Notícias

Decisão judicial obriga Apple a citar Samsung em seu site britânico

Uma decisão polêmica da justiça britânica obrigou a Apple a publicar em seu site um aviso explicando que a Samsung não copia a Apple. A Maçã recorreu, mas perdeu a causa, sendo forçada a cumprir a decisão. E ela já está no ar, no site britânico da empresa.

Mas a Apple parece ter seguido a sugestão de uma tira de humor, publicada em julho (leia “[humor] Como a Apple pode contornar a decisão judicial de citar a Samsung em seu site“).

Em um pequeno link na página principal, a Apple disponibilizou um texto onde explica que a Samsung não copia a Apple. Mas ela usou as palavras do próprio juiz para explicar que os produtos da concorrente “não são tão legais” e que outras cortes no resto do mundo concordam que a Samsung se inspira na Apple.

No dia 9 de julho de 2012 o Tribunal Superior de Justiça da Inglaterra e País de Gales decidiu que Computador Samsung Electronic (UK) Limited Tablet Galaxy, ou seja, o Galaxy Tab 10.1, Tab 8.9 e Tab 7,7 não infringem desenho registrado da Apple n º 0000181607-0001. Uma cópia da sentença do tribunal pleno Alta está disponível no seguinte link www.bailii.org/ew/cases/EWHC/Patents/2012/1882.html.

Na decisão, o juiz notou vários pontos importantes, comparando os designs da Apple e produtos da Samsung:

A extrema simplicidade do design da Apple é impressionante. […] O design parece como um objeto que o usuário gosta de pegar e segurar. É um produto discreto, suave e simples. É um projeto legal.

Já para os tablets Samsung Galaxy, a impressão é a seguinte: visto de frente, eles parecem com o design da Apple. Mas os produtos da Samsung são muito finos, com detalhes diferentes na traseira. Eles não tem a mesma discrição e extrema simplicidade contida no design da Apple. Eles não são tão legais.

Esta decisão tem efeito em toda a União Europeia e foi confirmada pelo Tribunal de Apelação em 18 de outubro de 2012. Uma cópia do acordo do Tribunal de Recurso está disponível no seguinte link www.bailii.org/ew/cases/EWCA/Civ/2012/1339.html. Não há nenhuma ação inibitória em relação ao modelo registado em vigor em toda a Europa.

No entanto, em um caso julgado na Alemanha sobre a mesma patente, o tribunal considerou que a Samsung está envolvida em concorrência desleal, copiando o design do iPad. Um júri dos EUA também considera a Samsung culpada de infringir o design da Apple e outras patentes, com multa de mais de um bilhão de dólares em danos à Apple Inc. Assim, enquanto o tribunal do Reino Unido não considera a Samsung culpada de violação, outros tribunais tem reconhecido que, no curso de criação de seu tablet Galaxy, a Samsung copiou deliberadamente o iPad da Apple, bem mais popular.

Com isso, a Apple acata a decisão da justiça, mas usa argumentos que dão a entender que a corte britânica é a única a achar que os produtos da Samsung não copiam os da Apple.

Agora é ver se o juiz não reclama deste modo de cumprir a sentença e não obriga a Apple a mudar o discurso.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lailan

    “They are not as cool.” hehehe.. A Apple nem colocou um css na página “referenciada” a Samsung.. huHASuhAUSH trela aqui..

  • Miquéias Coutinho

    Hilário rs

  • aLex

    Esse é o jeito de cumprir sem cumprir !

    • Felipe

      Jeitinho brasileiro de ser, a Apple devia ser brasileira! 😛

  • Dário

    Acho uma briga sem sentido, quem gosta dos produtos da apple não é apenas pelo design mas sim pelo sistema também e a samsung não pode usar o IOS.

    • Pedro Silva

      Concordo! Se fosse assim então em outros mercados, como por exemplo PCs e note, imagina só como ia ser.

  • Leonardo H.

    Piada pra começar bem o dia! 😛

  • Geeklan

    Esse julgamento teve a sentença mais ridícula que eu já vi. Isso é o que dá colocar quem não entende nada de tecnologia para julgar um processo tão sério.

    • Lailan

      Pensei que apenas eu tive esse pensamento. Realmente achei essa decisão ridícula de ter que referenciar a concorrente dizendo que o produto dela não é tão legal.

      • [3]

        • Gabriel Rabelo

          [4] Afinal que merda é essa de mundo que não tem um juíz que consiga ver o que está na cara, a Samsung copiou indiscretamente TODO O DESIGN DA APPLE. Isso pra mim é burrice -.-‘ A Samsung deveria morrer

          • Rogerio Cidade

            Nããããooo, num morre nãããooo!!!

            Minha TV tá na garantia ainda!!!!

          • Pedro Silva

            Ela não pode morrer pq não é um animal. De qualquer forma se a sansungue acaba-se não teríamos Ipads e IPhone, afinal eles que produzem vários componentes, aonde nenhuma outra empresa teve condições de produzir com tal qualidade. Portanto antes de falar besteira pense que tudo possui ação e reação.

      • Dorinha

        Idem

    • Antonio Monaski Neto

      Para isso existe o “Perito do Juiz” e o “Perito Assistente”…

      😉

  • Felipe Teodoro

    kkkkkkkk

  • Michel

    Ri muito alto ao ler isso! kkkkkk

  • Teta de Frango

    trollagem pura!

  • Fernando Penteado

    Ishi, isso vai dar rolo ainda.
    Primeiro por comparar decisões entre países, e segundo que a Apple não ganhou em todos os países que entrou com ação, sem contar o próprio Reino Unido.

    Sou fã da Apple, mas acho que muitas das patentes criadas por eles não deveriam nem existir, principalmente as de software com relação a UI, pois afinal de contas a Apple não inventou tudo que esta no iOS, na maioria das vezes ela extraiu ideias (não patenteadas) de muitos desenvolvedores independentes.
    Não julgo a Apple por criar as patentes, e sim as organizações que permitiram essas patentes serem criadas.

    Antes que alguém fale, eu gosto muito da Apple, e não tenho nada da Samsung, e jamais trocaria a maça por eles, pois os produtos são extremamente de baixa qualidade.

    • Marcelo Iglesias

      Desculpe Fernando, mas apesar de também preferir a Apple (tenho Iphones 3GS, 4, 4S, 5, além de IPADs 1, 2,3, Mac Mini, IMAC 21,5 e MacBook Air 13), após a quebra do meu Iphone 4, que já está há 3 meses na Assistência Técnica, por sinal péssima da empresa aqui no Brasil, adquiri um Galaxy Tab 7,7, que tem a função de celular, de excelente qualidade, com tela Super Amoled Plus,e entre outras coisas me permite assistir videos em RMVB e MKV com legendas. Ponto negativo para atualizações do Android e travamentos constante (pior que Windows em PC). O IOS é muito superior mesmo.
      Mas evite críticas sobre qualidade de marcas e produtos que não conhece, nem usou. Não gosto dos Fandroids que fazem isso com a Apple (criticam sem nem ter experimentado qualquer produto da maçã), logo, não acho correto fazer o mesmo. Não precisamos apagar a luz de ninguém para brilhar a nossa. Muito básico isso… Valeu!

      • Fernando Penteado

        Marcelo,

        Concordo com você, mas há uma diferença em não ter o produto e não conhecer o produto, eu não tenho nenhum, mas tenho contato com eles, pois minha esposa tem o S2 da empresa, que por sinal, se for pressionado um pouco mais forte você consegue ouvir o barulho do plástico, além de parecer um material muito frágil (pode não ser, mas aparenta). Por causa disso coloquei no comentário a frase “pois os produtos são extremamente de baixa qualidade.”, pois se parece que vai quebrar, para mim, é de baixa qualidade.

        []s

        • Wendell Leon

          Galéra vim aqui comentar algo fora do assunto.
          Vim dar PARABÉNS ao Blog do iPhone por conter pessoas que discutem essas ocasiões sem desrrespeito ao proximo assim como vocês estão discutindo acima!

          Hoje em dia existem varios site onde não se da mais pra comentar por que agalera começa com a palhaçada de chamar de Fan Boy e desmoralizar o proximo simplismente por não ter a mesma opção tecnologica que ele.

          Pra finalalisar ontem enviei um Email de reclamação do site TECMUNDO que tem conteúdo de ótima qualidade mais de após incluir o sistema de comentarios do facebook no site os comentarios são totalmente inprodutivos, inclusive são muitas ofensas entre os leitores.

          PARABÈNS AO BLOG DO IPHONE POR MANTER ESSE NIVEL DE QUALIDADE DE USUARIOS !

          • Você não imagina a dor de cabeça que temos diariamente para manter o espaço de comentários um lugar agradável de se participar. Mas acho que vale a pena. 🙂

            • gidel

              ô! 🙂

          • Marcelo IGLESIAS

            Qual foi o desrespeito , por favor!
            Pra emitir opiniões e discutir um assunto é necessário argumentação, como o Ilex sempre pratica e mostra, principalmente nas análises dos famosos “boatos” e “rumores”, que aparecem a todo momento. Respeito sua opinião, mas não vi fundamento algum nela!

          • Marcelo Iglesias

            Qual foi o desrespeito , por favor!

        • Marcelo IGLESIAS

          Ok, entendi seu ponto. Só temos que tomar cuidado com generalizações.
          Ao contrário da Apple ( que só faz produtos Top de qualidade – acabamento impecável), a Samsung tem aparelhos de todos os tipos: Top, meia boca e super ruim, com preços para todos os gostos!

          • Fernando Penteado

            Verdade. Mas se um dia a Apple fizer um produto com acabamento igual ao s2 ou s3 com certeza será o meia boca da maca

  • Dorinha

    Isso me fez rir… 😀

  • Murilo Herrmann

    Sem entrar em “in memorian feelings”:

    Achei que a Apple tinha perdido um pouco da graça/piada depois da morte do Steve Jobs, o Tim Cook parece um administrador formal, mas depois dessa?

    Piada do ano!!! parabéns Apple, agora tenho certeza que o “espírito da Apple” ainda está vivo.

    [Rindo muito aqui]

  • Kelly Maris

    SAMSUNG vc não é tão legal! heuheuheuhueh

  • Binho Andrade

    Esse Juiz é demais. Rir muito!

  • Copeta

    Que coisa mais tosca.

  • Filipi jacob

    Respeito a sansung até acho legal a liberdade dos dispositivos, acho que tudo eh questão de opinião, a Apple nao venderia menos se tivesse ou nao entrado com esta ação, ganhou essa grana no processo mais ai??
    Grana pra Apple será que eh importante mesmo??
    Acho que foi mais um coisa de ego!
    Sao dois excelentes produtos.
    Nao troco a maça por nenhum andróide, mais respeito muito quem adquiriu um…
    Coisas que nao se discute:
    Religião
    Futebol
    Política
    E sist. Oper.

  • Daniel

    Que isso pessoal… essa foi a causa ganha mais perdida da história! Trata-se de uma vitória com gosto de derrota. Quer maior vexame do que ter uma causa ganha com a ressalva de um juiz de que seus produtos não são tão legais quanto o do rival!? Esse juiz fez propaganda de graça pra Apple!

  • Stephanie

    Eu vi que a Samsung copiou bastante designs da Apple, mas o Galaxy tab eu nao acho parecido com o iPad o.O sei la, pelo menos o Gtab 2 do meu namorado nao aprece, eh widescreen, nao tem botao na tela (só dos lados, e eh bem ruim pq toda hora eu bloqueio a tela sem querer)

  • luis

    ridículo esse discurso, tipo acho que a samsung se expira na apple sim, pois tenho um galaxy s mto parecido com o iphone

    • Anderson Gama

      Expirar? Você tem certeza disto?

  • Luiz

    ARF palhaçada,

  • Maurício

    eu nem curto futebol a não ser no xbox, mas pra fazer uma comparação bem genérica, a samsung é como um time de peladeiros comparados à Apple que é a seleção brasileira, tentam, imitam, mas de jeito nenhum chega perto do nível de qualidade em qualquer aspecto, que são sem comparação superiores!

    • Rommel

      A seleção espanhola, é hj, a melhor do mundo…

  • Fernando Augusto

    Essa decisão não vai mudar em nada o gosto e a opnião dos usuários da Apple.

  • Daniel

    “Eles não são tão legais.”
    Pra mim isso nada mais é que um típico “Apple win”. Só que em outras palavras.
    Se eu fosse a Samsung, ficaria um tanto quanto ofendido com uma decisão dessas! kkkkkkkkkkk

  • Sempre fazendo do jeito Apple mesmo.