Notícias

Categoria de Jogos na App Store Brasil será uma realidade

Ontem, a revista Veja publicou uma notícia curta dizendo que a Apple estaria se preparando para lançar a categoria Jogos na App Store brasileira ainda em abril. Classificamos como rumor, pois nenhum outro indício confirmava a informação.

Hoje pela manhã, o Blog do iPhone recebeu com exclusividade algumas informações garantindo que, desta vez, teremos sim a categoria Jogos no Brasil.

Nossa fonte afirma: a categoria Jogos será uma realidade, e para breve. A Apple, inclusive, já estaria tratando disso, ao enviar alguns executivos para o país. O Blog do iPhone entrou em contato com um representante do Ministério da Justiça que confirmou, indiretamente, que a Apple estaria realizando encontros com os responsáveis pela Classificação Indicativa no Brasil.

Como funciona a burocracia com o Ministério da Justiça

Todo o jogo eletrônico que for à venda no Brasil deve levar um selo de Classificação Indicativa, regulamentado pelo Ministério da Justiça. Esta classificação não é automática (como acontece com os programas de televisão), necessitando que o responsável pelo jogo envie requerimento ao Ministério. O caso é tratado em até 20 dias, sendo que ele pode ser liberado bem antes disso. Só depois disso é que o jogo pode ser publicado.

No caso da loja da Microsoft (citada aqui há alguns dias), é o próprio desenvolvedor quem deve correr atrás da sua certificação e depois só comunicar à loja quando conseguir. A Microsoft não mexe um dedo para ajudá-lo.

Mas como a Apple conseguirá publicar jogos na App Store brasileira?

A lei não muda, quem muda é a Apple. Ela cedeu às pressões do Governo e enviará os jogos que disponibilizar para aprovação no Ministério, como manda a legislação. Ainda não ficou claro quem enviará o jogo para a classificação prévia (a Apple ou os desenvolvedores), mas o que se percebe é que as atualizações de alguns games já aparecem em contas brasileiras.

Na imagem abaixo, feita agora a tarde, é possível ver algumas atualizações de jogos aparecendo em uma conta brasileira, coisa que antes não acontecia.

Apesar de estarem listados, eles não podem ser encontrados ainda na loja nacional. Não são todos os jogos que estão aparecendo, fazendo supor de que não são todos os títulos que foram aprovados (ou enviados para aprovação).

Se a Apple conseguir uma maneira de ela mesmo enviar os jogos para a classificação, será uma mão na roda para todos os desenvolvedores, principalmente os estrangeiros, que não entendem obrigatoriamente os trâmites legais para a publicação de jogos.

Resta-nos esperar as novidades que a Apple está preparando para nós nas próximas semanas. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Finalmente estão começando a olhar para o Brasil. Resta saber como transferir a conta dos EUA para o Brasil ser perder atualizações e a lista dos itens comprados.

    • HenriqueGomez

      Também quero saber =/

    • Mais um aqui.

    • HenriqueGomez

      Acabei de mudar minha conta para o Brasil. Todos os meus jogos, que estavam para atualizar, estão aqui !!!

      Que bom ! Não vou precisar pagar por eles novamente, assim espero. 🙂

    • Vini

      Tem dois jeitos
      Pelo iPad
      Vá em ajustes > loja > ID Apple: [email protected]
      Aperte em cima do ID Apple e reconfigure com as informaçoes certas.

      Pelo Pc

      Abra o iTunes> iTunes Store
      Repare que no canto superior direito tem um espaço escrito o seu ID Apple, ou está escrito ” iniciar cessão” ( se estiver na segunda opçao só faça o login)
      Clique no campo informado acima e depois escolha a opçao para configurar a conta.
      Pronto agora é só preencher os dados corretos ( endereço, cidade, telefone, cep…)

      Os paços sao parecidos com esse, só que o inverso.

      http://blogdoiphone.com/2011/09/dica-aprenda-como-mudar-temporariamente-de-pais-na-app-store-para-comprar-e-atualizar-jogos/

      Ao inves de colocar dados do uruguai coloca os dados brasileiros

  • Mario Cunha

    Ótimo. Não vamos mais precisar predorizar o mercado nacional baixando jogos na itunes store americana. Vitória para o Brasil-sil-sil!!!

    • Dênis

      O que é “predorizar”?

  • Fabian

    Tem que ir! Agora tem que ir!

  • Agora sim estou vendo firmeza… =D

    Espero que com tudo isso venha também a venda de iTunes Gift Cards para o Brasil…

  • só espero que os preços dos jogos não fiquem mais caros na app store Brasil.

  • Vinicius

    Agora eu quero ver o Ministério ter gente suficiente para avaliar milhares de jogos e dar o retorno em até 20 dias…

  • Marcio Araujo

    Que otimo, parece que agora vai mesmo heim!

    Será que tem um jeito de transferir pelo menos os save games dos jogos comprados na conta Uruguaia para os futuros jogos comprados na loja Brasileira? Já que não vai ter jeito de transferir as compras de uma loja pra outra (para o caso de quem tem duas Apple ID), pelo menos transferir o Save Game seria uma mão na roda. Alguém sabe um meio?

    • Marcelo

      Os saves ficam no aparelho.. não na loja..
      se vc muda o seu apple id pra outro pais não vai muda nada… pode fica tranquilo…

      • Marcio Araujo

        Se eu quiser deixar todos os meus apps na mesma conta, vou ter q comprar todos os jogos de novo na conta brasileira. Pra isso, preciso apagar o jogo do iPhone e compra-lo na conta brasileira. Mas nesse processo se perde o save do jogo. Eu queria saber se tem um jeito de fazer a mesma coisa sem perder os saves.
        Se houvesse um jeito de passar as compras da conta uruguaia pra brasileira era o ideal, mas como não tem jeito…

  • Ernani Filho

    acho que agora vai

    Pra freeeentee Brasill!

  • Lucaspedroso

    Se nao quiserem taxar os jogos ta bom, e nao duvido que os jogos de 0,99 venham à 3 reais no mínimo para nosso pais.

  • Aqui apareceu atualizações dos jogos na app store brasileira. agora vai

  • Gabriel

    Nossa muito legal, blog do iPhone sempre trazendo as notícias quentinhas para nós!

  • Pedro

    iLex, tenho vários apps baixados pela conta americana, mas agora estou usando mais a brasileira. queria saber se quando a categoria jogos fosse lançada, se teria como “transferir” meus downloads todos para a conta brasileira? pois teria que baixar tudo de novo.
    ex: baixei o whatsapp quando ficou grátis, só que pela conta americana, mas como estou usando mais a contra brasileira agora, não queria ficar mudando de store pra atualizar. teria como eu transferir a compra, de modo que eu não tivesse que baixar de novo?

    • Vini

      Cara, eu transferi a minha conta aqui e continuei com todos os apps

  • Eduardo

    Pra quem tem duvida sobre transferencia de conta americana pra nacional:

    Minha conta Argentina foi transferida pra Brasil e desde então nunca mais consegui atualizar o Angry Birds. Mas HOJE apareceu a atualização dele na minha AppStore. E foi só colocar a senha e pronto!!!

    Pelo jeito nao ira ser ate o fim do mês, acredito que na próxima semana já apareça a categoria jogos, senão nao teria pq aparecer essas atualizações hoje.

  • Decio pinto

    Agora sim, vamos ter jogos de qualidade para jogar!!! Mal vejo a hora…

  • Renato

    No meu apareceu também, e no itunes também, comprei um mas não baixou Worms $0,99

  • Rádanny Rayatte Oliveira

    Ufa, finalmente 🙂

  • Acabaram de chegar os Jogos! =D

  • Leonardo

    Será que o lançamento vai ser amanhã? (apple tem mania de sexta né?)

    Com tanta coisa já “vazada” e o pessoal olhando as atualizações, não deve demorar mais que uma semana.

  • Cleberson Pertile

    Povo, não se preocupem com isso de transferir país nem nada, quem não tem conta brasileira basta criar uma, e quem usa mais de uma conta basta usar somente a brasileira.

    Quando for atualizar, vai pedir o ID e senha que você usou pra comprar o app, não importando em qual loja você esteja logado no momento. O aplicativo, quando lançado mundialmente, é o mesmo em qualquer Store do mundo.

  • Letícia Tibério

    Olha o Brasil aí gente…

  • HenriqueGomez

    Fiz o teste de sincronizar meu iPod Touch com a conta brasileira (que antes era Uruguaia) e o iTunes não excluiu nenhum dos meus jogos.

  • ogrodafloresta

    E eu que já ia abrir uma conta uruguaia pra comprar “Angry Birds Space”…

    Que bom, que venha todos os jogos e que rolem várias promoções!

  • Vinícius

    já ta rolando o update de jogos!!! a minha conta estava na loja da argentina e desde q deu aquele problema com o cartão eu passei pra loja nacional!

  • Nilton

    Já puxei o angry birds space na App Brasil ……\o/

  • Caio

    Quem sabe a pirataria agora diminua, antes tinha a desculpa “ahh precisa criar conta sem cartao, comrpar gift card, nao sei fazer isso”.
    Agora quero ver qual a nova desculpa.

  • TiãoGavião

    Classificação etária cadê??
    Vou baixar tudo, seguro morreu de velho 😉