2011ARQUIVONotícias

Vozes do iOS: Apple já é parceira da Nuance desde o iOS 3.0

O boato de que a Apple estaria trabalhando junto com a Nuance (leia “Mais pistas sobre uma futura função de reconhecimento vocal no iOS) pode ter ficado evidente com uma descoberta feita por um blog. As vozes presentes na prévia do futuro sistema do Mac (MacOS X Lion) possuem exatamente os mesmos nomes que aqueles usados pelas atuais vozes da Nuance.

O serviço ainda não está disponível no Lion, mas as opções aparecem desde o primeiro preview do beta (veja mais detalhes sobre isso aqui). Tudo é muito evidente: a voz brasileira, por exemplo, se chamará Raquel, exatamente como no atual serviço Vocalizer, oferecido pela Nuance. A “coincidência” acontece com todos os outros idiomas.

O Blog do iPhone resolveu investigar mais a fundo como são estas vozes e realizou um comparativo entre a voz atual da Nuance e a usada no VoiceOver do iOS desde a versão 3.0. Confira:

Descobrimos também que a Nuance oferece hoje dois serviços: o RealSpeak Host (com voz igual ao primeiro exemplo acima) e outro chamado RealSpeak Solo, com a voz (pasmem) exatamente igual ao nosso VoiceOver usado no iPhone. Ou seja, a Apple já utiliza os serviços da Nuance desde o iOS 3.0. Portanto, esta parceria poderia ser apenas um melhoramento do atual serviço de leitura do sistema, não significando necessariamente que existirá uma função de reconhecimento de voz no próximo iOS.

Mas apesar da simples parceria com a Nuance não provar nada, ainda achamos que haverá tal função, devido aos testes que a Apple vem realizando em algumas regiões do país, conforme noticiou o Blog com exclusividade (leia “Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS“). E aí, a experiência que a parceira tem com aplicativos como o Dragon Dictation (ainda não disponível em português) pode ser muito útil.

Tudo isso saberemos em menos de um mês, no dia 6 de junho, na WWDC, quando se espera que a equipe de Steve Jobs apresente todas as novidades dos sistemas da Apple. O lançamento público disso, entretanto, não deve acontecer antes de setembro.

via

Botão Voltar ao topo