Dicas

Você mesmo pode melhorar os mapas da Apple em sua região. Veja como.

E a regra se repete: novo iPhone, novos problemagates. Alguns velhos, como a tela amarelada, vazamento de luz, e alguns novos, como a superfície facilmente riscável (que não é exatamente novidade), além do aplicativo “capenga” de mapas.

É bem notável o esforço das pessoas ao redor do mundo em tornarem bem evidentes as falhas do aplicativo Mapas do iOS 6. Assim como argumentar que ‘isso não teria acontecido se o Steve Jobs estivesse vivo’… É muito mais fácil criticar do que colocar este esforço em algo positivo.

Isso é um tanto triste. Desde o lançamento do iPhone, um dos seus maiores pontos fortes é a sua comunidade. Usuários e desenvolvedores felizes e orgulhosos por fazerem parte de um seleto grupo (e digo seleto não por ser um grupo pequeno, mas sim um grupo diferenciado. Um grupo que não fica satisfeito com pouco). E este grupo já conquistou coisas incríveis, a começar pela App Store e seus 700.000 aplicativos criados e 30 bilhões baixados.

Reitero um comentário que fiz há alguns dias em um post: acho complicado defender que a Apple tenha ‘tirado o Google Maps’ do iOS para colocar seu sistema próprio. O buraco é mais embaixo e não podemos ser inocentes a ponto de crer que as informações que chegam até nós são completas e nada fica de fora. Mas independente do motivo, um fato permanece: o sistema de mapas do nosso querido iPhone está incompleto.

Confesso que é até engraçado mexer no Maps e ver que o nome do Estádio Parque Antártica (na cidade de São Paulo) está escrito em uma língua oriental (chinês/japonês/coreano).


Não, não é no bairro da Liberdade

Mas ao invés de rir e fechar o aplicativo, eu ri e enviei uma correção.

Ajudando a melhorar os Mapas

Talvez nem todos saibam, mas a Apple permite o envio de correções dos mapas direto do aparelho, de forma muito fácil e prática.

Por isso, gostaríamos de fazer um convite a todos os leitores do Blog do iPhone: que tal mexer um pouquinho no Maps todo dia, e enviar correções sobre lugares e estabelecimentos que estão incorretos? Se cada um ajudar com um pouquinho, depois de algum tempo poderemos nos orgulhar de além de termos um iPhone, termos também contribuído para tornar o seu aplicativo de mapas ainda melhor.

Aqui vai um pequeno guia de como fazer para enviar uma correção para a Apple. Se todo mundo ajudar, todos nós sairemos ganhando.

Passo 1 – Abra o aplicativo Mapas e navegue por uma região que você conheça bem. 

Passo 2 – Ao encontrar um erro, selecione o estabelecimento (ou ponto de interesse destacado no mapa) tocando no ícone correspondente.

 

Passo 3 – Selecione o botão “Indicar Problema”.

Passo 4 – Na nova tela, selecione qual é a categoria que se encaixa melhor no problema que você está reportando 

Passo 5 – Na tela seguinte, Edite as informações, corrigindo o que está incorreto 

Passo 6 – Depois de tudo corrigido, toque no botão Enviar e… pronto!

Isso pode ser feito tanto no iPhone quanto no iPad e iPod touch com o iOS 6 instalado.

Você acabou de contribuir para tornar o nosso sistema de Mapas mais completo, confiável, e ainda por cima, pode falar pra todo mundo “eu ajudei”. As informações não serão alteradas imediatamente. Estes dados são enviados para a Apple, e após uma verificação, eles alteram os dados. Isso pode levar dias. E que tal depois de enviar uma correção, você colocar aqui nos comentários onde foi que você ajudou?


ATUALIZAÇÃO:

E a gente já conseguiu mudar o mapa da Apple em apenas poucas horas de mobilização. O Parque Antártica já está escrito em português e o ícone agora é de um estádio, não de um “parque”. Parabéns a todos vocês que colaboraram. 😉

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Anderson

    E funcionou! Assim que li o post fui dar uma olhada no meu mapas e o nome do estádio está corrigido e com os detalhes que você enviou! Parabéns.
    Vou ficar atento e sempre que puder vou dar minha contribuição.
    Abs.

    • Henrique Mello

      Moro próximo ao Pq. Antartica e não tinha visto o erro. Entrei e não estava corrigido, e enviei a indicação do problema. Muito boa a matéria!

      • Felipe

        Olá, acabei de ler o post e resolvi ver este Parque Antartica, resolvi ver Fernando de Noronha também depois, e vi que dizia que Fernando de Noronha era do Rio Grande do Norte, o que está cOrreto e não, FN já foi do rio grande do norte, mas virou de pernambuco, (FN está 200 Km mais perto de RN do que PE) E nos mapas da Apple estava RN, ja tinha visto istk antes, mas nao sabia como corrigir, obrigado Blog do iPhone 😉 Agoro posso ajudar a melhorar os mapas ( o que eu ja queria ter feito)

    • Akira

      Acabei de ver aqui no meu ipad e nada! nada inda está escrito algo em chines!

      • Jrbs

        Aqui também … Não houve correção!

        • Pedro

          Conforme postei abaixo não acho que isso é um erro! O blog apenas visualizou na segunda vez em um angulo/zoom aonde aparecia o nome em português.

          O iLex se precipitou na sua conclusão :), afinal “É muito mais fácil criticar do que colocar este esforço em algo positivo.” Kkkk, não resisti a piada! Contudo a crítica também é algo bom, basta ter a mente aberta e saber tirar proveito disso! Sou desenvolvedor e recebi ontem um comentário exatamente assim de um usuário: “q app mer…!” Muitos ficariam puto da vida e alguns ate xingariam o ser, contudo respondi ao usuário prontamente tentando obter dele uma resposta para justificar o comentário, pois se ele achou isso é pq tem algo que pode ser melhor! Considero os usuário que fazem criticas negativa os mais importantes, assim o app melhora a cada dia e de quebra automaticamente diminuímos este tipo de critica!

    • Pedro

      iLex eu discordo! O problema não é bem o que a reportagem alega e nem sei se é um problema! Eu ja tinha percebido isso no estádio do Maracanã no Rj onde ocorre a mesma coisa! Contudo não digo que isso é um erro, pois ao mover o mapa(zoom) e rotacionar percebi que em alguns momentos é possivel ver o nome em português!
      A minha percepção foi que a Apple manteve o nome de certos “monumentos” em múltipla línguas, portanto nao considero que seja um erro, no entrando conforme o blog relatou eu tb percebi que o destaque esta mais para essa língua que nao sei qual é!

    • Gilson

      Acabei de abrir o mesmo endereço e continua sem correção…

    • Leandro Fonseca

      Engraçado. Testei o Parque Antartica há pouco (às 11h19 de 28-09-12) e ainda está o ícone de parque, não de estádio, mas tem o nome.

  • Rodrigo Moura

    Opa! Gostei, tem razão temos que contribuir tb. Abraço

    • Dalton Moura

      Não sei até que ponto devemos ficar satisfeitos com o fato de ter que enviar informações constantemente para poder utilizar um mapa útil em nossos aparelhos.
      Contribuir com correções específicas é até aceitável mas enviar a maioria das informações não dá!
      Quando procuro um mapa no meu iPhone é para ele me fornecer informações e não o contrário!

      • O problema, Dalton, é que o brasileiro sempre foi muito egoísta em matéria de colaborar na internet, por isso que nem a Wikipedia em português foi tão para frente. O brasileiro só quer receber, receber, receber, com a premissa do “Tô pagaaano”…

        Há quem falou do open source, mas até isso no Brasil tem o significado deturpado. Open Source aqui significa “não pagar”, enquanto no resto do mundo quer dizer “trabalho feito por todos”.

        • Dalton Moura

          iLex, concordo que devemos contribuir ao adotar a utilização de alguma ferramenta! Mas a questão é a seguinte:
          Pegando o exemplo do Wikipedia e Open Source, podemos perceber que estas são ferramentas opcionais.
          Caso precisar fazer uma pesquisa, por exemplo, posso consultar várias fontes: livro físico, livro online, sites específicos etc. Ou seja, usar o Wikipedia é uma escolha e, ao adotar esta fonte, devo ter a consciência de retribuir com informações e, com isso, melhorar a ferramenta cada vez mais. Mas isso, deve ser uma opção e não uma obrigação.
          No caso do iOS6, o mapa da Apple é a única opção nativa (pelo menos até o momento) e isso força a sua utilização. Muitos usuários usam um app nativo por facilidade ou comodidade pois não sabem criar uma conta na app store e baixar um aplicativo ou então não possuem paciência de utilizar os mapas através de um navegador web.
          Não acho legal a idéia das pessoas serem forçadas a contribuir somente por não terem outra opção que seja mais completa (não estou dizendo que os mapas Google são perfeitos). Caso existisse outras opções nativas de mapas no iOS6 e, mesmo assim, a pessoa quisesse usar os mapas da Apple, aí sim ela está mais do que certa ao enviar informações para melhoria.
          Sendo assim, acredito que o interessante seria ter os dois mapas: Google e Apple. Com isso, usaria o mapa da Apple somente quem se identificou com esta ferramenta e deseja contribuir para a melhoria dela.

          • Diego S.

            Dalton, me desculpe, mas discordo de você.
            A ferramente do Google, o Maps, logo em seu início, contava com pouquíssimas referências brasileiras. Isso porque qualquer sistema de informações têm de ser alimentado e, em grande parte das vezes, isso é inviável às companhias desenvolvedoras. Neste período, por ser uma novidade no mercado, nenhum usuário reclamou ao inserir informações no Maps, ao contrário, ficou feliz por tal possibilidade.
            Tenho plena convicção de que realmente seria incômodo ser obrigado a inserir tais informações. Contudo, a Apple apenas disponibilizou a opção àqueles que sentem-se bem ao agregar valor à uma empresa que sempre buscou a melhor experiencia ao usuário.
            Concordo que a transição não fácil. Bem sabemos a proporção que a discussão sobre o iOS não reproduzir videos ou animações em Flash. Todavia, hoje, mesmo a Adobe, maior interessada na tecnologia, resolveu deixa-la de lado. Percebeu que haviam fundamentos nos argumentos da Apple.
            Mesmo que Steve Jobs já não influencie – diretamente, pois seus conceitos serão seguidos por algum tempo – as ações da Apple, os demais funcionários são extremamente capacitados. Não iriam arriscar apenas por não gostar da Google.
            Acredito, que é necessário compreender que, neste caso, a Apple apenas expôs, ao invés de impor.

          • JanjaBoy

            [2]

          • Overlord

            Nunca fechei tanto com a opinião de alguém aqui nos comentários!

            Parabéns, Dalton, pela lucidez!
            Apesar de já ter contribuido várias vezes com correções para os mapas, desde que o iOS foi lançado,

            E este trecho é sensacional:

            “Muitos usuários usam um app nativo por facilidade ou comodidade pois não sabem criar uma conta na app store e baixar um aplicativo ou então não possuem paciência de utilizar os mapas através de um navegador web.
            Não acho legal a idéia das pessoas serem forçadas a contribuir somente por não terem outra opção que seja mais completa (não estou dizendo que os mapas Google são perfeitos).”

            Afinal, o mote da Apple sempre foi usabilidade, experiência do usuário.

        • Breno Alves

          Concordo com o iLex, é o tipo da coisa… Se você pode passar a informação pra ajudar, passe, porque depois ajudará uma pessoa.

        • Luis

          Espírito de cooperação pode não ser o forte do brasileiro, mas no caso Wikipedia me parece falta de “cabeças”, se me entendem.

        • Danilo

          iLex esqueceu de dizer que a wikipedia é um serviço gratuito e opcional, assim como o google.

      • Therion

        Amigo, se gostas tanto dos mapas do Google, não é porque o Google o fez assim. E sim pelos usuários que a anos contribuem com ele. Temos sim de contribuir para que seja melhor. Reclamar é facil. Estamos olhando apenas como usuários, mas temos de leva em conta que entre as gigantes, existem muitas questões comerciais. e Creio que a Apple só cortou o relacionamento com o Google porque estava inviável. Sentimo isso, pois o Google já não deixava os APPs para IOS realmente bons. Era apenas uma sobra, pois os mesmos APPs para outras plataformas, já estavam 100 anos luz. Concordo 100% com a decisão da Apple. É claro que nós, usuários, saímos perdendo um pouco, mas nem tanto, pois o Google acabou já colocando um YUOTUBE separado mais completo e em seguida fará o mesmo com o mapas. Aí se preferir, pode continuar com ele. Porém os mapas da Apple, são bem melhores que os do Google, como exemplo o fato de serem em vetores. Falta apenas a colaboração pública para se tornarem totalmente funcionais. E isso cabe a nós!

    • Danilo

      Eu mesmo corrigir? Não, me desculpe, mas eu sou consumidor e tenho o direito de receber um bom serviço em troca do que eu paguei!

  • Beaguinho

    Eu já tenho feito isso, descobri recentemente essa opção. Agora vamos ver quanto tempo vai levar para a Apple realmente corrigir esses detalhes.

    Estou contando a partir de agora!

  • Marcio

    Huuumm. E que talvez o Palmeiras deva disputar o campeonato local de algum país que fale uma dessas línguas… Desculpe, mas nçao pude resistir.

    • Rogerio Cidade

      Ano que vem, quem sabe. Se ele ganhar a Libertadores…

      • Anderson Campos

        Vai sim, falar tupi guarani. Na segundona.

      • Israel santos

        E papai noel também existe.

  • Tito chase

    Legal…somos parte disso…nada mais justo q deixar nossa contribuição em algo q consideramos q pode ser perfeito.

  • Erico

    Eu até tento corrigir o problema, um mc donalds que está no local errado, tento alterar o local, mas na hora de colocar o pino no local certo o mapa não carrega, fico lá esperando e o mapa não carrega.

  • Rogerio Cidade

    Muito bom, iLex!! Com essa dica, vou remapear minha cidade inteira uhahuahuauha

  • William

    É impossivel mesmo com toda tecnologia não existir Gap’s… gostei bastante da dica e com certeza vou contribuir…

  • Marcos Paulo

    E adicionar um local?

    Se for possível estou com uma lista grande para incluir.

  • EDSON

    Boa iniciativa!!!
    É muito mais comodo criticar, dizer que isso não presta.
    Esta ai a solução.

  • Leandro Reis

    Parabéns pela iniciativa. Vejo que você compartilha comigo da vontade de ver as coisas melhores e não simplesmente criticar porque não estão do jeito que agente gostaria e não fazer nada pra ver acontecer. Isso é uma forma de interagirmos com a Apple que tanto gostamos e ajudá-la a tirar esse atraso de vários anos em relação à experiência do Google tem com os Mapas. Com o aperfeiçoamento constante, com certeza teremos um Maps.app bem melhor que o Google maps num futuro próximo.

  • Yuri Sandro

    Faço isso quando encontro algum erro no mapa de Salvador. 🙂

  • edu

    opa..já testei e aqui do lado de casa o mercado e loterica estavam com o alfinete no lugar errado foi so mover e informar a Apple, bem facil… acho q vou viciar nisso
    huahuahuahauhauhauhaua

  • Renato

    Ok. Compreendo a boa vontade em trabalhar de graça para uma empresa bilionária. Mas, e quando a imagem de satélite não fornece nitidez suficiente para fazer os ajustes com precisão? Como indicar problemas por resultados estranhos da busca? Parece que há um tanto de outros problemas que meros usuários não podem colaborar.

    • Álvaro

      A questão não é trabalhar de graça para a Apple, mas sim fazer com que ela melhore nossos gadgets e assim possamos usufruir completamente de seu potencial (Y).

  • João Carlos

    Grupo diferenciado… tipo “gente diferenciada”? E na boa, o iPhone é 2 mil reais, se algo é problematico temos mais é que reclamar mesmo, afinal estamos pagando E CARO.

    • Vicente Pires

      De certa forma concordo com você.
      A Apple e a TomTom (me parece que os mapas são dela) são empresas que se dispõe a fazer um serviço e o que todo mundo espera é algo muito bom, no mínimo. O Google faz um trabalho em mapas perto do excelente, mas também com muitas falhas.
      Aceitar ajuda pra consertar os erros nos mapas achei um bom começo.

      Para quem está acostumado a ajudar no desenvolvimento de mapas do Tracksource ou do Waze, por exemplo, fica até empolgado em ajudar a Apple também, mas a diferença é que a gente paga pra Apple fazer e no Tracksource e no Waze tudo é de graça.

      Um grande exemplo de que só projetos como o Tracksource e o Waze são capazes é o bairro Vicente Pires a 20km de Brasília. Nenhum mapa das empresas conhecidas (Google, Garmin, Bing, Yahoo, TomTom) é correto, todos tem falhas absurdas como ruas inexistentes, ruas sem nomes, nenhum POI. Já o Tracksource e o Waze são muito precisos e se tiver algo errado é fácil consertar.

      Acho que os mapas da Apple podiam ter uma opção de dizer “Olha, todo esse bairro está errado”.

      • André Pelegrini

        Exato! A começar por “esse bairro nem era pra ser residencial, pois era destinado à produção rural”

        Hoje não há o que se discutir, é uma RA, mas nem asfalto de qualidade há, quanto mais mapa decente.

        Acho que o primeiro passo seria mudar o endereço dos condomínios de “chácara” para “lote”. Pois chácara não o são mais.

    • Osmar Junior

      Desculpe mas com essa opinião mesquinha você continuará pagando caro mas não terá contribuído em bosta nenhuma pra melhorar o serviço. Existe um planeta inteirinho pra Apple mapear melhor e acho que não custa nada irmos ajudando com informações de locais próximos a nós. Os mapas estão apenas começando a evoluir e é muito claro pra mim que daqui a alguns anos a Apple estará pau a pau com o Google.
      Parabéns à iniciativa do blog e com certeza vou enviar alguma correção porque quando os Mapas estiverem ótimos, quero poder falar que ajudei em algo. lol

      • Jrbs

        Cara… A gente já paga caro por um device de uma empresa que optou por um serviço de mapas que é uma Bela mer…cadoria nós como usuários não temos que nos contentar com isso. Colaborar é aceitar corrigir o que a tomtom vende a nós por $29 obamas.

        A Apple podia pelo menos avisar do que viria e não fez. Cadê o rollback!?

        E acho o contrário … pois só com a critica que fará com que produtos/servicos sem qualidades sejam impedidos de ser empurrados goela abaixo dos usuários. Temos que criticar sim! E muito!!

  • Wendelmeloo

    É por essas e outras que n deixo passar uma atualização do Blog… Gostei muito e SIM eu vou contribuir.

  • Gilvan

    Muito bom, bem parecido como se faz no waze, vou agora mesmo fazer minha contribuição

  • Guilherme Pereira

    Parabéns pelo tutorial, já estou enviando indicações de problemas, todo dia entro no Mapas e procuro os principais pontos de interesse da minha cidade (Natal/RN) pra verificar. Acabo me divertindo vendo agências de bancos e redes de fast-Foot em cima de viadutos ou rodovias… rs

  • Roberto

    Boa dica!!!
    Vocês sabem se tem a opção de enviar solicitação para incluir um estabelecimento comercial?

    Obrigado

  • André Faver

    Ilex, sou de miracema, interior do Estado do Rio de Janeiro mas moro na capital. Quando busco no novo mapas, ao contrário do que ocorria quando era o mapas do google, minha cidade não aparece no resultado.
    Há alguma forma, já que não há nenhum ponto de interesse em miracema, para comunicar a apple para que inclua a cidade no mapas?

    Acho que muitas pessoas do interior possuem a mesma dúvida que eu.

    Parabéns pelo blog. Sempre uma mão na roda!

    • Erico

      Se você fizer uma busca e não achar o lugar, é só clicar na parte onde fica para “virar a página” e la tem uma opção report error.

      • André Faver

        Obrigado pelo Esclarecimento Erico.
        Já relatei o problema.
        Forte Abraço.

  • Serginho

    RETIRARAM MEU COMENTÁRIO????
    PARABENS BLOG DO IPHONE… PERDERAM TODA CREDIBILIDADE COMIGO.

    • eu

      jah passei por isso esse ilex eh um bosta!

      • Serginho

        CONCORDO COM VC…
        PELA PRIMEIRA VEZ EM ANOS SEGUINDO ESTE BLOG, FIZ UM COMENTÁRIO CRITICANDO A APPLE, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM ESTA CAINDO A CADA DIA…
        E OQ FIZERAM? RETIRARAM MEU COMENTÁRIO.
        ABSURDO TER QUE COOPERAR COM UMA MARCA QUE NOS ARRANCA O COURO NO PREÇO DOS SEUS PRODUTOS E QUE É A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO.
        RIDÍCULO.

        • João Araújo

          Não entendo porque pessoas como você ficam de “mimimi” aqui. Não está feliz, dê as costas e vá embora! Ou melhor, filtre, e siga em frente, firmando sua opinião.

        • Serginho, você está agindo como uma pessoa mimada.
          Seja mais maduro, pois este site é voltado para pessoas adultas.

          Só por ter escrito em letras maiúsculas já dá para ter uma ideia de que você não é muito de seguir regras.

          Priorizamos um espaço agradável e convivial aqui nos comentários e por isso temos regras. Senão vira um antro de trolls como em diversos portais brasileiros, e acho que isso ninguém quer, não é? 😉
          Portanto, não considere a moderação de comentários como algo pessoal contra você. No momento que você aceitou as regras, sabia que tudo o que é escrito aqui poderá ser moderado. Quem não aceitar isso, não precisa mais voltar, pois é justamente esta moderação que faz deste site um lugar tão legal para discutir e comentar.

          • João Pedro Vianini

            +1

            • Denis Alveia

              +2

          • Madmediphone

            Problema dos seres humanos , parece que ninguém gosta de ler manual ( neste caso as regras para os comentários )

        • Felipebr

          MI-MI-MI maiúsculo para você!

        • Lucas

          mimimi..fala mal, mas deve ta limpando a tela do iphone com todo carinho..kk

        • Jrbs

          Cuidado para não cair…. dessa caixa…. ALTA!

          conselho: chora na cama que é lugar quentinho.

        • Mino

          Concordo com o Sergio, o nome disso que o ilex propoe eh software livre, a apple cobra o olho da cara no sistema fechado dela, entao que coloque um mapa bom! Ou eles esperam que eu fique mapeando minha cidade?

      • SamuEX

        Hmmm…
        To sentindo cheiro de blogueiro invejoso.
        Já sei, você também tem um blog para falar do universo Apple, tem 10 visitas diárias e odeia o sucesso do BDI.
        Fica assim não querido, inveja faz mal pros ossos.

  • Erico

    Pra corrigir nomes até é tranquilo, quando o cara quer trocar o pino de lugar, já era, o mapa demora meia hora pra carregar, independente de internet.

  • Eduardo

    E com isso tbm, mostramos para a Apple que estamos nos empenhando em ajudar!
    E quem sabe eles vão começar a nos olhar com outros olhos, abrindo assim maiores possibilidades de termos novidades em futuras atualizações, junto com outros países , ou até mesmo, acelerando o processo de chegada de novos produtos e servços, como o SIRI PT-BR e navegação por voz em terras Tupiniquins!

  • Serginho

    VERDADE DEVE SER DITA…
    MAS PELO VISTO VCS DO BLOG TB JA ENXERGARAM QUE A APPLE VEM DECAINDO E ESTAO COM MEDO DE PERDER SUA CREDIBILIDADE NAO É?
    ONDE ESTA A IMPARCIALIDADE DO BLOG?

    • Lailan

      Não precisa ser o iLex pra saber que seu comentário foi excluído devido sair do tópico do post. Não é puxando saco para o site, mais em termos de organização, o BDI está sempre melhorando.

      Nas regras estão descritas:

      – Faça comentários relevantes, que adicionem à discussão. Frases sem sentido ou de baixa relevância para o contexto deverão ser evitadas e podem ser moderadas sem prévio aviso.

      • Jrbs

        e acrescento o não precisa GRITAR!

    • Glauco Marçon

      Quem disse que o blog tem que ser imparcial?

    • Álvaro

      Na boa, se você está insatisfeito com o Blog não venha visitá-lo mais, e pare de incomodar quem está tentando transmitir o máximo de informações possíveis para nós leitores, agradeço muito aos membros do BDI por nos informar a todo instante sobre a EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO e que não vai sentir a falta de um cara que só sabe criticar.

    • Mateus

      Vai dormir Serginho… Deixa a mocada de boa!

  • Marcos Kleine

    Legal. Mas errou o nome. É Palestra Itália hehe

    • Mvcmendes

      Manda uma correção. =P

      • Renan

        Estádio Palestra Itália
        Vamo corrigir de novo haha

    • Jrbs

      Legal mas vc errou também… é Estádio WTorres! hahaha

  • Amanda

    Achei a dica muito útil! Certamente irei ajudar com os mapas! :))

  • lelio

    Não tem como oferecer adição de locais ou alteração de nome de ruas não?
    por incrivel que pareça minha rua tava com o nome erra no google maps, aí quando vi esse post fui entrar no apple maps aki pra ver se dava pra indicar q o nome da rua tá errado, e no apple maps o nome da rua tá certo… me surpreendi.

    • Erico

      Tem sim, se você clicar no “virar pagina” lá tem uma opção de report a problem, que tem estas opções.

  • Tulio Fonseca

    Fiz isso com o Autódromo de Interlagos. Tava em japonês tbm, mas ainda não mudaram…

  • TecoRJ

    Riscar não é problema, o problema é sair a tinta como é bem visível no iPhone 5 preto!

  • Guilherme

    Opa, ajudar é sempre bom.
    A explicação do Ilex é para indicar um problema em algum ponto fixo do mapa.
    Existe também uma forma de indicar um erro em nome de Rua, Bairros, Cidades ou qualquer nome exposto no mapa.
    Já com o App aberto, clique na aba inferior direita (a mesma utilizada para colocar em modo híbrido ou satélite). Existe um link “Indicar Problema” escrito em fonte menor acima do botão “Imprimir”.
    Clique e siga os passos para ajudar a Apple a deixar o Mapas um pouco melhor.
    Valeu.

  • gucavalcantt

    ja indiquei problema de imagem umas 30 vezes só ontem hehe
    espero que com as nossas criticas eles lancem logo 6.0.1 com um mapa bom e que o itinerario nao passe pelo mato…. nao sei se alguem viu mas varias rodovias estao em preto e branco…

  • ricardo

    Faltou colocar no mapa. Futuro segunda divisão. hahahaha. To brincando Ilex, farei isso

  • João Pacheco

    O município de Mongaguá/SP não tem o nome no mapa. Por isso, não dá para buscá-lo. Enviei para a Apple através do meu iPad. Vamos ver o que dá.

    Por enquanto atualizei para o iOS 6 apenas no iPad. Estou com medo de atualizar no iPhone 4 e ele ficar lento demais. Alguém que atualizou no i4 pode me falar se ele roda bem?

    • vinicius tulio

      o meu é o iPhone 4 ta rodando suave com o iOS 6, bem melhor até q o 5… vale a pena…

      • João Pacheco

        Valew Vinicius… Seu iPhone 4 é de quantos Gb? Ainda estou ressabiado.. rsrsrs

    • Jrbs

      Legal vai ser após meses recebendo bilhões dessas correções dos usuários o “operador do mapas da apple” que não vai aguentar mais consultar o “google maps” para corrigir isso.

      Na boa… não dá para humano corrigir isso… apple compra a google! hehehe

  • João Araújo

    Contribuir nunca é demais. Não é porque pagamos caro, que devemos exigir excelência da Apple em nosso país. Não esqueçam que a Apple investe muito pouco por aqui! Se mostrarmos interesse, além somente da compra de iDevices, a Maça, em um futuro próximo, inaugurará outros serviços por aqui, ou até mesmo uma Retail Store, quem sabe…! 🙂

  • Tiago Santana

    Parque Dona lindu não existe no mapa, e o alfinete está em lugar errado. feito a indicação. vamos ver se vai mudar este.

  • Jefferson S. Andrade

    Eu já tinha feito isso. Muito boa dica para todos fazerem. Parabéns cara!

  • Christian

    Isso é ótimo! Parabens pela iniciativa iLex. Só uma coisa que volto a perguntar: dá para INSERIR um local ainda inexistente, como minha loja/empresa no Maps?

    • Christian

      zzZzZZzZzZZzZZzZZZzzZz………

    • Jefferson S. Andrade

      Da sim. É só colocar o dedo por alguns segundos no ponto que quer criar, vai aparecer o alfinete fixo, cliva na seta da direita, indicar problema, a informação está incorreta, depois vai abrir a tela de edição e lá você pode alterar tudo, nome, tel, endereço e até a categoria do teu negócio.

      • Jefferson S. Andrade

        “Dá sim” e “clica”. Foi mal.

  • Fred Figueiredo

    Estou fazendo isso desde o primeiro dia e aguardando que atualizem. =)

  • krikaoli

    Que tal enviarmos email para pedir a Siri em português também!!!

  • Alexandre

    I Lex,

    Concordo com a sua opinião.

    Gosto demais da Apple, como todos, acho mesmo que alguns pontos são falhos, mas prefiro dar a minha pequena cooperação para melhorar o sistema e continuar com um device no qual realmente gosto muito do que reclamar tanto e acabar por distroçer a minha visão sobre o I Phone e passar a ver os pontos negativos do aparelhor e da marca.

    abs

  • Elder

    Nada melhor do que usar um mapa atualizado por pessoas, isso deveria ser natural. Eu uso o aplicativo Waze(para Navegação) e o mais interessante é que as novas atualizações são feitas por pessoas normais com eu e você, na rua, na hora.
    Vai ser muito melhor se utilizarmos um mapa onde as pessoas veem os erros identificam e tudo é corrigido, Afinal ruas mudam de sentido, novas ruas aparecem e tudo muda a cada dia.
    Ajudando sempre teremos tudo melhor atualizado pra nós mesmos. Ao invés de ficarmos reclamando, Ajudemos!

  • Renata

    Gente… Pelo amor. Isso é péssimo. Esse mapa da Apple é uma negação! Agora são os usuários que tem que corrigir os defeitos básicos do mapa, o qual tem como função principal dar informações sobre…localizações?…. Pra que usar um mapa que tem informações incorretas/incompletas? Não faz sentido. Cadê você, app Google Maps?

  • Renato

    Valeu iLex!!!
    Eu espero que a galera não sacaneie o sistema!!!
    =)

  • Thiago

    Cara, peguei muito erro de informação, já mandei um monte pra eles.

    Valeu pela dica…

  • Danrley Capdeville

    Aqui em Florianópolis as fotos estão bem antigas, faltam muitos lugares, são fotos de quase 10 anos atrás. Ainda não dá pra contribuir com correções de lugares que ainda nem existem nas fotos… vamos esperar pra ver se atualizam as imagens dos mapas.

  • Roberto

    Sou fa da Apple, ja fiz isso estou tendo problemas na localizaçao ele ta dando um erro de local bem grande cerca de 500 metros e no mesmo lugar o google e o proprio nokia acertam o local , ja informei isso nas correçoes mas ainda nao mudou nada , só acho que a Apple se precipitou em fazer isso com um programa neste estado, se preocupou mais com EUA e deixou os outros paises de fora, só espero que eles acordem pros outros paises foram os EUA. Acho que pagamos muito caro num iphone 5 pra ficarmos toda hora corrigindo e fazer um serviço que é deles e nao nosso , já estamos sem o siri desde a criaçao e agora os mapas que eram otimos ficaram ruins, usava ele no transito e nao posso corririgir quando estou dirigindo , entao já deixei de usar como usava. A apple parece que nao percebeu o mercado que é o Brasil , o que me deixa chateado.

  • Alessandro

    Pra que eu vou fazer o serviço pra Apple, ela vai me dar um iPhone 5 ?
    Não né, eu que terei que desembolsar milhões pra comprar um se eu quiser, então ela que se vire.

    • Marcos

      Com essa atitude negativa, você não tem direito de reclamar de NADA!

      Se todos pensarem positivamente e contribuirem com o que pode, logo teremos um App de Mapas excelente!

    • Breno Peck

      Bobagem. O banco de dados do Google Maps também é crowdsourced e nunca ninguém reclamou. Não dá pra negar que a Apple fez uma burrada tremenda, mas acho até legal que possamos reportar erros aqui, diferente do Mapas antigo.

    • Marcus Alcazas

      Alessandro, a apple não está pedindo pra você fazer o serviço dela, só está aceitando sua sugestão para uma possível correção de um erro que você tenha encontrado no mapa, na minha opinião é um artifício válido que só tem a acrescentar, favorecendo inclusive aqueles que não colaboram.

      • Luciano Medeiros

        Até concordaria com vc, Marcus, se os erros fossem eventuais. Mas tá cada vez mais parecendo que os acertos é que são eventuais nesse novo aplicativo de Mapas da Apple.

  • Leonel Passos

    Antes do iLex ensinar isso eu já tinha corrigido uns 3 lugares perto de onde moro kkkk

  • Daniel Gmrs

    Legal! vou ajudar sempre que possível..

  • Marco

    Comecei a fazer isso também. Corrigi uns 2 locais.

  • Leonardo Negrisoli

    Boa BDI…
    Aqui pra mim já aparece em portueguês.

    Vou mandar uma correção de alguns lugares que vi aparecer “…. Saõ Paulo” 🙂

  • Alexandre Nunes

    Parabéns Marcus, Ótimo post, já realizei minha contribuição para o maps, bem mais simples do que pensava. Acredito que sé todos tirarem 5 minutos por semana para fazer o mesmo em pouco tempo teremos o melhor serviço de mapas que já vi.

  • Thyeres

    E como eu faço para adicionar estabelecimentos?
    Como por exemplo uma academia ou um restaurante?

    • Jefferson S. Andrade

      Thyeres, dá uma olhada mais pra cima que eu ensinei outro colega a fazer isso.

  • Henrique

    Mudando de assunto, iLex você sabe quando vão lançar os novos acessórios de 8 pinos?! Quero comprar o hdmi mas estou esperando os novos!!

  • Junior

    Excelente ideia! Em Brasília, na Praça dos Três Poderes está escrito “Parque dos Tres Poderes”. Já solicitei a correção.

  • issacar

    eu também já fiz isso aqui na minha cidade. reportei alguns erros de endereços pra apple…

  • dclobato

    Vou fazer uma pergunta simples: essas correções vão para onde?

    A Apple usa dados da TomTom, Waze, OSM e mais um caminhão de fontes. Quando eu faço uma alteração/sugestão, quem recebe isso? Apenas a Apple (que está construindo sua base cartográfica e de POIs por crowd) ou ela encaminha isso, por exemplo, para a base do Waze ou do OSM para que sejam usados por outros (inclusive ela)?

    Nos mapas do Google eu sei para onde vão os dados: a base cartográfica é do Google e os POIs do Brasil são da Telelistas (pelo menos é o que diz o mapa).

    • Mvcmendes

      Tentei encontrar essa informação, mas não consegui. O que eu acho que faz sentido é eles centralizarem essa informação, e uma vez corrigida, ela já passe a valer tanto pro Maps quanto pro banco do aplicativo próprio (Waze/OSM). Na realidade o banco deve ser exatamente o mesmo. Mudou em um lugar, já entra em vigor no outro.

      • dclobato

        Então a sua tese é que eu estou reportando para a Apple e ela vai ter um time de QA para validar a minha mudança e encaminhar já arrumadinho para devolver para a TomTom, Waze e OSM para que eles possam disponibilizar para outros consumidores de dados?

      • Vicente Pires

        Desculpe mas a Apple não passou nem perto do Waze pra fazer seus mapas, porque a disparidade de informações entre os dois mapas no Brasil é gigante.

  • Denys Bomtempo

    Diana, a minha rua rsrsrs.
    iLex dá pra mudar o bairro tb?
    mudaria de Barra Funda para Vila Pompéia na verdade.

  • lucas

    estou tendo problemas com a siri mais alguem ta ?

  • Roberto

    Eu nao me incomodo de ajudar a corrigir alguns erros , mas acho que tem muitas correçoes pra serem feitas nos mapas , nao deviam ter liberado ainda, eles acabam se prejudicando e dando margem a criticas , quando funcionar acho que tem tudo pra serem melhores que a google, mas soltar um programa em que nos EUA esta com muitos recursos e nos outros paises limitado e com erros, é dar margem pros outros concorrentes crescerem. Acho que temos que reclamar com a apple sim, justamente pra garantir a qualidade que sempre tiveram.

  • thiago

    uma coisa chata que percebi é que se digita RUA ao invés de AVENIDA ele não encontra, muitas vezes não sabemos se é rua ou avenida, ai tem que ficar tentando, já no Google Maps ele acha automaticamente caso digite errado.
    Fora isso pra mim o Apple Maps (sei lá o nome) tá perfeito!

  • Fernando Augusto

    Boa!

  • Felipe Lucas

    Por causa disso e do app do Youtube, acho o iOS 5.1.1 superior e não pretendo atualizar.
    Também vendi meu iPhone 3GS e comprei um LG Optimus 3D e estou satisfeito com o android. Sincronização de contatos do Facebook? O android já tinha, posso por atalhos de WiFi na tela, widget de bloqueio sem ter que apertar o botão pra bloquear, menor consumo de bateria que o iPhone que eu tinha, principalmente inclusive durante a noite, tela de 4,3 pol, podendo olhar sites em landscape sem precisar dar zoom em nada. É um sistema aberto onde posso passar arquivos pra outros androids pelo bluetooth, incluindo fotos, musicas apps, tudo. Bem melhor.

  • Felipe Lucas

    Dei o 3GS pra minha namorada, mas ainda tenho um iPad 2.

    • patrickgouy

      Que bom…

    • patrickgouy

      Relatei vários e alguns já foram corrigidos.

      Com certeza a quantidade de gente ao redor do mundo relatando problemas num curto espaço de tempo (o google teve anos, a nokia tambem) pode fazer com que o sistema fique sobrecarregado.

      Mas vale a pena tentar.

  • Felipe Lucas

    O lado ruim do android é que ele não possui um software pra deixar o toque na tela mais suave como eh no iOS, e as transições tb não sao suaves, mas isso está sendo corrigido no ice cream sandwich e Jelly Bean.

  • MARIA ISABEL

    Quewria saber o a tele não fica maior, pois qdo ela busca aparece essa tela pequena

  • Maurício

    Também estou reportando os erros que eu encontro…muito boa dica, parabéns ao BDI pela iniciativa.

  • Paulo Fontana

    Por mais que a gente se esforce, estes problemas não serão resolvidos do dia para a noite.

    E isso não é motivo para ninguém ficar atirando pedras na maçã e nem se fazer de vítima. Passamos meses a anos aceitando os serviços “beta” do Google (quem não se lembra do “bad, bad server do orkut) , do Twitter e de tantos outros.

    Quem estiver insatisfeito pode utilizar zilhões de alternativas confiáveis e gratuitas, fornecidas inclusive pelo Google, Microsoft ou mesmo Nokia. E para quem precisar de GPS também pode recorrer a outras trocentas alternativas pagas. Que custam uma ninharia para quem tem grana para comprar um iPhone…

    Menos mimimi, galera.

  • Adriano

    Realmente tem várias coisas a melhorar no mapas da Apple, mas uma coisa melhorou muito aqui em Águas Claras DF uma avenida que existe há anos não constava no google maps nem no sygc Brasil, já no da Apple ta la e moro nela. rsss

  • Guilherme

    Ilex, gostei muito dessa matéria e gostaria de lhe perguntar se não há alguma maneira de você’s criarem uma opção tipo do Facebook de ” curtir ” para as matérias ??? acho que muitos dos seus leitores gostariam disso. Apenas uma sugestão mesmo, leio o blog a 2 anos já e sempre indico ele para meus colegas..

    Agradeço desde já,
    Abraço!

    • Tem um botão em cima do artigo que serve justamente para isso. 😉

  • Cleberson

    Nossa, que infelizes esses comentários “trabalhar de graça”, vocês realmente acham que o mapa do Google não tem contribuição dos usuários?

    • dclobato

      Sim, tem. Tem um aplicação só para isso (Google Map Maker). E todo mundo sabe que vai para o Google Maps, e todo mundo pode consultar. As suas correções feitas no mapa da Apple vão para onde? Quem pode usar?

    • Mvcmendes

      Eu acho curiosa essa reação. Mas tenho certeza de que essas pessoas levam seus princípios à risca e não estão no Facebook ou Twitter, por exemplo. Afinal, não querem que empresas enormes ganhem dinheiro em cima delas. (Coisa que a meu ver é bem pior do que “trabalhar de graça” ajudando a melhorar um serviço que a própria pessoa utiliza.)

  • Cleberson

    E quando o mapa era da TomTom ninguém reclamava, agora que a Apple usa, é o pior mapa do mundo.

    • Breno Peck

      O mapa da TomTom não é assim. Temos um GPS dela aqui em casa. É muito mais atualizado.

  • DMML

    Dá para pedir para acrescentar algum lugar também?

  • Breno Peck

    Tenho feito isso desde o dia em que saiu a atualização. Não vi nenhuma mudança até agora aqui por perto (região metropolitana de Belém) e nem nas correções que fiz em outras cidades como o Rio de Janeiro.

    Não vou desistir por isso, mas realmente a Apple deu uma mancada histórica aqui.

  • Rogério

    Adoraria contribuir com isso se o Serviço de Localização do meu iPod touch funcionasse com o iOS 6. Como ele não funciona mais (sabe Deus pq) não serei capaz de dar minha contribuição.

  • Bruno Duarte

    >indicar problema.

  • Leandro Ap Perussi

    Já fiz isso três vezes, corrigindo um sentido de rua em que o Mapas traça rota por rua contra-mão e corrigindo o nome de uma outra rua. Acho imprescindível que todos os usuários contribuam para a melhora dos serviços e o benefício geral.

  • Felipe

    Desculpa, mas eu não vou sorrir ao ver um erro e ficar contente ajudando a corrigir problemas num telefone que já custou os olhos da cara.

  • aLex

    Mãos à obra pessoal, há muito trabalho a fazer!

  • Jacob

    Boa dica!

  • Copeta

    Vou relatar o máximo de problemas que eu encontrar
    Valeu pela dica, eu via esso botãozinoi mas não vi nada de mais
    Tomara que o maps da Apple supere os do Google em poucos anos

  • Gfar

    “Isso não teria acontecido se o Steve Jobs estivesse vivo”. Quem escreve isso é porque não presenciou a migração do .mac para o MobileMe. Para essa questão dos mapas existem várias soluções. Mas não havia nenhuma para os mails perdidos naquela transição, exceto rezar para que a Apple os recuperasse de alguma forma.

  • clístenisCanuto

    Parabéns pela matéria iLex, uma das melhores!

  • Rodrigo AR

    Juro que achei que leria aqui sugestão de gravação comunitária para gerar um street view. =P

  • Jefferson Dc

    Uma empesa/produto não faz sucesso sem a participação dos clientes, aliás, o feedback e extremamente importante e se todos agirem assim, colaborando com o que puder, teremos um sistema estável e exelente pra utilizar 🙂

  • Antonio Carlos

    Então corrijam novamente, o correto é

    “Arena/Estádio Palestra Itália”

  • Thales

    Concordo com muitos aqui. A Apple nunca me deu uma “mãozinha” no meu trabalho. Por que eu iria dar no trabalho dela? Isso só faz sentido para aplicações open source.

    • Então compre um Android, Thales. Custa muito menos e você não precisa ajudar em nada.

      • Felipe

        Do jeito que está, é uma opção séria a ser considerada…

      • Luciano Medeiros

        Espero que essa não seja a resposta que a Apple tem a dar aos seus clientes.

    • Francisco Vorcaro

      Graças a Apple e seus maravilhosos app’ minhas aulas estão muito mais dinâmicas e bonitas. Estou até pensando em lançar um iBook ao invés de um livro impresso. A Apple me ajuda muito.

      Eu sou um homem de sorte 🙂

    • Mario Ueno

      Poxa! Se os dispositivos “preciosos e revolucionários” da Apple não o ajudam em nada, gostaria de saber o que há nesse mundo que o ajude!!! 😛

      Brincadeiras à parte, também não estou 100% satisfeito com as “novidades negativas” da última atualização do iOS6. Porém, não devemos tirar os méritos da Apple, uma vez que ela está trabalhando fortemente (acredito eu!) para resolver essas ocorrências e se tornar uma das gigantes nesse tipo de serviço!

      Na torcida!
      []s.

      • Mario Ueno

        (complementando meu post…)

        Saudade do tio Jobs! 🙁

    • Junior

      Nunca mesmo? nem quando voce recebe emails pelo iphone, que diga-se de passagens, é mais facil que qualquer outro modo? Nem quando ela te da a opçao de usar um iMessage? ou o facetime? Nem no otimo trabalho que eles fizeram com a camera do iphone? que tambem é muito facil tirar uma foto e logo posta-la nas redes sociais? Ela nunca te ajudou em nenhuma dessas tarefas diarias que sao muito mais simples devido a nosso querido smartphone? Ok…

      EU estou fazendo minha parte, afinal, quantas pessoas contribuiram para o google quando ele comecou com essa historia de mapas? Ou ele ja nasceu com tudo perfeito e ate com streetview..
      Acho muito valida a ideia da Apple em ter seu propio “mapas”. Digo que daqui a pouco tempo veremos os beneficios que teremos com tudo isso…

  • Francisco Vorcaro

    Para aqueles que ACHAM QUE O iPHONE CUSTA O OLHO DA CARA, experimentem comprar um GALAX NOTE, deixar ele cair no chão SEM QUERER e ter que pagar 300 pilas em uma tela nova.

    Isso sim sai caro.

    Desculpa o caixa alta, é que eu não achei o botão de negrito 😀

  • Walkiria

    Acabei de participar ……… Em Recife na Rua do Futuro existe um parque chamado Parque da Jaqueira . Existe a localização correta ,porém mais a frente na mesma rua outro simbolo indicando novamente que seria a praça da jaqueira . Movi o alfinete para localização correta .( será que ficará com as duas marcações ? )
    Com relação a indicação de contra-mão no trânsito posso tb alterar ?

  • revilorasec

    Rapaz, cansei de corrigir isso aqui em salvador… na verdade tentei só aqui no meu bairro (Graça)… TUDO ERRADO!!! huhu

  • Felipe

    Discordo da argumentação: “É muito mais fácil criticar do que colocar este esforço em algo positivo.”

    Pagamos caro demais para uma empresa que diz só oferecer o melhor apresentar um aplicativos MUITO inferior ao que ela mesmo oferecia na versão passada.

    A crítica cabe sim, e muito. Não quero ficar atualizando mapa para daqui a três anos ter um produto parecido com que eu tinha a três anos atrás. Se a Apple quer implantar um mapa, que aprove também o Google Maps e ganhe público conforme melhore a qualidade de seu sistema.

    Eu tenho em caso 2 iPhones 4 e 2 iPads 2, atualizei o iOS dos iPad, mas dos telefones só mudarei quando/se o Google Maps for lançado. Eu não sou FÃ da Apple, eu sou CONSUMIDOR dessa empresa e como tal, quero a melhor versão do aplicativo disponível (dado o alto preço pago pelo produto).

    Desculpas, mas não ficarei “torcendo” pela Apple, vestido com uma camisa e bonezinho da maçã.

    Obs.: sobre trabalhar de graça, foi estimado por uma consultoria especializada (IHS iSuppli) um aumento da ordem de US$ 2,0 bilhões na receita futura da Apple devido ao Mapas e Passbook. Mas vamos lá, todos ajudando essa “pobre” empresa.

    • Mvcmendes

      Perfeito. Não é legal ficar com um aplicativo pior do que a versão passada. Como você apresentou os dados de previsão de faturamento (ênfase na palavra previsão), imagino que esteja mais antenado do que as pessoas que entraram aqui só pra dizer “não vou trabalhar de graça pra Apple!), então feliz mente dá pra aprofundar a discussão.

      Você também deve ter lido que o contrato entre a Apple e o Google era válido por mais um ano. Correto? Isso significa que o iOS teria de passar mais um ano com seu aplicativo de mapas estagnado, enquanto o mesmo Google Maps pra Android, por exemplo, já apresentaria todas as melhorias que eles apresentaram naquele evento feito às pressas na semana anterior ao WWDC. A escolha da Apple em retirar o Google Maps do sistema pra implementar o sistema próprio foi estratégica. Ficar com um app funcional, porém ultrapassado, ou introduzir tecnologias que o deixam parelhos com tecnologias presentes em outros sistemas? O que você faria? Esperaria mais um ano pra colocar seu sistema de mapas, e aguentaria por um ano pessoas em todo o mundo reclamando que o aplicativo aiiiinda não tinha curva-a-curva, aiiiinda não tinha visualização offline (aliás, seriam as mesmas pessoas que hoje reclamam do Maps)?

      É óbvio que seria excelente se o Maps apresentasse tudo perfeitamente. Mas defender que corrigir uma informação num mapa é absurdo porque pagamos R$2000 no aparelho chega a ser esquizofrênico. “Eu não vou corrigir. Vou usar errado até corrigirem. Não sou pago pra isso”. É de uma pequenez vergonhosa.

  • LeoDias_DF

    Eu ajudei, onde estava escrito PARQUE DOS TRÊS PODERES aqui em Brasília, solicitei a alteração para PRAÇA DOS TRÊS PODERES, que é o certo.

    Faça também a sua parte.

  • LAERTE

    ASSIM QUE VI O PROBLEMA NO PRIMEIRO DIA ENVIEI UMA CORREÇÃO MAS ATÉ AGORA NÃO FOI FEITA. NO MAPA DIZ QUE VC PODE SAIR DE LARANJEIRAS DE CARRO PELA RUA MARECHAL PIRES FERREIRA PARA PEGAR O TUNEL DA RUA ALICE MAS NA VERDADE A PASSAGEM QUE EXISTE DA DESTA RUA PARA ALCIAS DE ATAIDE É UMA ESCADARIA QUE UM CARRO JAMAIS PODERIA SUBIR. ESSA CORREÇÃO JÁ ENVIEI PARA APPLE A ALGUNS DIAS.
    VAMOS MELHORA-LO MAS BEM QUE PODIAM LANÇAR UM APLICATIVO DO GOOGLE MAPS ATÉ TUDO FICAR BOM.

    • Guilherme Pereira

      Ok amigo, mas realmente precisava escrever tudo em maiúsculo? –‘

  • Renato Lacerda

    Palmeiras não Pagou a apple ai olha no que deu

  • Carlinhos

    Desculpe minha falta de colaboração, mas acho meio injusto pagar 2k em um celular e ter q perder tempo atualizando mapas…

  • Francisco Junior

    Arrumei um aqui perto de casa. Uma rua estava com o nome da outra e a outra estava sem nome.

  • Cleo

    Já havia percebido mas cedo um local que estava errado e mas relatei de forma errada , com este tutorial ficou mais fácil e informei novamente o problema agora de forma correta.
    Obrigado iLex pela dica.

  • iRon

    Tem alguns dias que estou fazendo isso, mas o que me incomoda é a minha localização errada no mapa e acho que isso não tem como arrumar né? No mapa muitas vezes estou numa rua, mas na verdade estou em outra.

  • Jair Pereira

    Olá Pessoal,

    Olha, a alguns anos eu vi esse site, e hoje lembrei dele…

    http://www.mapofstrange.com

    Só para mostrar que o Google também tem suas falhas nos mapas… 😀

    Abraço,
    Jair.

  • Juliobaja

    Muito bom o artigo iLex. Eu aproveitei para corrigir o posicionamento da Duna do Por do Sol em Jericoacoara e marquei o Forte dos Reis Magos em Natal

  • F. Lobello

    Continua errado. O nome do Estádio é Palestra Itália.

  • Alexandre Carvalho

    Respeito a sua postura de querer ajudar… mas a APPLE precisa ajudar os consumidores brasileiros também!!! Cadê o SIRI em português? NÃO VAI TER??? No dia que eles lembrarem que o Brasil existe, eu passo a ajudá-los também. PS: adoro o meu iPhone 4s, não comprarei o 5 e aguardo ansiosamente a chegada do aplicativo de Mapas da Google na App Store!

  • Alex Damaceno

    A Apple ganha muito, MUITO DINHEIRO com produtos superfaturados no Brasil e a gente ainda tem que “contribuir” para que os aplicativos deles funcionem COMO SE ESPERA QUE FUNCIONEM?

    Sério?

    Sério mesmo?

  • Gabriel Luiz R S Neto

    Mandei na quarta passada mas não tive resposta. Uma padaria perto de casa está locada no quarteirão errado. Joguei o “pin” no lugar certo mas até agora nenhuma mudança.

  • Alessandro

    Estou fazendo essas correções desde manhã assim que alguma coisa que eu mandei for corrigida eu manderei uma print. Cidade Maringá – PR!

  • Junio

    Like!

  • Roberto

    Ta certo que os mapas ficaram ruins e que o Brasil ta bem esquecido quanto ao uso do siri , mas ainda o iOS e Appple são de longe superiores a concorrencia, fizeram besteira soltaram os mapas muito cedo e pode ter certeza que com tudo isso o Google vai querer enrolar pra lançar um aplicativo de mapas só pra ver mais e mais reclamaçoes . A apple podia disponibilizar o tom tom gratis por um periodo de tempo , até melhorarem o sistema. Nao vou defender o que ficou ruim, mas de longe ainda tem muita coisa boa , que compensa tudo isso.

  • Fernando Foks

    Como posso colocar a Foks no mapa?

  • Leandro

    Quem futuramente for comprar um Iphone 5 comprem também uma capinha que proteja toda a lateral ,pq amassa fácil fácil 🙁

  • Christian Gomes

    Putz, odeio dizer isso, mas você não contribuiu em corrigir este erro!

    O nome do estádio do Palmeiras é Palestra Itália, NÃO É PARQUE ANTÁRTICA!

    Saudações alviverdes

  • Thiago Rolim

    Ilex,

    Discordo um pouco do seu post. Sou fanático pela Apple, compro todos os produtos, enfim sou algo próximo do que pode ser chamado de “fanboy”.
    Mas nesse IOS 6, eles erraram feio!
    Para você pode ser engraçado usar o maps em uma situação em que na verdade você não precisa usá-lo. Pois, pelo exemplo que citou, você mesmo conhecia melhor o local que o próprio Maps. Mas para quem viaja muito e tem no maps a sua principal bússola a coisa complica um pouco mais.
    Estamos vivendo em uma era cada vez mais colaborativa onde consumidor interage om as marcas que consome e em alguns casos até trabalham ativamente na construção delas ou de determinados produtos. Mas o mínimo que esses produtos devem fazer é garantir a qualidade deles, é tornar a sua vida mais simples, fácil, objetiva….aliás é para isso que serve (ou deveria servir!) a tecnologia, não é? Sou sempre a favor da ação em oposição a reclamação, mas mesmo hoje, em uma era colaborativa, a maioria dos consumidores ainda são passivos. E eles tem direito de serem assim. Se as pessoas suam o maps e se acham lesadas, elas tem todo o direito de “apenas” reclamar e não ajudar a melhorar o serviço, pois este não seria o papel do usuário. Eu não faço parte da turma dos reclamões, mas não posso julgá-los , eles estão no seu direito, que é o de comprar um aparelho (bastante caro!) e apenas usá-lo. É quase intuitivo, as coisas melhoram , avançam com o passar do tempo. E não retrocedem, mas no caso do maps aconteceu o improvável. E isso não é um “problemagate”, não estão pegando pesado com a Apple. Isto é um “realproblem”, sei que aqui é um blog sobre o Iphone, logo você a grande parte dos leitores aqui amam a marca, idolatram a Apple e com razão, pois trata-se de uma empresa fantástica. Mas vamos colocar a razão na frente do coração e perceber que eles erraram feio nessa. Fato! E vou usar o clichê: Se o Stevie Jobs estivesse vido, eu duvido que esse maps porco do jeito que está, iria pra rua assim. Talvez nem o IOS 6 seria lançado desta forma prematura cheio de bugs e instabilidade. O maps não é um problemagate, é um problema real! Um grande problema que deve ser consertado pela Apple e não pelos usuários. Mas é claro que estes últimos podem se sentir livre para ajudar, mas não cobrem isso deles, é injusto.

    • Mvcmendes

      “Você mesmo conhecia melhor o local que o próprio Maps. Mas para quem viaja muito e tem no maps a sua principal bússola a coisa complica um pouco mais.”

      E é exatamente por isso que a iniciativa de enviar informações para ajudar a corrigir uma área conhecida faz sentido. A correção de um ajuda a navegação de outro. Tudo o que você diz em seguida é verdade. Sobre colaboratividade e sobre oferecer um serviço que facilite, simplifique, etc. E não vamos perder de vista que o problema do Maps é a parte de serviços e ponto de interesse, já que as ruas não apresentam problemas. Na verdade, elas apresentam melhorias em relação ao que o Google Maps oferecia. Você continuará podendo utilizar o mapas como sua bússola para viagens. Agora até mesmo em cidades pequenas, coisa que nem sempre era verdade até o último iOS. Aí está a qualidade oferecida.

      “E vou usar o clichê: Se o Stevie Jobs estivesse vido, eu duvido que esse maps porco do jeito que está, iria pra rua assim. ”

      Você acompanhou o lançamento e implementação do MobileMe? A coisa foi tão ruim que o Steve Jobs demitiu o responsável após o lançamento desastroso, migração desastrosa do .mac, deu tudo errado. E não vamos esquecer que foi isso que deu origem ao iCloud que você usa agora no seu telefone.

  • Leandro

    Mudem o nome da praça perto de sua casa pra o nome de sua esposa para fazer um agrado kkk se a apple não verificar a veracidade da correção isso vai acabar acontecendo rs

  • Daniel Alencar

    O meu ta escrito nessa língua ainda! Vou mandar a correção também

  • Gunter Braga

    É isso aí , ótima iniciativa.
    Hoje já reportei três problemas com os mapas, e se todos assim fizerem
    Com certeza logo teremos um maps robusto.

  • Renan Coelho

    O iMensage agora indica quando a mensagem foi lida pra a pessoa q vc mandou !
    Isso sempre existiu ?

    • Guilherme Pereira

      Sempre existiu amigo, é só ir em Ajustes > Mensagens, lá vai ter “Recibos de Leitura”.
      Com a opção marcada aparece pra você quando a pessoa recebeu a mensagem e quando leu também. 😉

      • Silvio

        Guilherme e Renan,
        No iOS 5 ativar o “Recibos de Leitura” permite que outros sejam notificados quando você tiver lido as mensagens deles, ou seja, vc NÃO recebe informação de quando a sua mensagem foi lida, mas vc informa quando vc leu a mensagem recebida. No iOS 6 eu não sei como ficou, não atualizei ainda…

  • Paulo

    Já mandei varias correções aqui no flamengo.

    • Marcos

      vish, para corrigir o Flamengo está difícil
      RSRS

  • Jhony

    Modificação feita no vale do itajai… Lojas

  • Diego Andrade

    O Maracanã está em árabe

  • Vinícius

    iLex, eu sou de uma cidade do interior do Paraná e aqui não tem nada desses pontos como parques, postos, restaurantes… tudo bem que aqui não tem muito, mas seria bem legal ter isso.
    Sabe como faço pra tentar adicionar isso aqui?
    ps: a cidade é Abatia – PR.

  • Vitor

    Pessoal!! Vamos arrumar o Autodromo Municipal de Interlagos, esta como praça e escrito em chines! Abraços e parabéns pelo Blog!

  • Luis Felipe

    Duvido que algum usuario americano esteja reclamando do apple maps..
    Como sempre e em todos os seguimentos do mercado nós brasileiros somos tratados como LIXO!
    Até quando será assim?

  • Rodrigo Rocha

    ilex, pra quem nao sabe os nomes de ruas assim como eu que tenho que ter um GPS sempre a mao o uso do googlemaps e google erth sao as melhores opcoes pois a posicao por satelite e 100 confiavel e so enviar a coordenada e pronto

  • Thiago

    Ilex,

    Discordo um pouco do seu post. Sou fanático pela Apple, compro todos os produtos, enfim sou algo próximo do que pode ser chamado de “fanboy”.
    Mas nesse IOS 6, eles erraram feio!
    Para você pode ser engraçado usar o maps em uma situação em que na verdade você não precisa usá-lo. Pois, pelo exemplo que citou, você mesmo conhecia melhor o local que o próprio Maps. Mas para quem viaja muito e tem no maps a sua principal bússola a coisa complica um pouco mais.
    Estamos vivendo em uma era cada vez mais colaborativa onde consumidor interage com as marcas que consome e em alguns casos até trabalham ativamente na construção delas ou de determinados produtos. Mas o mínimo que esses produtos devem fazer é garantir a qualidade deles, é tornar a sua vida mais simples, fácil, objetiva….aliás é para isso que serve (ou deveria servir!) a tecnologia, não é? Sou sempre a favor da ação em oposição a reclamação, mas mesmo hoje, em uma era colaborativa, a maioria dos consumidores ainda são passivos. E eles tem direito de serem assim. Se as pessoas usam o maps e se acham lesadas, elas tem todo o direito de “apenas” reclamar e não ajudar a melhorar o serviço, pois este não seria o papel do usuário. Eu não faço parte da turma dos reclamões, mas não posso julgá-los , eles estão no seu direito, que é o de comprar um aparelho (bastante caro!) e apenas usá-lo. É quase intuitivo, as coisas melhoram , avançam com o passar do tempo. E não retrocedem, mas no caso do maps aconteceu o improvável. E isso não é um “problemagate”, não estão pegando pesado com a Apple. Isto é um “realproblem”, sei que aqui é um blog sobre o Iphone, logo você e a grande parte dos leitores aqui amam a marca, idolatram a Apple e com razão, pois trata-se de uma empresa fantástica. Mas vamos colocar a razão na frente do coração e perceber que eles erraram feio nessa. Fato! E vou usar o clichê: Se o Stevie Jobs estivesse vivo, eu duvido que esse maps do jeito que está, iria pra rua assim. Talvez nem o IOS 6 seria lançado desta forma prematura cheio de bugs e instabilidade. O maps não é um problemagate, é um problema real! Um grande problema que deve ser consertado pela Apple e não pelos usuários. Mas é claro que estes últimos podem se sentir livre para ajudar, mas não cobrem isso deles, é injusto.

  • Luciano

    Olha, acabei de entrar no app Mapas, as 22 h de hoje quarta, e ele continua com caracteres orientais e símbolo de parque.

    Há algo errado aí.

    • Marlon Moraes

      (2)

  • William Youssef

    Mais uma ótima iniciativa iLex, Parabéns… farei parte do ichangemaps

  • Peterson

    Parabéns iLex pelo blog! Valeu pelo tutorial.

    Espero que todos olhem para esse problema em que a apple está passando e ao invés de ficarem criticando, coloquem a mão na massa para ajudar a melhorar o app maps para ficar um serviço de qualidade que sempre a apple nos concedeu.

  • Diego Carreiro

    Uma dúvida: não existe nenhum tipo de confirmação dessas correções por parte da Apple? Pq se a correção é tão rápida assim, quem me assegura que alguém não passe informações erradas, intencionalmente ou não, de locais que não conheço e que por ventura possa vir a consultar?

    • Overlord

      Deve haver um sistema de verificação sim.

      Se não houvesse, aposto que os mapas já estariam bem “avacalhados” tanto aqui quanto no exterior.
      Sempre tem algum mané que adora estragar as coisas.

      Imagina um comerciante querendo tirar seu adversário do mapa… literalmente.
      Começa a indicar que o “local não existe” no Apple Maps!

      Infelizmente, a mente humana pode trabalhar para o lado negro também. 🙁

  • Anderson Gomes

    Concordo plenamente com o ILex, brasileiro tem preguiça e dá desculpas para tudo, por isso que temos serviços mal feitos, como moro perto de locais públicos já fui ver se tinha algo errado e pude perceber que o Zoológico de São Paulo, Zoo Safari, Jardim Botânico e Aeroporto de Congonhas tinham alguns dados errados como o nome, endereço, faltando telefone e site, então complementei algumas informações seguindo o site de cada local e mandei as alterações, amanhã vejo se deu em alguma coisa.

  • RENAN

    Só queria o serviço de rotas de transporte coletivo de volta!!rsrs Tentei usar varias vezes hj e o “Maps” da Apple fica me dando sugestões de outros apps pagos na loja. Poww maça deixa o serviço completo logo!!!!rs

  • Ricardo

    o correto é Palestra Itália.

  • Rodolfo Godoy

    E como faz pra adicionar lugares que existem mas ainda não estão nos mapas?

    • Ken Queiroz

      Clique na aba inferior direita, e ao lado do tom tom tem escrito indicar problema. Depois é escolher o problema: falta a localização, marcar o ponto exato segurando por 3 segundos em cima da localizaçao e preencher os dados.

  • Fabio

    Parque Antárctica é o apelido do estádio. E é AntarCtica e não Antártica.

    O nome do estádio é Palestra Itália.

  • Alexandre De Paoli

    Já fiz diversas sugestões como mudança de nome, mudança de local, ruas que não existem etc… agora é esperar pelas mudanças

  • Leandro

    ILex, concordo com vc na questão sobre a preguiça do brasileiro de um modo geral. Todavia, tenho que discordar em alguns pontos, principalmente em relação ao desprezo da Apple aos consumidores dos seus produtos no Brasil. Temos o iPhone mais caro do mundo, mas a função SIRI não funciona aqui até hoje, a garantia nem se fala, um martírio para quem necessita utilizá-la, sem contar tantas outras situações de conhecimento geral.

    Portanto, entendo que uma empresa do porte da Apple, jamais poderia lançar um aplicativo mapas, com erros primários que estamos vendo aqui, pois dinheiro e mão de obra qualificada ali não falta.

    O que falta é respeito aos brasileiros, inadmissível esse tratamento dispensado pela Apple ao Brasil e aos consumidores dos seus produtos.

  • Luis

    Como estaria a Apple verificando a autencidade dos erros apontados? Google Maps? rs

  • Overlord

    Em compensação, o problema que eu citei em Porto Alegre, do Parque Germânia x Country Club ainda está lá… MESMO EU TENDO ENVIADO A CORREÇÃO BEM ANTES desta tua dica, iLex.

    O jeito é esperar.

  • Marlon Batista

    Não sei porque, mas aqui ainda continua escrito Parque Antártica em língua oriental…

  • Solange

    Tentei fazer a correção de um ponto de interesse na rua onde moro, mas não consigo arrastar o alfinete como pede o Mapas.
    Toda vez que eu tento arrastar ou dá um zoom ou rola a imagem…
    Alguma dica??

    • Beaguinho

      Toque em cima do pino por alguns segundos e depois tem arrastar.

    • Ken Queiroz

      Ou vc pode pressionar em cima do local desejado por 3 segundos q o pino vai pra la.

  • Beaguinho

    iLex, são sei como no seu mapa o Parque Antártica está com o nome certo. Consultei hj novamente no iPhone, e consultei em um iPhone de outro colega (para ter certeza que não ficou em cache) e o parque ainda está escrito com nome estrangeiro. Consultei no meu iPad ontem log após ter visto a atualização e também continua a mesma coisa!

  • Henrique Araujo

    Honestamente acho meio absurdo… Uma coisa são correções pontuais, outra é fazer varredura em busca de erros, que ao que parece não são poucos.

    Como uso muito pouco o maps nem me importo… Mas esse caso é como se o McDonald’s me cobrasse R$ 75,00 por um BigMac e eu ainda tivesse que terminar de fritar o hamburger em casa pq a chapa deles ñ é lá essas coisas…

    Pelo preço de um iPhone, sobretudo no Brazil, ele tem que vir completo sim e ñ meia boca…

    • Guilherme Martins

      CONCORDO 100%…. Cobram um preço absurdo e entregam um serviço parte do serviço bem meia-boca….

      a empresa tem valor aproximado de 700 bilhões de dólares…. eu não vou ficar trabalhando de graça para eles….

  • CLAUDIO

    NAO TEM MAIS COMO VER AS RUAS Google Street View Brasil.

  • Gilson

    Acabei de abrir o mesmo endereço e ainda continua sem alteração…escrito em outro idioma.

  • Ken Queiroz

    Até gostaria de colaborar mas o fato de nao ter um feedback por parte deles pra saber se a nossa ajuda vai ser usada faz a gente ficar na duvida se está perdendo tempo ou não.

  • Rodrigo

    Trabalhar de graça para Apple ? haha

    Pago muito bem tudo que eu tenho dela para ela não fazer estas cagadas e mesmo assim o fazem e querem q eu limpe ? hahaha

  • ATPIphone

    Bacana!

  • Aimar

    Como fazer para alterar o nome da Rua?

  • Guilherme Martins

    Isso mesmo…. Todo mundo trabalhando de graça para a maior empresa do mundo, com um valor de aproximadamente 700 bilhões de dólares…. Será que eles não poderiam contratar pessoas para fazerem um serviço decente??

  • Sergio

    Não baixei o iOS 6 ainda justamente por causa do mapas que uso muito, moro em São Paulo, a pergunta é: como está hoje o mapas dá pra usar bem no dia a dia ou vou ter mais dor de cabeça do que praticidade? Melhor esperar? Obrigado

  • Daniel

    É, como Tim disse, o Mapas vai ficar melhor com o uso 🙂
    Mas eu acho que eles precisam comprar uma camera melhor kkkkk nao tá tão nitido ainda…

  • Lucas

    Eu tentei mudar a localização do ponto que estava incorreta e até hoje não mudou.

    • Mvcmendes

      Quando você envia uma correção, o que você faz é enviar a informação de que ali existe algo errado. Do outro lado existe a estrutura de primeiro checar essa informação, e se ela proceder, alterá-la. Difere da Wikipedia, por exemplo, que você altera a informação na hora. Se você mandou a informação, já fez sua parte. Agora falta o povo do outro lado fazer a deles. 😉

  • Leandro Loli

    O que vai ter de gente publicando bobagens…

  • vitorjp

    o nome do estadio ainda esta em coreano….

  • Alan Tavares

    O problema desse mapa é a falta de recursos, como traçar rotas de ônibus por exemplo, street view, etc, isso depende somente da capacidade e vontade da Apple.

  • Chicão

    Ae jão, se acham que pagar 2.000 merréus lhe dão direito a um mapa pronto … ledo engano !! O preço quem bota é o fabricante, tipo: ”
    Jobs: __ Vendo iphone IOS6 com mapa incompleto por 2.000.
    Nóia: __ Pô, mas por 2.000 deveria vir completo ….
    Jobs: __ Ae mermão, se quizer completo é 3.000, mas eu ñ vou fazer, ja morri !
    Nóia: __ KARALEO!!! Isso é um assalto … muito caro !
    Jobs: __ Bom, eu estou vendendo … compra se quizer, caga ou sai da moita … O próximo por favor !
    Véi, na boa, caro é torrar 2 pila em 4 dias pra passar feriado prolongado em praia de farofeiro e ainda voltar com ECole e caganeira (EM 4 DIAS) … ta nervosim porque ñ quer contribuir com patavina nenhuma ? ué, deixa o blog e compra um galaxy, e vai ser preguiçoso mais pra lá! Aqui é IPhone, nóis paga caro porque queremo e contribuimo porque gostemo !

  • Alexandre Loss

    Interessante a reportagem, tirando o ufanismo, e o recurso de atualização de mapas. Sou fã da Apple também, mas longe de babar ovo por ela. E como consumidor exigente de produtos Apple, não poupo criticas quando há problemas, afinal estes brinquedinhos não são baratos.

    O problema maior dos mapas da Apple não são os Pontos de Interesse (POI), os quais podem ser corrigidos pela comunidade de usuários e sim os erros nas vias e no roteamento (mãos de direção errada, conversão em locais proibidos ou inexistentes e por aí vai). Isto sim é que a Apple deveria permitir a correção. Sem um roteamento confiável não dá para considerar seriamente os mapas da Apple.

    Ainda não descobri alguma forma de enviar contribuições para problemas em vias e no roteamento. Se alguém descobrir divulga no blog.

    Abraço.

  • Rodrigo

    Vamos ajudar e nao reclamar! Se me recordo o maps do Google quando começou tinha muitos furos! Mas por ser novidade o povão amou! Agora que a Apple começou a engatinhar com seus mapas vem todo mundo apedrejando! Galera concorrência é bom só vai fazer os serviços melhorarem para ganhar adeptos!!!

  • Rodrigo

    Engraçado. Pra mim o Palestra Itália ainda está com o nome _________ (japonês, chinês, coreano).

  • Sandra Marize

    Muito Legal iLex a divulgação dessa dica!
    Eu já havia feito isso no segundo dia depois da atualização, pois ví que um shopping perto da minha casa não estava identificado como tal.. Mandei e já foi corrigido..
    Parabéns pelo empenho em demonstrar que há muito mais pontos positivos do que negativos nessa nova atualização e que tudo nessa vida precisa de esforço e de atualização para continuar existindo.. Todos os dias não há o renovar de tudo o que ocorre no planeta?!
    E “a fila anda” para qualquer mortal..

  • fcsoaress

    eu li…
    li de novo, pq não acreditei no que li.

    uma empresa que lucra uma fortuna diariamente, faz um serviço de m***da, e alguém se propõe a trabalhar para ela, de graça…

    Sério… é por coisas assim que ultimamente, ser brasileiro, em VÁRIOS MOMENTOS, é humilhante….

    Parabéns aí aos envolvidos…

    • Gabriel

      Ingenuo!o Brasileiro é um ser muito sedentario, ja ouviu falar da wikipedia,entao, ta ligado que la da para editar informacoes, foi por isso que ela foi para frente (So nos EUA e na EUROPA a wikipedia do br e uma m…), nao e so pq vc ta pagando q vc tem que receber um servisso bom, ate concordo q vc pago 2k no seu iphone (eu paguei 400 euros no iphone 5 pq moro na Alemanha) mas nao custa nada cooperar ne? abs daqui de Berlin

  • Cristian

    Aqui foi uma ajudinha para melhorar o sistema de mapas Apple
    Av. Francisco Matarazzo
    Estádio Palestra Itália

  • Paulo Cesar

    Ridículo este texto. Uma coisa é colaborar com uma ferramenta livre e comunitária, como o Wikipedia, o OpenStreetMaps, ou softwares livres em geral, outra coisa COMPLETAMENTE diferente é trabalhar de graça para a empresa mais lucrativa do mundo, que lucra bilhões às nossas custas.

    Sou desenvolvedor, ganho meu dinheiro vendendo na App Store, e em geral gosto dos produtos da Apple, porém isso que vocês estão pregando é fanatismo. Volto a repetir, não é uma questão de preguiça, mas sim uma questão de princípios. Estas colaborações vão servir única e exclusivamente para uma das empresas mais ricas do mundo ganhar ainda mais dinheiro, nada mais que isso.

    Se a Apple quisesse um sistema colaborativo, teria feito seus mapas todos baseados no OpenStreetMaps, com as colaborações sendo enviadas direto para lá, algo muito mais honesto ao meu ver.

    Difícil ser usuário de Apple nesta fase “popular” da empresa, cheia de fanáticos que defendem todos os erros e palhaçadas da empresa.

    • Uau. Aposto que seus aplicativos são revolucionários e você deve fazer o maior sucesso na App Store. Porque a gente percebe de longe alguém de visão revolucionária.

      Diga aí alguns deles, para nós, idiotas fanáticos e cegos pela Apple, comprarmos. Afinal, alguém com uma sensatez e sabedoria como a sua deve apresentar um trabalho extraordinário.

      Quando eu crescer, quero ser igual a você, Paulo. E continue assim, chamando de ridículo quem pensa diferente de você. Afinal, fanáticos devem morrer mesmo.

  • Celso Martins

    Eu não entendo pq tanta gente reclama tanto da Apple e do iPhone por causa de um novo serviço de Mapas… por causa de um App que, nao vai demorar muito, vai deixar qualquer GoogleZéps no esquecimento!

    Pra começar, a Apple não é nem obrigada a fornecer um App de Mapas nativo… a obrigação dela é sim, dar um excelente produto com um GPS que funcione bem entre outros…

    É muita gente mimada mesmo.

  • Fabio

    Tinha um alfinete mostrando a localização de um Super Mercado aqui perto de casa, só que tipo, eleestava uns 20 metros do local verdadeiro, daí eu movi o alfinete nesse recurso de reportar problemas. Agora vamos ver se daqui a pouco isso muda 🙂

  • Fabio

    Como posso reportar uma rua que está fora do lugar, no mapa hibrido. Na foto ela aparece num lugar, mas no mapa cartografado com imagem (hibrido) elas não estão sincronizadas…

  • Fabiola melo

    Meu mapas não dá orientações por voz, mesmo que habilitado em ajustes. Alguém sabe como fazer?!!

  • Diego

    Já consertei um monte de coisa no mapa e acabei de atualizar pro ios 6.
    Queria saber como agente cria um local no mapa, tipo marcar no mapa que ali tem um mercantil?

  • Juliana Rezende

    eu alterei vários alfinetes com localização incorreta do bairro Serra aqui em Belo Horizonte/MG

  • João Pedro B Palharini

    O problema é que se você precisar utilizar os Mapas em uma situação do dia-a-dia, ele não atende ao esperado. Por exemplo: ontem a bateria do GPS do carro havia descarregado e o carregador estava em casa, coloquei o iPhone e ele mandou entrar numa avenida muito movimentada na contra-mão. Além de demorar um tempão pra achar o endereço do shopping que eu precisava ir, porque o mesmo não está cadastrado como POI. Outro recurso que eu gostava muito era as informações de trânsito, muito úteis para decidir qual dos caminhos para o destino está menos movimentado. Vale lembrar que as situações descritas ocorreram em Porto Alegre – RS.

  • Diego

    iLex
    Eu tenho uma loja e gostaria q ela aparecesse no maps tem como?

  • Murilo Chaves Jayme

    Rapaz, tentei fazer isto, mais ao invés de corrigir, retirar algumas localizações inexistentes por aqui, esta muito evidente pior inclusive o prefixo da cidade é 64 e o prefixo que esta nas localizações erradas esta sendo 32, muito evidente, mas tem uns 2 meses mais ou menos que estou indicando problema e falando que a localização não exista, moro no mesmo quarteirão dos erros e eles nao arrumam. Uma vergonha mesmo!!

  • Alexandre

    Queria saber como incluir a minha pizzaria nesse mapa do ios 6. Tem como incluir e funcionar no siri? Valeu

  • DaviGrah

    E como fasso para colocar a minha empresa no maps ??

  • Remir

    Acabei de testar e está com o ícone de uma árvore mesmo.