Notícias

Falsa página da Apple no Facebook promete sorteio de 10 iPads

Eu me pergunto como tem tanta gente que gosta de se iludir.

Está sendo divulgado rapidamente entre usuários brasileiros uma página no Facebook que diz ser da Apple Inc. e que promete sortear 10 iPads. E o que mais impressiona é o número de pessoas que estão acreditando nisso.

Até o momento de publicação deste artigo, mais de 6 milhões de usuários do Facebook (quase todos brasileiros) receberam o convite do “evento”, e destes, 205 mil o aceitaram.

Os pilantras não esclarecem como o suposto sorteio seria feito, mas exigem que o participante convide todos os seus contatos na rede para participar. Eles também pedem para “curtir” uma página falsa da Apple Inc. no Facebook.

Ora, basta pensar um pouco: se a Apple é contra promoções que oferecem iPads de presente, por que razão ela mesma faria um sorteio que vai até final de outubro? Ainda mais que uma promoção dessas desestimularia a venda de iPads, pois todos esperariam dois meses para comprar um, na esperança de ganhá-lo.

Felizmente leitores de blogs especializados são mais instruídos neste sentido e não caem facilmente no papo dos golpistas. Se fosse verdadeira a presença da Apple no Facebook, o endereço certamente seria facebook.com/apple. Atualmente a Maçã só possui perfis oficiais para a iTunes Store de alguns países e para a App Store.

Se você quer ajudar a acabar com a farsa, denuncie-a ao Facebook. Para isso, conecte-se na sua conta e denuncie a página, através do link situado na barra lateral esquerda da tal página. Escolha a opção Fraude e deixe a administração do Facebook fazer o resto. Ela costuma ser bem eficiente neste sentido, o que deve tirar rapidamente a página do ar.

Há sempre gente querendo maneiras fáceis de conseguir os produtos da Apple, mas como dizia o filósofo, a maneira certa é a melhor maneira. 😛

Dica dada por diversos leitores

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Walter Isaacson

    hahaha issaeee… aiaiai cada coisa, viu

    • Walter Junior

      iLex, nao seria a ”maneira certa eeh sempre a melhor maneira”???

      • Lucas Barbosa

        Ri muito agora. O charlatao diz que as pessoas podem escolher a cor do iPad ao postar o link lá. Vi uma amiguinha postando: “Quero o meu rosa”. Demais né?

    • Bah, o BDI acabou com a ilusão do meu irmão. Ele jurava que estava concorrendo! AuaDIAHSiUDHASiahiudh

      • Blog do iPhone. Desde 2008 destruindo sonhos. 😛

    • Alberto Santos

      Essa do HE Man foi otima..rs

  • Igor

    O BRASIL É PHODA NÉ?

    • Karlos Kusunoki

      Não é o Brasil que é “phoda”. São as pessoas que se aproveitam de um produto que está em alta e enganam as outras.

    • Lucas Ferrarezi Paim

      Não BRASILEIRO eh foda, meu professor sempre fala assim xD

    • Não é Brasil nem brasileiro, é o ser humano.

      • Edson

        Dizer que é o ser humano é generalizar demais, claro que existem os maus exemplos, mas no Brasil é bem mais comum. Na Noruega mal sabem o que é corrupção por exemplo

        • Karlos Kusunoki

          Novamente a velha mania de dizer que brasileiro é isso, que é aquilo. O iLex é Brasileiro (creio eu, não?) e não está tentando enganar ninguém com o BDI.

          Se algo acontece no Brasil, todos falam: “só podia ser brasileiro”, “tinha que ser do Brasil” e blá blá blá.

          Se acontece fora, é #força[NOMEDOPAÍS], “se fosse no Brasil seria pior” e afins.

          Duvido que em páginas americanas, inglesas, espanholas, por exemplo, não tenha alguma promoção enganosa como essa, só que nós não ficamos sabendo…

          Abraços

        • José Rezende

          Corrupção sempre existiu e sempre existirá, em qualquer lugar do mundo. Não é “privilégio” do Brasil, nem do brasileiro. Vc faz um péssimo juízo de seu país e de vc mesmo. Não tem a menor ideia do que rola nos Estados Unidos, por exemplo, onde uma minoria corrupta, ligada aos bancos e ao sistema financeiro em geral, enriquece às custas do empobrecimento da população em geral. E quem te disse que não existe corrupção na Noruega? Pode ter certeza que existe. E lá existe também terrorista de extrema-direita que abre fogo e mata 90 pessoas inocentes, como vc deve estar lembrado. E Não sei se vc sabe, mas o Brasil é hoje um país admirado no mundo inteiro, e não mais apenas pelas suas belezas naturais, mas também pelo seu povo e pela forma como saiu ileso da crise mundial, combinando crescimento econômico com distribuição de renda. Enquanto em países como Estados Unidos e Espanha a classe média empobrece e os pobres se tornam miseráveis, aqui no Brasil nada menos que 26 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema e quase 40 milhões passaram para a classe média, nos últimos oito anos. Pensa nisso.

        • Fernanda Calábria

          mas sabem muito bem o que é um ataque terrorista que matou quase 80 pessoas depois de uma hora e meia de tiroteio… à um acampamento de Jovens ;|
          Boa, Edson. Por falar mal do Brasil você merece uma estrelinha!

    • É o Brasil sim. Brasileiro sempre tenta dar um jeitinho de ganhar as coisas.

  • Karlos Kusunoki

    Eu também recebi um convite mas torci o nariz e deixei quieto. Impressionante como tem mais de 200 mil pessoas que confirmaram O.o

    • Paulo Alberto

      sabia que tinha resenha nisso …

  • leo

    estou denunciando! eu tinha visto esa pagina acho q foi ontem aouantes de ontem, e ja imaginava q o BDI fosse falarsobre, mas desde o principi achei q fosse falso, igual ao do twitter hehe xD

  • Fabino

    Que o Blog nao me leve a mau. Enganacao por enganacao vcs tao se aliando com o megustta.com, que nao é nada sério (alias, acho q nenhum leilao de centavos é)

    Se o sorteio do produto da promocao é real, o site em si nao é..

    • Fabino, não me leve a mal você, mas há um grande equívoco na sua afirmação.
      Não nos associamos a NENHUM site de leilões, por acreditarmos que este tipo de site é apenas uma maneira de se aproveitar da esperança dos usuários para ganhar dinheiro.
      Estamos constantemente RECUSANDO ofertas do tipo, pois foge dos nossos princípios.

      Acho que você está confundindo os sites.

      • Heitor Castro

        Concordo, frequento o blog há um bom tempo e nunca vi essa tipo de promoção com sites de leilão online. Mas já vi sim, em outros blogs sobre iPhone, esse tipo de parceria, só não vou citar qual site foi.

        • Ruan Bernardo

          Concordo em gráu,número e gênero! Agora que dá vontade de divulgar esses blogs xexelentos q só copiam matérias dos outros,ha se dá!!!!

        • TiãoGavião

          (2)
          Assino em baixo..

          • DJN

            Fabino de qual site da concorrência você é? KKKK Porque pra falar isso do Blog do iPhone só se for da concorrência mesmo!! KKKKKKKK

    • Sândalo Jhony Gomes

      Hahahaha… O cara não sabe nem em q blog ele está! =D

    • Incrível como esses comentários de gente que não pensa na hora de escrever aparecem com recorrência.

  • Lucas Ferrarezi Paim

    Eu botei naum vou xD

  • Wesley Sedda Rodrigues

    Suspeitei desde o principio! Como sempre o BLOG ajudando e protegendo seus leitores!! Valeu Ilex!

  • Não acho errado as pessoas que não tem conhecimento de como a Apple trabalha participarem de promoções assim.. Vários blogs bacanas (inclusive o BDI) fazem várias promoções pro pessoal.
    O problema está em pessoas de má fé que se utilizam da ingenuidade alheia para aplicar golpes.. =/
    Infelizmente o mundo assim..

    O que podemos fazer?
    Podemos seguir as lições de moral que o He-Man sempre dá no final do desenho! asuhuahsuhasuh

    Vlw ae BDI 😉

  • Janna

    Estava escrevendo exatamente um post no Facebook sobre isso, além da tal maquiagem de não sei qts sombras agora inventaram esse spam do iPad!!!!

  • Piter

    eu não sabia se era verdade ou não, eu entrei, ai eu lembrei que a apple nao deixa fazer promoções, mas ai eu falei, bom, pode não ser da apple, vai que é uma loja, sei lá, e falei, se eu ganhar, bom, se nao, deixa…ai eu participei ;p, mas eu ja vou la tirar minha participação e denunciar! valeu bdi!

  • Pedro Henrique Rodrigues

    Sabia que era FAKE!!! e mta gente curtindo e convidando para o “evento”

  • “A maneira certo de se trabalhar é a melhor maneira.” – He-Man
    Tem cada pega-ratão nesse mundinho, gente. kkkkkk
    Grande abraço. =))

  • Heitor Castro

    Já tá com mais de 225mil idiotas participando. Que povo mais besta. Um dia desses tinha uma promoção de ganhar camisas do Facebook e não parava de chegar convites. Vamos denunciar como spam ou coisa do tipo essa página!

  • Marcos Pezzotti

    Há 3 anos eu nunca vi a Apple “doando” seus produtos! Pior ainda sem ser pelo seu site e muito menos por uma rede social!

  • Robson Alves

    Recebi ontem esse convite-bobagem. Não me dei ao trabalho de ler até o final. Bom, infelizmente tem gente de todo tipo nessa vida. Tem gente que até hoje cai naqueles golpes de telefone, onde dizem que a pessoa foi sorteada e tem que depositar uma certa quantia num prazo de poucas horas para receber seu “prêmio”… rs Santa Inocência! Ou Santa Ganância! hauahuahauhauhauah

  • Marcio Rodrigues

    Vou ser bem sincero.

    Quando eu recebi esse convite no Facebook fiquei muito desconfiado, então fui dar uma bingada (pesquisar no Bing) e não encontrei nada que dissesse que a promoção fosse fraudulenta. Mesmo assim, fui ao Google pesquisar e também não achei nada a respeito. Dei prosseguimento ao que foi solicitado para concorrer e em momento algum senti que a segurança estava em risco.
    Então essa foi a primeira vez que caí num golpezinho baixo desse, não porque esperava ganhar alguma coisa de forma fácil, e sim porque achei que fosse mais uma promoção dessas que tem em diversos sites, inclusive aqui no BDI, e com tanta gente participando não é fácil ganhar nada.

    Vacilei mesmo. Devia ter ido atrás do regulamento da promoção.
    Perdoem este pobre ser humano.
    – Mr. Não Brinco Mais.
    🙁

  • Nayane

    Muito boa a matéria pela questão do alerta, mas tenho uma observação a fazer: empresas não devem fazer perfis no Facebook, e sim páginas. O próprio Facebook estimula que seus usuários denunciem empresas que mantem perfis, pois esta não é a forma correta da empresa se comunicar com seu público. Um perfil tem muitas limitações, como o número de amigos, que pode ser no máximo 5 mil enquanto que em uma fanpage o número de fãs é ilimitado, não há possibilidade de criação de abas para postagem de conteúdos diferenciados, entre outras limitações. A forma correta de uma empresa manter presença no Facebook é sim a fanpage. E os dois links da Apple no Facebook, da iTunes Store e Apple Store, tratados como “perfis” no texto, são páginas, e não perfis.
    De resto, tenho a dizer que o blog está nos meus favoritos. Continuem sempre com esse profissionalismo.
    Abraço!

    • Tem toda a razão.
      Texto devidamente corrigido. 🙂

  • Paulo Kanawati

    Sem contar que eles anunciam o produto como “iPad de 2ª geração”… onde é que vcs já viram a Apple anunciar o iPad dessa forma? Basta olha a caixa de um iPad 2 para ver que nem o número “2” aparece no nome do produto. iPad é iPad e ponto.

  • Roney Cezario

    Não tenho esses problemas, pois não gosto de redes sociais.

  • Matheus

    Já tem um otário que me mando convite

  • João

    Isso é resultado da Orkutialização do Facebook!

    • Matheus

      Resultado da “OrkutIalização” do Facebook (2).

  • Diego

    Bom, fiz minha parte, spam denunciado!

  • Raphael Braga

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA, adorei o Esqueleto e o He-Man no final! Boa! Hoje mesmo coloquei o Esqueleto insultando no facebook hahahaa… Genial!

  • Everton

    Bela menção com o he-man no final.

    Mais uma vez informação é tudo.

  • O vídeo do He-Man fechou com “chave de ouro”! Hehe :o)

  • TecoRJ

    Não acho que deveriam denunciar a página “Apple Inc.”, mas sim o evento. Até pq, tem gente que gosta de curtir essas paginas para aparecer nas suas Informações no perfil. E ainda acredito que a página Apple Inc. nem tenha sido feita pelo autor do evento (tenho quase certeza disso, até pq o nº de “curtidas” é muito grande).
    Então para concluir, se é para DENUNCIAR, faça isso principalmente no evento do sorteio do iPad 2!

  • Qual a função do esqueleto?
    R: destruir o He-Man ✌

  • TiãoGavião

    Será que ainda dá tempo de participar da promoção do iPad grátis??? Hehe 😉

  • Gy

    É triste ver tantas pessoas acreditando nesse sorteio falso 🙁
    Muitos amigos meus acreditaram, infelizmente!
    Mas denunciei o evento 🙂

  • JanjaBoy

    Tem gente que acredita em atualização do sistema de banco via e-mail, isso em 2011! Então, porque o “espanto” de tanta gente em aceitar convite de uma coisa que não existe?

  • Daniel Alencar da Silva

    É isso mesmo iLex! Se todos os leitores do nosso querido Blog denunciar essa pagina com certeza ela sairiam rapidinho do ar! Vamos lá pessoal! Eu já fiz a minha denuncia!

  • Victor Corrêa

    “A maneira certa é a melhor maneira”…
    O jailbreak existe pra discordar disso ù_u

  • Francisco junior

    Eu já vi perfil da apple no twitter oferecendo notebook(lembrando de que a Apple “não” tem notebook e sim MacBook), celular com android e outras coisas dos concorrentes.

  • Moises

    Recebi tb o convite para curtir a pagina, mas desconfiei na hora porque a um tempo atrás li que a Apple não faz esse tipo de promoção, graças ao blog do BDI…

    Tem mais que denunciar esse tipo de coisa… Falcatrua pura!!!!

    Flw

  • Esse video do he-man sensacional!!!

  • Alex iPilot

    Pior do que isso, só aqueles emails que prometem pagar por cada cópia encaminhada… E tem gente que JURA que são reais!

    Mas ainda há outra coisa pior: receber piadas com aquela enooooooooorme lista de endereços de emails divulgados de graça, prontos para spams, fraudes, sacanagens, etc… Custa enviar as piadinhas com “cópia oculta”?

  • gamer de iPad

    kkk minha amiga me convidou, mais eu disse foda-se já tenho um !!!!!! kkk

  • Matheus

    iLex, um complemento: Tem que ser feita a denuncia da pagina do sorteio também. Se só for denunciado a pagina “da Apple”, eles podem tirar a regra de “curtir” a mesma, e continuam com o sorteio, enganando milhares.

  • Willian Sousa

    Fora que recebi o convite pra essa porcaria kkkkk

  • pedrao

    daqui uns dias ele vao falar que irao sortiarem a apple akeles bobim eu vou ate me inscrever para ganhar a apple e cruzar os dedinhos asuhauhsuahsuahsuhasuhasuhas ki mente mais de crianca

  • Geraldo Junior

    Eu nem mexi nisso, quando vi os convites do meu amigo, já sabia que ia ser uma cilada bino.

  • Sumita

    isso aee , tah feito !

  • Alan

    queria saber oque eles ganham com isso!!??

  • brunna

    Sei que pode ser viagem da minha cabeça mas o grupo hacker “Anonymous” a pouco tempo atrás declarou que iria destruir o facebook, será isso um começo? haha

  • Marcus

    Ei pessoal vamos tirar conclusões com bons olhos, chega de ficar ofendendo achando que vocês são mais espertos que os outros! Essa situação mostra como o Facebook tem força política, este foi apenas o primeiro teste.

    Best Regards,
    Marcus.

  • André Sousa

    Agora recebi um da TIM, será que esse é verdade!??

  • iJE

    Eu não recebi nenhum convite para esse sorteio…

    Acho que preciso melhorar o meu perfil no Facebook. 🙁

    • Alberto Morning

      O fato do seu avatar ser o android, ja pode ser uma boa pista do porque né? hehehehe

  • Claudinei Ferreira da Silva

    Caro José Rezende,

    E você já pensou em como seria tudo isso que comentou sobre o Brasil, levando-se em conta a possibilidade de que a corrupção no Brasil, fosse menos raizada e fosse em indices se não de 0% (utopia), pelo menos fosse como nos indices dos Estados Unidos e ainda com o atenuante de que lá , se pegar na corrupção, na grande maioria dos casos vai preso e se for politico, além de preso não se reelege nem para sindico de prédio.
    Já no Brasil, sofremos de um processo de cupinização da corrupção, ou seja, os insetos da corrupção estão infestados como cupins em todos os niveis da sociedade, principalmente nos governamentais e esses dos governos são os mais proeminentes, pois se esses não existisem e os governos ao invés de fomentar a corrupção através dos seus corruptos instalados, também em todos os niveis de governos e esses cobatessem a corrupção, ai sim, certamente o nosso pais seria digno de ser gabado pelos quatro cantos da terra.
    Um forte abraço.

  • Marcello Martins

    Fiz minha parte, denuciei!
    Boa iLex

  • Lucas Pinho

    Não é o Brasil, e sim o pessoal que viu que o Orkut não é mais tão vantajoso pra aplicar ‘trollagem’ e partiram pra mais nova moda, o facebook…. Saudades do facebook do começo do ano 🙁

  • Leo Freitas

    Vi essa parada do HE-MAN no NerdCast. Ri muito.

  • Eu recebi, mas eu pensei no fato da Apple não gostar dessas promoções (li aqui que ela tentava proibir as promoções com iPads), e nem tem cara de Apple, pedir pra curtir e enviar para todos…vou la denunciar 😀

  • Moabe Espíndola

    Puts pq n vim logo aqui pro saite antes de me cadastrar rsrs ja era

  • Clayton

    Ah, que interessante ein, a discussão passou para política até!
    Não vou me ater a isso, mas sim ao texto do post “Há sempre gente querendo maneiras fáceis de conseguir os produtos da Apple”, que achei meio infeliz. Acho que participar de promoções (verdadeiras, claro) ou sorteios é normal e sim, todo mundo já se rendeu a isso, num bingo, num sorteiro da mega sena ou algo do gênero (mesmo q um bolão com a galera do trampo). Se considerarmos ainda que estamos num país como o Brasil, onde grande parte da população não pode gastar $2 mil num aparelho supérfluo, participar de um sorteio não é assim tão absurdo, ainda mais se é só pra clicar num botão qualquer de um site qualquer… Me intriga o que o tal responsável pelo fake ganha, além de, claro, trollar monstruosamente mais de 400 mil (sim, tá por esse número) pessoas!
    De qualquer forma, desconsiderando o pseudo-moralismo (endossado aqui por vários leitores cultos) e a filosofia de desenho animado, agradeço pela informação, que mais uma vez atingiu o objetivo do site!

    Abraz.

    • Desculpe, mas se você não acha que só mandar “clicar em um botão qualquer” (sem explicar como o sorteio será feito, mas obrigando a enviar convites para todos os teus contatos) seja para quem tem preguiça de procurar saber se a coisa é séria ou não, então talvez você mereça o concurso. Nada contra sorteios sérios pela internet de iPads, afinal todo mundo quer ganhar um. Mas se a coisa é visivelmente falsa, não tem como justificar isso.
      Por culpa desse tipo de gente, que nossas caixas de entrada ficam lotadas constantemente de “textos do Verissimo” e de correntes improváveis.

      Mas é normal os que “caíram na história” acharem o texto infeliz. Psicologicamente, tem explicação.

      Ganhar um iPad é ótimo e até eu gostaria de ganhar um, e nesse ponto, o texto não é contra em nenhum momento. Mas o mundo infelizmente não é assim, e se não houver uma compensação comercial para a empresa que organiza, não tem como acontecer.

    • anderson

      O que a empresa/pessoa ganha com isso? Meu jovem estes perfis são nada mais nada mesmo que um scam para teste ou mesmo venda de fanpage, pois o cara pode rapidamente mudar o nome da fanpage de Apple para qualquer coisa e vender pra uma empresa grande. Imagina uma grande empresa já comprar uma fanpage com 400mil pessoas que curtiram? Isso é o tipo do marketing bomba, que um dia vai estourar, mas enquanto não estoura, o cara fatura com isso.

    • Clayton

      Hahahaha…
      Bem, quando falei de ‘clicar em um botão qualquer’ me referia ao fato de participar de um sorteio sem gastar propriamente dinheiro nisso (foi uma comparação com os outros exemplos que dei, apenas) e não participar DESTA promoção propriamente dita. Quanto a ter caído no ‘golpe’, acho q foi meio precipitada a conclusão do autor, já q eu não me interesso por esse tipo de coisa e não participei do envento nem do rol de vítimas. De qualquer forma ‘eu merecer esse tipo de promoção’ foi pífio, já que a excelência nem me conhece. Quis apenas apontar que julgar pessoas (desinformadas, claro) por participar de uma pseudo-promoção foi infeliz, mesmo pra alguém superinformado como o autor. Mas pelos julgamentos do comentário, me parece que é algo usual!

      Realmente, quanto ao mailing q isso gera, concordo. Não tinha pensado nisso!

      Não constumo comentar posts porque esse risco de cair pro lado pessoal é quase certo.
      Pena!

  • e sobre anonymous: não. eles não vão atacar o facebook. Leia na página deles.

  • Mateus M.

    BDI, de uma olhada lá no Facebook. Parece que excluíram, acabaram com o sorteio. Mas agora, há UM MONTE de “copias” do sorteio original, com mesmas regras, e etc. Se pesquisar: “SORTEIO de 10 iPads 2ª geração (64 GB)” no campo de pesquisas no Facebook, vai encontrar pelo menos um 20 iguais, e que foram criadas por vários usuários diferentes.

  • Padre

    se no brasil nao tem terremoto nem furacão nem vulcão tem um povinho que vou te contar, e nao adianta povo querer vir defender o brasileiro, somos uma misturas de etnias que nos deixou malandros, nojentos, um povo que sempre pensa em levar vantagem acima de tudo e nao adianta dizer que nao, pq eh a realidade, eh mto mais que em qq outro lugar, nao eh a toa que por exemplo o cqc faz testes para mostrar honestidade aqui e nos EUA, assim como tantos programas ja o fazem, está claro que o brasileiro eh um povo nojento, ssempre que pode levar vantagem em algo, leva, eh por isso que ha tantos politicos corruptos, pq o povo eh mto individualista, nao somos tao patriotas como achamos que somos, nem tao fanaticos pelo pais como alguns ai se dizem, eh hipocrisia vir falar de boca cheia do patriotismo quando nao somos patriotas de verdade… se querem ser patriotas vao brigar contra os corruptos, contra os malandros do pais… eu amo o brasil, mas o povo eh um dos mais nojentos do mundo…

    • Claudinei Ferreira da Silva

      Padre,
      Foi muito boa essa de comparar coisas ruins como terremotos e furacões, com a parte da gente ruim e hipócrita, também existente no Brasil.
      Oxalá se no Brasil ao invés da parte de gente ruim e hipócrita, que é muito grande, tivéssemos os terremotos e furacões, pois com certeza seriam muito menos danosos à parte dos Brasileiros de bem.
      Um forte abraço.

  • Facasan

    A do He-man foi a melhor!

  • Socram

    BDI Mode on sempre

  • Franklin Lima

    Valeu He-Man!!!

  • André