Curiosidades

Lado bom dos mapas da Apple: possibilidade de visualização off-line dos mapas locais

Uma das grandes vantagens dos novos mapas da Apple frente aos do Google é que eles são feitos em vetor e não em imagens bitmap. Isto significa que o carregamento é muito mais rápido e há a grande vantagem de se poder dar um zoom no mapa sem precisar recarregá-lo, ao contrário do que acontecia com o antigo Google Maps.

Uma outra vantagem disto é que eles ficam um tempo na memória do aplicativo, permitindo que se use mesmo sem conexão internet. Em nossa recente viagem para os Estados Unidos para a cobertura do lançamento do iPhone 5, pudemos utilizar muito este recurso.

Como turistas em um país estrangeiro, não tínhamos uma linha de telefone local na qual pudéssemos aproveitar a conexão 3G e ter internet em qualquer lugar. Isto é comum quando se viaja para outro país e se sente falta principalmente ao se caminhar pelas ruas, sendo impossível ficar conectado em uma rede Wi-Fi única.

Mas para nossa surpresa, pudemos utilizar o aplicativo mapas para nos localizamos. Bastou visualizar o mapa inteiro da cidade pelo Wi-Fi antes de sair do hotel (e até procuramos por lojas da Best Buy na região) para que ele ficasse guardado na memória. Depois, já na rua, foi só abrir o mapas e dar um zoom no local onde estávamos, para que ele mostrasse o mapa preciso da região, sem perda de definição. Foi muito útil para caminhar pela cidade.

Claro, sem internet você não pode fazer novas buscas de lugares e nem traçar rotas. Mas já é uma novidade interessante nos novos mapas, que são uma evolução para os mapas do Google.

Eu sei que tem muita gente reclamando da falta que o Google Maps faz no iOS 6 e também considero precipitado a Apple ter retirado um instrumento bom para colocar no lugar um ainda incompleto em grande parte do mundo. Mas independente deste erro estratégico, é interessante notar que há alguns pontos em que a solução da Maçã apresenta evoluções em relação ao que o Google oferecia no iOS. Basta agora amadurecê-la bem mais para o uso cotidiano.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luciano Cardoso

    Um ponto positivo teria que ter. rs

    • iJunior

      Prefiro os bitmap do google com os roteiros dos busões do que isso ai com carregamento rapido. Esse AppleMap é lindo, mas vai demorar um pouco para ficar melhor que o GoogleMap.

  • Luiz Fabio

    Google Maps tem a opção de baixar o mapa e funcionar offline.

    • Guatavo

      Só no android

      • Luiz Fabio

        Sim, esqueci de especificar.

      • Daniel Taiguara

        E não está disponível para o Brasil esta opção !! Maldição !!

        • Tomamais

          Está, mas precisa atualizar o Maps.

      • Pedro Silva

        Errado! Eu ja fiz isso em viagens ao exterior e o Google também funciona com cache!

    • Rodrigo

      Onde fica essa opção ?

      • Também gostaria de saber.

        • Daniel Taiguara

          E não está disponível para o Brasil esta opção !! Maldição !!

          Fica em Opções -> off-line e cache !! Ele vai ter mandar selecionar uma area e dai quando vc selecionar a area ele vai dar quantos megas irá ocupar no cel ! Mas logo em seguida vem uma maldita mensagem em vermelho falando :Mapas off-line não disp. na area selecionada.

          • Daniel Taiguara

            Logico tudo isso no Android !!!

        • Ana

          Parabéns iLex. Enquanto a maioria dos sites só quer saber de sensacionalismo e fala só dos pontos ruins dos mapas para chamar a atenção e atrair visitas, você mostra também o lado bom, para a gente poder decidir se os mapas sao bons ou nao para cada um de nós.

          • Fernando

            Eu sou um troll.

            • Fernando

              Blá blá blá. Li só até a segunda palavra… Depois apaguei tudo! 😛

            • Fernando

              Continue… Continue!!!!

      • Copeta

        Um aplicativo bom: off maps, se quiser 😉

    • Alan Cardeque

      Se a Apple permitisse… isse… isse… isse…. porque realmente no Android eu já fiz isso.

  • Thiagones

    Esse recurso de vetor + offline também existe no app google maps do robô.. minha opinião é que se a Google lança o Maps para iOS com a mesma qualidade que faz para o robô, ela enterra o mapa da Apple antes mesmo do tio Cook tomar café da manhã.

    A coisa está critica, para funções básicas ele está errando local, poi´s, precisão…. eu sinto muita falta do trafego e mesmo tendo o tomtom instalado usava o google mapas.

    Enfim, péssima decisão.

    • Vinicius Alves

      local? na minha cidade, o mapas da Google era MUITO ruim quanto a localização de lojas, restaurantes e outros, uma vez, fui procurar um posto próximo para abatecer o carro, achei um e quando fui até o local que falaram, cadê o posto? ele ficava a 6 quarteirões dali 😛

    • Victor

      Aqui pra mim que sou do interior de MG todas as cidades pequenas pco mais de 10k de abitantes mostra nome das ruas coisa que Google mapas e nem Tom Tom oferece pra minha região.

      Precisão do Mapa da Apple em cidades pequenas esta me surpreendendo a cada dia.

      • Lindomar

        Também notei isso. Eu costumo viajar para varias cidades do interior de Minas e nenhum gps mostrava de forma decente a cidade ou a estrada, ao contrario dos novos mapas do iOS6. Ponto pra Apple.

    • Bruno Eduardo

      Eu acho que foi exatamente por causa dessa lerdeza do Google em adicionar os recursos disponíveis no Android que a Apple teve que meter as caras nisso.

      Se dependesse deles, recursos como visualizar o mapa em 3D e curva-a-curva, só no Android…

  • Mvcmendes

    A premissa de que a Apple *tirou* o Google Maps do iPhone pra colocar o mapa próprio é uma falácia. Assim como existia um contrato válido por 5 anos entre a Apple e o Google pelo YouTube, havia algo semelhante para o Maps. Não sei se vai dar pra saber o que de fato rolou, mas eu estou cada vez mais convencido de que a Apple acabou tendo que tirar o app de mapas do forno antes da hora porque eles e o Google não conseguiram chegar a um novo acordo entre o lançamento do iOS6 e o ponto em que eles estariam prontos pra lançar o mapa.

    Isso provavelmente tem a ver com o quanto o Google deve ter pedido (não de grana, mas de privilégios como acesso a dados, localização e afins), e o quanto a Apple não cedeu. Acho que assim como na situação do YouTube, a coisa não foi tão simples quanto “A Apple tirou o app”. Existiu uma contrapartida, que está bem quietinha.

    • Igor Camilo

      Acho que é o contrário: o quanto o Google cedeu de sua API para a Apple. Afinal, é esta quem fazia o antigo app do Mapas, o Google só cedia as infos.

      • Mvcmendes

        O quanto de grana eles faziam com o app do YouTube cedendo a API pro app vir nativo, e o quanto de grana eles vão fazer agora com o app na App Store que inclui anúncios? A mesma situação se aplica pro Maps.

    • Thiagones

      Acho que SIM houve uma negociação dura que provavelmente jamais saberemos.

      Estamos falando de empresas do mais alto nivel de capacidade tanto intelectual como financeira.

      Mas da parte da Apple, ela deveria ter negociado de outra forma, porque hoje ela entrega um serviço muito ruim. Tivesse feito um acordo com a Nokia, ou com quem fosse..

      • Mvcmendes

        O maior problema foi o aplicativo ter sido apresentado no WWDC como uma maravilha completa. Foi um tiro no pé. Claro que eles não poderiam dizer que era um beta, assim como fizeram com a Siri, exatamente porque neste caso eles estavam tirando um aplicativo pra colocar o deles. Mas vendo novamente a apresentação do Maps (o que eu acabei de fazer), você entende que grande parte do problema foi a expectativa que eles criaram, com o discurso de que estavam substituindo o google maps por um aplicativo imediatamente tão capaz quanto.

  • Jeferson

    Excelente! Eu acredito q agora no inicio ainda teremos esses problemas com relação a cobertura principalmente aqui no Brasil com o serviço de mapas da Apple e a google não vai querer ficar de fora dos iDevice e portanto vai lançar seus serviços como App, bom seremos os unicos privilegiados a ter 2 opções no mesmo dispositivo e isso é otimo pois so vamos ganhar com essa disputa e poderemos utilizar o q cada um oferece de melhor!

  • Elcin

    A visualização de satélite em preto e branco não seria para carregar mais rápido também???

  • Renato Ramos

    Do que adianta se os mapas estão errados?! Exemplo: a Cidade de Niterói, RJ não existe no mapa. Ela e a cidade vizinha (São Gonçalo) são uma coisa so!!!! Errarão feio!!!

    • Vinicius

      Você também errou feio… o correto é “Erraram feio”.

    • Rodrigo Meira – Niterói RJ

      Também moro em Niterói e percebi esse furo no dia seguinte a instalação do iOS6. Generalizaram a região. Niterói é Nierói. SG é SG. #Fail. Ainda bem que, para Mapas, uso o App Porto Vias – da Porto Seguro, que usa a base Google. Já GPS, estou gostando do WAZE.

      • Vicente Pires

        O futuro dos mapas online são de redes sociais como o do Waze. Feito por quem mora e anda por eles.

        Exemplo: para o bairro Vicente Pires em Brasília, nenhum mapa “top” funciona, pra nada, nem pra pesquisar rua, nem pra navegar com o GPS. Nem Google Maps, nem Bing, nem Yahoo, nem a Garmin, não quero nem ver o da Apple (ainda não atualizei).

        Agora o do Waze e o do Tracksource são perfeitos, porque são feitos por quem mais entende da região.

      • Tomas

        E periga toda a população besta de Niterói processar a Apple por esse terrível erro de equipara-los a São Gonçalo. Maior ofensa não há.

  • Arlys

    Google Maps pra Android e Nokia Drive tbm têm isso…

    • Lucas GB

      infelizmente, na nova versão do Mapas da Google eu não consegui mais fazer os downloads de cache no BR. Sei lá o porquê e se isso vai durar, mas… NÃO, atualmente, no Brasil, não é possível com a versão atual e nas cidades onde vou puxar os Mapas para o cache.

      O da Nokia, pelo que sei, sim… é o verdadeiro off-line.

      Com relação ao tema, acho que qualquer presunção é temerária: só os interlocutores sabem o que ocorreu. Contudo, penso que a Apple pode ter levado uma “pegadinha do malandro” da Google. Veja, e se a Google disse que disponibilizaria o seu app antes do lançamento do iOS 6, como o do youtube, e não o fez? Ou seja, a Apple lançou e programou a sua ferramenta de mapas com o cenário de que os seus usuários ainda teriam o aplicativo da google, adaptado ao iOS 6, à disposição…

      Tudo é conjuntura, pode ser até o contrário, a Apple ter prometido que liberaria pro Google o aplicativo, e acabou segurando para fidelizar um pouco o seu. Não sei, pode ser também.

      2 únicas certezas que tenho: o aplicativo do Google será disponibilizado na App Store algum dia; e não foi por falta de dinheiro de qualquer uma das partes que isso não se implementou antes.

  • João Carlos

    Demorou alguns dias, mas finalmente encontramos uma vantagem do mapas da maça neh, hehehhee
    Vou usar essa com meus amigos, rs

  • TiãoGavião

    Para mim tanto faz o uso do Google ou da Apple…
    Quem precisa tanto basta comprar um navegador qquer. O da Apple esta ótimo e da para o gasto, Precisa melhorar?? Sim, precisa!! Nada que não vá acontecer em tempo..

  • Marcelo Andrade

    Esse recurso ja existe no maps para fandroids.

    Mas pelo menos é uma boa noticia. Eu ainda nao atualizei o meu IOS pois uso muito o maps do google no iphone e nao quero usar (mesmo podendo) a versao via browser.

    Bom a maçã decidiu que ia colocar seu proprio mapas, paciencia… vai ter que esperar ele ficar bom para nos reles mortais… ou entao nao atualize seu IOS.

    • DHBB

      Concordo, mas pela primeira vez vejo a Apple sacrificando a “experiência do usuário” em favor de suas brigas comerciais com a concorrência. Não tenho dúvidas que os mapa do iOS vão melhorar, mas acho que foram muito precipitados em lançarem cru como está agora, pois o problema nem se trata mais do Brasil, que sempre fica lá atrás na fila, mas as deficiências atuais abrangem os principais mercados da Apple, como EUA e Europa. Complicado!

  • Elcin

    Melhor de todos!!!

    • Rangel

      Sério?

      • Mvcmendes

        Sério.

  • Alessandro Fernandes

    Assim fica mais rápido ver os erros absurdos. 🙂

    Tenho certeza que a Apple vai melhorar o serviço com o tempo (vão ter que melhorar muito), mas acho que eles se precipitaram em lança-lo da forma que esta. Penso que o prejuízo à imagem da empresa foi grande. Qualquer eventual vantagem do produto da Apple sobre o Google Maps foi totalmente eclipsado. Não agüento mais ouvir piadinhas dos amigos do robozinho. Deveriam ter ao menos mantido o serviço do Google. Alguém errou feio.

    Agora é esperar a Google lançar o seu aplicativo na Apple Store. Espero que a Apple não crie barreiras para isso.

  • Janaina

    Meu iphone (4s) está com problemas, desde hoje todos aplicativos estão travando, inclusive os nativos, depois fecham sozinhos a tela fica escura e depois acende de novo voltando pra tela inicial. A internet está totalmente instável, principalmente a wi-fi parece que não conecta. O e-mail tá louco, tinha 16 e-mails nas notificações, eu apaguei alguns outros tentei ler mas não conecta, de repente trava e volta pra tela inicial, e volta os mesmos 16 nas notificações; As ligações a mesma coisa, fica mudo e volta depois.

    Alguém está com problemas depois que instalou o iO6 ????

  • Antonio Saint Pastous

    Eu gostei do novo “mapas” e acredito muito em sua evolução.!

  • Christian

    Ué.. me lembro de fazer isso no Mapas do Google tabém, no ano de 2010, em uma viagem. Eu “carregava” o mapa em agumas regiões, com zoom e sem, quando estava em casa (com wifi) e depois, na rua, fuçava nele e podia dar zoom de novo, como se estivesse carregando. Claro que não preciso dizer que não tinha plano de dados no meu iPhone.

    • Isso que você disse só funciona se você abrir antes os lugares onde sabe que irá. E somente no zoom que você abrir, o que é beeeeem limitado. Basta sair do perímetro que você “carregou”, ou querer dar um zoom em alguma parte que não tinha carregado, para ver os mapas sem definição nenhuma.
      No caso explicado no texto, você pode carregar a cidade inteira (uma só vez) e dar o zoom na parte que quiser para ter a definição perfeita dos mapas em 2D.
      Isso é BEM diferente do que você disse.

      • Christian

        Ahhh, agora entendi. Obrigado =)

  • Cristiane

    Eu gostei bastante do novo Mapas e notei que ele carregava mais rápido. Lendo aqui mesmo sobre o assunto, descobri que nunca usei todos os recursos disponíveis no Mapas do Google, então, para o meu uso, a mudança não trouxe problemas.

  • Lucas

    Eaw do BLOG DO IPHONE, ultimamente tenho ido com frequencia para os EUA, e um dos recursos que mais usei nos aplicativo MAPAS foi o do ir por uma rota por onibus, que pra mim foi muito util, ja que vcs estavam la, por acaso isso ainda funciona? os horarios, pontos de onibus, etc…
    muito obrigado pela atenção….
    flws!

    LUCAS.

  • Leonardo

    Eu to achando um grande exageiro isso tudo que tão falando, só pq é Apple (assim como o AntennaGate ou qqer outro bug que acham nos aparelhos Apple, que são aumentados absurdamente).
    Ele erra, assim como o GoogleMaps também erra as vezes.
    Ele não tem uma ou outra cidade, mas tem várias cidades que não existem, ou estão desatualizadas, no GoogleMaps (vide matéria de uns dias atrás aqui do BDI).
    Ele tem navegação curva-a-curva, que o GoogleMaps não tinha (e que, assim que a Siri aprender português, vai ser falada e não só escrita).
    E cara, a tecnologia de transformar as fotos aéreas numa navegação 3D é sensacional, ainda passaram sim um ou outro bug ou prédio que ficou torto, mas pq todo mundo só olha pra ponte que ficou estranha, e não para as outras várias construções que ficaram direitinhas? E nem adianta falar que fala desses problemas pq “piorou” em relação ao GoogleMaps, pq esse recurso 3D não tinha no outro….

    • Marcos A. Moraes

      Olha Leonardo, eu não acho que seja exagero.

      Existem vários motivos pelos quais usuários, mídia, concorrentes e parceiros têm feito esse rebuliço todo.
      Em primeiro lugar, os erros relatados no serviço de mapas do Google não chamaram atenção, apesar da cobertura mundial, em dezenas de idiomas, com serviço de transporte público, tráfego e street view integrados.

      Para você vê como são as coisas… a Nokia, na época do N95, começou a popularizar mais os serviços de mapas/GPS. Entretanto foram a Google e a Apple que tornaram a experiência do usuário mais completa e mais utilizada porque trouxe integração a serviços já citados. As duas empresas nos mostraram e nos acostumaram a dar uma olhada nos mapas para ver tráfego, rotas alternativas, postos de combustível, street view, etc.

      Isso aplicado ao iPhone tornou-se uma excelente ferramenta.

      Esse “exagero” a que você se refere trata apenas da reação natural do serviço atual de mapas da Apple ser limitado, cheio de bugs, capado, sem integração com serviços públicos e com features funcionais somente em alguns países…resumindo: deteriorou a experiência do usuário. Fato que assusta a nós, usuários e fãs da Apple que estamos acostumados justamente com o oposto.

      Como fã da Apple e utilizador dos seus serviços, é claro que eu torço para que, em menor tempo possível, esses problemas sejam sanados. Mesmo sabendo que o histórico de suporte da Apple aos “outros países” não seja dos melhores (vide Siri).

      Assim sendo, inclusive para o nosso próprio bem, desejo que continuem a criticar a Apple e que seja feita uma pressão para que ela acelere o processo de melhora. Não há mal nenhum nisso….

      E tomara que esses erros sejam sempre tratados com “exagero” quando for a Apple. O dia que problemas desse tipo forem tratados com algo “normal” , ai sim, eu ficarei preocupado.

      Abs.

      Marcos

    • Alan Cardeque

      Bom eu não tenho helicóptero e estou pouco me lixando para o topo dos predios. Eu quero saber é aonde eu estou em solo firme, se tem linha coletiva para que lugar, como está a situação de tráfego num dado trajeto, até onde vai tal rua, se eu posso achar algum local não pelo endereço mas pelo nome do estabelecimento.

      Se for para ter um Smartphone para ficar vendo o topo dos predios, sento atrás de um computador.

  • Vinicius Rabello

    Os mapas da Apple estão muito aquém do que a empresa costuma apresentar, acredito que foram precipitados, pois uma função básica que é buscar um endereço ou traçar uma rota está com distorção. Vamos esperar a evolução ou torcer para o Google lançar um aplicativo do maps!

  • Alberto

    Simplismente um lixo!!!

    Voltamos em 2005 quando foi lançado o Google Maps

  • Mark

    Baixando….

  • Oswaldo

    Quase não consegui chegar em um casamento graças ao Maps do iOS 6.

    O maldito não encontrava a rua da festa (em São Paulo). Tive que apelar pro Google Maps (via Safari), o que não é a mesma coisa. Saber onde eu estava, traçar a rota, etc. foi traumático.

    Infelizmente, tenho que dizer: um celular com Android me salvou.

  • Alexandre Barbosa

    Um app de GPS/Mapas muito bom é o WAZE. Colaborativo e usando base de mapas do Google e Sygic ele traça rotas ,memoriza caminhos, marca locais, se integra ao Fousquare. Facebook e Twitter, além de receber material/informações de usuários que movimentam sua base de dados com informações sobre acidentes, trafego, policia, blitzs e o que mais quiserem. E o melhor de tudo é que ele é GRATUITO.

    • Mark

      Baixando…….

  • Serginho Pereira

    Que legal… muito útil também para quando for viajar pra um interior que na maioria dos casos não tem internet 3G e a EDGE não é lá essas coisas, vai ser uma mão na roda nas estradas também!

  • André Ricardo

    Para os que não consegue ficar sem o mapa do Google tem uma solução, ou duas…

    Vai no Safari, digita:
    maps.google.com
    depois vc salva o atalho na tela de inicio. (o Google maps so funciona com rede mesmo, vai mudar quase nada.)

    ou
    maps.nokia.com
    repete o mesmo processo de salva na tela de inicio.

    Ha quem diga que os mapas da Nokia são melhores que o do Google aqui no Brasil, isso fica a critério de cada um.
    Espero ter ajudado… 🙂

  • Felipe

    Pra mim…que moro no Japão….o maps da apple está ótimo….até as cidades menores ,ele localiza as ruas perfeitamente….dando instruções curva a curva….muito bom!!!!

  • Jhony

    Aí se não tiver uma conveniência no novo maps da Apple como se faz para add?

  • Tiago Cena

    A CNET fez um teste comparativo: http://m.cnet.com/news/local-search-field-test-apple-maps-vs-google-maps/57518238 entre os aplicativos, avaliaram acurácia para seguir uma rota, quantidade de dados mostrados na tela de um determinado local, tempo de reposicionneto quando se perde na rota, entre outras coisas… Conclusão deles? Google ganhou disparado! Fizeram os testes na cidade de São Francisco, cidade próxima das cedes da Apple e Google… Se mesmo nos EUA em uma das principais cidades deste país o Mapas da Apple foi inferior, imagine o que resta pro Brasil. Vamos ter que esperar muito tempo para conseguir de volta a eficácia e rapidez que tínhamos com o Google Maps. Sem contar que nunca mais teremos Street View, mais útil que prédios em 3D, na minha opinião.

  • Reywilkson

    Meus mapas ficam preto e branco o que será?

    • Marcella

      O meu também está. Acho que é defeito do aparelho mesmo. O meu iphone 5 já deu vários problemas.

  • Gabriel

    Tenho certeza que daqui a um tempo todos estarão elogiando o Maps, falando que é o melhor aplicativo para mapas! Tenho certeza que ele vai evoluir muito!

  • Gfar

    Foi uma decisão estratégica retirar os apps do Google do iOS 6, mas não creio que tenha sido um erro. Ainda não, pelo menos. Vai ser um erro apenas se a Apple não conseguir oferecer um serviço similar em pouco tempo.

    Enquanto isso não acontece, existem soluções diversas para se contornar os problemas – algumas até compartilhadas aqui.

    Se estivesse no lugar desses caras, faria o mesmo, pois creio que não existe motivo para se compartilhar informação do cliente com a concorrência.

  • Pedro

    Uma coisa que não achei no Mapa da Apple é indicação de trânsito.

    Alguem sabe se tem? Se vai ter um dia?

    • Pedro

      Ops, achei.

      Não estava funcionando na semana do lançamento, muito provavelmente pq ninguem tinha atualizado pro iOS 6, e portanto não tinha nenhum usuário para alimenta-lo com dados.

      Para ativar, pressionar no canto direito inferior, o que fará com que essa borda do mapa seja levantada, exibindo algumas opções, entre elas, exibir ou não informações de transito.

      Mas não achei tão intuitivo quando o Maps do Google. Nele, as vias onde existiam dados de transito pesado ou fluindo apresentavam cores vermelhas e verdes pulsantes.
      Já no Maps d Apple, apenas uma camada amarela eh adicionada por cima de algumas vias, sem indicar o quão pesado está o trânsito naquela via, e sem ser possível comparar o transito entre vias.

  • Overlord

    O meu medo em relação ao novo sistema de mapas da APPLE nem é a qualidade das informações.
    Todos nós sabemos que a empresa tem “bala na agulha”: tanto em dinheiro quanto em profissionais capacitados.

    Meu medo é a APPLE começar a lançar atualizações para os mapas APENAS PARA OS PRODUTOS MAIS NOVOS!
    Tipo: a versão 2.0 do APPLE só ser disponível para o iPhone 5, o futuro iPhone 6 e o iPad deste ano.

    Sabemos que isto é uma prática comum, não só da Apple como de outras empresas.
    Seria a maior sacanagem possível: tirar uma função que funcionava 100% em todos iOS e gadgets para torná-lá exclusiva dos novos modelos.

  • Vinícius

    Precipitou muito mesmo, ainda mais para nós brasileiros, que nem 3D temos. Enquanto isso Google vai fazendo seu mapa e disponibilizar em breve na App Store, a Apple não podia deixar isso acontecer jamais, mas para isso tinha que ter pelo menos as funções básicas funcionando que um app de mapa deve ter para não se queimar…

  • Francisco Junior

    Quando eu viajei para os EUA, eu coloquei o chip da Tim e da claro no iphone(em iphones diferentes) e ele não ficou com sinal. Tem que ativar alguma coisa com a operadora antes de viajar?

  • Pedro

    Tenho um iPad 2 e um iPhone 4S, atualizei o ios apenas no iPad para ver se ia gostar, se fosse bom atualizaria também no iPhone, mas achei o ios6 ruim e quero fazer o downgrade para o ios5. Isso é possível? Se sim, como faço?

    Uso muito o maps e o youtube, o mapa da apple aqui em recife ta horrivel, só aparece nuvem e app do youtube por enquanto só tem para iPhone.

    • Pedro

      Acho que agora entendi o que a apple quis dizer quando explicou que o Maps é uma solução baseada na nuvem.

  • Filipe

    Um ponto positivo, porem…
    App do Google maps urgente!

  • Renata Amarante

    O maps antigo era assim, Sempre sai de casa com a internet desligada e me guiava pelo mapa carregado. ja com esse novo maps da apple não consigo fazer isso…

  • Thiago Floripa

    Pessoal ainda não atualizei para o IOS 6 , quem puder responder agradeço . Atualizando ainda é possível usar o Latitude ? Ele abriria o maps da Apple isso ?
    Valeu

  • Well

    Eu testei no meu iPod Touch e foi só alegria ˆˆ

  • Randy Lucas Fusieger

    O Nokia Mapas, na família Lumia, funciona muito bem offline. Todas as cidades (inclusive as do interior) são mapeadas rua a rua, sem exceção. Os mapas não ocupam tanto espaço e o resultado é surpreendente. Digo isso por experiência própria. 😉

  • Rodrigo

    Qual banco de dados fornece os dados que alimenta o app de Mapas da Apple? Pois minhas empresas constavam no mapas do Google mas agora não mais.. alguém tem ideia?

  • Maxwel

    Pior de tudo é ficar sem o Street View!,,

  • Marcio Rodrigues

    Acho que sou otimista demais. Quase não vejo pontos negativos no Maps da Apple, pelo contrário, gostei de diversas coisas, como a possibilidade de rotacionar o mapa sem perder a rota em andamento; pelo menos na minha região está mais preciso que o Maps da Google; aquela pequena bússola no canto é muito interessante; sugestão de rotas para locais próximos; rotas para contatos da agenda (inclusive do Facebook); e uma coisa que achei muito bacana é aquele efeito que aparece quando você toca em um pin (ou na própria localização) e em seguida clica na seta para a direita, a imagem de fundo que aparece no topo é do local onde o pin está, e o mais interessante, a imagem fica girando suavemente como se estivesse sobrevoando a área, e isso permanece mesmo quando associa o local a um contato; a rapidez também é um ponto forte, pois é horrível esperar o carregamento de um mapa quando se esta procurando um endereço, ainda mais quando o 3G esta horrível.

    Até então, pra mim, o único ponto fraco é que quando se reduz o zoom o nome das ruas vão sumindo rápido demais, coisa que o Google Maps mantém por muito tempo, mesmo que com letras muito pequenas.

  • Ramom

    Essa opção é excelente, sentia muita falta quando viajava com o IPhone pois moro no interior da Paraíba e viajo constantemente para fortaleza/CE e Mossoró/RN…

    Acontece que o GPS funciona muito bem, mas via de regra, com conexao ruin de internet que é o que se tem por aki, eu era apenas 1 ponto azul No meio do cinza… E com os maps off, vc pode planejar o trajeto e ir abrindo para ele salvar e viajar… Já testei de saída de Sousa PB para Natal RN e esta excelente.

    Além de que por aki posso afirmar que os mapas melhoraram 200% relativamente ao detalhamento de ruas e estabelecimentos comerciais.

    Só a opção das correções que fazemos que deveria estar mais rápida… Minha empresa tá como tel errado e eles ainda não ajeitaram… Mas, pelo ao menos está lá… No Google aparecia umas quatro ruas para trás de onde era.

  • VimpriO

    Como assim não tinha um chip pra pegar 3G? é tão facil comprar um chip depois so inventar um num. de CPF americano (um falso) que vc já tem um num. e acesso a internet.

  • Anderson Braganca

    Lixo total esse Apple Maps, voltamos uns 5 anos pra trás… e ainda tem gente que consegue achar coisa boa nisso! Vamos ser realistas pessoal, por mais que o Apple Maps tenha alguns pontos melhores que o do Google o app é horroroso por si só, não tem nem como comparar com o do Google.

    Um mapa que no próprio EUA já é ruim, imagina fora. 🙁

  • Carlos Jordan

    Eu não sei como ficou o maps no meu iPhone, mas sei que esse iOS6 tá drenando minha bateria de uma forma fora do comum. Tá parecendo aparelhos com android.

  • António

    O Google Maps do ios5 tb suporta caching, por isso não vejo nada de novo.

  • Danilo Salvego

    Alguém aqui usa celular offline?

  • Sergio Luiz

    Melhor de todos esta longe de ser ….. muito longe .
    Para ficar bom tem que ter todos os recursos que tem la fora aqui no Brasil .
    Falta trefego ao vivo , rotas transporte público …. falta muita coisa

  • Matheus P Silva

    Péssimo esse Mapa da Apple. Por curiosidade tentei achar endereços em Brasília e nada (tipo CLN 407 e SIG Quadra 3). Fora que no item padrão (só os mapas, sem imagens da cidade) tem vários itens errados. Uma vergonha. Acho que a Apple contratou alguém da TIM pra fazer os mapas — e também o gerenciamento de bateria, que é outro caso à parte (antes chegava ao fim do dia com 10-20% da bateria, e agora dá 17 h e já tá em 10%).

  • carlos

    Iex, boa tarde !

    Sou leitor do blog a muito tempo. Estou com problemas no mail do iCloud no iphone . Os emails nao estao baixando no iphone, somente no ipad. Nao consigo utilizar o compartilhamento de fotos no iphone, somente no ipad, sabe me dizer o que pode ser ?
    Verifiquei as configuraçoes de ambos idevices, estao iguais.

    obrigado