Opinião

Depois de 6 anos sem mudar, interface do iPhone precisa de uma reformulação

iPhone

Em 2013 já são 6 anos que a interface gráfica do sistema do iPhone continua basicamente a mesma, sem nenhuma mudança significativa. Claro que houve pequenas atualizações nestes últimos anos, como possibilidade de colocar uma imagem de fundo de tela, organizar os aplicativos em pastas, a inclusão de um motor de buscas de apps (o Spotlight) e de uma Central de Notificações. Mas a básica interface formada por coluna de ícones com todos os aplicativos instalados, continua a mesma. E é justamente isso que deixa os usuários com a impressão de que o iPhone não está evoluindo tanto.

Nem sempre a pouca mudança gráfica significa retrocesso. Na minha opinião, mesmo com a estrutura já antiga, eu ainda sinto muito mais prazer em manejar o iOS do que o Android (e falo isso por experiência real, não achismo). O iOS (repito, na minha opinião) ainda é muuuito mais intuitivo e fácil de usar, principalmente para iniciantes. Mesmo assim, a Apple precisa encontrar uma maneira de inovar o que já é bom, para que seus usuários continuem sentindo que ela não está acomodada no trabalho que fez há 6 anos. Prova disso é que, desde o iOS 5, a impressão geral entre os nossos leitores é a de que “poucas novidades” foram incluídas, mesmo que elas sejam consideráveis.

E esta mudança parece que pode finalmente acontecer no iOS 7, esperado para este ano. Com a saída do Mister iOS Scott Forstall e a tomada de controle do gênio do design Jony Ive, mudanças significativas na interface podem se tornar realidade. Um forte indício disto foi a atualização esta semana do aplicativo Podcasts, cuja interface realista (também chamada de skeumórfica) não tinha nem um ano de idade e já não existe mais. Pelo que se comenta, Jony detesta a “poluição visual” das interfaces que tentam imitar objetos da vida real, preferindo muito mais um design simples, limpo e claro.

Podcasts

Claro que nem todo mundo detesta o skeumorfismo (muitos usuários preferem a versão antiga do Podcasts) e ele nem sempre é uma coisa ruim, quando usado com moderação. A própria Apple introduziu este conceito com o primeiro Mac (provavelmente herdando ideias da Xerox), onde o símbolo de salvar um arquivo era um disquete, por exemplo, ou uma latinha de lixo para os arquivos apagados.

Ícones do Mac

Mas o aumento de poder de Jony Ive nas decisões sobre a interface do iOS pode significar mudanças significativas no iOS 7. Confira um conceito feito por um designer (dividido em 2 vídeos), de como algumas coisas podem mudar no iPhone:

A expectativa de todos (usuários e especialistas) é que a Apple apresente algo realmente novo este ano em termos de software. Será que esta pressão toda é algo positivo para a empresa ou pode forçar uma mudança artificial dos conceitos que por anos deram certo? Só o tempo nos dirá a resposta…

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre

    Em time que está ganhando não se mexe.

    • Tiago Leal

      Eu também acho.

      E se mudar muito vai descaracterizar, não precisa de grandes mudanças.

      • João da Silva

        O sucesso de vendas é, talvez, a maior tragédia do iOS. Se vende bem para quê evoluir? Triste isso.

        Eu acho que a Apple tinha mais é que copiar o Android na cara dura e não aos conta gotas como vem fazendo.

        Esse aplicativo de podcast era feibagaraí. Cheio de coisas desnecessárias. O novo está melhor mais ainda parece um aplicativo de Android 2.3.x. E o Android < 2.4 era feio pra caramba. A Apple deveria seriamente considerar a morte do degradê. Degradê está fora de moda. Cores chapadas é que são bonitas atualmente.

        Eu não concordo com o autor. O iOS não parece velho só por causa da interface. A interface é feia e antiquada mas o sistema como um todo é menos funcional, dinâmico e individualmente adaptável.

        O iOS não é feio só no software. Precisam criar um design inovador na carcaça também. Algo mais orgânico e ergônomico. Aquele design industrial do iPhone deixa ele com cara de velho. Queremos sentir novamente o gostinho de novidade vindo da Apple. Faz tempo que isso não acontece. E isso sem falar daquele botão horroroso e desnecessário. Pra que botão físico frontal se o Android já provou que um botão virtual dá conta do recado?

        O iOS também precisa de uma API melhor. Já passou a época em que aplicativos "caixas hermeticamente fechadas" eram suficientes. Precisamos que os aplicativos possam se comunicar entre por intermédio do SO usando o conceito de Intent, como no Android. Eu também não acho que o iOS seja mais simples que o Android. Não poder escolher os aplicativos padrão, por exemplo, como no Android não é algo nenhum pouco prático em várias situações. Um Garbage Collector e um multitarefas real como no Android também são muito bem vindos.

        Infelizmente a Apple entrou na corrida dos benchmarks e abandonou a corrida da funcionalidade e inovação. Quem vive só de inovações do passado é museu.

        Ainda me lembro, a poucos anos atrás quando diziam que o Symbian estava velho. O resto da história já sabemos.

        • Gigante

          A opinião do João é totalmente sem noção. Dizer que o iPhone não é funcional é no minimo ignorância.

          A mudança estética na aparência do iPhone é so e somente isso. Estética. Tb concordo que é necessário Afinal tudo evolui com o iPhone não seria diferente.

          Porém algo radical descaracterizaria o que o iPhone é hoje. Deve ser algo sutil, porém útil. Isso de ser fora de moda e besteiras do tipo é só e somente isso, besteiras. O degrade e etc é característica do iPhone, gosto é gosto e eu pessoalmente adoro.

          Quanto a questão de API´s abertas isso é estrategia da Apple e na boa? Para mim esta bom assim. Se eu quiser um OS de API´s abertas troco de fabricante de celular.

          O iPhone é o aparelho com a menor curva de aprendizado que existe. O mais confiável, seguro, e tudo que já sabemos. Algumas mudanças na interface seriam bem-vindas, mas nada exagerado. E as novidades que entram a cada ano no iOS ao meu gosto estão de bom tamanho. Mesmo umas não dando certo (Apple Maps por exemplo).

          Vamos deixar de fanboyzisse aqui e vamos tratar do assunto seriamente né João.

          Abs.

          • João da Silva

            “A opinião do João é totalmente sem noção. Dizer que o iPhone não é funcional é no minimo ignorância.”

            Faça uma citação do trecho em que disse que ele não é funcional. Ele é funcional. Um dumbphone também é funcional. Eu disse apenas que ele é menos funcional do que outros sistemas operacionais móveis.

            “A mudança estética na aparência do iPhone é so e somente isso. Estética. Tb concordo que é necessário Afinal tudo evolui com o iPhone não seria diferente. ”

            A mudança no iPhone é também uma questão de funcionalidade. Interfaces poluídas são confusas e mais difíceis de usar. Veja o exemplo do app de podcast. Para que aquilo tudo? Eu olho para aquilo e nem faço idéia de para que serve aquele rolo de fita ou aquele botão giratório. O novo aplicativo simplesmente segue os mesmos padrões da maioria dos players de áudio e vídeo. Muito mais prático para a adaptação.

            Claro que a aparência estética também é importante. Os SOs dos Macs evoluiram muito esteticamente. Antigamente era mais feio que o Windows e hoje é mais bonito.

            “Porém algo radical descaracterizaria o que o iPhone é hoje. Deve ser algo sutil, porém útil. Isso de ser fora de moda e besteiras do tipo é só e somente isso, besteiras. O degrade e etc é característica do iPhone, gosto é gosto e eu pessoalmente adoro.”

            Degradê está fora de moda. Isso é muito 2007. Desculpa, tá! A interface do iPhone não é tão diferente da do Android, ou mesmo de sistemas mais antigos como o Symbian ou daqueles de dumbphones. Ambos seguem basicamente os mesmos padrões. grades de ícones, botões, listas, etc. Mas a do Android é muito mais organizada tem detalhes estéticos mais sofisticados e novos. Não acho que seria nada que comprometesse a usabilidade para os antigos usuários.

            “Quanto a questão de API´s abertas isso é estrategia da Apple e na boa? Para mim esta bom assim. Se eu quiser um OS de API´s abertas troco de fabricante de celular.”

            Talvez eu não tenha me expressado bem ou não tenha entendido o que você quis dizer. Quando falo das APIs, é em relação as funcionalidades que a API da plataforma oferece ao desenvolvedor de aplicativos.

            Por exemplo, eu posso ter um aplicativo que abre uma página no navegador. O aplicativo solicita a abertura da página ao sistema que por sua vez dá a opção ao usuário de escolher em qual navegador, entre aqueles que estão instalados, a página será aberta. Ou se eu tiver um aplicativo de edição de imagens posso acessar um aplicativo de câmera para tirar uma foto e depois o aplicativo de câmera retorna a foto para o aplicativo de edição de imagem para que esta possa ser editada pelo usuário. Tudo isso é feito de uma maneira muito simples e fácil do ponto de vista do desenvolvedor.

            Entenda que isso visa permitir que aplicações de vários desenvolvedores se comuniquem de modo a obter uma experiência de uso mais rica, dinâmica e personalizada e que torne a vida do usuário melhor, mais fácil e agradável e a vida do desenvolvedor, que é quem dá vida a plataforma, muito mais simples e produtiva. Isso beneficia o usuário porque permite ao desenvolvedor dedicar mais tempo a funções específicas da sua aplicação ajudando-o a produzir mais e melhor, o que é bom para o usuário que pode ter mais aplicativos e aplicativos mais funcionais.

            “O iPhone é o aparelho com a menor curva de aprendizado que existe.”

            Eu não acho a curva de aprendizado do iPhone muito diferente da de qualquer Android. Os dois sistemas não são muito diferentes.

            “O mais confiável, seguro, e tudo que já sabemos. Algumas mudanças na interface seriam bem-vindas, mas nada exagerado.”

            Quanto a segurança e confiabilidade, as falhas de segurança noticiadas nos últimos dois anos põem em dúvida esse mito. Mais seguro que um Android que baixa aplicativos piratas de uma fonte obscura? Sim. Mais seguro que um Android que baixa aplicativos de fontes confiáveis. Dificilmente. Apesar de todo o alarmismo e exagero da mídia em torno de malwares, eles ainda são relativamente raros.

            “E as novidades que entram a cada ano no iOS ao meu gosto estão de bom tamanho. Mesmo umas não dando certo (Apple Maps por exemplo)”

            Ah, tá bom assim mesmo! Eu me contendo com pouco mesmo. Tá de bom tamanho.

            É só comparar o lançamento de um Galaxy ou de um Nexus, ou de uma nova versão do Android com o lançamento de um iOs, para rir. O número, a variedade e a qualidade das funcionalidades sempre é muito maior.

            As novidades que entram no iOS, são na maioria coisas que já existiam em outros sistemas a anos ou quando são significantes como os mapas ou a Siri vem capadas e com defeitos. Siri falando em português que é bom nada. Aliás, a Siri era uma novidade? Desde quando? A Siri estava disponível para vários dispositivos com iOS na app store até a Apple comprar e a restringir para os dispositivos mais recentes. E os mapas, aquele show de horrores? Com cobertura muito limitada comparada aos concorrentes? Devem estar de bom tamanho para quem se contenta com pouco.

            “Vamos deixar de fanboyzisse aqui e vamos tratar do assunto seriamente né João.”

            Certeza que eu sou o fanboy?

            • Danilo F Gomes

              Esta é a identidade, deve-se evoluir sem perder a “essência”… q foi revolucionária para para a telefonia móvel.

            • Thiago da Matta

              Em time que está ganhando não se mexe…

              Um abraço pra IBM! E outro pra AOL…

            • Lucas

              alguem leu tudo isso?? parece os termos da apple..tava até esperando o botão “aceitar” no final..rs

            • ewerton

              Esse João ta querendo audiencia, com todo o respeito, IOS é fácil, intuitivo, até uma criança sabe mexer nele, tem uma inteface muito amigável que nenhum android tem, todo o mundo usa o IOS e adora está satisfeito, prova disso são os diversos premios dos usuários mais satisfeitos, já tive android, symbian, blackberry, e nenhum sistem superou o IOS = FATO, porém é obvio q tem q haver evolução no sistema, porém se imitar o android estará ocorrendo uma INvolução, estará retrocedendo…tenho centenas de app no meu aparelho e estou muito satisfeito, continue feliz no seu Android q eu fico feliz no meu IOS q assim é melhor, acho q vc tem alguma raiva guardade dentro de si da Apple…kkk boa noite pra ti.

            • Meyra

              Deixa eu tentar explicar, João:

              1) Moda? Design revolucionário éo design da moda? Sério? Tente expandir horizontes e descubra que o design revolucionário dita tendências, não as segue.

              2) Conhecer design vai muito além de enfileirar adjetivos da “moda”. Dizer que o tem que ser “orgânico e ergonômico” quer dizer exatamente o quê? Um cabo de canivete é orgânico e ergonômico. Vamos nessa? E que tal jogar mais uns adjetivos “atuais” pra coisa toda ficar bem “descolada”? Bora dizer que o troço tem que ser “sustentável e simpatizante”.

              3) Copiar o Android? Mesmo? Revolucionário é copiar quem começou te copiando? Desconheço essa noção de inovação.

              4) Tons da moda, design da moda, funcionalidade da moda. Cara, melhor carregar o Brüno no bolso. Taí um design ultra moderno. Autre chose, uma Ferrari será sempre uma Ferrari, e seu design um colosso. Mesmo que a moda automobilística caminhe numa direção diferente.

              Numa boa, se é pra revolucionar, revolucione duma vez. Meio do caminho é muito “cafona”.

            • Rodrigo

              LI O PRIMEIRO PARÁGRAFO e desisti do resto
              fanboy é fogo né, tá fazendo o que aqui?

          • Alex

            Aqui jaz o português.

            R.I.P.

        • Nayara

          Concordo com o Gigante, rs

          Se o iPhone é sucesso no mundo inteiro é por ele ser o que é… se você João sa Silva acha que a apple tem que copiar o Android, não vejo o porque, sendo que o iPhone é sem comparação MUITO acima do Android tanto é que copiam a apple descaradamente.

          Claro que cada um tem um gosto, por sorte apple me agrada em tudo, e uma das coisas que mais gosto é o design, sendo antigo ou não ele consegue ainda parecer mais moderno que todos as marcas que ja conheci!

          • Saulo

            Foi justamente isso q aconteceu com o finado symbian. Ele era disparado o melhor e mais vendido sistema móvel, até a chegada do ios. A Nokia pensou da mesma forma que vocês, não mudar quase nada no symbian já que era o sistema mais utilizado no mundo. Qual a consequência disso? O symbian ficou pra trás e Nokia demorou para lançar uma versão realmente nova do seu OS. Com isso, o iphone e android subiram para a ponta e hj são únicos concorrentes de peso, mesmo tendo chegado ao mercado outras boas opções, como wp8 e bb10.

        • Gaúcho Nerd

          BARBARIDADE!!!!!! Esta frase, do João da Silva, é tri legal!

          “O iOS não é feio só no software.”

          Feio no que então, na sua alma? No espírito?
          Que é isso guri?

        • Danilo F Gomes

          O João da Silva é um talento perdido! Espero q a Apple (ou outra grande empresa) o contrate!!!
          Mas no mais, pessoalmente, estou satisfeito com esta interface.

          • Vinícius

            João da Silva: Divirta-se com o seu G.SIII, meu querido (é muito a sua cara).
            Poxa vida, tirar o botão central pq o Android provou q o botão virtual ‘dá conta do recado’ é demais. Existem questões de acessibilidade envolvidas, sabidão! O Android não ta mto preocupado com isso não… ‘Tons degradê fora de moda’ … ahhhh, má vá! Vc é estilista agora?

            Pessoal, mudanças no visual são bem aceitas. Acho que a Apple tem gente muito mais qualificada pra pensar nisso. Vamos esperar antes de ficar de mi mi mi com esses Androidianos.

            Cada um, viu…

            • Fernando Penteado

              Quanto ao botão eu concordo com o João .
              Botão físico tem que ser eliminado, afinal de contas eé a parte que mais da defeito nos iphones.
              Para resolver o problema da acessibilidade, isso e fácil, faca algo em relevo e discreto.

        • ewerton

          No Planeta do João a Samsung que é a grande empresa inovadora, que nunca copiou a Apple, e nunca foi condenada a pagar Bilhões a Apple por plágio, Android tem o sistema mais seguro do mundo e o IOS possui milhões de vírus…kkkkk prefiro ficar com a minha realidade no meu iPHONE, só li o primeiro parágrafo e o último do seu texto, espero q vc seja feliz com seu android, e não guarde essa raiva no seu coração da Apple, como dizia Seu Madruga, ” as pessoas boas devem amar seus inimigos”, estou muito feliz e espero q vc também seja feliz nessa sua realidade….

        • Rodrigo

          Parei de ler quando disse que degradê não deveria ser usado por estar fora de moda.

        • André Cesar

          Flo merda. Pra krl

    • Miquéias Coutinho

      Discordo desta sua afirmação, pois na maioria dos casos gera comodismo. É sempre necessário sempre buscar otimizar e inovar.

      No caso da interface do iOS, com certeza foi muito bem modelado/estruturado, onde não há necessidades de fazer mudanças significativas.

      • Victor

        Pra que mecher em algo que já é bom fera?

        • João da Silva

          Para o que é bom deixar de ser menos capado e menos funcional em relação a outros sistemas de modo a se tornar melhor, júnior.

          • Paulo Cotta

            Compre um Android então, “fera”. Diz que a interface do iOS é bem parecida com a do Android, na verdade, é o contrário, viu?

        • Miquéias Coutinho

          Toda mudança, independente do contexto, é em busca de melhorias, pois se não estagna/ para no tempo. Se não há mudanças, a concorrência fica à frente… 🙁

        • Thiago

          Concordo com vc Vitor, o IOS é mto lindo e funcional, acredito q pequenas mudanças são sempre bem vindas, mas naum acho q uma grande mudança é necessária.

        • Ciro Espitama

          Talvez porque mexer não se escreva com ch? 🙂

        • Rei/SP

          Uma empresa que pensa no futuro é necessariamente inovadora, se parar no tempo, já era, desagrega, é a entropia no sistema. A Apple inova, tem estrutura p pensar e realizar o que outras empresas de tecnologia não ousam. O iOS é superior ao Android pois é intuitivo, fácil de se usar, muito estável e seguro mas como tudo na vida, não é perfeito.

    • Eduardo

      Também acho que do jeito que está deve ficar!

    • Helio

      Cuidado, os donos de companhias ferroviárias e fabricantes de carroça pensavam o mesmo…

      • Fernando Penteado

        Pensei a mesma coisa

    • Ravi Carrillo

      Unanimidade é ignorancia.

      • João da Silva

        E?

    • Gabriel Souza

      se essa mudança ocorrer justamente com que o video retrata o iOS vai se tornar um Windows phone iOS

    • TiãoGavião

      Verdade!!!
      Diga isso para a Nokia e seu Symbian, olha onde ela foi parar 😉
      Já esta mais do que na hora da Apple parar e botar sua turma de designer para trabalhar 🙁
      Que o IOS já cansou é voz corrente em todo canto, só a Apple que não ouve.

    • copeta

      Mas, cedo ou tarde a tática que está fazendo essa vitória não funciona mais 😉

    • Puding

      Porque mexer se funciona muito bem, e tem uma ótima interface moderna e gráfica? Desnecessário.

  • Matheus Dantas

    Nao gostei muito desse conceito nao. Tem cara de samsung.

    • Vinicius

      Na verdade tem cara de Windows 8

      • Fernando Varaschin

        Também acho.

        • Bruno Daniel

          Eu concordo!

          • João da Silva

            Eu discordo. Não achei parecido com nenhum dos dois.

          • daniel

            Tem cara de windows 8. Prefiro como está

      • Angelo Avellar

        tem muita cara de W8 e Windows Phone, porém eu gosto da interface deles 😛

      • Vinicius Alves

        Também achei o mesmo 🙂

      • Victor

        Parece o windows 8 msm ahah

    • Daniel

      Concordo! Tem cara de samsung mesmo. O certo seria a samsung copiar a Apple não o contrário….a copiona é a samsung, vamos deixar esse título com ela! Independente do que for serei semrpe + iOS. Isso é sistema de verdade. O resto é resto.!

  • Arlys

    Os conceitos do vídeo ficaram MUITO parecidos com o Windows Phone.
    Principalmente a forma de desbloquear a tela, que é exatamente igual;.

    • Daniel Gmrs

      Horriveis esses conceitos.. letras e botões pequenas.. e só pq é branco nao quer dizer q é mais clean que o atual iOS..

      • Marcos

        Concordo 100%.

  • Thales Martins de Oliveira Glim

    Copiando o Android é?

  • Guilherme

    Uma das atrações que iOS me fascina são seus aplicativos nativos ala “skeumorfismo”, acho muito atrativo, divertido, diferente e um charme.
    Retirar essa qualidade do iOS seria algo bem chato. até porque muitos estão tentando culpar a falta de inovação da Apple em algo totalmente paralelo. Um remake da interface seria perfeito, porém mantando o esqueumorfismo de maneira moderna e mais atrativa. Lembrando que inovação é igual um gráfico de parábola, o ponto máximo do vértice é o ápice da novidade e a partir disto o progresso é quase que retrocesso.

    • Thiago

      também gosto do skeumorfismo dos apps da apple e de outras empresas, é o que mais me facina nos apps para iOS

      • João da Silva

        O skeumorfismo só é útil em uma interface na medida em que facilita a vida do usuário para se adaptar. A partir do momento em que ele polui a interface e gera distração desnecessária se torna algo ruim.

        O Ive certamente removerá esse lixo da interface do iOS. Não adianta espernear.

        • Murilo

          Notas não faria sentido se não se parecesse com um bloco de notas…
          Calculadora, que simula um modelo de calculadora fisicamente existente, é legal
          Gravador cria um clima legal com o microfone ali, na sua frente
          Find my iPhone não representaria tão bem sem aquel bussola girando no começo…

          agora, com certeza, nos Lembretes, o Skeumorphismo acabou atrapalhando um pouco, acho que poderia mudar…
          o Game Center é legal simulando uma mesa de apostas, mas também podia dar uma suavizada nas telas.

          Nem tudo é ruim para se chamar de Lixo.

        • Guilherme

          João, não chame o skeumorfismo da Apple de lixo, pois ele foi uma revolução junto com o aparelho nos smartphones. Querendo ou não foi uma sacada revolucionária que marcou a marca iPhone, não tente contrariar isso, porque sabemos que muitas empresas copiaram na cara dura, falsificaram na cara dura, tiveram a mesma sacada na cara dura, diversas ideias da Apple e seu skeumorfismo.
          Este é algo tão integrado na imagem da Apple como o xadrez na moda – sempre volta a tona- remove-lo diretamente do sistema seria como ficar nu em praça pública.

          Chega de explicações comparativas, não sou nenhum dramático ou muito menos um fan-boy enlouquecido com esse assunto, só quis ressaltar que o skeumorfismo é algo bom sim, e que há diversas maneiras de deixa-los completos sem alterar a interface interativa deles.

        • Rubens Ishara

          Afinal, é muito mais legal, intuitivo e fácil de usar e diferenciar um aplicativo do outro se eles forem todos pretos com ícones parecidos e prateados, né João. Isso sim é evolução no design! Nossa, parabéns pela opinião embasada… É cada uma… O app de podcasts, como você mesmo disse, esta parecido com todos os outros apps de reprodução de áudio. E você realmente acha isso bom? Concordo que o skeumorfismo não pode atrapalhar o fluxo de utilização do usuário, mas falar que isso é um lixo é no mínimo ignorância. O design do aplicativo era para mim muito mais interessante antes.

      • copeta

        No momento, tá difícil dizer em qual eu mais gosto. essa nova deveria ter o botão de volume prateado, como no app músicas, mas aquele antigo fica tipo ”parado no tempo” porque usa um objeto clássico de ouvir coisas de antigamente.
        Mas tem um lado bom. Tipo, o logo do Phone é um telefone. Mas se colocassem um iPhone lá ficaria difícil saber o que aquele app faria.

    • Vinicius Alves

      Também gosto de skeumorfismo, mas não exagerado.
      Gosto do estilo do aplicativo lembretes, do notas ( a animação quando exclui um ticket do passbook também é legal) porque colocam algo real mas não exagerado, apenas uma textura em couro ou as páginas em estilo pauta do notas, já ojeito que ficou o Podcasts não gostei nem um pouco, pois exagerava demais no skeumorfismo. Por mim, o iOS ficava com a interface que tem hoje.

      • Vinicius Alves

        Outra coisa que acho orrível de feia no Android e WF é a calculadora, a do iOS é muito mais intuitiva, simples e funcional.

        • Gaúcho Nerd

          Você quer dizer JF (Janelas Fone)?
          Você chama do Windows Phone ou de Janelas Fone, pois Windows Fone não rola.
          Bah!

      • João da Silva

        Sem falar naquele verdadeiro show de horrores que é o game center…

  • Isaac

    Eu torço muito por mudanças, mas é inevitável o medo de que as coisas dêem uma “androidzada” (nada contra android, mas eu já usei e não gosto)

    • Gaúcho Nerd

      Quer dizer que tu não tens NADA contra mas não gosta.
      Gostou de tudo para não ter nenhum contra, só prós, mas mesmo assim não gosta?

      Confuso barbaridade estou aqui! (como diria o Mestre Yoda Gaúcho)

    • Eu prefiro a performance q esta estou muito satisfeito!!! N

  • Leandro Gomes

    A samsung vai copiar o conceito e colocar na próxima atualização de Software!

  • Danrlei

    Uma mudança seria bom, quem nao gosta de uma inovaçao né…
    Mas sinceramente não acredito que a Apple irá fazer grandes midanças na interface.

  • Gabriel

    Nossa bem zuado isso ai, mo cara de samsung , Motorola sei la, concordo que precisa de umas mudanças , mas mudar desse jeito acho que perderia a graça de ter um aparelho Apple.

  • Caio Otávio Bessa

    Excelente matéria!

  • João Lucas

    Cruzeeeeeeeeeeeeees, que conceitos feios!!!

    Tá mais com cara de Windows Phone do que de iOS.

    Fala sério, o nosso iOS é perfeito, pra que mexer nele???? Querem melhorar realmente o iOS?
    1. Coloquem atalhos de Wi-fi, 3G, etc na tela de notificações.
    2. Coloquem a opção de desligamento somente mediante uma senha.
    3. Outras coisinhas que esqueci agora, rsrs.

    Pronto! Tá ótimo, o charme da Apple é o nosso menu arredondado, cheio de detalhes, luzes e efeitos..

    Pra tirar isso tudo e colocar um menu quadrático e sem sal, melhor deixar do jeito que tá ¬¬’

    • Guilherme Malacarne

      Quer isso ai que você falou e muito mais?
      Jailbreak.
      😉

    • Kerllon Ricardo

      O Guilherme tem razão!
      Os aparelhos com JB tem muitas coisas boas que Apple continua ignorando.
      Nada contra a mundança, mas ela deve vir para melhor… O risco de piorar é bem grande, ainda se for levar em conta esses vídeos, cujo conceito não me pareceu bom.

    • JanjaBoy

      O iOS do meu iPhone já tem isso tudo! 😛

  • Miguel Angelo Pietroski

    Faltou no final:

    *Conteúdo original Blog do iPhone

    hehe

  • João Pedro

    Por mim o IOS esta muito bom como este…mas depois de todos anos usando o iphone ja começa cansar a vista…espero que as inovações que vierem não tirem a principal qualidade do IOS que é : Fácil de usar

  • hbl

    Não deveriam mudar interface coisa alguma, por causa de algumas pessoas. Se fosse assim, CocaCola deveria ter gosto de Pepsi e Fanta o gosto da Sukita. Não está contente, muda de marca e modelo e deixe os outros ainda sonharem com outras melhorias significativas nos modelos iPhone. Tenho um 4 e um 5 e não vejo motivos em mudar todo um design, sendo que seria mais apropriado mudar e melhorar as falhas de segurança, de rede e performance do aparelho.

  • Carlos

    Realmente,está precisando ter novas funções de software e uma atualização na interface para o iphone… mas sei lá,gosto de skeumorfismo,é mais intuitivo e clássico do iphone.. pra mim,o iphone parou de ser iphone no final de 2010.. que saudades quando lembro do meu iphone 3gs com ios 3.1 a apple morreu com jobs depois que apresentou o iphone 5 e o ios 6.. mas ainda tenho esperanças,vamos esperar pra ver.. eu torço para que haja mudanças.

  • Marcelo Andrade

    Entao,

    Ate disse isso num post recente do IOS 6.1.3. Eu acho sim que ta na hora de mudar um pouco a cara do IOS. Isso realmente voce tem razao, parece que nao muda nada. Nao acrescenta nada. É a mesma cara ha 6 anos.

    Uma repaginada no visual acho que seria importante ate para atrair novos consumidores. O IOS é o SO mais simples de se conduzir do mundo. É tudo muito facil, muito rapido e muito prazeroso. O que eu falo é so dar uma repaginada mas mantendo essa simplicidade.

    Eu tenho um filho de 6 anos que nao desgruda do IPAD 3 por nada. Joga, toca musicas, aprende… E tudo isso desde que ele mexia so no meu iphone.

    Neste quesito (simplicidade) a apple é campeã absoluita. E o ditado tao facil que qualquer crianca mexe é aplicavel a seus produtos.

    E com certeza sera copiado como o concorrente android copiou, mesmo que de uma forma meio quadrada mas copiou. Sera conceito!!!

  • Leonardo Heusy

    bom, se mudarem, espero que funcione no iphone 4 ainda.

  • Bruno Bolani

    Achei legal poder ativar WIFI, GPS… na tela bloqueada.
    Acho que precisa de uma mudança nesta parte para facilitar o uso dos iDevices.

    • Paulo Melgaço

      Ligar/Desligar WiFi, gps ou 3G na tela bloqueada é contra os princípios da tela bloqueada.
      Se roubam o seu iPhone e você colocou senha, o ladrão desliga conexões na tela bloqueada e lá se foi a possibilidade de localizar pelo Find My iPhone.

      Não tenha preguiça de escorregar seu dedo e dar um ou dois toques na tela pra ativar essas funções. Isso facilita muito os roubos.

  • Carlos Eduardo

    Se for pra melhorar a experiência de uso, ótimo, que se mude a UI do iOS, mas pra quem quer mudanças na UI do iOS simplesmente pra deixar mais parecido com esses celulares xingling, peloamordedeus, em vez de ficarem reclamando que compraram um celular de 2k em 12 vezes seem juros nas Casas Bahia, comprem um HiPhone de R$ 100,00 que vocês serão mais felizes.

  • Bruno

    Não gostei nem um pouco do conceito sobre o IOS7, eu gosto assim como está e nao vejo necessidade de mudança, principalmente com um sistema tão facil de manusear como esta o atual, provavelmente eles vão encher de coisas que irão tornar o manuseio um processo mais lento.

    E esse conceito ficou tão w8 que acho melhor pularem o IOS7 e ir direto ao IOS8 para ficar mais parecido.

  • Riichard

    Acho que se mudar no começo a maioria vai estranhar, e dizer que ficou ruim
    mas depois não vão saber viver sem o ios7
    E vão falar, não sei como vive todo esse tempo com essa interface ultrapassada

    Sempre é assim 🙂

    • Caio

      Concordo, todo mundo torce o bico e depois diz q ama, exatamente como aconteceu com o iPhone 4 quando foi lançado.. e logo em seguida o 4s (sem mudanças em relação o 4)

      Quando lançaram o 4s duas coisas mudaram em termos práticos:
      Uma leve melhora na Câmera e Siri (não em português)

      O resto continuou igual, lá se foi uma geração inteira de fanáticos atrás do 4s..

      o iPhone 5, ESTICOU A TELA e melhorou a câmera frontal.

      E LÁ SE FORAM BILHÕES DE PESSOAS comprar o iPhone 5.

      Dobro disso, dobro daquilo .. pro usuário não tem mesmo diferença.. a diferença dos testes é na escala de segundos!

      Na minha humilde opinião, se a apple lançar um cocô, e por a maçã atrás.. todo mundo vai comprar!!

    • Caio

      Verdade seja dita.. Enquanto não lançarem um sistema concorrente pra competir com o iOS, a apple vai só ficar dando pinceladas e empurrando novas gerações de “mesma coisa” em cima de nós!!

      Android é um sistema complicado.. Eis minhas considerações:

      – Sistema complicado, vários menus, usando android tem-se a impressão de que há várias coisas ocultas, dentro dos vários níveis de menu.. Você toca um botão para achar os aplicativos instalados, ora, se vc tem vários aplicativos, de nada adianta a interface touchwiz ou seja lá o kct.. sempre vc vai ter q tocar no botão pra mostrar seus aplicativos.. Aí vira um iOS

      – O som do iPhone é melhor e ponto final

      – Transferir músicas do PC pro Smartphone no android fica bagunçado, ele bagunça as capinhas e põe capinhas onde não deve, obrigando-nos a pagar por um app q resolva esse problema USANDO ITUNES

      – Sistema de Notificação por Push ineficiente:
      O sistema que o Android usa é um sistema de intervalos de checagem e não um serviço push com server próprio como o iOS, a solução da Apple é mais eficaz, pois poupa bateria e é instantâneo.
      A google usa um serviço “COM SURROGATE” algo assim, pra checar as notificações em sistema de intervalos (EXCETO QUANDO O APP ESTÁ VERDADEIRAMENTE EM SEGUNDO PLANO). Fechou o app pra economizar bateria, o android usa o surrogate pra notificar, o que é ineficiente!

      – SCROLL INEFICIENTE:
      O scroll da interface Android é ruim, você com um SWIPE vai até o rodapé do site que você estiver lendo.. Isso é chato, ter que tocar na tela pra “freiar” o scroll. No iPhone há um “momento” simulando um arrasto com atrito, o que é muito mais eficiente, pois se você realmente quiser velocidade, vc dá um swipe forte e o multi-touch faz o que vc intencionalmente manda.

      – ATUALIZAÇÕES COMPLICADAS

      A Atualização é complicada.. com várias versões diferentes, ora da samsung, ora da Google, o que torna às vezes o sistema com bugs, se atualizar de forma “google”, seu sistema fica com problemas nos aplicativos, e atualização através da samsung nunca ocorre com atualizações recentes… Ou seja, ou vai pro inferno ou fica no inferno!!

      – NÃO CABE NO BOLSO, telas grandes demais pros Bolsos, lamento, mas o S3 é grande demais!! É legal ter a tela um pouco maior, mas que raio de smartphone q não cabe no bolso!

      Eu gostaria muito de ter um concorrente a altura pra Apple, mas infelizmente sou obrigado a continuar com a solução da Apple, pois a dos concorrentes são falhas demais!

      • Matheus

        Verdade seja dita.. Enquanto não lançarem um sistema concorrente pra competir com o iOS, a apple vai só ficar dando pinceladas e empurrando novas gerações de “mesma coisa” em cima de nós!!

        Android é um sistema complicado.. Eis minhas considerações:

        – Sistema complicado, vários menus, usando android tem-se a impressão de que há várias coisas ocultas, dentro dos vários níveis de menu.. Você toca um botão para achar os aplicativos instalados, ora, se vc tem vários aplicativos, de nada adianta a interface touchwiz ou seja lá o kct.. sempre vc vai ter q tocar no botão pra mostrar seus aplicativos.. Aí vira um iOS

        – O som do iPhone é melhor e ponto final

        – Transferir músicas do PC pro Smartphone no android fica bagunçado, ele bagunça as capinhas e põe capinhas onde não deve, obrigando-nos a pagar por um app q resolva esse problema USANDO ITUNES

        – Sistema de Notificação por Push ineficiente:
        O sistema que o Android usa é um sistema de intervalos de checagem e não um serviço push com server próprio como o iOS, a solução da Apple é mais eficaz, pois poupa bateria e é instantâneo.
        A google usa um serviço “COM SURROGATE” algo assim, pra checar as notificações em sistema de intervalos (EXCETO QUANDO O APP ESTÁ VERDADEIRAMENTE EM SEGUNDO PLANO). Fechou o app pra economizar bateria, o android usa o surrogate pra notificar, o que é ineficiente!

        – SCROLL INEFICIENTE:
        O scroll da interface Android é ruim, você com um SWIPE vai até o rodapé do site que você estiver lendo.. Isso é chato, ter que tocar na tela pra “freiar” o scroll. No iPhone há um “momento” simulando um arrasto com atrito, o que é muito mais eficiente, pois se você realmente quiser velocidade, vc dá um swipe forte e o multi-touch faz o que vc intencionalmente manda.

        – ATUALIZAÇÕES COMPLICADAS

        A Atualização é complicada.. com várias versões diferentes, ora da samsung, ora da Google, o que torna às vezes o sistema com bugs, se atualizar de forma “google”, seu sistema fica com problemas nos aplicativos, e atualização através da samsung nunca ocorre com atualizações recentes… Ou seja, ou vai pro inferno ou fica no inferno!!

        – NÃO CABE NO BOLSO, telas grandes demais pros Bolsos, lamento, mas o S3 é grande demais!! É legal ter a tela um pouco maior, mas que raio de smartphone q não cabe no bolso!

        Eu gostaria muito de ter um concorrente a altura pra Apple, mas infelizmente sou obrigado a continuar com a solução da Apple, pois a dos concorrentes são falhas demais!

        Ta me segurei pra nao vomitar lendo essas asneiras.

        Já usou um Android ICS ou Jelly Bean?

        No iOS basicamente é mostrada apenas uma coisa, o app drawer, no Android se mostra o app drawer, e a tela inicial com os widgets, onde vc coloca as coisas importantes e os widgets que mostram as informaçoes sem vc ter que entrar nos aplicativos(previsão do tempo por exemplo,HD WIDGETS)

        Já usou Kies e derivados? O unico player que eu usei e que bagunçou as capas foi o N7 Player(tem um som violento mas….) e o PlayerPro, no mais o PowerAmp não me decepcionou em nada, mas optei pelo Walkman hackeado que achei na internet, com bravia e xLOUD. Fica com um som muito legal tambem.

        Ai ta a prova que nunca usou o Android,’ A google usa um serviço “COM SURROGATE” algo assim, pra checar as notificações em sistema de intervalos ‘ Caraca velho, quer provar alguma coisa assim?

        Eu uso um aplicativo que se chama otakuPT, todas as novidades que eu recebo chegam na notificação dizendo, +1 novo post! eu clico lá e pergunta em qual dos 4 navegadores eu desejo abrir. E quando eu olho em configurções aplicativos em cache lá está o otakupt. Isso é configuração do kernel linux, cachear aplicativos que não estão em uso, e isso se aplica a intervalos que a memoria fica cheia.

        Scrool ineficiente, chegava a incomodar até o Android 2.3.x mas no 4.0.+ tiraram isso, a rolagem é estatica,(acho que por configuração do touchwiz) e tambem na rom personalizada que eu to usando no momento tambem tem.

        Atualizações complicadas???? Em Qual planeta? Tipo, essa má fama que o Android tem de não atualizar, é puramente pela FILHADAPUT***** das fabricantes que fazem 400 aparelhos e depois não dão atenção pra nenhum.

        O meu Galaxy Note que ta rodando uma rom personalizada,(não gosto do touchwiz deixa com cara de Android 2.3) JellyBam 4.2.2 com os recursos da AOKP ,Paranoid Android, e CyanogenMOD(coisa demais pra configurar) , e ainda tem o fato que a samsung PROMETEU dar o Android oficialmente na versão 4.2.2 pro note. fora que ele vem recebendo varios updates de baseband nesse periodo de tempo. Desde Outubro do ano passado recebeu 4 uptdates de baseband e correçoes de desempenho, to usando a baseband do Android 4.0.3 que eu acho melhor pela velocidade do wifi.

        Se quer um aparelho atualizado por mais de 3 anos, compre um Nexus, Samsung atualiza no maximo por 2 anos(vide Galaxy S2) Dizem que o 4.2.2 é a ultima dele, porque o Key Lemon Pie ta sendo otimizado pra telas HD~Full-HD(meu note tem chance).

        Pois é, uma coisa que admiro em qualquer coisa, seja roupa, computadores, compras em GERAL, é ter OPÇÃO. Eu tenho opçoes de tela de 3.5,4.0,4.3,4.6,4.8,5.0,5.3,5,5.6.1 e por ai vai.. A não ser que seja mulher e tenha 1.60M com a mao de 10CM.

        Eu considero HTC, Samsung, Sony concorrentes a ‘altura’ da Apple, pois são empresas que sempre mudam alguma coisa na interface de usuário. Fora que exeto a samsung, colocam um acabamento ótimo nos aparelhos, viu o HTC One? Monobloco de policarbonato+ metal cromado.. S4 tb é policarbonato.

  • thiago

    Minha opinião:

    A apple deveria seguir uma tendência do Jailbreak, a de poder alterar o “tema”. Se o usuário gosta de skeumorfismo ele deixa o tema correspondente, se gosta de algo mais “clean”, usaria um outro tema.

    OBVIO que a Apple não permitiria usuários criarem temas (como no Jailbreak, que temos zilhares de temas), mas as duas opções aí já alegraria gregos e troianos!

    também não gostei do conceito do vídeo, eu gosto do esquema linhas x colunas! já baixei o DreamBoard, usei por um tempo o BoxorHD (diga-se de passagem, um tema excelente, gostei muito), mas enjoa. e o do Android pior ainda (falo isso por ter utilizado).

    linhas x colunas está sempre na moda haha

    outra implementação que deixaria bastante gente feliz (e daria um “up” no visual linhas x colunas) é o Barrel, que muda a animação da troca de tela, o aquele que dá pra deixar os icones onde quer.

    são pequenos detalhes mas que atualizaria a interface.

  • Heliel

    Acho também que a apple pode deixar a interface mais atrativa. O visual hoje é um pouco cansativo, diferente o OS que é fenomenal. Sinto muita falta de ter em mãos, de maneira simples, acesso à algumas funções de ajustes como brilho, wi-fi e 3G! Chega ser inacreditável ter que clicar tantas vezes para fazer um pequeno ajuste. Me incomoda também a ausência de widgets… Quando baixei o novo app de podcast imaginei que viria um pequeno sneak-peek de uma interface nova e realmente atrativa. Não gostei muito do resultado. No meu ponto de vista continua quase a mesma coisa. Chega de perfumaria né!

  • Leonardo Cezar

    Interessante.O conceito do que viria ser iOS 7 é bem legal,mas dá para perceber que o designer se inspirou um pouco nas carecterísticas da interface Holo do Android 4.0.Para mim isso não é copiar,se inspirar em algo,para melhorar sempre é bem vindo,pois os mesmos estaram evoluindo,isso também fumenta a criativadade e a vontade de superar uns aos outro criando melhorias.Acho isso muito bacana!

  • Elcin

    Prefiro que deixe como está, que arrumem o que é preciso arrumar, como a falha em que o iPhone5 fica “perdendo” internet. É chato ter que ficar desligando o aparelho sempre que isso acontece.

  • Jeff

    Ao mesmo tempo que eu acho que a Interface deve mudar, eu me pego em dúvida do que exatamente.

  • Julio Cesar

    o lance que a pessoa tem um fusca e não ta satisfeito, ai compra um palio e não continua satisfeito, compra um corola e não fica satisfeito, e se comprar uma ferrari provavelmente continuará não satisfeito.

    as pessoas nunca estão satisfeitas, querem sempre mais do que tem, isso é fato.

    daqui há algum tempo não vão querer um smartphone vão querer um transformers que voa, solta míssel, teletransporta, luta kung-fu, teletransporta, faz cafézinho e ainda da conselhos amorosos.

    na boa eu vim do android e estou adorando o IOS. supre todas as necessidades.
    o que via muito no android eram as pessoas querendo personalizar e colocar funções além do possível e depois reclamando de travamentos, reiniciar do nada, apagar tudo e etc..

    outro dia vi um post de pessoas reclamando que o jogo real racing estava travando no G.SIII enquanto no iphone roda perfeitamente.

    • Vinícius

      Isso pq o G.SIII tem um ‘QUAD CORE’ e o iPhone ‘parou no tempo’ com um dual core… Vai, galera, compra Samsumg, compra!

  • Vladimir

    Tem que tomar cuidado com mudanças! olha o que aconteceu com o Windows 8, só porque mudou a interface! mesmo sendo mais bonita, leve e limpa, ninguém gostou, as vendas estão baixas e todo mundo reclamando: consumidores e fabricantes de PC.

    O Mac OS X tem mais de 10 anos e continua com a mesma interface basicamente… Aliás, o Mac OS pode-se dizer que continua com a mesma interface desde o System 1.0 de 1984 (a barra superior “finder” com ícones pela área de trabalho) ganhou no decorrer dos anos o Dock, cores, papeis de parede, etc… e ninguém reclama da interface dele, que ainda é o mais fácil e simples OS do mundo, sem deixar de lado a força de um OS parrudo e perfeitamente sincronizado com as necessidades atuais.

    O Android já mudou demais em 5 anos, evoluiu muito e se tornou bastante poderoso, mas a interface dele é bastante confusa, parece que foi feita por nerds, para nerds! cheia de opções, menus e submenus, etc… tem quem goste (eu sou um) mas a facilidade e simplicidade do iOS não devem morrer.

  • Diego Diniz

    Penso desse jeito iLex, ótimo post!!!

  • Bento

    Nada de mexer no q já e o melhor na minha opinião só faltam duas coisas: Cinco ícones no Dock e folder com capacidade infinita. Mas enquanto a Apple nao faz isto usaremos jailbreak.

    Uma pergunta para ver se os leitores realmente conhecem de iOS: Qual o único app que não da pra colocar em uma pasta??

    • Alexandre

      A maldita Banca 🙁

      • Guilherme

        Mas isso é porque nos arquivos internos do iOS, a banca é organizada como se fosse uma pasta, e por isso não dá para colocá-la dentro de outra. Tanto ao usar um software para criar uma pasta com a banca dentro, a banca só se torna um botão de respring, assim como se eu colocasse uma pasta dentro da outra pelo “truque das três páginas”.

  • Odirlei Vial

    Legal o post… também acho que o iOS tem que ser repaginado… não acho a versão atual ruim, mas se a apple quer continuar sendo considerada inovadora, não basta ter um sistema que roda certinho, tem que ser “mágico”… É isso aí, foram eles que criaram essa imagem de empresa David Copperfield, agora tem que se virar p/ manter o status…

  • Riot

    Devolva o toca fita do app do podcast, ele nem atrapalhava nada.

    • Pacheco

      Como coloco a barra superior que teoricamente está substituindo o “toca fita” ?

  • Victor Guilherme

    Espero que saia para o iPhone 4… Só faltava falar que é somente do 4S em diante….. Ai ferrou

  • Jrbs

    Nem um atalhozinho descente colocam! Duvido muito dessa evolução!

    Tipo SBSetting, né?

  • Danielson Araújo

    Quem fez esse conceito deve ser usuário de Windows Phone. Está parecendo o Lumia 800 que uso aqui na empresa.

  • João Gabriel

    Em termos de estrutura, acho pouquíssimo provável a Apple modificar algo – até pelo fato de inúmeras patentes resguardando isso – e sim somente no design dos mesmos.
    Alguns aplicativos nativos irão procurar o mais objetivo, ao invés das tantas firulas que eles apresentam,além do redesenho dos ícones do sistema (talvez em monocromia?).
    Mas o que mais espero no iOS 7 não seria apenas algumas implementações necessárias (ainda não entendo o porquê de não existir um NCSettings por padrão) e mais interações multi-touch,mas sim a limpeza do desnecessário. O excesso de barras entre aplicativos, tarjas de segurança (igual à aquelas pretas que ficam no fundo do relógio da tela bloqueada) e principalmente cliques para se realizar algo, dão a impressão de um sistema já defasado.

    • João Gabriel

      *o excesso de cliques para se realizar algo.

  • Bruno Marçal

    Pra mim o design do iOS atual está melhor do que qualquer outro sistema.
    Bonito, simples, funcional…
    Acho que não tem que mudar.
    Só gostaria de ver atalhos para wifi, bluetooth etc…

  • Flavio Gracciano

    Pelo que sei o nosso Design de produto, assumiu também o Design de Software do iOS.
    Creio que Ive fará um excelente trabalho com a nova interface.

    Hehe
    🙂

  • Victor

    Quando muda o povo reclama e quando nao muda também reclamam!
    Mudanças radicais em interfaces nunca sao bem vindas no inicio. Tudo muda e os usuários levam um tempo pra se acostumar ou outros passam a deteste-lá.

  • Ėder

    O iOS necessita de melhorias, como muitos estou enjoado de muitas coisa.
    Um exemplo é esse girassol que esta ali desde 2007 no aplicativo de fotos.
    Além da parte visual, sinto falta do controle de Wi-Fi, 3G e o Brilho sem precisar entrar nos ajustes.

  • vihassis

    Na minha opinião, não seria interessante mais um ano sem grandes novidades visuais. Sou um grande fã da Apple e seus produtos, e gosto muito de toda essa “facilidade” em manusear seu sistema operacional, não acho necessário uma mudança radical, por exemplo: mudar disposições, cores, formas, funções; mas pequenos “agrados” visuais seriam bem vindo, assim como foi dito no post, para sentirmos uma maior evolução do iOS.
    Acredito que a apple sabe muito bem a responsabilidade que tem em cima de um trabalho de 6 anos, se for liberado um novo conceito ou somente pequenas diferenças ela saberá se manter coerente. Acho muito rude a mudança do windows 7 para o 8 (nada contra, somente minha opinião) em que o usuário tem que reaprender a manusear seu PC (Gadgets, mobile, etc) em algumas funções. Bom o que nos resta é esperar, e sempre lembrar de que nunca todos estarão 100% satisfeitos, uns gostam outros não, uns gostarão outros não.

  • Laercio

    Não me levem a mal mais acho que se mexe sim em time que esta ganhando ate pq se ficar parado no tempo quando ver já era,ele ja passou e vc perdeu o bonde já pensou se a nossa “querida” M$ do tio Bil não mudasse nada creio que ate hj estaríamos usando pc com a interface do “Rwindos 3.11”

  • Ismar

    Antigamente todo mundo era conformado com os celulares, não existia nada de bom ou diferente, depois da chegada do iPhone tudo mudou:
    . simples de ver um vídeo
    . simples de ouvir uma música
    . instale quantos aplicativos quiser, e grátis
    . nunca foi tão fácil localizar um endereço ou chegar em algum lugar (GPS)
    . tirar belas fotos e ainda você futuramente poderá saber onde ela foi tirada através do GPS.
    . se conectar via WiFi e 3G
    . simples para ligar para alguém, super organizado para cadastrar seu contatos
    Muita coisa, discutir qual será o novo designer da interface seria perda de tempo e entraria na mesma rotina dos sites, tem empresas de Web que cobram um dinheirão por causa do visual de seus sites e depois de um ano o dono do site acaba se enjoando do visual e achando que os visitantes vão abandonar seu acesso ele acaba gastando mais com outro site. Eu acho que no caso do iPhone isso não será o assunto principal, no meu ver o importante mesmo é ser um aparelho durável, resistente, compácto como o 3G, sem contar que ainda é o mais bonito de todos os aparelhos. Esse negócio como é no Android, outro dia um amigo todo orgulhoso do seu celular Galaxy 3, quando ele começou a mostrar que podia abrir um monte de coisa ao mesmo tempo, arrastar coisas pra lá e pra cá eu comecei a ver que era algo carnavalesco e fantasioso, algo difícil para muta gente que nem sabe usar um caixa eletrônico, já pensou então um celular desses?
    Com a atual interface do iPhone qualquer leigo aprende a usar, pois a finalidade é ter um bom aparelho nas mãos para falar, o restante dos recursos ele vai descobrindo aos poucos e sem medo de se perder no meio do caminho.

  • Sergio

    Mudanças radicais nem sempre são bem vidas, acho que deveria ser de forma gradativa para que os menos experientes fossem acostumando com o “novo” e não ter que aprender tudo novamente, como o citado com o Windows 8, mudança radical.

    • vihassis

      concordo.
      algo que fosse mudando aos poucos, dando tempo para todos irem se habituando, e no final uma mudança significativa teria sido feita.

  • Diego Pimentel

    Achei o conceito perfeito. Pena que é só conceito.
    A resistência à mudanças do ser humano é insuportável.

    “Não pode mudar a cor do capim, porque o burro morre de fome”

    Vou mais além. A Apple podia aproveitar para implementar simples atalhos que até hoje não existem (em aparelhos sem Jailbreak), como por exemplo a ativação/desativação de wifi, bluetooth, 3G, como já existem na maioria dos Androids.

    São melhorias que não trariam impactos à essência do iOS.

    Sou fã da Apple e seus devices, mas uma empresa sem inovação perde a sua competitividade.

  • Nuno ayres

    IOS e sem duvida o sistema mais solido do mercado nao prescisa de mudar, o q sinto falta e de atualizações significativas ai sim acho q deveria mas mexer na organizaçao e aparencia ai e crime IOS e lindo e quase perfeito (evolucao nao e mudança )

  • Rodrigo

    Sinceramente, não aprovei esse conceito dos vídeos acima, não parece iOS. Tirar “slide to unlock” é quase um crime! Eu acredito que deva existir uma certa mudança mas não deixar de lado a raiz, adicionar funções e facilitar ainda mais a utilização e uma sutil mudança de cores e design mas ainda assim ser APPLE. O conceito que mais me agradou é desse video:

    http://www.youtube.com/watch?v=zv-r9UTGri4

    • Henrique

      Melhor conceito que vi! Se ficasse assim seria perfeito 😀

  • Pedro

    Acho que nenhum destes conceitos vai pegar. Muito Windows Phone, pelo menos para mim.

  • Claudio

    Como mudar algo que ja e perfeito ???

    • Gaúcho Nerd

      Tirando o espaço antes do ponto de interrogação e colocando apenas uma em vez de três!

  • Eduardo

    Acho que a minha opinião é a mesma de grande parte dos usuários…

    A interface do iOS pode estar “cansada” por não terem ocorrido grandes mudanças nesses seis anos!
    Acredito que realmente falte aproveitar algumas idéias e facilidades que o tão criticado “mundo Jailbreak” traz para todos.
    Já seria uma evolução sensacional, se tivéssemos algo como Auxo, Barrel, SBSettings, e Zephyr incorporados ao sistema! Não são muitas as mudanças, mais que com toda certeza, trariam uma nova cara e funcionalidades para o iOS. Não precisam de grandes mudanças gráficas, pois continua sendo o sistema mais intuitivo de todos.
    Vamos esperar para ver o iOS 7! Tomara que não se torne um Windows Phone e não seja uma coisa tão diferente que tire a excelente experiência com o iPhone.

    • Thiago

      Garanto que se virar um windows 8 o iOS 7, vai ser um fiasco, e a maior parte dos usuários ficaram no 6 com Jailbreak!

  • Frederico

    Das coisas que eu espero do iOS7:

    – poder criar um atalho com o contato de uma pessoa da agenda, para agilizar ligar pra ela.

    – atalhos na notificação para ligar ou desligar serviços mais facilmente (3g, wifi, bt, etc)

    – talvez um sistema de geolocalização que faça isso (chegar em casa e desligar o 3g, por exemplo)

    – icones animados, como por exemplo para o icone do tempo que mostre como esta o tempo e a temperatura sem precisar

    – configurações mais refinadas no app de foto padrão do iphone, e poder escolher a qualidade do video, as vezes queremos fazer um video mais comprido e ocupa muito espaço.

    • vihassis

      Sobre o atalho de ligação: coloco os contatos que mais ligo em “favoritos” já é bem útil, você diz um ícone na tela? algo assim?

  • Pedro

    Já passou da hora!!!!!!
    Novo IOS, por favor!!!!
    Tenho iphone desde 2008 – iphone 3 2g e já não uso mais quase nenhum aplicativo nativo, para se ter uma ideia de quão obsoleto está!!!

    • Gaúcho Nerd

      Que iPhone é esse?

  • Alan Freitas

    Desde que o iOS continue casando bem com o Hardware desenvolvido nos Iphones, e não gere problemas de desempenho que não justifiquem essa mudança “radical” que esperamos, ai sim valerá a pena.

    Pois tenho visto que usuários do Iphone 4, por exemplo, reclamam da presença de engasgos no uso do sistema, motivados pela perda no desempenho quando das atualizações do iOS. Se a cada atualização levar o nosso sistema à obsoleção injustificada, ficaremos reféns deles.

    A Apple deve, como objetivo, trabalhar para inovar no sistema sim, porém sem deixar de lado metas de procurar melhorar continuamente o desempenho do iOS frente aos Hardwares dos seus aparelhos.

    Posso estar equivocado em algumas colocações, mas também espero uma mudança no iOS.

  • Thiago Lino

    A Apple precisa, de fato, inovar. Com muita cautela, mas, ainda assim, precisamos de inovação. Atualmente, o iOS é excelente e digo que ainda “dá show” em muito Android. Coloco um exemplo: o player (famoso app Music, antigo app iPod) traz para o usuário do iOS uma experiência excelente que eu, particularmente, nunca encontrei em qualquer Android. A Apple, na minha opinião, deve deixar o iOS ainda mais funcional. Como? Lá vai outro exemplo: uma maneira rápida de responder mensagens. Quer outro? Acesso fácil aos ajustes básicos do “iGadget”.
    São recursos básicos inclusive, porém muito já me agradariam. Acho que não preciso de uma “reformulação” no iOS, tanto que me despeço, lamentavelmente, do “skeumorfismo” que sempre amei.

  • Wellington Alves

    Poderiam implementar uma função para usuários avançados, aonde em ajustes se mudaria as configurações ou até mesmo o layout. O que não dá é a Apple fazer mudanças drásticas para contentar um número ínfimo de usuários avançados, quando a maioria esmagadora dos clientes não possuem todo esse grau de exigência.
    Cobram que o iPhone tem que ter tela maior como se isso fosse inovação. Só pensam em seus próprios interesses pq querem ver vídeos e jogos, sem pensar que o objetivo maior é que ele continue prático, portátil e de fácil manuseio. A evolução sempre foi aparelhos menores, agora é o inverso?
    Quem fala que o botão início é inútil, não sabe a besteira que está dizendo. A Aplle poderia economizar milhões se abandonasse esse botão, mas não abandona porque ele é muito importante, principalmente para pessoas com deficiências físicas e sensoriais, mas os que só pensam em sí próprios não estão interessados nesse detalhe.
    Reclamam de perfumaria, mas no fundo o que deixaria esse grupo satisfeito seria apenas perfumaria!
    A mudança mais útil seria a possibilidade de ajustar o brilho e desligar o wifi sem precisarmos entrar em ajustes. Isso já seria o suficiente para sanar 90% das reclamações.
    Até mesmo pq, ajustar o brilho e desligar o wifi rapidamente, são ações que contribuem com o rendimento da bateria. Por esta razão a Apple deveria ter interesse neste ponto, já que não pode melhorar a bateria.

    • Alan Freitas

      Na prática mesmo é isso ae! Seria interessante também o acesso rápido para desligar os dados (3G) principalmente para nós brasileiros que sofremos de uma intermitente oscilação de 3G para Edge, o que afunila o rendimento da bateria.

      Poderia fazer outras inserções de melhorias, muitas das quais nós vemos em tweaks.

  • Rodrigo FAyad

    Engraçado como as pessoas (fanboys ou não dao opinião sem nenhum embasamento). Falar que em time que está ganhando não se mexe pode funcionar para futebol, mas para uma área dinãmica e de constante inovação como a de tecnologia, não inovar é sinônimo de morte na certa.

    O iOS e o iPhone com toda certeza foram uma inovação da época de seu lançamento, muitos correram atrás do prejuízo e copiaram a Apple em alguns aspectos e inovaram em outros (aliás em toda a indústria todos copiam todas, ingênuo aquele que acha que a Apple inventa tudo, a interface gráfica foi copiada da Xerox, o OSx nada mais que uma distribuição do Unix, mesmo que seja a mais bem sucedida :), Notification center uma cópia meia boca do Android, etc..).

    Quem diz que em time que está ganhando não se mexe, que inovação não é necessária deveria então voltar a usar rádio, TV de CRT, ou fazer como nosso conhecido Thomas Edison, que depois de inventar a lâmpada se acomodou e viu seu monopólio ruim com o advento das lâmpadas econômicas.

    Muito do que mantêm o iPhone uma boa opção hoje é a base instalada e o apelo que isso gera aos desenvolvedores, mas isso pude mudar num piscar de olhos.

    Lembremos que o próprios SJ era um cara visionário e que antecipava as tendências e inovações e que a Apple quase afundou quando dá sua saída devido a falta de visão e inovação da empresa.

    Eu já usei Android, WP e iOS. Quem parou no Android 2.3 já não tem base de comparação já que o mesmo evolui muito daí pra frente.

    Então quem preza seu iDevice deve sim torcer por uma INOVAÇÃO e não apenas novas funções pois 6 anos é bastante tempo no meio da informática.

    • vihassis

      Mesmo que “sem embasamento” todos tem suas opiniões como consumidores.
      Inovações são necessárias, concordo plenamente, mas não se pode ignorar essas opiniões, sejam elas de quem for… programadores, designers, desenvolvedores, profissionais da área, fanboys, leigos, idosos, jovens, crianças… e acho que é nisso que apple presta bastante “atenção” e ela acaba demorando, aí, seus 6 anos para “inovar”… mas talvez ela não esteja “demorando” e sim planejando.

  • digoloureiro

    Eu gostei do 2, achei bonito. Eu acho que o iPhone atual tem muitos recursos e app’s mas esta sem rumo, gostaria de uma mudança.

  • Pedro

    Acho que a Apple deveria se preocupar em, por exemplo, dar suporte ao botão WPS, presente já em todos as versões de Android.

    Tecnologia deixada de lado pela maça não se sabe o porquê…

  • Guilherme Miguel

    Eu ia ouvindo os podcasts do Jovem Nerd e apagando da lista, agora que atualizou perdi toda minha organização –‘

  • Sansquer

    Eu acho que uma mudança seria bem vinda. Minha esposa não gosta da interface do iOS e do Android, mas adorou a do Windows Phone, e eu também, há soluções lá muito inteligentes e interessantes e sem recorrer a cópia descarada (Sim eu estou olhando para você robozinho verde).

  • Luciano

    Sempre reclamamos, pra quem qr tanta mudança compra outro aparelho, S3, S4 , se quer alguns retoques faz jail, agora agradar a todos, nunca acontecera. Gente pra reclama é oq mais tem, vivem pra isso parece. Exitem vários aparelhos no mercado, varias marcas, comprem outro se não estão nada satisfeitos com a apple. Ou melhor façam melhor, agora de que adianta tanta choradeira, parece um bebe chorão, aaaaa podia ter isso aaaaa podia ter aquilo.

  • Sansquer

    Outro ponto que precisa de mudança são os Apps oficiais, calendário e tarefas o informant pro é mais completo que os nativos.

    Contatos tb precisam de uma melhora.

  • Tailan

    Alguém além de mim achou que essa “nova interface” é na verdade uma copia do Windows Phone? Se for pra usar esse “Concept”, prefiro ficar com meu iPhone do jeito que tá.

    E falar que time que tá ganhando não se mexe é usar desculpa pra um não avanço tecnológico. Inovação é parte do processo sim!

  • BAADER

    Gosto da interface da apple, mesmo sem trazer grandes novidades durante esses 6 anos, sempre deixou sua interface linda e prática, sem aquela poluição, que alguns sistemas aí..
    Sua interface intuitiva, fácil (como citado no post) e elegante é que me fascina 😀

  • Kick

    Não gostei dos conceitos apresentados nestes videos, espero que não seja assim. A unica coisa que NA MINHA OPINIÃO ficou legal e útil nesses videos, foi a parte de controle de musica

  • Mauricio Mendes

    Posso queimar minha língua falando isso, mas não apostaria em (médias e grandes) mudanças não…

  • Kick

    Coisas que pra na minha opinião deveriam implementar no iOS:
    Tweaks: NcSettings; Auxo; Zephry; Swypeselection;
    Também deveriam mudar um pouco a interface da lockscreen, podiam colocar o relógio mais pro canto esquerdo e diminuir um pouco, e por algo diferente ao lado, como push do facebook, ou de qualquer app que o usuário escolhesse.
    E deveriam por a opção de escolher qual app teria um atalho fácil na locksreen, ao invés de ser só a câmera.
    Deviam adicionar controles de músicas a Central de Notificações, como o tweak ‘Jukebox’, só que melhorado e mais bonito,.
    Podiam mudar um pouco o estilo da central de notificaçoes, deixar ela mais transparente, ou algo do tipo.
    E podiam ter alguns poucos Widgets disponíveis pra colocar na areá de apps, como push do facebook, ou calendários.
    Pensei em mais coisas, só que no momento não estou lembrando, se lembrar volto a colocar aqui.

  • MafiosaBe

    Eu concordo em partes, não acho que deva ser uma mudança drástica, porque estamos acostumados com o estilo e gostamos dele, mas mudar ora melhor, é sempre bom!

    • MafiosaBe

      Para*

  • Dorinha

    Isso é bom, curiosa esperando por uma mudança total e de muitas inovações. 😉

  • Sbrana

    Realmente a interface do iOS é mais bonita e mais funcional do que a do Android, mas a interface do Windons Phone está muito boa e trouxe uma inovação para os celulares….sou fã da Apple e espero que eles sejam rapidos e felizes nas mudanças

  • Barbara

    Muito lumia pro meu gosto kk
    prefiro a atual

    • Breno Viana

      KKKKKK… Rachei agora Barbara!

      Concordo com você! Umas vez lançaram um IOS 7 Concept que tinha ficado bacana, mas esse ta muito Lumia mesmo! Risos

      Grande abraço!

  • Breno Viana

    Acho que deveria mudar, mas sem descaracterizar o melhor aparelho móvel até o momento que é o iPhone. Sou apaixonado com os produtos da Apple, mais se for para mudar que mude sem mudar muito as características do aparelho certo ?

    Grande abraço pessoal!

  • Destroyzer

    Acho que não devem mudar muito a interface, apesar deixar o visual mais escuro, assim como a nova loja e o “em reprodução” do music player. Esse branco/azul parece antigo.

  • Erick Mendonça

    Eu realmente espero alguma mudança nesse iOS 7. Está me incomodando ter a mesma interface há anos, principalmente quando começamos a perceber onde ela poderia ser melhorada.

  • Helber Fernando Savelli luz

    Comecei a usar iPhone no 3GS 8gb vendido pela Tim por 1.000 em 12x no cartão sem juros, comprei 2, um pra mim e um pra minha esposa, no 10 mês da parcela foi lançado o 4s, comprei 2 no exterior por 1170u$ cada de 32gb, 1 semana após o lançamento! Na cotação da época, R$2.000,00 + ou -, voltando ao Brasil vendi os 2 3GS pelo mesmo valor R$1.000,00 cada (pois a Tim continuava com a promoção)! Quando lançou o iPhone 5 vendi só 1 4s por R$1.800,00 e fiquei sem celular 15 dias esperando um amigo que estava viajando trazer o meu tão esperado Iphone5! Mas ele nao conseguiu comprar no lançamento, acabaram os estoques como todos sabem e acabei comprando um Galaxy s3, por 1.500,00 pra ficar 3 meses ( que seria a data que eu iria para o exterior novamente e compraria lá os dois iphones 5) fiquei 1 semana com o s3, e nao consegui usar…. Trava toda hora, tela muito grande, peso desproporcional com o tamanho do aparelho, achei muito leve, parece que vai quebrar, ruim pra segurar usar com uma mão só, e por ai vai…. Fiquei com p aparelho 15 dias e na hora da venda…. R$1.200,00 (300 pila de prejuízo em 15 dias).
    Vendi e comprei um 4s usado 16gb por 1200,00 e fiquei com ele 3 meses ate minha viajem e lá comprei os 2 iphones 5 pagando 2mil em cada novamente! Voltei so Brasil e vendi o meus 4s usado por 1.100 (100 pila a menos em 3 meses)! QUER DIZER QUE ANDROID É MELHOR QUE IOS, QUE A APPLE TA ULTRAPASSADA? VAI VER A DESVALORIZAÇÃO DO SEU SAMSUNG E DEPOIS POSTA AQUI PRA GENTE DISCUTIR O ASSUNTO, OK!

  • Paulo PF

    Não sou de dar opinião aqui no BDI embora acesse e acompanhe ele todos os dias deste o início, porém, assim como o iLex escreveu também tenho experiência tanto com iOS, quanto com o Android, pois minha mulher optou por um S2 por causa da câmera – mas isso é outro assunto 😉 – e posso afirmar que é HORRÍVEL a usabilidade da interface usada naquele sistema, prefiro mil vezes o iOS, claro que um tratamento no visual gráfico cairia muito bem e deixaria o sistema mais moderno e atrativo para novos usuários, mas de forma alguma deve-se mexer na interface do iOS, mas esta é minha opinião.

    Abraço a todos.

  • Marcelo Dias

    Saio da área de tecnologia e entro na indústria automotiva. Alguém lembra quando a BMW mudou o design e frente de seus carros? Na época isso gerou uma forte polêmica. O que gostavam da marca acharam que a nova forma alterava a característica clássica do carro, mas nem por isso o carro deixou de ser um sucesso. Leva tempo para se acostumar com mudanças, e elas precisam mudar no iOS. Eu ja acho ela cansativa e algumas vezes confusa, mesmo organizando em pastas.

  • HB

    A principal mudança pra mim seria o iOS adotar senha para desligar o iPhone, o cara pega o teu celular e desliga, do que adianta o buscar meu iPhone? Deveria ter senha até pra ejetar o chip da operadora, pra evitar que mesmo com senha pra desligar o cara tire o chip também.

  • Henrique

    Acho que uma mudança do jeito que esta mostra no vídeo esta bem oq tem que acontecer mais eu também acho mais intuitivo que o android!

  • Alex iPilot

    “Skeumorfismo”??? Noooossa… Um tempo sem conseguir acessar o Blog e já tenho palavras novas para aprender, rsrsrs…

    Sobre a interface… Apenas eu sinto falta dos ícones girando para formato paisagem no iPhone e no iPod?

  • Renan Gonçalves

    Mas a interface mudou… A interface não é so a homescreen cara…

  • Elder

    Os dois conceitos ficaram péssimos. Está mais pra Windows Phone do que iPhone!

  • Fernando

    Favor não traduzir “engine” como “motor”.

  • Marcus Vinicius

    Acontece que antigamente a Apple não seguia padrão, ela criava padrão, ja hoje em dia …

  • Robinson

    O conceito colocado é muito ruim, como muitos já citaram, parece o W8. Apesar da necessidade de evoluir, gosto muito da interface atual do IOS, mudanças só se forem muito sutis, a receita da Apple é tão boa neste caso, que é difícil até evolui sobre ela. Acho que a Apple tem um desafio enorme, pois, a história mostra que as evoluções sobre coisas que são quase perfeitas levam a destruição do que se tem, para criar algo totalmente novo e assim voltar a evoluir sobre uma nova perspectiva. A perspectiva atual da Apple é quase perfeita.

  • Denis Michael Lazaro

    Esse conceito pode acabar com a identidade da apple, vai acabar parecendo um win ou um android, nao pode haver uma mudança grande na interface e sim imprementaçao sem perder a cara da apple.

  • Rakdos

    Acho que mudar por mudar é algo inútil. A justificativa de que precisa mudar porquê está velho não faz sentido.

    Porém existem vários pontos que realmente podem ser alterados. A Central de notificações é o ícone do espaço mal aproveitado. Ninguém tem um post ou tweet tão urgente que não pode esperar até abrir o aplicativo, e naquele espaço poderia estar um botão pra wi-fi e 3G, que são funções mais utilizadas pela grande maioria dos usuários.

    Acho que skeumorfismo acaba mais por poluir o visual e gerar gastos desnecessarios, como naquele caso do relógio do iPad, que além de feio, saiu caro. Tenho bastante esperança de encontrar interfaces mais limpas e funcionais com o iOS 7.

  • Angel

    Quando tiver tempo, irei ler os comentários super reativos do pessoal…. pra me divertir um pouco…. rsrsrs
    e quanto ao post… concordo!

    Espero que a apple inove de alguma forma o IOS 7 este ano, com alguma mudança significativa, mas sem descaracterizar o tao amado ios.

    Confio neles… e vamos esperar pra ver o que vem por aii….

  • Evandro

    Para melhorar uma coisa boa, é só transforma-lá em excelente. A questão é: Como melhorar uma coisa excelente?

  • allan therezo

    isso aqui e uma escola hahahaha… tb odeio o botao home que sempre quebra antes de dois anos (eu troco de iphone lancamento sim, lancamento nao) tive um 3g, o home quebrou. bem no lancamento do iphone 4, peguei o 4, o home quebrou bem no lancamento do iphone 5. peguei o 5 e vamos ver ate qdo dura…… sera que e estrategia de vendas?! rsssss so acho que deveriam incorporar algumas coisas que so temos com jailbreak. o resto e o resto!!!

    • Andre

      Kkkkkk igual a mim

  • Rogério

    Bom, eu gosto muito e sempre gostei da interface da iOS e sempre achei que ela estivesse anos-luz na frente do android, e na minha opinião eles não deviam alterar de uma forma muito brusca a interface, porque ela é simples auto-explicativa, muito util e facil de usar, coisa que o android não fornece. Uso iOS a uns 3 anos e todas as mudanças que ocorreram até hoje pra mim foram suficientes.

  • roberto

    pra mim a maior inovação que a apple poderia “lançar” era “matar” o itunes (o programa). Sério, uma operação simples no mundo da informática como transferência de arquivos depender de um programa?

    Apple faça como o ANdroid. Permita usar o ipad como um “pendrive” (conectar o gaget na usb e PRONTO. Sem precisar de itunes. Simples assim)

    ganharia muitos mais seguidores…

  • Lucas

    Achei nada a ver esta atualização …..
    Onde já se viu nego comentar pra copiar o android..
    Android é um lixo véi..
    iOs é lindo em tudo e não deve fazer mudanças iguais a estas do video.

  • Bruno Fabricio

    O que percebo é umas copias de algo que já exista!
    Se for pra ter uma mudança que seja algo Apple e não copiar wp, porcaria(android) e outros.
    Sinceramente para mim o iOS está muito bom do jeito que está, não vejo necessidade de mudanças radicais.

  • Elisson Svensson

    “…a aparência do Windows Phone 7 é mais bonita que a do iPhone e dos aparelhos Androide.” Steve Wozniak.

    Assino embaixo!!!

    • Gabriel Mobilon

      NUNCA, o iOS é muito melhor

  • Gabriel Mobilon

    Eu acho que não devia mudar nada, somente acrescentar coisas nela.
    É a sua interface e seu contexto que faz um iPhone ser um iPhone, ja tive varios outros celulares e sempre gostei do iPhone, a facilidade e genialidade do sistema me impressionam. Deste jeito que o iOS 6.1.3 está, eu nao mudaria nada, só acrescentaria atualizações para melhorar o uso da bateria e pequenas alterações.

    Se Steve Jobs ainda estivesse vivo, acho que a Apple teria um rumo diferente, continuaria com essa interface e mudaria pequenas coisas que fazem do iPhone o melhor smartphone ja criado.

    OBS: Ja tive 2 Androids , Galaxy S II e Defy Mini. iPhone ja tive: 3G , 4 , 4s

  • Filiep

    o Nescau mudou de formula e ficou uma merda, viu? e olha que mudou “pra melhor”, em questões técnicas. rsrs

  • Marília

    Eu queria muito a opção de fechar todos aplicativos de uma vez só, sem ter que fazer o clique duplo e fechar um por um.

  • Andre

    Muito legal os comentários com idéias e também a matéria do redator, eu uso um iphone a cerca de 3 anos e nunca parei para pensar no mesmíssimo da interface, mesmo não notando seria bom algo diferente, dentre a interface diferente algumas coisas similares ao sistema android viriam bem, sem puxar o saco afinal sou fanático por iphone e não trocaria, a interface é simples mas pratica e funcional sem igual. Abraços a todos

  • Diego Silva

    Para mim, desde a versão 5.0 do iOS, pioraram a forma de ouvir e organizar podcasts. Para quem não lembra, ficava dentro do player de música, o que dinamizava ainda mais a coisa, bastava clicar na opção podcasts dele e pronto. Agora, além de ter que acessar outro ícone na área de trabalho para ouvir podcasts, fizeram um “desserviço” ao eliminar as “vitrines” dos podcasts. Esse episódio do Nerdcast mesmo sobre Chocolate, tem uma capa específica dele, semelhante a esta do post (porém quadrada ao invés de retangular):
    http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-355-eu-so-quero-chocolate/

    Mesmo que você baixe no PC (que vem com a figura), ao sincronizar e conectar a internet com seu iPhone, a capa do episódio será mudada para uma genérica como a mostrada neste post. É “coisa boba”, mas era um dos diferenciais para quem baixava podcast via feed do Itunes.

    As vantagens que vejo nesse aplicativo de podcasts, é se livrar totalmente do aplicativo Itunes, porém usando conta americana ou uruguaia (pois antes não tinham jogos na App Store brasileira), quando tento baixar episódios novos de podcasts brasileiros, nunca está disponível o episódio mais recente, somente o penúltimo.

    Sou muito conservador, mas como não tem outra opção (pois já estou no iOS 6), vou finalmente me render a essa novidades e tentar organizar tudo via iPhone com auxílio da iCloud, pois soube que dá para sincronizar Outlook nela (sim, ainda uso isso, hehehe).

    No mais, penso como as pessoas que disseram aí: não se mexe em time que está ganhando. Não vejo problema em iteração de coisas que funcionam. Inovação apenas por Inovação é linguagem de mercado $$$

  • Ana

    Esse estudo de atualização é bem melhor do que a proposta do John Ive :/