2011ARQUIVONotícias

Regras para fabricação de tablets no Brasil foram definidas no Diário Oficial de hoje

O Governo Federal definiu hoje as regras para a inclusão dos tablets (MICROCOMPUTADOR PORTÁTIL, SEM TECLADO, COM TELA SENSÍVEL AO TOQUE (“TOUCH SCREEN”) – “TABLET PC”) no Processo Produtivo Básico (PPB), que dá isenção de alguns impostos. Segundo elas, não bastará apenas montar os aparelhos, mas parte da produção terá que ser fabricada em território nacional.

Para tanto, foi estabelecido um calendário preciso para a implementação das exigências, definindo a porcentagem de produção nacional as peças deverão ter. São elas:

Placa-mãe

Placas de rede sem fio

Transmissores de telefonia celular (3G)

Baterias e carregadores

Memória NAND Flash

Isso quer dizer que, se a Apple quiser começar a fabricar iPads ainda este ano no Brasil, terá que ter pelo menos 50% da placa-mãe do tablet com fabricação aqui, para poder entrar na isenção de impostos. A partir de 2012 ela terá também que fabricar parte de baterias, carregadores e memória Flash, com a porcentagem aumentando conforme o passar os anos. O plano é que, em 2014, grande parte dos componentes seja fabricado em solo nacional.

Agora que as regras oficiais já estão definidas, resta saber se a Foxconn/Apple tem condições de cumprir com as especificações ainda este ano. Caso contrário, o começo da fabricação do tão esperado iPad nacional pode atrasar.

Dica do MarcOlle Brandão e do JanjaBoy

Botão Voltar ao topo