Apple

Apple apresenta resultados fiscais com mais recordes de faturamento e vendas

Resultados Financeiros

No fim da tarde desta terça, a Apple publicou seus resultados fiscais do segundo trimestre de 2013 e, ao contrário do pessimismo dos analistas, ela mais uma vez bateu novos recordes de vendas e faturamento.

Em termos de iPhones, a Apple vendeu mais do que o mesmo período do ano passado, 37,40 milhões de unidades. Já os iPads a alta foi significativa em relação ao mesmo período de 2012, totalizando 19,5 milhões de tablets vendidos, contra 11 milhões em 2012. Claro que a introdução do iPad mini ajudou a levantar bastante este número.

iPhones vendidos iPads vendidos

Os dispositivos com iOS se firmam ainda mais na empresa, pois significaram no segundo trimestre cerca de 73% do faturamento da Apple. O iPhone sozinho é responsável por mais da metade do total.

Faturamento por dispositivos Faturamento por continentes Faturamento Q2

Felizmente, desta vez, os “analistas” estavam pessimistas e “tocando o terror” nas bolsas, o que fez os ânimos não ficarem com uma expectativa excessiva sobre os resultados. No final, muitos acabaram achando positivos os números e as ações da Apple voltaram a subir nesta terça.

Outro ponto positivo e bem inteligente por parte da Apple: agora ela mesmo deu uma estimativa de quanto espera ser o resultado no terceiro trimestre, que será anunciado em agosto. Com isso, ela tenta evitar que “analistas” inventem números estratosféricos que depois decepcionem o mercado mesmo com bons resultados (leia “Apple ‘decepciona’ ao apresentar os maiores lucros que uma empresa já teve na história“).

Gráficos de Macstories.net

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dinnosan

    Esses palpiteiros de plantão ( analistas) deveriam ser punidos pelo mercado de ações.
    Um dos motivos para as ações subirem agora é que a Apple vai dobrar a bonificação por ação.

  • Michel

    Apple sempre crescendo!!!!

    • Leo

      Depende do ponto de vista. Embora tenha vendido mais aparelhos, o lucro líquido foi 18% menor se comparado com o mesmo período do ano passo, portanto é justificada a redução dos valores da ação da Apple, pois, evidentemente, estavam muito acima do normal. Capitalismo = lucro, não unidades vendidas.

      • Ciro Espítama

        É justamente por aí que os analistas estão pegando. Na verdade o lucro baixou por muitas causas:
        1) Investimentos na produção de novos modelos;
        2) Aumento do custo de mão de obra na China;
        3) Aumento do preço de componentes;
        4) Margem de lucro menor no produto que alcançou o crescimento do iPad, a sua versão Mini.
        Mas penso que essa queda nos lucros será boa para a Apple como um sinal de aviso e fará a empresa focar mais em inovação e em novos mercados.

      • Yan

        Na verdade não depende do ponto de vista não.
        Se você cresce 5 cm em um ano e no outro apenas 2 cm, você diminuiu?
        Não, você apenas cresceu menos.

        • Antonio Freitas Neto

          Raciocinio valido no contexto de altura, mas ingenuo do contexto de mercado de ações. Se você cresce abaixo da expectativa do mercado, isso é sim um problema para ações.

          Usando seu exemplo simplista, se você é uma criança de 12 anos com 1.75 de altura de altura e seu técnico de basquete espera que você esteja com 1.90 daqui 2 anos e você no final de desse prazo esta apenas com 1.82, voce cresceu…mas ainda assim você esta abaixo da expectativa e não serve mais, esta fora, ja era.

          abracos.

  • Nicholas

    Show a Apple mandando muito bem!
    Espero cada vez mais dela!

  • Gatti

    Ai eu pergunto….
    Precisa mesmo do tal iPhone econômico???

    Rss…..

    • Francis

      Mas claro, já pensou a imensa população dos BRICs comprando o econômico aos montes? Dá dinheiro isso.!!

      • Antonio Freitas Neto

        E começou a nova onda de concordar com a apple rs.

        Antes do ipad mini, ninguem precisa de um ipad menor e isso era uma bobagem segundo o proprio steve. Ai saiu o mini e ele é essencial.

        Iphone economico? Nunca…nao precisamos…nao vai dar certo. E agora… rs

  • Copeta

    Está no seu climax. Nunca a Apple esteve tão despreocupada com dinheiro. Tem de sobra para fabricar os iCars, iTVs, iWatches e outros.

  • Humberto

    A Apple tem que aproveitar este dinheiro pra investir em novos produtos. Quando tive meu primeiro iPhone resolvi que nunca mais terei Smarts de outra marca, porem outras marcas ja começam a inovar mais que a Apple, ai vai ser dificil pra mim segurar meu fanboyismo kkkk

  • Mateos

    iLex, a Apple sempre deu suas estimativas para o trimestre seguinte, mas os analistas sempre ignoram esses números.

  • Os especuladores existem para pessoas ganharem dinheiro!
    Se nós sabemos q a Apple está bem, mas tem gente grande falando mal e as acoes começam a cair, o ideal é comprar ações 2 dias antes da Apple divulgar os resultados, pois dessa forma, pagaremos um mínimo por elas e 2 a 3 semanas após ela ter divulgado os valores, o valor das mesmas já estão valendo muito a pena!

    No último trimestre eu ganhei um pouco de $ com isso, espero agora ganhar um pouco mais!

    • Rodrigo

      Depois de uma alta de 5%, fechou no final da tarde numa queda de 0,3%… Mercado de ações não é tão simples assim como vc pensa

      • iFumachi

        Concordo com vc…
        Não é tão simples mesmo, mas esse pensamento, vem dando certo…
        Não sou teórico em economia, tão pouco no mercado financeiro, mas ainda acredito que a máquina só funciona para favorecer alguns…

        Não preciso ser um tubarão para vencer, posso ser apenas o parasita que aproveita das sobras, e proteção do tubarão!

        • Francis

          Não sei porque a última parte do seu comentário me lembrou a Gradiente, só lembrou.!! rsrsrs

  • Rodrigo

    Na verdade foram feitas manobras fiscais para melhorar o cenário, uma promessa de compra de ações e aumento de dividendos. O problema é a médio prazo, pois isso é uma forma de diminuir o impacto do especulador, mas cria problemas e pressão para o futuro… deem uma olhada nos cadernos de investimento da The Economist, pra quem investe ou gosta do assunto é bem interessante, e explica melhor este assunto.

  • Romulo

    E pá…..! Tapa na cara da sociedade…. Ou melhor dos analistas…

  • Fujiy

    Acessórios só 3% do faturamento? Eu tinha certeza que a Apple fabricava iPhone e iPad só pra vender cabos super-faturados!

    • JanjaBoy

      Hahahahahahahahaha!

    • Luís M.

      hahahahahahahaha [2]

  • Rodrigo

    Muito desse terror vem do especulador que não quer saber de dividendos.. ele pretende ganhar na venda e compra de um grande volume de ações. Por isso muitas vezes o interessante para eles não são empresas gigantes e “hegemônicas” como Apple, mas sim empresas que são pequenas, mas podem “estourar” no mercado (crescendo 300% depois de um grande acordo), ou empresas meio mal das pernas, mas estão prestes a uma reestruturação… Mas claro, a Apple (e as outras) fazem “arranjos” para poderem agradar os acionistas de todos os tipos…
    Até agora nenhum site de tecnologia que eu lí hoje conseguiu exprimir a realidade do cenário, apenas os sites de economia…

  • Lucas

    Como eu disse no post da doação que Apple fez a China. O valor doado foi irrisório em relação aos lucros da gigante de Cupertino.

  • thiago

    iLex, esqueceste de dizer que o lucro líquido caiu 18% em relação ao ano passado. E isso não é um bom indicador para maçã.

  • Douglas

    Maior que google e microsoft juntas 🙂

    • Rodrigo

      Em valor de mercado… mas se vc estivesse investido algum dinheiro no Google esse ano, teria mais mais lucro negociando ações dela que da Apple… e teria lucrado muito mais se tivesse investido numa empresa pequena, obscura, mas que tivesse sido comprada por uma gigante. Dinheiro na bolsa é oportunismo.

  • André Luis

    E hoje, ouvindo o programa “Pulo do Gato” da rádio Bandeirantes/SP, a jornalista Silvania Alves divulgou forte queda nas ações da Apple devido queda no faturamento
    Ctrl+C, Ctrl+V sem filtros.
    :-/

  • Roberta

    Engraçado, 2o trimestre ? Acabamos de começar o segundo trimestre de 2013 e ja tem resultados, nao seria resultados do 1o trimestre de 2013 ?

    • Guilherme

      Os resultados são do primeiro trimestre realmente.

    • O ano fiscal da Apple começa em outubro do ano anterior. 😉

  • Guilherme

    Ainda não entendo todo essa ingenuidade ou falta de conhecimento com o mercado de ações… Citar analistas entre aspas mostra um pouco das duas coisas. O “mercado” somos todos nós e quando o mercado exagera no otimismo ou pessimismo, uma correção vem em seguida. Quando e como são as perguntas hoje de bilhões de dólares, pra citar uma frase bem batida. A Apple não lança nada inovador desde o iPad e isto se reflete nas ações. Ou seria racional achar que a empresa valesse realmente quase US$ 1 trilhão ?

    • Rodrigo

      Nenhuma das maiores empresas de tecnologia da bolsa valem realmente o preço de hoje… está na cara que está inflacionado… bolha? Ainda não. Mas a especulação está bem agressiva. Ainda tem ignorante que arrota que “sua empresa X” vale tantos bilhões (o cara nem tem ações dela)… não sabe nem como calcular um juro simples… A internet é fogo

  • Thiago

    Ninguém quer um iPod