Opinião

[opinião] Qual o sentido da Apple escolher o Rio de Janeiro para sua primeira loja oficial?

Depois da confirmação de que a primeira loja oficial da Apple (Apple Store) será no Rio de Janeiro (leia “Apple confirma que irá mesmo abrir sua primeira loja oficial no país“), a discussão sobre a decisão da Apple escolher o Rio, e não São Paulo, foi intensa e acalorada.

Entenda por que faz todo o sentido a Maçã ter escolhido o Rio de Janeiro para estrear a primeira Apple Store no país.

Antes de tudo, é preciso entender que abrir uma Apple Store não é algo tão comum para a empresa, e seu planejamento é sempre feito com minúcia e antecedência. Não basta apenas abrir a loja e começar a vender: tem todo um marketing em cima, não só para o mercado local, mas para todo o mundo.

Quando a Maçã decidiu abrir sua primeira loja em Paris, por exemplo, quis fazer com pompa. Ao escolher o lugar, tentou por muito tempo encontrar uma loja na Champs-Elysée, a avenida mais famosa do mundo, coisa que não conseguiu. Acabou adiando seus planos e quase desistiu, até ter a sorte de encontrar depois um espaço no Museu do Louvre (que é o lugar turístico mais visitado do mundo). Era importante começar com destaque mundial, não só abrir as portas. O mundo todo falou desta inauguração e hoje a loja é quase um ponto turístico da cidade.

Em Barcelona, a primeira loja da cidade foi em um centro comercial (La Maquinista), meio distante do centro. Era difícil ir até lá e por isso não fez muito sucesso. Neste ano, finalmente a Maçã conseguiu um lugar dos sonhos: o Passeig de Gràcia, que os próprios catalãos chamam de “a Champs-Elysée de Barcelona“. Este sim foi cheio de pompa, chamando a atenção do mundo inteiro, principalmente por causa do tapume artístico.

Estreias de Apple Stores não podem vir sozinhas, é preciso criar toda uma magia em volta para o mundo todo ser envolvido.

Por isso mesmo, não há outro lugar no Brasil inteiro melhor do que o Rio de Janeiro para chamar a atenção do mundo da estreia no país.

Quem já viajou para fora ou até mesmo já viveu em outro país, sabe que, para os estrangeiros, o “Brasil” é definido por três coisas: carnaval, futebol e Rio de Janeiro. O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são os símbolos nacionais escolhidos por 100% das agências de viagem para promover o país lá fora, pois são ícones reconhecidos em qualquer lugar no mundo.

Isto quer dizer que o Rio de Janeiro é o melhor lugar do Brasil? Claro que não, felizmente nosso país é maravilhoso e possui diversos lugares de dar inveja a qualquer turista do mundo. Mas se a Apple quiser impressionar o resto do planeta, não pode escolher outra cidade que não o Rio de Janeiro.

Mas São Paulo é o centro econômico do país, não teria mais sentido comercial começar ali?

Não necessariamente.

Há pessoas ricas tanto em São Paulo quanto no Rio, Brasília ou Salvador; não seria por falta de consumidores que a Apple não faria sucesso em qualquer uma destas cidades. Então, deu-se prioridade primeiro à projeção internacional da Cidade Maravilhosa.

E não se iluda em achar que uma loja da Apple no país irá fazer com que seus produtos fiquem mais baratos e acessíveis. A loja continuará a ter um público bem específico, que já paga mais por qualidade (e impostos). Portanto, abrir em São Paulo não faria ter mais clientes que no Rio. Engana-se também quem acha que será uma loja para turistas, pois não há lugar mais caro do mundo para comprar produtos da Apple. Vir de fora e comprar aqui não seria nada inteligente.

São Paulo terá um dia uma loja da Apple? Tenho certeza que sim, afinal a maior cidade da América do Sul não poderá ficar de fora da rede de lojas da maçã. Mas tudo depende do desempenho da filial carioca. Ninguém sabe como realmente será a experiência de ter uma loja da Apple no Brasil, e o Rio será um grande teste para traçar a estratégia em nosso território.

Não se sabe ainda onde a loja carioca será, mas muitos apostam no Village Mall, um novo shopping de luxo na Barra da Tijuca.

Por tudo isso, não há razão para paulistanos, brasilienses, mineiros e gaúchos ficarem chateados da Apple Store não estrear em suas cidades. Temos é que ficar felizes por finalmente a maçã nos olhar mais seriamente como consumidores, e torcer para que faça tanto sucesso que outras capitais logo recebam também uma filial da loja.

Esta não é uma conquista dos cariocas, mas sim do Brasil. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cleyton Souza

    creio que seja o transporte rápido da cidade, como navios ( portos ) isso ajudaria e também o marketing que tem o RIO DE JANEIRO para os estrangeiros! belas mulatas…

    • Marcello Q

      As “belas mulatas” irão se atrasar para a inauguração da loja pq o transporte não é tão rápido assim aqui no Rio.. rs

    • Fabio

      Alguém tem dúvida que encontraremos um acampamento montado na frente da loja do RJ e quem encontraremos lá dentro?! iLex postando fervorosamente lá dentro!

    • Joao Miguel

      Só colocaram no Rio porque é uma das cidades com as 7 maravilhas do mundo. Simples!

      • Vinícius

        Colocaram porque vai ter olimpiada la em 2016.

      • Thiago

        Escolheram o RIO porque 9 de cada 10 dentistas indicam!!! kkkkkkk

    • Luiz

      Será que com a inauguração da loja vamos ver comerciais da apple na tv?

    • Luiz

      Que pena que os estrangueiros vejam o brasil como só: futebol, samba e carnaval, isso é o Rio de Janeiro e não o Brasil, ja que tem uma cultura muito diversificada

      • Marcus Malacarne

        Eu moro no interior do Paraná. Adoro o Rio, mas sequer cogito a possibilidade de morar lá. Mas confesso que no período do meu intercâmbio, principalmente quando eu saia nas baladas a noite, se me perguntassem de onde eu era, eu sempre respondia Rio de Janeiro, kkkkk….. Aqueles do meu convívio diário sabiam de onde eu realmente era. Querendo ou não, o Rio é o que mais conhecem do Brasil lá fora.

        • Felipe

          Concordo, o Rio é sinônimo de Brasil lá fora, mas discordo do iLex em uma coisa, o Village Mall é um shopping de luxo? É a 4000ª expansão do Barra Shopping, não sabia que ia ser um Shopping de luxo, e as obras do Village Mall já estão bem adiantadas quando se paisana frente dele….

          • Felipe

            Quando se PASSA! Maldito corretor!

          • m.c

            Vai sim Felipe ser um shopping de luxo para fazer frente a Shopping Leblon e Fashion Mall.
            Mas eu apostaria em Ipanema, na Rua Garcia D’avila onde tem HStern, Louis Vitton e Nike..

          • Viviane

            O Village Mall nao será uma expansão do BarraShopping… Será um shopping próximo, da mesma “empresa”, mas separado. Não vejo possibilidade de conexao direta entre ambos, como o que ocorre entre o BarraShopping e o New York. E ele está vindo justamente para ser um shopping diferenciado… Em contraste ao popular BarraShopping.

          • Pedro Gabriel

            Na verdade não é bem uma expansão… É um shopping novo, que mesmo sendo da mesma concessionária do Barra Shopping, não terá ligação, pois é um shopping de luxo, com lojas como Sephora entre outras. Ele será o novo Fashion Mall. Faria sentido abrir lá…

        • Kamila10

          Que feio isso. Sou curitibana, e jamais disse pra ninguém nos EUA que era do Rio ou de qualquer outra cidade. Sempre divulguei minha cidade e meu estado. Fazendo isso você envergonha os paranaenses. O Brasil é muito mais que carnaval e futebol! É isso que temos de mostrar lá fora.

          • TheCariocaKid

            Mas ninguem fala que o Brasil é apenas isso. Todos conhecem o poderio economico do Brasil e do RJ, que com seu petróleo (85% da produçao nacional) deixará o país entre os 5 mais ricos do mundo. Vcs deveriam lamber nossas bolas por isso! Ao inves disso querem roubar oq o RJ tem por direito.

  • Felipe Teodoro

    concordo com vc iLex!!! 🙂

    • Felipe Teodoro

      eu vi em outro site que no projeto do Village Mall, tem uma loja toda de vidro com iluminação natural, bem adivinhe de que podera ser???

      • Felipe Teodoro

        de quem*

      • Rodz

        Fiquei curioso e fui lá olhar, mas não encontrei essa tal foto… Em que seção do site ela está?

  • Felipe Teodoro

    concordo com vc iLex!!! 🙂
    muito bom o post.

  • André Luis

    É um privilégio para todos nós brasileiros ter um cidade linda como o Rio de Janeiro. Essas picuinhas não levam a nada.
    Tomara que seja no topo do Pão-de-açúcar, toda de vidro.

    • RodES

      Pô, no topo do pão de açucar…
      Imagine a logística pra levar os carregamentos de produtos pra loja.

    • Carlos Grossi

      Da ultima vez que tive noticia as 7 maravilha eram:

      Pirâmide de Quéops
      Jardins suspensos da Babilônia
      Estátua de Zeus
      Templo de Ártemis
      Mausoléu de Halicarnasso
      Colosso de Rodes
      Farol de Alexandria

      E nenhum deles sequer um dia passou pelo Rio…

      No mais, a escolha faz sentido, Rio é a cidade mais simbólica fora do país. Essa loja da Apple está mais para uma loja para turistas do que para brasileiros, por mais estranho que isso possa parecer.

      • Celso Martins

        Amigo, eu não sei em que caverna você vive, mas em 2007 houve um concurso internacional pela internet, que escolheu as novas maravilhas do mundo… é só pesquisar um pouco:

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo_moderno

        • Beto

          E aí Celsão, beleza cara. Dispara com calma meu jovem.. a Caverna a que voce se refere por coincidencia a mesma em que eu e voce vivemos e se chama Brasil. Logo apelidá-la assim não né véi.. exprica mas nao complica.
          …. “As Novas 7 Maravilhas do Mundo foi uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas, idealizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation (NOWC). A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas. Ao final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público. Os 21 monumentos finalistas foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitétocnico. Porém, as Pirâmides do Egipto foram retiradas da lista de finalistas para receber o título de “Maravilha Honorária”, restando apenas 20 finalistas que foram novamente submetidos a votação livre.
          Os 7 monumentos vencedores então foram apresentados publicamente em uma cerimônia realizada no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Nessa mesma apresentação foram também reveladas as Sete Maravilhas de Portugal. A votação foi uma das maiores da história contabilizando mais de 100 milhões de votos”.

          Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_sete_maravilhas_do_mundo – Página modificada pela última vez à(s) 22h27min de 13 de novembro de 2012.

  • André H18

    Acho uma que para os estrangeiros, o Brasil é só carnaval, futebol e samba. Não concordo com o Rio. São Paulo tem sim destaque internacional. E uma pizza muito melhor!!!

    • Pedro

      André, sinto de desapontar, mas não tem não. Viaje e verá.

      • Sam

        Tem sim!!!

      • André H18

        Continua sendo uma pena! Futebol, samba e carnaval!!! Fassa-me um favor!!! Faltou dizer que somos muito bem conhecidos pelas falcatruas e o tão famoso jeito malandro de ser! Estou mentindo? Não tenho orgulho disso nem um pouco!

        • Guilherme

          Quem sabe seremos conhecidos pelo respeito a língua portuguesa também. Faça-me o favor!

          • Fabio

            Boa Guilherme…….

          • Fernand:o_O

            respeito À língua portuguesa???? hummm… entendi…

            • Ron

              Amigo, repreenda apenas se tiver certeza! Este verbo, respeitar, com sentido de “ter respeito por”, é transitivo direto e consequentemente não pede preposição.

        • Luiz Octávio

          Você escreve faça com dois “s” e quer discutir o quê?

        • Felipe

          FaÇA-me o favor…. né? Pelo amor de Deus!

        • Felipe Massière

          Acho uma grande babaquice essa rivalidade Rio X São Paulo, sempre achei! Sou Carioca e AMO de coração as duas cidades. Deixem a infantilidade nonsense de lado e pensem que é a PRIMEIRA LOJA NO BRASIL! A ponte aérea nem é cara, vai.. hehehe! Estou feliz que vai abrir a loja e PONTO! Finalmente a maçã reconhecendo o público brasileiro. =)

      • André H18

        Querem saber? Acho que a loja deveria ser mesmo em Piracicaba. Já pensaram em uma perua com um megafone dizendo: Olha aí freguesia! iPhone, iPhone, iPhone… iPhone fresquinho!

        • Silas Piacenti

          Hehehe!!! Boa! A fábrica deveria ser lá!!! 😀 hehehe

    • Luizpauloprimeiro

      Se vcs vão começar a meter pizza nessa conversa, então vou sugerir que a loja venha pra Bahia, aqui tem um Acarajé da pôrra. A loja só não pode ir pra Brasília porque tem uns caras lá que vão cobrar uma iPropina do Tim e tudo vai ter custar mais caro. Fuuuuiiii…

  • André H18

    …pena…

  • Diego Diniz

    Concordo plenamente iLex, não por ser Carioca, pois atualmente moro em Brasília, e lógico preferiria aqui, mas por toda essa magia que o Rio traz não só para nóis, mas para os turistas de todo o mundo, não desmerecendo outras cidades do país. Abraço

  • Pedro Alves

    Poderia ter resumido tudo em: Olimpiadas, Copa do Mundo e carnaval =P

    • SamuEX

      Só pelas olimpíadas o argumento já fica completo.
      Com tudo o que o iLex disse, mesmo sendo um paulista da gema e com muito orgulho confesso:
      Rio é o mais correto mesmo.

      Temos visto o mundo todo olhando descaradamente pro Rio há anos:
      Filmes nacionais e internacionais focando o Rio demais, jogos de computador, os jogos olímpicos…
      Não tem o que falar.

      É Rio e ponto.

      • Diego Felipe

        Primeiro paulista sensato! Sabe que o iLex fez este post pq muitos paulistas estavam enchendo o saco. Ele mandou até no Twitter que eram muitos bairristas, valeu por mostrar que existe paulista sem preconceito! Pq é o único motivo deles não entenderem isso

      • Caelos Eduardo

        Achei que nao iria encontrar alguem sensato nessa discussao… Quando se pensa em EUA, qual a primeira cidade que se vem a mente? Nova York! Nem por isso deve ser a melhor cidade amenricana para se viver… Portanto, o mesmo se aplica ao caso do Rio.

  • Francis

    É como já disse num outro post, o Rio de Janeiro é a cidade mais cosmopolita do Brasil, daí a escolha da Apple. Nada mais justo.!!

  • André Luis

    Esse logo da maçã com o fundo da calçada de Copabacana tá show.
    Parabéns iLex.

  • Bruno Pereira

    falou tudo iLex! Parabéns 🙂

  • Roberto

    uma apple store na paulista *-*

  • Breno Giesen

    São paulo é uma cidade comercial
    Rio de Janeiro turistica, e alem de turismo externo é muito interno de dentro do brasil.

    • Fernand:o_O

      Turismo interno de dentro do Brasil. Boa!

  • Vinicius

    por mais que seja no rio, isso é ótimo!!

    por mais que não tenha muitas lojas no brasil, nos brasileiro estamos comprando cada vez mais os produtos da maça.

  • Danilo Bezerra

    Depois de toda essa análise, incluo também que ano que vem teremos a Copa das Confederações, onde muitos turistas estarão no Rio de Janeiro, logo a principio se faz acertada a decisão da Maçã em escolher o Rio como sua 1º loja oficial por aqui, aliando a loja junto com os pontos turisticos mais conhecidos por gente de fora que venham visitar nosso país

    Afinal como a análise mostra acima, o cartão postal do Brasil do ponto de vista turístico lá fora é o Rio de Janeiro.

  • Lucas Repullo

    Concordo 100% com a análise, mas acho que abrir a loja em um Shopping quebra muito dessa magia de abrir uma loja no Rio…

    • Luiz Fernando Assad

      Concordo PLENAMENTE. A loja deveria ser aberta na ZONA SUL, em um bairro como Ipanema, Leblon ou Copacabana, os bairros REALMENTE cariocas. A barra é ótima, mas não passa o que realmente é o Rio. Apoio da abertura da loja na Vieira Souto, ou até mesmo no Shopping Leblon…

      • Perilesjr

        Concordo 100%! Acredito que num shopping na Barra da Tijuca,por mais chique que seja,não representará o espírito carioca,afinal shopping é basicamente igual em todo mundo. Além disso ,com tanta beleza natural disputando a atenção dos turistas,pra que colocar uma tão esperada loja num local fechado? Imagine NY sem a sua loja no meio da rua! Por isso acredito que seja numa rua da zona sul (Ipanema/Copacabana/Leblon).

  • SamuEX

    hahahaha

    Detalhe que nem o Brasileiro conhece o Acre. Imagine o mundo… 🙁

    • SamuEX

      Ops… saiu no lugar errado.

  • Ricardo

    Sou carioca e como todo carioca, acho o RJ a cidade mais linda… 😉

    Mas 2 palavras resume a escolha da Apple: Eike Batista

    • Leandro

      Bingooooooo

    • Fabio

      AHAHHAHAHAHAHAH MELHOR COMENTARIO DE TODOS OS TEMPOS. ME DIVIRTO AQUI AHHAHAHAHAHAHAHHA

    • Fabio

      De repente, surge Eike Batista na discussão. Hahahhahahaha.

    • Andre Leoncio

      Acho que o Eike ta no meio disso aí sim, ele vai produzir iEikephone

  • Vinícius

    Que venha pra São Paulo!

  • Rodrigo

    Isso aí! Nós temos que, acima de tudo, respeitar essa decisão da Apple e mostrar muita animação com isso. Até porque era impensável uma loja da Apple no Brasil até ontem, quando ela revelou que de fato vai abrir uma loja por aqui. Então, vamos fazer eles perceberem o quanto nós gostamos disso e o quanto nós estamos animados com essa nova fase da Apple no Brasil. E isso vai melhorar e MUITO o atendimento não só das Premium Resellers, mas de todas as lojas. Foi isso o que aconteceu nos EUA e nos outros países, o “Jeito Apple” de atender acabou pegando!

  • Sam

    Não concordo, rio de janeiro nunca pisei e não tenho a minima vontade, não vejo nada de mais no rio de janeiro…
    minha irmã foi baleada na perna de raspão, o carro de um amigo foi baleado tb…
    Tem outros lugares São Paulo – Oscar Freire, ou no Sul…

    • Fabio

      Nao adianta vir para o RJ e ficar andando em qualquer lugar. Existem os lugares certos para andar como toda a cidade do mundo. Hoje, o RJ diminuiu muito sua violência.

    • Leandro Santos

      Seu caso é isolado! Estas tragédias que aconteceram em sua vida não resume o que é o Rio.. Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo!!! Eu são de São Paulo e amo o Rio, ele é único. Ótima escolha!!!

      • Silas Piacenti

        Não é tão isolado. Tenho familiares e amigos que se deram muito mal lá. Mas concordo que isso poderia ser em qualquer lugar. O problema não é Rio ou São Paulo quando se tem esses levantes… a questão é Recife, Brasília, Curitiba, etc… e cidades do interior já estão assim também. É nacional! Uma coisa séria! Eu teria medo de entrar numa loja toda de vidro e comprar algo caro (quase tudo lá) e sair de boa… vou ser seguido no mínimo… Infelizmente o Brasil precisa de segurança. Isso não é brincadeira!

    • Lucas Farias

      Eu sou de Salvador, não tenho nada contra São Paulo e o Rio, mas tenho qye te fazer essa pergunta: VOCÊ É CEGO, É?

    • Pedro

      Sam,

      Sou carioca e adoro Sampa, moro aqui a 5 anos. Mas me desculpe, você ‘não ver nada no Rio’ é forçar a barra.

      Tenho 33 anos, morei no Rio os meus primeiros 27. Nunca fui assaltado, nem tomei tiro. Meu 1º assalto foi aqui, na sua terra em 2008. Seria fácil pra eu generalizar, não é mesmo?

      O Rio está muito calmo agora, com as favelas pacificadas, com o mundo olhando pra ele. E São Paulo está com ônibus pegando fogo, PMs morrendo, assassinatos toda a noite. Seria fácil para eu criticar e zombar, não é mesmo?

      Mas não. Não sou bairrista, não sou preconceituoso, e diferente de você, sou informado e já estive aqui para dar opinião.

      • Aurélio

        Passei pelo mesmo, Pedro. Sou carioca, tenho 36 anos, nunca fui assaltado nem baleado no Rio. Mudei para São Paulo em março desse ano e já fui assaltado logo que cheguei aqui, e ultimamente a cidade tá virando zona de guerra!
        Só não entendo essa de paulista sempre ficar reclamando quando alguma coisa legal acontece no Rio, não conheço nenhum carioca que fique assim quando o mesmo acontece em Sampa.

    • Fabio

      Morei 10 anos no RJ, na Barra, nunca fui assaltado nem nenhum dos meus familiares. Nunca vi um assalto. Nunca testemunhei bala cruzando o céu. Nada disso. Em compensação, fui a Curitiba e botei meus pés fora de um shopping center e fui assaltado.

    • Ednilson Rosa

      Primeiro vá ao Rio. Depois dê sua opinião. Fica bem claro que você não conhece a cidade, pelo comentário que fez…

      • Leandro Santos

        Que alias é uma pena!!!!

    • Luciano cardoso

      Esse papo de que nunca veio no Rio e fala mal, já perdeu completamente a credibilidade em comentar. Quanto a violência, se fala muito no Rio porque é vitrine do país. Já fui pra ES, BH e prinipalmente pra S. paulo, onde meus avos moram, a violência existe em níveis até maiores. Se um dia visitar o Rio e os cartões postais que encantam pessoas de todo o mundo vai sentir vergonha do comentário que fez.

      • Andre Leoncio

        Vem pro ES , aqui a chapa é quente mermão. To zuando, violência ta por todo lado. Fui assaltado nos EUA de até levar coronhada de revólver na cabeça e ter tudo roubado, e ao contrário aqui no meu país nunca ocorreu nada comigo. Vai entender …

    • Carioca amo o RJ

      Comentário totalmente desnecessário.

      O bom deve ser em SP, com essa violência que não sai da TV e cheio de arrastão nos restaurantes da zona Sul.

  • Fabio

    Sou grande admirador do blog e frequento semanalmente, mas me dá nos nervos ter que ler “A maçã”! Kkkk.

  • Leonardo Oliveira

    Se for realmente nesse Shopping não vai ser legal… tem que ser uma Apple Store em um lugar mítico, como foi a da Grand Central. Se for nesse shopping será uma decepção… já que na maioria das capitais temos Premium Resellers nos Shoppings.

  • Paulo Campana

    Não creio numa loja no topo do Pão de Açúcar, lembrem-se que apesar de lindo e turístico, o acesso é difícil e caro, custando mais de 50 reais uma subida pelo bondinho. É muito mais razoável imaginar a loja em um Shopping, onde milhares de pessoas passariam por ela, inevitávelmente.

  • Guilherme

    É por aí mesmo… Ou seja, pra ter uma Apple Store em SP, sugiro que os paulistas venham ao Rio, peguem uma praiazinha de manhã, tomem uma água de côco e gastem algum na loja da maçã pra impressionar o Seu Cupertino…

    • Icarla

      meu post e só pra botar lenha na fogueira ahhahahah..paulista que é paulista compra em New York baby 🙂 mas isso foi só uma brincadeira..Pra mim é indiferente o lugar da primeira loja…o importante e termos a primeira e depois virão mais ..Lógico o Rio é lindo,sou paulistana e meu sonho um dia é morar no Rio quando me sentir mais segura..Olimpíadas lógico que estarei lá.. mas em termos de Marketing…O Rio impressiona!!!! Sempre foi assim e assim será por um bom tempo, o primeiro Mcdonals do Brasil foi no Rio ,principais eventos esportivos tb ( Jogos panamericanos,Copa do mundo, Olimpíadas) acho ignorancia ficar discutindo porque foi ali e nao aki o importante é que a Apple será verde e amarela 🙂

  • Junior

    Será que colocarão em um local fechado como um shopping? acredito que pelo movimento que elas provocam e por elas quase sempre se tornarem “ponto turístico” acredito que deveria ser em Ipanema ou Copacabana, pelo mesmo motivo do atrativo internacional do local…

  • Celso F. Araujo

    Não me importa ter uma Apple Store no Rio, em São Paulo ou em Pindamonhangaba, se eu quiser comprar algo comprarei na loja on-line sem filas, sem pagar estacionamento, etc.

    • Fabio

      Tem sempre um “do contra”.

    • Luís. M

      Pindamonhangaba!
      Legal!
      Lugar elogiado pelos meus amigos

      • Celso F. Araujo

        Não foi por menos que citei Pinda…

        • Luís. M

          Lá tem o que de bom?
          Nunca fui lá

  • Copeta

    É… E alguns lá fora acham que o Rio é a própria captal do Brasil. E São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, é obvio que poderá de um dia chegar lá. Logo depois que abriu a primeira na China, não pararam de aparecer mais e mais lá. Pode ser o mesmo aqui.

  • Jonathan

    A próxima vai ser em florianópolis a “Beverly Hills” Brasileira, onde faltam marinas, pras pessoas colocarem IATE. hahaha

    • Luiz Fernando Assad

      A real Beverlly Hills brasileira é Brasília amigo… Mas é sério, temos o bairro com o maior IDH do MUNDO (maior que o da Noruega, podem pesquisar), o Lago Sul, e uma das maiores desigualdades sociais do mundo também… Triste, mas verdade… Aqui todo mundo vive da política, e a renda, educação… É outro mundo haha 🙂 Mas não desmereço a cidade de Florianópolis, claro.

      • Lucas Barbosa

        haha quero ver se esse IDH aí passou pelo crivo da “ficha limpa”… “viver da política” vou te dizer que não vai causar inveja em ninguém aqui, só raiva. política foi feita para aqueles que tem a capacidade de representar seus pares passar a opinião destes às cúpulas superiores. mas aqui no Brasil vira marketing, nepotismo, investimento de milhões para eleger uma criatura semi-analfabeta com a certeza que o retorno será em ritmo de progressão geométrica pelos anos de mandato, roubando merenda de criança, bengala de idoso, etc etc…

  • Yuri

    Realmente, pra começo tá bom no Rio… Mas quero uma Apple Store em Brasília! A capital federal não pode de jeito nenhum ficar pra trás né…

    #AppleStoreBrasilia

    • Fabio

      Antes de ir pra BSB, tem que chegar em Manaus e no Nordeste. Se abrir em BSB, a população brasileira sofrerá roubos diários por nossos representantes do governo que gastarão nosso rico dinheirinho em iPads, Pods, Phones.

      • Yuri

        Brasília tem um dos maiores PIBs do Brasil. Capaz de ser a 3ª a receber a Apple Store, depois de São Paulo.

        • Fabio

          É claro. Tá abrigando a “quadrilha do Dirceu”. Aposto que tem muito dinheiro por aí.

          • Matheus Passos

            Dirceu eh de onde mesmo? Nao eh de Brasilia.
            Os demais envolvidos no mensalao sao de onde mesmo? Nao sao de Brasilia.
            Temos 513 deputados – apenas 8 sao de Brasilia. Temos 81 senadores – apenas 3 sao de Brasilia.
            Entao, antes de generalizar e dizer que “em Brasilia apenas roubam”, lembre-se de que sao voces – que moram em outros estados – que mandam os corruptos pra ca.

            • Bragante

              Ue, o Arruda era governador daonde mesmo? Quem elegeu ele?
              Pessoal, por favor o assunto do blog eh apple… Deixemos nossas opinioes politicas fora disso.

            • Matheus Passos

              Eh que tem gente que adora dizer “… porque em Brasilia”, se esquecendo de quem manda esse povo pra ca. E sobre o Arruda, verdade, um. E os outros? De onde mesmo? Ah, sim. Eh que na contagem acima tinha me esquecido, entao la vai: temos 27 governadores, so um eh do DF 🙂

            • Bragante

              Matheus, só faltou você falar que o Arruda nao nasceu em Brasilia… Kkkkk
              Mesmo assim foi o único governador preso durante o mandato em toda história do nosso pais. Mas essa discussão nao leva a nada.
              A corrupção é um mal que aflige nosso país em todas as instâncias, em todos os estados e todos os governos, infelizmente está endêmico.
              Mas… Esse nao é o forum adequado para isso. Importante é comemorarmos o significado institucional de termos uma Apple Store.

            • Fabio

              Eu não estou me referindo a naturalidade de cada ladrão, mas estou falando de seus atuais locais de residência: BRASILIA. Não estou dizendo que o povo de Bsb seja ladrão, pelo contrário, são muito gente boa, mas, infelizmente, tem que abrigar uma corja de ladrões da pior espécie.

            • Matheus Passos

              Verdade! O bom eh a Apple Store no RJ. Espero que tenha muito sucesso e se espalhe pelo restante do pais 🙂

            • Silas Piacenti

              Corrupto nasce em todo lugar. Mas em Brasília, infelizmente, eles tem todo um “eco-sistema” pronto pra eles crescerem felizes. 😛 rs

            • Sidnei

              Assino embaixo.Sou paulista morando no DF.A maior parte do lixo do congresso vem de fora.

      • Luiz Fernando Assad

        Triste ignorância do Brasileiroo… Brasília tem uma das maiores rendas per capita do país, e é a cidade com o maior IDH também… Possui o bairro com uma das maiores rendas do mundo (proporcionalmente falando), e esse mesmo bairro possui o maior IDH do mundo (pesquisem, é maior que o da Noruega). Sim, existem muitos políticos, mas também diversos empresários, trabalhadores honestos, que ganham bastante e vivem a vida da fantasia em Brasília. Pesquise mais sobre a cidade e depois reformule seus comentários… Os políticos que roubam de verdade são os que vocês mandaram pra cá.

  • Filipe Lima

    Po iLex, sou de Brasilia mas concordo plenamente com vc, falou tudo!! abs

  • Filipe

    na verdade tem q ter o marketing embaixo, não em cima rsrs

  • Marcelo Andrade

    Faz todo o sentido. Sou paulistano mas o RJ hoje e o lugar mais falado. Teremos copa, olimpiadas e fora a copa das confederacoes, o papa ira visitar o Rio ano q vem, tem rock in rio, um monte de eventos que atrairao muitos turistas. Aposto que SP sera sim a proxima agraciada. Essas picuinhas nao levam a nada. Tenho muitos amigos no RJ e vou la visitar a loja quando abrir…

  • Everton

    O comentário no final poderia ter sido evitado.

    Não estamos conquistando nada… Uma loja da Apple não vai nos beneficiar o Brasil com menores preços, logo isso só vai beneficiar e dar mais visibilidade para própria Apple.

    Esse comentário foi tipo “Ei Índios, temos roupas coloridas, querem trocar por ouro e diamantes? Sim, ficamos muito gratos por darmos essas pedrinhas em troca dessas maravilhas que vocês nos trazem”.

    Essa fase já passou né…

    • Cara, eu não sou índio, já morei fora e gosto muito de visitar Apple Stores pelo mundo. E considero sim um privilégio poder ir em uma loja oficial sem precisar sair do país. Portanto, já que você não respeitou minha opinião, não respeitarei a sua: pegue seu rancor preconceituoso pelo país e vá descarregá-lo em outro blog. Deixe quem é feliz ser feliz com o que lhe dá prazer.

    • Fabio

      Urra.

    • SamuEX

      Cara, mas que falta de visão é essa?
      É sempre sim uma vitória para a Nação/Estado/Cidade ter uma grande marca em sua terra.

      Isso comprova, pra quem está olhando de fora, a proeminência econômica do lugar que está recebendo a marca. Ou seja, como brasileiros estamos todos sendo beneficiados. Sim, a Apple é apenas mais uma empresa grande que está agora em solo brasileiro, mas se juntarmos o bolo vemos um Brasil sendo respeitado internacionalmente e cada empresa que entra encoraja outra a fazer o mesmo, pois se lá tem “ouro” como você mesmo disse todos vão querer. E que venham, pois agora, como você também mesmo disse, a época de trocar outro por roupa acabou. Agora nosso ouro custa bem caro e isso está impulsionando o Brasil pra cima.
      Alguns só veem corrupção por aqui. Outros veem oportunidades. Eu faço parte do segundo grupo… convido você a fazer o mesmo.

      😉

      • Fabio

        Elegante resposta.

      • Marcelo Andrade

        Isso sem falar nos empregos que podem ser gerados. Nao sei quanto pagam mas uma empresa do porte da apple deve pagar muito bem aos seus funcionarios.

        Essa de que somos indios ja passou. Tanto que eu fiquei fulo da vida quando nosso pais foi apresentado para a proxima olimpiada com um gari, escola de samba e tal.. Ta na hora do mundo nos ver com outros olhos.

        Brasil e China sao os 2 paises emergentes que estao mais consumindo. Veja que os 2 sao os maiores consumidores de produtos la fora, ou seja, temos poder de compra.

        Brasileiro hoje em dia gasta mesmo, esta ganhando mais, gastando mais e gerando mais receita. Desnecessário este tipo de comentario preconceituoso. As vezes discordo das posturas do proprio iLex para seus leitores em alguns comentários mas nao fico cuspindo fogo aqui, pelo contrario, volto aqui para ler os artigos que sao muito bons e ainda considero um dos melhores em noticias da apple.

        Neste caso concordo plenamente com voce iLex, temos que olhar com outros olhos a vinda de uma apple store para nosso pais.

  • Alessandro

    Ilex, otima opiniao. Complementando como tinha mencionado anteriormente em outro post, ao meu ver visa tambem todos os eventos que virao parao o RJ, sera uma boa imagem para a Apple em todo o mundo.

    • Alessandro

      Ilex, para acrescentar nao sei se ha disponivel, mas gostei do logo com a calçada de Copacabana, vai ou ja esta disponivel para fundo de tela.

      • Fabio

        É verdade. Achei bonito.

        • Francis

          Também gostei e acho que vai rolar um fundo de tela legal.!!

  • Luís

    Escreveu bem heim

  • Marcelo

    Concordo com o iLex…

    Mas discordo dessas pessoas falando que o Rio está emd estaque por causa da Copa do mundo… Copa do mundo vai ser quase no Brasil INTEIRO (mais de 10 cidades)… inclusive a abertura da copa (evento de maior destaque) vai ser em São Paulo!

    • Carioca

      O evento de maior destaque numa copa é a final, cara pálida.

      Ou você imagina a final no Brasil sem ser no Maracanã ? HAUAHUAHAUA

  • Emerson Frossard

    A Apple não joga para perder. Se ela escolheu o Rio sabe muito bem os motivos e o iLex está completamente correto nas suas considerações. O Rio é o cartão-postal do nosso país. Por mais rica e maior que São Paulo seja, a cidade não tem nem de longe o mesmo reconhecimento internacional. E para finalizar, devo dizer que, nos últimos anos, o Rio mudou muito! A violência deixou de ser um problema grave na cidade há muito tempo! Já São Paulo… Basta abrir um jornal ou ligar a televisão para saber do que estou falando!

    • Carioca

      Exato.

      Eu nunca sai com medo no RJ.

      Já em SP, gosto da cidade mas sair a noite com arrastão em restaurante não dá !

      E ainda mais agora, com cada dia morrendo pelo menos 10 a 20 pessoas.

      O negocio tá feio lá !

      Aqui bandido não tem mais moleza. Chegou a policia bota na cadeira ou bota pra correr. Infelizmente não pode matar, pois como diria o Sivuca, bandido bom é bandido morto.

      Claro que ainda tem violência, qual cidade grande não tem ? Até NYC e Paris tem (e muito).

      • Carioca

        *bota na cadeia

  • Lucas

    Concordo plenamente! Mas espero que respingue para Porto Alegre! Hehe

  • Luís. M

    Ninguém vai lembrar de São Luís
    Se lançassem aqui eu nem saberia onde seria, no centro histórico poucas pessoas vão (nativas daqui), mas é um ponto turístico, e se lançassem num shopping não teria essa arte.

  • A pergunta que não quer calar: será que com essa Apple Store, o Brasil vai entrar na lista de lançamentos dos iTrecos?!

  • Christian

    Isso quer dizer que não teremos mais problemas com a garantia do iPhone (pelo menos quem mora no Rio..)?
    Outra pergunta (de leigo, ok..): qual a vantagem da Apple em abrir uma loja aqui no Brasil? Alguem me ajuda nessas 2 perguntas?

    • Gilberto Marques

      Concordo plenamente! aposto que nem lançamentos acontecerão aqui tb!

  • Sergio Victorino

    Concordo totalmente com o RJ sendo beta tester de uma Apple Store no Brasil. Quando a estrutura melhorar, que se espalhe de maneira superior pelo país.

  • Mario

    Desculpa Alex, mas acho que essa ideia a respeito do Rio é só a repetição de um esteriótipo que colocaram na cidade ( e que muitos brasileiros gostam de repetir).
    O Rio de Janeiro pode ser conhecido internacionalmente por causa do seu turismo de lazer e paisagens naturais mas São Paulo, além de receber mais turistas que o Rio em números absolutos, por causa do seu turismo de negócios e todo o lance cultural/noite/arte, Fórmula 1, SP Indy 300 e blá blá blá da cidade é tão ou mais conhecido que o Rio em vários aspectos. O Rio continua lindo, tem praias e montanhas e floresta e tal, todos amamos a cidade, mas esse papo de cidade mais conhecida la fora é papo da década de 80 da Embratur (e até eles já pararam com isso). Vide esse ranking recente: http://www.hubculture.com/groups/47/news/602/
    Aliás, se a Apple tem essa estratégia que você apresentou de chamar a atenção do resto do planeta, acredite, São Paulo seria esse O local do Brasil para apresentar e se diferenciar.
    Se o lance da Apple é fazer algo estrondoso e de pompa, que chame a atenção, vai lancar, ao que parece, uma Apple Store DENTRO de um shopping de luxo na pqp que é a Barra da Tijuca???
    Quanto ao número de ricos e tamanho de mercado, nem vou entrar em questão de números para não ser o mala sem alça que discute perfumaria em post, mas São Paulo tem muito mais mercado e gente para a Apple.

    • Estrangeiro mal consegue pronunciar “Sáo Paoulo”. O texto não fala de turistas, fala justamente o contrário, por causa do preço bem mais caro que em em outros países.
      Acho que você discorda não do conteúdo do texto, mas dele defender o Rio.

      • Lucas Leal

        Na moral,nao querendo disrespeitar opiniao de ninguem,nao consigo entender essa “briguinha” de carioca com paulista.a APPLE ta poco se lichando pra issu e ele obviamente o lugar escolhido sera primeiramente baseado no lucro mas nem sempre a curto prazo..Eu fico um tanto chateado por ainda nao ter uma loja da maça perto de casa mas se ela escolheu o Rio pra ser a primeira,ótimo.Issu é apenas o começo,e assim que ela perceber como o brasil pode ser lucrativo consequentemente ela ira abrir outras.Pelo menos espero.

    • Arianna

      Sou Italiana mas moro no Brasil a alguns (varios) anos e acho que vc esta equivocado. Ja visitei Rio e São Paulo e, como turista, gostei mais do Rio, achei São Paulo uma cidade feia (sei que terão gente discordando, MAS É A MINHA OPINIÃO).
      Moro no Espirito Santo e não estou a puxar saco de nenhum lado, só acho que a Apple escolheu a cidade que é a cara e a imagem do Brasil para o Mundo.

  • Renato Ferraz

    iLex, concordo com quase tudo.

    A única coisa que não gostaria é que a Apple Store fosse aberta em um Shopping ainda mais na Barra da Tijuca ( embora seja um lugar lindo ). Imagine só uma Apple Store em plena Avenida Atlântica na frente da praia de Copacabana, ou até mesmo em Ipanema, chamaria muito mais atenção e o Glamour seria muito maior que em um Shopping. Na Lagoa também seria legal, mais pecaria com lugar pra estacionar.

    Teve um rapaz que falou pra colocar a loja no Pão de Açúcar, imagina só, você querendo comprar um fone de ouvido ou até mesmo um iPod, ainda teria que pagar R$50,00 para chegar lá. kkkkkkkkk

    Bom essa é minha opinião!!!

    • Fabio

      Vamos abrir em frente a praia e deixar a maresia corroer tudo.

  • Tech9Box

    Entendi, não importa se São Paulo é uma das maiores cidades do mundo ou a mais rica da America Latina.
    o Rio de Janeiro é uma cidade turística e tem como símbolos Pão de Açúcar e Cristo Redentor e isso com certeza é uma “mão-na-roda” pra Apple… ((:

  • Felipe

    Acho que a loja será na área portuária que será revitalizada, não?

  • André

    Achei a escolha ABSOLUTAMENTE lógica. As lojas da Apple tem essa característica de “marcar presença”. Nesse aspecto, o Rio é a melhor escolha para a marca.

    E não. Não moro no Rio, nem nasci lá. Mas é evidente que a opção foi correta, nesse aspecto.

  • Luis Fernando

    “vir de fora e comprar aqui não é nada inteligente “; nem um pouco porque uma pessoa iria para ate o dobro num produto que é mais barato em seu país !

  • Marcio

    Pelo menos não anunciaram a loja no Brasil e abriram vagas para Buenos Aires…

  • Breno Giesen

    iLex, crie um wallpaper com esse logo 😀

  • Rodrigo

    Não muda minha opinião, o preço ainda sim é o mais caro do mundo, além de antigamente as coisas demoravam para chegar no Brasil, agora demora para chegar em SP, o justo seria uma inauguração simultânea

  • Guilherme

    Porque e a cidade ‘ maravilhosa ‘

  • Valdinei

    Tomara que comesse a passar as propagandas da Apple na TV!

    • Beto

      Comer… as propagandas da Apple na TV!?
      Será que é gostoso???

      • Valdinei

        Não sei, mas seu comentário seria muito mais construtivo se você tivesse ao menos escrito o correto! (:

        • Fernand:o_O

          Valdinei,

          “comesse” é o pretérito imperfeito de “comer”.

          Ex: Se você não comesse todo dia, morreria de fome.

          Acho que você quis dizer: “…tomara que comece…”

          Só para ressaltar: quis é com “s”, dizer é com “z” e comece não é com “ss”, muito menos com “ç”, é claro.

          • Valdinei

            Muito obrigado!

          • Beto

            Eu é que sou todo elogios Fernando. Obrigado já no futuro do presente. 🙂

  • @luciencastro

    Concordo, e aí, o Village Mall ta ficando muito foda.
    Alto padrão, bem no estilo da Apple Store de NY.

  • iDriano

    Exatamente, claro que tinha que ser o Rio, que é sinonimo de brasil! E olhe que nem sou carioca! Mas tambem acho que seria melhor fora de um shopping, tipo na Garcia D’avilla ou na Ataulfo de Paiva. O único problema é que talvez seja necessário um segunça na porta para nao deixar ngm entrar de sunga, hahahah, afinal carioca sabe viver 😉

    E sobre nao ser em SP, como ja disseram, eles ja sao o “centro comercial do brasil”, ja estao cheio da grana… tem mais eh q gastar essa grana, comprar uma ponte area, uma sunga, um chinelo curtir uma praiazinha, caipirinha, mate, botar um sorriso no rosto e ser feliz. E tudo isso sem correr o risco de ser assassinado a noite, Há!

    • Carioca amo o RJ

      Excepcional resposta

  • Danidoval

    Não quero ser bairrista, mas, estratégia errada. Concordo que pensando em ponto de turismo, Rio é, sem duvida, o ponto mais conhecido no mundo inteiro. Mas vamos lá, como foi dito, nenhum gringo ira comprar no Rio. Paris e Barcelona, não são apenas cidades turísticas por conta da sua linda arquitetura, mas ambas tem um apelo consumista imenso, comparar Rio a elas é equivocado e amador. Ou alguém aqui só pensou em ir a Paris para ver o Louvre e não separou nenhuma $$ para passar na Lafayette? Então quem ira consumir os produtos da loja Apple? Sim nos brasileiros! E qual o único lugar no país que recebe brasileiros de norte a Sul com único objetivo, consumir, gastar (principalmente no fim do ano). Bingo! É até a maça as vezes erra 🙂

  • Nicolau

    Legal!!!! poderia ser na minha cidade heeheh

  • Helbin

    Uma coisa é certa. estarei lá no dia da inauguração.

  • Eduardo

    Sou Paulista!!
    Se é para ter destaque a inauguração o Rio de Janeiro tem de ser o local. Nenhuma outra cidade brasileira é tão falada lá como como o Rio de Janeiro, faz todo o sentido!!

  • JOÃO PEDRO

    Achei essa vinda da apple store maravilhosa pois indica que, muito provavelmente, o Brasil está mais bem visto aos olhos da Apple, o que revela fortes indicios de que o Brasil será incluido no grupo de países que recebe a segunda leva dos lançamentos, acabando com a demora infinita!

  • Fernando

    É, de fato os argumentos são pertinentes em relação a escolha do Rio de Janeiro como primeira cidade do país a receber uma Apple Store. É só ver o caso de Paris: tem que ser numa cidade especial num lugar ainda mais especial, que chame a atenção da imprensa no mundo. E é justamente por isso, que eu vejo como tiro na água uma loja da Maçã num shopping center. Perderia todo aquele encanto que a Cidade Maravilhosa já tem naturalmente. Deveria ser em um ponto marcante como Copacabana, muito provavelmente Avenida Atlântica, de frente para o mar, um prédio com uma arquitetura que só o estilo Apple poderia conceber. Caso contrário, seria apenas mais uma Apple Store no mundo.

  • Andre

    Como paulista é recalcado!!! Vocês tem que aprender que a cidade “visão” do Brasil é sim o Rio de Janeiro.
    Então relaxa….e espera chegar a loja ai!!! Agora que não tem ai…só lamento!

    • Bragante

      Moro em Campinas, interior de Sao Paulo.
      Putz, quer melhor desculpa para viajar?
      Pego uma ponte-aerea campinas-rio e em meia hora estou por la, “só” para comprar meu iPad.
      Aproveito e antes pego uma praia com as mulheres mais lindas do mundo.

      …. E tem gente que está achando ruim?

  • Jair

    Eu sou de BH mas inicialmente também achei estranho essa escolha… para mim seria normal se fosse em SP por vários aspectos…mas depois eu reflecti sem o bairrismo que tenho percebido nos comentários no Facebook e cheguei a conclusão que para a Apple o que interessa em relação às Apple Stores é volume, difusão da marca e visibilidade… sendo assim… eles devem ter feito uma pesquisa profunda sobre o tema e chegaram a conclusão que estas condições seriam encontradas no RJ e não em SP…levando em consideração também Copa 2014 e Olimpiadas 2016 e que quando se pensa em Brasil se pensa no Rio (fato) e também considerando que até agora nas 390 lojas Apple abertas no mundo inteiro… eles não erraram nem uma vez.. não vai ser logo no Brasil que vão pisar na bola… ne??? eu espero…

  • Beto

    Pergunte aos turistas o que primeiro lhe vêm a cabeça quando pensam em lugar pra visitar no Brasil e, simples assim você saberá porque “Rio de Janeiro” é a cidade escolhida pela Apple.

    • Valdinei

      Depois de “e” não tem virgula! cof cof 😉

      • Debora

        HAHAHAH VINGANÇA!! Adoro…

      • Xay

        Beto 1 x 1 Valdinei

        FIGHT!!!! hahahahaha

      • Renato

        Dependendo da frase, uma virgula pose sim aparecer depois de um “e”..
        “[…] quando pensam em um lugar pra visitar no Brasil e, simples assim, você saberá […]”

        • Renato

          Pode* Corretor maldito! Hahaha

        • Valdinei

          Concordo, mas no caso de Beto não!

      • Beto

        Agora já de estômago forrado pela propaganda.

  • Caique Lobo

    Justamente por isso, acho que a loja não será na Barra da Tijuca.

  • Pedro

    vcs não acham que com a nova loja da apple no BRASIL, os produtos dela não poderiam chegar aqui(no nosso pais) mais rápido? e nao esperar por exemplo meses para chegar um novo tipo de iphone…
    vcs nao acham isso plausível?!

  • issacar

    faço minhas as suas palavras iLex.

  • SamuEX

    iLex,
    Definitivamente a maioria das pessoas não entendeu sua estratégia em primeiro falar da Apple querendo abrir uma loja na Champs-Elysée.
    Esta atitude da Apple explica tudo e já deixa claro que ela não estava mesmo procurando um lugar como São Paulo para abrir sua primeira loja no Brasil. Não por desmerece-lo… claro.

    Mas enfim, precisaria de uns 10 posts para explicar.
    Deixa pra lá…

  • Vini

    Quanto racor contra São Paulo nesses comentários…

    • Estranho. O que vejo mais é rancor de alguns paulistanos pela loja ser no Rio.
      Mas cada um enxerga a realidade que quer, não é mesmo? Seja como for, essa discussãozinha bairrista é uma das coisas mais imbecis que já vi.

      • copeta

        Que acabou gerando um belo post sobre o assunto.

      • Trinity

        Concordo com cada palavra sua, iLex!

      • Overlord

        Discussão idiota é apelido, iLex. Tu fostes até educado.

        Eu, sinceramente, não consigo ser.

        Eta povinho mongolóide! Só no “mimimiimi”.

  • Niltonlm

    Tive oportunidade de conhecer as lojas de Nova York e de Paris.. Realmente faz diferença a loja física das autorizadas. Que venham logo…Rio de Janeiro e em São Paulo.

  • Pablo

    Acho a Barra um lugar ruim, pensando em publicidade, tradição e no RJ mesmo em si. Quem conhece um pouco do RJ sabe que a Barra é lugar de novo rico. Náo é exatamente um lugar querido pelo carioca, o nativo mesmo.

    Alem disso, acho que um desafio da Apple no Brasil é competir com preços mesmo. Existe o fator operadora / contrato. Duvido que na apple store brasil voce vá poder comprar um celular da vivo, tim, claro ou oi! So imagino a apple store daqui vendendo o full price…e ai a coisa complica por 2 motivos: pouca gente compra full price aqui e muita gente tras o tel de fora, o que invariavelmente vai continuar sendo mais em conta.

  • iRon

    Bem que o Maurício de Souza podia fazer uma tirinha do Cristo comendo uma maçãzinha, ia ficar bunitinho.

  • Gabriel

    Se vai ser na Barra, então não vai ser no Rio 😛

  • TiãoGavião

    Para mim tanto faz…. 😉
    Quero saber quais as reais vantagens que terei como consumidor, de resto é blá, blá, blá 😛

  • Yuri

    Lugar errado, sem dúvidas. A loja da Apple é para os brasileiros, correto? Logo, na minha opinião fecal, precisa-se de uma loja onde há demanda, e não onde tem mais visibilidade para turismo, principalmente, tendo em vista que a loja é infinitamente mais cara do que as filiais americanas e europeias.

  • Andre Rangel

    Quem comenta que abrir em um Shopping não é uma boa não deve conhecer o projeto do Village Mall.

    Várias marcas famosas estão estreando no Brasil, justamente neste local, ex.: Burberry, Michael Kors, entre outras.

  • Lula Kehl

    Rio de Janeiro
    Pode chegar que o povo é maneiro…
    (Seu Jorge)
    Não poderia ser outro lugar…

  • João Vitor

    Acredito que tenha sido uma boa. Afinal, o rio de janeiro é uma cidade grande e a maioria que mora lá são de condições financeiras boas. Fico feliz que a Apple irá abrir uma loja oficial no Brasil, mas, se os preços continuarem os mesmos, qual seria a finalidade? apenas atrair mais pessoas?

  • Luiz

    Acho que os fatores citados no artigo e por vários comentários resumem bem a escolha. Super exposição dos eventos esportivos, Eike Batista, o Rio é pelo menos 1000000x mais famosa que SP lá fora, etc.
    Não sei se existem números divulgados das “iPlaces” da vida, para fazer um comparativo em vendas entre Rio e São Paulo, embora as cidades são as mais ricas do país, na minha visão, São Paulo em volume deve ter um potencial maior, até pelo grande número de “turistas de trabalho”, é a maior do Brasil em volume de viagens de executivos à negócios. Um ponto que deve ser complicado também deve ser a Apple encontrar esse lugar perfeito em São Paulo, tirando Av. Paulista ou Oscar Freire, não vejo onde faria sentido uma loja, na “pior” das hipóteses na Faria Lima, mas nem é tão famosa/popstar como os outros dois locais. Ja li que no Rio talvez possa ser no MIS também.
    E acho que os ricos das duas cidades devem ir a Nova York pelo menos uma vez a cada 2 meses, é muito mais chique comprar lá rs, o volume desses futuras lojas não devem ser deles e sim da classe média alta e “nova” classe média que vai dividir em pelo menos 5x um iPod (nada contra), por isso penso que nesse cenário, apenas em volumes, SP tenha uma certa vantagem.
    E não, não sou paulista, sou do Paraná =)

    • TheCariocaKid

      Microsoft, Apple, super porto do açu (o terceiro maior e um dos mais modernos do mundo), porto sudeste, porto de Maricá, porto de Itaguaí, 3 bi na reforma do porto do Rio, compeerj, fabricas de submarinos nucleares, potencia brasileira nuclear, maior potencia tecnológica do Brasil ( http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1028/noticias/pensou-e-fez ), montadoras de automóveis, universidade de COLUMBIA acaba de se instalar no Rio, os maiores salários da indústria criativa: 8 em cada 14, a segunda maior renda per capta do país ( somente atras de SC ), a Bolsa de Nova York ja anunciou que irá criar uma sede aqui… E sem falar que em 9 anos o Rio terá 20% do PIB nacional (mais que a regiao Sul inteira)( Fonte R7: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/total-de-investimentos-no-rio-ate-2020-sera-4-vezes-superior-ao-pib-do-estado-em-2010-20150405.html ).

      Enquanto SP, que ja teve 42% do PIB nacional e hoje só tem 29%, só cai, o Rio nao para de crescer. Alem de o Rio ter sustentado a balança comercial do país nos ultimos anos. Se SP é a locomotiva, o Rio é o FOGUETE DA NAÇAO!

  • Fabio Jr

    Bem eu não sei. Nem o Steve Jobs queria colocar um Apple Store aqui por causa dos impostos; e de lá pra cá só piorou. Não acho que vamos ter mais de uma Store por aqui…

  • Marck

    Ihhh eu sabia que esse topico ia sair… rs começou a ciumeira….. calma gt abrindo ou nao eu nao vou comprar no Brasil mesmo, acho um abrsurdo os precos…

  • Fabio

    Acho que a loja deveria ser em Ipanema, seria a cara da Apple uma loja em Ipanema, bairro também tão cultuado, citado e reconhecido internacionalmente com a bossa nova.

  • Jonas

    Tenho muito orgulho de morar em São Paulo e de saber que essa é a locomotiva do país.

    Acho uma pena a primeira loja não ser aqui, mas penso que em termos de beleza o Brasil estará muito bem representado com uma loja no Rio.

    Espero que essa loja renda muita grana para a Apple e que eles venham logo para cá, pois não se arrependerão! 😉

  • Gabriela

    Não dou 5 horas para ser assaltada.

    • Alex iPilot

      Se vierem de avião será bem menos do que 5 horas, rsrsrs… 😉

      • iDriano

        hahaha, perfeito 😉

      • Naor Marinho

        Boa…
        Fatality!!!

      • Xay

        Uuiiiiaaaaa!!!! Adorei você kkkkk

  • Richard Oliveira

    MINHA OPINIãO: A loja só não foi aberta primeiro em SP por causa da briga entre a prefeitura e o recém inaugurado shopping JK Iguatemi… A Veja SP já até havia noticiado que a Apple abriria uma loja no JK Iguatemi. Muitas lojas de marcas estrangeiras como Gucci, Louis Vuitton, Sephora tiveram muitos prejuízos com o atraso na abertura do shopping devido essa briga judicial e a Apple foi muito esperta em adiar a vinda da sua loja física aqui em SP. Concordo que abrir uma loja no Rio de Janeiro, já seja ótimo e os cariocas merecem, assim como os paulistas, gaúchos, mineiros e etc… Ano que vem com certeza nós paulistanos teremos uma loja aqui também… É só uma questão de tempo…

  • Gabriel

    A loja dentro do shopping perde meio a graça..

  • André Lyrio

    Loja aqui no Rio ou em São Paulo não faz diferença, porque os preços continuarão altíssimos por causa da carga tributaria. O interessante é a competitividade dos preços o que não acontecera. EUA ainda é o melhor lugar para comprar.

  • Lucas Leite

    iLex, será que com a chegada de uma loja fisica, uma possível iTunes Store em reais e uma possivel venda de Gift Cards não poderia vim a ocorrer?

  • Roberto

    iLex,

    você e outras pessoas acham que a loja da Apple poderá ser no novo shopping Village Mall, na Barra da Tijuca.

    Agora eu lhe pergunto. Você acredita na possibilidade da loja ser de rua e não em shopping?

    Talvez, quem sabe, em Copacabana?

    Sou carioca e acredito que o motivo da escolha do RJ, foi pelo seu apelo turístico nacional e internacionalmente. E não podemos esquecer dos grandes eventos que teremos por aqui, quando a presença de turistas será imensa.

    • Alex iPilot

      Eu acredito em mais e uma loja… A primeira no Village Mall e outra de rua, no Centro (a nova área revitalizada do Porto) ou num local inusitado, para virar atração turística, como a loja do Louvre… Morro da Urca, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas, o novo Museu da Imagem e do Som na Praia de Copacabana…

  • Luciano

    Será no Village Mall

  • Alex iPilot

    iLex sintetizou tudo num comentário anterior: os gringos não conseguem nem falar o nome “São Paulo” !!! É sem chance…

    Quem viaja muito lá para fora sabe, falando com gente do MUNDO inteiro… Rio de Janeiro e Copacabana são reconhecidos mundialmente… O futebol brasileiro é o Flamengo (e nem sou flamenguista). O Pão de Açúcar, o Cristo e o padrão do calçadão de Copacabana são identificados imediatamente, isso desde MUITO antes de Copa, Olimpíada, Maravilha do Mundo…

    E mais… A política de segurança das UPPs, retomando territórios com uso de inteligência é MUITO conhecido e elogiado. Surpreendo-me com os comentários que fazem no mundo inteiro. Conhecem mais do que muitos brasileiros!

    Não havia como ser em outro lugar… E digo mais: haverá mais de uma no Rio.

  • krikaoli

    Barra não é Rio.

    • Richard Oliveira

      Estranho, todos os meus amigos cariocas odeiam a Barra…

    • Alex iPilot

      Outra razão para eu acreditar numa segunda loja… A primeira no Village é “pule de 10”.

      • krikaoli

        Eu me junto ao mimimi que se a Apple escolheu o Rio, não foi para escondê-la em um shopping de luxo lá no Judas da Barra. Ainda que as fontes do iLex sejam quentes como o verão carioca, eu acredito que a loja vai ser na zona sul por uma simples questão de coerência. Ao meu ver escolher o Rio e colocar a loja na Barra… Epic Fail

        • Não foram as fontes do Blog que falaram do Village Mall, mas muitos leitores.
          O texto explicita: “Muitos apostam…” 😉

          Eu não tenho a mínima ideia de onde será, mas acredito que a primeira será em um shopping sim. Será mais seguro.

          • krikaoli

            Essa questão da segurança que deve estar “pegando” mesmo. E se for isso shopping é a única alternativa… Eu me expressei mal, a loja deveria ser na zona Sul e não deve ser. Segurança… Lá no Rio só em shopping mesmo… 🙁

            • Alex iPilot

              A situação hoje não é mais essa na Zona Sul do Rio, depois do reforço do policiamento e da instalação de Unidades de Policia Pacificadora em TODAS as favelas em torno do Centro e da Zona Sul… Melhorou MUITO a segurança…

              Moro em Copacabana. Foi manchete de jornal essa semana que a redução em 60% nos roubos de carros na Zona Sul provocou baixa de 30% nos valores de seguros, por exemplo. Outro fato: nunca vi tanto turista estrangeiro por aqui. Não há mais baixa temporada na rede hoteleira do Rio, o ano todo esta sendo considerado alta temporada… A quantidade de maquinas fotográficas caríssimas penduradas no pescoço é incrível, alem do uso de notebooks em pleno calçadão da praia… Não seria assim se não houvesse hoje muito mais segurança do que havia no passado, quando os hotéis nem recomendavam que os turistas levassem câmeras na rua.

              Não digo que TODO o Rio esta mais seguro… Há uma guerra civil nos pontos onde a policia confronta os bandidos (meu carro é blindado, não é de sacanagem)… Mas a violência não esta mais generalizada como estava um tempo atras…

  • Carlinhos

    Desculpem a ignoräncia… Oque vai melhorar muito com essa loja aqui se os preços dos produtos nao irâo mudarem? apenas por problemas de pós venda? Do jeito q brasileiro é, o iphone vai ficar ainda mais caro, pois vai ter mais gente ( que nao acessa a internet e nao conhece produtos da apple) conhecendo a apple, e os produtos vão faltar nas lojas… Kkk

  • Augusto Banny

    Euysempre achei que a primeira loja física da Apple seria em são paulo…

  • Endogineco

    Lembra quando abriu o primeiro Macdonald’s! Primeiro nas capitais, todo lindo sonhava em comer um Big Mac! Somente em viagem, pra quem era do interior! Agora outro enlatado americano, fastfood de tecnologia! MacBooks!
    Ah, daqui a pouco o índice Big Mac vai ser o índice MacBook Pro com tela Retina de 13′!

    • Endogineco

      Ah, 30 anos depois, as lojas do Macdonald’s já estão presentes na maioria das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Nessa onda vai ter uma Apple Store em minha cidade em 2027!

    • Alex iPilot

      Isso mesmo!
      Tem placa na porta da loja McDonalds da rua Hilário de Gouveia em Copacabana… “O primeiro McDonalds da America Latina”…

      • Carioca

        🙂

  • Max

    Sou de SP, amo SP, mas vejo todo sentido em abrir no Rio sim. Concordo plenamente com a opinião do blog. Com produtos muito caros, a loja da Apple no Brasil será quase um showroom da Mercedes. Talvez o Genius Bar faça a diferença, mas por enquanto, não vejo vantagem nenhuma nessa loja, ainda mais quando podemos comprar iPhones e iPads diretamente com operadoras de telefonia por preços mais acessíveis.

  • Diego Ventura

    Minha aposta também é no Village Mall. E ainda digo mais, a inauguracao da loja será com o iPhone 5!!!

  • Marco

    Algo me diz que esta loja será em Ipanema.

  • Mauricio Mateus

    Sou de São Paulo, usuário da Apple e na minha opinião é indiferente ter a matriz nacional no Rio ou em qualquer outra cidade nacional. Até gosto da idéia de ser no Rio, prefiro comprar em locais mais calmos e mais exclusivos.

  • Guilherme

    Lá fora brasil e rio de janeiro são sinonimos. O filme Rio eh prova total disso.

  • Anderson

    Concordo com o Ilex, o Rio é querendo ou não o cartão postal do Brasil, porém engana-se quem acha que São Paulo não é cidade turística, além de um turismo comercial temos o cultural, fiz um trabalho de TCC sobre e se eu for citar ficarei escrevendo um novo TCC.
    Sou paulista porém fico feliz em ter a primeira Apple Store no Rio, sei que em breve teremos uma aqui em sampa também.

  • André

    Que tanto de discussão por conta de uma loja. A Apple tem mais de 300 lojas no mundo e AGORA abriu uma no Brasil, o que demonstra o pouco caso que tem com nosso mercado, que paga rins por um iDevice.

  • Luciano cardoso

    Bem vinda Apple, à CIDADE MARAVILHOSA!

    Nada contra São Paulo, mas vou deixar um videozinho pra galera que acha que a escolha pelo Rio não foi acertada.

    http://www.youtube.com/watch?v=yMLzB1fsSTc

  • Julio Morbeck

    A Apple tem o direito de escolher onde ela quer abrir uma loja. Esçolher o Rio de Janeiro não quer dizer que ela desprezou São Paulo, longe disso, pois aqui em sampa o campo é grande, mas a Apple opinou pelo Rio porque assim como New York, Londres e outras grandes capitais o Rio é uma cidade muito famosa pelo mundo a fora e mais do que São Paulo, porque? TURISMO. Alguém pode pensar que não, mas isso pesa muito nestas horas. Agora tenham certeza que a próxima cidade será São Paulo, se não for paciência. Só sei de uma coisa, eu sempre tive o sonho de entrar e uma loja física da Apple e esta será minha oportunidade, assim que inaugura estarei lá. É o que penso.

  • Rui

    Legal essa “maca carioca” ja copiei e coloquei de wallpaper no meu iphone.

  • Jose Airton

    Eu prefiro em Sao Paulo que o movimento é maior do que o Rio de Janeiro. Mas também tem a copa e as olimpíadas e com isso atraíra muitas pessoas e turistas que poderão entrar na loja e dar mais movimento.Mas a loja só vai inaugurar próximo ano. Pois a muitas coisas para apple realizar aqui no brasil.

    No Rio de Janeiro, a apple haverá muito coisa a realizar mas aqui no brasil ha muitos compradores e também haverá uma melhor assistência que é a APPLE STORE que você poderá ter certeza que ali, você encontrara tudo para seu iPhones,MacBooks,iMacs,iPods e etc.

    Quando tiver lançamento na Loja também haverá, não haverá mas esse atrasos de produtos recém lançados de chegar 1 ano e ainda não ter aqui.Exemplo: O iPhone 5 já lançou,tem países menores do que o Brasil que já estão vendendo antes de lançar.

    Parece que já fizeram um Plano para o iPhone 5S,mas nem chegou iPhone 5 já querem lançar outro daqui a pouco vão lançar o iPhone 6 e nem o 5S chegou no Brasil.

    Por isso que eu acho que esse loja poderá adiantar vendas que demoram meses e ate anos.E quem sabe lançar outro alem do Rio.Ate em Sao Paulo,Salvador,Curitiba,Recife e etc.

  • Zé Antonio

    Eu sou não entendo por que baseado no que você falou bem, a Apple escolheria um shopping na Barra… Sem merecer ou desmerecer o shopping da Barra, mas creio que ser lá seria uma aposta meio como foi Barcelona por a Barra ficar fora do centro turístico da cidade. Faria mais sentido se fosse na Lagoa, na Atlântica ou mesmo no centro.

  • Anastacia

    Algumas pessoas aqui no Rio estao comentando que a loja pode ser instalada no Porto Maravilha…uma area que esta sendo revitalizada aqui no Rio de Janeiro…proximo a cidade do samba, o projeto do porto e bem bacana mas o problema e que ele nao vai ficar pronto tao cedo…tem que derrubar a perimetral primeiro….

  • Rodrigo

    Acho certo a escolha da cidade do Rio de Janeiro , não sou carioca ,mais temos de dar o mérito a cidade , muito bonita , cartão postal , junto com São Paulo é a cidade brasileira mais conhecida no exterior , fora isso tem a COPA e a OLIMPÍADA. Do mais espero que essa seja a primeira de muitas outras lojas pelo Brasil.

    • Alex iPilot

      Rodrigo, ledo engano… São Paulo nem de loooonge é conhecida no exterior… Sem sacanagem, é fato! É muito difícil ser conhecido quando não se consegue nem pronunciar o nome… Depois do Rio, Bahia e Salvador (por causa do Carnaval) são os nomes mais citados no exterior…

  • Wellington Alves

    Puxa, e eu achando que fosse por causa do Lula! rs
    Inclusive, se ele estivesse na presidência, era capaz de dizer: Nunca antes na história desse país um governo teve uma Apre stó aberta aqui…
    Moro em sp mas tb acho que o RJ é a melhor opção… 1º que a Apple não precisa escolher uma cidade pelo número de clientes uma vez que não possuem esse problema; 2º que se o fluxo de clientes for menor no RJ do que seria em SP, será até bom para poderem comportar a demanda inicial e também aprimorarem os processos de atendimento; 3º que o RJ, queira ou não, faz parte do imaginário coletivo mundial como sendo uma cidade paradisíaca, festiva, bossa nova, fora o pico de público que terá com os jogos.
    Sabe o que seria legal? Eles fazerem uma baita loja num ponto bem show, tornando uma referência turística e a Globo tendo que fazer propaganda de graça sempre que for passar numa novela u em outro programa, rs.
    Abraços!

  • zigfrid

    Ué, a melhor vitrine/propaganda para a apple aqui no brasil são os artistas que aparecem com seus iphones na alta sociedade e na mídia. e a globo fica no rio.

  • Douglas

    KKK, até imagino na fila o iLex na cobertura dos lançamentos… vou tá lá pra tirar uma foto contigo ilex sou teu fã.

  • Victor

    Se esse tal shopping Village Mall é de luxo. Provavelmente a Apple não abrirá uma loja nele.

  • Ariel

    se fosse florianópolis já teria filas, rs, mas não resisti

    • Beto

      Boa !!! To contigo e não abro, seria uma beleza… Uma pena mesmo é saber que seria um belo alvo para os vagabundos aqui que estão ateando fogo aos ônibus… Que me#%^ viu.
      Espero que a PF e EXÉRCITO acabem com a brincadeira sem graça logo..

  • Filipe Niel

    ILex, sou Paulistano, moro no interior de Goiás.
    Abri o Post pensando que pela primeira vez discordaria de uma opinião sua.
    Estava enganado.

  • Renato

    Eu ainda acredito que tem dedo do Eike Batista ae! Vide reportagens e outros artigos anteriores, ele sempre manifestou o interesse de trazer uma Apple Store para o RJ, inclusive conversando com Tim cook!

  • Gulão

    Enquanto todos ficam discutindo uma coisa que nós consumidores não temos como mudar, só aceitar a decisão da Apple, o lançamento do iPhone 5 foi esquecido, nem se quer especulações, rumores…

    • Bernardo Sampaio

      Poisé… Quem sabe a apple não nos surpreenda até sexta feira kkkk

  • Ramon

    Eu gosto muito dos produtos da apple mas todo mundo que eu conheço odeia 🙁 da até raiva da sansumg…

  • J.Lucas

    Só faltou alguém comentar: “poxa, se o Steve Jobs estivesse vivo, nunca seria no Rio… Isso é culpa do Tim!” Kkkkkkkkkkk

  • gabriel

    espero que a historia ocorida com as lojas de fabrica da ralph lauren não aconteça com a apple,pois a loja fechou e eu que sou um fã tanto da apple como da ralph lauren fiquei sem uma loja de referencia para ir espero que o desempenho seja igual ou melhor que as lojas da lacoste que tem inclusive onde eu moro uma loja de fabrica.mais porque eu foz esse comparativo pois todas as marcas mencionadas são de valor mais elevado e qualidade superior e na área da tecnologia não encontrei nenhuma marca comparada a apple.

  • Luís M.

    Descobri onde o iLex mora!
    (Não foi só por causa deste post, tirei minhas conclusões por outras coisas)
    Rio de janeiro, parabéns pela loja perto da sua casa
    (Apenas acho)

    • Lula Kehl

      O iLex pelo palavreado é gaúcho. e de Porto Alegre, ou pelo menos estudou lá.
      To certo, podemos apostar uma Polar?

      • Bah, guri, uma Polar não se aposta, se bebe! 😛

        • Luís M.

          Mas você é de onde?
          Acho que é no rio porque todo comentário que falava quererá melhor que não fosse no rio e sim em são Paulo ou Brasília você apagava, fazendo parecer com que você queria a loja perto de casa. Não faço questão, ja que aqui vai ser uma das ultimas a chegar.

        • Lula Kehl

          Tens razão se bebe.
          Valeu, só falta ser colorado, campeão de tudo.
          Abraços.

        • Beto

          Esse rapaz é curitibano…. Mas hoje reside em Sampa.. 😛

          • Beto

            haa olha eu achando… rs rs rs

  • Leonardo

    Moro na Barra.Uma loja na Barra não faz o menor sentido.A Barra concentra uma parte bem rica,até mais rica que o Leblon,Ipanema que são bairros conceituados na Cidade do Rio de Janeiro,mas acho que uma loja na Zona Sul em algum shopping como o Leblon ou o Fashion Mall, dariam mais resultado de vendas, até porque o turista vai para o Rio conhecer a Zona Sul,mesmo com suas praias em CERTAS épocas sujas.Diferente da praia da Barra que possui uma praia muito bonita.Um shopping na zonal sul iria dar muito mais movimento.Porém todos sabem que independente da localização uma loja da Apple em um shopping como o Village Mall que já tem lojas confirmadas como Mont Blanc
    Michael Kors e Gucci,não sera dos shoppings mais baratos,restringindo a possibilidade de muitas pessoas conhecerem a loja.

  • Victor

    Se depender de mim para visitar a Apple Store no RJ, eles vão passar forme… Just saying 😉

  • André H18

    Querem saber? Acho que a loja deveria ser mesmo em Piracicaba. Já pensaram em uma perua com um megafone dizendo: Olha aí freguesia! iPhone, iPhone, iPhone… iPhone fresquinho!

  • Kevin Costner

    Excelente post, iLex!

  • Souza

    Lamentável, só aqueles que viajaram ao exterior sabem a força que o Rio tem lá fora…Desculpem, como disse o Vinicius : beleza é fundamental….

  • Souza

    Não há cidade mais linda no mundo inteiro

    • iBruno

      Claro, você já visitou TODAS as cidades do mundo pra afirmar isso, né não? 😉

  • Fernando

    Lamentável o nível das pessoas aqui no blog .

  • Bernardo Sampaio

    Não gosto de futebol nem samba
    Carnaval pra mim é só mais uma festa que reúne os amigos, nada demais

    Será que sou mesmi brasileiro?

    • Bruno D. T.

      don’t think so. change your place and ull be happy 🙂

    • Gilberto Marques

      somos 2 man! não suporto mais futebol!

  • Bruno D. T.

    Barra da Tijuca \o. Puro luxo, porem perigoso rs. :).
    E não sei porque vocês de São Paulo, ficam reclamando do Rio. Seilá, não entendo vocês que reclamam. A maioria tem tudo da Apple, e quer uma apple store pra falar que tem no Brasil? Nem se sabe se os produtos lançados nos EUA vão chegar na mesma data aqui no Brasil.. Enfim.

  • Rodrigo

    Fico feliz com a noticia,sou carioca e fã da Apple…..

  • Gabriela

    Alguém ja respondeu o questionário da Apple sobre o iPad? Qual seria o fundamento disso iLex?

  • Xay

    Farei o possível para estar na inauguração….
    Te encontro lá iLex 😛

  • Uma Apple Store em Brasília. *___*

  • Em Brasília, 19h. E no Rio, 40 graus.

  • Saulo Scanor

    Agradeçam à Carmem Miranda que com suas frutas e cultura mostrou o Rio aos 7 cantos do mundo, agradeça o Rio por meses atras mandar um convite a Apple dizendo que seria um prazer ter uma loja da Apple um dia no Brasil de forma muito vaga, mas que foi de imediato rspondido pelo próprio Tim Cook, agradeça a Globo por mostrar o Rio como a Holywood brasileira com seus filmes e novelas, mas acima de tudo agradeça a Apple por ter coragem de abrir uma loja que vai vender mais caro do que em qualquer lugar do mundo. São Paulo ou Rio, tanto faz. Vamos ter uma Apple oficial no Brasil. Mas ainda sim a fastshop vai ter os melhores preços? Vamos esperar para ver.

  • Alexandre

    “que já paga mais por qualidade (e impostos)” e grife, eu acrescentaria.
    Sempre se fala em impostos, impostos e impostos, mas a carga não chega nem de perto a explicar a diferença.

    Seria muito legal um artigo detalhando cada imposto que incide sobre uma importação dessas, com as alíquotas dos impostos e todas as taxas. Infelizmente não conheço o suficiente pra escrever algo assim, mas talvez algum bom voluntário consiga?

    Quanto a Apple Store no Rio, é perfeitamente natural. Só não sei se a Barra é o melhor lugar…

    • Beto

      Preparando a resenha…

  • Saulo Scanor

    ESQUENTA, ARLINDO CRUZ… APPLE NA BAIXADA FLUMINENCE . Desculpa não resisti.

  • Daniel

    Sou gaúcho,e fiquei muito feliz com a escolha do RJ!Com certeza um grande passo foi dado,e que a apple abra as outras no nosso país.

  • thiago

    não me convenceu. quero apple store na terra da garoa!

    rs

  • NEWTON

    Acho que deveria ser em Brasília, na rodoviária do plano piloto, do lado da Pastelaria Viçosa

  • Vinicius

    No village mall? O que tem de impressionante nisso?

    Quando escreveu pão de açúcar e Cristo redentor grifado, eu pensei que tinham dicas que a loja seria em um desses lugares.

    Se for realmente dentro do village mall, acho que tudo que escreveu sobre a “magia” de uma Apple store, nao vai mais fazer sentido.

  • Celso

    Acho que estao confundindo as coisas aqui. Misturaram turismo com negocio. Quem vai gostar de ser no RJ a loja Apple é a diretoria deles pois morar no Rio é mais interessante que SP, agora em termos econômicos, de venda, etc, não da pra comparar RJ com SP. Vi aqui escrito que abriram em Paris na Champs Elisee, que era pela visibilidade e outras razoes, mas me desculpe, porque Paris e não em Lyon por exemplo? Acham que foi porque Paris é mais bonita? Claro que não, VENDAS!! Existe um risco aqui das vendas não serem boas nesta loja no RJ e desistirem de abrir em outras cidades no Brasil! Se isso não fosse verdade, não teríamos inúmeras lojas e empresas multinacionais instaladas em SP e não no RJ. Simples assim. E esclareço que acho o RJ uma cidade fantástica, mas economicamente não tem comparação.

  • Edson

    Já existe saidinha de banco (Rio, SP,etc…) agora vai ter uma nova categoria “saidinha da Apple”….

  • Alex iPilot

    Muita gente falando em volume de vendas para localizar a loja…

    Penso que loja Apple não é loja das Casas Bahia… A Apple vem ao Rio para MARCAR PRESENÇA.

    • Celso

      Se a loja não vender, pode ter certeza que fecha. É negocio não é turismo nem propaganda.

      • Alex iPilot

        Isso é regra para lojas de varejo, “Casas Bahia”…

        Acredita mesmo que a Apple Store Rio de Janeiro possa fechar se vender pouco? Não confunda “Apple Store” com “Retail Store”…

        Conheço um posto de gasolina Shell (que é próprio dela) em frente ao prédio da matriz da Shell… O posto vive “vazio”… Acha que a Shell irá fechar esse posto algum dia???

        • Celso

          Esta confundindo as coisas novamente. Quantos postos Shell tem no Brasil???
          Quantas lojas Apple tem no Brasil? Vc acha que a Shell iria instalar seu primeiro posto no Brasil e ele fosse um fracasso de vendas, eles fariam o que?

  • Fabio

    Esse alvoroço todo tem um motivo bem claro. Paulista sempre pensa que é o centro do mundo.

    • Celso

      É negocio, grana, vendas, lucros! Não adianta ficar nervoso, se a loja não gerar isso, fecha. Não da para comparar as economias. Turismo não, mas negócios? Ta brincando.

  • E.s.s.

    Seja no Rio ou em São Paulo, é uma boa ter uma Apple Store física por aqui, se tudo der certo, quero estar nessa inauguração! 😉

    • E.s.s.

      Ah, só pra completar…
      Eu penso ser bem melhor a Apple abrir essa loja em um ponto fora de tal shopping que estão falando aí! Se for pra “vender” a imagem da Apple Store RIO, deveria ser em um outro lugar, de outra forma, acho que o mundo e a cidade irão ficar meio ofuscados, quero ver a abertura dessa loja em um vídeo, de algum evento da Apple, como ela fez esse ano. Ficou bem massa aquele vídeo!

  • Leo Rolim

    “a discussão sobre a decisão da Apple escolher o Rio, e não São Paulo, foi intensa e acalorada”

    Acalorada? Mas por que esse povo tem que achar que tudo tem que ser em São Paulo? Tanta coisa vai para lá e quando uma não vai tem que resultar numa discussão acalorada…

    • Celso

      Apple=lucro,grana,venda. Mancada deles. Se não fosse isso a GM,Ford,Volkswagen,Roche,etc,etc,etc,etc, estariam todas no RJ! !

  • Vimprio

    Tem muita grana, pode ser assaltada várias vezes.

  • Fábio Dias

    Lembro que uma nota de jornal falava que ao ser convidado para instalar uma Apple Store no Brasil pelo governo do estado do Rio, o próprio Steve Jobs negou e justificou a resposta dizendo que as altas taxas cobradas pelo Brasil em seus produtos eram desestimulantes, ou algo parecido. Parece que algo mudou. Vale lembrar também que o Rio de Janeiro possui um projeto de revitalização de seu porto, chamado “Porto Maravilha”. Na região está sendo erguido o “Museu do Amanhã”. Outros museus e espaços culturais também estão em reforma ao redor. É um projeto grande, que prevê até a demolição de parte de um viaduto e a construção de vias subterrâneas. Sem falar na vasta quantidade de grandes galpões que poderiam ser reformados ou substituídos. O governo está querendo transformar a região em um polo cultural, além de reestruturar uma das portas de entrada de turistas na cidade. É provável que a Apple esteja de olho nisso também.

  • Jrbs

    A Apple está montando Ponto Turístico com sua marca e só!

    No Brasil vai demorar sermos agraciados com novidades e preços.

  • iOS Players

    Acho que o pessoal deviam ter uma visão mais ampla da coisa, como o texto aborda.

    Uma Apple Store no Rio não quer dizer que seja por causa das olimpíadas de 2016, transportes ou até mesmo por causa das mulatas. Acredito que a Apple não quer contagiar somente o brasil com a abertura de sua loja no país, mas sim todos os outros países que não tenham uma Apple Store, pois assim como o Brasil esperou todos estes anos, existem diversos outros países que também esperam, e uma abertura de uma filial em um país que pode se dizer “novo” alimenta a esperança dos outros que ainda não tem.

    Concordo plenamente com o iLex quando ele fala:

    “Não há razão para paulistanos, brasilienses, mineiros e gaúchos ficarem chateados da Apple Store não estrear em suas cidades. Temos é que ficar felizes por finalmente a maçã nos olhar mais seriamente como consumidores, e torcer para que faça tanto sucesso que outras capitais logo também recebam uma filial da loja.”

  • Lessa

    Se for neste shopping e tem tudo para ser … Eu vou andando para a inauguração já que moro bem atras …. Este shopping esta ficando lindo !!!! Acho um ótimo lugar …. Seguro , fácil acesso … Não vejo problema …

  • Lessa

    Se for neste shopping mesmo e tem tudo para ser … Vou andando para inauguração , já que moro bem atras do local … Acho que é uma excelente escolha ! Lugar seguro de fácil acesso ! Este shopping esta ficando lindo ! Estão trabalhando dia e noite para abrir ainda em novembro ! Vamos aguardar …

  • Marco Almeida

    Essa notícia da Apple no Rio é ótima, porque além do preço mudar
    os demais países pararam de nos ver apenas como local turístico e passaram
    a nos ver como consumidores que dão lucro. Isso significa poder aquisitivo
    aumentando. Um conselho aos políticos de plantão: diminuam o valor e a quantidade
    de impostos, aumentem “significativamente” os salários e o crescimento do Brasil
    vai aumentar muito! E quem sairá ganhando serão todos nós!!!!!!
    Parabéns Apple pela sábia decisão e parabéns Brasil pela grande aquisição!

    • Beto

      “(….Um conselho aos políticos de plantão: diminuam o valor e a quantidade
      de impostos, aumentem “significativamente” os salários e o crescimento do Brasil
      vai aumentar muito! E quem sairá ganhando serão todos nós!!!!!!….”)

      Resposta do governo: Alguns grilos cantando “pri… pri… pri… pri e ao fundo, um grande e ruidoso vácuo.

  • anonimo

    dica: no perfil do facebook do villagemall, ele dá like nas lojas que abrirão no shop… 🙂

  • João Vitor Passos

    Tomara que não seja dentro de um shopping… 😛

  • João Vitor Passos

    Espero que essa 1ª loja faça sucesso. E que a partir de (2013 ou 2014) a Apple decida espalhar Apple Store por mais cidades brasileiras, como: Brasília, São Paulo, Salvador…. 😀

  • Lília Luz

    ‎”(…) Temos é que ficar felizes por finalmente a maçã nos olhar mais seriamente como consumidores, e torcer para que faça tanto sucesso que outras capitais logo também recebam uma filial da loja. (…)”

    Em tempos em que o Código de DEFESA do Consumidor completa 22 ANOS no Brasil, e saber da luta que existe para nós sermos respeitados no cotidiano, ler coisas como essas me enojam e me fazem entender o “porquê de o Brasil não ir pra frente…”. Puxa, vamos fazer valer nossos direitos, vamos boicotar os produtos que chegam até nós com preços abusivos, vamos nos valorizar, vamos fazer as coisas com excelência e não vamos aceitar menos do que o melhor.

    • Beto

      Otimo, concordo, em gênero, número e miolo.

  • Leandro Pim

    deve ser tbm por causa do RIO 2014 e RIO 2016 ???

  • Bruno Fernandes

    ueee no shopping paulista em SP tem uma loja da apple O_o

  • Aurelio

    A verdade que a nova diretora executiva da Apple é carioca e trabalhava em uma empresa de telecom aqui no Rio!!!

    • TheCariocaKid

      É pq somos mais inteligentes que vcs.

  • Michel

    Concordo plenamente iLex. Mais um excelente texto, parabéns!

  • Leandro

    Pensar que vão colocar a loja no Rio por que estrangeiros vão reconhecer é muito nada haver. Estrangeiros já conhecem Apple Stores…. É culpa da Copa e da Olimpíada. Hehe
    Brasilia seria bacana. Gente do Brasil inteiro mora aqui. Lugares interessantes e mais seguros do que RJ e SP. A maior renda per capita do país.
    Seria mais um monumento na capital! Poderiam demolir o Conjunto Nacional e fazer a Apple Store!!

  • Daniel Marques

    Off topic-
    Alguem sabe se a Apple Store nos USA tambem “entram” na Black Friday? Obrigado

  • Daniel Marques

    Off topic-
    Alguem sabe se a Apple Store nos USA tambem “entram” na Black Friday? Obrigado!’n

  • Guilherme

    iLex, eu mandei um e-mail pro blog falando que na propaganda do iPad mini, na demonstração dos mapas, eles deram zoom no brasil e apareceu bem certinho o cristo redentor, no e-mail também citei que isso poderia ser uma pista de alguma coisa que poderia acontecer no Brasil, eu até pensei que fosse a siri que finalmente falaria português mas nessa semana, quando descobri do lançamento lembrei na hora do e-mail que tinha lhes mandado.

    • Alex iPilot

      Eu aposto que será O EVENTO… TIM Cook presente…

  • Fernando

    Os caras ficam se corrigindo, ao invés disso poderiam comentar sobre o post sem ligar para os erros dos outros… São metade dos comentários com correções e a outra metade quase não se aproveita o que dizem…

  • Tekiatu

    Texto rico e inteligente, por isso acesso o BDI todos os dias! Parabéns a equipe!

  • Pedro Alberto

    Ah ta mais que na cara que a Apple iria abrir primeiro no rio k em são Paulo, não tenham duvidas, nos de SP que nos contentemos com fastshops da vida, temos que agradecer de ser aqu no Brasil não na Argentina =P

    • Celso

      Eu se fosse responsavel pela Samsung no Brasil, abriria amanhã uma loja fantastica em Sao Paulo para promover unicamente a linha !!!!
      Seria um grande problema para a sra Apple, que me parece está perdendo a noçao das coisas!

  • Emerson Rickenbacker

    Lendo os sites de notícias hoje, fiquei espantado.
    Não sabia que existia violência fora do Rio de Janeiro.
    Pensei que PCC, fosse a sigla de Paulista Country Club

  • Filipe

    Meu deus , quanto mimimimi . Onde foi q a apple escolheu abrir a primeira loja ? Rio . Se conforme, a apple n vai mudar o seu projeto de lançar na cidade maravilhosa pela sua opnião. Agr dizer q SP é mais bonito que o rio é forçar a barra …

    • Celso

      Rapaz, ninguem disse aqui que SP é mais bonito que o RJ, que realmente nao dá pra comparar, agora grana, venda, bufunfa,marketing,etc,etc, é SP sem a menor duvida, impossivel comparar com RJ. Essa é a mancada da Apple na minha opiniao. Será no RJ porque o Diretor Geral deve ser de lá ou os gringos querem morar no RJ!!!! Evidente!

  • Paulo Pires

    Nada de Rio nem São Paulo, deveria ser aqui em Floripa. Paulista que é rico mesmo vem é para cá! A Apple é para quem pode e não há um maior cordão de deslumbrados(as) do que em Jurerê Internacional, com seus clubes de praia que não devem nada aos europeus, Ferraris, Lamborghinis, etc., (de paulistas é claro).

    Quanto ao Rio é simplesmente a cidade mais bonita do mundo, a maravilha não é só o Cristo Redentor. São Paulo continua sendo a cidade locomotiva do Brasil em termos de negócios mas infelizmente passa por um momento muito difícil que espero termine logo.

    Só para tirar um sarro nos meus amigos paulistas, quando morei no Rio os cariocas diziam que em São Paulo havia duas coisas boas, o jornal do Rio (O Globo) e o avião de volta para o Rio. Há tem duas mais “o Chopps e os Pastel” e as Pizzas. As “minas” são as do Rio…
    A propósito não sou “manezinho” (no bom sentido da palavra), sou mineiro. Vai, antes de tudo sou brasileiro.

    Bem-vinda Apple, que outras lojas venham logo!!!

  • Stack

    iLex, seus argumentos para a abertura da 1a Apple Store no Brasil ser no RJ estavam bons até você dizer que provavelmente será dentro de um Shopping na Barra, que fica bem longe dos cartões postais e os pontos turísticos mais visitados do RJ, sendo assim, não faz o menor sentido, faria mais sentido abrir na Av Paulista ou no Shopping Cidade Jardim ¬¬

    • Eu não sei onde será. Não fui eu que disse, só repliquei o que “alguns apostam”.

  • MafiosaBe

    Só sei que irei pro RJ visitar! 😀

  • Diogo Kesley

    Já ouvi que a loja seria na nova área idealizada para as olimpíadas, a região do porto, onde vai ocorrer uma revitalização geral do bairro da Gamboa!!! Claro que não é nada confirmado, mas seria uma ótima localização já que além de Central vai ter uma publicidade enorme por se tratar de um “novo bairro”

  • Enrique

    Já fico feliz, o iPad é feito aqui ! 😀