Notícias

Apple ‘decepciona’ ao apresentar os maiores lucros que uma empresa já teve na história

Tim Cook

Estranho, mas verdade. Nesta quarta, a Apple apresentou mais uma série de recordes quebrados em seus resultados fiscais, mas mesmo assim suas ações caíram quase 11% no chamado “after hours” da bolsa.

A receita da Apple cresceu 38% em relação ao mesmo período do ano passado, com lucros de 13 bilhões em três meses, que é o quarto maior de todos os tempos. Para se ter uma ideia, só este lucro daria para comprar empresas como Twitter, Foursquare e Blog do iPhone, juntas, e ainda sobrar dinheiro.

A venda de iPad bateu novo recorde, com 22,9 milhões de aparelhos vendidos em três meses. Com o iPhone, também novo recorde: 47,8 milhões (contra os 37 milhões no mesmo período do ano passado). Veja os gráficos (fonte SplatF):

Ganhos financeiros da Apple

Eu posso não ser um expert em bolsa de valores, mas no meu pouco entendimento de analista de sofá, eu não consigo entender como uma empresa que dá lucro (e bons lucros) pode ser considerada como uma empresa “quebrada“. Sim, pois é assim que muitos analistas estão considerando a Apple atualmente, fazendo com que se crie um pânico generalizado e fujam da bolsa.

A revista Veja (eu sei, não é uma boa referência), por exemplo, colocou a coisa toda de uma forma quase absurda:

Os números decepcionantes surgem após a Apple superar as estimativas de crescimento da receita nos dois trimestres anteriores. […] A Apple anunciou que sua receita no quarto trimestre cresceu para 54,5 bilhões de dólares, abaixo da estimativa média de analistas de 54,73 bilhões de dólares.

Ou seja, os “analistas” esperavam 54,73b, mas como ficou só em 54,5b, então é motivo para os acionistas correrem da bolsa. Mesmo que o lucro anual tenha sido o maior que uma empresa já apresentou na história. E mesmo que o lucro destes últimos três meses tenha sido maior que o do Google no ano todo.

Isto tudo me faz relembrar um outro tempo da Apple, em que a imprensa em peso pregava pela falência da empresa. É bem verdade que ela estava na época mal das pernas, mas mesmo assim apresentava bons produtos, bem melhores que os da concorrência com Windows. Esta “onda” parece estar voltando, com diversos “analistas” querendo denegrir a imagem da empresa.

Na minha opinião, Tim Cook tem sua parcela de responsabilidade nisto. Não porque ele esteja fazendo algo de errado, mas porque ele não é Steve Jobs.

Quando Jobs morreu, todos temiam que a empresa não seria mais a inovadora que sempre foi, com produtos mágicos e revolucionários. Deram um tempo para ver como Cook se sairia, mas agora estão se dando conta que Cook não é Jobs. A magia, o mistério, a rigidez contra rumores, tudo isso se perdeu um pouco e é isso que está apavorando muitos acionistas que procuravam um jeito fácil e garantido de ganhar dinheiro.

Esta falta de “magia” significa que a Apple está quebrando e tudo é ruim? Não, claro que não. Ela nunca esteve tão bem financeiramente e seu produtos continuam com uma ótima qualidade. Só que a exigência do consumidor ficou alta demais, querendo mágica a cada 12 meses.

Nem com Jobs tínhamos esta magia neste curto período de tempo. Mas a existência dele pelo menos nos permitia sonhar que, a qualquer momento, poderíamos ser surpreendidos. Hoje, não temos mais esta impressão.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • iLuk

    Legal

    • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

      Mais ou menos legal. O iLex cita que os analistas tentam denegrir a imagem da empresa, mas a Apple colabora quando “inutiliza” um ipad novo, lançando outro 7 meses depois. Ela se denigre quando lança um sistema de mapas que quase mata gente na Austrália. Ela também se denigre quando não faz um redesign decente no seu SO, mantendo o visual quase igual à primeira versão de tantos anos atrás. E principalmente se denigre, quando perde toda a magia de uma apresentação, deixando vazar TODAS as informações de um produto novo.

      Sou fã da maçã, mas está começando a ficar difícil defender a Apple.

      • Denis Lourenço

        disse tudo!

        • Ernesto

          Concordo ².

        • Lara Nucci Ruchiga

          Concordo muito contigo Heitor.

      • Tárcio

        Tenho todos os aparelhos da Apple, portanto sou fã incodicional. Mas vc está coberto de razão! Tá difícil achar bacana essa política da Apple. Vários aparelhos “antigos” perdendo funções por pura ganância.

      • iBrs

        Realmente, tá tendo uns vacilos da Apple em relação a isso. Mas em relação ao vazamento das informações (novidades da apple) eu acho que também é notório que a apple é uma das empresas de smartphone mais conhecida do mundo. Ou melhor dizendo, que produz o melhor produto do mundo (fan boy ahahah). E com isso, as outras cias, vão atrás de tentar coletar informações p/ jogar na net e estragar a brincadeira. Ou até mesmo, os fãns, que correm atrás de descobrir as informações. Sei lá viu, acho que se tivesse no controle do Steve J. seria melhor, mas infelizmente…. =(

      • Rakdos

        Discordo de dois pontos:

        – Essa história de que os iPads foram “inutilizados” é uma das maiores bobagens que eu vejo sendo ditas por ai. Os iPads pararam de funcionar? Algum recurso atual não está disponível para os usuarios desses iPads?
        Uso um iPad 2 e um iPhone 3GS e nenhum dos dois estão inutilizados. Na verdade, até o presente momento, os usuarios do iPad antigo estão no lucro, por não terem perdido cabos, docks e acessorios pela atualização do condctor.

        – Qual é a necessidade do redesign do visual no iOS? Adição de recursos interessantes são bem vindos, mas no visual, prefiro dormir sabendo que no dia seguinte não vou operar um sistema com o visual todo bizarro, como a Microsoft fez com o Windows 8.

        – Agora os mapas foram realmente uma mancada. Não pela iniciativa de ter um sistema próprio, muito bem vinda por todos os motivos que o BDI já cansou de explicar. O problema foi o serviço porcamente executado. Ta certo que o Google Maps demorou pra ficar bom e a poucas semanas me mandou virar em umas cinco ruas proibidas, mas não da pra soltar um sistema todo cheio de falhas mesmo.

        • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

          A questão de “inutilizar”, é pelo fato de nos ter feito perder MUITO dinheiro em muito pouco tempo. Eu comprei meu iPad uns 40 dias antes de lançar o outro, pois sabia que demoraria pelo menos mais uns 6 meses pra lançar um novo. Perdi uma grande quantia de dinheiro, pois a Apple lançou um iPad “novo” sem grandes inovações em relação ao “antigo”. Ela mesmo sabe que quase não tem diferença. Tanto é que tirou o “antigo” de linha.

          Pensar em manter o visual porquê é seguro nos deixaria preso ao DOS. Digo mais: se tivéssemos medo de mudanças de layout, o iPhone (com seu teclado sem botões) nem existiria. Né? XD

          Mas repito: Eu sou fã da Apple. Não troco meu iPad por nenhum outro tablet, apesar de estar quase trocando meu iPhone por um SIII. XD

          • Eduardo

            Heitor,

            Seu raciocionio quanto a perder dinheiro é de um investidor…. o iPad é um produto de consumo, pelo menos nos paises ricos, desta forma espera-se que sejam descartados após não serem mais úteis. Aqui pensamos no iPad como um investimento, por isso essa frustração. Como o mercado do nosso país é quase irrelevante para a Apple, eles não levam em consideração nossos requisitos. Lá o novo iPad foi visto mais como uma atualização de um bom produto e a frustração é em relação à inutilização dos cabos e acessórios antigos.

            • JanjaBoy

              Não é bem assim não!!
              Tanto que para quem tinha comprado o iPad 2 recentemente, teve o direito em trocar pelo novo.
              Então quem trocou NÃO queria perder dinheiro. Você mesmo sabendo que dentro de um mês iriam trocar o iPad por um novo, você compraria o “velho”? Acho que não!

            • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

              Concordo em partes com o seu comentário. Porém a Apple foi contra um comportamento padrão, e um costume que ela mesma criou. Eu não vejo um americano comprando um produto se soubesse que ele seria tirado de linha 40 dias depois. Minha frustração tem muito fundo no fato de vivermos em um país patético onde um tablet custa mais que 2 salários mínimos, mas também tem fundo no fato de que essa decisão foi puramente mercenária por parte da Apple.

              A Apple perdeu o restinho de sua principal característica, que era deixar o cliente maravilhado e satisfeito. Hoja Apple só se preocupa com números e vendas. Lembre das últimas grandes decisões, e me diga que elas não foram muito mais puxadas ao lucro, em detrimento da melhoria da experiência. ;D

          • Eduardo

            Já vi o movimento em uma Apple Store, Microsoft Store e Uma Best Buy por exemplo?

            A Apple Store fervilha…. Microsoft Store dá pena…. Best Buy? Normal.

            • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

              Velho, quantidade de público não é tudo. Se pensarmos dessa maneira, Justin Bieber e sertanejo universiotário seriam as melhores músicas do momento.

            • Eduardo

              Não estava pensando em melhor/pior, mas sim popular/desejado ou não, o que, acredito, deve se refletir nas receitas dessas empresas….

          • CMendes

            Heitor, falou muita besteira, se for por isso comprei um corola e 3 meses lançaram o modelo novo mudou as lanternas e o desenho das rodas e nem por isso perdi dinheiro, até porque queria usar naquele momento, passei um ano com ele e troquei agora pelo o medelo 2013.

          • Copeta

            É bom que no futuro, você possa falar “tenho uma edição limitada de um modelo de iPad que só ficou a venda por 7 meses, um misto de iPad 4 com iPad 2” e terá uma relíquia de colecionador 😉

          • Gabriel Paiva

            Cara, esse negócio de não mudarem o layout do iOS é verdade. A concorrência esta sempre inovando nessa área, e todos esperam a Apple mudar nisso e não muda :/

          • Rakdos

            Bom, acho que não expressei bem meu pensamento a respeito das interfaces. O layout do iPhone, com a tela touch e sem botões foi uma ótima ideia, pois o grande problema dos smartphones da época era que a interação com o software ficava restrita as teclas físicas dos aparelhos.

            O que me preocupa é que desde o Windows 98, tenho um histórico de detestar as mudanças de layout que acontecem em cada Windows. Demorei meses pra aceitar aquela interface do Windows XP, que fazia o PC parecer uma propaganda da Telefônica. A mesma coisa agora com o Windows 8, que pra mim é a coisa mais horrorosa que já vi na tela de um computador.

            Essa péssima experiência com as atualizações de interface do Windows me fazem ser relutante em ficar tranquilo quanto a mudanças no layout do iOS.

          • Marcos

            Não entendi porque você “perdeu” muito dinheiro. O sucessor do iPad 3 tem o mesmo visual que ele, e a única diferença é praticamente o conector que, na minha opinião, é um lucro nao ter que trocar. A Apple nem ninguém te obrigou a comprar um iPad 3. Você comprou porque quis. Eu comprei o meu iPad 2 um mês antes do lançamento do novo e não vejo problema algum em ter um device “ultrapassado”. O meu iPad não deixou de funcionar porque um outro com tela Retina foi lançado. Ao contrário, continuo recebendo atualizações de sistema, diferentemente do que acontecerá se você trocar seu iPhone por um SIII. Se você ficou decepcionado por causa de um lançamento de iPad que aconteceu sete meses depois do outro, imagine com a Samsung, onde lançam um produto a cada mês…

      • Dinnosan

        A aPple ñ precisa da nossa defesa, ela precisa vender iproduts, e isso ela está fazendo muito bem. Só ñ está vendendo mais porque ñ consegue atender a demanda ( vide Brasil onde não se acha iphone 5).
        Ela vai acabar fechando o capital se as ações caírem mais, o que seria bom para ela e ruin para os investidores/especuladores.

        • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

          Tem certeza? Se todo mundo então começar a meter o pau na Apple, ela vai dispensar blogs que a defendam ferrenhamente? Fala isso não cara. Toda figura pública gosta de ter pessoas defendendo-a. =D

        • Rakdos

          Acho que não é questão de “precisar da nossa defesa”. Só estamos trocando “achismos” nos comentários por falta do que fazer, ou pena natureza do ser humano de se comunicar. Ninguém aqui acredita que qualquer palavra escrita influenciará alguma coisa em relação a Apple, o mercado ou o universo. Pelo menos não deveria.

      • Machado

        Muito bem colocado.

        Eu realmente estou preocupado. Acho que das duas uma:

        – ou a apple esta forjando numeros de alguma forma “magica”.

        – ou realmente os clientes são muito fieis e consomem qualquer coisa, mesmo que claramente a empresa tennha perdido o rumo da inovacao a algum tempo

        Qualquer uma das situacoes é insustentável no medio prazo e é um indicio que tempos ruims estao retornando a Apple. Daquia a pouco mandam o Tim embora e teremos posts do tipo “Porque mandar o Tim embora faz sentido”.

        É clara a semelhança com o período onde ela quase deixou de existir e a Micro$oft salvou ela da falencia, inclusive com injeção grande de capital, levando ate ao Bill Games participar de uma apresentação da maça, ganhando os agradecimentos do Steve Jobs.

        Boa sorte para quem fica.

        • Laender

          Falo como usuário Apple desde 1996, nos, não tão saudosos assim, Performas 6400.

          Vocês analisaram os gráficos apresentados na matéria? Os dois principais produtos Apple são iPhone e iPad, óbvio.

          Óbvio? Perai, uma empresa de computadores que sempre revolucionou com suas máquinas e seus sistemas operacionais. Que criou um universo a parte de usuários apaixonados, defensores ferrenhos da maçã. Em seus ( Apple ) momentos menos louváveis, eram esses usuários ( e eu me incluo aqui ) que seguraram a empresa, defendendo-a dos ataques da mídia, comprando seus computadores ( mesmo que fossem muito caros e nem tão bons assim – caso do acima citado Performa 6400 ) e apostando tudo numa empresa que, todos diziam, já estava morta.

          E por que? Por que apostar num cadáver? Porque a Apple criou um mito por trás de seus produtos. Inicialmente foi a qualidade incomparável de seus computadores ( hardware ) perante a concorrência. Essa logo tratou de copiar a Apple criando máquinas com assinatura, assegurando a qualidade máxima dos componentes internos. Ai a Apple se sobressai com seus sistemas operacionais que estavam a anos luz à frente do Windows.

          Isso vem se perdendo. O Windows, por pior que seja, vem evoluindo. Já consegue apresentar várias diferenças que nós, usuários Apple, nos perguntamos por que não existem soluções assim no OS que usamos. E a resposta é exatamente o conteúdo dessa matéria acima apresentada. A ganância e a busca pelo lucro, a todo custo.

          A Apple deixou de ser uma empresa de ideais ( tudo aquilo que Steve Jobs pregava, verdadeiramente ou não, era o que motivava sua enorme base de fãs a continuar venerando a marca ) e passou a ser uma empresa restritamente capitalista. Talvez seja esse o grande papel de Tim Cook pois revolucionário ou carismático ele não é. Talvez não haja ninguém que seja assim como SJ o foi. Por isso ele deve ter pensado que, se não consegue alguém para substituir sua visão, pelo menos alguém que faça a empresa ganhar dinheiro.

          E ai está o inicio do fim da Apple. Como falei antes, ela sempre foi uma empresa que conquistou mercado pela evolução, pelo diferente, pelo sonho. Assim ela sempre esteve em outro nível, acima de qualquer outra no mercado. Agora ela nivelou, e para baixo, como todas as demais empresas pois busca o lucro pelo lucro como sua meta. Não é mais a qualidade, não é mais a inovação e, pior ainda, não é mais a satisfação de seus clientes, alguns tão defensores e fieis que sempre acreditaram na Maçã.

          Falo isso porque vejo que muita gente comenta baseado no fato de achar que a Apple significa apenas iPhone e iPad. Uma pena. O Mac Pro, linha profissional de computadores Apple que, junto com seus antecessores foram a baliza do mercado computacional sobre as máquinas mais rápidas do mercado, sem falar nos designs, não sofre upgrade desde julho de 2010. Isso mesmo, 2 anos e meio sem um upgrade. Como ficam usuários profissionais que sempre investiram na Apple e hoje veem seus concorrentes com uma margem melhor no que se diz respeito ao potencial de equipamentos?

          Enfim, um desabafo a muito preso na garganta e que essa matéria dá a cara exata ao momento que acredito estar passando nossa tão amada Maçã. Não se iludam, analisar o presente com todos seus louros e glórias, seus gráficos de recordes e o dinheiro entrando é fácil. Quero ver manter um futuro num mercado aonde as inovações e sonhos mudam de maneira tão rápida. Num mercado assim, a vitória está no coração, e não no bolso.

          Quem viver verá ( <– agora fui profético ).

          • JanjaBoy

            Laender, perfeito!!
            Eu trabalho com Mac desde 1991 era um Mac IIci com incríveis 20k de memória, um HD de 512kb e a magnifica velocidade de 25mHz!!!
            Lembro do tempo da Apple falida e da “luta” para não deixar ela minguar.
            Hoje essa empresa parece realmente uma empresa de IPhone e iPad. Não é mais a empresa dos computadores de sonho.

          • TiãoGavião

            Finalmente (Laender) falou o que esta preso em minha garganta também, infelizmente!!

        • Vinicius Alves

          Sem querer Alimentar ainda mais essa “discussão”, acho que você não está totalmente correto em suas afirmações.

          Não foi nenhuma surpresa (pelo menos para a maioria) os números apresentados pela Apple sobre seu lucro no ultimo trimestre, tanto que até alguns “analistas” até acharam que esses números iria ser ainda maior. Então, a Apple está MUITO longe de voltar à época de 1996.

          E Sim, ela perdeu um pouco a sua inovação quanto a seus produtos, mas continua tendo um dos melhores (se não o melhor) Smartphones do mundo, sem falar no iPad, que está anos luz à frente de seus concorrentes.
          Claro que sempre iremos querer produtos inovadores e revolucionários, e nesse ponto, a apple está começando a escorregar, mas nada que faça ela ‘quebrar’ ou ‘falir’.
          Um exemplo bom disso é a Samsung, que nos últimos 5 anos, viveu das ‘obras de arte’ da apple e nem por isso quebrou, se a apple está começando a perder a inovação, a samsung já a perdeu a muito tempo.

          • Laender

            Vinicius,

            O meu desabafo não tem nada a ver com a Apple quebrar. Não foi isso que quis dizer.

            Estou falando da Apple como empresa mítica, inovadora, mágica. Isso está acabando ( acho que sem o SJ realmente já acabou ). Tudo em prol do iPhone e do iPad e seus lucros recordistas. O seu comentário mesmo prova isso. Você se refere a esses produtos como se a empresa fosse apenas eles. E é esse o ponto.

            Minha visão é a de que ela está se tornando uma empresa de produtos varejão e esquecendo aqueles que realmente formaram sua base. Isso é ruim? Pra quem usa apenas o iPhone e o iPad não. Mas quem usa computador, isso é péssimo.

            Não precisa ser um usuário Apple. O Windows evoluiu, e muito, correndo atrás das inovações e propostas que os Mac OS 6, 7, 8 e 9 e agora o MAC OS X propulseram ( vou citar apenas a interface gráfica que a Apple comprou da Xerox, aprimorou e hoje é a base de qualquer sistema existente ). Essas sacadas é que acho que estão sendo deixadas de lado. O sistema mesmo está se tornando um big iOS no lugar de sistema de plataforma. Enfim, perdem os avanços, as interfaces gráficas, as experiências usuários/máquina.

            E pra finalizar, a politica varejão da Apple eu tb vejo com mals olhos. Qualidade de atendimento, produto com defeito, virus, upgrades desnecessários…. Isso tudo não é e nunca foi o lugar da Apple ( isso sempre, mas sempre foi coisa da Microsoft ). O destino dessa politica, pra mim, é um produto no futuro sem muito apelo e ruim. Hj o iPhone é top; amanhã ele poderá ser comido pela concorrência.

            Por isso eu disse: ¨Quem viver verá.¨

            • Vinicius Alves

              Desculpe, mas não foi a sua afirmação que respondi, e sim a do Machado.

            • Vinicius Alves

              E sim, concordo com você que o carro forte da apple agora virou o iPhone e iPad, enquanto os macs deveriam ter essa frente, não apenas por não ter muitas opções nem parecidas no mercado mas porque foi com ele que a empresa se reergueu quando estava à beira da falência.

        • Matheus

          Machado,
          eu não sou fan boy. Tenho aparelhos da Apple assim como posso ter de qualquer outra marca, não tem preferência por marca, mas por produtos de boa qualidade.

          Não acredito que a Apple esteja forjando números, uma empresa de capital aberto deve atender certas normas de auditoria que não os permitem forjar números.

          As pessoas que compram aparelhos da Apple, não compram qualquer coisa, compram produtos que julgam bons. Eu considero o iPhone 5 o melhor smartphone do mercado, mesmo não sendo super inovador em relação ao 4S. Mas enquanto o Android for essa porcaria que é, o iPhone será o melhor.

          Mas que a Apple tem que abrir o olho, isso tem 🙂

      • Concordo, mas continuo fã e esperando que Cook acorde um dia e diga, O QUE JOBS FARIA???

      • Everaldo

        Mandou bem.

      • Igor

        Me desculpa heitor, mas você colocou de uma forma muito rígida.
        Primeiro a Apple não “inutilizou” nada eu tenho o iPad 2 comprado na época do lançamento, e ele nunca ficou inutilizado, imaginem o 3.
        ATT: sua atitude é um tanto egoísta, me fez perder dinheiro. como ela te fez perder dinheiro se ela mantém tablets funcionando muito bem por 3 anos no mínimo. acho um tanto egoísta sua informação.

        segundo a Apple pode ter feito da maneira mais difícil o Mapas, simplesmente tirando o google maps e iniciando um do zero. Mas hoje temos várias opções grátis, graças a essa atitude da Apple.

        Terceiro o iOS precisa mesmo de uma repaginação mas não é tão simples assim , vamos mudar tudo e muda.

        não estou querendo defender sei que a Apple tem seus deslizes, mas eu não gosto quando X faz um produto errado e ta tudo bem e Y faz a mesma coisa e é crucificada.

      • Carlos

        Falou e disse. E olha que pelos rumores (que nos dias atuais tem se mostrado verdade) o novo novo iPad e o iPad Mini também podem ficar “ultrapassados” dentro em breve.

      • Carlos

        Falou e disse. E olha que pelos rumores (que nos dias atuais tem se mostrado verdade) o novo novo iPad e o iPad Mini também podem ficar “ultrapassados” dentro em breve. Agora conseguir com esse lucrinho comprar o blog, não da. Precisa lucrar muito mais.

      • RogerioNT

        O que os applemaniacos precisam entender é que agora estamos diante de uma apple sem Steve Jobs. Esta é a diferença.

        • Cristiano

          Jobs não fazia todos os botões do sistema operacional. Jobs não era o único cara creativo do mundo. Cook pode estar apenas querendo mudar o período de lançamento do iPad. Alguns de vocês estão sendo levados pela onda da mídia. E o mais importante: COMO UMA EMPRESA EGOÍSTA E SEM INOVAÇÃO BATE RECORDES DE VENDAS E FICA EM PRIMEIRA DO MUNDO? Respondam essa. Como a mídia influencia as pessoas, meu Deus…

          • RogerioNT

            Amigo voce esta pensando pequeno. Eu nao pensando de forma micro como voce. Estou pensando na direcao que a coisa esta tomando e aonde ela vai chegar. Daqui algum tempo talvez voce entenda.

      • TiãoGavião

        Concordo e assino em baixo 🙂
        Deixei de comprar alguns produtos Apple por causa de sua nova política de atualizações, iPad é um deles.
        Não me importo de gastar o que for, mas para isso tenho que ter certeza de lançamentos anuais e qualidade, se não…vou fazer minha parte…fuiii… 🙁

      • Celso

        Pensem o seguinte, e isto é muito serio. Qual a consequência de um órgão de imprensa, ou jornalista ou qualquer um que tenha mídia, opinar sobre uma empresa na qual ele é sócio, sendo dono de muitas ações ? Cuidado com estas opiniões dessas pessoas, na realidade, nunca acredite nestas opiniões de imprensa em um assunto como este. Estao defendendo o deles.

      • Papo Reto

        Boa matéria e comentario muito bem colocado! Boa ai Heitor!

  • Fabio Lara

    Concordo muito com a análise final do teu Post. Perfeito!

  • Edson

    Impressionante!

  • Duda

    Cara … eu realmente nem sei o que comentar sobre isto.

    Queria ter uma empresa falida destas … até não ficaria bravo se alguma informação sobre meus produtos fossem divulgados antes do tempo.

    Eu não consigo entender estes analistas de mercado cara …

    • iFumachi

      Para mim isso é especulacao para que alguem ganhe muita grana, comprando com precos baixos e vendendo a precos altos!

      Eike Batista, com informacoes que so ele tinha acesso, faz isso direto! As acoes da empresa dele estao aumentando e ele sequer comecou a produzir/explorar petroleo! Nao me espantaria se ele vendesse tudo de uma hora para outra! Como pode o valor de uma empresa subir tanto se o PIB nao sobe? Vai ter que estagnar em um momento!

  • Overlord

    OMG! Tá quebrando!

    • Henrique

      Nao viaja…

      • Mark Z

        Cara já ouviu falar em sarcasmo?

        • Overlord

          Pelo jeito, não.

  • Felipepvb

    Os produtos da Apple são fantásticos, até mesmo os fans reclamam da falta de inovação mas nao deixam de comprar os produtos, ou seja, os consumidores nao sabem oque querem. Nao acho que a Apple perdeu a magia so por causa da morte de jobs mas sim pela importância que ela tem, praticamente impossível nao vazar um novo modelo de IPhone com praticamente todos os blogs de tecnologia envolvidos nisso

    • Daniel

      Pois é. Vale lembrar que o iPhone 4 precisou “apenas” de 1.7 milhões de aparelhos nos primeiros 3 dias. Ainda assim, e mesmo sob a supervisão de Jobs, vazou não um simples chassi, mas um aparelho inteiro. Já o iPhone 5 vendeu 5 milhões de unidades pro mesmo período.

      É óbvio que houve muito mais gente envolvida, e com isso fica muito mais difícil tentar esconder algo. Não dá pra dizer que seria a mesma coisa com Jobs, mas certamente nem ele conseguiria conter alguns vazamentos num projeto desse porte.

    • Rakdos

      Acho que o problema das inovações é que não tem o que inovar no que está funcionando bem. Quando o primeiro iPhone surgiu, havia um espaço imenso para inovação, já que os smartphones presentes no mercado eram horriveis. Com o iPad foi a mesma coisa: o mercado de tablets era insignificante, as poucas tentativas eram patéticas.

      Agora, o que há para se fazer hoje em dia? O resultado dessas tentativas patéticas de “inovar por inovar” trazem mudanças toscas, como esses conceitos de celulares transparentes. Muita gente precisava de um smartphone realmente inteligente, mas quem precisa de um celular transparente?

      Acredito que inovações significativas só virão novamente depois de uma evolução tecnologica substâncial, quando houverem processadores, baterias e outros componentes capazes de executar tarefas mais pesadas, como realmente substituir a CPU de PCs com a adição de periféricos.

    • Fernando

      Os produtos das outras empresas vazam (ex.: o novo s4) mas só a Apple é criticada.

  • Vinícius

    Quero ver se lançarem a iTV vai quebrar muita empresa que ‘fabrica televisão’.

  • RodES

    Informação falsa no final do segundo parágrafo!!!
    Duvido que aquele trocado seja capaz de comprar “o tal” Blog do iPhone…
    E quando este liberar o balanço do trimestre, quero ver o que esses analistas vão dizer!

  • Felipe Drumond

    Existe um imenso abismo entre empresa falida e valor de ação.
    Falida, a empresa não é. Mas o valor de suas ações foi entendido como “caro” para o resultado, que não chegou ao esperado, mesmo que tenha faltado apenas 0,000xx% para chegar lá. Aí muitos decidem que é um bom momento para vender, seja porque o resultado não atingiu a meta, ou porque já está na hora de realizar o lucro. Então, como se espera quando isso acontece, o valor da ação cai, e até quem vendeu já com os -11% de ontem talvez tenha tido um ótimo lucro. E como normalmente acontece na bolsa, todo mundo dormiu essa noite e já absorveu o resultado da empresa e, com um descontão de 11% no valor da ação, hoje o movimento vai ser de compra e o papel vai subir uns 4% pra mais. É a roda vida da bolsa!

    • Rafa

      Exato!

    • Rafa

      Esse fato é comum no mercado de ações. Há inúmeras influências externas, de modo que o preço da ação não necessariamente irá variar positivamente com um bom resultado, há de se analisar outros fatores, como por exemplo, a pespectiva do futuro da empresa. Quem investe em ação sabe que não basta olhar para o passado e presente da empresa, você tem que tentar dimensionar o futuro. E esse é o caso da apple. Um empresa fantástica, sólida, salvo engano a maior dos EUA em valor na bolsa, mas o seu futuro inovador está sendo questionado. O fato é que no futuro bem próximo ela tem que mostrar algo de diferente, principalmente em termos de evolução do seu sistema. O IOS é praticamente o mesmo desde de o primeiro iphone, com algumas poucas mudanças, ao passo que o android vem evoluindo a passos largos. É óbvio que o IOS é um sistema mais fluido e confiável, mas isso não quer dizer que não possa evoluir. Um exemplo banal: a central de notificações do IOS deixa muito a desejar. Uma simples melhora, acrescentando atalhos para ligar e desligar o wifi, 3G, bluetooth, algo que deve ser bem fácil de se fazer, já daria um grande upgrade nela. Há certas evoluções que sempre serão constantes: melhor qualidade da tela, menor espessura, processador, câmera… Tais melhoras sempre irão ocorrer ao longo dos anos. Portanto, o diferencial que está faltando é uma grande evolução no sistema IOS, e é isso que eu aguardo ansiosamente para os próximos lançamentos!

    • Jonatã

      Exato! O preço da ação caiu, não o valor da empresa.

    • iJE

      Boa observação, Felipe.

      Toda grande empresa trabalha com previsão de resultados. E se por acaso no final do ano fiscal ela tenha ficado abaixo dessa meta, ela não cumpriu o resultado, mesmo que tenha tido um lucro recorde no período. Simples assim.

    • iJE

      A minha única preocupação com esses números é que a Apple está deixando de ser uma empresa inovadora de computadores para se tornar a empresa do iPhone e do iPad.

  • Bruno Marçal

    Na boa pessoal, “Analista de Mercado”?? Que tipo de profissão é essa??? Pois o que vejo são só previsões erradas desse “analistas”. Se dizem “analistas”, mas não analisam nada…
    Pra mim é falta do que fazer, falta de um desafio maior, pois a empresa que mais dá o que falar hoje em dia é a Apple.
    Me parece que esses “analistas” querem aparecer de certa forma, falando mal sobre a Apple.
    E não só sobre Apple, também muitos erros desses “analistas” em relação a outras empresas…
    É como o final do post diz, parece que querem que as empresas quebrem de verdade…

  • Beaguinho

    Bons o Lucro, mas que o iOS está precisando de inovação está! O pobrezinho está sendo remendado desde o seu nascimento enquanto outros aí estão atendendo melhor aos usuários.

  • JW

    Parabéns pela excelente matéria. E se a Apple poderia realmente comprar o Twitter, Foursquare e Blog do iPhone, juntos, apenas com o lucro de 13 Bi, é porque isso é muita grana. Um abraço.

    • Henrique

      Se fosse só o Twitter e o Foursquare ainda ia… Mas o blogdoiphone junto?!! Realmente é muita grana!

  • Guilherme Arrà

    Artigo muito bem escrito meu caro. Parabéns. Faço das suas as minhas palavras.

  • Paulo

    Excelente “…só este lucro daria para comprar empresas como Twitter, Foursquare e Blog do iPhone, juntas, e ainda sobrar dinheiro.”

  • Marcel

    Voces ja viram o filme “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme” , pois é, pura especulação… fazem isso para a empresa perder valor e depois compram tudo novamente!!!

  • Tiago

    …vai entender…

  • Felipe

    O que acontece é que independente de ter lucro ou não, se o resultado é abaixo do esperado as ações caem, pois na vdd elas estavam inflacionadas, então quando os resultados são apresentados tendem a ir para o valor real.

    Um outro problema, hoje a Apple depende do iOS e mais especificamente do iPhone/iPad para fazer dinheiro. É o tal Cash Cow

  • Paulo

    É uma conta simples. O valor de uma empresa na bolsa não significa o quanto ela tem de patrimônio hoje. Não importa muito o que ela é nesse momento. O valor da empresa significa o quanto ela gerará de lucro no futuro. A grosso modo: é pegar o fluxo de caixa FUTURO da empresa e trazer a valor presente.
    Então os analistas fazem uma previsão de quanto ela poderá gerar de lucro no futuro e com isso precificam o valor da empresa na bolsa hoje. Se a empresa gerar de fluxo de caixa menos do que eles previam então a empresa vale menos do que está precificada, acontecendo os ajustes.
    E realmente, esse último paragrafo, também pode dar uma ideia da visão do mercado a respeito do futuro da Apple.

  • Edson

    Parece que Al Gore por enquanto perdeu um pouco mais de 2,9 milhões apostando na compra das ações, se ele tivesse esperado mais uns dias…

  • Caio

    E o Ilex falou tudo sem jobs a apple e a apple mais um certo lado da empresa esta sumindo ele esta mantendo o estilo jobs mais mudando certas coisas

  • Silas

    Pra quem se preocupa com esse tipo de números, os acionistas e executivos da empresa, realmente deve ser um “problema”.
    Como eu não me importo com isso, e apenas sou um usuário dos produtos da marca, a vida segue como se nada estivesse “anormal”.
    Problema é quando usuários da marca começam a entrar em desespero com esse tipo de notícia… aí é caso de internação mesmo…

  • Marcelo

    Como outro analista de sofá.. acho que essa “decepção” toda foi uma forma de derruba as ações pros “analista” compra-las por um preço mais baixo…

    E outra…. essa queda de 11% pode ter ocorrido tbm pq muita gente deixa uma “trigger” ativada pra qnd o valor cair abaixo de um ponto elas são colocadas a venda.. como forma de proteção… Se um grupo vende muitas ações essas triggers começam a ser ativadas e vira um efeito em cascata…. acredito que agora sobe denovo pq o pessoal vai ta recomprando…

  • Diego Diniz

    Perfeito esse post iLex!!!

  • o medo dos analistas não reflete o lucro agora da Apple, mas o medo da demora de novas tecnologias de serem implantadas, como NFC, a falta de novas quebras de paradigmas e as baixas vendas do novo iPhone. se pensar em empresas que o fundador não atua mais na empresa, como HP, por exemplo, fora PC`s competentes, o que podemos dizer que eles têm inovado? E a IBM? Oracle? A Apple definitivamente escreveu seu nome entre as grandes, mas desde Tim Cook ela se tornou conservadora nas inovações, em outras palavras, sem o efeito de distorção de realidade de Jobs, as ações da empresa foram notadas como sobrevalorizadas e esta havendo uma correcao dos valores. ela não vai quebrar, mas dificilmente vai subir muito mais sem alguma grande novidade…

    • Dinnosan

      Baixas vendas do iphone? Explica isso aí?

  • João

    Ao meu ver, pior do que a “decepção” dos analistas é a forma como a imprensa dá a notícia. Para um leigo que lê uma matéria dizendo que a Apple teve um lucro recorde, mas decepcionou os analistas, e que já não é mais a mesma, influencia diretamente a opinião do leitor, uma vez que em um país repleto de analfabetos funcionais e leitores de machetes, isso pode soar muito mal, mesmo que a Apple bata recordes e mais recordes.
    Outro ponto: eu não acho que a magia tenha se perdido (sim, não tem mais o carisma e a destreza do Steve para apresentar produtos), a magia continua imputada na cultura e na imagem da Apple. O time que hoje comanda a Apple, Tim, Schiller, Jony Ive e outros, é um excelente time, com uma sinergia fantástica e uma busca pelo melhor, para sempre fazer o melhor para o consumidor. A paixão pela excelência move a Apple, e hoje, em uma China cada vez mais inserida no contexto global, fica realmente difícil guardar segredo sobre qualquer coisa, ainda mais sobre um produto tão visado e especulado como o iPhone. E é o que foi citado, as pessoas esperam novos produtos revolucionários a cada ano, mas não sabem o quão difícil é lançar um produto revolucionário. Os melhores anos da Apple estão por vir, sem dúvida alguma. Provavelmente existem produtos dentro dos laboratórios em Cupertino que serão lançados daqui a 4, 5 anos. Por vezes acho que falta um pouco de bom senso e de pé no chão por parte dos analistas.

  • JanjaBoy

    Só tem manipulador!
    Não tem um que não queira dar golpe.
    O tiro n’água foi do Al Gore, ele comprou US$29.000.000 e agora tem US$25.810.000

    • André Pelegrini

      Agora Janja, porém o que importa é quanto terá no segundo semestre ou daqui uns 2 anos.
      Esses 25 Obamas podem virar 50 ou até 100.

      • JanjaBoy

        Sem duvidas!!
        Mas o “esperado” era ganhar na hora. Assim eu acho que era a ideia dele.
        Mas pensando bem….. ……quem coloca 29 milhões de Obamas em jogo não está muito preocupado, né? 😛

    • SamuEX

      É por isso que dizem:
      Quer ser investidor?
      Primeiro faça a remoção do estomago, depois invista.

      Quem tem estomago não consegue viver com essas oscilações.

      • Dorinha

        É preciso remoção de coração, pâncreas e fígado também, aliás é preciso ser um zumbi. 🙂

    • Daniel

      Janja,

      Ele comprou por 441 mil, não por 29 milhões. Veja o artigo original da CNET referenciado no post do BDI. O LUCRO dele na operação foi de 29 milhões!

  • Figueiredo

    Realmente, a analise final do post valorizou de mais.

  • Celso

    A questão das ações da Apple é a seguinte: ações não são investimentos de CURTO PRAZO: não se vislumbra o valor hoje, e sim o que a empresa “promete ser”. As ótimas vendas do iPhone 5 são analisadas de duas formas: 1) ainda são inerciais, causados pelo “glamour” dos outros iPhones e 2) tendem a ser o último bom resultado da empresa, sob TIM Cook. Porque?
    Inerciais porque o iPhone ganhou áurea de super-produto, e isso “passou para o iPhone 5, mas ele está longe se ser aquele monstro inovador que foram os outros: avaliamos o produto iPhone como serie, não só o ultimo lançamento, que não trouxe quase nenhuma novidade. E ultimo grande momento pelo fato de que ou a Apple traz um iPhone 6 que dê show na samsung (show não é ser melhorzinho, é ser FODA) ou a coreana pode virar o jogo rápido. O Galaxy não tem tanto glamour quanto o iPhone, mas és AINDA, se a Apple não dizer nada que mostre por que veio.
    E porque a queda das ações?
    O iPhone, para a Apple, é a principal matriz financeira, ou seja, a venda de computadores, que era a base da empresa, perdeu espaço no faturamento. A dependência da empresa de um único produto é perigosa quando esse produto PODE SER BATIDO EM BREVE!
    A Samsung possui um leque absurdo de produtos, o que faz com que o Galaxy não seja sua “base única”: ate a Apple utiliza peças da samsung!
    E é isso: o mercado percebeu a dependência da Apple ao iPhone e não acredita que o próximo iPhone seja destruidor como os outros: TIM Cook não mostrou NADA em inovação ainda, mudar a cor das tampinhas do iPod não é inovação, e melhorar performance também não: inovação é o que a Apple dava aula enquanto JOBS estava vivo e hoje corre atras pra não ficar atras do Galaxy…

    • Celso

      E só pra completar: observem nos gráficos que HOUVE QUEDA dos Macs, e um aumento absurdo dos iPhones: a dependência está feita e se o próximo iPhone não vende, a empresa vai pro buraco… Gráficos não mentem…

      • Dinnosan

        Muito coerente suas analises.

    • Juliano

      Jobs lançou quatro Iphones. Tirando o primeiro que foi uma inovação, que outras inovações ele apresentou com os demias modelos? Aumento de velocidade do processador? Melhor resolução da câmera? Deixou de ser um aparelho abaulado para ser plano? O Iphone vem se mantendo o msm há muito tempo. A única mudança mais radical veio aogra, no comando do sucessor de Jobs, com uma tela maior. Se isso é realmente vantajoso ou não, já é outra questão.

    • Luiz

      Ótima análise.
      Além da dependência do produto único algo aconteceu.
      Apesar do lucro recorde, que é impressionante, a Apple não cumpriu as expectativas de crescimento do mesmo. Enquanto a faturamento cresceu bastante, guiado pelas grandes vendas de Ipads e Iphones, o lucro permaneceu o mesmo praticamente.
      Isso é preocupante para este cenário, o que aconteceu internamente que fez com que isso tornasse realidade?
      As margens de lucro da Apple sempre foram imensas, mas agora caíram em uma porcentagem substancial.
      Isso preocupa quem investe no mercado de ações, que são os investimentos à médio-longo prazo. Com as margens de lucro menores cada vez será necessário vender mais produtos para obter um mesmo lucro. Basicamente Iphones, que passam por uma crise de inovação ciatada por toda a imprensa.
      Enfim, os investidores estão receosos por estes fatores juntos, por isso a queda dos valor das ações para um valor mais real.
      Apesar das perdas do valor de mercado, não é um cenário preocupante se os próximos produtos forem mais inovadores que os anteriores.

  • Wagner

    Ontem estava a ver os noticiários, logo apos o fechamento do pregão e a publicação do balanço do 4º trimestre de 2012. Me espantei foi com os resultados de vendas, pois quebrar recorde tanto do iPhone e do iPad já demonstra o tanto que os produtos Apples são perfeitos.

    Agora referente á analise feita pelos acionista isso é normal, eles visam sempre dar a cartada certa em seus lances, mas de fato foi que mesmo vendendo muito bem, a margem de lucro liquido não bateu a meta anterior.

    Mas na minha opinião a Apple esta bem das pernas sim, vender o que vendeu demonstra o potencial que ela é.

  • Fernand:o_O

    “…daria para comprar empresas como Twitter, Foursquare e BLOG DO IPHONE, juntas, e ainda sobrar dinheiro.”

    Isso, antes do Blog do iPhone apresentar seus resultados na próxima semana. Depois, talvez não dê.

    Fale aí, iLex! Rsrsrsrsssss

  • iWell

    A Apple nao esta quebrada simplesmente esta estagnada nao mudou nada em seus produtos parece estar empurrando oq ja tem. Eu tenho tudo q vc possa imagina da Apple…. E esses dias me vi com um galaxy s3 e pela primeira vez achei “aparentemente” tentador.

    Espero mudanças e inovações

  • Danilo Villa Nova

    O problema é que investir na apple hoje em dia é investir em um “mágico” que já tem todos seus truques revelados. A “mágica” já não tem mais graça.

  • SongBird

    Os analistas estimam demais, na minha opinião. Estimativas nem sempre representam algo que “deveria” acontecer. Tudo isso para depois dizerem que a Apple ficou “abaixo da média esperada”. Povo retardado, invejoso!

  • Pedro Cunha

    Sugiro multiplicar o número total de ações pelo valor da cotação atual. Teoricamente esse será o valor patrimonial da empresa projetado pelo mercado. Será observado que, mesmo após esta queda de 11%, o valor patrimonial projetado da Apple continua muito maior do que valor patrimonial real, que pode ser observado no balanço da empresa. Na verdade, será observado que, para alcançar o projetado, a Apple ainda terá que bater muitos recordes pelo caminho nos próximos anos. A ação ainda está cara, isso é um fato. A queda brusca da ação na divulgação é apenas um movimento especulatório, característico nas divulgações de balanço. É tenso ver uma cambada de gente falando mal de analistas de mercado quando não conhecem nem um fio de cabelo do assunto.

  • Paulo Cotta

    Cook está há pouco mais de um ano como CEO da empresa, apresentou resultados financeiros excelentes, os iDevices vendem mais que água e o iPhone 5 é um aparelho maravilhoso.
    O que manchou um pouco do brilhantismo dos lançamentos no ano passado, foi o fato de vazarem com muita antecedência.
    A Apple não precisa reinventar produtos anualmente como todos dizem. Pensam que é simples e fácil revolucionar o mercado?

    Cook está seguindo o caminho correto e a Apple continua sendo a Apple de sempre.

  • Marcio

    Os acionistas estão muito mal acostumados também, se não bate a previsão mesmo que tenha dado lucro fogem.

  • Luís Felipe

    O problema e que a Apple tem apenas inovado o que jobs deixou para trás e não tem tido nada inovador coisa deveria acontecer pelo menos até o ano que vem mas a demora e explicada 2001(iPod) 2007(iphone) 2009 iPad mas mesmo que não venha e ela inove ainda tem sua magia.

  • Wendell Leon

    Caraca .. PERFEITO ESTA POSTAGEM! Pricipalmente a parte final dela.

  • iMike

    “….Para se ter uma ideia, só este lucro daria para comprar empresas como Twitter, Foursquare e BLOG DO IPHONE, juntas, e ainda sobrar dinheiro…”

    Esse iLex é o cara… kkkkkkk
    Mas tá certo mesmo… este blog é referencia quando se fala em iPhone, IPad e IOS.

  • João

    Nossa, não vou nem dormir hoje :/

  • Rafa

    Esse fato é comum no mercado de ações. Há inúmeras influências externas, de modo que o preço da ação não necessariamente irá variar positivamente com um bom resultado, há de se analisar outros fatores, como por exemplo, a pespectiva do futuro da empresa. Quem investe em ação sabe que não basta olhar para o passado e presente da empresa, você tem que tentar dimensionar o futuro. E esse é o caso da apple. Um empresa fantástica, sólida, salvo engano a maior dos EUA em valor na bolsa, mas o seu futuro inovador está sendo questionado. O fato é que no futuro bem próximo ela tem que mostrar algo de diferente, principalmente em termos de evolução do seu sistema. O IOS é praticamente o mesmo desde de o primeiro iphone, com algumas poucas mudanças, ao passo que o android vem evoluindo a passos largos. É óbvio que o IOS é um sistema mais fluido e confiável, mas isso não quer dizer que não possa evoluir. Um exemplo banal: a central de notificações do IOS deixa muito a desejar. Uma simples melhora, acrescentando atalhos para ligar e desligar o wifi, 3G, bluetooth, algo que deve ser bem fácil de se fazer, já daria um grande upgrade nela. Há certas evoluções que sempre serão constantes: melhor qualidade da tela, menor espessura, processador, câmera… Tais melhoras sempre irão ocorrer ao longo dos anos. Portanto, o diferencial que está faltando é uma grande evolução no sistema IOS, e é isso que eu aguardo ansiosamente para os próximos lançamentos!

  • Matheus

    Sou fa da apple e nao pretendo deixa – la, mas infelizmente ela vem perdendo o mercado para os android . Como podia Steve estar vivo !!!

  • ITablet

    Vamos nos preocupar com nossas vidas, a vida financeira de uma marca não pode nos indignar tanto assim… É a mesma coisa de se preocupar com a saúde financeira do seu vizinho rico.

    • Juliano

      Falou e disse!

  • Rickman

    É verdade oq vc disse iLex, nem nos dias de Jobs, isso acontecia revolução a cada 12 meses, olhem as datas de lançamento de produtos realmente revolucionários da Apple:

    1984 – Macintosh(iniciando a era PC)
    2001 – iPod(acabando com a era Sony)
    2007 – iPhone(acabando com a era Motorolla, Nokia)(Samsung, LG e HTC pra mim são o paraguaí de qualquer coisa que fabricam)
    2010 – iPad(inicando com a era pós PC)

    O restante (imac, macbook, appleTV) são excelentes produtos, mais os revolucionários mesmo demoram anos pra aparecer, e atingem mercados que a Apple antes não tinha contato nenhum e se tornam sucessos instantâneos. O pessoal perdeu a noção mesmo.

  • Antoine

    Parece que alguem já Sabia “Al Gore compra ações da Apple no valor de US$29 milhões, 6 dias antes dos resultados fiscais”

  • carlos vasques

    “Avião sem asa
    Fogueira sem brasa
    Sou eu, assim, sem você

    Futebol sem bola
    Piu-piu sem Frajola
    Sou eu, assim, sem você…”

    APPLE SEM O JOBS…

    Me lembra muito a letra da música citada a Apple nunca mais será a mesma, fato que com certeza contribui para o debandar de investidores, ILEX parabéns pela matéria e grande abraço.

  • Max

    Isso é fácil de entender quando sabemos que tem investidores que ganham na queda também. Os famosos ursos. Isso faz parte do mercado, o curto prazo é imprevisível mesmo. Mas no longo prazo essa realidade se impõe e os fundamentos da empresa fazem sentido. Porém, está claro que a empresa precisa de um novo produto, que não seja iPhone nem iPad. Esses já se consolidaram e não tem mais onde inovar. Apenas a Samsung achar que inovação é aumentar o tamanho da tela em 0.2″ em cada iteração ou colocar mais dois núcleos de processamento.

  • Thiago Sousa

    Eu já tinha lido algumas notícias a respeito disso no Cult of Mac e no 9to5Mac, mas queria ver a opinião do iLex. Concordo plenamente, não sei pq todo este temor com a “baixa lucratividade”e falta de inovação da Apple. E já vi centenas de comentários aqui seguindo neste sentido também, coisas como “Queria que o SJ estivesse vivo”, “Acabou sem o Jobs”, “Isso não aconteceria com o Jobs”.

    A parte do post que diz “Nem com Jobs tínhamos esta magia neste curto período de tempo” foi perfeita, e nem precisa ir tão a fundo na história da Apple pra perceber isso. Só parar pra ver que o iPhone foi lançado em 2007 e só em 2010 é que vimos uma novidade palpável com o iPhone 4 e com o iPad (me corrijam se eu estiver errado). Acredito que o Cook está colocando a casa em ordem e com o Jony Ive no comando do iOS teremos as tão esperadas novidades e inovações. Só não dá pra acreditar em tudo que se lê por aí, mas acho que todo mundo já sabe disso não é?

  • Wagner

    Mas o que também não impulsionou as vendas foram os MAC e iPad, se eles tivessem o mesmo status de vendas que os iPhones’ e iPad’s certamente o balanço trimestral teria sido maior em questão de lucro liquido.

    Outra também, a questão de vendas de PC’s esta passando por uma fase baixa, pois estamos erá pós PC’s , com o grande crescimento dos tablets as vendas de pc’s estão fracas. Ate mesmo a DELL esta negociando com a microsoft para tentar aumentar a margem de vendas dos PC’s.

  • Guilherme Rocha

    “.. só este lucro daria para comprar empresas como Twitter, Foursquare e Blog do iPhone, juntas…” HAHAHAHAHA iLex vc é demais!!

    Acho que a Apple devia publicar uma nota na imprensa para que esses tais analista que denigrem e pregam a falência da empresa com os seguintes dizeres “Estamos muito bem, obrigado”. Apple não vai e nem deve falir nos próximos anos, penso eu. Não enquanto lançar produtos que vendem 5 milhões de aparelhos em um só final de semana. E a magia realmente falta, e mesmo não vendo um horizonte, ainda acho que veremos muita coisa boa pela frente.

    • Ricardo Souza

      Faço sua minhas palavras amigo!

    • Rosely

      Otimo ponto de vista. Concordo muito

    • Pedro Bueno

      De longe um comentário muito bem pensado. Penso igual, a não ser que desacredito um pouco da magia e acho que se acomodará no futuro. Mas de resto, concordo piamente.

  • Bruno

    Isso é extremamente comum no mercado de ações e de maneira alguma quer dizer que a empresa X está quebrando.
    O que se passa é o seguinte: os analistas de ações coletam dados passados e estudam as tendências de mercado. Com isso, conseguem projetar fluxos de caixa por 10 anos mais ou menos e daí até a eternidade assumem que a empresa crescerá a uma taxa média que é igual ao crescimento da economia do país.
    Ao trazer este fluxo de caixa a valor presente (descontado pela taxa de capitalização da ação), o analista chega no chamado “valor intrínseco” que a ação possui, ou seja, o valor ideal segundo suas estimativas.
    Pode acontecer do analista exagerar em algum fator utilizado na forma de projetar o fluxo de caixa futuro e após a empresas divulgar seus resultados, dar um valor de mercado maior que seu valor intrínseco. Neste cenário, ele deve simplesmente vender a ação (a idéia e simples: o analista possui um ativo que o mercado acha ser mais valioso do que ele mesmo acha).
    A venda de ações fará com que o valor de ação da empresa convirja a um novo patamar chamado de “consenso de mercado”. Após a divulgação dos resultados, os analistas revisam suas projeções com os novos dados e chegam a um novo “valor intrínseco”.
    Em resumo, uma empresa pode apresentar os resultados mais animadores do mundo, mas se o resultado diferir da projeção dos analistas, haverá compra ou venda dessa ação até que se atinja um novo consenso de mercado.
    E vender ação não é sinônimo de perder dinheiro, há inúmeras estratégias para ganhar na queda, dê uma busca por “Venda a Descoberto”.

  • Philip

    Quanto seria o Blog do iphone sozinho?

    • JanjaBoy

      Uns US$30.000.000

      ————————
      iLex, se fechar negócio não esqueça de mim! 😛

    • Copeta

      Blog do iPhone Inc.

      • Francis

        Se ele vender, o BDI vai perder 30.000.000 de leitores/acionistas diários.!!!

    • Digoloureiro

      Uma coisa é certa, Deus me livre falando uma coisa destas e claro que isso não vai acontecer, mas se o pior acontecer com o iLex, teria alguém com a mesma visão e capacidade para continuar o blog? Claro que alguém iria tocar o negocio, mas as vezes não é que uma pessoa seja tão boa para continuar um trabalho, mas a forma de se fazer, os detalhes e como é exposto aos demais faz muita diferença e isso as vezes é insubstituível! É como vc comer um prato que tem em todo lugar, mas “aquele” daquele lugar feito pela tal pessoa é incomparável na sua visão!

  • marcio t. verolesi

    simplesmente ridícula essa campanha contra a Apple, parece coisa de gente comprada pela Samsung e outras que devem dar dinheiro pra impresa sair por aí falando mal da maça que mesmo sem Jobs é a maior e a melhor empresa de todos os tempo …………..

  • Chris

    Eu já opero em Bolsa de Valores há uns 5 anos e o que eu sempre vejo é que as notícias do jornal sempre encontram um motivo para a alta ou a baixa da Bolsa.

    Se a Apple cai, é por que as pessoas esperavam um lucro maior. Se a Apple sobe, é por que os lucros foram altos. Se ela permanece estável, é por que os lucros foram próximos do esperado. Ou seja, tem explicação “lógica” para tudo, independente do resultado. É assim sempre.

    Esse negócio de “esperar um recorde maior” é uma idiotice sem tamanho, pura especulação. Serve apenas para quem opera no day trade.

  • Qual o valor atual do Blog do iPhone?

    • Luciano Alencar

      Vale $ 150 estalecas…

  • Gfar

    Eu só imagino o que aconteceria com a Apple se a empresa tivesse lançado o iPhone 5 sem LTE, como o Nexus 4, e ainda por cima o Cook colocasse a culpa nas telecom. O mundo iria acabar em uma gigantesca torta de maçã.

    E sobre a Veja, os caras, na reportagem de lançamento do iPad, disseram algo do tipo: a magia desta vez foi fraca. Quando o assunto é tecnologia, é bom passar longe da revista.

    “Para se ter uma ideia, só este lucro daria para comprar empresas como Twitter, Foursquare e Blog do iPhone, juntas, e ainda sobrar dinheiro.”

  • David

    O dividend yeld dá apple é horrível, só vale pela valorização dos papéis mesmo.

    • Max

      O dividend yield da Apple é horrível porque desde 1997 quando o Steve Jobs voltou para a empresa que ela não distribui dividendos, reaplicando todo o lucro na empresa. Somente no ano passado que a Apple distribuiu dividendos aos acionistas depois de muito tempo. No final das contas da na mesma, porque o lucro da empresa acaba sendo absorvido pelo preço da ação. Se você tem uma estratégia baseada em dividendos, isso é ruim, mas se sua estratégia é apenas aguardar valorização dos papéis, é muito bom. Um exemplo oposto disso são as companhias de energia elétrica daqui, que distribuem quase todo o lucro que tem em dividendos, dando um yield muito bom, porém o preço do papel anda de lado.

  • Helter Vinicius

    Só acho ruim da apple a parte de atualização de softwares, tenho um iPad 1 de 2010, com apenas 2 ja não recebe atualização desde quando saiu a ios 6, e aparelhos como iphone 3gs com 4 anos de mercado ainda recebia atualização

  • Zé Rezende

    A Apple, mesmo sem inovação, sempre vai ser melhor que as concorrentes, e sempre vai vender muito mais pois as pessoas sabem que se mudarem do iOS, mesmo não tendo inovações, a concorrente sempre estará abaixo da Maçã. Mesmo com tanta gente falando mal da empresa, só o próprio consumidor sabe qual aparelho/SO/marca é melhor e optará pelo(a) iPhone/iOS/Apple

  • Diego

    Talvez tenha caído simplesmente porque os valores das ações da Apple em bolsa estavam supervalorizados.

  • Alexandre

    É o preço de querer ser sempre a melhor.

  • otario

    curiosidade: iLex quanto ta valendo o BDI?

    • Francisco Junior

      Tenho essa curiosidade também! Quanto vale iLex?!

  • Fabricio

    É engraçado como tais jornalistas deixam claro a camisa que vestem…a Apple é como a Disney, terá sempre ao seu lado a magia,a conquista, toda criança que vai lá pela primeira,segunda,terceira, sempre fica encantada, é a mesma coisa com qualquer iPhone, qualquer iPad, qualquer produto Apple, principalmente, claro,o iPhone. Quem tem a experiencia de tê-lo pela primeira vez, encanta, é paixão, involve um sentimento surreal. Eu mesmo sempre namoro meu i5, é fantastico, é magia e isso ninguem tira, não se acaba, claro, foi algo que Jobs criou, assim como Walt Disney. Ninguem na empresa será como eles, mas saberão seguir sua filosofia. Tim Cook não quer e nem será Jobs, mas se ele conseguir fazer a magia continuar fluir, não vejo a Apple tendo problema nunca.

  • rhadar

    A Apple morreu no dia em que morreu Steve Jobs.

    O iPhone 5 é um fiasco.

    • Max

      Bom, estou adorando o meu iPhone 5. O tamanho da tela é excelente, gostaria que sempre ficasse nessa proporção. Assisto filmes 16:9 do You Tube em tela cheia, sem as faixas pretas tradicionais. A duração de bateria é melhor que meu iPhone 4. Tive problemas no início, mas depois de uma redefinição de ajustes de rede ficou uma maravilha. O bicho é muito rápido, e é tão leve, que é muito confortável de segurar. Portanto, não vejo fiasco nenhum, pelo contrário.

    • Caio

      `O iPhone 5 é um fiasco´
      Ri alto quando li essa asneira. kkkkkk

      • Wagner

        HEhehhee,,, Ele não teve nem a capacidade de ler a reportagem,
        o pior de tudo é que esta ate desenhado.. kkkkkkkk

        Vou gritar para ele escutar.
        RECORD DE VENDAS DO IPHONE 🙂 .

      • André

        CONCORDO !!

      • André

        Concordo

    • Wagner

      Estou só aguardando a chegada do meu,
      Só quem tem sabe o quanto ele é superior aos concorrentes.
      🙂

    • André

      Concordo !,

  • guisemsobrenome

    Eu adorei o Iphone 5

  • Ricardo Tuka

    Especulação ;^)

    Alguém lança a notícia como negativa, alguma corretora sacrifica um punhado de ações no After, e agora no pregão rola um volume gigantesco com um monte de corretora parruda comprando. O que não fazem pra baixar o valor de uma ação. Ninguém compra ação num valor caro, e agora a AAPL está uma pechincha.
    Bizarro a NASDAQ né, no Brasil a BM&FBovespa só permite negociações no After com valor variando no máximo 2% pra cima ou pra baixo do valor do fechamento do pregão.

    Os grandões vão ganhar muito dinheiro.

  • Alan

    iLex, quanto você está querendo pelo Blog do iPhone? Me interessei hahahah

  • H.junior

    Todo mundo fala alguma coisa. Mas continuam comprando IPhones e IPads. Então, sem comentários.

    • Helter Vinicius

      Concordo.

  • Dudrone

    “[Tim Cook] não é Steve Jobs.”
    falou e disse.
    usuário fiel da Apple desde 2005, depois que o Mano se foi está ficando tudo decadente.
    O Mountain Lion foi a pior atualização do OS X até agora. Imagine o próximo… Lançando ipads como se fossem Call of Duties, produzem 3 por ano pra lançar uma semana depois do outro…
    MacBook Pro 12 não tem mais de 17″?? E PRA que uma resolução monstro numa tela de.. 15″??? PRA QUÊ??
    Cada idéia de jerico, a Apple já foi melhor, ultimamente tem decepcionado bastante…

    • Thiago Sousa

      Parece que vc não percebeu, mas o iLex não concordou com a decadência da Apple e não está afirmando que o Cook é um mal administrador. Disse apenas que a mídia não o está aceitando pelo simples fato dele não ser Steve Jobs. Dê uma lida com mais atenção.

      • Dudrone

        parece que você não entendeu o que eu comentei…. onde eu disse que o AiLex concordou com a decadência da Apple??
        apenas peguei o “gancho” do que foi escrito no texto. se foi infeliz a comparação ou não, serve justamente para justificar a minha indignação.
        leia com mais atenção aos comentários.

  • Augusto Lima

    kkkkkk comprar blog do iphone, não deve custar nem 1 milhão de reais ;x

  • Alex

    Eu quero ações do Blog do iPhone.

  • Daniel Edwardz

    So por curiosidade, quanto custa a empresa blog do iphone?

  • EduM

    É simples. A alta expectativa do mercado já estava precificada no valor da ação. Se essa expectativa é superada a ação tende a subir. Caso contrario ela desce, independente se o lucro foi ótimo.

  • Castor

    Parece que tudo de qualquer empresa é normal e perdoável, menos quando essa empresa se chama Apple. Daí as ações caem mesmo com números bons.
    Esse tipo de reação de Wall Street é daquelas coisas manipulativas que a imprensa especializada faz: “Eles bateram recordes, mas queríamos mais!” “Estamos desapontados com esse novo recorde!, uma empresa com esse nome deveria ter feito muito mais…” “Viva Samsung!”
    Ninguém fala uma linha na imprensa do fiasco que é o MS Surface, por exemplo…

  • Guilherme

    iLex

    Bolsa é expectativa, ou a frustração desta. Se você espera 1 milhão de bônus da sua empresa e recebe 400 mil, como se sente? Ainda é muito dinheiro, mas você acaba de “perder” uns 600 mil. A variação num dia reflete muitas variáveis novas (muitas empresas tech caíram junto com a Apple), e atribuir uma queda ou alta a somente um fator (o resultado, nesse caso), é coisa de jornalista sensacionalista.

  • Vinicius

    Com certeza os comentários são uma atração do blog, a velha discussão do lançamento do ipad, a ausencia do Steve e outras coisas. Falando diretamente do texto, Ilex você não entende porque as ações caíram porque você não entende nada de bolsa de valores, a Apple não é a primeira empresa que divulga bons resultados e tem veêm as suas ações despencarem, se bolsa de valores você regído por regras simples todos estariamos investindo lá, citando apenas um exemplo, as ações da apple podiam estar super valorizadas aos olhos do investidor e em virtude do resultados serem abaixo do esperado muitos resolveram sair de suas posições compradas para garantir o lucro e aproveitando disso alguns especuladores podem ter vendido ” a descobetto ” e fizeram algum lucro em um day trade, Ilex a matéria é pertinente mas quando você resolve utilizar o seu vasto conhecimento em tecnologia para analisar economia você acaba metendo os pés pelas mãos. Ficaria feliz se você respondesse, grande abraço.

  • Bruno

    “Na minha opinião, Tim Cook tem sua parcela de responsabilidade nisto. Não porque ele esteja fazendo algo de errado, mas porque ele não é Steve Jobs.” Falou tudo.

  • André

    Não acho NADA estranho a reação do mercado, considerando uma empresa que em um ano lança duas versões do mesmo produto (iPads) e logo após lançar seu mais novo smartphone já há rumores de novos lançamento.

  • Dennis

    …”daria para comprar empresas como Twitter, Foursquare e Blog do iPhone, juntas,”
    kkkkkkkk esse blog sempre com senso de humor 😉

  • Mateus M.

    “Os críticos que estão gritando agora são preguiçosos. Eles estão resmungando em vez de olhar para o todo. Como crianças de dois anos de idade, eles não sabem o que querem. E não ficarão felizes quando tiverem, de qualquer maneira. A Apple poderia lançar um carro novo e eles diriam que a empresa está morta, pois apostam seus futuros numa indústria que não conhecem. Como exemplo, a entrada dela no mercado de telefonia móvel. Aposto que, se a Apple lançar uma máquina do tempo, eles afirmarão que ela não é rápida o suficiente.” – Dan Pallotta, do Harvard Business Review (http://blogs.hbr.org/pallotta/2013/01/the-market-wants-apple-to-unve.html).

    No artigo citado acima, resumidamente, Pallotta captou exatamente o que está acontecendo hoje em dia: as pessoas ficam infelizes com a própria vida de mês em mês e esperam que o próximo lançamento da Apple conserte esse problema.

  • George

    É iLex…Entender os movimentos de bolsa de valores, já fez muita gente pular de edifícios achando que ja a entendiam… Eu opero em mercados futuros, que é a F1 da Bolsa, e digo que apesar de alguns movimentos serem estatisticamente previsíveis (análise técnica), ou numericamente esperados ( análise fundamentalista), não dá pra saber em que direção o ativo vai… Seja como for, independente dos excelentes números mostrados, ela ficou aquem das projeções.

    Independente se foi pequena ou grande, atingir ( ou não) as expectativas é parametro pra muitos investidores individuais ou fundos de investimento em todo o mundo. Mostrar peso nos numeros não é suficiente pra animar investidores, é preciso provar a capacidade de gestão alcançando ou superando as metas, ( que por vezes é estipulada pelos proprios interessados), independente dos cenários que se apresentam.

    Investidores sabem que grandes empresas quebram no médio e longo prazo por má gestão…Isso assusta investidores. Veja como exemplo a notícia veiculada ontem do pedido de seguro desemprego no EUA, onde a expectativa era de 350 mil solicitações e acabou em 330mil… Veja que foi uma diferença de apenas 20 mil…Mas isso foi abaixo da projeçao ( o que nesse caso, foi bom ). Isso animou o mercado.

    Agora acredite: Muita gente ganhou muito dindin vendendo a descoberto ações da apple… Quem sabe Al Gore, inverteu a mão (vendendo pra recomprar quando o valor da ação cai mais) embolsando uma boa grana com essa diferença. Não se surpreenda se isso vier a público algum dia.
    Abraço,

  • iRon

    Preço de ação é função de expectativa futura e não dos resultados presentes. Apple precisa provar constante crescimento para sustentar o preço das ações.

  • Rogerio

    Iron está correto, o preço da ação já estava precificado conforme previsões de lucro/faturamento, que ao não se concretizarem, foraçaram o ajuste no preço da ação para a realidade.

    Isso nada de tem a ver com acharem que a empresa está quebrada ou qlqr assunto.