App StoreRumores

[rumor] Apple pode estar fazendo modificações específicas na App Store brasileira (atualizado)

É no mínimo, curioso. Durante todo este final de semana, diversos leitores nos reportaram problemas de conexão com a App Store brasileira (e em alguns casos, com a argentina também). O fenômeno não se repetiu com contas de outros países, como dos Estados Unidos, por exemplo.

Poderia ser apenas mais um bug ocasional, se não fosse uma ligeira mudança observada pelo nosso leitor Luís Felipe Tomazini, em um aviso da App Store:

Em uma frase toda em inglês, apenas a palavra “Brasileiro” aparece em português, coisa que antes não acontecia. Claro que essa falha de tradução não deve ser algo definitivo, mas mostra que algumas variáveis na loja estão sendo alteradas.

Será que os problemas técnicos enfrentados neste fim de semana são relacionados à mudanças que a Apple estaria implementando especificamente em nossa loja?

Em maio deste ano, o jornal Folha de S. Paulo garantiu que a Apple tinha planos de abrir uma iTunes Store (loja virtual para a venda de músicas) no nosso país, já em outubro próximo. Desde então, nenhuma outra evidência deu força ao rumor.

Será?

ATUALIZAÇÃO (21h15)

Parece que a tradução da loja para o português está realmente sendo posta em prática. O leitor Rogério Schmitt nos enviou outra imagem, com o mesmo tipo de exemplo, mas com outra palavra:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Apple se importando com o Brasil.

    • Finalmente!!

    • Leandro

      Com esse mercado emergente, cheio de gente doida p/ comprar seus produtos, quem também não se importaria? Aliás, já era pra ter se importado antes!

    • Junior Santos

      Será que esta se importando mesmo..
      Uma pergunta que me deixa indignado.

      Meu chefe ganhou uma Tablet da Samsung Galaxy e me emprestou no fim de semana pra testar.
      A primeira coisa (que eu não sabia mesmo), era no app Market (onde são vendidos os apps para Android) e existe lá uma seção Jogos… Repleta de jogos.
      Pq o Android vende livremente jogos e a Apple tem que enfrentar todas essas barreiras?

  • Será que agora vai? 🙂

  • Walter Junior

    boas noticias a caminho???

  • Hoje fiz uma compra na iTunes Store e apareceu coisa similar. A frase era toda em inglês e tinha em português, no meio dela, “cartão de crédito”. (Algo como “you are about to make a purchase with your cartão de crédito in the iTunes Store…”)

  • Pedro

    Se for já em Outubro seria muito bom
    hehe

  • Hugo Bessa

    Se vier torrarei meu dinheiro em músicas. E olha que uma boa parte dele já vai em apps…

    • Eu tambem kkkkk

      • Cristiane

        Também estou nessa lista! Nunca mais vou comprar um CD na vida 🙂 E olha que minha conta americana compra músicas à beça!

  • Daniel Alencar da Silva

    Será?

  • Márcio

    Bem que poderia ser algo relacionado com a regulamentação da categoria GAMES, não?

    • Hugo Bessa

      só não seria melhor do que anunciarem a categoria Games E abrissem a iTunes Store…

  • Fernando Ferreira

    Venho tendo problemas na app store americana durante todo o fim de semana. Nem conta brasileira eu tenho.

    • Venho tendo problemas na app store americana durante todo o fim de semana. Nem conta brasileira eu tenho. [2]

      Está impossível ver meus ‘Comprados’ e até mesmo comprar apps… (na loja americana mesmo.)

      • Ederlon Soares

        Eu também não consigo usar a ”App Store”, clico no meu iTunes e não carrega nada, não consigo acessar de jeito nenhum e olha que minha conta é americana. O que será essa falha? o.Õ

        • Henrique

          O meu tbm

          • Anderson

            Pessoal não estou conseguindo acessar a AppStore americana no meu Itunes, nem os itens comprados (purchased)

            • gamer de iPad

              moí aussi xD

        • Sérgio Martinez

          Também estou sem conseguir acessar a apple store no itunes para poder achar apps novos e baixar para os meus iphones e ipad.

          Pensei ser alguma coisa com meu anti-vírus, mas pelo jeito é problema com eles.

  • JanjaBoy

    E a revista veja agourando a fábrica de iPads.

  • iTunes Store no Brasil não teria muito sucesso, acredito eu. A pirataria está tão disseminada em nossa cultura que nós nem lembramos mais que estamos fazendo algo ilegal quando baixamos discografias inteiras via torrent, quando baixamos seriados, filmes, tudo. Serão pouquíssimas as pessoas que deixarão de baixar suas músicas via p2p/torrent gratuitamente para COMPRAR músicas legalmente..

    • Na verdade não tem muito sentido dizer isso quando não há outra opção no Brasil. E quando falo de “outra opção” eu digo uma maneira fácil e prática de comprar músicas, como é na iTunes Store, que com um toque de botão você já baixa no seu aparelho e escuta na hora.
      Quando se pega o gostinho de usar a iTunes Store, dá até gosto de comprar, até porque é tudo estruturado para combater a pirataria, como você escutar a música antes de baixar, além da certeza do arquivo vir em boa qualidade. 🙂

      • Edson

        Discordo, prefiro gastar 15 reais(em média) em apps do que pagar isso em músicas que estão disponíveis na internet gratuitamente. Tudo bem que é bem pratico comprar pelo iTunes Store mas tem que ser né pois o serviço é pago

        • Pode dizer que VOCÊ não comprará, mas discordar do que eu disse é afirmar que todos pensam exatamente como você. Coisa que pode não ser verdade.

          • Cristiane

            Concordo com você, iLex. Atualmente eu compro músicas em um site brasileiro, só que é bem mais complicado. Até melhoraram nos últimos tempos, mas nem aos pés da iTunes store chega. Eu sou 100% usuária, entendo muito pouco e não sei resolver problemas. A interface da iTunes store é muito amigável, qualquer um, até eu, consegue se virar ali. Já me aconteceu de comprar músicas em outro site e não conseguir baixá-las de jeito nenhum (a música vinha sem a licença e não podia ser passada para o iPod, só ouvir no computador) e não consegui resolver o problema mesmo após 3 meses de conversa com a assistência técnica da loja. Mesmo assim continuo comprando músicas e não vejo a hora dessa suposta iTunes brasileira estar operando!

          • McKoe

            Concordo, e muito, com o iLex.

          • Ederlon Soares

            Concordo com o iLex, se gostamos desse cantor (a) e queremos continuar usufruindo do trabalho deles, não me importo de pagar por isso, desde que seja justo. Além disso, se for concretizada a existência da iTunes Store, poderemos comprar em real e parar de pagar cerca de 25 a uns 30 reais por um cartão gift card de 15 dólares. É economia de uma certa forma.

            • Thy

              Isso se eles não cobrarem 10 reais o que custa 1 dólar, pq é imposto disso, taxa daquilo etc etc ai vale mais a pena os cards mesmo, mas seria uma burrice tremenda….

          • Concordo totalmente com o iLex!

            Eu compro muita música na iTunes Store americana pela FACILIDAE e pela QUALIDADE. Tenho até preguiça de pensar em ficar procurando música na internet e depois ficar testando a qualidade do som, que em 98% das vezes não é satisfatório e tenho que procurar a mesma música novamente de outra fonte.

            E outra, esse pessoal que critica acha que a abertura de uma loja de música se restringe à adolescentes que usam torrente, p2p e tudo mais. Tente ensinar uma pessoa de mais de 50 anos baixar música ilegalmente via esses recursos e via iTunes. Pelo iTunes qualquer pessoa consegue baixar, escutar e sincronizar para o seu iGadget.

            Leonardo

          • Guilherme Inoue

            Concordo, com muitos pontos e descordo de outros (se nao houvessem divergencias seriamos todos iguais neh xP).

            Concordo com a questão da falta de opção e tudo o mais, por exemplo trabalho com musica assim sempre compro minhas musicas (1o – O artista nao trabalha de graça. Tem alguem que acredita nisso? 2o – Qualidade é fundamental pra o meu meio, muitos sites distribuem musicas falando que é 320kbps por exemplo, mas na verdade são arquivos 128kbps ou 192kbps “esticados”, mantendo as propriedades da qualidade original), alem do fato que não tem como comparar a estrutura de servidores que a apple e sites de comercio de musica digital dispõem, com serviços de compartilhamento (a menos que você pague alguma mensalidade ou coisa assim, contudo pagar mensalidade pra baixar musica e filme pirata é meio estupido),contudo devo assumir que tenho algumas (nao deve chegar nem a 10% da meu acervo), mas tenho musicas que me foram compartilhadas (peguei de amigos, ou foruns). Por que disso? Muitas gravadoras que vendem musica por serviço online como o Beatport, tem contrato restrito a determinados paises, regiões ou blocos, assim não chegam a ser disponibilizados para outros paises, a solução nestes casos acaba sendo recorrer a conhecidos nos paises onde estão disponíveis. A iTunes store é uma evolução nesse sentido pois quando não há disponivel em nossa região determinada musica, um iTunes Gift Card resolve.

        • Omarbh

          “disponíveis na internet gratuitamente”???
          Deve ser isso que os gatunos pensam de nossas carteiras e celulares quando nos assaltam nas ruas!!! Estão “disponíveis” para serem surrupiados.

        • Daniel Alencar da Silva

          iLex você disse tudo agora! Serio mesmo. Eu estava pensando nisso essa semana. Realmente, o tempo que você perde, por exemplo, para procurar um musica na internet(de forma ilegal), pegar todas aquelas onformacoes que o iTunes te da para organizar sua biblioteca perfeitamente, e colocar musica, com UM ÚNICO clike na iTunes Store você baixa, por exemplo 82 musicas por U$10,99. Imagine procurar todas essas musica e mais as informações de tag delas… Sem contar que a qualidade das musicas também na iTunes Store nao tem comparação!
          Eu realmente preferiria pagar U$10 e já ter as musicas sendo todas minhas e podendo baixa-las quando quiser(no caso de internet lenta para mais de 200MB) do que peder muitos dias procurando musicas e tags.

          • Amigo, você disse tudo que eu queria dizer, também gosto da minha biblioteca toda organizada e dá trabalho. Na minha cidade, nem CD que preste se acha pra vender, aliás nem pirata tem nada que se aproveite. E a contribuição de músicas nacionais nos P2P da vida está diminuindo a cada dia. Eu compraria na iTunes Store daqui pra frente todas as músicas

      • Raphael Braga

        Qual é a qualidade máxima das mp3 na iTunes Store?

        • Daniel Alencar da Silva

          Rapidinho… Acho que é 128kbps em iTunes Store Plus. Veja no su iTunes nas configs de conversão de CDS. 🙂

        • http://support.apple.com/kb/ht1711

          Não tem MP3 na iTunes Store, somente 256 kbps AAC, mesmo sendo novidade do iTunes Plus, pois atualmente todas as músicas que baixei estão nos padrões deste artigo.

      • Paulo

        Tem meia duzia de sites que vendem mp3. É só comprar e adicionar à lib da mesma forma que com as músicas piratas… Se as pessoas pirateiam apps (algo com valor agregado muito maior pelo preço de 1 música) por que não iriam seguir pirateando álbuns inteiros? Para isso nem precisa de qualquer conhecimento técnico…

        Queria ser tão otimista, iLex.

  • Luís Felipe Tomazini

    Obrigado pelo crédito iLex.

  • Esperança…

  • Paulo Roberto

    Não sei se no de vocês deu o problema que aconteceu comigo, apos uma atualização, a minha app store não conectava, e na conta do EUA aparecia mas a app store tambem não apareceu.

  • Cristiane

    Bem, tomara que a notícia seja boa! Eu acho que a venda de música por uma iTunes brasileira tem futuro sim. Eu abri a minha conta americana com mais interesse em comprar músicas, filmes e séries que pelos jogos, ainda que tenha comprado esses também. Concordo, como disse o Renan, que a pirataria está disseminada, mas também sei de muita gente que compra músicas “legalmente” (se você considerar que ter uma conta americana é legal, evidentemente 🙂 )

  • PauloLabrea

    Fomos lembrados!!!!!kkkk, será???

  • Elvis Ferreira

    ESTOU ENFRENTANDO PROBLEMAS COM A ITUNES STORE BRASILEIRA E ARGENTINA DESDE SEXTA-FEIRA, NÃO CONSIGO VISUALIZAR A HOME PAGE DAS RESPECTIVAS LOJAS!!!

    • Matheus

      PARE DE GRITAR NA INTERNET CARA

    • Daniel Alencar da Silva

      Você nao leu as regras da moderação de artigos? Nao se pode escrever um texto inteiro em letra MAIÚSCULA!

  • Cleber Fregatto

    A loja Argentina está fora, ao menos a página inicial….

  • Berna

    Opa, ótima notícia! Tradução da iTunes Store vindo por aí 😀

    Mas… não é um erro de concordância “Brasileiro” e “Norte-americano”? Digo, a tradução completa seria “Este Apple ID só é válido para uso na iTunes Store “… e como é A iTunes Store (não acredito que eles irão usar “o iTunes Store”) seria “Brasileira”, “Norte-americana”, “Argentina”, etc… bem, como a tradução não está completa não tem muito como reclamar (assim como o “Casa” no beta 4 do iOS 5, que foi consertado no beta seguinte).

    – Berna

    • Berna

      Vixe… não reli o pop-up e coloquei tanto “iTunes Store” por completo (sendo que no pop-up está somente “Store”) e não completei a frase traduzida, que seria a seguinte:

      “Este ID Apple só é válido para uso na Store/Loja* (adj. pátrio)”

      *Não tem como saber se eles traduzirão “Store” quando o termo está sozinho, então…

      – Berna

  • Fernando

    CHOREI ATÉ

  • Werbert

    Também não estou conseguindo acessar a home page da app store Brasil e Argentina, na Americana aparece a aba de música e etc, mas não da App Store que apresenta o mesmo problema simplesmente não carrega.

  • O dia por qual todos nós estávamos esperando…

  • Francisco Marques

    Estava achando que o problema era só comigo!!! dez de ontem que eu tentava acessar a iTunes Store pelo PC e não dava certo! não carregava a pagina inicial da loja no iTunes.

  • Eduardo

    Uma pena que alguns aplicativos não temos em nossa loja, espero que nessas supostas mudanças isso melhore.

    Falando nisso, é mais fácil ter duas contas uma Brasileira e uma Estrangeira? Ou ficar trocando o País em uma conta só?

  • TiãoGavião

    Já tá mais do que na hora!!! 🙂

  • Fernando

    Hoje eu tentei entrar na appstore americana e não consigo, tentei por varias horas e nada, isso pelo menos para mim afetou na conta americana.
    OBS: mesmo depois de horas, ao comentar esse recado as 22:37 eu ainda não consigo entrar via itunes

  • Roney Cezario

    Nos merecemos, espero que agora de certo.

  • Thiago

    Bando de lezo em comprar música !

    • Daniel Zamora

      Triste mesmo é ter que ler um comentário como esse… 😛

  • Letícia Tibério

    E a nação brasileira vai a loucura!!!!!

  • Adenilson

    Bom, eu não consigo visualizar nenhuma app store. Simplesmente não carrega. Será que tem algo relacionado com isso?

    • Thiago

      eu tambem to com isso, e to desesperado, não consigo mais acessar e não carrega fica tudo branco

  • Marshal

    Continuando nesse assunto de navegar na net. Rsrs
    iLex faz um voce sabia de como chegar ao final da pagina no ios com os dedos inteiros! So eu sei o q passei naqueles 1900 e cacetada comentarios.

  • Lukas

    Nossa,itunes brasileira no brasil…
    com tanto imposto,imagina o preço que vai ficar…
    Cada àlbum do itunes,custa cerca de 13 dólares,assim não dà nè,muito caro.

  • Jhones

    Minha conta é americana e também não consigo acesá-la, não a pagina inicial, a de buscas e a propia pagina do aplicativo abre normalmente

  • Guilherme

    Ok, vamos esperar e ver no que dá!!! eheh…

  • alexandre veiga

    Eu a te fazer uma pergunta aqui,,ai apareceu esse post…pq eu nao consigo entrar no appstore,só entra no podcasts e itunes U…não sei ta acontecendo com o pessoal tbm,,
    abraços a todos

  • Cristiane

    Vou copiar o comentário que eu fiz em outro post, não sei se é a mesma coisa que está acontecendo com vocês. Para mim, agora está tudo normal, consigo acessar as lojas, atualizar, comprar, etc.

    Não sei se é a mesma coisa, mas meu iTunes deu problema há 1-2 semanas atrás. Toda vez que eu tentava abrir o iTunes, o computador (PC) travava. Às vezes, até abria, mas travava assim que eu tentava acessar a loja ou sincronizar um aparelho. Atualizei o iTunes no meu note e o problema apareceu lá também. Perdi a conta de quantas vezes desinstalei e reinstalei o iTunes, funcionava até eu desligar o computador. A única solução era encerrar o programa pelo gerenciador de tarefas e abri-lo novamente, então ele voltava ao normal. Há dois dias, ele se curou milagrosamente. Voltou a funcionar normalmente. O único problema que ainda persiste é que toda vez que eu abro o iTunes eu preciso autorizá-lo novamente (só a conta americana).

  • tem um outro detalhe: alem da performance da loja esta melhor, os botões para comprar e de instalados agora estão em português, antes deste final de semana eles apareciam em inglês.

  • Carlos de Paula

    creio eu que tem haver com o pc… Pois tentei acessar por outro pc… E funcionou normalmente… Contudo no meu nem formatando deu jeito…

  • Carlos de Paula

    Acho que a gente vai dar adeus as contas estrangeiras … Rs… Imagino que esteja acontecendo apenas com os pcs que tem mais de um pais cadastrado na iTunes store!

  • Antonio Sergio Trevisan

    Eu tentei fazer uma compra na App Store for MAC este final de semana, não consegui, pois pedia confirmações de minha conta “Brasileira”e no campo Estado no caso SP dava erro dizendo que só poderia ser “3 letras ?”.
    Por mais que eu confirmasse “SP” dava o mesmo erro, e isso foi no sábado a tarde e domingo o dia todo, porém agora pela manhã consegui efetuar a compra.

  • digoloureiro

    Mas sera apenas para comprar musicas??? Filmes e outros nao???

  • Alessandro Pires

    amigos, mas durante este fim de semana, tbm nao consegui acessar a conta dos EUA.

  • Ednilson Rosa

    Já tava na hora de a Apple acabar com essa salada de frutas que é a interface dos seus aplicativos nativos, deter eles o App Store! Ou deixa tudo em Inglês ou traduz logo tudo. Essa bagunça que tá hoje é ridicula! Espero que esses seja indícios de que isso irá acabar!

    • Ednilson Rosa

      Ops! “dentre eles” e “sejam indícios”… 😉

  • Karol

    Comprei app e fiz sincronização no último sábado. Rodou tudo normal, mesmo tendo mais de uma conta.

  • Francis

    Puxa, que legal. Estão vindo coisas boas por aí. Altas ansiedades!!

  • Ruter Jr

    Minha appstore é americana, e tive que resetar minha senha e confirmar meus dados!

    algo aa ver?

  • Bruno Ricardo

    Não consigo acessar a App Store americana e brasileira desde sábado de manhã… A Apple tem que solucionar isso logo…

  • Werbert

    Alguém conseguiu voltar a acessar as lojas Argentina, Americana e Brasileira pois para mim persite o “problema”. Tem alguma solução?

  • Juan

    E sobre os livros digitais? Será que existindo uma itunes store brasileira vão haver mtas publicações disponíveis p leitura? Mto triste ter tão poucos livros disponíveis p iOS no Brasil. Gostaria de saber a opinião de vcs. É esperar p ver. Abraço

  • Adriano Dias

    Eu concordo com o pessoal, comprar na iTunes Store é mais viável, mas eu tenho uma dúvida:
    Eu frequento muito o 4shared e o Soundcloud pra baixar versões produzidas por DJ’s nacionais e internacionais, esse tipo de produção entra na iTunes Store? Procurei e não localizei nada do genero…

  • Onir

    Mais uma msg mal traduzinda….

  • João Pedro Gallo

    Almir translator

  • Sergio Luiz

    App aqui para mim fora do ar ainda !!! e para vcs ??

  • Aluysio

    Estou com problemas de cadastro da conta na Apple Store desde ontem. Quanto tento atualizar ou instalar nova app no meu Iphone, aparece uma mensagem dizendo que é preciso fazer uma “verificação”. Ok, então sou conduzido para a página de cadastro, onde estão meus dados. Os campos “código verificador” do cartão, de 3 dígitos e a seleção de tratamento (sr. / sra., etc.) estão vazios. Entro com o código verificador e com a opção de tratamento e a mensagem “código verificador inválido” aparece. Troco o cartão e dá o mesmo erro. Ou seja, estou impedido de atualizar software e apps, além de baixar novos. O que pode estar acontecendo? Isso é parte dos ajustes acima mencionados? Aluysio

    • Erasmo

      Estou com o mesmo problema.
      Comprei o iPad faz duas semanas.
      Até então, não sabia que o cartão de crédito tinha que ser internacional e estar habilitado.
      Fui fazendo as compras de aplicativos, depois de uns dias começou a aparecer o destaque de “código verificador inválido”. Não consigo pagar o que comprei e nem efetuar compras novas. Já entrei em contato com a operador do cartão de crédito e o meu cartão está liberado, sem problemas.
      De outro lado, quando entrei em contato com a APPLE eles não tem suporte algum.
      Não consigo atualizar meu iPad. Alguém pode me ajudar.

  • Werbert

    Ainda fora também!!!!

  • kakosapo

    Uai…num tá escrito serto não?

  • Danilo

    Agora há pouco comecei a ter problemas com a App Store brasileira.
    Estão me pedindo para confirmar os dados, mas quando os coloco, primeiro dá erro no estado. Tenho de selecionar outro estado, e quando faço isso, começa a dar erro no código de segurança do cartão de crédito, e aí, só cancelando para sair desse círculo vicioso.
    Alguém está sofrendo do mesmo mal?

  • A minha conta na iTunes Store argentina também estava com problemas, liguei na Apple e me disseram que era problema com o cartão de crédito e que como ele era nacional não dava para realizar as compras. Mas como assim, tenho muitos aplicativos pagos no meu ipod e nunca deu problema, toda vez na fatura do cartão vem debitado as compras. Estranho!

  • DMML

    Mais uma meia tradução:

    Your cartão de crédito será cobrado for this purchase and your application will begin to download immediately.

    Esperando as mudanças efetivas…

  • Douglas

    Mesmo eu não sendo um usuário do iOS (ainda…) só vou comprar músicas no iTunes caso ele chegue ao Brasil. Músicas de qualidade, e muito baratas. (: