2012ARQUIVONotícias

Surgem pistas de algumas novidades que estão por vir no futuro iOS 6

Hoje falta exatamente um mês para descobrirmos as novidades que nos aguardam no futuro iOS 6 que equipará iPhones, iPads e iPods touch. No dia 11 de junho, a Apple deve apresentar uma prévia do novo sistema operacional, que chegará ao público entre setembro e outubro deste ano.

Obviamente, a Apple ainda não divulgou nada sobre o assunto, mas algumas pistas começam a aparecer, com as novidades que estão por vir.

Notas e Lembretes no iCloud

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith (o qual já entrevistamos aqui) descobriu hoje por engano que uma página alternativa do serviço iCloud estava no ar, no endereço beta.icloud.com (já retirada do ar).

Nela, duas novidades interessantes: a inclusão de Notas e Lembretes, permitindo a consulta pelo navegador web. Hoje, as Notas criadas no iPhone e iPad só podem ser acessadas na web através de uma pequena “gambiarra”, pois não há um aplicativo específico na página do iCloud. No Mac, o aplicativo Mail também lê as notas, mas de uma forma pouco intuitiva.

Com a introdução destas duas funções no futuro sistema Mac OS X Mountain Lion, é meio lógico que elas sejam disponibilizadas também na página web do serviço.

Sistema de Mapas próprio da Apple

Desde a polêmica do Locationgate (leia mais sobre isso aqui), a Apple já deu pistas de que estava trabalhando em um sistema próprio de mapas, que poderia revolucionar o que existe por aí e substituir de vez o ainda excelente Google Maps. Mas o que se esperava somente para 2013, pode chegar já este ano.

Algumas fontes do site 9to5Mac afirmam que os novos mapas podem ser o grande destaque deste iOS 6, utilizando o trabalho já desenvolvido por uma empresa que ela comprou em 2011, a C3 Technologies (veja alguns exemplos aqui).

O que o 9to5Mac traz não é nenhuma informação nova, a não ser que eles apostam que isso será implementado já este ano (enquanto as estimativas eram apenas para o ano que vem).

Mas se você ficou empolgado com a novidade, é melhor não criar muitas expectativas. Este trabalho é uma verdadeira revolução no sistema de mapas e não é nada fácil de ser construído. É bem possível que, nos primeiros anos, só poucos países tenham acesso aos mapas de suas regiões (algúem aí lembrou do Siri?), até que os mapas sejam implementados ao redor do mundo.

O Google está no mercado há anos e já domina grande parte do globo, cobrindo amplamente o Brasil. Será que esta novidade será benéfica para nós, brasileiros?

Seja como for, o Google já está se preparando para isso

Dica do Lucas Pacheco, via AllThingsD

Botão Voltar ao topo