Notícias

Os mapas da Apple consomem cerca de 80% menos de banda internet do que os do Google

Atenção: este artigo não irá dizer que os mapas da Apple não possuem falhas e que são atualmente a substituição perfeita para o Google Maps. Nem vai defender a Apple por ter eliminado os mapas anteriores para colocar o dela. Todos sabemos da polêmica que os novos mapas estão causando e suas consequências, boas para poucos e ruins para muitos. A intenção aqui é apenas mostrar que há melhorias significativas nos novos mapas que, no futuro, farão dele um dos melhores do mercado mobile.

Em testes de conexão, é possível constatar que os novos mapas da Apple consomem muito menos internet que os antigos do Google. Isso, para um dispositivo móvel que geralmente usa muito a conexão 3G (que no Brasil nem sempre é boa), é uma vantagem matadora.

A explicação para isto é simples: os mapas da Apple são feitos em desenho vetorial (ou seja, são códigos que desenham os mapas e não imagens bitmap, mais pesadas), o que permite o carregamento muito mais rápido. Além disso, não é preciso recarregar a imagem a cada zoom feito no mapa, como era com o Google Maps (e conforme vimos aqui). Isto faz com que seja necessário muito menos conexões de internet para visualizá-los.

Os testes foram realizados pela empresa Onavo, que possui um aplicativo que mede o tráfego 3G no iPhone.

Nossos especialistas realizaram uma série de atividades idênticas no Google Maps e nos Mapas da Apple, que incluiu busca de várias cidades dos EUA, endereços e aeroportos e zoom para visualizar lugares específicos. No Google Maps, a média de dados carregados a partir da rede celular para cada etapa foi de 1.3MB. Os Mapas da Apple ficaram em 271KB – que é cerca de 80% menos. Em algumas ações, como o zoom para ver um determinado cruzamento, a vantagem da eficiência dos mapas da Apple chega perto de 7x.

Em dispositivos móveis, duas funções são matadoras em qualquer aplicativo: consumo de bateria e de tráfego de dados. E nisso os novos mapas da Apple ganham de longe dos que estavam antes. O Google só implementou estas melhorias no sistema Android e deixou, propositadamente, seus mapas piores no iOS. Como dissemos aqui, continuar com os mapas antigos estava sendo prejudicial para nós, usuários. Claro que esta transição está sendo traumática, mas esta é outra discussão.

via Gizmodo

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dexter

    Viu como nem tudo é ruim…

    • Jefferson

      Ah me poupem, esse assunto do Mapa da Apple é bater com gato morto no cidadão. Não adianta ficar colocando panos quentes no problemão (ao menos a curto prazo e médio prazo) que a Apple arrumou.
      Tenho um iPhone com iOS6 e acho que desta vez eles forçaram um pouco a barra.

      • Pedro Silva

        É claro que o Google esta adorando tudo isso, porém vcs acham mesmo que eles vão deixar o IOS sem mapas? É claro que as novidades ja existentes devem chegar ao IOS em um App do Google.

    • Danilo Salvego

      Pra mim os mapas da Apple consomem 100% menos que os mapas do Google. Claro, eu não uso mesmo…

    • Leonardo F. M.

      É claro que consome 80% menos dados. Ele tem 80% menos informações que o Google maps!!!!! Ironic Mode: on!

    • Luiz

      Não uso muito os mapas mais eu to achando o da apple bem melhor, minha opnião

      • Fepe

        Provavelmente pq vc não os usa…

  • Breno Giesen

    acho que é muito mimimi
    99% dos usuários de IOS usavam o mapa esporadicamente para ver uma rua, ou algo assim
    e para isso o mapa da Apple está ótimo.

    • Carlos Eduardo

      Não acho que usavam esporadicamente, mas definitivamente, acredito que a maioria do povo está reclamando sem sequer ter testado. Estão indo apenas na onda da maioria, simplesmente porque “é legal” ser mais um babaca reclamando.

      Além disso, por mais perfeito que seja um sistema de mapas, nunca será 100% confiável, nem os mapas do Google são.

      Acho que as maiores perdas do mapa da Apple neste momento foram a falta de informações de tráfego e as rotas de transporte público, mas nos dois casos acredito que a solução deve chegar em breve.

      • sopa

        Eu prefiro um mapa 90% confiável que utilize mais banda do que um mapa 50% confiável que utilize menos banda….

        • Rodrigo Soryano

          Genteeee do Ceu kkkkkkk Tudo isso por causa de Um Mapa? Amo meu Iphone Five 5 pra mim no Brasil ta perfeito afinal se eu quiser algo melhor comprem un GPS ou ANDROID kkkkkkk Concordo mas a Apple esta nota 10. As pessoas que reclamao por que comprarsm Iphone entao kkkkkk

    • Paul

      I agree!!!

    • Fernando marques

      Verdade, do jeito que as pessoas falam, da a impressão que usamos o mapa até para ir na padaria. com medo de errar o caminho com o mapa da apple

    • William

      Exato, eu que usava regularmente os mapas da Google não senti muito a transição, muitos amigos meus que estão reclamando na verdade nem atualizaram o iOS.. :/

    • Leo_Koester

      Não, não está. Quem usa(va) o Mapas com frequência, como eu, percebe facilmente um piora ridícula na qualidade o aplicativo. Minha casa nem aparece, e já resido aqui há 6 anos!

      Quem se limita a joguinho no telefone não percebe, mas o novo mapas é MUITO inferior ao do Google sim. Mesmo pesando 80% menos.

      • Breno Giesen

        Ninguem se limita a jogar joguinhos não, mas a maioria das pessoas não trabalha com entregas ou algo do gênero
        e sabe o caminho de casa até a faculdade,trabalho.
        usava os mapas quando queria descobrir a casa de algum amigo, ou até um parente de outra cidade.
        e se sua casa não aparece no Imapas, muitas casas não aparecia no do google
        é assim a vida meu amigo.

        • Luciano Alencar

          Concordo 200% com o seu parecer.

        • Braulio

          Moro no Japão e usava os mapas todos os dias. Eles forneciam precisão em SEGUNDOS das linhas de metrô. Isso para um estrangeiro num país de língua completamente diferente que necessita viajar o tempo todo foi e está sendo traumático. Lógico que consome pouca internet. O mapa era incapaz de encontrar a estação de Tokyo comigo nela! Se eu soubesse disso deixaria para atualizar o aplicativo apenas daqui a alguns anos, quando o tal novo super mapa estivesse funcionando. Se um dia estiver.

        • Leo_Koester

          Por mais que você não utilize seu aparelho como poderia, não quer dizer que ele funcione como deveria.

          Você viaja dirigindo? Se não usava o Mapas para lhe auxiliar em locais que você nunca passou, você sub-utiliza(va) um, até então, fantástico recurso do seu telefone. Gosto de viajar por SC e ele era uma mão na roda.

        • Mario

          A maioria das pessoas não se limitam somente ir de casa a faculdade, ou trabalho … o mundo é muito maior que a sua bolha.
          E nisso, em relação a rotas, transporte publico e outras coisas mais, este mapa deixa a desejar sim,
          apesar de acreditar que vá se tornar muito melhor
          Agora é so esperar..

      • SamuEX

        Caro Forasteiro,
        Você faz parte daqueles que reclamam com razão, ou seja, você faz parte da minoria.
        O que me deixa louco também, assim nossos outros colegas, é ver gente que nunca usou o mapa e está reclamando simplesmente porque é “legal” entrar na onda da reclamação.

        Afinal, encontrar um defeito em produtos Apple é tão difícil que ao encontrar alguns entram num êxtase como se tivessem acabado de consumir Redbull com Pinga.
        Gente mala pô!

        • Rodrigo

          Acho que faço parte dessa minoria, então.
          Sempre usei muito os mapas da Google, pois lá achava telefones e endereços de qualquer empresa muito facilmente, coisa que não consigo mais com os novos mapas da Apple.

          Nem sequer minhas empresas consigo encontrar mais no banco de dados da Apple, e mesmo reportando o problema há 1 semana, nada ainda foi feito.

        • Fepe

          Cá entre nós, desde o lançamento do iPhone 5 e do novo iOS, até q não está tão difícil assim char erros da Apple…

      • Brunolv

        Você usa mesmo os Mapas direto? Porque ainda não comprou um GPS ou app GPS pro iPhone realmente completo, então?

        • carlos

          Se existe um aplicativo chamado Mapas e ele se propõe a encontrar um endereço e te mostrar o caminho, o minimo que se espera dele é que o mesmo funcione. Não importa se é grátis, pago ou emprestado.
          Se fossemos pelo seu pensamento então sempre teriamos que comprar a mais cara opção de seja lá o que se necessite.

        • Andre

          Simples, por facilidade. Um aplicativo gps demora quase 1 minuto para ser carregado até que fique funcional. Já o maps é carregado em poucos segundos. Outro motivo é o uso quando está a pé, o maps dá um banho de simplicidade e usabilidade nos outros.

        • Leo_Koester

          Será que o Campo de Distorção da Realidade está batendo tão forte assim…?

          Usar direto, não, mas se a Apple se sujeita a por um aplicativo no aparelho pelo qual paguei bem caro e vende esse aparelho como tendo um serviço de mapas, então o mínimo que deveria acontecer era ele funcionar direito.

          Se esse novo Mapas bichado viesse apenas no iSticadinho, tudo bem. Mas o Mapas do meu aparelho funcionava até a penúltima atualização. Custava deixa-lo funcionando?

    • carlos

      Esporadico sim, mas quando usamos o resultado precisa ser preciso e confiavel e infelizmente mais de 70% das minhas consultas esporadicas retornaram resultados invalidos ou nenhum resultado. Ai complica.

    • Felipe

      Fiquei na mão hoje pois o endereço da cidade judiciária aqui em Campinas-SP que procurei apareceu em MS, no meio de uma estrada de terra e não consegui maneira nenhuma do mapa da Apple mostrar aqui em Campinas. Ao colocar no Google na web, na hora, só de colocar avenida e numero ja estava no lugar, e o da Apple com avenida, numero, bairro e cidade me levou a Mato Grosso do Sul todas as vezes.

  • Bruno

    iLex, já fiz minha inscrição várias vezes (e confirmei pela solicitação de confirmação enviada) mas até hoje nunca recebi nenhuma notícia do blog por email. Está funcionando?

    • Luis Augusto

      Isso também acontece comigo, iLex. O que pode ser o problema ?

    • Binho Andrade

      Também tenho essa dúvida.

    • Bruno Leonardo

      Não funciona, não tem diabo que faça funcionar 🙁

  • Dexter

    Agora querem apostar que futuramente todos vão querer usar o “maps da apple”? Esta historia é muito semelhante quando lançaram o iphone, onde “as grandes” falaram que a apple estaria entrando num terreno desconhecido e a mesma estaria fadada a quebrar a cara… Lembram disso???

  • Dudrone

    curti muito os mapas novos. o melhor mesmo é fingir que estou jogando simcity enquanto fico mexendo nas grandes cidades em 3D… un tesón……

    • Diego Chiquito

      aehauehauehuaehuaehuaheuaheuahe…

      2

  • Igor Camilo

    Infelizmente, no iPod touch os mapas são bitmap. Mas tudo bem, afinal, ele não vai acessar a rede 3G mesmo.

    • Diego

      Os mapas no iOS6 do iPod são bitmap?

      Alguem confirma essa informação, por favor?

      • Vinicius Alcantara

        Eu acho que não amigo rsrs

  • André Luis

    Show!

  • André Luis

    O app FourSquare está usando o Maps nativo e está mais rápido para encontrar os lugares de interesse.

    • Luciano Alencar

      Eu também já havia percebido isso.

  • Alguém sabe me dizer porque não aparece no mapa os locais onde tirou a foto com a câmera do iphone,,,,,

    • Dudrone

      veja se você ‘liberou’ acesso ao GPS para o aplicativo da câmera (ajustes->Serviços de localização)

      • Dudrone

        corrigindo: ajustes->privacidade->serviços de localização

        • Obrigado Dudrone Valeu

  • Murillo Galvão

    Não vi nada de tão ruim nos mapas da Apple e tenho certeza que em pouco tempo vão estar mais completos e essa choradeira toda vai acabar!

    • luvialca

      Existe muito falatório, muita fofoca, no mundo da tecnologia. Eu tenho a impressão de que existe mais FOFOCA no mundo Geek do que até mesmo no mundo da moda, da maquiagem, do corte de cabelo, da alta costura etc…

      • Luciano Alencar

        É isso aí cara, é muita frescura, muito mimimi. Haja saco!!!!
        Tem muita gente servindo de eco. Repete por repetir, não sabe nem usar, mas reclama…

        • Fepe

          Sério mesmo, algum de vcs já usou o mapa alguma vez?

  • Paulo Prestes

    Na mesma pesquisa eles falam que o consumo de bateria é menor com mapas vetoriais?
    Estranho, porque com mapas vetoriais o desenho é feito no dispositivo, diferente de quando baixamos a imagem já desenhada. O Desenho aumenta o processamento e, que consequentemente, aumenta o consumo de bateria.

    • Tecnicamente, imagens vetoriais consomem MUITO menos o processador do que imagens bitmap. Isso em QUALQUER plataforma.
      Se você possui qualquer informação técnica (e documentada) que contradiz esta informação, sou todo ouvidos.

      • patrickgouy

        Concordo com a banda, é inegável que vector-based é MUITO mais eficiente que bitmap.

        Já processamento.. bom depende muito de outros fatores (CPU, GPU, etc.). Basta lembrar que Flash é vector-based também 😛

      • Andre

        E qual é a base técnica para você dizer que a vetorização exige menos processamento que interpretação de imagens baseadas em mapa de bits??

        • tales ebner

          a base técnica é a de que o bitmap é uma imagem, no vetor a imagem não existe, ele manda coordenadas e cores/preenchimentos. aí é só o software interpretar, sem ser necessário percorrer imensos arquivos com muito mais informação.
          só para explicar melhor. para ler um bitmap, o computador precisa interpretar o cabeçalho, todo o conteúdo (diversas vezes quando tirar ou colocar zoom) e o rodapé do arquivo.
          já para ler um vetor o computador precisa intyerpretar as cootrdenadas e preenchê-las, sem necessidade de lê-las a todo instante.
          isso com toda a certeza implica em menor processamento já que não é necessário dar refresh a todo instante.

          • Andre

            Amigo, faz um teste simples… Abra um bitmap em um programa qualquer, depois carregue um arquivo simples no autocad com um layer só, e acompanhe o grafico de uso do processador… É claro que o processamento é maior na interpretação de vetores do que na leitura de bitmaps(que nao possuem nenhuma compressao)…

      • Leonardo Godoy

        Tenho a impressão de que os mapas da Apple consomem muito mais bateria que os do Google. Adorei os da Apple serem em vetor, mas minha bateria vai muito rápido quando uso a função curva a curva. Não fiz nenhum teste padronizado, mas como usava com freqüência essa função no Google Maps, senti diferença no consumo de bateria.

    • Diego

      Para mim faz sentido diminuir o consumo de bateria por diminuir o trafego de dados. (7x menos tráfego de dados é bem significativo)

      O aumento de processamento (que eu acredito sim que ocorra, por ter que processar uma imagem, ao invés de apenas exibir) seria muito baixo.

      • Alessandro Machado

        Exatamente o que eu ia comentar. haha (:

  • Wilson Campos Jr

    Aquele 3D que aparece embaixo é exclusivo do iPhone 5? Tem no 4S também?
    No meu 4 não aparece.

    • Mvcmendes

      Só está disponível pra 4S e 5. É o Flyover e Terreno (pra quem tem 4S ou 5, é Terreno também, certo?)

    • Igor Camilo

      iPhone a partir do 4S, iPad a partir do 2 (se não me falha a memória. dá pra confirmar no site da Apple)

  • Rodrigo AR

    Quando e se os mapas da Apple chegarem próximos aos do Google, o consumo de banda para mapas será insignificante. Sem mais.

    • Raas

      Esse não entendeu nada!

  • clovis

    Bem que o Google poderia ter dado mapas vetoriais e navegação curva a curva, a Apple deixado ele usar os dados de localização, e todos ficariam felizes. Mas tô sonhando.

  • paulo

    Eu gostei do mapa da apple.minha esposa é de uma cidadezinha no agreste da bahia,e esta perfeito no ipad 2, ja google ele apareçe embaçada.

  • Luís M.

    Caramba, fui olhar os mapas da Apple e vi meu iPad esquentar pra caramba! (iPad 3)
    Uma das poucas vezes que eu vi ele esquentar tanto assim.

    iLex, é possível que neste ano “por magica” (o Tim é muito imprevisível) a Apple lance o iPhone mais cedo? Mais ou menos na metade do mês de novembro

    • Luís M.

      Mais cedo no Brasil*

    • Breno Giesen

      você se refere ao brasil? dai não é com o tim

      e
      nunca tive problema com aquecimento no meu ipad (3geração)

    • João Octávio

      Pois é, também tenho o novo iPad e ele também esquentou a beça quando utilizava os novos mapas.

  • SSilva

    Eu só lamento a falta do Street View, que usava muito no iPad. As demais funcionalidades, se não estão perfeitas ( e todos sabemos que NÃO estão), pelo menos atendem ao básico.

    • SSilva

      iLex, tem algum problema com o meu comentário? Está aguardando a moderação desde às 11h16. (Favor excluir essa resposta ao comentário).

  • Ricardo

    Não sei por que ficam fazendo auê por causa disso.
    A Apple está melhorando o mapas, e vai se tornar um recurso muito bom!!! Se não o melhor!!!
    Quem se sentiu prejudicado, pode muito bem utilizar outros, como a própria Apple indicou.. então, parem de mimimi e esperem o “mapas” ficar pronto.

  • Celso

    Foi um tiro no pé da Apple tentar modificar algo que estava dando certo. Tem que acabar de ficar se achando e pedir pela continuação do serviço da Google! Sem mais…

  • Celso

    Claro que vai gastar menos banda da internet, porque não carrega nem 60% de dados necessarios para uma boa leitura no mapa! Ponto para Google!

  • iPrest

    Um prenúncio de que esse episódio dos mapas será resolvido em pouco tempo e que os mapas da maçã poderão ser tão eficietes quanto os da plataforma concorrente. A gigante das buscas terá de amargar mais essa derrota.

  • André

    Eu gostei dos mapas da Apple. Como dizia o outro artigo, era uma mudança necessária, e eu gostei dessa mudança. Acho mt mimimi em cima de uma mudança ótima a longo prazo. Lógico q tem falhas, mas a Apple está se esforçando pra melhorar. É só ter calma!!! Q povo mais agoniado!!! 😉

  • Flavio

    Eu usava MUITO os mapas no iphone, e me senti prejudicado com a mudança. Tenho esperança que, diante de toda confusão causada, a Apple deve tomar alguma iniciativa, seja corrigir os problemas e habilitar funções que foram “capadas”, seja de alguma forma retornando com o google maps para uma nova versão do IOS.
    O que é certo é que eles não podem fechar os olhos diante dessa polemica, e algo será feito.

  • Patrick Allen

    Preâmbulo impecável iLex 🙂

  • Daniel

    Tirando o fato de não mostrar a situação do trânsito (em SP é crucial), estou muito mais satisfeito com o mapas atual do que com a versão google (iOS 5 e anteriores).

  • Jonatas

    Chora com isso quem nunca teve que andar com um Mapograf ou 4 Rodas no porta luvas, virando páginas e páginas para conseguir andar alguns Km s até algum lugar conhecido…

    • Cristiane

      Eu pensava nisso outro dia, Jonatas, quantas e quantas vezes eu parei o carro para procurar endereço no guia, vai de página a outra até encontrar um lugar conhecido e se localizar… Um enrosco! Eu adorei o novo Mapas, nas vezes que eu precisei usar atendeu às minhas necessidades e eu achei que carregou muito mais rápido que o do Google. Eu nem conhecia as funções do Google que foram perdidas, então evidentemente não senti a falta delas. Sinto mais falta da perda do acesso às letras de música no iPad, algo que ainda não entendi porque a Apple tirou… Enfim, entendo a chateação de quem usava essas funções e as perdeu, mas a minha impressão é que o sensacionalismo está lançado e o legal mesmo é reclamar, mesmo quem nunca usou a função.

  • JOAO ROBERTO MARTINS

    😀 dá lêê

  • Allegri

    Tenho certeza que em breve, e acho que antes do IOS 7, teremos mapas bem melhores em todos os sentidos! E olha que nem me importo pq praticamente não uso

  • Thiago

    Desculpe o off topic, mas alguém mais está enfrentando problemas com o acesso pessoal depois de instalar esse app onavo extend?
    Meu tethering fica indisponível e só retorna de seu desistalar o perfil que o app instala no iphone e reiniciar as configurações de rede. Alguém mais com o mesmo problema?

    • Murilo Arantes

      ja tive esse problema, li em algum lugar q isso pode acontecer, quase q regra!!!
      desinstalei o app Onavo!!!
      infelizmente é assim!!

      • Cannibal

        Eu tbm desinstalei pq tive problemas com autenticação em wifi

  • Murilo Arantes

    iLex, p mim que possuo plano 3G pré da CLARO, isso conta e MUITO na hora de acessar qq coisa na internet, principalmente o “mapas” q consome uma quantidade de dados significativa!!!
    a mudança como vc mesmo disse esta sendo traumática, mas necessária e bem vinda!!
    fiquei feliz em saber dessa economia de dados q terei na hora de acessr o mapas!
    obrigado por comunicar isso a nós leitores do BDI, q na minha opinião é o melhor blog sobre iPhone
    na internet brasileira, aprendi quase td q sei aqui !!!
    sucesso e abç!

  • Copeta

    Gastando ou não, eu não uso muito o maps e agora melhorou poque eles são da Apple e não mais do Google

    • Fepe

      Torcida para a empresa?

      Era mais produtivo torcer para o consumidor, q pagou caro pelo telefone e só quer de volta o sistema que funcionava muito bem, não acha?

  • Nightrider

    Mais eficiente, porém menos eficaz…

    • Sidney

      … Comp quase tudo no iOS 6 para o Brasil

  • William

    Não é por nada, mas quem não está satisfeito com os mapas da Apple, compre um GPS, paga uns 100 pila e boaa… Agora pra mim o Maps da Apple ficou muito melhor, pois na minha cidade não aparece no Google e na Maçã sim! Mesmo a cidade sendo pequena eu não sabia o nome de todas as ruas neim onde elas ficavam, agora sim 🙂

    • Tarilonte

      William, se importa em dizer o nome da cidade?

  • Renan

    Agora tente usar o mapas por uns 40 minutos e ja era sua bateria =/

  • Cannibal

    Agora me lembrei que um dia(uns 2 anos) eu enviei um aviso para a Google com um nome de rua errado, e até hoje não consertaram. O da Apple já apareceu no iOS com no nome da rua certo.

  • Matsu

    Ja tinha o tom tom no meu 4s, então não me senti prejudicado pela troca dos mapas…
    Agora na minha cidade -Crato Ce- o mapas da apple usa 80% menos banda do que o do google e tem 80% a MENOS de informação também!

  • Kleyson Klesller

    Bem, eu estava com medo de atualizar para o iOS 6 por causa desta polêmica toda, mas ontém eu atualizei e gostei bastando do iOS 6 e também dos mapas da Apple… Aqui na minha cidade as ruas estão com os nomes e as cidades vizinhas também, e no mapa do Google não consta nada!!! Pesquisem ai, Parelhas RN e as cidades vizinhas nos 2 Mapas e vejam o que eu estou falando.

  • Paulo

    Eu gostei dos novos mapas. A única coisa que eu gostava do Google que “perdeu” é o Street View, mas talvez a Apple faça uma parceria com o Google somente pelo Street View, igual fez com tom tom e outras…

  • João Pedro Gallo

    Claro que gasta menos bateria, tem metade das localidades e detalhes.

  • Marciosc

    Quando atualizei meu iPad para o iOS 6, fiquei decepcionado pelo fato de que a imagem de satélite de minha cidade estava em preto e branco. Semana passada eu resolvi reportar o problema a apple, e para minha surpresa, hoje quando eu abri o mapas o problema havia sido resolvido.
    Jamais pensei que dariam importância a uma cidadezinha de 6 mil habitantes no interior do E.S.
    Mas pelo que vejo, a apple esta mesmo trabalhando duro no seu serviço de mapas, e acredito que num futuro não tão distante ela possa bater de frente com outros serviços de mapas como o google maps.

  • Mac13

    Ilex, pergunta meio off, meio in topic…

    Quando fazemos um “ajuste” no maps e ajudamos a apple a resposta da correção , são em quanto tempo?
    Ou isto não existe uma regra ?
    Exemplo simples, perto da minha casa está aparecendo uma farmacia que já fechou faz só 6 meses, e já informei no maps que o local fechou !
    Agora a duvida, nada mudou ? Para ajudar eu insisto em avisar a Apple ??? 😛
    Abs,

  • Fernando Hecktheuer

    { OFF } É só curiosidade mesmo mas na promoçao da bumper cliquei em qlr um so pra ve como ficava no FB e vi VIA OS X. Alguem sabe bota tbm ?

  • Pedro

    se tem uma coisa do android que é superior é o mapas. espero que a Apple evolua rapidamente!

  • Marcus Lobato

    Ahahahahahahah! Claro que utiliza menos banda, o mapa da Apple não tem o que mostrar. Se ainda assim fosse mais pesado, aí seria o fim mesmo.

  • Felipe

    Desculpe, mas os mapas da Nokia consomem ZERO de banda desde 2000 e sei lá quando.
    Mapa offline…simples.

    Abram a cabeça….

    • “Abrir a cabeça” significa usar os mapas da Nokia, é isso?
      E você, usa? Ou é só filosofia de sofá?

  • Diego

    Nem SIRI falando em portugues a gente tem até hoje, imagina qto tempo a Apple vai demorar pra mapear o mundo inteiro nesse app de mapas dela…

  • Homero

    Notei que quando usava o mapa do Google em 3G meu iphone 4 quase derretia de tanto esquentar. Agora usando o mapa da apple no mesmo percurso o mesmo não esquenta nada, nada. Comprovo o que vc diz iLex. Valeu.

  • Semiano

    A notícia é legal, mais seria bem melhor se o mapas da Apple funcionasse né…

    • patrickgouy

      Pois aqui tá funcionando bem..

      Em alguns lugares até melhor que o google maps..

  • Marcio Mariz

    Estou defendendo os mapas da Apple, inclusive afirmando que em alguns pontos de São Paulo, como na Marginal Tietê, os mesmos estão mais atualizados do que os da Google.

    Mas hoje senti na pele o quanto é difícil localizar algo nos mapas da Apple. Você digita “Nações Unidas São Paulo”, e ele não trás sugestões infundadas, pontua vários pontos da cidades de forma errada. Fui no da Google e coloquei Nações Unidas, e o mesmo já trás várias opções de numeração e locais na Av. das Nações Unidas, que nada mais é do que a Marginal Pinheiros.

    Depois disto, conclui que a Google não é só melhor nos mapas, mas pelo fato dela ter o melhor mecanismo de busca integrado aos mapas, também faz toda a diferença na hora de localizar algo. Espero melhorias nos mapas da Apple, mas não vai ser fácil se igualar a todo o sistema da Google de busca, localização e mapas.

    Teve uma situação hilária num trajeto a pé que o mapa da Apple fez um zigue-zague na pista expressa e local da Marginal Pinheiros sem sentido algum. No da Google, o trajeto a pé foi perfeito.

    O que quero dizer com tudo isto, é que não basta o mapa estar perfeito. O problema é muito maior. Tem a questão do mecanismo de buscas e também os trajetos (carro, a pé, transporte público) que estão sofríveis nos mapas da Apple.

    Sou fanático pela Apple, mas não sou cego a ponto de defendê-la a qualquer custo. Estava muito cru para lançar em definitivo, isto eu não tenho dúvidas.

    Se até a cidade de NY está com aquelas pontes em 3D “destruídas”, imagine o resto do mundo.

    • patrickgouy

      Concordo contigo, mas nem sei se o problema é exatamenta a ferramente de busca integrada do google.

      Acho mais que seja a base de dados de mapas da Apple que ainda está incompleta. Os números das ruas estão praticamente todos desatualizados aqui em Recife. Mas a qualidade e atualização da planta cartográfica está melhor em vários locais.

      Isso leva tempo mesmo..

      • Marcio Mariz

        Realmente os locais estão muito incorretos. Aqui em São Paulo também, perto do Shopping Morumbi, havia a sinalização de uma loja do Shopping Bourbon que fica em outra zona da cidade…

        Acho que os mapas estão legais. O problema é todo resto…rsrs

  • Julio

    O mapas da Apple está muito ruim, nem se ele gastasse 99% a menos q o mapa do google valeria a pena. O produto é ruim, vamos falar algo de bom quando ele pelo menos for decente.

  • Olha prefiro ter um iphone na mão com mapas inacabados do que comerciais de protótipos que a mais de 5 anos nao se lança! Quer uma concorrência justa Google? lança um produto melhor! E vc quer um mapa melhor? Vende seu iphone e compra um GPS!

  • Andy

    Já faz mais de 2 anos que os mapas do Android não usam mais bitmaps e consomem menos banda.
    Era o mapa do ios que não havia sido atualizado.

    • Que bom que você concorda que a culpa então era do Google. 🙂