Curiosidades

Para a Nokia, a cor do celular é muito mais importante que o sistema operacional

Seguindo a moda do “vamos fazer um comercial denegrindo o iPhone e seus usuários tapados“,  a Nokia começou a divulgar uma peça publicitária em que critica abertamente o iPhone 5 e suas poucas opções de cores.

Isto mesmo. Ela optou por não destacar as diferenças do sistema operacional Windows Phone, nem as possíveis vantagens técnicas de escolher um Lumia no lugar de um iPhone. Ela só diz que sua grande vantagem é ter opções variadas de cores.

Parabéns, Nokia. Você perdeu seu reinado no mercado de celulares com decisões erradas, mas agora com certeza está apresentando argumentos sólidos para trocarmos de celular. E andar com um aparelho amarelão no bolso é tudo o que eu sempre quis.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo
    • Felipe

      Sem querer irritar, mas, o iLex usou ironia sem ser irônico, eu adoro duas marcas, a Nokia e a Apple, sei muito bem das duas, mas depois de ter lido isso, iLex…. O iPod Touch também tem na cor amarela agora sabia? Mas sobre ele você não fala nada, se forem pesquisar, o Nokia Lumia 820 tem nas cores roxo, azul, cinza, preto, branco, amarelo e vermelho com a capinha podendo ser trocada (tipo Samsung corby), e o Nokia Lumia 920 tem nas cores amarelo, vermelho, branco, cinza e preto, então se você gosta de ter um celular amarelo, vá de Lumia, se gosta de ter um celular preto ou branco que nem o iPhone, vá de Lumia ou iPhone, -1 ponto pro BDI…

      • Vinicius

        Alguém (com mais de 15 anos de idade) escolhe um celular devido a maior opção de cores? Jura?

      • Jorge

        Fora que quem começou com essa mania de fazer comerciais debochando do produto e do usuário concorrentes foi a Apple, com os comerciais Mac vs. PC.

      • Luiz

        Nokia é um lixo, já tive e nunca mais vou ter.. prefiro um POWERPACK.. HAHAHAHAHA

      • Denner

        Acho que tinha que ter um curso de interpretação de texto obrigatório antes de poder postar no BDI.

        =/

      • Fabi

        Felipe, eu tambem gosto muito da Nokia, mas o que o Ilex quis dizer é que aonde que a cor do celular é mais importante que o SO? uma propaganda totalmente sem noçao!

      • Fabiana

        Poh cara eu acho que a Nokia cutucou de uma forma sim a Apple, e foi bem ironica pelo comercial acima!
        Pelo comercial eles dizem que o iphone é preto e branco uma coisa sem graça, já eles são mais descoladas e preferente tudo colorido com mais alegria..
        Enfim..Não é questao de falar mal da Nokia, e sim da Nokia se colocar no lugar dela pq o Windows phone é uma porcaria!!

        • Ortona

          Seu comentário perde credibilidade com a frase final. Definir algo como porcaria sem ter argumentos… Se a Nokia acha que cores são um diferencial, o problema é dela e não é só iPhone que é preto e branco, por isso acho que tem muita gente tomando as dores….
          A Nokia faz aparelhos com essas cores berrantes já há algum tempo, eu particularmente não gosto, mas eles devem saber quais as cores mais populares (dentre seus aparelhos) e se amarelo, azul, rosa vermelho ainda são opções, algum motivo deve ter…

    • Rodrigo Salles

      Que propaganda mais porcaria!! Brasileiro é que faz a melhor propaganda quando o assunto é tirar onda…

      • Bruno Lopes

        cara, essa propaganda n é brasileira, é só tu perceber q ela ta em ingles ‘-‘

        • Rodrigo Salles

          Presta atenção, rapaz!! Eu disse que brasileiro é que faz as melhores propagandas pra tirar onda de alguém, não que essa é brasileira.

        • Lázaro Freire

          Como disseram acima, um curso de interpretação de texto produziria milagres aqui, hehehe…

          Quanto ao comercial, não achei tão grave. Ao contrário, deu pena da Nokia, pois deve ser consciente. Entendi que o ponto do iLex (infelizmente) não se aplica pois presume que a Nokia esteja na briga de gigantes, e espera-se dela (ainda) argumentos anti iPhone e anti Galaxy, como se seu target (ainda) fosse convencer a público exigente (como nós) a trocar de celular.

          Pois, de novo interpretação de texto – e imagens – não entendi isso do comercial. Claro, a referência ao iPhone está lá, mas apenas para fazer contraste. A Nokia está com uma linha de produto específico, tentando PELO MENOS atingir um público específico. É mais ou menos como aquela rádio que desiste de brigar por ser mais uma das inúmeras das mais ouvidas de SP, e ter cidade com umas 30 rádios no dial da FM, e descobre enfim que dá mais audiência BRUTA fazer uma rádio segmentada, só de rock, só de clássicos, só de MPB, só de flash-back, pois embora seu público alvo seja muito menor, sua fatia de bolo não será tão dividida. Melhor ser cabeça de sardinha do que errr, como dizer, “rabo” de tubarão.

          Então pra mim significa apenas que o marketing não quer nem pode mais brigar no mainstream dos graúdos, onde sabe que colocar dinheiro em escala mundial será perder dinheiro. E está optando por um público específico, que quer algo diferenciado. Existe esse público. É pequeno, mas uma fatia pequena do mercado mundial é muito dinheiro. Especialmente para uma “líder” que perdeu a mão e vem levando uma surra atrás da outra, há anos, da Motorola, da Apple, da Samsung, da Sony, e de quem mais aparecer.

          • Marcos Oliveira Martins

            gente, zoar a Apple da ibope. Se fosse um comercial falando somente do aparelho, não estaríamos aqui comentando, simples assim!

    • Luiz

      Comercial bem bacana mais continua preferindo o branco ou preto

    • Henrica

      Haters gonna Hate !

    • Andrea Grecco

      Hhahhaha pois e, cada um tem o celular que merece !!!

  • Douglas

    Só falta ela falar pra agente trocar um iphone por um tijolão Nokia de 2004 por ele ser mais resistente e pesado e ter o jogo da cobrinha

    • Murilo

      Verdade rs rs

      • Felipe

        Sem querer irritar, mas, o iLex usou ironia sem ser irônico, eu adoro duas marcas, a Nokia e a Apple, sei muito bem das duas, mas depois de ter lido isso, iLex…. O iPod Touch também tem na cor amarela agora sabia? Mas sobre ele você não fala nada, se forem pesquisar, o Nokia Lumia 820 tem nas cores roxo, azul, cinza, preto, branco, amarelo e vermelho com a capinha podendo ser trocada (tipo Samsung corby), e o Nokia Lumia 920 tem nas cores amarelo, vermelho, branco, cinza e preto, então se você gosta de ter um celular amarelo, vá de Lumia, se gosta de ter um celular preto ou branco que nem o iPhone, vá de Lumia ou iPhone, -1 ponto pro BDI…

      • Felipe

        Sem querer irritar, mas, o iLex usou ironia sem ser irônico, eu adoro duas marcas, a Nokia e a Apple, sei muito bem das duas, mas depois de ter lido isso, iLex…. O iPod Touch também tem na cor amarela agora sabia? Mas sobre ele você não fala nada, se forem pesquisar, o Nokia Lumia 820 tem nas cores roxo, azul, cinza, preto, branco, amarelo e vermelho com a capinha podendo ser trocada (tipo Samsung corby), e o Nokia Lumia 920 tem nas cores amarelo, vermelho, branco, cinza e preto, então se você gosta de ter um celular amarelo, vá de Lumia, se gosta de ter um celular preto ou branco que nem o iPhone, vá de Lumia ou iPhone!

        • Felipe, em nenhum momento o texto fala mal do Lumia e nem das opções de cores como coisa ruim. Claro que ter opções é bom e tem um publico especifico que gosta (o mesmo que compra iPods touca coloridos).
          A critica ao comercial foi justamente sobre criticar o iPhone, dizendo que o Lumia é melhor porque tem cores. Aí é forçar a barra, não acha?

          Seguindo o seu exemplo, seria a mesma coisa que fazer um comercial do iPod touca dizendo que ele é melhor que o iPhone porque é colorido. Entende a diferença?

          Tem gente que ficou ofendida com o texto porque acha que está falando mal do Lumia. Mas na verdade, ele critica justamente o fato do comercial não destacar as reais qualidades do celular, que nem é ruim.

          • Alex3a3

            …masssssss, que também não é bom!!!!!!!!!
            Se as empresas investissem mais nos SOs, com criatividade, todos ganhariamos!!!

          • Pedro

            iPod touca??? Sempre deixo o corretor desligado.

            • Felipe Carvalho

              Nossa, realmente o fato de o corretor ter trocado touch pra touca é o mais importante na discussão (ai ai…)

              Mas, voltando ao que interessa, realmente acho q vc depreciou, sim, iLex, o fato de o lumia ter a opção do amarelo como cor. Isso é, para algumas pessoas, um diferencial, sim (tento q disponível no touch, apesar de indisponível no iphone, por estratégias mercadológicas que podem até ser questionadas). Obviamente a maioria não compra um celular por isso (eu msm tenho um iphone e não pretendo trocá-lo por causa da cor), mas tem muuuuita gente tbm q tem iphone e não a metade das coisas que ele pode fazer…tem porque tá na moda…

              Se é um diferencial q o concorrente não tem, é claro q tem q ser anunciado, também. É recomendável, porém, q uma campanha não se fie só nisso, porque existem outros públicos tbm, q podem nem ligar pra cor (a maioria, acho).

              E outra coisa q as concorrentes aproveitam e criticam é exatamente o q mencionei antes, pessoas q compram o iphone mais novo simplesmente pq é o iphone mais novo, sem nem avaliar se realmente valiosa, útil e necessária é a troca…

          • Juliano do Prado

            iLex, mas esse caso ja aconteceu, e com sucesso, no mercado de carros (a séculos) a ford tinha a estratégia de produção em massa e tinha o slogan ” você pode ter o Ford que quiser, desde que seja na cor preta”, tempo depois a GM fez seu contra ataque, lançando carros de todas as cores e roubando grande parte dos clientes da Ford. 🙂

          • Ortona

            Eu posso estar equivocado quanto a minha interpretação, mas eu não senti em nenhum momento que há uma mensagem: “nosso aparelho é melhor porque há mais cores” e sim “nós temos mais opções de cores em um mercado dominado pelo preto, branco e cinza” ou “vamos colorir este mercado preto, branco e cinza” e como eu disse, ter celulares preto e branco não é exclusividade da Apple, claro que como a mesma é detentora da maior fatia do mercado subentende-se que é direcionado a ela… Achei tempestade em copo d’água…

            • iBruno

              Concordo com cada vírgula do que você escreveu 😉

        • Kevin Costner

          Pessoas que não sabem o mínimo de interpretação de texto:
          -Quem são?
          -Onde vivem?
          -O que fazem?

          Sexta, no Globo Reporter.

          • Hugo Almeida

            Acredito que a critica maior está no fato de que, nos últimos anos, criou-se a cultura do iPhone… E como a Apple falhou em apresentar “grandes novidades” – principalmente estéticas – caímos na mesmice…

            A qual também é seguida pela Samsung… Pois o Galaxy SI, SII ou SIII – principal concorrente – também segue a mesma linha…

            Sinceramente acredito que a crítica está nessa mesmice… E o comercial não é ofensivo, assim como também não li nada que me levasse a crer que o iLex ficou ofendido…

            Agora iLex, sinceramente, acho que a sua análise foi equivocada…

            • Jorge Junior

              Concordo com o Hugo! Ao meu ver, o comercial demonstrou que hoje em dia as pessoas estão “todas iguais” e, quando alguém tenta ser diferente, até causa um impacto. Por que o iPhone não vem com as opções de cores que tem o iPod Touch por exemplo? Acho que seria muito interessante e todos sairiam ganhando, tanto a Apple quanto os usuários. Sou fã assumido da Apple, tenho 1 MacAir, 1 iPhone e 1 iPad, e estou muito satisfeito com meus iGadgets, mas sou admirador da Nokia por tudo que ela representou no mundo da telefonia móvel e achei sim um grande acerto ela ter migrado para o Windows Phone. Não sou chegado ao Android, acho um sistema que visa mais complicar do que descomplicar a vida de usuários comuns, tanto que já tive que ajudar muita gente pois não conseguiam configurar nem um e-mail no aparelho. O Lumia tem tudo para bater de frente com todos os celulares “TOP” que estão no mercado hoje, inclusive o iPhone 5 e sim, as cores chamam e fazem um pequeno peso para quem deseja adquirir um novo aparelho, pois elas irão chamar mais a atenção do usuário. Só acho isso…

            • Amadeu

              Sr. Hugo Almeida foi realmente no X da questão, ótimo comentári lúcido e sem ufanismo!
              Sim eu sou fã do Iphone, mais ca pra nós depois do 3Gs o Iphone vem dando menos tesão a cada lançamento, não seria melhor demorar um pouco mais pra lançar algo novo e quando lançar realmente nos deixe com aquela mesma vontade q tinhamos nas primeiras versões? (
              O Pink Floyd demorava a lançar albuns mais era obra prima depois da outra)
              Espero q depois desse 5 a galera da maçã fique realmente mordida e lance algo q faça chacoalhar o mercado, q o espírito de Jobs ilumine os poucos inspirados de cupertino!

          • Daniel Lima

            Concordo plenamento com você Kevin, povo tapado.

          • Marcel Praciano

            Antes de falar de interpretação, estude pontuação. Repórter tem acento… 🙂

            • Rodz

              E isso não é pontuação, é acentuação. =)

  • Gabriel

    Funy

  • Andre Luiz

    Eu acho que o pessoal de marketing come cocô. Não é só a Nokia. Várias empresas fazem umas propagandas horríveis. Muitas vezes o produto é bom e eles não sabem fazer marketing. E a coisa é explícita. A Apple sempre foi boa nessa categoria. Marketing é com ela mesma.

    • SamuEX

      hauhauhauhauhauhau

      Come cocô foi d+!

    • Raquel

      Taí uma coisa onde os brasileiros dão de 10 a 0 nos americanos!
      A grande maioria das propagandas americanas e marketing em geral de lá são de baixíssima qualidade/criatividade. Assistir às propagandas das tvs americanas é algo que beira a depressão.

      Realmente, a Apple sempre foi muito boa nesse quesito, mas, também, com o nível da concorrência que ela enfrenta por lá, nem precisava de muito esforço para ser melhor.

      • SamuEX

        Raquel,
        Eu não posso concordar ou discordar de você pois sinceramente minha memória está péssima! Falando de produtos tecnológicos, qual propaganda produzida no Brasil você achou boa?
        O que eu lembro é que o Brasil costuma fazer 3 tipos de propagandas boas: De chinelos , de pickups e de cerveja.

        • Bonziazores

          Não esquecer as publicidades das lindas mulheres brasileiras de bikini 🙂

          • Marcio

            Mas as Publicidades de linda mulheres de bikini, tomando cerveja encostada numa pickup, com os chinelos na mão, São insuperaveis.

        • Luis Cesar

          E quando se trata de propaganda de cerveja, a mensagem que é passada é que só idiota, débil mental bebe.

          • Rafael

            O que sejamos francos… tem lá seu fundo de verdade!

            • Anderson

              Alan, genial! Rsrsrs

        • Ricardo Jorge

          Temos lixo, mas algumas propagandas muito boas, sim! Falar mal é fácil. Tem uma recente de uma pickup (acho que é a Ranger), feita em HD, com fotografia espetacular, e que mostra as qualidades do veículo em um belíssimo texto, em forma poética.
          Concordo que tem umas empresas que tem ótimos produtos, mas resolvem destacar aspectos não tão significantes em suas propagandas, tornando-as quase imbecis.
          Mas aqui entre nós, um Iphone de uma cor só é muito pouco… parece o Henry Ford: “O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.”
          Felizmente temos capinhas pra resolver esse “problema”. Aliás, os fabricantes de capinhas adoram o Iphone…

        • Mauricio Ono

          A propaganda dos Poneis Malditos da Nissan foi uma boa propaganda apesar da musica ser irritante

          • Jefferson

            A propaganda da Nissan onde a senhora descongela o marido por causa de uma carro Japonês é muito boa (pena que enganosa rsrsr, pois para ter um March seria melhor ficar congelado rsrsr).

          • Luís M.

            As vezes uma propaganda que tem falhas bem eficaz, pois faz você lembrar dela por um bom tempo

  • André C

    Looool vey só me faltava essa! A Nokia podia voltar a fazer celulares indestrutíveis!! Tipo o 1º Smartphone indestrutível

  • Dra2840

    Além de chamar quem compra Apple de robô que nao pensa (parabéns, se vc queria roubar mercado de outro smartphone esse eh O caminho), o motivo para trocar é idiota.

    Parabéns Nokia.

  • Mauro Filho

    Parabéns, Nokia. Você perdeu seu reinado no mercado de celulares com decisões erradas, mas agora com certeza está apresentando argumentos sólidos para trocarmos de celular. E andar com um aparelho amarelão no bolso é tudo o que eu sempre quis. Só isso.

    • Rodrigo Sales

      Tá. Isso eu li na matéria… Agora o seu comentário!!

  • EDINHO

    Caras sinceramente eu as vezes tenho vergonha de atender o meu iPhone que é branco
    Imagina tirar do bolço uma coisa medonha amarela fluorescente …
    NÃO OBRIGADO!!

    • Mvcmendes

      Vai ver essa é a idéia. Fazer algo tão feio que os clientes não correm risco de serem roubados. É tipo aquela capinha pra iPod que fazia seu aparelho parecer um Zune.

  • Eduardo Pegorer

    Nokia – Faillll

  • SamuEX

    Uma das coisas mais legais deste blog é quando o iLex usa ironia.
    Ele é mestre nisso! 😀

  • Mylena Monteiro

    Só rindo cara kkkkkk mt feio esse lumia verde florescente ou amarelo sei lá

  • Bruno D.

    Que péssimo marketing por parte da Nokia, ahah!
    Cito um dos ‘top comments’ do vídeo:

    “What’s so funny is, that everyone has to compare their products with the iPhone in THEIR OWN commercials … I’m not a fan but when I see this I see
    also “iPhone is the best and we will be better than the iPhone” “better with colors …” “better with bigger screen…” come on guys)”

    Não podia concordar mais! xD

    • Anderson Felipe

      Cara, esse comentário disse tudo. Realmente a implicância com o iPhone é enorme! As marcas sempre se vêem obrigadas a atacar o iPhone para conseguirem se promover. Achei o comercial muito sensacionalista. Chamou os usuários de iPhone de descerebrados e sem opinião própria, e eu acho exatamente o contrário: só tem iPhone quem têm opinião própria, só compra iPhone quem é decidido, ninguém vai escolher um smartphone em uma loja e diz: pode ser um iPhone! ele até que é bom! u.u

  • iRon

    Vai ter carro amarelo que vem com o celular.

    • Marcelos

      Epaaaa! Fala mal de carro amarelo não! rs Tenho um Golf novo amarelo e não tem quem não olhe com admiração o menino nas ruas. 😉

  • Tatiana

    Que tosco! Sou muita mais meu branquelo…

  • Rodrigo

    Oque eu vou usar no celular? A cor ou o sistema operacional ??? …..

  • Luis M.

    Coitada 🙁
    Só vou comprar o iPhone 5 por suas vantagens em processador

    • Vinicius

      Se for somente por essa simples causa você,na minha opnião estaria fazendo um negocio ruim,trocar só por motivo de processador,sendo que a diferença nem é tão nítida.Eu tenho um 4S e vou pegar
      o 5 mas por vários motivos,não apenas processador,quer dizer que se lançarem um iPhone 20 e ele ser o cinco com um processador 20% melhor você vai comprar?

  • Geraldo

    Por isso que não vai pra frente meu amigo.

    Nokia aqui nunca mais.

  • Augusto banny

    O engraçado desses comercias é que eles falam mais do concorrente do que deles mesmo ou seja é publicidade de graça para a Apple….
    Tio Tim agradece !!!

  • Jefferson S. Andrade

    A Nokia ainda existe por causa dos mapas e do GPS gratuito, se não fosse isso já teria voltado a fabricar pneus.

  • Caio Henrique

    Gostei da propaganda pela arte.. =]
    Não pelo conteúdo..

  • Geraldo Costa

    Pois eu achei válido.
    O comercial aborda um dos diferenciais do produto. Sem maiores pretensões.
    Isso chama-se de estratégia de abordagem mercadológica.
    E viva a concorrência.

    • Luis Henrique

      Com certeza é válido. Certamente isso faz parte de uma série de comerciais, e cada um deve apresentar um diferencial. Para mim a Apple podia mais no iPhone 5. Viva ao Nokia 920, que parece ser um excelente aparelho.

    • Christiano

      Geraldo talvez o mercado precise realmente disso, talvez a Apple também preciso disso (concorrência). Gente, Salve a concorrência. Pra que querer dizimar o concorrência ????? Deixem a nokia com suas diretrizes mercadológicas…. Se realmente estão incomodando os usuários Applemaníacos alguma coisa tem aih heim ?!?!?!?!

  • Beaguinho

    Ridículo!

    A Apple nunca precisou fazer isso, pelo menos não tenho visto críticas a outros celulares nos comerciais dela.

    • Stefano Angelo

      Ela não fica dando tiro no pé. A maioria dos comerciais dos concorrentes são na verdade propaganda para a Apple. Ficam lembrando do nome dos produtos da maça a toda hora.
      Nem a própria Apple faz tantos comerciais assim de seus produtos.

    • Juliano

      Claro que a Apple faz isso! Não se lembra dos comerciais do carinha da Apple (o descolado) e o carinha da Microsoft (o utrapassado)? Achei o comercial da Nokia válido. A mensagem que ele passa não é “compre um celular amarelo”. Só pessoas sem capacidade alguma de abstração concluiriam isso. A mensagem é: compre algo diferente dos demais. Simples assim. Não trocaria meu iPhone por um Nokia, mas criticar o comercial já é demais.

  • @bruno_cass

    As vezes vocês são radicais demais. Se ofendem de uma forma que não faz muito sentido.
    O comercial é bom. Retrata tudo aquilo que estou vendo nos posts, um bocado de gente ofendida por algo diferente (cor). É ataque a Apple, sim, mas e daí? Coca-cola e Pepsi fazem isso desde quando?

    Sobre o lance da cor, o mundo realmente não é preto e branco.

    Não é um comercial para dizer qual é o melhor.

    • Jefferson S. Andrade

      Cara, você está equivocado.
      Esse comercial não ofende ninguém, apenas é motivo de chacota contra a própria Nokia (se é que não era essa a intenção deles).

      • @bruno_cass

        Claro que ofendeu, olha só a quantidade de gente ofendida nos comentários.

        • É o mesmo número de fãs da Nokia que ficaram ofendidas com o texto. Tem gente que só leu o título e já está aqui reclamando…

          • Kleyson Klesller

            No programa Espécie em Extinção de Hoje, falaremos um pouco dos fãs da Nokia, está espécie que está na classificação EW…

    • zikento

      Concordo com voce,é mais ou menos por ai!Viva a concorrencia

  • Ricardo

    Na verdade, acho que a ideia central do comercial não é exatamente enaltecer as cores, mas sim incentivar o consumidor a ser “diferente” da maioria. Também acho que a Nokia não ficará só nessa apelação do “diferente” uma hora ou outra vai ter que argumentar tecnicamente. Ninguém consegue vender só com base nesse conceito, imagino que a maioria das pessoas dispostas a gastar com o smartphone de alta performance se interessa, e muito, pelos requisitos técnicos do produto.

    • Igor Camilo
    • Leo

      Propaganda ruim ta sendo ver essa quantidade de comentários de quem nao tem capacidade de entender a propaganda e as razoes dela e saber que esses são as pessoas que compartilham com você o gosto pelo iPhone. Me faz pensar que talvez esteja na marca errada… :/

      Ainda bem que tem uns sensatos que entenderam os propósitos da Nokia.

  • gente, meu iphone é rosa choque! é só botar uma capinha colorida… =)

  • Carlos

    Eu tenho Iphone, mas na verdade a campanha é muito bem bolada. A própria Apple na propaganda do Ipod Touch novo chama a atenção nas cores e inclusive cria um modelo vermelho exclusivo de seus produtos como clara peça publicitária. A verdade é que hoje todo consumidor de smartphones é bem informado à respeito dos aparelhos e seus concorrentes e pra quem não é com certeza isso chama a atenção. Exemplifico: Minha filha tem 10 anos e quer um smartphone porque “todo mundo na escola tem” (quem tem filhos sabe o que digo) e ao escolher um, ela não quis saber se ele era Android, iOS ou Windows Mobile, o que chamou a atenção dela foram duas coisas: Facilidade de uso e sim, as cores!!! Ela ficou louca com o Lumia 710 e tive que levar um por 700 mangos mesmo tendo um Samsung Omnia W por 400 que é muito parecido em termos de configurações. Então, analisando friamente, esta campanha visa atingir o público de primeiro smartphone ou que tem um mas usa muito pouco seus recursos.

    • Diego

      A diferença é que sua filha não precisa de um comercial falando das cores para querer um celular colorido.

      Se o que ela quer é cor, ela vai cegar no balcão e falar “Tia eu quero esse aqui, tem rosa?”.

      Gasto de dinheiro numa peça publicitária sem público, que ridiculariza mais a própria empresa do que ataca a outra.

      • Carlos

        Você não deve ter entendido o que eu disse:

        “analisando friamente, esta campanha visa atingir o público de primeiro smartphone ou que tem um mas usa muito pouco seus recursos.”

        Foi isso o que eu disse, o resto são exemplificações.

  • Ulisses Silva

    Alguem me diz o que o povo tem na cabeça, que coisa mais idiota, fazer comercial criticando a concorrência, ahh pelo amor… parece que viro moda isso agora, isso só me faz gostar mais da Apple, eles são mais eles e ponto.

  • Fabio

    Cara ao invés de gastar esforços pra exibir os produtos deles, e falar com argumentos sólidos como eles são bons, eles ficam fazendo esse tipo de comercial…

  • Dani

    E os “cases” existem pra quê?
    Posso ter o iPhone amarelo, vermelho, fita cassete, ursinho…

    • Kelly Maris

      Concordo com vc Dani!Eu sempre gostei de iPhone branco…acho mais bunito e tbm porque acho que destaca mais com as cases…gosto de trocar de case que nem trocar de roupa..rs

  • Matheus Ribeiro

    Eles deveria mudar o final de “This is Limia” para “This Is Recalque”

  • João Pedro Vianini

    Putz.. Até a Samsung foi mais criativa nos comerciais do “Next big thing”… Kkkkkk

  • Fabian

    Não temos as estatísticas, mas aposto que a maioria dos Nokia Lumia vendidos são pretos ou brancos. Aliás, a Nokia faz promoção (como dar capinha grátis) para quem compra rosa ou amarelo.

  • Copeta

    “sua pouca opções de cores.” Não tenho certeza que estou certo mas, não soa melhor colocar “suas poucas opções de cores”?

  • Renato Macota

    Sem duvidas vc não entendeu o conceito, né?

  • Copeta

    Tem gente que não tem mais o que inventar…

  • Jefferson S. Andrade

    Pessoal, vocês não entenderam qual era a intenção do comercial. Eles queriam apenas dizer o seguinte: – Vejam como nosso aparelho é “bonito” e apenas pessoas de “bom” gosto vão compra-lo!

    • Roberson Annunziato

      Ou: Vejam como nossos clientes são idiotas, eles compram porque é colorido e não pelas funcionalidades/capacidades/etc/etc.

    • Geeklan

      Bom gosto com um celular amarelo vivo? O.o

      • Rodz

        *E o que me diz dos novos iPods?

        • Alan Cardeque

          Eles não são smartphones. O que mais você quer saber?

          • Rodz

            Desconsidere esse meu comentário acima, porque eu havia enviado em resposta a um comentário de alguém questionando o gosto de quem escolhe algum gadget (seja ele smartphone, mp3, dumbphone, ou o que vc preferir) “amarelão”, “azulão”, mas esse comentário foi removido e o meu veio parar no final da lista, descontextualizado.

            • Waguity

              Galera viaja legal na maionese! O que tem a ver smartphones, com ipods, iMacs e afins??? O comercial é sobre SMARTPHONES!!! Oras!!!

            • Rodz

              Mas estávamos falando de cores.

  • Braian

    #euri

  • Glaudson Alcântara

    Gente, mas existe case de iPhone pra que mesmo, heim? Quem quer personalizar o modelo do iPhone tem como, meu povo!
    Péssima qualidade, me ofendeu como possível consumidor. Mas é claro que nunca na vida iria trocar um iPhone por algo de menor qualidade só por conta da cor.
    Ah, obrigado Nokia por me chamar de robô, isso ajudou demais a diminuir ainda mais o meu conceito da sua marca.

  • Mendes

    Realmente… Péssima Propaganda…

    Tenho um iPhone 4S e um Lumia 800… Gosto muito dos dois… Costumo falar que para o Windows Phone ficar melhor falta só ter mais opções de aplicativos, que ainda é muito limitada (isso, certamente, por a plataforma não tem emplacado e, assim, não ter se tornado atrativa para os desenvolvedores…)

    Mas o que quero falar não é isso… Não sei quanto aos outros Lumias (o 700 ou o recém lançado 900), mas, pelo menos o 800, só vem na cor preta e as cores só carcaças que são colocadas nele… O meu veio com carcaça preta, mas existe carcaças oficiais de várias cores (e quando você compra você realmente escolhe qual cor da carcaça quer que venha no seu, se tiver opções na loja que você comprar, nas quais, geralmente, só há mais a preta mesmo)…

    Enfim… Não sei quanto aos outros Lumias, mas o 800 você só tem opção de cor com a troca de carcaça, o que é exatamente a mesma coisa no iPhone… Quer um iPhone Fluorescente? É só colocar uma carcaça acrílica ou em TPU e pronto…

    Realmente esse comercial é muito pouco perspicaz… (Para dizer o mínimo)

    • Diego Felipe

      Você tem certeza que tem um Lumia 800?

      Porque o corpo dele é de policarbonato único e não possui carcaças para trocar. Alias até a bateria é fixa, como o iPhone.
      O que vem nele é um case de borracha, como o bumper, mas inteiriço.

      • Mendes

        O que eu chamei de carcaça, vou chamou de bumper… Para mim, para ser bumper teria que ser só ao redor, e o do Lumia 800 é uma carcaça (capa, case, o que seja)… Como nessa imagem: http://ztop.com.br/wp-content/uploads/2012/03/lumia-800-06.jpg

        Nomenclaturas a parte, o Lumia 800 é de uma cor só e o que faz ele ser de cores diferentes são acessórios, uma carcaça ou capa ou case ou do que você queira chamar…

        • Furfles

          Ele é fabricado de um material com uma pigmentação específica nele. Não é uma case! A carcaça (o corpo!) é feito de um material pigmentado de cores diferentes, assim como a carcaça do iPhone é pigmentada apenas nas cores branca e preta.

          Entendeu Mendes!? Não é um acessório (ex. case, bumper, etc etc) é o corpo dele… é do que ele é feito!

          • Mendes

            Furfles… É como eu falei, eu não sei os outros, mas o Lumia 800 só vem na cor preta, as cores são carcaças (ou cases, ou capas…) que são colocadas nele… O Lumia 800 já vem com uma carcaça dessas de fábrica… O encaixe é muito perfeito, nem parece um acessório, uma carcaça…

            • Furfles

              Mendes, tenho o primeiro aparelho da Nokia fabricado dessa maneira (nokia N9) e já mexi nos Lumias e posso afirmar que ele é inteiramente colorido. A Nokia fabrica ele colorido, meu N9 é azul, e manda uma case de borracha da cor da carcaça para proteção. Da uma pesquisada no YouTube que você vai ver que estamos certos.

  • ALfredo

    Nokia, conseguindo sempre se superar em falta de criatividade.

  • Raphael

    O Lumia 920 bateu o iPhone 5 em vários testes de câmera e desempenho, fica a dica…

    Sobre o video: ofender-se com marketing de guerrilha é besteira, pessoal. Isso existe e sempre vai existir – o que foram aquelas piadas da Siri contra a Samsung há alguns meses? Não era a mesma coisa? Não tome como critica, mas esse artigo não esta a altura do blog, iLex (eu sei, é um blog, é seu, voce posta o que quiser, mas espero que entenda minha opinião – e a respeite).

    • Eu não tenho porque me ofender com este comercial, não sei de onde você tirou que alguém ficou ofendido.
      Só estou criticando, como um ex-publicitário, a bosta de campanha que a Nokia está fazendo. E ainda bem que você me permite fazer isso em um espaço que tenho acesso.

      Se você concorda que o Lumia bate o iPhone 5 em diversos testes, deveria concordar mais ainda que o comercial destacando CORES é a coisa mais idiota que a Nokia poderia fazer.

      Você cai no mesmo erro bobo de achar que “fãs da Apple são tapados e ficam ofendidinhos com as propagandas dos concorrentes“. Este é o seu erro.

      • Leo

        E ai estão as dicas que talvez expliquem o “ex-“…

        • Flip

          Quanto mimimi por causa de um simples comercial, que por sinal achei bem interessante! 🙂

    • Raphael

      Só um PS rápido, que esqueci de comentar o comercial: eu achei bem bacana, serio, hahahahah

      Se voce tem dois produtos que são praticamente equiparados em desempenho, e diferenciam-se por sutis detalhes, por que não apelar para o aspecto estético? E não digam que cor não importa, pois é exatamente o que a Apple sempre fez com seus iPod 🙂

      A única coisa que eu particularmente notei é que o foco do comercial não era SÓ a cor – apesar de ter focado nisso: a Nokia sempre foi conhecida por seu design mais voltado para o publico jovem. Provavelmente foi essa fatia de mercado que o comercial procura atingir 🙂

      • Roger

        Não vejo a hora de comprar o meu!
        Só estou em dúvida entre o vermelho ou amarelo.
        Achei a propaganda criativa.

        -iPhone 4S / new iPad owner

      • Christiano

        Pontual seu comentário Raphael. Acredito que podemos discrepar em vários aspectos mas nunca desrespeitar a opinião / posição alheia …. muitos menos usar linguagem chula para fazer referência ao demais.

      • Leo

        Justamente. Todo mundo acha lindo aqueles murais coloridos que a Apple faz, os comerciais coloridissimos dos ipods etc.

    • Wendell

      concordo!

  • Júlio Morbeck

    Quando eu era pequeno ouvia os adultos dizer o seguinte, (quer se aparecer? Pinte o traseiro com uma cor chamativa que todos vão te ver). É isso que a Nokia quer se aparecer, então nada melhor que fazer aparelhos com cores chamarias, mas sem poder para brigar com o iPhone. Ela está fazendo o que a sansung faz, criticar, criticar e criticar, bater o iPhone eles estão longe disso.

  • Iago Andreucci

    A cor é um diferencial no Lumia 920 em relação com o iPhone e até mesmo o S3. O iPhone tem um design mais clássico, n sei se combinaria cores diversas no aparelho. kkk já o Lumia 920 tem um design bem caricato eu diria. A propaganda que foi muito mal feita msm.

  • Juliano

    A Nokia não está errada em sua progaganda não. A beleza atrai os olhares. Isso acontece com tudo. Tem muitas pessoas que compram algo pela “casca” independente do conteúdo. Com carros isso acontece muito.

    As pessoas que levam em consideração dados técnicos de sistema operacional, processador, etc, na hora da escolha de um celular são, em geral, as que se interessam por tecnologia, nem que seja um pouquinho só.

    A pergunta é, esse grupo fã de tecnologia é grande o suficiente para justificar a Nokia a fazer uma propaganda destacando dados técnicos para vender mais celulares?

    • Giglio

      Concordo contigo Juliano! Para nós, fãs de tecnologia, as especificações pesam muito na compra de um aparelho, mas tenho algumas amigas que já demonstraram entusiasmo em comprar um aparelho da linha Lumia, vermelho ou até o “amarelão” por combinar com o estilo, por ser bonito, ou até pelo simples motivo de combinar com o cabelo (vai enteder as mulheres). Acho que agradar a todos é um grande desafio (se não impossível) das equipes de Marketing, mas o comercial da Nokia não me agradou. Falando em cores, se eu sair do meu iPhone 4S, o “azulão” 8X da HTC me agrada bastante.

      • Rodz

        Acho que é bem por aí mesmo. Se ela quisesse atrair o público ligado em tecnologia, que entende as especificações técnicas, claro que ela iria enfatizar as características de hardware… Mas para o público em geral, só interessa se o aparelho é bonito e se basicamente acessa redes sociais (isso é a minha opinião, não tenho estatísticas de quais sãos as qualidades que o público comum procura num aparelho).

  • Victor

    Vou mesmo trocar meu iPhone por um Nokia só por causa dessa propaganda, ridículo.

  • Nicolau Czepula Neto

    Essa é a famosa piada pronta.. hahaha

  • Bruno

    Mas temos que admitir que as cores do Lummia são bem bonitas!

  • anor

    Dãn… isso é uma crítica, sério que vocês não entenderam? Essa propaganda remete ao comercial 1984 da apple… uma paródia,pois o iphone tornou-se algo “mainstream” em suas cores preto e branco … dai a nokia mostrou a “liberdade” que o consumidor tem em escolher a cor do seu celular..

    • krikaoli

      Concordo inteiramente contigo! Pensei a mesma coisa! (Botão curtir) e querendo ou não a propaganda parece ter sido bem propagandeada, até mesmo nos blogs redutos da Apple.

  • Juliano Santos

    Achei engraçado kkkkkk

  • Pablo

    Verdade. Podiam ter usado a questao dos mapas e camera, por exemplo. Seria muito mais facil pisar no pescoço da apple seguindo essa linha de argumentos.

  • Guilherme Martinez

    Confesso que um dos motivos que mais me chamou a atenção no Lumia foram suas cores… eu compraria um Lumia só por causa de sua cor.
    A propaganda não foi lá das melhores, ouso dizer que até foi uma bosta hahahaha mas pelo menos o Lumia fugiu do padrão atual – ao meu ponto de vista – no quesito cores. Admito que o minimalismo do iPhone me atrai, mas as cores do Lumia e o OS que se tem nele me atraem ainda mais.

  • Paulo Cotta

    Pronto, era um comercial desse que eu estava precisando para optar por um Windows Phone. Parabéns, Nokia e obrigado! -NNNNNN

  • Bruno Melo

    Tenho medo dessas empresas que pouco se importam com o que o consumidor final sente. Que coisa desastrosa. NokiaFail #AppleLikes \O>

  • Danilo Sato

    Prefiro mil iPhones “monocromaticos” do que meia duzia de Nokia coloridos, mesmo que achem o Lumia “melhor” que o iPhone 5.

    Quer um celular amarelão? para isso existem as CAPINHAS. Além de proteger seu smartphone, tem capinhas de diversos estilos e cores. Ahhh mas você comprou um Lumia amarelo e quer o azul? Ferrou, vai ter que comprar outro! Ou seilá, pegar uma capinha se é que existe…

  • Murillo Galvão

    A Nokia sim sabe o que nós queremos!! -.-
    Celulares para assistir ao show do Restart uniformizados ¬¬’

  • Daniel

    Nao esqueça que somos usuarios contidos, e nao ligamos pra essas “cores”, agora olha um usuario de classe media baixa, e a capa de seu iphone…orelhas de coelho rosa coelho, capas com coloridas, capas da coca cola (wtf), tudo que eh berrante. Acho que o Lumia vai alcançar muitos consumidores…nao de um patamar desejável, (ao meu ponto de vista) mas vai, proximos funks que vc vai ouvir no transporte publico ou mesmo na rua, vai ser nele, querendo ou nao, é celular vendido e dinheiro no bolso deles.

    • Leo

      Aproveite sua condição de elite social e intelectual e aprenda português.

    • Tarcísio

      Nossa cara que tipo de comentário preconceituoso… Pelo contrário do que você afirma, eu vejo muitas meninas da das classes sociais mais altas da minha cidade com essas capas de coelhinho, sapinho e etc. Que por sinal não são baratas.

  • Furfles

    Se ela usar o Nokia Mapas pode ser um argumento válido então? Carregamento sem fio? NFC?

    Tudo isso pode?

    • Claro que pode, seria bem melhor. É isso que o texto diz.
      Você leu? Ou só partiu do pressuposto que ele foi escrito “por um fanboy babaca que defende cegamente a Apple“?

      • Jrbs

        Melhor é ir para o que interessa, “os comments!” hehehehe

      • Jrbs

        Pessoal,

        Realmente, para nós que gostamos de tecnologia, o comercial perde oportunidade… mas temos que pensar o publico alvo dele (meio, horário, cabeças de bagres etc).

        As vezes, incrementar com análises técnicas, perceptíveis pra nós, não era o “alvo”.

        Análise: Quem é mais fácil mudar de idéia e assim fazê-lo comprar outro produto?

      • Christiano

        fico com a segunda opção ….

      • Furfles

        iLex, a resposta que eu dei sobre esse comentário foi para onde?

    • patrickgouy

      Essa do carregamento sem fio do Nokia é a TIPICA coisa que a Apple nunca vai implementar do jeito que está hoje.

      Lendo “carregamento sem fio” parece a coisa mais inovadora do mundo. Mas quando vamos pro dia-a-dia vemos que não é bem assim… Você ainda precisa do carregador (e do fio dele) ligado na tomada! E o carregamento por indução se dá de MUITO perto.

      Pra algo que fique “estático” como um mouse é muito bem vindo. Mas pra um celular que você carrega pra cima e pra baixo? Ainda não..

      • Furfles

        Mouse estático?

        O caso de usar carregamento por indução é muito bem vindo quando, por exemplo, você vai em um local comer… Tomar um café… Etc… E o local tem uma mesa com esse sistema implementado, enquanto vc esta lá o seu celular fica parado em cima da mesa carregando… Se vc procurar se informar sobre isso Vera que a nokia fechou parceria com estabelecimentos para manter locais assim em sua infraestrutura.

        Abraços.

        • “E o local tem o sistema implementado”

          Você tem toda a razão. É muito legal.
          Eu mesmo encontro lugares assim todos os dias. Aqui no Brasil, então tem muitos! 😛

          • Furfles

            iLex, quando falo que tem implementado eu falo das parcerias que eles já fizeram… E é claro que aqui no Brasil isso ainda não vai existir… Mas já viu as caixas de som da jbl que foi lançada em parceria com a Nokia? Tem Parlamento por nfc e a base de carregamento.

            Comparando novamente os aparelhos, inevitável, vc compra um iPhone 5 aqui no Brasil, paga tudo que nossos impostos exigem e nem o 4G dele poderá ser utilizado aqui… Triste não?

            Ainda acho que toda a parte que compete à nokia esta bem feito e bem pensado… Infelizmente vem com um SÓ embarcado que até para mim que gosto de Nokia me arrepia.

            De ios eu já tenho o que eu considero o equipamento perfeito para as minhas necessidades… Um iPad e acho que ele é fantástico no que se propõe. Mas para mobile eu preciso de algo que complementa minha experiência out of office… Não posso ter mais do mesmo. Entende meu ponto de vista?

      • Clóvis

        Mesmo sem ser revolucionário, é um acessório interessante. É um detalhe, verdade, mas bastante conveniente. E, além de tudo, opcional. São pequenas inovações que ajudam na experiência como um todo.

        Tem como um Nokia desses vir com iOS ou Jelly Bean não? 😉

  • Vítor

    Nokia sempre foi ridicula e sempre será ridicula.

    • Pablo

      Lave a boca com sabão para falar mal da nokia 🙂

    • Diego

      ridiculo foi seu comentário.

      Nokia liderava de longe a venda de celulares por anos a fio. Lançou e lança até hoje aparelhos ótimos. Só que está confusa no que o consumidor quer atualmente. Perdeu uma fatia gigantesca de mercado e está tentando correr atrás do prejuízo de qualquer jeito, mas está falhando

  • VimpriO

    Ta certinha a Nokia tem que atingir os fãs de restart, nx zero, luan santana, “TH”. ¬¬’

    Aff, minhas bolas!

    • Pablo

      E do novo ipod touch ne..nao se esqueca :))

  • SemMais

    Uai …
    ter um iphone amarelo é simples … poe ele numa capa!

    Cor não quer dizer nada!

  • Lucas Pacheco

    Eu ja penso que ela sabe que não pode bater o iOS… Então ele quer atrair pelo design e graça de seu smartphone :3 achei valido… Alias bem mais honroso do que as propagandas sem sentido da Samsung.

  • Miquéias Coutinho

    A Nokia está seguindo os mesmos passos da Samsung.

  • Thiago Zanchi

    HUhauahuahuahauhauahua! Sem comentários!

  • Uimer

    Pronto, coloquei uma capinha e um fundo de tela amarelo no meu 4S. =)

  • Elvis

    A Nokia quer que sejamos coloridos 😛

  • krikaoli

    Vou ser linchado, mas achei o comercial interessante. Ele me remeteu ao famoso comercial da Apple ,o 1984. Eu não fiquei ofendido, não achei nada demais. Antes de assisti-lo (<- sem acento?) eu li que o público alvo eram os usuários de Android, especialmente pessoas que já se decidiriam a não comprar o iPhone. Acho que o Windows Phone tem se mostrado como uma relevante alternativa ao iOS e a sua cópia, o Android. O que no final das contas nos faz concordar com as palavras do ILex, focaram em cor e não no que interessa. Entretanto, deve haver um chamado inconsciente nisso, não é possível. Rs

  • pedro

    MEU DEUS !!

  • Uimer

    iPhone = Mozart

    Nokia = Restart

    • Furfles

      Alias seu iPhone esta cheio de musicas do Mozart né? Entendi a “comparação” mas não consigo deixar de acha-lá tosca.

      Cor é questão de estilo. Para dar a sua cara para um iPhone, samsung qualquer coisa, vc precisa de uma case… Vc vai… Decide que vai comprar um aparelho e questiona que ele é mais fino que o do concorrente, corre, compra uma case colorida coloca nele, ele fica igualzinho o nokia e mais grosso. Vai entender…

  • Betacaroteno

    Não vi nada de errado no comercial. Tem gente q gosta realmente de um aparelho coloridão. Pra isso, me parece q algum desses Lumia vai trocar a carcaça. Assim vc pode escolher a cor q quiser. É bobeira? Pra mim é. Mas é o tipo de coisa q mta gente gosta, vide capinhas pra iPhone com N desenhos.

    No mais, o Windows Phone está bem legal. Em número de aplicativos é claro q não chega aos pés da App Store. Mas eu sou favorável a termos bons sistemas concorrentes ao iOS e Android. Isso é bom para o consumidor, seja ele um fã da Apple, seja ele fã de qualquer outra marca.

    E alfinetadas sempre vai haver dos dois lados sempre. Faz parte do jogo.

  • Elcin

    iLex, uma triste notícia. A maioria dos seus leitores não lêem!

  • Luciano Cardoso

    a verdade é que os papéis se inverteram, antes ter windows era normal e ter mac era cool. Hoje o normal é ter um iPhone e ter um Lumia com windows é cool.

  • Danilo Villa Nova

    Alguem discorda que o nokia 920 é melhor que o iphone 5?

    • krikaoli

      Eu acho que não, mas é um bom concorrente. E o Windows Phone vai disputar muito usuário do Android. Temos que lembrar, que o iOS apesar de estar se estagnando no tempo é o sistema mais lapidado e com a melhor sinergia com o aparelho que temos no mercado mundial, disparadamente. Então podem inventar o que for, mas o iPhone e seu sistema tem sido esculpido ao longo de vários anos com muito cuidado e paciência, exceção do Apple Maps. Rs

      • Furfles

        Isso eu tenho que concordar…. O IOS é o sistema móvel mais fluido que eu já usei e uso até hj. Poucos engasgos. Rodagem de pagina nele é extremamente suave se comparado com qualquer outro SO.

  • Andrey

    Prefiro o lumia do que o iPhone, mas o lumia mais caro* e que mais vende é na cor preta ahahaha

    *Na internet eles estavam cobrando mais pois era o mais procurado.

  • Rosamaria

    O comercial pode ter sido ruim, mas a cor importa sim, por exemplo, a cor dos alimentos. Entendo que, em uma vitrine em uma loja de celulares, o colorido vai chamar a atenção sim, aliado ao nome nokia ( popular no mundo dos não smartphones) e Microsoft Windows, presente no dia a dia das pessoas. O primeiro smart de muita gente vai ser esses, coloridos.

  • Guilherme

    Uma coisa a gente não pode negar a
    Nokia eh muito mais engraçada !!
    Toh chorando de rir aqui !!
    Kkkkkkkkkklkk

  • Rosamaria

    O comercial pode ter sido ruim, mas a cor importa sim, por exemplo, a cor dos alimentos. Entendo que, em uma vitrine em uma loja de celulares, o colorido vai chamar a atenção sim, aliado ao nome nokia ( popular no mundo dos não smartphones) e Microsoft Windows, presente no dia a dia das pessoas. O primeiro smartphone de muita gente vai ser esses, coloridos.

  • JanjaBoy

    Eu gosto do “reclame”! 🙂
    E tem mais, propaganda é para “propagar”, então estão certos, já ví essa propaganda em outros sites/blogs de Apple/IPhone. Ou seja o pessoal do marketing é bom.

    • Christiano

      Isso aih …. propagar, difundir, esclarecer.
      Agora tem os radicais (حركة الجهاد الإسلامي في فلسطين) que não aceitam neh?!?!?!?
      fazer oq ?????

      • JanjaBoy

        Hahahahahahahah!!!
        Muito bom!! 😉

  • Leandro Branquinho

    Ridículo.

  • iCarlos

    Nossa…gostei tanto que vou comprar uma capa amarela pro meu i4 e meu iPad 2…huahuahua

  • VimpriO

    Em 4 anos de iphone primeira vez que vi este ícone;

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=502495466429874&set=a.321703931175696.87986.100000082741806&type=1&theater

    Alguém conhece ele? é novo? pq não tem no manual nem na internet falando sobre. #QESTRANHO

    • Pablo

      Parece um photoshop mal feito ou alguma coisa colocada por algum app JB.

  • Eric

    A Nokia fez uma ótima parceria com a Microsoft, lançando bons aparelhos com um sistema operacional que eu ja considero o segundo melhor do mercado. As cores e modelos ousados são outros destaques.

    Mas, o tradicionalismo da Apple tem garantido a qualidade e estilo dos seus produtos. Nada de diferente, mas é sempre sem igual.

  • Bruno

    Me tirem uma dúvida, uma das novidades do iOS 6 não é a possibilidade de atualizar aplicativos sem pedir senha?
    No meu iPhone ele sempre pede a senha para atualizar os aplicativos instalados. No da minha namorada ele não pede senha.
    Outra coisa, no meu iPhone consigo atualizar todos os meus aplicativos baixados de contas de países diferentes sem necessidade de ficar logando em uma ou outra. Já no iPhone da minha namorada, quando tem alguma atualização de aplicativo de conta diferente da qual se está logado, aparece o aviso de que é necessário logar na outra conta.
    Alguém pode explicar isso?

    • Diego

      Sim, a app Store no iOS 6 sofreu grandes melhorias. Quando se compra um aplicativo, você não é mais redirecionado a tela de início, e não precisa de login nas atualizações. Não sei sobre o uso de várias contas no mesmo aparelho, pq migrei a minha dos EUA pro Brasil.

      • Bruno

        Sim Diego, eu não sou mais redirecionado para a tela de início, mas continua solicitando a senha da minha conta.

  • Giglio

    Pensando friamente (e não como um fanboy), um Lumia 920 é superior ao iPhone 5. Mapas, NFC, 4G, tela, durabilidade (riscos). Claro que o iPhone 5 tem suas características que superam o Lumia, mas acho que este é um mercado onde tem “para todos os gostos”. Acho que faltou um “azul escuro” para a Nokia. Tive um Lumia 800 como segundo aparelho e, posso dizer que ele me agradou MUITO.

    Se eu vender meu iPhone e meu Macbook… Quem sabe não compraria um Lumia, hehehehe.

  • Gilberto Filho

    Acho que o ponto aí nem é pela cor. Da maneira mais sintética possivel: mas é porque hoje TODO mundo tem um iPhone, que é aquele preto e branco, sem graça. O intuito mesmo é dizer que usar o Lumia é um diferencial, é a oportunidade de se destacar nesse mundo sem cores.
    As aulas de semiótica na faculdade acho que servem pra algo.

    • Clóvis

      +1

  • Japa Scene

    Na boa Nokia Amarelão feito especialmente para amantes da moda Colorida Obs: eles deveriam fazer parceria com as bandas Coloridas da atualidade ( Banda Restart e Banda Cine )

  • TiãoGavão

    Uma coisa a Nokia esta conseguindo, publicidade grátis!!
    Até o BDI esta falando do Lumia920 antes do lançamento 😛

    • Christiano

      hahaahahahahahahahah

    • JanjaBoy

      Eu falei que isso é propaganda bem feita.
      Não interessa se estão falando das cores e, se estão falando do Nokia.
      Propaganda genial. 😉

  • Copeta

    Pelo menos eles conseguem o que querem, a atenção da população ao ofender o iphone, duvido que se ela fizesse contra o android ficaria tão popular

  • Henrique

    Acho que não foi isso o que a propaganda quis dizer. O pior de tudo é interpretar errado. A animação destaca uma característica/vantagem do celular, sem citar sistema operacional. Logo não tem como dizer que “Para a Nokia, a cor do celular é muito mais importante que o sistema operacional”.

    • Clovis

      Interpretei assim também. Não é ter só isso, ou mesmo ser a coisa mais importante. O povo tá vendo demais

  • jOAO ROBERTO MARTINS

    Boa sr Tião, boa! 😀

  • Lucas Stegel

    E a Nokia, bem cara dura, me faz uma propaganda dessas, mostrando um 5 bem grande, nem querem chamar a atenção.

    Aff, Nokia, acho que já deu pra ti né.

  • Renan

    hahahahahahahah só nos resta rir….

  • Lucas Nunes

    Ai ai, é cada uma viu!!

  • FCB Junior

    iLex,

    Não consigo ver aqui o vídeo, pois no meu trabalho é bloqueado. Mas como você bem mesmo disse eles perderam a grande oportunidade de falar do windows phone. Sou fã incondicional de Apple tenho ipad, apple tv, mac etc. Mas fiquei muito impressionado com o Nokia Lumia 800 (que nem é o mais avançado) que minha esposa comprou. Acho que a Microsoft, diferentemente da plataforma android adotou um padrão bem legal de sistema operacional, com uma interface muito simples para o usuário. Estão ainda muito distante do que é o iOS hoje, não tem muitos aplicativos, e alguns ainda tem restrições, como o viber que só pode enviar mensagem de texto. Ela está muito feliz com a compra, mas em janeiro ela vai para o Canadá e vai trazer um iphone 5…kkkk 😉 Abs

  • Allegri

    Vlw as risadas

    Acho engraçado as pessoas quererm achar as coisas pelos outros…Po, nunca quis outro cel que não fosse PRETO…..nem o branco me agrada! Já minha esposa nunca quis outro que não fosse branco, e hoje tem o preto!

    E mais, uma simples capa ou skin colorida resolvem qualquer problema!

  • iLouis

    Agora eu fiquei doce, doce, doce…
    Agora eu fiquei doce igual caramelo
    Tô tirando onda com meu NOKIA amarelo….

  • Aline F.

    OFF-Topic

    Alguém está com problemas ao tentar atualizar os aplicativos no iOS6? Sempre que tento, diz que não foi possível conectar com a iTunes Store. Não consigo atualizar mais nada. 🙁

    Se alguém puder ajudar, agradeço.

  • Filipe Lima

    Esse Nokia eh sem duvida, o telefone mais bonito da atualidade!! Porem acho o iPhone lindo tb, fora que eu amo os produtos Apple e ja to muito acostumado com eles, portanto tenho e espero ter por muito tempo sempre Apple! Mas que esse Nokia eh BONITO eh!!!

  • Flavio

    Essa propaganda chega a ser ridícula, não pelo fato de atacar a apple, pq eu até gostei da propaganda em si, achei engraçadinha, mas o ridiculo é o que esta sendo proposto.
    É como se os usuarios de iphones fossem robos que não podem ter nada diferente, e o lumia com suas cores(que não sei quantas são, mas não deve passar de 10) fosse mostrar a personalidade do usuario e dar a ele liberdade.
    O design no iphone é clean, lindo, sofisticado e ponto final. Mas acredito que não exista outro celular mais personalizavel que o iphone. Se vc quer cor, existem os bumpers da apple mesmo. Se vc quer uma capa rosa de coelinho , fique a vontade pra comprar, se vc não quer nada(como eu) otimo, se vc quer que seu celular pareca o stich.
    Ou seja, não existe celular que permita personalização(externa) que nem o iphone, vc pode dar a ele a cara que vc quer.

  • Bergsthem

    Que propaganda mais esquisita

  • Clovis

    O Lumia possui especificações técnicas bem interessantes. Não me convenço até mexer em um, mas é promissor. Eles têm enfatizado as reais inovações em outras propagandas.

    Ouvi dizer que na Ásia esse negócio de cor conta bastante. Não sei se procede.

    Concordo em que o argumento da propaganda é meio bobo, mas o aparelho (na cor preta!) tem seus atrativos.

  • Jeferson

    Esse comercial e atitude da Nokia, nao merece nem minha opinião. Cada vez mais Apple. xD

  • Gabriel de Souza

    Compre uma capa ou uma Skin 🙂

  • julio doro

    acho q a nokia atingiu o objetivo dessa campanha heim, só o autor q não percebeu. LOL

    alias, qto mimimi huieim

    • @bruno_cass

      Normal. 😀

  • christian

    Eu sinceramente conheci o windows 8 e achei espetacular… Quem quiser conhecer fique a vontade. Tenho um Mac e percebi que o novo sistema da Microsoft ultrapassa em muitos quesitos o MacOs. A Nokia está usando a tecnologia Windows 8 em seus celulares e acho que a Apple tem muitos motivos sim para se preocupar. E não é por causa da cor do celular.

  • Kelly Maris

    Sem falar que esse celular é muito feio…fala sério!

  • Celso

    Não sei, mas já vi outra propaganda onde os clientes de uma empresa eram todos robôs, iguais, automatos, e alguem chegou pra mudar isso com um martelo arremessado na cara do BIG BROTHER… So que o BIG brother agora é justamente quem arremesso o tal martelo…
    Achei o comentário do iLex tendencioso demais nesse post e aposto que se houvessem iPhones color, venderiam muito também…

  • iEduardo

    Meu deus, agora está confirmado, os diretores de marketing da Nokia são umas fezes invejosas. Todos sabem que o iPhone humilha os smartphones da Nokia.

    • Fabrício

      Humilha? Sinceramente, acho que não. Pelo menos não esse Lumia 920.

  • MafiosaBe

    Apenas Calada com essa piada de comercial.
    Nokia é tão ridícula, que chega a ser engraçada. Sério!

  • Cleo

    Achei um tanto mesquinho o comercial, apesar de engraçado, querer crescer as custas do outro não acho legal (muita baixaria).
    Além de ter achado (na foto) muito feio o design deste celular, prefiro as capas do iphone.

  • Rodrigo

    O comericial é realmente meia boca.
    No Brasil o conar não deixa esse tipo de comercial passar, lá fora é mais comum.
    É saudável quando não rola a hipocrisia que temos aqui.
    Pior que tudo isso, é a opinião camarada que prefere desistir de comprar o aparelho, seja lá por qual hardware ou sistema operacional ele tiver, pelo comercial. Pra quem não importa o Sistema Operacional agora?

  • Sérgio Cavalcante

    Boa fora, Nokia.
    Devia ter citado os Mapas 😛

  • João Batista

    Aguardando ansiosamente pelo lançamento do Lumia 920, vou comprar com certeza!

    • Fernando

      Eu também. Acho o windows Phone tem um visual sensacional. Neste quesito deixa o iOS 6 no chinelo. Além do mais a câmera é muito melhor. Além disso, como gosto de ouvir rádio, o iPhone me decepciona profundamente. Ouvir radio pelo 3G é péssimo, cai toda hora. Um simples radio e o iPhone não tem. Acho que o Lumia, pra mim, superior ao iPhone em muitos quesitos. Mas o querindinho ainda será muito queridinho.

  • Waguity

    É realmente muito lamentável ver uma marca que foi tão soberana, minguar dessa forma triste, com parcerias escusas e um marketing de baixo-estima… Ser vassalo da Microsoft definitivamente tá afetando a moral da NOKIA… Hihihi

  • Waguity

    A pergunta que não quer calar: Seria o Lumia 920 um “tipo Iphone” só que amarelo? Pelo comercial é isso que eles fazem… Simplesmente pintam um Iphone 5 de amarelo… isso que é amor pela maçãzinha! kkk
    …ou a metáfora é mais triste e a NOKIA simplesmente AMARELOU??? KKKKKKKKK

  • Leandro Nascimento

    Pra começar, uma péssima análise do comercial. A Nokia não agrediu e nem disse nada diretamente relacionado ao software, só fez uma pequena comparação no design. Ao contrário da Samsung.

    • Alan Cardeque

      Há um velho ditado que diz: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

      Na boa, parece comercial feito para retardados. Eu sempre admirei a Nokia (tive ao menos 7 celulares dessa marca), outro dia, inclusive, estava lendo sobre história dela no Wikipedia. E realmente eu não sou o público alvo dessa campanha. Aliás, esse vídeo foi divulgado inicialmente no canal youtube da Nokia, na Alemanha.

      Stephen Elop disse, há pouco tempo:

      “O primeiro iPhone foi lançado em 2007, e nós continuamos não tendo um produto que se aproxime dessa experiência. O Android entrou em cena apenas há 2 anos, e essa semana tirou a nossa liderança em volume de smartphones. Inacreditável.”

      Cor por cor. Sejamos bem sinceros: Para os iPhones, de todas as gerações, existem milhares e milhares de capinhas, de diferentes texturas, tonalidades, cores, formatos, e afins, que deixariam qualquer proprietário desse Lumia boquiaberto.

    • Waguity

      É óbvio que o comercial se atentou tão somente ao designer! É o máximo que pode destacar! Seria até ridículo se a NOKIA se vangloriasse de um SO que nem dela é… É emprestado do “Tio Bill…”

  • Alex Pinto

    Sinceramente, tenho um Lumia 800, do qual estou comentando esse post, e posso dizer, o aparelho é maravilhoso, o sistema é bom (Rápido e num trava) A câmera de 8Mp com Carl zeiss é fantástica,
    Mas tem uma coisa, eu estou sonhando com o iPhone 5, pois já tive o 3Gs , conheço o ios e gosto da maçã.
    Resumo, quem morde a maçã até admira e tem outros smarts como eu tenho, mas num consegue fumar longe do iPhone e do ios .

  • Tito chase

    Meu Deus….Chega ser ridículo… Sou publicitário ..de fato esses caras comem cocô!

  • Luís. M

    É só por uma capa amarela no iPhone

  • Trinity

    Minha análise: Propaganda patética e celular ridículo.

  • Alan Cardeque
  • Pedro Alves

    Dessa vez você se superou iLex. A proposta foi uma análise apenas da estética dos aparelhos. Ponto.
    Em nenhum momento vi qualquer afirmação sobre a opinião da Nokia sobre qualquer outra coisa além disso, ao contrário do que o titulo do post afirma.

    Certamente nunca verei um post seu falando bem sobre outra marca, mas também não precisa apelar. Isso é coisa de Veja e Caras, não de blog.

    • Fabrício

      Também achei exagero…

  • Kaudo

    Oi!
    Me ajudem, como faço para aumentar ou diminuir a resolução de captura de fotos no New iPad ?

    Valeu!
    @Kaudo
    😉

  • José

    Mais uma empresa que foi na onda da Samsung, fazer propagandas onde apenas se xinga o iPhone, e foi logo a Nokia.

  • Robson C.

    Eles podiam ter sido muito mais criativo com a propaganda do Nokia Lumia amarelo, sei lá, talvez utilizar ele como sinalizador, ou algo do tipo… heheheh

    Na minha opinião, ninguém que possui hoje um iphone, vai querer trocar para um Nokia Lumia somente por causa da cor. Talvez o propósito da Nokia seja convencer os “anti-apple” a comprar um…

  • Lucas Martins

    Calma, galera! Ninguém aqui é dono nem da Apple, nem da Nokia.

    Como consumidores, devíamos estar todos felizes em haver concorrência, em tentar-se quebrar o monopólio da maçã. Mas pessoal trata marca como se fosse time de futebol, aí…

    • Thiago

      Monopólio? o.O

      • Lucas Martins

        Monopólio na preferência do consumidor. :p

        (Conquistada, aliás)

  • Marcelo Dias

    O comercial fala claramente sobre cor. Da monotonia de tudo ser somente de um tom. E todos são apáticos e sem vida, pedindo sempre a mesma coisa. Quando chega um indivíduo e pede cor no seu aparelho. Cria-se o novo. Muda-se a vida e tudo se torna diferente.
    A Nokia criticou o iPhone nas cores na qual ele vendido. Preto ou branco. Monotonia. Tudo igual. Ou as pessoas compram preto ou compram branco. Ela te nos aparelhos Lumia, a opção de escolher outras cores, sem ser os monótonos preto e branco. Simples assim.

    • Alan Cardeque

      Nossa eu nunca vi um smartphone Amarelo!!!! É a cor da sabedoria segundo a crença oriental!!!

      Meia dezenas de coisas para falar, e eles apostaram em atacar o concorrente por monotomia de cores?

      Tira-me cá algumas dúvidas

      1- A cor amarela do aparelho aumenta a autonomia da Bateria?
      2- Por ser amarelo, esse aparelho roda fluidamente qualquer app.
      3- A cor amarela agrega algo a mais no tamanho, resolução, ou resposta da tela?
      4-Por ser amarelo, esse smartphone suporte mais memória ram?
      5 -Além do amarelo, quantos cores mais ele consegue exibir em sua tela?
      6 – A cor amarela desse smartphone, influencia, também no peso do mesmo?
      7- Esse smartphone da Nokia suporta tiro de bala de prata, ou bala de ouro?
      8- O indice de repecção e desempenho para a rede de telefonia, ou 3g, ou Wireless, mais vantajoso por ele ser amarelo?
      9 – É possível acrescentar mais memória, miniSD por exemplo, abrindo algum compartimento amarelo?
      10 – A câmera que compõe consegue fotografar, com foco e precisão, objetos não-amarelos a menos de 10 cm?
      11 – Ele é feito de vidro amarelo, de plástico amarelo, ou de metal amarelo?
      12 – Sua bateria pode ser carregada mais rapidamente, por ser amarelo obviamente, do que qualquer outro smartphone?
      13 – A bateria, a época do seu descarte, fica amarela também? Quantos ciclos de recarga, de sol a sol, ela suporta?

      Tenho mais perguntas, fiquei interessadísmo nesse smartphone?

      Aliás, ele tem algum assistente virtual que conseguiria falar a palavra “amarelo” em qualquer idioma desse planeta?

      Cada uma….

      • Trinity

        Kkkkkkkk!!! Ri litros!!!

  • Kba_black

    Pô !!!
    Quer um celular com cor diferente!?
    Compra uma capina de outra cor ,horas!
    Que falha hein ,Nokia.
    ( ̄(工) ̄)

  • luiz carlos rossi

    meus amigos eu aprendi o seguinte: as pessoas só atiram pedras nas arvores que dao bom fruto. e convenhamos, todas as outras grandes marcas tipo sansumg, nokia e etc… semmmpre criticam o iphone, seja em comentarios ou em comerciais, pensem se minha estrela brilha pq tenho q denegrir meu vizinho? a menos q eu tenha medo, e q minha estrela seja realmente inferior….entenderam?

    • Luka

      “Quem desdenha,quer comprar” FATO

  • Daniel P.

    ILex,

    Sou fã da Apple e do seu blog… Mas entendo que sua analise foi muito apaixonada e pouco critica. Entendo que a Nokia fez uma parodia com o famoso comercial 1984 em que a Apple critica a IBM da mesma forma.

    Abs,

  • Abílio

    Não é mais importante comentar o Major Exchange bug do ios 6 que estar aqui a ridicularizar a Nokia? Apesar de ser fã do iPhone tenho de dizer que o Lumia é uma máquina excelente.

  • Davi Batista

    Esticaram o iPhone e o preto básico ou branco básico já era, não quero nada chumbo e preto e muito menos amarelo, saudades de Steve Jobs, bons tempos que não volta mais …

  • Yuri

    “E andar com um aparelho amarelão no bolso é tudo o que eu sempre quis.” – se fosse um iPhone você iria adorar andar com um.

    • Furfles

      kkkkkkkkkk

      Exatamente isso que eu to pensando com tudo isso… Se lança o iPhone na cor creme vão falar que foi a coisa mais linda que já fizeram… rs

      E não fiquem assustados de aparecer algum iPhone colorido… ou pelo menos o tão falado iPad Mini colorido… seria uma coisa à se pensar… com aluminio anodizado colorido hein? Show… como os iPods.

  • André

    Telefone colorido é coisa pra criança !!!

    • Thiago

      Você, imagino eu, só usa roupas pretas não é?

      No seu quarto tudo é preto, da cortina ao lençol, não é?

  • Caio Lemos

    Post desnecessário e vídeo muito bom.

    A Nokia teve um objetivo e conseguiu, não vi nada ofensivo, apenas mostra que existem mais opções além do padrão que é o iPhone.

    E o Lumia é sim um excelente smartphone que tem várias funções em que se sai melhor que o iPhone. É só questão de tempo para aparecerem nas propagandas, já que ainda não foi lançado nos EUA.

    O problema é que tem muita gente alienada que não entende isso….

    • Alan Cardeque

      Se o céu azul, e a lua é imensa e branca…. Por quê quando chove dá vontade de comprar um Lumia amarelo?

  • Luka

    Usuários de iphoen são tapados???
    PURA INVEJA!
    Melhor aparelho do mundo é o Iphone,não tem comparação! Já tive celulares da Sony, da LG, Samsung e Nokia. O melhor, sem dúvida: Iphone. Nunca mais na vida eu compro outra marca que não seja da apple.Fã mesmo.Fã da qualidade, fã de coisa boa, super satisfeita.
    Quem não concorda,continua aí com o seu e deixem os demais em paz.

    • Luka

      **Iphone

  • Thiago

    >> Melhor exemplo que posso dar são os papéis de parede de Pc’s e Celulares. Telefones coloridos é coisa de criança como disseram alguns comentários? Então presumo que até o fundo das telas de vocês esteja como preto.

    O IOS é todo colorido, sejam os ícones dos aplicativos, wallpapers , quando aparece a capa de um cd, ou quando se abre um site, sempre há cores! Aí pode né?

    O vídeo não mostra que a vantagem da nokia são as cores, mas que as cores fazem partes do dia-a-dia, em tudo que usamos, sejam roupas, acessórios, móveis… E que devemos ter opções, não aceitar sempre a mesma coisa.

  • Jardson

    Desculpa mais para vender celular ou smartphone não precisa de cores e sim de boa funcionabilidade, não troco meu iPhone 4s por nada e nem gostaria de ver a Apple produzir seus iphones e iPad da cor de de um arcoiris. Quanto mais discreta a cor melhor

  • Fabiano

    Tive um windows phone no comeco desse ano… realmente o sistema apesar de super fluido, sem travamentos e ser super bonito, peca por nao dispor de aplicativos… sao muito poucos, e vamos ser sinceros, nós somos loucos por aplicativos legais, nao é mesmo?

    Mas uma coisa que observei no Nokia, é que é lindo… Desde os Lumias 800 ate os novos lancamentos, acho eles simplesmente lindos.

    A camera (pelos reviews que fizeram) é matadora, bem como o design… Mas enquanto nao chegar o dia de ter uma app store decente, acredito que esses aparelhos estarao fora do pareo…

  • Victor

    Agora eu fiquei do do do doce. To tirando onda de celular amarelo.

  • candido

    Sei lá ILex acho que você foi ranzinza no texto. Achei bem legal a propaganda e acredito que passa longe de tentar denegrir nós que usamos idevices. É engraçada, porque seria mesmo uma gritaria Iphones coloridos. Mas é somente uma propaganda bobinha e inocente. Além do mais, se não me engano, uma das características que alavancaram a Apple no passado foi justamente a cor dos Mac’s.

    Uma entrevista antiga do Ive fala justamente da importância da cor

    http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2003/p_070.html

    Então galera sem rabugice.

  • Ronan Oliveira

    Não sei vocês, mas eu tive a oportunidade de “fuçar” em um windows phone e gostei muito da plataforma em Smartphones. Para falar a verdade achei ele melhor que o Android em diversos aspectos.
    Apesar de não gostar do windows (pc), tenho que admitir que a plataforma mobile é bem legal.
    Seria minha segunda opção de plataforma mobile. A primeira claro é o iOS.

  • Luiz Fernando

    O que importa num smartphone não são as cores,e sim o processador,câmera,sistema operacional etc.
    O que adianta um smartphone ter cores vivas e ter um processamento que não presta?
    Eu sou fã da APPLE e não aceito falar mal dela.
    Apple é a melhor marca do mundo.
    E a Nokia,eu já tive o Nokia x3-00 e é uma porcaria,paguei 500 reais,e o bicho é uma porcaria,a Nokia é muito fraca,a Nokia vai se reerguer agora só por causa do Windows phone,pois se for depender do synbia a Nokia iria falir.
    Não aceito falar mau do iphone,pelo menos o iphone não é feito de plástico,já a Nokia é uma porcaria.

  • Luiz Fernando

    Só porque o iphone é um produto revolucionário ,todos já criticam,eu tenho um iphone 4 e quando falo que tenho um iphone todos já me chamam de playboy,falam que samsung galaxy é melhor que o iphone,pura inveja.
    E tb eu odeio a samsung pelo simples fato de imitar a Apple.
    E o povo ainda fala que samsung é melhor,nem daqui na China.
    A Apple todo mundo imita.
    Eu acho que o povo fica criticando quem tem iphone,pelo simples fato de eles não terem mais de 2 mil reais num iphone,e como eu tenho iphone, todos falam.

  • Masmuschrismas

    Realmente, propaganda inutil mostrando coisas inuteis… o que eles queriam q nos achássemos –> ( não vo mais comprar um iphon 5 porque ele não tem muitas cores dãã… ) Lumia é uma bosta!!! Ipod Touch 5 tem varias cores e mesmo assim vou cmprar o branco –‘