2012AplicativosAppleARQUIVO

iTunes U traz cursos de diversas universidades para dentro do seu iPhone ou iPad

Outra bela novidade apresentada ontem no evento especial da Apple é algo que deve agradar muito a quem gosta de buscar conhecimento por conta própria foi o lançamento de um aplicativo próprio para o iTunes U, a seção especial da iTunes Store dedicada às universidades. Com ele, é possível visualizar no iPhone, iPad ou iPod touch, aulas de diversas instituições de ensino pelo mundo, cobrindo os mais variados assuntos.

O iTunes University não é novo (veja aqui nossa resenha sobre ele): desde 2007 ele divide espaço na iTunes Store com as outras lojas virtuais, e desde 2010 ele é acessível direto no aplicativo iTunes Store do iOS. Mas agora a Apple resolveu dedicar um aplicativo só para ele, para que os estudantes se organizem melhor.

Nele, você pode baixar aulas e assiná-las, para que você seja sempre informado quando houver alguma atualização. Na verdade, a intenção é fazer com que isso seja uma ferramenta para as universidades e os alunos, que poderão ter em vídeo as suas aulas e fazer anotações sobre elas. Mas elas precisam querer fazer parte do projeto; infelizmente, hoje nenhuma universidade brasileira faz parte.

Com isso, grande parte do material disponível é em inglês ou em outra língua. Felizmente, há algumas instituições de Portugal que disponibilizam material na língua de Camões, como a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria.

Para quem estiver interessado, há duas ótimas sugestões de cursos em português. A primeira é sobre Desenvolvimento iOS 4, com noções básicas de programação, ideal para quem está começando a programar para iPhone e iPad. A segunda é uma aula sobre o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, onde a professora Ana Maria Peixinho dá uma verdadeira aula sobre as bases do acordo. Para estudantes de Letras e interessados no assunto, é imperdível.

Todos os cursos do iTunes U são completamente gratuitos, só precisando de uma conta na iTunes Store (inclusive a brasileira).

Agora é torcer para que as universidades brasileiras também aproveitem este ótimo meio de interação entre seus alunos, além de servir para a democratização do conhecimento.

O aplicativo iTunes U pode ser baixado gratuitamente na App Store (link) e é compatível com iPhone, iPad e iPod touch.

Botão Voltar ao topo