Curiosidades

[9 de janeiro] Há 6 anos, Steve Jobs apresentava o iPhone ao mundo

Nem parece que faz só 6 anos que o mercado de telefonia foi revolucionado pela Apple, com a introdução do primeiro iPhone. No dia 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs apresentava algo inédito até então: um celular sem teclado físico, que basicamente era só uma tela sensível ao toque dos dedos, com capacidade de se conectar à internet e funcionar como iPod.

A Apple apresentou em janeiro o produto que chegaria ao mercado só 6 meses depois, no dia 29 de junho. Isto porque era preciso enviar o aparelho para a aprovação da agência reguladora americana, e Jobs não queria que o público ficasse sabendo por ela e não por ele. Por isso, montou uma grande e emocionante apresentação da novidade em janeiro, durante a feira Macworld.

Lembro como se fosse hoje o quão impressionado fiquei com aquela apresentação (que considero a melhor já feita por Steve Jobs). Era praticamente um computador de bolso, que possibilitava fazer quase tudo, de forma itinerante. Foi um verdadeiro rompimento de padrões, em uma época que gigantes da telefonia dominavam o mercado, como Nokia, RIM e Motorola. Hoje, estas mesmas empresas sofrem com prejuízos semestrais, por não terem levado a sério “aquela empresa de computadores que tinha a petulância de querer se meter na telefonia“.

Mapas na palma da mão, visualização de vídeos em uma tela larga, leitura de emails e visualização da internet de forma completa (e não como acontecia nos telefones da época). Gráficos impressionantes e resposta suave aos toques dos dedos. Tudo isso era uma completa novidade para o público consumidor.

Claro que, já na época, havia quem falava mal. Reclamavam que não tinha teclado e não rodava Flash e por isso não poderia dar certo. “Só mesmo os fãs alienados da Apple para gostarem disso“. Hoje, o Flash móvel morreu e já existe até modelos de Blackberry sem teclado. Jobs precisou ser muito forte para ouvir tantas críticas (e eram realmente muitas) sem mudar seus princípios e as ideias em que acreditava.

Se você ainda não conhece esta apresentação e tiver 1 hora sobrando, assista o vídeo a seguir, legendado em português, mostrando como o iPhone foi introduzido. Um clássico. 😉

Quem ver o vídeo completo, irá perceber algumas funções que não foram adotadas na versão final, as quais destacamos aqui.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Monique Mongenot

    Incrível!! Visionário demais!! Revolucionou a tecnologia do mundo!!
    Precisamos de mais Steves Jobs no mundo!! Parabéns ilex pela lembrança!!

  • eroballo

    Inesquecível!

  • CXavier

    Alguns nem se dão conta de quanto os celulares evoluíram graças a Steve Jobs!!

  • SongBird

    Esse cara foi demais. Ele era a personificação da revolução! A vida dele foi revolucionar!

  • Lucas Pedroso

    Muito bom mesmo!! Sem Jobs ainda estaríamos com a Nokia dominando o mundo da telefonia e celulares com teclados físicos e jogo Snake! Hahaha

    • Felipe

      Só lembro que a Motorola está caindo culpa di Android, a única empreza que se deu bem ao lançar aparelhos com o robô verde foi a Samsung copiando o iPhone, e o modelo mais recente da Nokia (Lumia 920) é (infelizmente) mais inovador que o iPhone 5. Acho que não sou só eu que gostaria devrever a inovação nas mãos da Apple 🙁

      • Felipe

        *gostaria de rever*

  • Cleberson

    E até hoje o iPhone é o “Industry Standard”, o smartphone “a ser batido”.

  • Juliano

    Melhor apresentação do iPhone!!!!!!
    Este tipo de apresentação na apple morreu!!!

    • J3ff

      Morreu com o Steve Jobs !!!

    • SamuEX

      Ele diz: “Ele se chama iPhone”, ficando estrategicamente ao centro, abaixo da palavra iPhone.
      Fico arrepiado toda vez.
      Não é o produto, não é o conceito, não é a pessoa. É a simbiose das 3 que me deixa alucinado!

  • Jonatas

    O cara é bom… foi bom… e será sempre lembrado.

  • William F S

    “So”
    ‘Clap, Clap, Clap’
    “Well”
    ‘Clap, Clap, Clap’
    “Introducing”
    ‘Clap, Clap, Clap’

    O cara manjava muito.
    E ainda foi simplesmente, simples.

    • copeta

      Já era um dia esperado por muitos. Ele falava que 2007 seria um ano inesquiecível para a apple e já rolava rumores quentes dobre o Apple iPhone. Mas ninguem pensou que seria assim. Os mockups que tinham era um iPod com delular. até com click wheel. Coisas bizarras.

  • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

    Essa apresentação me traz perplexidade e tristeza ao mesmo tempo. Fico perplexo em ver como o Steve Jobs tinha um dom especial em chamar a atenção do público. Porém me dá tristeza, ao ver que o SO que a gente usa hoje tem o mesmo design daquele lançado 6 anos atrás. O iOS é, na minha opinião de merda, o SO mais feio do mercado. Qualquer desses Androids mais novos CHUTA A BUNDA do iOS em questão de beleza.

    • William F S

      Isso sem duvidas…

      Não uso “Jailbreak”, mas um amigo meu se gaba do que se pode fazer com ele…

      • Wagner

        Pessoal esquece que S.O. não é boniteza, ate concordo que e iOS tem a interface simples, mas que adianta ter um S.O. ser bonitinho na aparência mas com brechas em sua estrutura, sendo o mesmo de código aberto proporcionando invasões e vírus.
        O fundamental é a segurança, visto que os app, dos mais diversos tipos, a execução será impecável em um iOS.

    • SongBird

      Não consigo pensar assim. Não tenho preconceito com Android, mas eu acho o iOS muito mais lindo, rico, enxuto, bem detalhado e fluido. Cara, eu não entendo até hoje porque um Smartphone com tela de quase 5 polegadas tem ícones (câmera, mensagens, fotos) tão pequenos dentro. Eles são pequenos e mais espaçados, fora que muitos tem um design horrível, como é o caso do ícone Câmera, Fotos, Telefone… O que mais gosto é o de Mensagens, esse eu acho bacana. O Gallaxy S III fica parecendo um iPad quando você olha os ícones na tela.
      O Android esta melhorando, mas acho que precisa redesenhar melhor algumas coisas. Já o iOS… Eu realmente não mudaria NADA. Mas aí vai de gosto. Tem coisas que são personalizáveis através de jailbreak… Mas já vi gente fazendo modificações que são muito “bregas”, parecendo celular falsificado, mas muita gente gosta… Pra mim “empobrece” o sistema. Mas o que pra mim é “empobrecimento, para outro é um UP. O que pra mim é perfeito e não precisa ser alterado, para outros é parar no tempo.
      Só acho que se o iOS 7 tivesse um design mesclado com o do Mac, no mesmo estilo dos Computadores da Apple, o sistema seria MUITO bem vindo e MUITO loucoooooo, hahahaha!

      Abraço!

    • Madmediphone

      Vou falar sobre uma pequena experiência que tive esta semana. Minha esposa sempre tem problemas quando o assunto é tecnologia. Fiquei surpreso como ela no primeiro uso do iPhone ( 3GS ) dominou bem as funções . Atualmente ela tem um 4S. Esta semana comprou um LG com android para o pai dela e foi colocar os nomes na agenda. Com 3 horas de uso eu não podia mais chegar perto dela devido a raiva e frustração de tentar usar um android a não ser que eu quisesse apanhar . Eu olhei a interface e achei horrível parecia que eu tinha voltado no tempo do Nokia. Tudo bem que o interface não mudou nada mas ainda é a mais intuitiva entre os sistemas. Acho que mora aí a dificuldade de mexer nela. Se mudar muito acaba estragando.

  • Maurício

    Simplesmente revolucionário!!!!!

  • Raphael Pedroso

    iLex, coloque mais fotos do iPhone Classic do blog no post 🙂 Para vermos como ele está

  • Lucas Barros

    GENIAL!

  • JanjaBoy

    Inesquecível:

    😛

    • Ahahaha e hoje, exatamente 6 anos após esse riso irônico que chega a ser blasfêmico, eu acordando agora, pego na mão a última versão do aparelho que custava “caro demais” e dou risadas do que o sentimento de orgulho e prepotência podem fazer com um ser humano.

    • Guilherme Malacarne

      Hahaha…a primeira vez que eu vi esse video eu ri muito…

    • iPh

      Pelo menos no Brasil é o telefone mais caro do mundo… hahahaha

      “Nós vendemos milhões e milhoes de telefones e a Apple vende zero telefones…” fico imaginando este vendo este vídeo hoje. Imagine o desespero !!

      Thanks Steve.

      • iPh

        * este cara vendo este vídeo hoje.

  • Adriano

    Saudades!!

  • Cleverson Alves

    Gênio, parabéns ao Blog pela matéria!

  • Renata

    Steve era O Cara!!! Inteligente demais…

  • Guilherme

    Histórico e Incrível!

    Porém como fã da Apple, gostaria de ver uma renovação no iOS.
    Ele continua basicamente o mesmo de 6 anos atrás.

    • Alexander

      Uma coisa q ja é perfeita nao precisa de mudanças

      • Guilherme

        aff… respeito mto a sua opinião… mas discordo totalmente! =(

        • Rodrigo

          É nessas horas que fico na dúvida sobre isso. Eu realmente não mudaria absolutamente nada, mas sim implementaria coisas no sistema, funções mais avançadas, modo de organizar os ícones, efeitos de transição ou o modo de apresentação, mas o problema é que são coisas que levaram anos de estudo e programação para chegar ao que temos hoje, eu acabo pensando que é como Steve Jobs dizia: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela.”
          Mas se for ver o tempo que já se passou, é verdade, algo tem que ser implementado. Na minha opinião, sem alterar o que está perfeito. (:
          Tenho muito respeito a ele e nunca vou esquecer do que ele fez e de quem ele foi.

  • Lucas Nogueira

    Se fosse qualquer outro vídeo de 1 hora eu não assistiria ,mais é Steve ,então assisti ,me emociono por assistir a revolução do Smartphone ,pode inventar qualquer galaxy ,mais iphone é iphone ,foi ele que revolucionou. Você é o melhor Steve.

  • Daniel

    Sabem aqueles caras que ficaram na história se vão ser lembrados daqui a muitos anos? tipo Leonardo Da Vinci, Thomas Edison etc etc… Não tenho dúvidas de que num futuro distante onde aparelhos de comunicação muito sofisticados vão agradar as pessoas e nos livros de histórias digitais vão constar lá que tudo começou com um cara chamado ” Steve Jobs” Visionário que mudou o conceito de Tecnologia Digital!

  • alberthy amaro

    Vi tudo de novo. Ufa cansei kkk trabalhar agora neh kkkkk

  • Diego Diniz

    Sensacional!!!

  • Marcio Mazzi Morales

    Eu tenho um iphone 4s e adoro o aparelho. O que Steve Jobs fez em 2007 repercute até hoje, mas indiretamente o IOS ajuda o Android. A versão 4.1 está se aproximando da qualidade do IOS e o que é o grande diferencial é que a Google abre a “garagem” deixando Samsung, LG e outras empresas usarem e modificarem Androids. Por isso que seria muito bom que o IOS7 mudasse um pouco a interface. Tenho um ipod de 2a.geração e não vejo nenhuma diferença do IOS 4.12 para o 6.01 e visual! Apple, até a Microsoft mudou o Windows xp, 2000, Vista e 7 para o Windows 8 em termos de interface. Acho que chegou a hora de mudar!

    • Alexander

      Deus me livre se o iOS virar uma bagunça igual o Windows 8

  • Leandro

    Este vídeo é incrível! A melhor parte é: “An iPod, a Phone, and an Internet Communicator”, tudo isso com as pausas, e os aplausos. Não canso de ver esse vídeo e toda vez que vejo, fico empolgado nessa hora, como se ainda não soubesse o que viria!

  • Luis Cesar

    Reconheço que em 2007 eu era um daqueles que desciam a lenha no iPhone. Por puro haterismo injustificado do aparelho e por ler reviews e comentários de sites que burramente enfatizavam demais esses, que eles julgavam ser,”pontos fracos” como a falta de flash e teclado físíco. Eu acabei me levando bobamente…
    Foi só querer se interessar um pouco mais pelo aparelho, ler a respeito e ter o mínimo contato em 2009 com um 3GS pra eu mudar totalmente de opinião.
    Hoje eu estou com um 4S e a cada dia que passa parece que o aparelho não envelhece. Construção impecável, belos e fluídos aplicativos (abram o Flipboard no iPhone e no S3 ao mesmo tempo), iOS sempre atualizado e seguro, recursos como o Find My iPhone que já me fez recuperar um aparelho roubado e outros mais que estão sempre fazendo muito do serviço pra nós mesmos. Só tenho a agradecer a Jobs por lá em 2007 dar esse presente pra nós e que a concorrência copiou. Hoje eles podem até fazer algo que presta, mas vão ter que engolir eternamente que, sem o iPhone, ainda estariam vendendo aquelas coisas que todos sabemos como eram antes do mesmo. Pra largá-lo, só se a concorrência fizer algo parecido com o que Jobs fez em 2007. Revolucionar. E não acho que vão conseguir isso, pelo menos tão cedo.

  • Vini

    iLex, o iPhone classic ai da foto ainda funciona? 😛

  • JOAO ROBERTO

    Calma gente…. essa hora, alias esse momento, o da mundança na IOS já está acontecendo ou… Todos já se esqueceram que o projetista e premiado design que trabalhou diretamente com Steve Jobs é hoje o responsável pelo IOS, e como Steve Jobs, é discrétissimo. Já notaram que sua última e pública aparição se deu com sua equipe recebendo um prêmio (salvo engano na França) e detalhe, pela primeira vez com toda a equipe que NUNCA, se expõe publicamente! As mudanças estão acontecendo e, bem debaixo do nosso nariz, só não percebemos ainda, porque silêncio e discrição também estão no sangue de Jonathan Ive. Apertem os cintos e as capangas porque em breve e sem rumores, claro para esse caso, “Vem ai a nova IOS” com nova interface e acredito rejuvenescida, encorpada e sugestiva usabilidade e aparencia. 😉

  • Wendell Leon

    Caraca .. que lembrança!

  • Cesar

    Pra mim o iOS so será revolucionado em pequenos detalhes. A base dele ta bem acertada. É a história do Windows: acertaram no 95, no 98 so mudaram detalhes, cagaram nos seguintes, acertaram no XP (que resgatava a base do 95/98), cagaram no Vista pq mudou demais a base dele, acertaram no 7 (que resgatava a base do XP – ou seja, 95 e 98 – com os detalhes bons do Vista) e o 8 que mudou drasticamente nao sei se vai tao bem das pernas… Enfim, acho que essa historia dos SO da Microsoft ilustra bem os acertos e erros de uma empresa de tecnologia!

  • Felipe

    O iphone deveria ser considerado a invenção da década (2000/2010) tamanho foi o seu marco na estória da telefonia.

  • Marcus Malacarne

    Não me canso de ver aquela parte da keynote onde Jobs finalmente apresenta o novo produto. Incrível como ele conseguia emocionar o público nas suas apresentações.
    O iPhone me colocou no mundo Apple, antes dele eu sequer cogitava comprar produtos da Maçã, depois dele acabei ganhando gosto pela companhia, tanto que em seguida comprei um iPad, Macbook e recentemente um AppleTV (que nem chegou ainda, estou aguardando).

  • Harry

    Ilex,o Iphone da foto é o seu?(Tá judiado o bichinho ein.kkk)

    • SongBird

      6 anos… Não é pouco não, hein, amigão? Duvido que você tenha um celular de 6 anos que não tenha marcas de uso!

  • Leonardo Cezar

    E ainda tem pessoas que diz que o iPhone não evoluiu em nada,em termos de design continua o mesmo…A matéria acima prova o quão esses pessoas estão cegas,na minha opinião o iPhone evoluiu MUITO desde a sua 1°versão.Ótima matéria BDI! 🙂

  • Diógenes

    Que o mundo não pare de evoluir. Por mais difícil que seja, que muitas pessoas possam superar as qualidades de Steve Jobs. E que várias pessoas possam encantar o mundo com suas inovações! Que Steve Jobs possa ter sido apenas uma inspiração de muitos visionários empreendedores que ha de aparecerem…
    (mas em quanto elas não aparecem… que saudades de Jobs…)

  • Helio Sposito Junior

    Grande cara e uma Gigante ideia..

    Eu ainda tenho o meu e ainda funciona perfeitamente.

    Engraçado é comparar este ao meu atual 4S.

    Saudades Jobs.

  • Tarcizio Carbone

    Tenho um iphone classic tambem, todo judiado…a tela esta com manchas…mas o bicho funciona perfeitamente!! vou guarda-lo como reliquia!! rsrs

  • jean

    Vendo o vídeo novamente chega arrepiar o cara era bom mesmo pena que pessoas assim perdemos rápido mas deixou suas marcas e graças a ele podemos desfrutar das suas invenções, cada pessoa com o seu dispositivo um Ipod, Iphone, Ipad e assim vai…
    Obrigado por dividir suas idéias conosco.

  • Regoaberto

    faltou mencionar q nao tinha 3g no primeiro iPhone… mas infelizmente tenho q discordar: o Flash AINDA NÃO MORREU!!! Sempre me deparo com sites importantes que são feitos usando essa porkera… que morra logo duma vez!!!

    • Não tinha 3G, não tinha câmera de vídeo, não tinha MMS… Mas o artigo não é para falar do que NÃO TINHA, e sim da importância dele para a indústria.
      Taí a Samsung enriquecendo com as ideias lançadas pela Apple que não me deixa mentir…

  • Paulo Cotta

    Essa apresentação me causa arrepios! Fiz questão de baixá-la em HD.
    De tempos em tempos eu revejo só para relembrar da revolução que o iPhone causou no mercado.

    Possuo meu iPhone 2G até hoje, guardo como uma relíquia.

    Mudando um pouco de assunto, alguém aqui já experimentou e recomenda a iCover para iPhone 5 – Ultra Fina 0.8mm que tem na BDIStore? Estou tentado em comprá-la! 🙁

  • kako

    Tenho um Iphone 2g desse tbm! NOSTALGIA!

  • Carlos Eduardo

    Quando olho pro passado e vejo como eram os celulares, primeiro os velhos e bons “Tijorolas”, tipo PT-550 (alguém lembra desses trambolhões?), ai depois de algum tempo o esquema era ter celulares minúsculos ou finos com flip (tipo o Motorola V3… ou então alguém lembra do do v8160 Vulcan? que era muito fácil de perder porque era pequeno demais).

    Ai veio a Apple e disse “Nada disso, joga essas porcarias fora e compra um celular com uma tela gigante e sem teclado físico”. Não tem como não considerar o cara O CARA.

  • Junior

    “Não e legal” a frase mais usada por Steve Jobs usada nesse video

  • Bruno

    Vale a pena ver tambem os comerciais do primeiro iPhone…. Funcoes que hoje alguns consideram obvias demais para serem patenteadas, simplesmente nao existiam.

    Melhor parte eh quando o Steve mostra o iPod rolando as musicas e mostrando o efeito de rolagem com inercia.

    Esse cara eh demais!

  • Thiago C. Carvalho

    “Foi um grande desafio decidir fazer um ótimo telefone pelo qual nos apaixonássemos” – Steve Jobs.

    Retirado do livro, Steve Jobs em 250 Frases.

  • Diego Vilar

    Eu me arrepio cara ! (:

  • Tito chase

    iLex meu caro…Parabéns…por essa lembrança…por esse blog q visito diariamente…

    Steve Jobs deixou um legado…uma referência pra tudo que possa ser chamado de Smartphone…depois desse vídeo tive mais certeza de quanto tudo foi copiado discaradamente pelos concorrentes.

    Abraços em todos!

  • Afonso Lima

    Eu tenho e ainda uso meu iPhone clássico. Quase não tem mais aplicativos pra ele, já tive outros iphones, o cinco ainda não. Mas os outros todos. Vendi, mas ficarei com o clássico pra marcar a história da tecnologia. Obrigado a blog do iPhone por nos brindar com tanto conhecimento e especial por esta matéria.

  • Giovani

    Muito bom ! Ou melhor ótimo, ainda náo tinha assistido.

  • Dênis Polidoro

    Já assisti uma dezena de vezes e vou assistir muitas outras sem duvida.

  • Fabio

    He is the man!! Sem mais.

  • Léo Mendes

    “E eu acho que se tiver a chance de colocar a mão num desses você vai concordar… NÓS REINVENTAMOS O TELEFONE”. (Steve Jobs).

    “Então, depois de hoje, eu acho que ninguém irá mais olhar para estes celulares (concorrência) da mesma forma”. (Steve Jobs).

    Mesmo depois de 6 anos ainda continua incrível e revolucionário.
    Sem duvida Jobs foi uma das mentes mais brilhantes que ja existiu.

  • Daniel Alencar

    Caraca iLex, ja? Parece q foi mes passado q vc colocou q fazia 5 anos… :/

  • MafiosaBe

    O dia em que a Apple reinventou o telefone. s2

  • Nathan

    Incrível ver como o iOS está praticamente o mesmo, visualmente falando. Estagnaram?

    • ifire

      Desde o primeiro sistema da Apple já tinha a lixeirinha que tem até hoje que também foi copiado e esta presente no windows tambem até os dias atuais, será que estagnaram ???

  • BiaLisboa

    Simplesmente amei o vídeo…

    Hoje enquanto eu espera na fila da assistência da Apple, fiquei me perguntando porque a maça fascina tanta gente… Acabei de descobrir.
    A Apple definitivamente revolucionou o mercado.

    Nathan,

    Não estagnaram, em 2008 eles estavam 5 anos a frente… É só fazer as contas.

  • ifire

    Em 1983 a Apple lançava Lisa o primeiro computator a trabalhar com uma interface gráfica (windows, janelas) e mouse, a maior revolução do setor, dai pra frente o mundo não seria mais o mesmo, o sistema foi copiado, e foi preciso revolucionar e criar um novo mercado de comunicação para que o mundo enxegar a Apple, era e é ainda difícil de convencer as pessoas, levamos o nome de fanboys, somos apenas realistas, tristeza por Jobs não estar presente, hoje o mundo lembra da Apple pelo iPhone e não reconhece que o grande feito já tinha sido feito.

  • Pedro Henrique

    Maravilhoso esse vídeo. Nos permite viajar no tempo, e mais: ter noção do quanto a tecnologia avançou esses anos. Na época, 160ppi para uma resolução de celular era algo espetacular, mas hoje, temos a tela Retina, com resolução infinitamente maior. Fora outras coisas que foram melhoradas.