2011ARQUIVONotícias

[dica] Como otimizar a busca de alguma informação no iPhone, iPad ou iPod touch

Se você é usuário ativo do iOS (o sistema que roda no iPhone, iPad e iPod touch), já deve ter usado o sistema de busca dele para procurar algum nome, endereço ou dado importante presente no aparelho. Isso é possível desde o iOS 3.0, quando a Apple introduziu o Spotlight, que é como ela chama sua função de pesquisa.

Mas às vezes, o que você procura resulta em uma lista enorme de opções, fazendo você perder um certo tempo na busca. Saiba como otimizar esta pesquisa, configurando a função para procurar apenas em lugares específicos.

O spotlight você ativa na tela inicial do sistema (aquela primeira onde se encontram os aplicativos), ao arrastá-la para a direita ou apertando uma vez o botão início. Com isso, aparece uma tela mais escura (como na foto acima), com um espaço de busca. Ao digitar uma palavra, diversos resultados são apresentados, com informações presentes no aparelho em aplicativos como Mail, Mensagens, Notas, Contatos e diversos outros.

É muito prático, mas se você estiver procurando por uma palavra que esteja presente em diversos lugares, sua busca pode realmente demorar, como foi o caso de nosso leitor Clístenis Canuto, de Maceió.

Ele nos conta que recentemente teve que procurar o número de telefone de um tal de Jorge, que um amigo tinha lhe enviado por SMS. Ao colocar a palavra na busca do iPhone, apareceu uma lista imensa de opções, com o nome JORGE presente em músicas, emails, contatos, calendários… A função que deveria ajudar, só estava complicando mais.

Foi então que ele lembrou que poderia restringir a busca a apenas um aplicativo (no caso, o app Mensagens, pois era um SMS que ele buscava).

No aplicativo Ajustes, menu Geral, há a possibilidade de escolher os lugares onde a busca do Spotlight deve procurar.

O que ele precisou fazer foi desmarcar todas as opções, deixando apenas as Mensagens. O símbolo de “checado” indica que a função irá procurar naquele aplicativo. Para habilitar/desabilitar, basta tocar na lista.

Com isso, ele pode encontrar facilmente o número de telefone de Jorge, ao achar o SMS na lista onde só tinha mensagens.

Desabilitando os aplicativos que você não usa também ajuda a deixar mais veloz a busca, que não precisará buscar em tantos lugares. Há quem acredite também que diminuindo as opções há menos consumo de memória do sistema.

Uma outra opção para quem não quer desabilitar outros lugares de busca é personalizar a ordem com que os resultados serão apresentados. O aplicativo Mensagens, por exemplo, é o último da lista, mas você pode colocar como primeiro, segurando o símbolo de três listas horizontais na direita e arrastando para o início da lista.

Se você também tem uma dica do tipo que queira compartilhar com todos, envie-nos para o email dicas(arroba)blogdoiphone.com. Se quiser conhecer outras que já publicamos aqui, não deixe de visitar nossa seção especial.

Botão Voltar ao topo