Notícias

Barrado pela Apple, AppGrátis aposta agora no Android

AppGrátis Android

Depois de ter o seu aplicativo barrado da App Store por promover outros aplicativos (isso é contra as regras da loja, mas diversos outros ainda fazem), os desenvolvedores do popular AppGrátis resolveram investir em outra faixa de público e estão lançando hoje sua versão para Android, no Google Play.

É um aplicativo popular (um dos mais baixados em 2012) que passa para a loja concorrente. Será interessante observar o que isso irá resultar no mercado de apps, pois parece claro que a App Store hoje não está mais tão sozinha como em alguns anos atrás. Será que este controle excessivo que a Apple impõe aos aplicativos terá ainda espaço por muito tempo? Se diversos desenvolvedores resolverem não acatarem mais as limitações da Apple e abandonarem a plataforma por encontrarem na concorrência um ambiente mais tranquilo para desenvolverem seus negócios, será que isso não limitará também nossas opções como usuários?

AppGrátis no Google Play

As regras da App Store são, por vezes, rígidas até demais. Por exemplo, se quiséssemos disponibilizar um aplicativo do Blog para nossos leitores e resolvêssemos colocar o óbvio nome de Aplicativo Blog do iPhone, ele seria imediatamente recusado pela Apple justamente por causa do nome. Ela barra qualquer nomenclatura que use uma marca registrada por ela (iPhone, iPad, iPod, iOS, etc).

É bem verdade que a Apple possui o direito sobre a marca iPhone (ainda não no Brasil), mas parece claro que nossa intenção nunca foi tomar a marca para nós e sim divulgar os produtos dela para milhares de brasileiros. Quantos de vocês não compraram iPhones ou iPads influenciados pelo que leram aqui no Blog?

Esta rigidez, que parece ser resultado de um excessivo senso de proteção, pode ser prejudicial para a loja se continuar assim por muito tempo. A concorrência está crescendo e ganhando cada vez mais espaço e se tornando uma alternativa interessante para os desenvolvedores. Se a Apple começar a fechar muitas portas, eles deixarão de investir em nossa plataforma e quem sairia perdendo seria nós, usuários.

Conteúdo original ® Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Klimberg

    “Quem não dá assistência, abre a concorrência e perde a preferência”…

    • Alan

      A Apple segue muito à risca sua rigidez e suas regras, como uma ditadura. Ela deveria abrir excessões, como o caso do App do BDI e do AppGrátis.

    • victor Caldas

      Verdade! \o/

    • Fernando

      Gostei!

  • Sérgio Neto

    Criem o aplicativo e botem o nome de “Aplicativo BDI”! Sinto falta de um app que facilite a leitura do blog…

    • Pedro HH

      tem um Web App (algo assim) do BDI, e só acompanho do iPhone por alí.

  • Victor

    Por ter um grande nome no mercado, e todos saberem da qualidade dos aparelhos que a Apple produz, faz com que os desenvolvedores “acatem” algumas regras justas, pois sabem da grande exposição que terão na AppStore.

  • Johnatan Matos

    O último aplicativo aqui da empresa foi barrado pois na descrição da loja não possuía o texto:

    “Nota: A utilização contínua do GPS em segundo plano pode diminuir drasticamente a vida da bateria.”

  • Andre

    No Google I/O desse ano eles arrebentaram com muita coisa legal para Desenvolvedor. As novas ferramentas parecem ser uma mao na roda. O Android Studio parece ótimo. Com certeza isso irá chamar mais desenvolvedores para a platafrorma.

  • Valdery Brito

    Por que não barraram o AppDoDia e o AppsGonefree???

    • Porque eles não dão aplicativos gratis, eles dão os que estão com descontos ou o desenvolvedor colocou gratis.

    • Fernando

      Porque devem ser mais profissionais e não devem ter “quebrado” nenhum protocolo da Apple.
      O pessoal do Appgratis, colocava diversos apps sem nenhum critério, com notas mais negativas do que positivas, ou sem resenhas.
      Acha isso certo?

  • micaelcm

    Nao foi isso q ele kis diser mais tah valendo tbm. Eu conheci o blog em 2009 e ate hje entro nele diariamente mais tenhu um android pq iphone é caro pra mim. Poderia lança um para android neh :p

  • hebert jorge

    Enquanto a apple estiver soberana ela vai impor essa e outras várias regras unilaterais e, em última análise, inconvenientes e antipopulista. Lembremos que foi com essa cultura organizacional que ela chegou aonde está. Então os incomodados que se mudem (AppGrátis).

    • Murilo

      Então já está na hora da empresa começar a mudar suas atitudes, pois essa soberania não existe mais, os incomodados estão se mudando cada vez mais, e isso incluo tanto desenvolvedores como consumidores. Foi com essa cultura organizacional que chegou onde está, mas o mundo, principalmente se falando em tecnologia, é muito dinâmico, e quem não se adapta cai, acredito que chegou onde está pelas inovações que propôs pioneiramente, e esse departamento da empresa sabemos que parece está adormecido.

      • Fernando

        O pessoal do Appgratis, colocava diversos apps sem nenhum critério, com notas mais negativas do que positivas, ou sem resenhas.
        Acha isso certo?

    • Ciro Espítama

      Concordo! A Palm, a IBM, a BlackBerry e a Nokia agiram assim e só tiveram ainda mais suces… Oh wait!

  • Luiz Alexandre

    Pois é. Há um bom tempo que a Apple está empurrando consumidores para a concorrência na plataforma mobile.
    Sensatíssimo o post.

  • Carlos Junior

    Que fase…’

  • Samuel

    Olha, eu até entendo a apple, mas, bem feito. Uma hora vão ter que associar a qualidade que eles oferecem com um pouco mais de flexibilidade, tanto para os desenvolvedores, quanto para os usuários.
    E não estou falando somente deste caso, todos sabem que existem alguns bloqueios nos iDevices que acabam nos atrapalhando no dia a dia.
    Gosto muito dos produtos da apple e espero que façam algo a respeito.
    Vamos acompanhar como vai ser a história do appgratis no android.

    • Felipe

      Pois é, se eu fosse o App grátis eu acho que lançava até pra Windows Phone pra mostrar pra Apple “Mude suas regras”

      • Felipe

        Seria uma ótima ideia!!! Tanto que eu era apaixonado pela apple!!! Mas agora é tarde demais porque a Apple esta se restringindo muuito mais agora… E depois que ela perde milhões e milhões de clientes e não sabe o porque!!!

  • Anchieta

    Eu uso o app do dia ! E é muito bom !

  • Roger Faeznadadavuda

    Fala do Maparadar, que tem diversos semelhantes e não liberam só na App Store, embora para Android tenha sido uma barbada.

  • deyvisson

    Parabéns ao APP GRÁTIS que fez um ótimo trabalho enquanto durou. Fez muito bem ao partir para o Android pois lá com certeza terá seu lugar ao sol. Enquanto isso no IOS… A Apple ainda vai demorar um pouco pra perceber que não é dona do mundo… e talvez quando perceber, já seja tarde.

  • Homero

    Acho q dava p o appgratis continuar na app store sim, era só eles elaborarem algum meio de burlar… Tipo como Appshotter fez! No appgratis em vez deles anunciarem apps, poderiam dar só dicas ou um concurso talvez, só como fachada p n ser classificado como promovedor de apps, q é a regra quebrada! Podia tbm em vez de enviar pushs diarias sobre promoções(outra regra quebrada) poderiam inventar uma desculpa para notificar o usuário diariamente(uma enquete do dia, uma imagem do dia, sla).

    • Diogo

      Mas é justamente por isso que o AppGratis foi barrado. Se eles mudassem para o modelo do appshopper perderiam seu “diferencial” que é justamente o que a Apple está contra.

      O AppGratis funcionava da seguinte maneira: O dono do AppGratis ia lá e negociava com um desenvolvedor para ele deixar o app dele grátis e pagar uma quantia X para o AppGratis divulgar isso em sua base de usuários, assim o app venderia bastante fazendo com que o mesmo subisse no top 25, permitindo que o desenvolvedor pudesse aumentar o preço novamente e vender alguns apps com isso. Além dos milhares de usuários novos que ele conseguiu…

      Na visão da Apple isso é errado, pois atrapalha o ranking de top 25 fazendo com que terceiros ganhem dinheiro sob algo e ainda subindo app que estão lá não por conta própria mas por causa de marketing

      Na visão do AppGratis a concorrência na App Store é muito grande e muitos desenvolvedores não conseguem a visibilidade que merecem

    • Diogo

      Sobre a restrição do nome iPhone no nome do aplicativo, vocês tem certeza disso? Existem vários app que tem a palavra iPhone…

  • Odirlei

    iLex, é só lançar um app do blog do iphone para android e wp, sucesso garantido!

    Brincadeira a parte, já era p/ ter um app do blog em… e se tivesse para android também, acho que no mínimo pagaria o investimento…

  • Elienay

    Não faz muito sentido, dá pra achar app pra Android de graça em qualquer lugar da internet kkkkkkkkk

    • Francis

      Isso é verdade, a gente tropeça neles.!!

  • Jadson

    Nunca precisei desse appgrátis, pra mim o appshopper já é suficiente, o Appgrátis deixava um app realmente útil grátis em 6 em 6 meses! pra mim não vai fazer falta alguma.

  • Lucas Silveira

    Por que não colocam o nome do aplicativo para ”Aplicativo BDI” ou ”BDI”?

    • Porque o nome não é a razão de ainda não existir um app do BDI. 😉

      • Vinícius

        Seria muito interessante se existisse o app do Blog, iLex, ainda mais para os viciados como eu, que gostaríamos de estar na rua e ser notificados quando um novo post é lançado. Realmente não tem planos, meu caro?

    • Vimprio

      Vc pode fazer seu “aplicativo” com o blog… rss aqui mesmo tem o tutorial. 😀

    • Vimprio

      Acho paia tbm, acho que uma exclamação está na cabeça de muitos funcionários da maça, mesmo assim penso que está como uma criança que inventa um bom brinquedo ai depois q popularizar ele deixa guardado e vai inventar um novo. Nós todos já sabemos que ela tem potencial para isto, porém, tem agora um produto muito bom que não gostaria-mos de perder ou de ter que ser obrigado a mudar de lado por assistir produtos novos e abertos do outro lado. 🙁

  • Pablo Pohlmann

    Parabéns ao BDI pela matéria.

  • Maxwell

    Boa noite!
    Felizmente ou infelizmente a Apple nao se permite fazer concessões. Existe um livro chamado incrivelmente simples, escrito por uma pessoa que trabalhou para a Apple durante muito tempo, depois para Intel e dell.
    Para quem gosta de ler e gosta da Apple, o livro é sensacional

    Escrevi pois explica e muito essa e muitas outras atitudes da Apple

  • Edson

    Impossível a Apple ganhar essa batalha de smartphone… Você passa na rua ou conversa com alguem de baixa renda e a pessoa fala logo: quero um andróide! Isso quer dizer que ele quer andróide e nao smartphone! Esse foi o ponto que o andróide chegou! Ta virando Bombril e gilette ! Como dizem: quero um bombril, ao invés de pedirem uma esponja de aco ou quero um gilete, ao invés de pediriam lamina de barbear! Eu tenho iPhone e vou continuar a ter, mas essa guerra a Apple ja perdeu!

  • Ciro Espítama

    Como utilizador de vários aparelhos e serviços Apple eu fico preocupado com sinais de desatenção da empresa com seus clientes. Embora a margem de confiança na Apple seja imensa, cada vez mais vemos pessoas optando por plataformas rivais. Já estou acostumado com o ecossistema Apple e desejo ardentemente que a empresa apresente um novo iPhone (e iOS) com características ímpares, que o diferenciem positivamente em relação à concorrência, pois se tal não ocorrer vou dar chance à concorrência…

  • Seth

    Acho certo. Senao vira bagunca.

  • TiãoGavião

    Eu sou um que já comprei vários produtos indicados “por esse blog”, no que agradeço. Quando iniciei no mundo Apple com um 3Gs 16Gb procurando informações, foi esse blog que achei com tudo que precisava para entrar nesse mundo.

    Apple vai “dar um tiro no pé” desse modo 🙁

  • Fernando Foks

    Muita frescura, para pouco resultado … VIVA A CONCORRÊNCIA!

  • Valriney

    E ainda dizem que o Jobs não faz falta?!

    • Thiago Sousa

      Ele era defensor fervoroso do modo como a AppStore funciona. Aliás, as coisas são assim por causa dele principalmente. Já leu a biografia de Steve Jobs?

    • JanjaBoy

      Nesse caso não mesmo!

  • Wagner Andrade

    O programa ate que erá legal, mas fazer o que…
    Será que os serviços prestados pelo aplicativo estava atrapalhando outros serviços da Apple, pois a empresa que criou o AppGratis recebeu uns milhões para dar continuidade nos serviços, sendo assim ela pode de certa forma divulgar app’s tanto free e pagos, mas descaracterizando o serviço Free ao lançar serviços pagos com descontos, o que poderiam ser manipulados pelos investidores que estão bancando o AppGratis,,,, Sei lá,,, Teoria da conspiração,.,,, kkkk

  • Jorge Junior

    Como já disseram ali em cima: não faz muito sentido o AppGratis na GPlay, afinal, encontramos apps grátis para Android a rodo pela internet! Teria mais sentido no WP!

  • Copeta

    Não é por que a Apple quer só os melhores da mais alta qualidade?

  • Thiago Lino

    O mais engraçado, acho eu, não é o “protecionismo” da Apple, mas a ineficiência da Apple dentro da sua loja que é péssima para evidenciar novos aplicativos, novos desenvolvedores e tem um sistema de busca terrível, apesar de ter feito algumas aquisições nessa área. a Apple PRECISA melhorar a sua loja, ou deixar apps como o “appgratis” permanecerem na App Store.

  • RUter Jr

    não estamos perdendo nada, só porcaria!

  • Paulo Cotta

    Eu não concordo com isso. O perfil do usuário da App Store é muito diferente dos usuários da Google Play.
    Desenvolvedores ganham mais dinheiro desenvolvendo para o iOS, pois eles sabem que os usuários da loja compram os produtos disponíveis.
    Quem utiliza o Android, ao menos grande parte das pessoas que eu conheço, não efetuam compram na loja do Android e sempre procuram fontes alternativas para obter o aplicativo crackeado gratuitamente. Tendo em vista que o processo de instalação de aplicativos de terceiros no Android é permitido. Não é atoa que há milhares de vírus espalhados e que foram desenvolvidos para a plataforma.
    Eu prefiro permanecer em um ambiente seguro e pagar para o trabalho dos desenvolvedores do que arriscar e por em risco as minhas informações pessoais com um sistema operacional aberto.

    • Matheus

      Olha cara eu concordo e discordo da sua afirmação, não é por que tem virus, que ele vai agir no sistema.

      iOS e Android são sistemas baseados em UNIX, são extremamente seguros, tendo em vista que o iOS é mais seguro por usar código fechado, mas o Android tem implementações no firewall e iptables nativo que dão mais segurança ao sistema.

      Não é como Windows que se você clicar em um video e tá com o virus no pc por conta das falhas no java e no flash.

      Quem baixa coisas fora do Google Play sabe os riscos, para estes eu recomendo altamente um antivírus confiável.

      Espero que entenda que há muito mais segurança em sistemas unix based.

  • David Porto

    Eu comentei que iria trocar para o SGS4 e fui barrado também, este blog realmente é segue a Apple a risca!!!

  • Luciano

    Sempre mesmo papo tudo que gira em torno da Apple vira alvoroço.
    Apple vai continuar vendendo que nem agua , desenvolvedores vão continuar criando mesmo com “inpecilhos” e nos continuaremos aqui discutindo tudo isso kkkkkkkk !
    Apesar de ser minha opinião de verdade oque escrevi leve como uma algo pra discontrair !

  • MafiosaBe

    Tenso!

  • Marco Lima

    Só um detalhe: o AppGratis já existe no Google Play há bastante tempo. Só na versão em Francês. Eu mesmo já o havia instalado em meu SGS2.

  • Murilo Dotto

    Sou fã da Apple, assim como a maioria que vem aqui deve ser, mas admito que está na hora dela rever alguns conceitos. O exemplo deste post é um deles….

  • otto

    1 de abril? ho, wait…..

  • Renato

    É difícil opinar, porque para o bem ou para o mal esse rígido controle que a Apple exerce ao meu ver é um dos alicerces da sua qualidade. Acho que o senso de proteção é prejudicial para o desenvolvedor que não se adequa e deixa de poder vender um aplicativo para milhões de pessoas.

    • Matheus

      Mas é assim que as pessoas conhecem mais aplicações do desenvolvedor, no Android por dentro das configurações está escrito;

      Ver mais aplicações desse desenvolvedor no Goolgle Play, ou sempre tem um banner dizendo que tem outro app bacana desse dev.

      A Apple usa unix mas deveria mudar algumas coisas quanto a originalidade do sistema, creio que isso facilitaria a vida de muitos usuários.

      Uma das coisas que mais faz falta no iOS é não poder escolher aplicativos por padrão. Tomara que o Jonh ive faça umas mudanças no iOS e adote o design FLAT, que assim fica com cara de iOS e fica mais clean.

  • Fabiano rabaneda

    Mesmo com toda essa rigidez ainda passa apps que enganam o usuário.

  • Francisco Vorcaro

    Precisamos concordar que esta rigidez protege os usuários de ataques piratas aos seus iDevices (apesar do OSX estar sendo grossamente lesado ultimamente.

    O que vai deixar a situação feia para a Apple ao meu ver é se os desenvolvedores começarem a fazer app’ bonitos para Android e WP, aí meu amigo…

    =p

  • Augusto

    Ótimo texto!

    Imparcial e objetivo.

  • Jeferson

    Para um app como esse AppGratis é facil mudar para a concorrente, pelo seu tipo de seguimento. Mas tenho certeza q o mesmo app pago na AppStore em comparação das outras lojas, a loja da AppStore ter um retorno financeiro muito maior. Acredito q essa preocupação não é valida, pois o desenvolvedor tera q decidir entre faturar seguindo as regras da Apple ou ter seu app crackado de N maneiras nas lojas Androids da vida.

  • Afonso Dique

    AppGratis ainda chegará longe!

  • Alex Figueiredo

    No quesito app para o BDI, um atalho do Safari na tela de início, pelo menos pra mim, já é de grande valia.

  • Matheus

    Ilex (ou alguém que veja kkk), restaurei um backup antigo no meu iPhone 4S e perdi fotos que havia tirado posteriormente ao backup. Há alguma maneira de recuperar essas fotos? Desde já agradeço

    • Marco Lima

      #partiuForum ? ehehehhe

  • Edson tsu

    Não faz muito tempo que acompanho o blog mas, o AppGrátis só foi barrado para novos usuários né? Porque eu tenho ele aqui e ainda está sendo atualizado normalmente. Acho que só perco se apagar o app, porque aí não terei mais como baixá-lo, correto?

    • Aconselho ler os links contidos no texto, que explicam o que você acabou de perguntar.

  • Fernando

    Pensei que appgratis fosse algo pequeno e que Simão fosse o dono e administrasse tudo sozinho.
    Eu concordo com a decisão da Apple, pois já recebi da appgratis, sugestões de aplicativos que, ou não tinham nenhuma resenha ou mais pontos negativos do que positivos nas resenhas.
    Cheguei a mandar um e-mail para o tal Simão, que acho um mala, desculpem a sinceridade, pois, invés de ir direto ao ponto, fica filosofando sobre cada aplicativo, o mundo é dinâmico, e disse que o tal ditado:
    “cavalo dado não se olha os dentes” não poderia se aplicar neste caso, ou seja, não é porque é de graça que vão jogar porcarias pra cima da gente.
    Outra coisa é colocar aplicativos que já são gratuitos, como de bancos, etc., para engolirmos.
    Enfim, estou de acordo, pois um aplicativo malicioso, pode prejudicar o aparelho e a Apple é muito criteriosa neste sentido.
    Apoiado!