2012ARQUIVOCuriosidades

Lado bom dos mapas da Apple: possibilidade de visualização off-line dos mapas locais

Uma das grandes vantagens dos novos mapas da Apple frente aos do Google é que eles são feitos em vetor e não em imagens bitmap. Isto significa que o carregamento é muito mais rápido e há a grande vantagem de se poder dar um zoom no mapa sem precisar recarregá-lo, ao contrário do que acontecia com o antigo Google Maps.

Uma outra vantagem disto é que eles ficam um tempo na memória do aplicativo, permitindo que se use mesmo sem conexão internet. Em nossa recente viagem para os Estados Unidos para a cobertura do lançamento do iPhone 5, pudemos utilizar muito este recurso.

Como turistas em um país estrangeiro, não tínhamos uma linha de telefone local na qual pudéssemos aproveitar a conexão 3G e ter internet em qualquer lugar. Isto é comum quando se viaja para outro país e se sente falta principalmente ao se caminhar pelas ruas, sendo impossível ficar conectado em uma rede Wi-Fi única.

Mas para nossa surpresa, pudemos utilizar o aplicativo mapas para nos localizamos. Bastou visualizar o mapa inteiro da cidade pelo Wi-Fi antes de sair do hotel (e até procuramos por lojas da Best Buy na região) para que ele ficasse guardado na memória. Depois, já na rua, foi só abrir o mapas e dar um zoom no local onde estávamos, para que ele mostrasse o mapa preciso da região, sem perda de definição. Foi muito útil para caminhar pela cidade.

Claro, sem internet você não pode fazer novas buscas de lugares e nem traçar rotas. Mas já é uma novidade interessante nos novos mapas, que são uma evolução para os mapas do Google.

Eu sei que tem muita gente reclamando da falta que o Google Maps faz no iOS 6 e também considero precipitado a Apple ter retirado um instrumento bom para colocar no lugar um ainda incompleto em grande parte do mundo. Mas independente deste erro estratégico, é interessante notar que há alguns pontos em que a solução da Maçã apresenta evoluções em relação ao que o Google oferecia no iOS. Basta agora amadurecê-la bem mais para o uso cotidiano.

Botão Voltar ao topo