Dicas

Você Sabia que usar acentos em uma mensagem SMS faz aumentar o seu tamanho?

Você escreve muitos torpedos todos os dias, mas estranha que sua operadora anda cobrando “em dobro” pelas mensagens, mesmo você enviando somente uma a cada vez? Pois saiba que o culpado deste aumento imprevisto na fatura pode ser os acentos que você usa nas palavras.

Uma mensagem SMS possui um limite de 160 caracteres; se você mandar mais que isso, a operadora irá dividi-la automaticamente em dois (ou mais) torpedos, sem nenhum aviso ou autorização. Por isso, o controle do número de letras deve ser do próprio usuário.

Desde o iOS 4, o iPhone traz incorporada a prática função de contagem de caracteres. Isso é muito útil para sabermos o quanto ainda podemos escrever, e ao mesmo tempo nos alerta de um detalhe importante: letras acentuadas ocupam mais espaços na mensagem do que os olhos veem.

Isso porque o sistema usa códigos adicionais para indicar que um caracter leva acento. Devido a isso, ao acentuar uma palavra é possível perceber que o limite disponível cai de 160 para 70, ou seja, menos da metade. Esta é a razão dos mais distraídos acabarem enviando duas mensagens no lugar de uma.

Isso não acontece apenas com o iPhone, é um “problema” do próprio sistema atual de SMS e portanto ele atinge todos os smartphones.

Curiosamente, a letra acentuada “é” não altera o número máximo do contador. Bug ou feature?

A dica é procurar não acentuar seus torpedos, ou quando o fizer, ter controle do limite de caracteres escritos na mensagem. 😉

A coluna Você Sabia é voltada a usuários iniciantes do iOS. Para ver as dicas anteriores, não deixe de acessar este link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • interessante, não tinha a minima idéia rs

    • Fabiano

      Eu já conhecia esse “problema” dos meus celulares antigos. Como dito no artigo, é um problema da arquitetura de SMS utilizado hoje. Quem tem que se preocupar com isso, realmente é bom começar a remover a acentuação. Eu me acostumei desde meu primeiro celular a não escrever com acentos.

      • Gerson Vargas

        Eu costumo não me Controlar muito com SMS pq tenho uma franquia de 100 mensagens. Mas mês passado eu me surpreendi sendo cobrada na minha conta 49 SMSs além do limite. Poxa! Será mesmo que eu enviei 149x ?
        Agora eu to entendendo!

        Obrigado pela matéria, parabéns

      • Rafael

        Eu ia comentar exatamente isso. Este problema não é só dos smartphones, e sim em todos os celulares.

        Se bem que este problema não será mais tão ruim, com a nova onda das operadoras de cobrarem SMS’s por dia, e não por cada msg enviada.

      • Erik

        Se isto é um problema, então deve ser reparado pelos responsaveis técnicos pois transmitir a culpa (culpado é aquele que paga a conta ) do erro para o consumidor que por educação gosta ou pelo menos tenta respeitar a lingua portuguesa é o mesmo que roubar e culpar o próximo.

        • Lucia Melo

          Apoiadissimo

    • No meu só vai para 70 caracteres se eu colocar o ‘e com cedilha’. Para os outros acentos continua em 160.

      • Overlord

        No meu iPhone 4 só vai para 70 se eu colocar letras com acentos gráficos não pertencentes à Língua Portuguesa. 🙂

      • Renato Montini

        O meu também só vai para 70 se eu botar o e “com cedilha”, se eu botar alguma letra com acento gráfico, com excessão do ‘é’, o contador aumenta dois dígitos..

  • dox

    Testei no meu iOS 4.3 e ambas as frases do Steve ficaram com 58/160.

    • Vladimir Zau

      No meu desde sempre fica com 160 independente de acentos.

      • Marcio Bianchi

        No meu tb !!!

    • Júlio Lima

      Também fiz o mesmo teste, com o IOS 4.3.2, e não funcionou. Será que precisa configurar alguma coisa? Ou será que varia conforme a operadora? A minha é Vivo…

      • Junior

        Vá em Ajuste/Mensagem e ative o botão Contar Caracteres que ele vai funcionar.

      • Thiago

        Tb não mostrou alterações na qtde de caracteres no meu…independete da qtde! Uso o 4.2.1 e operadora é a Vivo

        • HenriqueG

          É a Vivo… cheguei a essa conclusão quando o coloquei um chip da Claro no meu iPhone e o Character Count funcionou quando voltei pro da Vivo parou de novo.

    • Celso Dantas

      O único caracter que baixou a contagem foi o “e” com uma cedilha em baixo (sei lá como faz aqui no teclado do pc).

    • Marcus Malacarne

      Eu também fiz alguns testes, e com os acentos normais (para o Português) não estão diminuindo a quantidade de caracteres, mantém os 160. Os caracteres que notei que reduziram para 70 são:

      ª ę ė ē ī į º ō œ ū

      Com excessao do ª e do º, os outros provavelmente nunca irei usar.
      Pode ser que isso varie de operadora pra operadora, sei lá… Também tenho Vivo.

  • SamuEX

    Taí uma coisa básica que eu não sabia. Aliás, maluquisse total!
    Seria mais lógico, no máximo, perdermos 2 caracteres ao utilizar uma letra acentuada…

    Voto no Bug!!

    E o BDI sempre passando informações interessantes!
    Valeuuu 🙂

    • Ednilson Rosa

      Não é bug! Acontece que o padrão original do SMS para redes GSM trabalha com mensagens de 140 bytes. Na prática, usando caracteres de 8-bits, estaríamos limitados a 140 caracteres (o limite do Twitter). Entretanto, os desenvolvedores do sistema resolveram trabalhar com caracteres de 7 bits, conseguindo aumentar o limite para 160 caracteres mantendo o tamanho máximo de 140 bytes. Entretanto, com apenas 7 bits para representar cada símbolo (padrão GSM 7-bit), o sistema ficou limitado apenas a caracteres alfanuméricos simples, não há espaço para caracteres especiais (como as letras acentuadas). Assim, quando precisamos enviar mensagens acentuadas, o texto precisa ser codificado em outro padrão, o Unicode de 16 bits. Como cada caractere passa a ocupar 16 bits de memória, com o limite de 140 bytes do SMS só dá para escrever 70 caracteres.

      • TiãoGavião

        Conveniente para a operadora, vc não acha!?

        • Ednilson Rosa

          Acho que o telefone poderia alertar quando o tamanho da mensagem ultrapassa o de um SMS único. Considero interessante se ter a possibilidade de enviar acentos e emojis, ainda que isso cause uma eventual contagem em dobro da mensagem. Mas acho que isso deveria ficar claro para o usuário, que aí poderia optar por enviar uma mensagem menor ou sem acentos para evitar essa cobrança duplicada, caso queira economizar. Do jeito que é hoje, o usuário tem essa opção, mas a grande maioria não sabe disso (agora mais gente vai saber por causa do Blog)…

          • Marcio Rodrigues

            O SMS é uma tecnologia estritamente limitada em relação ao MMS (Mensagem Multimídia), agora, não sei porque no decorrer de tanto tempo de existência do MMS essa tecnologia não tomou o lugar da primeira e forçou a queda de preço do MMS, que custa muito caro (~0,99).
            Quanto a isso que você disse, também acho um absurdo o consumidor não ser alertado de forma mais evidente pela operadora, pois há alguns modelos de aparelhos que tem a opção de limitar a digitação à no máximo 160 chars. Enquanto o iPhone nem ao menos trás a opção de contagem ativada por padrão e só começa a mostrar a contagem quando a mensagem passa de duas linhas considerando se o aparelhos está na vertical ou horizontal.

          • CaVi Mendes

            Pois é, o meu antigo Sony W810 (excelente aparelho walkman) avisava sempre q a mensagem seria dividida em “tantos”sms quando eu apertava “enviar” perguntando se eu queria mesmo mandar a mensagem.

            Sobre a explicação q vc deu, Edinilson, sobre o padrão das mensagens, acho q os acentos mais comuns na língua portuguesa entram nesse de 7bits, 🙂 pq aqui tb só reduziu o número de caracteres quando coloquei os caracteres mencionados pelo Marcos Malacarne, a crase e outros símbolos incomuns 🙂

        • Huang

          não, pois se quiser escrever uma redação use email, 160 caracteres são mais que suficientes, não tem muito oque fazer se a limitação é na parte técnica.

        • Joazinho

          Quer escrever uma monografia mande por email.

      • SamuEX

        Ednilson, assim como apreciei a matéria do blog, apreciei sua bela resposta. Isso sim é comentário que esclarece e soma conteudo, que é a única coisa que procuramos por aqui.

        Valeu mesmo, aprendi mais um pouco hoje.

        Abraço!! 🙂

      • André

        Muito bom o artigo. Entretanto o no meu iphone letras com os acentos simples não alteram o tamanho, apenas com caracteres especiais, tipo o “e” cedilhado o “a” como numeral etc.

      • krikaoli

        Nossa! Você deu uma aula! Podia até ser adicionado à matéria a sua informação. A minha conta está vindo alta no SMS e descobri que não está havendo a contagem para 70 ao colocar o acento…

  • Francisco junior

    Eu pensava que os acentos contávamos como uma letra, não diminuísse tanto assim!

  • Graças a promoção da TIM de torpedos a R$ 0,50 isso não é problema ! 🙂

    • Huang

      primeiro pensamento que veio quando li sobre o post foi isso, para quem tem sms infinity da tim isso não é um problema.

  • Alexandre

    Nunca reparei, mas tenho o pacote ilimitado de sms, então creio q não vai fazer tanta diferença pra mim 😀
    maaas fikdica né ahhaha

  • Emojis também.

  • Comecei a não acentuar meus SMS a algum tempo, mas nem sabia disso. Parei de acentuar pois as mensagens desconfiguravam em alguns cel, ficava um monte de letras ao invés da letra com acento.

  • Max

    Ué, pra mim isso não ocorre…

  • Rodolfo Piva

    Eu acredito que é uma questão de tabela de caracteres. A representação de caracteres acentuados altera a tabela de caracteres usada para encodar a mensagem e com isto o número de caracteres de cada mensagem diminui. Não é bug não… 🙂

    • Ninguém falou que o problema apontado no artigo era bug.

      • Rodolfo Piva

        Oi iLex, o SamuEX havia “votado no Bug”, palavras dele mesmo… e no próprio artigo “Bug ou feature?”… Abraço !

        • SamuEX

          É verdade, eu tinha votado mas depois das sábias palavras de nosso amigo Ednilson eu mudei meu voto… hehehehe
          Informação é tudo!

        • Então releia meu comentário e o texto, porque o que é questionado é apenas o uso do “é”. 😉

  • Ednilson Rosa

    Que coincidência! Há tempos eu tinha dúvidas sobre esta contagem de caracteres e descofiava que o problema eram justamente os acentos. Ontem fiz uma pesquisa e achei esta mesma informação e mandei por e-mail para alguns amigos. Hoje, ao acessar o Blog, ela estava bem aqui. Será que o BDI anda monitorando meus e-mais? Hehehe… 😉

    • Ednilson Rosa

      Ops! “desconfiava”…

    • Emailgate!!! 😛

  • TiãoGavião

    Por isso que essa droga tá me cobrando a mais, isso não é coisa de bug é de operadora! Vcs já perceberam que conta de telefone/celular sempre vem ” a mais”, nunca a menos!?
    Vc liga e a explicação: o “sistema” se enganou, sistema é uma inteligência artificial que faz por conta propria, sempre para mais!

  • Tuaregue

    Não só o facto do Iphone enviar mais que uma mensagem, pior é o destinatário se tiver iphone, (pq este junta os sms) receber 2 ou mais SMS, o que dá uma confusão tremenda!

    Se o problema é padrão original do SMS para redes GSM, então pq os telemóveis normais não tem este problema?

    Cá por mim o problema é mesmo do IOs

    • Ednilson Rosa

      O destinatário não recebe duas mensagens, não. As mensagens seguem concatenadas e são recebidas como uma só. E isso não ocorre apenas com o iPhone, também, não. Ocorre com qualquer telemóvel! A diferença é que o iPhone tem esse contador na tela de edição da mensagem, que de alguma forma evidencia esse “problema”. Em outros telefones que enviam mensagens com acentos, o envio em dobro também ocorre, mas em alguns deles não se percebe (a não ser pela conta) porque o contador não existe ou não modifica quando se coloca uma letra acentuada ou emoji. Já outros modelos, em especial os mais simples e antigos, os acentos são retirados ou convertidos em outros caracteres, o que às vezes prejudica a leitura por parte de quem recebe, além de impedir o envio de emojis.

  • Excelente dica! Parabéns por esta publicação!

  • Micael

    Bom dia,

    Utilizo o iOS 4.2.1 e acontece isso mesmo, se não colocar acento nas mensagems aparece 0/160, porém se colocar mostra 0/70 . E também o “é” é o único que é aceito nos 160

    Muito boa a dica! Parabéns!

    Abraços,
    Micael

    • Thiago

      Qual a sua operadora? Não sei se tem relação, mas tb uso o 4.2.1 e o meu sempre mostra 160 caracteres, independente de ter ou não acentuação!

      • Micael

        Minha operadora é Oi e a sua?

        Abraços!

  • Bruno Maciel

    Ei Jobs, acessei o seu iPhone e sei por onde você Steve

  • Thiago Dalsoto

    Esta ai mais uma funcao que o BITESMS, tira de letra… voce desativa os caracteres acentuados, voce escreve normal, mas na hora de enviar ele retira os acentos etc.. 😉

  • Vanderley

    Legal o meu iPhone 4 iOS 4.3.2 nao aparece a contagem e esta ativo esta opção alguém sabe o que ocorre?

    • Ednilson Rosa

      Tente digitar uma mensagem maior. A contagem só aparece quando a mensagem passa de uma linha na tela…

      • Milton

        Já coloquei vários acentos e a contagem permanece x/160. Será que mesmo assim a mesagem tem o limite de 70 carcteres?

        • Milton

          Ednilson,
          coloquei 8 carecteres acentuados simultaneamente e a contagem permaneceu x/160. Apenas quando eu coloco o “E com cedilha” é que a contagem reduz para x/70.
          Posso confiar na primeira contagem?

          • Ednilson Rosa

            Alguns caracteres com acentos não diminuem a contagem. Como os 7 bits da codificação utilizada conseguiram cobrir todos os caracteres sem acentos e ainda sobraram algumas combinações, alguns acentos foram incluídos nela. Já outros exigem a codificação com 16 bits, o que diminui o limite de caracteres da mensagem. Teste com estes, por exemplo: ç,á,â,ã,î,í,ú…

            • Milton

              Ednilson,
              Nenhum destes caracteres reduziu a contagem aqui.
              Apenas os seguintes caracteres reduziram:
              å æ Ę ͣē

            • Thiago

              No meu só alguns enumerados pelo leitor acima, como ę ė ē

  • @Renatovcardoso

    Já tinha percebido isso, e não é só no iPhone!

    • @Renatovcardoso

      Alias, não é só em Smartphones…

  • Sinceramente não sabia dessa e, não sou usuário iniciante

    • Isabela

      desculpa então

  • leandro

    nossa, ótima dica! principalmente pra mim!!! como me chamo leandro! eu ass algumas msg como Le (pra economizar caracteres) so que sempre o sistema arruma pra “Lê” e eu nunca percebi isso!!! com certeza ja paguei muitas msgs atoa! kkkkkkkkkkkkkkk!! valeu BDI! essa foi realmente uma excelente dica!!!!!!!!!!

  • Dynho

    O meu iphone 4 com iOS 4.1 nao esta contando os caracteres, mesmo nas configuracoes na mensagens estando marcado para contar, so mostra caso ative a opcao mostrar assunto.

  • Fernando Guimarães

    No meu não aparece o contador dos caractares.
    Estou com o 4.2.1…
    Também não está aparecendo o percentual disponível de bateria.

  • McKoe

    Pois é, quem não avisa é o celular, não é culpa de operadora…

    Agora, enviar sem acento, faz o iPhone “aprender” palavras erradas (o nao por ex)

    Nessa hora, o que eu faço é mudar o dicionário pra Inglês! Dai o meu “não” continua “não”.

    SMS é lixo mesmo qdo manda entre operadoras, dai o “não” vai como “n¿o”… #fail

  • Julius Cardoso

    somente alguns caracteres com diacríticos franceses e alemães que permitem os 160 (ÉÈéèìÖöÇÜü) e alguns desses contam como 2 caracteres. os outros diacríticos, principalmente os portugueses, fazem o contador de caracteres por mensagem cair de 160 para 70, como é mostrado nessa matéria do BDI.

    • Milton

      Os acentos e sinais indicativos mais comuns em nossa lingua nao alteram a contagem de minha mensagem.
      Usei: Â Ã Á À Ê É Í. A presença do “você” náo alterou a contagem no meu app como foi demonstrado na matéria.
      A contagem cai apenas quando usa-se: æ å Ę ͣē

      • qual versão do iOS você tá usando? eu percebi que quando usava o 4.2.1 acontecia igual no seu caso. como eu gosto de enviar mensagens com acentos eu percebi, fazendo testes de envio para outro celular meu, que eu poderia escrever, por exemplo, a palavra “promoção” na mensagem e chegava no outro aparelho “promoÇao” (desse jeito com Ç em maiúsculo e sem o “ã”), daí percebi que quando eu colocava no fim da mensagem um caractere estranho como Å ou Œ, a mensagem chegava do jeito que eu queria.

  • Lagpsye

    Ápróvéítár é gástár èntáõ õs méüs últímõs áqúí mésmõ. Rsrs
    Valeu BDI ótima dica!!! Estava acontecendo comigo essa cobrança a mais no sms.

  • Abner Jessé

    Na boa? Esse blog mudou tudo, de novo!
    Eu realmente ficava curioso para saber porque a contagem mudava e nunca parei pra descobrir. E essas surpresas na fatura aconteciam cmg sempre! o.O

    MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO! 😀

  • Artur

    Não confere… Em ambos os casos (com e sem acentuação) a contagem de caracteres ocorreu de forma correta.

    • Ok, boa sorte na sua fatura no final do mês então. 😉

  • Aqui não ocorreu o problema. Digitei a palavra VOCÊ acentuada, e continuou com limite de 160.
    Veja: http://img23.imageshack.us/img23/8318/imageawe.jpg

    • McKoe

      Pra mim também. Mas lembro que isso ocorria com meu antigo 3G quando era Claro. Agora no 4 com Vivo, fica no 160 com quase todos os acentuados…

      (acho q é bug do iOS, somente para pouquíssimas letras ele deveria mudar pra 70)

  • Anderson Bernardo

    Eu tinha um LG que dava pra corrigir isso…
    Não tem nenhum TWEAK que corrige isso???

    Seria uma boa se tivesse….

    • Willian Sousa

      Alguns motorolas que tive tinham esse “problema” quando flasheados com FW customizadas de outros países, aí tinham correções, seria uma boa ter uma correção para iPhone.

  • Raul

    Alguém por acaso lembra dos telegramas 🙂

    Na minha singela opinião, o SMS vai desaparecer com o tempo, “depois” da popularização da internet, irá compensar enviar um e-mail, ao invés de um SMS

    Afinal de contas não são todos que querem enviar uma mensagem “assincrona”… para alguém!

    • Ednilson Rosa

      Ué, mas e-mail também é assíncrono. Talvez os SMS até desapareçam, mas não acho que seria por causa dos e-mails e sim por conta de aplicativos do tipo WhatsApp, Viber e outros que permitem mandar instant messages sms-like, baseados apenas no número de telefone do usuário. Principalmente com alguns desses aplicativos se tornando universais, com versões iOS, Android, Windows Phone, etc… E-Mail é bom pra mensagens maiores, com anexos. Pra comunicação instantânea, ainda ficam muito a dever para os SMS e assemelhados…

  • Cara, incrivel como perfeição esta nos detalhes e o iOS falha em alguns, esse mesmo do SMS, por exemplo, meu symbian no n70 sempre me informa que minha mensagem será divida quando ultrapasso o limite de caracteres. Design não deveria ser apenas uma interface bonita.

  • Willian Sousa

    No HeyWire não tem esse problema.
    Meu Motorola Z3 também não… (:

    • Ednilson Rosa

      O que significa “não tem esse problema”? Das duas uma: ou ele não envia caracteres acentuados ou retira os acentos ao enviar. Caso contrário, terá o mesmo problema sim, já que isso é relativo à tecnologia SMS e não ao telefone. Prefiro ter a opção de enviar acentos quando quiser, ainda que isso possa significar ter que pagar por dois SMS…

  • Ué o meu não tem contagem de caracteres. Isso é ativado no Configurações? o_O

  • Douglas

    Mudando um pouco de assunto; vejo nos twittes simbolos que soube são do MSN como este ” :)” o que significa?

  • Fabricio

    Eu trabalho em empresas de Telecom há anos e posso garantir que ninguém é cobrado diferente se usa ou não acentos. A ANATEL mesmo obriga que não haja esta diferenciação.

    O limite de 160 caracteres nas mensagens é real porém os sistemas de mediação das operadoras contam igualmente caracteres com ou sem acentos.

    E se alguém me perguntar como eu posso garantir isso a resposta é simples: fui eu que implementei esta funcionalidade tanto na Nextel como na Vivo.

    • Carlos Rodrigues

      Boa.

      • krikaoli

        Tem alguma coisa errada então. O meu VIVO não reduz a numeração, mas a minha conta de SMS sempre vem um absurdo.

        Gente, acho que essa contagem faz parte do do ajuste da operadora, e o da VIVO pode ter sido configurado pra não avisar os seus clientes. Chute meu.

    • Então fale com nosso colaborador Chrystiano, que foi cobrado em dobro pela Claro em vários SMS…

      • McKoe

        iLex, acho q esse assunto é bem mais profundo.

  • Gustavo Michels

    Na Vivo o limite não muda, independente se tem acentos ou não. Na TIM muda no primeiro acento. Testado com o mesmo iPhone, só trocando o chip.

    Agora isso de cobrança, pelo menos eu já tive problemas… lá em 2008, quando era TIM e comprei meu iPhone 3G, minha conta veio um absurdo de SMS e meu problema eram as mensagens múltiplas que continham acentos. Mais detalhes: http://www.iphonemod.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=8874. Não sei como está isso hoje, vou até ficar de olho…

    Já hoje escrevo tudo sem acento, pra não ter dor de cabeça…

  • Rebeca Motta

    Nossa! Realmente nunca havia entendido porque algumas mensagens apareciam com limite de 70 e outras de 160! Bom saber disso!!

    ps: iLex, só uma correção, “Você escreve bastanteS torpedos todos os dias”, pois o bastante encaixa quando pode ser substituído pela palavra “muito” e o bastantes pela palavra “muitos”.

    • Pronto, resolvido. 😛

    • SamuEX

      Por que as mulheres tem essa facilidade pra pegar nossos erros? Minha esposa faz isso comigo TODOS os dias, no português e no inglês!
      Impossível viver sem elas. 😀

  • AlanCB

    Boa tarde!
    Sou cliente Vivo e o meu contador (x/160) não se alterou quando coloquei acentos e usei o cedilha.
    Será que muda conforme a operadora?
    Abraços!

  • Eduardo

    No meu não aparece a contagem, será que é problema de operadora? a minha é a Vivo.

    Obrigado.

  • Eduardo

    Boa dica, essa eu não sabia mas…
    IPhone 4 iOS 4.2.1 e o contador não muda com com os “acentos”, apenas com esse aqui: ‘ę’ alguém sabe o pq?
    Valew

  • Vinicius

    Putz, eu já peguei essa mania de por acento, as vezes coloco até onde não tem. Fazer o que :B

  • esta ai uns dos manhores problema do nosso querido iphone… alias nos humanos também temos problemas.então ninguém é perfeito e nunca será pois tudo tem seu defeito.

  • Putz, por essa não esperava. Nunca tinha notado que o contador dimminuia. Testei com a palavra ação e reduziu o limite como diz a matéria.

    Sabe qual o foda nisso? Se eu escrever sem acentos vou ferrar com meu autocompletar, tive de resetar uma vez (dica do Bdi) pois ele tinha “aprendido” o não sem acento.

  • Gui

    Testei no meu e continua 160 caracteres independente do acento que colocar. Tenho um iPhone 3gs ios 4.3.2

  • Nunca parei para ver isso.

  • @RenatoTribo

    Nem sabia q o iphone tinha esse contador de caracteres,
    agora q eu descobri, kkkkk

  • Fabio Catena

    aqui nao conta caracteres, msm ativando… iphone4 da Vivo sem jail…

  • Daniel Pinho

    De qualquer forma, a cobrança de mais de um torpedo por causa do “bug do acento” é completamente ilegal, à luz do Direito Civil Brasileiro e do CDC. É notório que letras, com ou sem acento, representam 1 caracter. Este é o conhecimento geral. A cobrança extra por acentos é ABUSIVA e deve ser contestada pelo cliente. Acho que vale a pena inserir esta nota no artigo, iLex, já que as operadoras brasileiras fazem uma fortuna ilícita todos os meses. Eu mesmo fui cobrado R$40,00 extras pela TIM por torpedos cobrados indevidamente, talvez até por causa desse lance do acento. Parabéns pelo artigo e abraços!

  • Gabriel

    Isso só não vale para a minha operadora a Tim que é 50centavos o dia

  • Esse problema ocorre não só nos smartphones, como em qualquer celular comum tbm.

  • Thati

    nossa.. isso acontece desde sempre e não é só em smartphone.

    tem gente que gosta de perder dinheiro.

    mas enfim.. ainda bem que no meu iphone não acontece!!

  • Madmediphone

    Mesmo que não diminua a contagem no iPhone , resta saber como é que a operadora faz a contagem dela

  • William

    O meu não conta os caracteres, jah fui em ajustes–> msgs–> e habilitei contar caracteres e ele não conta… Uso a versão 4.3.2 alguém sabe como resolver?

    • Eduardo

      Tente digitar mais d uma linha pq comigo na primeira linha não aparece.

  • Phmatalon

    Valeu a dica, muito útil

  • Vinicius

    No meu só vai pra 70 quando eu … AÉ, EU AINDA NÃO COMPREI ): . Mas semana que vem tamo aê com iphone 4 !

  • carlin

    Pelo visto tem a ver com a implementação da operadora, (VIVO não diminui o numero máximo e as outras sim). E como comentado por alguem é ilegal cobrar em dobro então vamos fazer pressão na antel para que todas as operadoras cobrem o correto.

  • Lucas

    “Sushi ?”
    Claro pq não ?

  • Puding

    EH bug o é PQ no meu outro celular ele contava a mais.

  • Eduardo

    Pelo menos no meu iphone (operadora VIVO), os caracteres nao diminuem de 160 para 70, porém, a letra acentuada ocupa 2 caracteres da msg…
    por exemplo:
    voce – 4 caracteres
    você – 5 caracteres

  • Rodrigo Messias

    Quando mando um SMS pelo celular Samsung 1086 ele automagicamente retira todos os caracteres acentuados(+ç) e manda a mensagem dentro da limitação do SMS (144 caracteres) e uma única mensagem.

    Acho que isso deveria ser implementado da mesma forma no iOS como opção para habilitar ou então alertar o usuário que um determinado texto irá ser desmembrado em mais de uma mensagem.

    Do jeito que tá só sabemos quando a conta chega ou os créditos acabam! Muito confortável e conveniente às operadoras.

    • Rodrigo Messias

      Complementando: Retira os caracteres acentuados, não! Troca-os por caracteres equivalentes sem acentos, inclusive o “ç” por “c”.

  • Sim… conhecia.
    Mas tinha ideia que já aparecia antes do OS4.

  • com o BitSMS (cydia) você faz isso e muito mais!

  • William

    Opa vlw a dica, tem q digitar 2 linhas para começar a contar.

  • Essa eu não sabia!

  • chris

    Minha operadora, Oi, diminui os caracteres de 160 para 70, com exceçao do “é”, por isso que gastava tanto com mensagem, já que gosto de acentuar sempre minhas mensagens.

  • Luciano

    Tenho uma duvida no meu smartphone. É um galaxy S. Consigo enviar apenas 3 SMS com 160 caracteres cada em uma so mensagens. depois ele converte pra MMS. Como faça pra enviar mais mensagens em uma ? Tipo um texto? Ja vi outros celulares Samsung que enviam ate 15 SMS em uma.

    • Luciano, acho que você procurou ajuda no site errado.

  • Joao Luis

    O meu iPhone tb tinha isso, mas neste final de semana eu troquei de operadora (era tim e agora sou vivo) fiz portabilidade. Ocorre q percebi q com a acentuação nao houve a diminuição dos caracteres.
    Ocorreu isso com mais alguém?

  • Thaís

    alguém sabe se dá pra configurar confirmação de entrega de sms no iphone?

  • Rodrigo

    Gostaria de saber uma forma fácil de enviar um SMS para vários contatos de uma única vez, sem ter que selecionar os contatos um a um!
    Obrigado.

    • Bruno O.

      crie um grupo com os contactos predefinidos.
      exemplo: grupo amigos para ze, carlos, ana e luisa. quando quiser mandar para esses contactos, é so seleccionar “amigos”. Espero ter sido util.

  • William

    mais a Tim cobra por dia usado, e naum cobra cada sms mandado então naum me importo com os caracteres 😀

  • iegor s jr

    Espetáculo essa dica, matou dois coelhos com uma paulada só!
    Vale a pena vir ver dicas antigas, valeu!

  • Bruno O.

    Eu fui hoje à nokia com o meu 5800 reclamar por causa disso… sem concerto nem explicação. Obrigado por exclarecerem. Mas dantes nao era assim pois nao?

  • Rafael

    Esse eh meu medo de voltar pro Brasil com meu iPhone…pois moro na Australia e como minhas SMS sao de graca pra qualquer operadora alem de nao me preocupar com o tanto de sms que vai nos que temos iPhone aqui costumamos escrever literalmente TEXTOS um pro outro..kkk mesmo pq aqui ate as empresas se comunicam com vc por sms, chefes, gerentes e ate propagandas chegam por sms… ou seja mto, mas mtoooo mais que 160 caracteres… by the way, esse site eh fenomenal e acompanho tudo daqui da Australia sempre… TOP de linha!

  • Miri

    O mais lindo que tem o português são os acentos e não podemos usá-los? Pena!!

  • Paulo

    Problema resolvido! Agora sei pq a CLARO cobrava mais de 200 reais a mais do meu plano =\
    Mas uma coisa que ninguém ainda respondeu: pq tem iphones que se limitam a 70 ao usar esses caracteres e outros nao?

  • Isadora

    Obrigada pela dica. Eu realmente não sabia e estava culpando a minha operadora que cobrava SMS em dobro.
    Fiz alguns testes rápidos pelo contador de caracteres e percebi a diferença com e sem os acentos.
    Também consigo entender o problema da codificação, mas não consigo parar de pensar que isso faz piorar ainda mais a situação da nossa língua portuguesa.
    Muitos jovens escrevem mal, desconhecem a acentuação das palavras e isso só desestimula mais ainda a correta ortografia.

  • Nete

    Oi o meu celular e um samsung galaxi W GT-18150.
    Antes eu mandava uma mensagem de texto um pouco mais extensa, e passava sem problemas ,agora eu não to mais conseguindo enviar, toda vez que eu tento enviar uma mensagem longa ela automaticamente se transfoma em mensagem multimidia ,e não passa de jeito nenhum.
    Ai eu resolvir fazer um teste, meu chip é Tim beta, troquei por um chip OI, e escrevir uma mensagem de texto longa e enviei, ela passou sem problemas.
    Cheguei a conclusão que não é problema na configuração do meu celular, e sim no chip da Tim.

  • Israel Dias

    Nossa, que legal, eu descobri isso sozinho e resolvi ver isso na net pra ter certeza, as vogais com acento e o “c” cedilha aumentam o tamanho do texto. ^^ mas e o C cedilha aumenta da mesma forma também ?

  • Rondoni Julio

    hehe. . .boa noticia,eu ando nervozo cm a minha operadora

  • wallisson

    Nossa é mesmo, eu tentei aqui e mudo mesmo… kkkk q bosta.

  • hellen

    No meu aparelho o acento no E conta como um caractere, mas o Ç conta como 91 caracteres.

  • Marina

    Eu usava TIM e minhas SMS sempre eram acentuadas corretamente. Foi só mudar pra VIVO que as pessoas começaram a receber minhas SMS sem acentos, o ç é trocado por um g e o “é” por “i”.

  • Francis

    No meu iPhone 5 ativo a opção só que nao faz a contagem nas mensagens, oque pode ser ?

    #DUVIDA

  • marcos

    eu queria saber porque quando envio sms e a pessoa só recebe minutos dps ele diz na hora q foi recebido no msm instante?