Curiosidades

Testamos o ótimo reconhecimento vocal do Google no iPhone

Se fala muito por aí que a Apple está planejando introduzir o reconhecimento vocal no sistema iOS. Atualmente existem poucas soluções para isso, e a única que funciona no Brasil com o nosso idioma é aquela presente na busca de voz do aplicativo do Google. Por isso, o Blog do iPhone resolveu testar a que ponto anda a tecnologia deles e no que a Apple pode superar.

Hoje em dia, duas grandes empresas investem fortemente em reconhecimento vocal no iPhone: a Nuance (através do ótimo Dragon Dictation) e a Google. A primeira, como vimos, tem parceria direta com a Apple desde o iOS 3.0, ajudando ela a implementar os atuais controles por voz no iPhone. Mas por enquanto, ela não apresentou nenhuma solução que funcione com o idioma português.

A Google, pelo contrário, se preocupou desde cedo com o nosso país e fez um excelente trabalho adaptando o seu reconhecimento vocal (que ironicamente apareceu primeiro no iPhone e só depois no Android) para a nossa língua, se transformando na única alternativa que temos atualmente. A função pode ser acessada através dos aplicativos Pesquisa Google (link) e Google Translate.

Testamos com algumas frases e o resultado foi muito bom, confira:

Porém, uma grande limitação, além do fato de só funcionar com buscas, é a obrigatoriedade de uma conexão internet; sem ela, nada de reconhecimento vocal.

Aliás, esta mesma limitação existe no sistema Android, que muitos vangloriam como sendo mais adiantado neste ponto. Nosso leitor Paulo Sapucaia fez um teste para nos mostrar como funciona em um celular com Android:

O futuro iOS 5 (ou o que tiver a função integrada) promete trazer o reconhecimento vocal integrado totalmente ao sistema e não apenas como uma função secundária de aplicativos, sem precisar estar conectado sempre na internet. Acredita-se que será possível abrir aplicativos, ditar textos e executar comandos, apenas com a voz, coisa que hoje nenhum celular faz. É interessante termos consciência do que acontece hoje, para que possamos avaliar o que realmente mudará daqui a um ano, se a Apple resolver investir nisso.

A versão final do iOS 5 só deve ser liberada para o público depois de agosto/setembro, mas provavelmente daqui a poucas semanas já estaremos testando a versão beta, com todas as novidades. E claro, vocês terão todos os detalhes aqui no Blog. 🙂

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close