2011AplicativosARQUIVOiPad

Aplicativo permite a qualquer um criar seu próprio eBook ilustrado diretamente no iPad

Você tem um iPad e fica triste por não termos ainda acesso à iBookstore no Brasil, impedindo você de comprar belos livros ilustrados para os seus filhos? Ou é daqueles que sempre quis criar você mesmo seus iBooks para ler no iPad, mas não sabe por onde começar?

Seja qual foi a sua resposta, agora existe um aplicativo na App Store que permite que você crie facilmente seus próprios livros digitais ilustrados, diretamente no iPad. É o Book Creator for iPad, da Red Jumper Studio.

O aplicativo é realmente impressionante, pois é fácil demais criar seu próprio iBook ilustrado.

Para quem não conhece os detalhes técnicos, uma rápida explicação: o iBook ilustrado difere ligeiramente do iBook “normal”, principalmente na formatação. Ambos são em formato ePub (padrão na indústria de livros digitais), mas o ilustrado possui suas páginas com imagens de fundo, o que faz ser menos prático em telas pequenas. Geralmente, iBooks que não são ilustrados possuem os textos com diagramação que se adapta ao tamanho da tela, o que os faz ser legíveis tanto no iPad quanto no iPhone. Livros ilustrados podem ser abertos no iPhone ou iPod touch, mas a leitura fica prejudicada pelo tamanho da letra.

Com o Book Creator, você pode criar livros ilustrados personalizados, ideais para crianças. A única coisa que é feita fora do iPad, se você quiser algo mais elaborado, são as imagens a serem usadas. Mas depois que elas são importadas para o tablet, todo o resto acontece diretamente nele.

Todas as ferramentas estão, literalmente, na ponta dos dedos. Você pode usar imagens presentes na biblioteca de fotos do iPad para colocar como imagem de fundo das páginas. Aí então é só posicionar o texto onde você quiser, com a cor, tamanho e tipo desejados. As opções de formatação são bem variadas, permitindo fazer praticamente tudo com o aplicativo.

Quando ele estiver pronto, você pode abrí-lo diretamente no iBooks do aparelho, ou então enviá-lo por email para alguém. Também pode abrir em outros aplicativos compatíveis, inclusive o Dropbox (se você o tiver instalado no iPad), enviando sua obra de arte para a nuvem.

Inclusive, se um dia você tiver a oportunidade de publicar o livro na iBookstore, saiba que o aplicativo já cria um arquivo ePub perfeitamente compatível e pronto para a loja da Apple. Perfeito para escritores independentes. :)

Veja o vídeo oficial do aplicativo:

Se você ainda não se convenceu da eficácia do Book Creator, nós criamos um livro especialmente para que vocês possam ver com os próprios olhos do que o app é capaz. Não demorou mais de uma hora entre o início e o livro pronto.

Para instalá-lo no seu aparelho, abra este artigo no iOS e toque na imagem abaixo. Abra no iBooks.

Lançamento mundial do livro
A Lenda do iPhone 5
Exclusivamente no Blog do iPhone 

Este iBook é melhor visualizado no iPad. Ele é compatível com iPhone e iPod touch, mas conforme explicamos, o tamanho das letras não se adaptam à tela pequena, ficando difícil a leitura. Mas já dá para ter uma ideia do que pode se fazer com o aplicativo. ;)

O Book Creator for iPad pode ser adquirido na App Store (link), pelo preço de $6,99. Compatível apenas com o iPad. Que tal dar livros personalizado para os seus filhos no próximo Dia das Crianças? ;)

Botão Voltar ao topo