Notícias

Vozes do iOS: Apple já é parceira da Nuance desde o iOS 3.0

O boato de que a Apple estaria trabalhando junto com a Nuance (leia “Mais pistas sobre uma futura função de reconhecimento vocal no iOS) pode ter ficado evidente com uma descoberta feita por um blog. As vozes presentes na prévia do futuro sistema do Mac (MacOS X Lion) possuem exatamente os mesmos nomes que aqueles usados pelas atuais vozes da Nuance.

O serviço ainda não está disponível no Lion, mas as opções aparecem desde o primeiro preview do beta (veja mais detalhes sobre isso aqui). Tudo é muito evidente: a voz brasileira, por exemplo, se chamará Raquel, exatamente como no atual serviço Vocalizer, oferecido pela Nuance. A “coincidência” acontece com todos os outros idiomas.

O Blog do iPhone resolveu investigar mais a fundo como são estas vozes e realizou um comparativo entre a voz atual da Nuance e a usada no VoiceOver do iOS desde a versão 3.0. Confira:

Descobrimos também que a Nuance oferece hoje dois serviços: o RealSpeak Host (com voz igual ao primeiro exemplo acima) e outro chamado RealSpeak Solo, com a voz (pasmem) exatamente igual ao nosso VoiceOver usado no iPhone. Ou seja, a Apple já utiliza os serviços da Nuance desde o iOS 3.0. Portanto, esta parceria poderia ser apenas um melhoramento do atual serviço de leitura do sistema, não significando necessariamente que existirá uma função de reconhecimento de voz no próximo iOS.

Mas apesar da simples parceria com a Nuance não provar nada, ainda achamos que haverá tal função, devido aos testes que a Apple vem realizando em algumas regiões do país, conforme noticiou o Blog com exclusividade (leia “Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS“). E aí, a experiência que a parceira tem com aplicativos como o Dragon Dictation (ainda não disponível em português) pode ser muito útil.

Tudo isso saberemos em menos de um mês, no dia 6 de junho, na WWDC, quando se espera que a equipe de Steve Jobs apresente todas as novidades dos sistemas da Apple. O lançamento público disso, entretanto, não deve acontecer antes de setembro.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • joao

    sempre fico com vontade de rir qnd uso o voiceOver q

  • iGap

    Belo post, iLex!
    Ah, uma pergunta:
    Quando vai ser lançado o Mac OS X Lion?

    Obrigado

  • Carlos Strauch

    iLex, curiosamente a voz em português que a Garmin usa em seus navegadores com TTS também chama “Raquel”… Estaria relacionado?

    • Pesquisei para ver se esse tipo de nome era padrão nos GPS, mas o Sygic Aura, por exemplo, usa nomes diferentes.
      Pode ser que a Nuance preste serviço para diversas outras empresas, inclusive a Garmin.

      • mRaro

        A Nuance presta este serviço há muito tempo, antes mesmo de existir iPhone pois meu primo é deficiente visual e usa um programa no Nokia desde o 6265 que ele tinha e a “Raquelzinha” é velha conhecida dele mesmo antes deste celular da Nokia, se eu não me engano o nome do programa é Jhalls.

        • Wilcler Vieira

          bom dia amigos!
          eu sou deficiente visual e a Raquel é um sintetizador de voz que nós usamos!
          JAWS é um leitor de telas!
          eu uso o iPhone com o VoiceOver. é o melhor leitor de telas que eu já usei em minha vida.
          os celulares da Nokia usavam o Talks que é da Nuance.
          o mesmo era instalado no symbian que era o sistema usado pela companhia.

      • Kleyson Klesller

        iLex, tem um programa para computador chamado TextAloud que a fala em português BR é exatamente a mesma desta matéria, e o nome é Raquel também!
        Mais informações: http://www.nextup.com/

        • Eu ia comentar isso, usei muito TextALoud, lembro que tinha Raquel e Gabriele. O som é bem parecido se não for o mesmo. No site da empresa tem o software da Nuance também.

    • Gabriel

      Exatamente, sempre que vou para os EUA e pego um GPS da Garmin é essa mesma Raquel e essa mesma voz.

      Lembrei dela na mesma hora. Hehe

      • Lucas Dangas

        Putz é verdade vc falando agora eu lembrei. Fui pra Miami ano passado e era a Raquel tanto que minha mãe as vezes até xingava ela… “Porra Raquel vc é muito burra” sahusauasas.
        Não lembro a marca do GPS, mas eu fui de novo mês retrasado e não era a Raquel, mas também a marca do GPS era outra.

  • TiãoGavião

    Estou aguardando o Lion, depois do dia 6 acredito que ficaria disponivel em uns 15 dias a um mes no Brasil. Tenho duas maquinas que estão ansiosas pelo Lion 🙂

  • Cláudio Júnior

    No Windowns eu usava um programa e intalava essa voz também. Vou olhar aqui nos meus arquivos depois.

  • Francisco junior

    Viu ilex, no domingo legal o Celso Portiolli esta com um iPad 2 branco?

    • Sgrobows

      Quem vê Domimgo Legal?
      quem vê Celso …?

    • Leonny Dalmaso

      Eu vi! Rsss. Ipad 2 branco!!!!!

  • Marlon

    Alguem conhece algum programa que transforme os texto em audio?? nao precisa ser gratuito nao, pode ser pago mesmo..
    Abs!

    • The Dark Knight

      Só sei para MAC, não para Windows.
      No MAC vc pode abrir o programa editor de texto (que já vem no mac), digitar o texto,
      salvá-lo em alguma pasta. Depois abrir o Automator (outro programa que já vem no MAC)
      Vai aparecer algumas opções para apertar, selecione a opção personalizar, depois clique em escolher. É meio complicado eu explicar tudo aqui, mas você pode procurar no google como usar o automator, eu só sei que tem uma opção na lista de biblioteca chamada “Texto”, clicando nela vc verá varias opções inclusive uma chamada “Texto para Arquivo de áudio”, mas acho que só funciona em inglês, e vc pode escolher o tipo de voz e Raquel não tá lá!

    • Tem um cara que tem um perfil no twitter @lucasradaelli que é deficiente visual! Ele participou do podcast “nerdcast” e falou sobre alguns programas que ele utiliza no Windows no Mac e no Linux! Pelo twitter vc poderia perguntar a ele!

  • As vozes são parecidas mesmo.

  • Henrique

    A Raquel eh do garmin mesmo!!

  • digoloureiro

    Se falando em futuro iOS uma das funções que ouvi falar bastante são as de música via Streaming e achei um app que já faz isso, é o audiogalaxy, que é fantástico…muito legal!! Todos que usam tem gostado segundo os posts!!!

    • Gustavo

      Cada vez que ouço sobre o assunto fico com a sensação de que estou perdendo o ponto, pois, só vejo o beneficio de economizar memória dos dispositivos moveis, e muitas dificuldades ligadas e conectividade e indisponibilidade de conteúdo. E hoje memória não é realmente um problema, mesmo em dispositivos moveis.

  • Geovane

    Estou louco para que chegue logo o Keynote de junho, quero saber como vai ser a união do Lion com o iOS 5.

  • Davida

    eu uso o comando de voz no meu iphone 4 para procurar qualquer coisa no google e ele funciona super bem

  • Ilki

    Estou desenvolvendo um aplicativo de uso acadêmico de estatística. Para essa primeira tentativa, utilizei o SDK da nuance mas ficou um processo lento. Queria saber se alguém conhece uma forma de interpretar pequenos comandos de voz, como “D10″;”R8″;”A25” e converter em arquivo texto, sem precisar de acesso a internet.