Notícias

Apple parece cada vez mais disposta a eliminar o Google Maps do iOS

Não é segredo para ninguém que a Apple está trabalhando em uma solução própria de mapas para o iOS. Ela mesmo deu a entender quando, ao se explicar no escândalo que ficou conhecido como locationgate, ela afirmou que eles estão recolhendo informações de antenas para um novo serviço que deve ser posto em execução nos próximos dois anos. Além disso, alguns anúncios de emprego já procuravam profissionais para “mudar radicalmente a forma como as pessoas interagem com os mapas e serviços baseados em localização“.

A intenção disso parece ser se desvincular do Google, que de parceiro histórico virou um dos maiores concorrentes. E a mudança parece já ter começado.

Primeiro foi com o novo iPhoto para iOS, que já usa um sistema de mapas diferente do Google. Agora, é o site do novo iPad que parece ter eliminado qualquer referência ao gigante das buscas. A Apple chegou a retirar a referência ao aplicativo Mapas da página do novo modelo, e isso pode ser comprovado observando a página brasileira (que sempre demora mais para ser atualizada). Nela, ainda aparece o Google Mapas.

Isso não quer dizer que o novo iPad não terá o Google Maps instalado (até porque todos já conhecemos o iOS 5.1 que virá nele), mas pode significar que a Apple tem planos de implementar novidades já este ano, começando já a transição ao deixar de citar o Google em seu material promocional.

Seriam os novos mapas o ponto forte do futuro iOS 6, que provavelmente conheceremos em junho deste ano? 🙂

E já que estamos fazendo perguntas hipotéticas, lá vai mais outra: será que é a página da Apple Brasil que está atrasada ou isso indicaria que os novos mapas só seriam válidos, inicialmente, para os Estados Unidos, assim como o Siri?

via AppleInsider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Anderson

    Não vejo com bons olhos esses novos mapas, google gasta muito tempo melhorando o sistema acham mesmo que a apple e meia dúzia de empresas compradas vão estar atuantes em todo o globo? Pra mim os mapas nos EUA vão funcionar MUITO bem mas fora de lá vamos regredir.

    • Edson

      Seria estranho tirar algo que está bom pra colocar um pior, mas concordo com a sua tese já que a Apple não costuma
      dar atenção a países que não sejam desenvolvidos.

      • Marcos P

        E de onde e com base em que você acha que vão tirar algo BOM e colocar um PIOR? Tudo se trata de uma hipótese ainda, nem anunciaram e você já acha que é PIOR?

      • Marcelim

        #classemediasofre…

      • Luiz Fernando

        O unboxing do New Ipad, ja está disponivel, acho que o bdi ja vai pulblicar

        • Paulo

          Voce realmente não entendeu o nome do iPad? Não é ‘New iPad’ igual tem alguns carros… É simplesmente iPad… Ano que vem, quando eles falarem: “this is the new iPad” o que voce vai falar? New iPad 2?
          Ou vai falar: nossa, como eles são sem criatividade….?

          Chame-o de ‘iPad’ ou pode ser ‘novo iPad’ (minúsculo porque não é parte do nome, é só um adjetivo)
          Mas não fica com essa de falar New iPad … New não faz parte do nome…

          • anders

            quanto odio no coração, deixa o cara falar do jeito que ele quiser…
            muda muito sua vida?

          • Ale

            Cara, vc é mala mesmo!!!

          • Luiz Alexandre

            Impressionante o número de professores e especialistas que existem aqui nesse blog.

    • Marcelo

      Eu ja acho uma boa o Google Maps ser um app separado.. primeiro que com um app separado o Google poderia atualizar com mais frequencia o App… e depois… não sendo mais a “unica” opção e nem vindo com o sistema o Google teria que “brigar” pra ter seu app instalado… ou seja.. virando um app separado.. acho que em pouco tempo teriamos um Google Maps no iOS tão completo quanto no Android…

    • O Google não faz nada (além das fotos do Street View), rapaz. Assim como a bosta da TomTom, ele simplesmente compra os dados das empresas que realizam o mapeamento. O problema é que o Google não atualiza esses dados do Brasil há, pelo menos, 3 anos. Portanto se a Apple lançar um serviço cujos dados sejam do ano passado já vai estar MUITO na frente. 🙂

      Só na minha cidade foram criadas umas 2 ruas e muitíssimas outras mudaram de sentido e nem o Google nem a TomTom abrem o bolso pra atualizar os mapas, só querem saber de faturar.

      • Alex iPilot

        “Atrasado 3 anos no Brasil”? Depende do lugar, não é? Na minha rua, no Rio, a atualização parece trimestral para o Street View.

        • iRon

          Final do ano passado o carrinho colorido passou na minha rua 🙂
          E viva a concorrência. Quanto mais competitivo, melhores serviços e mais opções teremos.

      • dclobato
      • O atalho para a câmera na tela de bloqueio não funciona no IOS 5.1. Ele salta e mostra a câmera apenas

    • alvenir farias

      ola amigo boa noite, meu comentario não é bem sobre o assunto em questão, mas se você puder me responder vai ser de grande valia… o problema é o seguinte, eu efetuei uma compra de app na loja app store sendo pago com meu cartão, até ai tudo bem, mas acontece que cancelei meu cartão e o aap não foi pago, agora não consigo comprar nem atualizar e nem pagar o aplicativo, ja pesquizei e nada de achar a solução, quem sabe você tem uma dica ai amigo, se quiser pode mandar no meu email…valeu

  • Dynho

    iLex, acho que o final da materia ficaria melhor se fosse na afirmativa, pois como sabemos, Brasil é e sempre será o ultimo lugar a ter atenção da Apple.

    • Leonardo Negrisoli

      Último lugar é tenso hein?
      Tudo bem que não somos nem França, Alemanha, UK e nem Japão, mas nós também não fomos o último país a receber o iPhone 4S por exemplo.
      A Apple sempre dará prioridade para os países onde o seu mercado é MUITO BOM.
      Claro que fico triste que o nosso não seja, mas acho que isso tem muito mais a ver com os preços que são cobrados aqui do que o nosso mercado aquecido.
      Mas é isso aí

    • Joao

      O Brasil foi o segundo país do mundo a receber o iTunes Match.

    • Alex iPilot

      E a segunda fabrica da Apple no mundo?

      • Copeta

        também tem na china

        • Alex iPilot

          Sim, são apenas 2 fabricas no mundo: China e Brasil.

      • TiãoGavião

        Pelo menos estamos em primeiro lugar no preço cobrado.
        O mais caro do mundo, rsssss

        • Luiz Alexandre

          hahaha
          Nisso, dificilmente, perderemos nossa primeira colocação. Número 1 em sermos extorquidos. Mesmo tendo uma das DUAS ÚNICAS fábricas que produzem para a Apple no mundo.

  • Beaguinho

    Muita sacanagem o novo mapa só ficar disponível nos USA. Eu não acredito nessa possibilidade.

  • Alex Retamero Dias

    Como sempre o Brasil é deixado por última nas novidades. Mais essa seria uma ótima novidade, a Apple tem condições te ter o seu próprio serviço de mapas, e ainda fazer melhor do que a concorrência. Aguardemos o iOS 6, e tomara que junto dele o siri l.

  • Elccin

    Tomara que saia logo akele projeto de q se tem a sensação q se está sobrevoando as cidades… muito loko…

    • Daniel Zamora

      “Saia logo”? O Google Earth já tem esta função há anos, chama-se Flight Simulator (Simulador de Voo), no menu Tools (Ferramentas).

  • PatrickdiSouza

    Creio que a Apple terá um sistema próprio que virá nativamente no iOS, e o Maps Google ficará apenas como um app para quem quiser baixar na Store.
    Creio que ainda terá MUITO chão para a Apple competir com o Maps Google, mas toda concorrência é bem-vinda!

    • PatrickdiSouza

      ERRATA: Creio que a Apple terá MUITO chão para a Apple competir com o Maps Google, mas toda concorrência é bem-vinda!

  • rafw

    Não faça isso, D. Maçã! O Google Maps já está bom, street view em várias partes do mundo etc. e tal! Não mexa em time que está ganhando!!

    • Leonardo Negrisoli

      Se ela não mexesse em time que está ganhando ela não teria saído do iPad 2 nem do iPhone 3G por exemplo 😉
      Sempre é bom inovar

    • Não dá pra voltar mais atrás.

      Os aplicativos Mapas e YouTube *nativos* estão com os dias contados nos iOS.. mas permanecerão como download na App Store, com certeza.

  • Marcelo

    Pelas novidades dos aplicativos da Apple.. esse iOS 6 promete!!
    Se olha as novidades do iPhoto.. tem esse mapa que não é do google.. e aquele “photo beaming” pra transferir fotos entre os dispositivos.. e no GarageBand tem a opção de enviar musicas pro iMovie..

    Posso ta pensando besteira.. mais acho que essas funcionalidades são testes da Apple pra depois incluir as APIs já finalizadas pros desenvolvedores e novas funcionalidades no sistema… Do mesmo jeito que ela libero uma versão do iWork com suporte ao iCloud no beta do iOS5…

  • Max

    Putz, adoro esse mapa do Google, e duvido que a Apple faça algo no mesmo nível, principalmente para nís em terras brazucas. O Street View, informações de linhas de ônibus e metrô, é muito completo! Eles teriam que investir muito dinheiro e tempo pra ficar no mesmo nível.

  • Matheus

    Putz, bateu uma preocupação.. concordo com o primeiro comentário lá..

  • Ivan

    Nao sei se vejo com bons olhos essa mudança…. Sera q a Apple vai ter a expertise do Google pra criar um “imaps” ?

    Veremos…

  • Juan Zanon

    No meu ponto de vista não vai mudar em nada… Acho que usei ele umas 3 vezes.
    Agora para navegar, rotas uso o tomtom.

  • Ivan

    Nao sei se vejo com bons olhos essa mudança…. Sera q a Apple vai ter a expertise do Google pra criar um “imaps” ?

    O street view e o servico de linhas de onibus do google é sensacional

    Veremos…

  • Paulo

    A Apple vai investir em GPS, por isso está interessada em mapas.
    iLex, coloca intensedebate, é melhor, faz uma enquete aí para saber o que seus usuários acham, vai ser melhor para interagir e receber respostas por email.

  • Hey, o Maps continuara lá… é só baixar (:

  • Tomas

    Com certeza sera a principio exclusivo para os norte americanos, mas com um pouco de sorte talvez não sejamos os ultimos do globo a desfrutalo!
    Parabens pelo trabalho de vcs!

  • Jailson Junior

    A Google paga 1 bilhão à Apple só pra ser o buscador principal do Safari (vi no Tecmundo) e Maçã tá querendo se livrar dos produtos da Google? #aloka

    • Vai, com certeza..

      Apple e Google são concorrentes agora.

      A lua-de-mel acabou faz tempo.

    • Pra mim está muito claro que o caminho para a Apple será se separar DE VEZ:
      – do Google
      – da Samsung

      A prova é que a nova tela retina do ipad (3) foi desenvolvida com a Sharp e a Apple já está empenhada em produzir seus próprios chips com uma nova fábrica nos USA.

      Não dá pra dizer que ambos se “aproveitaram” muito bem da parceria né..

      Com certeza podemos dizer tchau pra os apps Mapas e YouTube nativos do iOS.

      • Marcelo

        Parece que não foi dessa vez que a Apple conseguiu se livra da Samsung… pelo que alguns sites tão dizendo nem a Sharp nem a LG conseguiram atender a qualidade que a Apple queria.. + isso são rumores né… não da pra ter certeza de nada ainda…

        E o mapas tudo bem.. mais acho meio dificil a Apple remover o app do youtube… a não ser que ela apresente uma solução propria….

        • Marcelo, não se livrou totalmente, claro.

          Mas a tela retina (um dos principais componentes do iPad 3) foi fabricada já em conjunto com a Sharp (segundo o AllThingsD)

          É irreversível.

          • Ronildo

            Eu sei que é difícil as vezes aceitar, quando agente erra. Mas irei tentar.

            A SHARP não passou de rumor. Assim como o processador a tela retina é feita EXCLUSIVAMENTE pela Samsung.

            Só outro adendo. Acredito que a APPLE não chegará aos pés do google maps mas os nossos dados são da MAPLINk, basta uns dindin vindo da maça. Mas não acredito no mesmo número de funcionalidades.

            E vindo outro mapa nativo e bom, pode fazer o próprio google se mecher e fazer o apps de mapa do IOS melhor ainda. Como por exemplo a versão android que é muito superior a do IOS.

          • DCarreiro

            Sharp? Vixi, foi Samsung, amigo. Antes de postar alguma coisa, dá uma lida por aí. A Apple até tentou outras empresas, como a LG, mas apenas a Samsung tinha o poder de fogo que ela queria.

  • Lucas Sandoval

    Por que a google mantém um app do maps bem melhor no Android?

  • Priscilla

    Boa tarde,

    Eu comprei meu iphone pela apple store de Portugal, ele é desbloqueado, eu posso atualizar a versão do IOS 5 normalmente? não vou bloquear meu celular?

    Vou atualizar pela apple store Brasileira.

    • Leonardo Negrisoli

      Se vc comprou ele desbloqueado de fábrica pode atualizar sem medo, mas repito, só se ele for desbloqueado de fábrica.

  • Henrique

    Não sei porque muitos aqui estão demonstrando tanta preocupação. Eliminar o Google Maps do iOS não siginifica que o app será eliminado. Ele apenas não será nativo do sistema. Se a Apple se concentrar em mapas só para os EUA e países ricos, basta que a gente baixe o app Mapas do Google na AppStore (certamente será disponibilizado lá!). 😉

    • Leonardo Negrisoli

      Faço de suas palavras as minhas 😉

  • Com certeza mapas que só poderão ser usados nos EUA….

    Espero que no IOS 6 já tenhamos o Siri na nossa linguagem.

    Somos a 6ª economia do mundo, hora da apple dar alguma atenção…

    • Luiz Alexandre

      E você sabe, sem pesquisar, quem é a quinta??

  • Google de bêbado não tem dono, hehehehe boa iLex

  • Felipe

    Tem uma galera comentando que é muito doida!

    O cara só fez uma pergunta hipotética e a galera já toma como verdade e já tem até gente brava pq a Apple só vai lançar o iMaps nos EUA.

  • Luiz Fernando

    Eu gosto do Google maps, mais se a Apple vai tirar serar para melhorar a situação e não piorar, eu acho

  • OmarBH

    O título é bem coerente. Para a Apple, eliminar o Google do iOS é uma meta legítima a ser buscada. É questão de mercado, talvez (muito menos, ou nada, por ressentimentos pessoais, por que isso não existe no mundo corporativo em que os acionistas esperam pelos ricos dividendos e não por imposições de natureza moral ou filosófica).

    O perigo, e sou totalmente leigo para avaliar profundamente isso, seria se a Apple pretendesse eliminar o Google dos sistemas móveis, como ocorreu com o Flash.

    Diferente do Flash, que era uma unanimidade em relação aos seus problemas no que tange ao mundo de dispositivos móveis (só a Adobe não via isso), o Google e seus produtos estão profundamente arraigados no cotidiano dos usuários, seja de desktops ou de aparelhos móveis. A Apple deu o primeiro tiro assistiu aos demais golpes, um após o outro e de diversas origens, sobre o Flash.

    Se alternativa a ser desenvolvida não for extremamente competitiva, pode ser uma batalha fraticida de resultados improváveis. Não vai bastar fechar seu sistema ao Google e seus produtos, vai ser necessário repor suas qualidades de modo equivalente ou superior, pra valer a pena mudar o rumo das coisas.

    Um grande desafio, certamente!

    • É, o Google hoje é imbatível nos mapas. Mas é como disse o Jony Ive recentemente: se a Apple não consegue fazer melhor, ela simplesmente não faz. Duvido que ela se arrisque a propor um serviço que não seja melhor que o do Google.
      Só espero que não tenha o mesmo problema do Siri, que é limitado aos EUA.

      • OmarBH

        Planamente de acordo!!! 🙂

  • Beaguinho

    Sabe que fiquei pensando e sinceramente tenho até medo da possibilidade da Apple trocar o Maps pela sua solução própria pelo seguinte motivo:

    É indiscutível comparar a qualidade do Google Maps, até mesmo com outras soluções presentes hoje.

    Me faz lembrar o GMail que, cá entre nós, é muito superior que o iCloud Mail, tanto em desempenho, análise de spams, recursos de busca, entre outros.

    • Beaguinho

      Assim como é indiscutível comparar a qualidade do BDI em relação a outros blogs sobre o tema 🙂

  • Cara, neste link:
    http://www.apple.com/ipad/built-in-apps/

    Lá no app Maps, existe um logotipo bem grande do Google.

  • Henrique P.

    Espero que a apple troque apenas quando o tal sistema de mapas dela estiver bem preparado para competir com o Google Maps (bem dificil)

  • Magnum

    Não acho que o serviço estará disponível apenas nos E.U.A, pois o serviço de mapas é uma ferramenta muito importante, muitas pessoas usam ele de forma para facilitar a vida do usuário. O S.I.R.I é uma ferramenta que nos conseguimos muito bem viver sem, mais o serviço de mapas NÃO, o siri é apenas uma ferramenta de ”LUXO” que facilita muito a vida do usuário do iPhone 4S, não tem nada q não podemos fazer sem ele no iphone 4, ele simplesmente entrega tudo na hora e sem que você precise c matar de procurar ou pesquisar, por isso o siri é uma coisa normal d não estar disponível em todos os lugares, pois não é extremamente útil como o serviço de MAPAS, c a apple fizer uma coisa dessa, ela vai estar prejudicando muitos usuários, afinal, todos nós sabemos q a Apple está aqui para facilitar, não para prejudicar 😀 (minha opinião)

  • zCamargo

    o proximo é o youtube…

  • Matheus

    Porque o Brasil sempre é o ultimo ?
    Impostos ?

  • iMaps…
    Acho q a Apple tem competencia para fazer algo melhor que o Google em ate 6 meses…
    Se o espirito e a vontade dos funcionarios forem semelhantes aos dos caras que comecaram a Apple na decada de 80.
    Wozniak fez muita coisa, e melhor, que os concorrentes em apenas alguns dias…
    So acho q todos deveriam utilizar essa possivel ferramenta iMaps, nao somente EUA

    • Raphael

      A cara, na boa… aí vc tá sendo fanboy demais da Apple. A Apple fazer um serviço de mapas no mínimo igual ao do Google (em qualidade…) vai levar um bom tempo viu. E se ela fizer isso, ela vai ter que fazer mapas do mundo inteiro e não só dos EUA e alguns países.

      Sei lá viu, estou muito reticente quanto a isso.

    • iFumachi, o problema é que gênios como o Wozniak não são tão comuns hoje em dia. A Apple tem profissionais muito bons, mas não será nada fácil fazer algo que substitua o Google Maps, que já é padrão na indústria.

      Claro, todos diziam isso em 2006, quando a Apple não estava envolvida no mercado de celulares: “Ela terá que fazer muito para bater gigantes como Nokia e Motorola”…

      Bater o Google neste sentido não é nada fácil. Mas também não é impossível.

  • Andre

    me bateu uma duvida…se esse ano a apple lançar o ios 6, os aparelhos de 4 geração receberão a atualização??? ou a apple “matara”eles com essa atualização??? me respondam se puderem…

    •  Novelli

      A Apple sempre mata seus produtos com as atualizações, veja:
      O OSX Lion Mountain não terá suporte para macbooks Pro fabricados antes de 2009 por exemplo, e nem para macbook Air de 1a. geração (2008)

      Além disso, não existe OS X Lion para Macintosh PowerBook G3/G4, iBooks/G4, iMacs G5 e de antes de 2004, WorkGroup Server 95 e posteriores até o Macintosh Server G4, Macintosh Performa de 1993 a 1997, fora os Macintosh Quadra 700, 900 etc…kkkkkkk…

      Ou vc acha que os iPod’s ainda com Click Wheel de 2003 ainda recebe atualizações?
      O Meu iPod Classic já não recebe atualizações há 2 anos.

      • Mountain Lion 🙂

        •  Novelli

          Obrigado. Digitação rápida dá nisso…..rsrsrs…:)

  • JanjaBoy

    Briga de cachorro grande!
    Não sei se vão tirar o maps agora, no convite de lançamento do novo iPad, tinha o maps, veja: http://blogdoiphone.com.br/2012/03/prognosticos-o-que-esperar-do-evento-especial-da-apple-desta-quarta/

  •  Novelli

    É engraçado também observar na página brasileira da Apple, a menção de conexão ultrarrápida, ao contrário da página americana, que informa 4G (LTE) – é claro que eu sei que a conexão 4G ainda não chegou por aqui, mas eles devem estar querendo citar a 3G, mas se é 3G, não é tão rápida assim quanto a 4G. Além, disso, a página americana é toda animada, enquanto a brasileira é estática, com exceção da lupa de exemplo.

    iLex, se eu não estou enganado, vc já havia comentado sobre isso num post anterior. Que a Apple está inovando com um novo sistema de “geolocalização” próprio. E que num futuro ela substituiria o Google Maps®. To errado?

    Abs

  • Isaac Sandes Dias

    É amigos. Apple terá que demonstrar muita competência para apresentar algo melhor do que o Google em mapas. É muita responsabilidade. Pois não é só nos EUA que estão seus usuários.
    Mais. Seguindo a máxima de qua a Apple só lança algo quando esse algo está completo e perfeito, é necessário muito cuidado com esse passo. “Remember” Jobs, não se se apressem em colocar comida crua na mesa.

    • Francis

      Pois não é só nos EUA que estão seus usuários. Concordo com essa colocação, só que com uma população de 300 milhões de consumidores potenciais, a prioridade é e sempre será para os usuários de lá, né não?
      Essa é a minha impressão.!!

  • RAVAGNANI

    Já esta mais do que na hora da Apple desmamar do Google de uma vez. Após adicionar o Bing como opção nas buscas do Safari, os passos seguintes são um Mapas proprietário e uma coisa que ninguém comenta mas acho primordial, o App Videos e YouTube se integrarem em um único App. E as buscas de videos trazerem resultados tanto do YouTube como Vimeo e outros excelentes provedores de Video.
    Isso sim seria um avanço e melhoraria muito a experiência do usuário.

  • kkk… Google de bêbado não tem dono? kk :p

  • Magnum

    quem atualizou o iphone, pode ver q no safári a apple removeu o Google como favorito :OOOOO, o google ainda é um buscador nativo, mais não esta mais na listinha de favoritos :/

  • Felipe On

    Ja que tocamos no assunto dos mapas em relação ao Siri, não custa perguntar. Alguém tem conhecimento de uma possível data para a Siri conseguir nos fornecer seus serviços de restaurantes, localização, direção, etc…????

    Francamente não consigo compreender como a Apple oferece estes serviços nos USA e não nas demais localizaçoes…