Apple

Apple cria fundo de coleta da Cruz Vermelha em ajuda às vítimas do Japão

A última sexta-feira não foi um completo dia de festa, como se esperava, com o lançamento do iPad 2. Infelizmente uma das maiores catástrofes mundiais comoveu o mundo e atingiu milhares de pessoas no Japão. A Apple não ficou de braços cruzados e montou um sistema de coleta diretamente pela iTunes Store, onde o usuário só precisa clicar um botão para realizar sua doação, sem que seus dados pessoais e bancários sejam divulgados. 100% do dinheiro arrecadado vai para a Cruz Vermelha americana, para ajuda às vítimas do terremoto e do tsunami que atingiu o país do Sol Nascente.


No momento, a iniciativa está ativa apenas nos Estados Unidos. Quem tiver conta lá com gift cards, não poderá participar, apenas os que tiverem cartão de crédito registrado.

Segundo alguns de nossos leitores que moram no Japão, aplicativos para iPhone como o Skype e o Viber estão sendo essenciais para a comunicação deles com parentes no Brasil, visto que há zonas que ficaram sem telefone, mas com internet. A operadora Softbank liberou as mensagens SMS sem custos para qualquer operadora até o final da semana, para ajudar na comunicação.

A página da Apple Japão também mudou, contendo uma mensagem especial ao povo japonês.

Para aqueles que foram afetados pelo terremoto e pelo tsunami, enviamos nossas condolências do fundo do coração.
Nesta tristeza … profunda, estamos rezando pelas vítimas e suas famílias.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • vamos ajudar eles

  • José Gabriel

    Bacana a atitude da Apple, as empresas grandes deveriam fazer o mesmo.

    • Victor

      Também acho José, mas muitas não tem tantas filiais, e mesmo e não as tenha, acho que deveria fazer pelo menos isso igual a Apple.
      Copiam tanta coisa da Apple, e uma causa dessa eles não a querem?

  • Marcus Alcazas

    Bela iniciativa.

    • Tiago Albuquerque

      Dizem que o custo para reenguer o Japão é de U$50 bi …. Quem é que tem esse dinheiro ? Quem quem quem ???

      • Danilo

        eles mesmo.. e facil.

  • Lucas Cherubini

    Tomara que role para o resto do mundo… Queria poder ajudar dessa forma tão simples…

  • Ótima iniciativa. A tragédia foi gigantesca.

    O número de mortos pode enganar, pois os danos são enormes.

  • Kristian JP

    Alem do SMS o hotspot wifi da softbank tambem esta free.
    Pagina em japones da noticia da softbank
    http://mb.softbank.jp/scripts/japanese/information/kinkyu/detail.jsp?oid=537231423

  • Kenji

    Ajudem galera
    Estou aqui no Japão
    Mas nao na área atingida
    Mas eh como se estivesse lá
    Sentindo o sofrimento daquelas pessoas
    Vamos ajudar!!

  • mauro norio

    moro aqui no Japão e sei o quanto as pessoas estao sofrendo,esta faltando de tudo e essa iniciativa da apple é muito bem vinda! ajudem a divulgar este post!! parabens ao blog do iphone vc estao de parabens!!!
    deixo aqui meu twitter: @terrano31jp

  • Daniel Taiguara

    Pena não dar para ajudar nem com gift cards !!

    • Monty

      [2]
      Tomara que expandam a iniciativa para as stores dos outros países. Quando comecei a ler, já fui seco procurando o link…

  • Algus Helm

    Com todo respeito ao povo japonês nessa hora difícil…

    Mas quando isso aconteceu no Haiti poucos países se mobilizaram tão rápido…

    • Takashi

      É… Pode até ser, mas desses poucos países que se mobilizaram com o incidente, o Japão foi um deles o.ov. Muitos estudantes estavam nas ruas pedindo doações assim como estão hoje.
      Imagino que não foi a sua intenção, mas você deu a entender que o Japão não merece a ajuda nesse momento de desastre…

    • Fabio

      Em defesa do japao queira ou nao o japao faz parte do G8 e um dos paises que movimentam a economia mundial quanto mas rapido se reerguer melhor para o mundo nao somente para os japoneses!

      • Alex iPilot

        Coitados dos africanos, não fazem falta… 🙁

        • Monty

          Alex, claro que a questão humanitária é a mais importante neste momento inicial. Mas não tenha dúvida que o melhor que você pode fazer para qualquer população (e digo em todos aspectos: renda, qualidade de vida, expectativa de vida, etc) é dar-lhes crescimento econômico. O fato do Japão ser G3 muda sim as coisas, deixa sim mais relevante, pois o impacto não se restringe a contabilizar número de mortos. O primeiro ministro japonês já anunciou que é a pior crise, para eles, desde a 2a guerra. Isso é ruim para todos.

    • Típica resposta de quem quer uma desculpa para não fazer nada e ficar com consciência limpa.
      Catástrofe é catástrofe, não importa com quem. E dizer que o mundo não se importou com o Haiti apenas demonstra ignorância histórica. Obvio que podia-se ter feito mais, mas a repercussão foi similar.

      • Giron

        É isso ae iLex, já dizia minha avó: ” Faça o bem e não olhe a quem”

    • Monty

      Algus, não foi bem assim. Toda a comunidade internacional, inclusive o Brasil, doou milhões de dólares ao Haiti. Até Bush e Clinton foram juntos ao Haiti (Bush com nojinho limpou a mão na camisa do Clinton depois de cumprimentar um Haitiano), e criaram, os dois, um fundo de doações para o Haiti.

  • Takashi

    Quem puder ajudar aew, o povo aqui vai ficar muito agradecido.
    Ainda estão previstos mais 3~4 dias de terremotos por aqui…

  • TiãoGavião

    Nessa hora devemos ajudar como pudermos, ideologias politicas não ajudam muito. Quem sempre sofre é o povão, seja de um país rico ou pobre!!
    Ajudar sempre, sem olhar a quem, os anjos agradecem!!
    Meus sinceros sentimentos a essa grande nação, com certeza vai se levantar mais forte do que nunca como sua história já prova isso!!

    • TiãoGavião

      彼の歴史があることを証明として、この偉大な国に心から同情は確かにこれまで以上に強く立つ

  • Alex iPilot

    Vamos ajudar o Japão sim, mas não nos esqueçamos daqueles que passam fome aqui na nossa porta, nem daqueles que estão na África, no meio do caminho… 😉

    • Monty

      Alex, observe que a proposta, louvável, da Apple, é facilitar doações não para um fundo de ajuda ao Japão, que é um país rico (inclusive achei bem apropriada a nota da nossa presidência lamentando o ocorrido, e dizendo numa linha de “eu sei que vocês têm total condições, mas se precisarem, estamos aí”), mas doar para a CRUZ VERMELHA. Então é justamente na linha que você está defendendo, pois eles têm pessoal em toda a África. Tenho uma amiga médica cujo sonho é ir para o Congo trabalhar na Cruz Vermelha.

      • Alex iPilot

        Sim, eu sei, a atitude da Apple é louvável, sem dúvida. Escrevi em relação a nós, ao quanto talvez pudéssemos ajudar aqui mesmo, além do Japão.

        Já estive estive em alguns lugares da África, no Congo inclusive. Lugares aonde não se vai a turismo, somente por força profissional, com escolta armada, muitas vezes. Situações que não se vê nem na TV. Fui num hospital de campanha da Cruz Vermelha e os médicos usam para “classificar” as crianças uma pulseira de papel, parecendo uma fita métrica colorida, como uma espécie de escala sinistra de urgência de atendimento. Me deram uma de “recordação”, fazem isso com visitantes… Algumas pessoas para quem mostrei a pulseira choraram…

        • Monty

          F(*)… Fico me perguntando se algum dia chegarão no padrão que temos hoje aqui…

  • Rodrigo

    o japao vai se reerguer mais rapido q imaginamos…
    esse pais tem uma capacidade de rreconstrucao/readaptacao gigante!
    oq mais me preocupa agora e a usina q explodiu…

  • francisco junior

    é triste a situação. para piorar tem o vazamento nuclear. tem alguma fabrica da apple la no japão?

    • francisco junior

      esta previsto para acontecer um nos estados unidos tambem muito forte. se acontecer esse terremoto que esta previsto a economia do mundo inteiro podem despencarem? a economia de varios paises(ou do mundo inteiro, se os eua cai o mundo cai) estão atreladas a dos eua.

  • nrunner

    alguem sabe alguma forma de ajudar? que nós possamos enviar donativos etc? sei lá água, comida, depósitos bancários etc? até ir para lá to me candidatando.

    de todas as nações no mundo, a japonesa é a que + me identifico (apesar de amar mais o nosso Brasil, e nada contra as outras. mas rola identificação espiritual ou algo do gênero)

    enfim alguem sabe?

  • DMML

    Espero que a Apple abra as doações para as demais Stores.

  • Parabéns a atitude da Apple, empresas que só fazem criticar deveriam fazer o mesmo.
    Não acho que o Japão precise de ajuda em $, o método usado pela Apple é bem inteligente e útil,
    pois irá fornecer recursos a Cruz Vermelha, para medicamentos, água etc.

  • Marco Toyota

    Nos momentos difíceis, não importa a riqueza.
    Dinheiro NENHUM consegue compensar a dor e o sofrimento das vítimas.

    Agradecemos a preocupação e as orações de todos voces.

    Muito obrigado!

  • Janio

    Engraçado.
    O Haiti aconteceu um grande desastre e ninguém fez nada disso, sói porque os japoneses tem grana e compromete a estabilidade financeira de certos países eles investem fundo em ajudar a reconstruir, os EUA mandaram frotas inteiras de navios de resgate e ajuda humanitária em questão de horas após o ocorrido, veja se fizeram isso com o Chile ou o Haiti ano passado?
    Bom fica aqui meu manifesto.
    Eles não estão nem ai para nós que somos considerados países pobres, para eles só interessam a GRANA e sua economia estúpida.

  • Nathan Cordeiro

    No momento em que essas doações se expandirem para outras iTunes Stores, como brasileira ou argentina, eu irei contribuir. Tenho uma amiga no Japão, ainda não pude fazer contato com ela, rezo por ela e por outras vítimas.
    Mas como outros aqui no blog disseram, jamais podemos esquecer daquele que bate na nossa porta pedindo um pedaço de pão, ou de muitos que sofrem em diversos outros lugares no mundo. Sempre é possível ajudar. O blog está de parabéns por ajudar a divulgar isso 😀

  • Adalberto

    O problema não é $$$$ pessoal, o que o Japão precisa não é de $$$, isso ai ele tem de sobre, o que precisa e de equipes de resgate para amenizar esse sofrimento todo. Que é um fato que qualquer leigo deve saber que vai acontecer uma “tsunami” principalmente no mercado tecnológico nos próximos meses não é novidade. Que pelo fato do pais ser uma das potencias financeiras mundiais o tratamento é diferenciado, também não é novidade, mais com certeza as pessoas que estão sofrendo ali, com a perda de parentes, pertences, em fim, suas identidades, não há $$$ que pague uma ajuda como essa. Vamos sim ajudar! inclusive a aqueles que estão bem mais perto.

  • Dr. Branco

    Por falar em dinheiro estou disposto a pagar a Alguém que saiba resolver como e porque quando vou tranferir um filme grande de mais de 5 minutos do iphone 4 pro notebook dá erro e não transfere de jeito nenhum ?

    Como faço pra resolver isso ?

    Valeu !

    • JanjaBoy

      Aperta o botão home e o de ligar ao mesmo tempo até aparecer a maçã, depois tenta transferir o movie outra vez.

      • Dr. Branco

        Já fiz isso 03 vezes e nada !

        Só transfere filmes curtos de uns 2 minutos no máximo !
        Tenho espaço no HD do note e do iphone tb,já usei o assistente da Windows,Picasa e Microsoft e nada !

        Valeu !

    • vomity

      vc quer dizer algo que vc filmou???

      das tres uma…..
      ou seu sistema operacional esta com problemas de transmissao….ou seu cabo usb(o que eu acho dificil) ou a entrada usb do seu note estao com problemas……

    • Takeda

      Brother tu ta usando PC por isto nao vai, compra um MAC que resolve seu problema.
      No mei iPhone 4 filmes com mais de 250MB so consigo transferir no MAC.

      • Dr. Branco

        Poxa vida !
        O negocio é que uso pouquíssimo o note e comprar um Mac só pra sincronizar o iPhone vai ser complicado !

        È bem isso mesmo,filmes com mais de 3 minutos não passa nem empurrando , só diz que deu erro,agora não sei se restauro…

        Vou fazer mais alguns testes aqui como trocar de entrada USB…
        Quem souber da solução e eu conseguir eu dou uma CASE DE ACRÍLICO PARA O IPAD 1 !

        Valeu pessoal !

        • Dr. Branco

          …troquei de USB,resetei de novo e nada !

          Alguém passa por isso tb e consegui resolver ?

          Meu note é um Lenovo G450 2gb Celeron com XP !

          Valeu e quem solucionar ganha a CASE DE ACRÍLICO PARA iPad 1 !

          • Alex iPilot

            Acabei de explicar a mesma duvida no Fórum… Retire o video do backup. Veja lá.

            • Dr. Branco

              Tudo bom brother,

              Valeu pela ajuda, mais fiz tudo como foi dito no forum e quando fui tentar abrir deu erro 2048 não foi possivel abrir o arquivo sb.mov pq ele não é um arquivo reconhecido pelo quicktime !

              Aí o que eu fiz,tentei exportar pelo itunes e ele até exporta mas o formato que ele manda tb não é compativel com o quicktime !

              pelo jeito só projetos até uns 300mb que é possivel mandar !

              se souber de alguma novidade de um toque,pq não consigo logar no forum !

              Valeu !

            • Dr. Branco

              …a unica forma que consegui transferir foi reduzindo de HD (720p) para 540p e o video ficou com uma tamanho de 400mb !

              eles deveriam falar no anuncioe descriçaõ do app que tem limite de produçao !

              apple apple viu ! Se o ipad 2 seguir o mesmo esquema vou ficar com meu primeiro pé atras com eles !

        • Alex iPilot

          Encontrei relatos desse problema e uma solução proposta: encontrar o video dentro da pasta de backup e copiá-lo diretamente.

          Faça o backup normal do iPhone no iTunes e depois procure pela pasta “C:\Documents and Settings\\Application Data\Apple Computer\MobileSync\Backup\). Ordene os arquivos por tamanho, será mais fácil encontrar os videos porque são grandes. Copie os arquivos, cole em outra pasta e altere o nome deles deixando a extensão “.mov”. Eles poderão ser vistos usando o QuickTime. Depois de finalizado e conferido você poderá apagar normalmente os videos do iPhone.

          Segue abaixo o original em inglês:
          I had the same problem for movies above 340 MB, but not for movies a little less than 200 MB. What worked for me was to do the backup, then look into the Backup folder (usually under something like “C:\Documents and Settings\\Application Data\Apple Computer\MobileSync\Backup\). Sorting by size, it showed files that had the same size as my huge movies. I copied those files and renamed them with a .mov extension. Those were the movies. And I was able to see them with QuickTime. I then deleted the movie from the iPhone.

          Boa sorte!

          • Dr. Branco

            …fix tudo isso ontem e aparece o erro dizendo que o QuickTime não suporta esse formato mesmo mudando a extensão para .MOV ! mais fiz tudo como foi dito e quando fui tentar abrir deu erro 2048 não foi possivel abrir o arquivo sb.mov pq ele não é um arquivo reconhecido pelo quicktime !
            No meio mais tradicional quando tento arrastar o arquivo ou copiar e colar aparece a janela de carregamento do arquivo mas só que não passo nenhum dado e ele fica com zero k !

            E agora ?

  • obrunofalou

    muito legal a iniciativa, mas é óbvio que é para se aproveitar da situaçao e serem publicadas noticias em grandes veiculos de comunicaçao e a empresa ser dada como uma empresa humanitaria e solidaria e assim acaba atraindo tambem os clientes que sao contra o capitalismo. pensemos pessoal, o ipad acabou de ser lançado, claro que a apple vai aproveitar a situaçao para atrair clientes para seu novo brinquedinho …

  • Maycon James

    Qual será o impacto disso?
    Quantos acham que é uma atitude filantrópica, ou que é marketing?
    Acho que pode ser as duas coisas, mas acredito que seja uma tentativa sincera de ajudar.
    Acho bacana. Parabéns à Apple.

  • Bela iniciativa da Apple

  • Anderson Lima

    pq nao faz isso com as do brasil tb..com as vitimas do rio????

    • Monty

      Por que não tem qualquer comparação os danos causados em um caso e em outro.
      (só o número de mortos é parecido, o que só expõe o preparo deles e o despreparo nosso, dada a disparidade dos eventos)

  • Vitor.

    tá na hora da apple doar o dinheiro dela mesma tmb

  • matheus

    Acho que por causa desse acontecimento,do terremoto do japão, não apenas a apple ira perder muitas vendas no japão, mais tambem nos E.U.A, por que as pessoas estão sim, muito abaladas com isso, principalmente ontem que tinha a tal sexta e sabado, que tinha a tal noticia de tsunami nas costas amaricana.

  • Fabrício Torres

    ?? cade meu comentário ??

    • Fabrício Torres

      Ilex, qual foi o motivo da exclusão do meu comentário ?

  • JB Junior

    Eh quase depressivo ler a quantidade de bobagens deste topico

    • Rennan Felipeto

      Quantidade de COMENTÁRIOS bobos né? Pq o post tá otimo.

  • Madmediphone

    Pobres e carentes tem em todo lugar e são eles quem mais sofrem , inclusive no japão. Ajudar sempre faz bem para todo mundo. Se Apple não fizesse nada também tavam falando.

  • JB Junior

    Eh quase depressivo ler a quantidade de besteiras deste topico

  • marcos augusto

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco como dizia a minha Mae! naoimporta onde quer que seja o desastre aqui no Brasil ,Haiti ou Japao so sabe quem sofre , quem passa as agruras . Acredto que muitos dos cometarios daqui dizem isso pa realmente nao passaram ou nao viram de perto como é nessa hora.Eu morei no japao por uitos anos e me deu tristeza em saber que no meio daqueles escombros pode ter uma pessoa conhecida um amigo japones de fabrica ,fiquei triste em ver lugares tao bonitos ser destruidos em poucos minutos , entao eu acho valida toda e qualquer tipo de ajuda .

  • Claudio Bauer

    Lição de Responsabilidade Social Corporativa da Apple.
    iLex: linda a mensagem que vc escreveu.

  • Ricardo

    A Apple deveria abrir as doações a tds as lojas….com certeza os clientes da Apple arrecadaria um valor satisfatório!

  • kenji

    nao interessa se o pais tem dinheiro ou nao
    muitas pessoas tbm perderam td…
    o pai precisa de resgate…e nao de dinheiro
    como muitos aqui pensam….
    larga a mao de serem leigos….aposto q muitos aqui nao sairam do brasil pra falar alguma coisa
    morando em outro pais,lhe fz pensar q eh sua casa,sua vida!!
    o japao ajudou no terremoto na nova zelandia….alguem falou isso aqui??

  • Só pq é o japão estão todos ajudando .. queria ver se fosse um pais pobre … que não estivesse envolvendo a economia… isto eu queria ver …