Notícias

AppGrátis dá resposta oficial sobre retirada de seu aplicativo da App Store

AppGrátis

Sei que falamos bastante esta semana do caso AppGrátis, mas para encerrar a série de artigos, publicaremos a íntegra traduzida da resposta oficial dada pelo CEO da empresa, Simon Dawlat (isso mesmo, o nome Simão não é coincidência). Ele postou ontem no blog oficial e a assessoria brasileira traduziu e nos mandou o texto hoje pela manhã. Simon estava em São Paulo este final de semana quando soube da notícia. A seguir, suas palavras:

AppGrátis retirado da App Store. Aqui está a história completa.

By Simon Dawlat

Eu me chamo Simon DAWLAT, sou o CEO do AppGrátis.
Eu criei o AppGrátis em 2008 e estou à frente dele desde então.
Hoje, pela primeira vez, a minha empresa está passando por um momento incrivelmente difícil.

Algumas horas antes de começar a escrever este texto, eu havia recém chegado a São Paulo, para visitar o nosso escritório local. Após uma exaustiva viagem de 12 horas pela madrugada saindo de Paris, liguei o meu iPhone só para ver mais de 75 ligações perdidas e uma interminável lista de mensagens não lidas.

Eu quase desmaiei.

Essas coisas só acontecem quando um parente ou um amigo morrem, ou se envolvem em algum acidente grave. Na hora eu pensei que alguém da minha família havia morrido durante o meu voo, e não consegui tocar no meu telefone por alguns minutos. Assustado. Paralisado. Tentando imaginar qual coisa terrível teria acontecido.

Mas agora a Apple lançou uma declaração oficial, e o Wall Street Journal publicou. Então você adivinhou : meus parentes e amigos estão bem. Eles estão apenas preocupados comigo.

Sexta-feira, dia 5 de abril, foi o dia exato em que a Apple decidiu tirar o AppGrátis da App Store, deixando 12 milhões de usuários iOS se perguntando onde foi parar um dos seus apps favoritos, meus 45 funcionários se perguntando se eles ainda têm um emprego na semana que vem, meus parceiros e investidores em choque, e eu mesmo com esta situação maluca para lidar – a milhares de quilômetros da nossa sede.

alone

Primeiro, eu quero tranquilizar os nossos usuários, clientes, investidores e amigos :

Mesmo se o nosso app iOS esteja momentaneamente indisponível, o seu serviço de recomendação de apps AppGrátis está de pé e funcionando. Se você é parte dos 12 milhões de usuários sortudos que baixaram o nosso app antes de sexta-feira, saiba que ele continuará sendo atualizado todos os dias com novos apps gratuitos e ótimos descontos. O mesmo vale para o nosso website. O mesmo para a nossa newsletter diária.

O nosso app iOS pode ter ficado indisponível por uma semana, mas alguns milhões de apps gratuitos foram baixados através do AppGrátis desde sexta-feira.

Então, por enquanto, os negócios continuam os mesmos no mundo do AppGrátis.

Segundo, eu quero deixar algumas coisas claras :

Eu li muitos comentários e textos na mídia dizendo coisas como R.I.P AppGratis”...

Eu quero dizer a essas pessoas que os diagnósticos da nossa morte foram enormemente exagerados.

Algumas pessoas também têm especulado amplamente se nós estivemos usando táticas ilegais para assegurar mais de 5% do marketshare iOS no mercado dos EUA. Enquanto CEO de uma empresa de 45 pessoas, que eu mesmo contratei e que eu respeito e com os quais me preocupo profundamente, é bastante óbvio que eu nunca teria burlado as regras da Apple tão estupidamente, arriscando os empregos de tantas pessoas e o destino de uma empresa que me tomou 4 anos para construir.

Parte 1. O que aconteceu com os nossos apps.

Em outono de 2011, nós cometemos um grande engano de produto. Nós decidimos usar um app específico para cada país em que nós lançávamos o AppGrátis, basicamente rodando várias instâncias do nosso app principal, país por país. Parecia uma solução leve e que nos permitiria nos tornarmos globais rapidamente. Mas logo nós acabamos com mais de 20 apps diferentes para manter na App Store (um pesadelo para o nosso time de engenheiros) e batemos contra a diretriz 2.20 da Apple, que diz o seguinte :

Desenvolvedores  fazendo “spam” na App Store com várias versões de um app similar serão removidos do iOS Developer Program.

Nós batemos contra a primeira parede quando tivemos uma atualização rejeitada em outubro de 2012, por causa da regra 2.20.

Mas, de forma ainda mais surpreendente, também por causa de uma nova diretriz 2.25, dizendo :

Apps que mostrem apps diferentes dele mesmo para compras ou promoção de uma maneira similar ou se confundindo com a da App Store, serão rejeitados

E – uau ! – também por causa da diretriz 2.12, que diz :

Apps que não são muito úteis, únicos, que são simples websites embalados como Apps, ou que não tenham nenhum valor durável de entretenimento, podem ser rejeitados.

Considerando a enorme quantidade de trabalho e paixão que nós colocamos no AppGrátis, e o quanto o app tem sido elogiado e solicitado por nossos usuários – nem mencionando o fato de que o AppGrátis preenche um grande buraco no bastante deficiente mundo de descoberta de apps -, isso foi o mais difícil de entender.

E para ser bastante honesto com vocês, tudo isso foi muito confuso no começo. Especialmente porque estas novas diretrizes pareciam assustadoramente abertas a todo tipo de interpretação subjetiva.

Por sorte, naquele momento, nós fomos contatados pelo mesmo membro do Apple App Review Team de sempre, o C. (permitam-me não mencionar nomes aqui por questões de privacidade). Eu posso dizer honestamente que C. foi uma ótima pessoa para lidar, investindo enormes quantidades de tempo nas conversas, estando sempre à disposição, sempre ouvindo nossos argumentos, e nos guiando pelas mudanças necessárias no AppGrátis para tê-lo de volta à App Store. Depois, outro membro do App Review Team chamado K., igualmente atencioso, se juntou a C.

Uma conversa bem longa resultou em :

Em relação ao 2.25 : nós estávamos prontos para defender que o AppGrátis não tem nada a ver com a App Store. A App Store é um catálogo que hospeda mais de 1 milhão de apps. AppGrátis é uma mídia de reviews de 1 produto Apple por dia, como milhares de outros websites, blogs e apps neste planeta. Os mecanismos são dramaticamente diferentes. Nós recebemos um OK neste ponto, já que o nosso app foi depois aprovado.

Em relação ao 2.12 : como nós declaramos em um outro post do blog, AppGrátis tem uma interface muito simples para o usuário. Mas o que há por trás dessa interface é uma fera selvagem. Nós conseguimos mostrar a K. e C. a profundidade, a complexidade e a utilidade do nosso produto no seu lado técnico, e também como são importantes as recomendações editoriais para os nossos usuários. Nós também obtivemos um OK neste ponto.

Com relação ao 2.20 : nós concordamos em fazer uma grande atualização do nosso app que consolidaria todos os nossos apps em apenas um. Nós na verdade já esperávamos por isso e já tínhamos um beta deste produto em desenvolvimento. Nós concentramos os esforços dos nossos 10 engenheiros em finalizar e enviamos aos servidores da Apple em tempo recorde. Todo mundo comemorou. 45 pessoas trabalhando para fazer com que a tarefa de encontrar apps fosse algo simples de novo.

A Apple aprovou a nossa versão v3 do AppGrátis para iPhone em novembro de 2012 e, um pouco depois disso, nós conseguimos um financiamento de US$ 13,5 milhões com novos investidores : Iris Capital, apoiados por Orange, Publicis e outros agentes financeiros. E nós voltamos ao trabalho, pensando que 2013 seria um ano empolgante.

Desde então, a Apple não apenas aprovou a versão v3 para iPhone, como também aprovou a nossa versão iPad há menos de uma semana.

Sim, você leu direito.

Uma. Semana. Atrás.

AppGrátis aprovado pela Apple

Nós recebemos isso como uma forte validação do incrível valor que o nosso produto criou para todo o ecossistema da App Store, algo do qual nós estávamos convencidos desde o começo, e o que eventualmente tivemos a oportunidade de discutir com a Apple, com um resultado positivo.

Nós estávamos prestes a lançar e anunciar nossa versão iPad. O lançamento estava pronto. Newsletters prontas para partir. Um conteúdo editorial único criado para mais de 30 mercados, pronto para partir. O app foi aprovado. Eu estava em um avião para o Brasil… e…

E então na última sexta-feira, poucos dias depois da Apple ter aprovado a nossa última versão iPad, um novo membro do App Review Team chamado R., com quem ninguém da minha equipe teve contato antes, apareceu de lugar nenhum e, depois de tentar me ligar 3 vezes sem conseguir contato (eu estava no avião), decidiu tirar os nossos apps por causa da diretriz 2.25 e também – outro uau ! – por causa da diretriz 5.6, que diz isso :

5.6 Apps não podem usar Notificações Push para enviar anúncios, promoções ou marketing direto de nenhum tipo.

De novo outra surpresa para nós, já que nós apenas enviamos uma  « system notification » por dia para os nossos usuários, que o próprio usuário escolheu receber, em uma forma genérica,  dizendo « O app do dia já está disponível » ; que é exatamente como a Apple recomenda os desenvolvedores a fazer com as suas notificações push.

Parte 2. O que aconteceu do lado da Apple.

De início eu pensei ter sido pego em um acidente interno de comunicações, e não ter sido vítima de um suposto “banimento de aplicativos de terceiros”. Nós conferimos os apps de nossos concorrentes, todos eles estavam disponíveis para download. Recebemos vários sinais verdes por parte da Apple nos últimos meses, então parecia muito pouco provável que tal empresa pudesse mudar sua opinião da noite para o dia, o que parece hoje uma ação extremamente volátil.

Segunda-feira de manhã, recebi uma ligação de acompanhamento de R.. Ele basicamente repetiu várias vezes que o nosso app foi retirado devido a diretriz 2.25 e a diretriz 5.6, e não pôde ir além disso.

Eu perguntei como a sua equipe poderia ter mudado de opinião da noite para o dia, simplesmente desplugando uma empresa de 45 pessoas. Ele parecia estar bem despreocupado considerando a gravidade da situação, e não foi capaz de me informar sobre quais especificidades essa decisão foi tomada.

Alguns segundos depois de desligarmos, o Wall Street Journal publicou uma declaração bastante concisa emitida pela Apple, confirmando que o AppGrátis teria sido retirado por violação das diretrizes 2.25 e 5.6.

Para nós isso foi um golpe duro, é claro.
E enquanto eu estou a ponto de clicar no botão “publicar” desta história, eu continuo em choque absoluto com o que está acontecendo conosco.
Mas a nossa missão está longe de terminar.

Parte 3. Longe de terminar

Em primeiro lugar, nós ainda somos responsáveis pela compilação diária de apps  para mais de 12 milhões de usuários do iOS no mundo. Enquanto nós estamos descrentes de que a Apple realmente tomou a decisão de cortar um serviço usado por muito de seus usuários, essas pessoas ainda tem o AppGratis em seus iPhones, iPads ou iPods. E nós devemos a elas novas dicas de apps diariamente.

E é aí que nós nos encontramos hoje. Chocados que a Apple tomou a decisão de destruir tanto valor dentro de seu próprio ecossistema, mas mais do que nunca convencidos que nós estamos indo bem, e cumprindo uma missão tão necessária em um mundo deficiente na descoberta de apps.

Agora, para os corajosos que leram tudo, alguns itens de ação:

1. Se alguém no comando da Apple ler isto e quiser discutir o assunto com mais profundidade, eu ficarei feliz em voar para Cupertino a qualquer momento e provar para vocês que nós estamos em uma missão para o bem. Meu email é [email protected]  então sinta-se à vontade para entrar em contato comigo a qualquer hora.

2. Se você for usuário do AppGratis, um amigo, um cliente, um desenvolvedor de app, ou apenas uma pessoa que pensa que o AppGratis é bom para o mundo, por favor, compartilhe esse post.

3. Para a minha equipe: continuem insistindo. Vocês estão fazendo um trabalho absolutamente maravilhoso. E eu sei que, neste momento, alguns de vocês estão tristes e assustados. Eu também estou.

Mas mesmo em tempos difíceis, todo problema tem uma solução.
E nós vamos encontrar uma.

Mais anúncios virão muito em breve.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Caio Cartaxo

    Gostei da parte do Simon fazer todo esse texto para explicar tudo que está acontecendo, claro que deixou bastante clara a situação para todos os usuários. E eu não acho mesmo que esse seja o fim do AppGratis.

    • Vinicius

      Ótimo texto do Simon, muito explicativo e honesto.
      Gosto desta maneira “casual-correta” que ele escreve, como se estivesse conversando contigo. As descrições dos Apps no aplicativo também costumam seguir esta linha, geralmente bem humorada.
      Força AppGratis!

  • Guilherme

    Muita vida por trás de um aplicativo! Excelente atitude, merece ser compartilhado. 🙂

  • Thiago Lima

    Wall of text
    nem li nem lerei

    • André Pelegrini

      Parabéns champz, quer uma medalha e um suco de maçã por sua proeza!?

      É impossível mesmo encarar um “wall text” quando há “Ausência de massa encefálica *detected*”

      • [2]

        • Guilherme

          [3]

          • andre

            [4]

            • Vinicius

              [5]

            • Pedro José

              [6]

            • Elison

              [7]

            • Árion

              [8] É triste ver que existem pessoas que não tem coragem de ler um texto tão brilhante e honesto! O Simon mandou muito bem na carta dele, a verdadeira postura de um dono de empresa.

        • Guilherme Scarinci

          É desses caras que a mídia barata sobrevive.
          Leitor de manchete pequena que acredita em qualquer notícia, de qualquer site.
          E ainda espalha por aí.
          Que pena que eu tenho da sua vontade de aprender.

          • Carlos Eduardo

            [7]

      • Pedro Principe

        [3]

      • iRon

        [5] esse faz parte do gado anencefalo que os políticos adoram.

      • iRon

        Será que a Apple quer tirar o aplicativo porque o ranking de apps está sendo alterado ou porque a iTUNES vem dando menos lucro com a busca dos usuários por apps grátis?
        A linguagem mais forte das empresas é sempre o balanço final do mês e como tem gente de visão mais curta, não conseguem ver a longo prazo. Essa é a diferença do empresário e do visionário. Sem outro Steve Jobs a Apple está cada vez mais, sendo apenas mais uma empresa. Que saudades do…

      • Marcos

        Jura? Muito grande pra você ler? Mas tem até umas figuras… Calma que vc esta no pais certo, aqui você esta até um pouco acima da media, já aprendeu até umas palavras em inglês pra se justificar. E fique tranquilo que sempre tem umas poucas pessoas que lêem e decidem por você.

      • julio

        [5542388]

      • Edhuardo Oliveira

        [8]

      • Bruno Lopes

        Não leia e continue desinformado, então.

      • Leonardo F. M.

        [9]

    • SamuEX

      Uma única definição:
      Analfabeto funcional.

      Só serve pra votar e pagar imposto.
      Parabéns.

      • Pedro Principe

        [2]

        • Alex

          [3]

        • Alex

          [4]

        • Alex

          US$13.0000,00 O.O

          Rapaz do céu, como são as coisas né!? Eu nunca que imaginava que corria tanto dinheiro assim ‘nos bastidores’ de um simples Aplicativo. Meu Deus. Quanto mais a gente vive, mais a gente constata que não sabe mesmo de nada.

          • Weber

            Veja, sem críticas ao proprietário da empresa: mas ele tinha um negócio lucrativo como esse sem conhecer o(s) CEO´(s) da Apple? Ficou na mão apenas de duas pessoas da equipe de liberação de aplicativos?

            Aí está a falha. Quando você começa a crescer demais num sistema ou você vira parte dele, ou luta contra ele ou é defenestrado. Foi o que me parece que ocorreu com o AppGratis.

      • Mauricio

        Eu vou mais além…

        Só serve para pagar imposto…

        Pq infelizmente uma tralha dessas vota.. E é por causa desse tipo de gente que o país está como está…

        Devia ser castrado também, p/ não procriar e não disseminar os genes da ignorância…

        • Dinnosan

          rsrsrsrsr, o governo adora esses analfabetos funcionais.

    • Antonio Augusto

      O Mc Donalds lhe aguarda.

      • Marcelo Augusto

        KKKKKKKKKKKK 1 Mc lanche feliz, Pff.

      • Michael

        Juro que não entendo esse preconceito com o McDonald’s, pelo menos na franquia onde EU trabalho eu ganho bem mais que quando trabalhava de auxiliar de escritório. E não é um trabalho para acéfalos, muito pelo contrário.

    • Zié

      Não consigo decidir qual é a maior demonstração de “inteligência”: não gostar de ler ou assumir publicamente essa condição deplorável…

      • Antonio Augusto

        Longe de mim condenar o cara (apesar da brincadeira com o mc donalds), mas me chamou atenção que o texto é ridiculamente curto.

        Tenho medo dessa geração que não le um livro de 500 pagias, le o resumo. Não le uma noticia, lê o título apenas.

        O mercado de trabalho vai cobrar caro por isso tudo.

    • Carlos Eduardo

      É incrível como existem cérebros 0Km no nosso planeta. A esperança é de que algum dia esse povo ligue essa máquina pra começar a pensar um pouco… só um pouco já basta

      • Marcelo

        Pense pelo lado positivo: quando o transplante de cérebro for viável, o que nao vai faltar é “matéria-prima” 0km…

    • Jesse

      Por isso que gosta de iphone?

    • João Pedro Moraes

      [7]

    • Biriba

      [8]

    • Dorinha

      Nossa qual a dificuldade em ler? De juntar as letras e formar as palavras escritas ou de interpretação mesmo?… Ah acho que deva ser preguiça mesmo! Tsc… Tsc… Melhor consumir vitamina B9 e acido fólico 🙂

      Adorei o post e achei muito gentil e atencioso o Simon explicar tim tim por tim tim!
      Valeu BDI. 😉

      • Amigo, sem querer defender o ignorante, mas acido fólico evita má formações do tubo neural dos fetos, ou seja, acido fólico não terá nenhum efeito no sistema nervoso dele…
        😉

  • Tito Chase

    Sorte! Ja baixei varias coisas legais com esse App

    • Fernando

      Não tive a mesma sorte,
      Depois de um bom tempo resolvi ter um iPhone!
      Agora é esperar e ver no que dar!!

      • Antonio Augusto

        Porque????? O pessoal não leu o texto? Assine o boletim diário dos caras! Vai ter o mesmo conteúdo la!

  • Wellington Alves

    E eu achava que Simão era mesmo um brasileiro que ficava varando as madrugadas em busca de apps interessantes pra negociar! rsrs
    Mas acho que nem a Apple sabia do tamanho que havia se tornado essa empresa para terem agido tão friamente com ela. Espero que reconsiderem!

    • ana

      Eu tbem achava!!! hahahahaha Inocência a nossa né…. mas torço pela volta do App o mais breve possível para não prejudicar quem apostou e trabalha na empresa.

    • vinnygf

      eu achava que ele tinha criado um código que vasculha a app store atras de desconto igual os outros apps, mas 45 pessoas pra 1 coisa tão simples é absurdo 😮

      • Fernando marques

        O publico final sempre acha simples, mas vai estar lá dentro para ver o quanto de pessoas é preciso, ele não seria idiota de contratar 45 pessoas apenas para ter bastante funcionários, cada um ali dentro faz por onde e ainda ganha muito bem pelo o que fez!

  • Bernardo

    AppGratis realmente é muito bom, apesar de ter uns dias bem fraquinhos (totalmente aceitavel).

    Acho que a Apple da um tiro no pé quando aplica as regras pra somente uns (existem varios app’s do mesmo genero que o AppGratis), parece algo muito mais serio acontecendo por tras das cortinas …. Estranho !

    Tomara que volte a poder baixa-lo e a qualidade dos app’s não caia !!!

  • Edgar

    A credibilidade demonstarada nesse post é inerente ao ótimo trabalho de Simon e sua equipe…certo dia um app anunciado como grátis, estava pago e mandei 1 email ao Simão, q prontamente foi respondido e esclarecido.
    Uma pena o trabalho de uma equipe esforçada e comprometida com a qualidade e eficiência ser banida da loja, prejudicando os usuários q o avaliaram em 5estrelas no ranking de apps…desejo toda a sorte pra vc e sua equipe, Simão!
    PS: o AppGratis já está em meu backup do iTunes caso seja necessário o reestore – caso este ñ esteja de volta a AppStore.

  • iLuke

    Poxao que chato 🙁 , mas o simon vai encontrar uma soluçao.. :-p e vai colocar o R no chinelo.. Hahaha

    • Marcelo

      Esse R tinha que parar de ser P no C… Ahahahaah

  • George Nery

    Belo esclarecimento do Sr. Simon, demonstra claramente que existe um comprometimento com todos os usuários que baixaram seu App……

    Espero que possam resolver da melhor forma possível e que o AppGratis volte estar disponível para beneficiar os usuários de IOS.

  • Leonam

    Achei digno o que ele disse

  • Thiago Serafim

    Falta de comunicação, esse foi o problema. Não usava o APP, mas é triste ver esse tipo de falha acontecendo com a maçã.

  • Fabio

    Eu como desenvolvedor fico me perguntando as vezes: Vale a pena desenvolver algo em uma plataforma em que você não tem estabilidade? Cria-se um negócio em regras e premissar que mudam o tempo todo sem a mínima satisfação usando o discurso eu sou a Apple e posso tudo, fique se quiser!
    Espero que o Simão tenha a sorte de alguém se sensibilizar com o assunto dentro da Apple e quem sabe eles serem mais cuidadosos ao mudarem as regras do jogo ou ao avaliar um app.
    Ou as regras são claras e valem para todos ou esta plataforma não merece o respeito e os clientes que tem.
    Abs

  • Leif

    Fica a pergunta:
    Até que ponto é seguro criar uma empresa para falar da APPLE?

  • 2L

    A maçã está apodrecendo.

  • thiago

    muito engraçada a foto do Dr. Who na chuva!
    tipo: é o fim…

    mas não, espera!

  • Mateus

    galera, me tirem uma duvida, eu tenho o appgratis no meu iphone, mas caso eu restaure ele, e nao tenha o aplicativo no itunes, ainda tem como instalar? ele aparece na lista de comprados na appstore?

    • Thiago H. Zanchi de Souza

      Vc tem que ter ele no seu iTunes, pelo menos. Não vai mais aparecer ele na Apple pra você e pra mais ninguém, por enquanto. Se vc tiver feito backup tá tranquilo. Pode restaurar que o programa volta normalmente. Se você apagar do iTunes, já era.

  • Matheus Cabral

    Irei compartilhar com certeza ! A Apple agiu de maneira fria e eu acho que isso nao se faz.

  • Thiago H. Zanchi de Souza

    Lamentável a instabilidade que a Apple tem apresentado!

  • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

    Palmas pra Apple por me deixar cada dia mais perto de vender meu iPad, e comprar um tablet do robô. Fiz isso com meu iPhone, e estou quase fazendo com o iPad também. Infelizmente a preocupação da maçã com os usuários foi pro [email protected], desde o lançamento do iPad 4.

    • SamuEX

      Nao viaja…
      Você fala isso baseado em que?
      Na Apple também existem péssimos profissionais, como em qualquer empresa. Só isso.
      Você leu mesmo o texto?

      • iBeto

        Samuéx você leu? Escrevendo essa resposta você pareceu nomear o Simon como “um” desses péssimos aí…

      • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

        Falo isso baseado na Apple ter lançado um iPad novo poucos meses depois de ter lançado um antigo, tirando-o de circulação. Falo isso baseado na Apple ter lançado 2 iPhones novos praticamente iguais ao 4. Falo isso baseado na Apple se recusar a fazer um sistema mais eficiente para gerenciamento de arquivos do que o iTunes. Falo isso baseado na Apple estar cagando para alguns usuários de iPhone que não conseguem conectar nas suas redes wifi de casa, no último iOS. Falo isso baseado na Apple ter tirado do ar um aplicativo justo. Falo isso na Apple se recusar a trazer melhorias simples para o sistema dela, como widgets por exemplo. Falo isso baseado na incapacidade do iPhone em mandar uma música via bluetooth para qualquer outro celular. Falo isso baseado nisso tudo. Tá bom, ou quer mais?

  • Rodolfo Matos

    E acho que ele foi incrível em preservar o nomes dos funcionários da apple mesmo tendo todos os motivos do mundo para sair reclamando, muito bom ver que existem pessoas profissionais como o Simon.

  • Adrian Galassi

    O mesmo acontecu com o aplicativo SketchShare. Havia sido escolhido o app of the week. Logo depois, a apple o removeu da appstore. Acredito que tenha acontecido com outros aplicativos, também.

    A Apple está – desde muito tempo – tentando controlar quem faz sucesso e quem não faz? Não sei. Mas sei que suas intenções não são tão maravilhosas assim.

    Bom, espero que tudo se resolva bem para o Simon e sua equipe.

  • Angela Marsson

    Compartilhado! AppGratis é um serviço mais do que útil para usuários que ficam totalmente perdidos diante da monstruosa quantidade de aplicativos e não dispõem de dinheiro para testar a maioria deles, que se mostra inclusive imprestável. A preocupação de Simon com a sua atividade demonstra o caráter com que atua na empresa que criou e não merece o comportamento demonstrado pela Apple.

  • André Luiz

    Ótimo texto escrito por Simon. Eu li ele inteiro e estou abismado pela Apple atrapalhar uma pequena empresa que valoriza o ecossistema da Apple Store. Eles deveriam ser menos agressivos ao banirem um app da loja e focarem mais nesses APP chineses que tentam ludibriar o consumidor.

  • Filipe Kaian

    Haha quase desmaiei foi boa, sei que é verdade, mas fica com o mesmo humor das frases utilizadas no app haha.

    Mas espero que volte, e a Apple reconsidere isso pois é um app de grande relevancia na app store.

  • Fabiano

    Como Futebol…

    …A Apple também é uma caixinha de surpresas.

  • Lengo

    Chega um cara do nada e, sem conversa e sem noção, acaba com seu dia/mês/ano de trabalho.

    Quem nunca?

    Torço pra volta do AppGratis. Uso bastante.

  • Mauro Filho

    Lamentável esta atitude da Apple. Injusto, pois os concorrentes do AppGratis não foram retirados. Não com isso que concorde com a retirada de qualquer app do tipo do AppGratis. Ajuda muito a encontrar algo no “mar” de apps´s da AppStore. Já utilizo muito no iPhone e estava aguardando a chegada dele para o iPad. Vou continuar usando é claro.

  • Antonio Freitas Neto

    Isso mostra um lado negro da apple. Complicado. Vamos torcer para as coisas se regularizarem.

  • Flavio

    Acompanhei a “novela” por meio de vários sites, entre eles o BDi. Inclusive li a versão original da “carta aberta” ontem à noite.
    Fiquei perplexo com a atitude da Apple de banir os apps sem sequer uma comunicação concreta (não, chamadas não-completadas não contam), ainda mais depois de tanto tempo no mercado. Torço pelo retorno do AppGratis, que já me ajudou muito (e ainda me ajuda, graças à newsletter; apaguei o app tempos atrás pois para MIM é melhor acompanhar no email ou site) e tem potencial. Sem falar no empreendimento do monsieur Simon…

  • Leonardo

    É uma pena que por causa de politicas internas, uma empresa com forte capacidade de crescimento no mercado tenha que ser encerrada.
    Apoio plenamente o trabalho do Simon muitos se nao a maioria dos meus Apps são do App Gratis. e Não só por ele ser gratis, pq ja fiz downloads de muitos app com desconto através do “APP Gratis”
    Alem do mais muitos dos meus amigos quando veem um aplicativo bacana no meu Iphone tambem querem baixar, só que nao é mais gratis, e acabam por optando em comprar mesmo assim, por terem testado no meu Iphone.
    Logo penso que alem de App Gratis ser uma otima ferramenta para nós usuarios que temos descontos e aplicativos interessantes gratis diariamente.
    Ela é uma excelente ferramenta de publicidade para outros desenvolvedores e logo pra Apple que ganha com isso. Todos saem ganhando com o App Gratis.
    Lamentavel a atitude da Apple.
    Simon pode contar cmg =) meu email: [email protected]
    Acho que a Apple tinha que rever seus conceitos de politica interna.

    • Antonio Augusto

      “É uma pena que por causa de politicas internas, uma empresa com forte capacidade de crescimento no mercado tenha que ser encerrada.”

      Acho que lemos textos diferentes, porque não vi nada falando que a empresa vai acabar. Muito pelo contrário, alias.

  • SamuEX

    Fantástico post do Simon.
    Como diria minha mãe:
    Uma pessoa mostra quem é quando vive uma adversidade.

    A postura extremamente profissional diante da Apple, e totalmente humana diante de seus funcionários mostra o caráter invejável que tem.
    Crise é sinônimo de oportunidade caro Simon. Vocês darão a volta por cima e mais!

    Sucesso!

  • Cacciola

    Esse”R.” é casca grossa hein?
    Tipo, o “C.” e o “K.” estavam fazendo a coisa errada, agora é comigo e funciona assim!!!
    Boa sorte Simon, espero que consiga uma solução, para felicidade dele e de seus funcionários.

  • Nilton Fernando

    E ai semanas depois o novo aplicativo da Apple surge o novíssimo iAppGratis! Como aconteceu com o uso do botão do volume com o Camera+.

  • krikaoli

    Como eu disse eu adorava ler o que o “Simão” escrevia. Vou sentir falta do app, a Apple perdeu pontos. Gostaria que houvesse empenho para a Siri em PT e não apenas para terminar com a concorrência. O que eu mais li na net foi que isso tratou-se de pulverizar uma concorrência que cresceu nas barbas da Apple.

    • Luís. M

      Você leu o texto?
      O app vai continuar funcionando, relaxa

  • Bruno Cavalcante

    Em Julho de 2012, eu falei com o Simão (do Brasil) sobre o meu app, PhotoRemake e deixamos ele disponível para download.

    O PhotoRemake ficou disponível no Brasil e na Europa, em 1 dia, eu consegui 100 mil downloads do meu App.

    Eles me ajudaram muito.
    Espero que o AppGrátis volte !

    • Tulio

      Muito legal teu aplicativo. Parabéns

      • Bruno

        Muito obrigado Tulio !

        Valeu!

  • Cannibal

    Talvez algum funcionário novo querendo mostrar serviço… e trocando o pés pelas mãos.
    Gosto muito o AppGratis e espero que tudo seja resolvido!

  • Caio

    Todo CEO deveria ser assim.
    Acho que a Apple tinha que rever seus conceitos de politica interna.
    Gostei muito da atitude do blog do iphone.

  • Alexandre

    Já gostava do AppGrátis,

    Agora depois desta, tem meu total apoio.

    A Apple tinha quer rever isto.

    Com certeza eles vão voltar…

  • Fabiano Fleury

    Ótimo saber os verdadeiros motivos, uma pena a Apple ter atitudes como essa, mas acho que tudo isso não deve passar de um grande mal entendido, pois é muito estranho que em poucos dias a opinião da empresa mude dessa forma, ou contrataram algum “novo” supervisor que esta querendo mostrar serviço e aparecer na mídia.

    Só fico preocupado como ainda existem pessoas que dizem não ler algo por preguiça ou por costume mesmo e conseguem assim criar uma critica da situação…

  • Marcelo Gomes

    Bacana esse cara, ele merece ter seu aplicativo de volta na App Store. Simon, torço por você.

  • Daniel Mariano

    Poo dava pra eu comprar um tomate com esse dinheiro todo hahahha

  • Carlos Arcas Neto

    Estou torcendo pelo Simon.
    E tem o lado social ( 45 funcionários )
    Como é que faz aquela chuva . Muito 10.

  • Felipe Cabral

    Se eu encontrar o arquivo do aplicativo(.app) e adicionar ao iTunes, ele vai ser instalado ?

  • Aqui no Brasil caberia uma liminar com obrigação de fazer.

  • Pedro

    iLex, só uma curiosidade/opinião: a letra do texto do site está menor?

    • Não, Pedro. Será que não é seu navegador?

      • Pedro

        Eu costumo ler pelo ipad. Hj quando abri pelo pc achei que estava menor e li o artigo usado zoom do navegador. Mas pode ser a miopia mesmo 🙂

  • Felix

    Há algo de podre no reino da maçã!!

    Esperamos o retorno e as novas versões do “Simão” e equipe.

    PS: Tem petição pública que funcione para reclamar com a Apple?

  • George

    Que postura bacana do CEO… Um exemplo a ser seguido por tantas empresas… Texto sincero, claro. Até afaga um pouco nossos corações. Se fosse minha empresa eu tentaria o dialogo. Nao sendo possível, justiça,…demanda a Apple judicialmente. Ao menos o serviço continua ativo.

  • Leonardo

    Merece ser compartilhado ! Depois de um texto desse o comentário do leitor que não leria, não deveríamos nem comentar o que ele disse!

  • William Youssef

    Sou super Fan do Simão, uso o appgratis a muito tempo, fiquei mais fan ainda quando ele me respondeu um email, dentro de muitos que ele deve receber…
    O jeito da escrita nos apps é magnifico, parabéns pelo trabalho e logo mais a chuva passará…
    Abraços

  • Vimprio

    Pohha… ainda bem q tenho o meu desde 2009…

    Mesmo assim (não sendo pessimista) acho q agora é só esperar o app parar de funfar! :'(

    Fui bom enquanto durou!

  • Marcus

    Esse é o erro da maioria dos grandes negocios no mundo que do nada terminam. Os olhos do dono devem ir alem do agora. Uma empresa crescendo nesta magnitude deveria manter dialogo semanal com a maça por meio de profissionais qualificados, evitando assim surpresas. Tudo estando registrado, o simao teria direito a uma grande indenização, pois a questão aqui é uma so senhores. Quantos milhoes a maça deixa de faturar com a interferencia deste app? #mundocapitalista

  • fisa67

    Se fosse antigamente, eu aposto que o PRÓPRIO Jobs ligaria para o Simon pedindo desculpas pelo inconveniente.

  • Felipe Rocha

    Porque o Blog do IPhone não faz uma analise sobre a versão do Simon?!?!
    A Apple pisou feio na bola, vocês tem coragem de comentar sobre isto?!

    • Como assim, coragem?
      Leia nosso último artigo sobre o tema e você terá sua resposta.

  • Ercio Santos

    Ilex,
    Cabe uma matéria sobre os concorrentes do App que foi banido?

    Se existem, cumprem os itens que tirou esse, fora?

  • Naiara Oliveira

    Apple estou decepcionada!!!