eu trabalho concertando aparelhos Apple há 2 anos e, pela primeira vez, eu vejo um botão home com um conector para a placa lógica, os dos iPhones 3G, 3Gs eram simplesmente dois “dentes” que “encostavam” em uma área do flat carga, os do iPhone 4,4S tinha o flat diferente, de forma que eles eram “prendidos” no flat carga por meio de um conector com trava, como se fosse o de um teclado de notebook, mas 10x menor, e o do iPhone 5 nada mais é do que o inverso do 3Gs, os “dentes” ficam no flat carga, que os “conectores” que encostam nesses dentes ficam no próprio flat do botão. Acredito que há algo de muito diferente nesse botão do novo iPhone, é esperar para ver! hahaha