Notícias

Nokia admite: Apple mudou o mercado de telefones celulares

A exemplo do que fez a RIM, a Nokia cometeu um péssimo erro estratégico ao subestimar o iPhone no seu lançamento. Pelo menos é a conclusão que se chega ao ver o discurso de Sephan Elop, atual CEO da gigante finlandesa.

Em um comunicado a seus funcionários, Elop diz que a empresa deixou a concorrência (Apple e Android) crescer e tomar conta do mercado, sem adotar nenhuma reação eficiente.

O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e nós ainda não temos nenhum produto que chegue nem perto da experiência dele. O Android chegou ao mercado 2 anos depois e esta semana nos tomou a liderança em volume de smartphones. Inacreditável.

E ainda complementa:

Em 2008 o market share da Apple era de 25% entre dispositivos na faixa de US$300; em 2010 subiu para 61%. Eles estão experimentando uma tremenda trajetória de crescimento, com aumento de ganhos de 78%. A Apple demonstrou que se o design é bom, os consumidores pagarão mais para terem uma ótima experiência, atraindo também desenvolvedores e aplicativos. Eles mudaram o jogo e, hoje, dominam o top de linha.

Tudo isso com um aparelho que simplesmente não existia há quatro anos…

Fortune

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • É verdade, se não fosse o iPhone talvez hj não saberiamos o q é jogar num smartphone jogos da qualidade de Real Racing ou Infinity Blade!

    Isso é um dos avanços que não teriamos no mundo dos gadgets

  • Raphael

    Quem diria, não é Nokia?

  • Sonia

    Só a Nokia mudar a nocionalidade do presidente pra finalmente chegar a esta conclusão.

  • André

    Não é só o design que é bom…
    …o hardware, os apps, a experiência touchscreen que os concorrentes não chegam nem perto.
    Enfim, quem não se mexe perde mercado.

  • marcos augusto

    Concordo com a Nokia a Apple mudou o conceito de telefones celulares no mundo , hjquando vc vai comprar os consumidores buscam total integraçao entre telefones celulares e internet onde a interatividade é maior. Quando se fala em smart fhone todos ja pensam em apple . Mas acho que muito mais pode ser feito o que a apple começou so é uma pont do iceberg e que muito esta por vir . Entao que venha a concorrencia com novos modelos e conceitos de celulares assim tremos sempre um iphone atualizado , completo em termos de aplicativos e muito mais funcional. Abrindo um parenteses aqui , o caso do jail break se enquandra tambem em um tipo de concorrencia para a apple por isso ele é tao importante quanto as companhias que fabricam os celulares …

  • Francis

    A Apple e seus produtos resulta em qualidade pura. Nokia e’ massificacao para o povão. Nada contra.

  • Fernando Itocazo

    Eu sempre fui fã dos aparelhos da Nokia, ainda mais depois de experimentar o Symbian, tive muitos aparelhos com esse sistema e adorava poder sincronizar o aparelho antigo com o novo sem dificuldades. Troquei meu segundo N95 8GB pelo 3GS no início do ano passado e gostei de entrar no mundo do iOS, mas apesar de estar super satisfeito com ele, ainda preferia a câmera e o GPS do meu antigo aparelho, mas não dá pra comparar a experiência que o IPhone proporciona ao usuário.

    • Norberto

      O GPS e a Camera do 3GS são realmente ruins em comparação ao N95 (Experiencia Pessoal), já em relação ao i4 sem comentários. é como passar de um Hammer para um Audi A8.

      • Victor Sabioni

        Concordo. Tambem passei de n95 pra 3GS e, agora, 4. No inicio senti falta da câmera e GPS. Hoje o 4 é bem melhor.

        • tommartins

          Mas Victor Sabioni o iPhone 3gs tem câmera e gps, ñ entendi o q vc quiz dizer. e meu gps funciona muito bem com tomtom.

  • JanjaBoy

    Ele estava no “já ganhou” tão comum por nossas bandas. O jogo de hoje já está com um “já ganhou”…. 😉

  • Milena

    a Apple é a revolução!! Quem tem não consegue usar outro!!rs

  • Ricardokb

    Quem já teve um Nokia sabe que um dos grandes trunfos da Apple, é a tremenda qualidade do produto e principalmente, a facilidade de uso, não tem segredo qualquer pessoa “brinca” fácil num iPhone, iPad ou iTouch.

  • Qual é a fonte do discurso?

    To achando muito estranho …

  • Brian Gonçalves de Souza

    E pensar que a tecnologia para se fazer um iPhone já existia há tempos!!! mas precisou de Steve para juntar tudo e criar algo novo!!!

  • Otávio castro

    E a Microsoft vai pelo mesmo caminho. Quando tentar acordar o win já será passado.

    • Samuca

      Boa observação.
      A Nokia mostra maturidade reconhecendo seu erro e fico feliz em saber disso. Porque a Nokia tem muita capacidade para nos impressionar se decidir colocar a mão na massa mesmo. Aliás a Nokia tem e sempre terá inúmeros pontos positivos.
      Enquanto isso a Microsoft acha que “tá vendendo muito” celular com Windows instalado…

  • Samuca

    [OFF TOPIC]
    A Dell anuncia que está fazendo um tablet com windows instalado.

    Dica de propaganda:
    E não vamos mudar nada. De novo!

    Esperava mais deles…

  • Ninguém sabe se essa memo é real ainda, iLex. Ainda não é nada confirmado, e tem algumas razões para não ser, olha: http://t.co/zdEJV3P

    • Tudo é questão em decidir em qual fonte se confia: em um blog desconhecido (como o link que você postou) ou no Engadget e na Fortune, que possuem uma ampla credibilidade histórica. O Blog decidiu confiar na segunda opção.

    • Samuca

      Falou o
      #ficaadica

      • tommartins

        Por que as pessoas tendem a ir pelo caminho mais difícil?!

        #ficaadica 2

  • Rodrigo

    A Apple mudou tudo na verdade, mercado de smartphones quanto de computadores… Seus produtos são simplesmente os melhores! Quem tem a experiência de usar um iphone vai ver que não existe outro telefone que consiga fazer o que ele faz com tanta simplicidade.

  • Allan

    Acho que rolou uma maldade principalmente na imagem do Post…colocar um telefone tão antigo com o iphone e o texto de que telefones servem para telefonar…a Nokia foi e é a única fabricante a ter um software de GPS próprio…claro no começo o Nokia Maps era horrível eu mesmo instalava o Garmin e o Sygic, mas hoje o Ovi Maps melhorou muito e é grátis na maioria dos aparelhos…a nokia é a maior fabricante de cameras digitais (peças) pois foi a pioneira em colocar cameras digitais em celulares de massa.. O Nokia Messaging é um aplicativo que permite que você que tem uma conta pop de e-mail receber notificações de mensagens como se fosse um exchange..(inclusive eles tem servidor proprio que fica de intermediario entre o aparelho e o servidor de e-mail)…

    O design sim é de gosto duvidoso…parece as vezes que os aparelhos são projetados no excel de tão quadrado…

    O symbian está ultrapassado? sim! Foi uma inovação mas o tempo passa e ele ficou parado no tempo..mesmo na versão 3

    Resumindo e adicionando: Software GPS com navegação por voz incluso, Serviço de downloads de musicas ilimitado por 1 ano…Servidor próprio para interceptação de e-mails…a Apple dá isso aos clientes???

    Não estou defendendo a Nokia, tinha um E72 e hoje tenho o Iphone 4, não me arrependi nem um pouco pois o iphone me proporciona outro timpo de experiencia…o hardware é infinitamente melhor, sistema operacional bem melhor e design e qualidade de material indiscutivelmente…mas em matéria de serviços no Brasil a Apple leva um baile….por isso injusto o texto “Telefones servem para telefonar”

    • A frase da imagem (abordada de forma propositadamente humorada) tenta refletir a forma engessada que a Nokia encarou a mudança de mercado, não querendo mudar seu “modus operandi”. Claro que houve exagero na imagem, mas não espere algo tendencioso para a Nokia em um site dedicado aos usuários de iPhone… 😉

  • Christiano Norremose

    Nos tempos do Palm Treo a experiência de uso do Smartphone era muito boa e o que a Apple fez foi acreditar naquilo e aprimorar a navegabilidade. A internet móvel também foi fundamental para o crescimento do uso dos aparelhos. Hoje com WIFI e 3G niguém tem saudades de navegar com o GPRS.

    • Pabloabugo

      Se já teve o E72, concordará com algumas opiniões.O Nokia Mapas a partir da versão 3 ficou legal (acho que a partir da 2 já era utilizável), mas o problema da Nokia sempre foi atirar para todos lados e não acertar muito.Tive um 6120c e não era possível utilizar o N-Gage, que só funcionava “oficialmente” nos topo de linha, como o N95, mesmo que o hardware suportasse, não era permitida a instalação.Depois tive um N85 que trouxe 6 meses de navegação gratuita no Nokia Mapas. O final do período coincidiu com o lançamento dos touchscreen e os serviços do Music Edition — 5800, e depois o N97. Lembrando que o Nokia Mapas e demais serviços e aplicativos foram unificados com o Ovi e a navegação ficou gratuita, mas somente para os novos (touchscreen) e alguns aparelhos anteriores.Então a Nokia somente se preocupou com os lançamentos, para não ficar tão distante dos concorrentes, mas esqueceu dos outros usuários dela. Essa é a falta de foco que a difere da Apple, que exclui os aparelhos antigos principalmente porque eles são lentos demais para acompanhar as atualizações — questão de hardware, já que isso prejudicaria o desempenho e a qualidade que é muito valorizada por esta ultima empresa, assim como a experiência de uso.
      E o Ovi Music realmente é legal. Tirando a “nostalgia” (heheh) o Ovi Mapas é excelente também. Assim como algumas configurações e liberdades que tinha com o Symbian. Mas suponho que podem ser alcançadas com um jailbreak no iOS.
      Finalmente, depois de muito tempo com essa falta de foco na vida, a Nokia descobriu que estava fazendo muitos aparelhos, e decidiu focar-se nos E, N, C e X, sem “tantos” aparelhos. Também criar a Ovi tudo. Assim como o Maemo, mas não investiu muito.
      Com exceção da Apple, e não levando em conta o SO, a Nokia é excelente, assim como a HTC, e perto está a Samsung. Motorola não sei muito. E LG, sinto muito, Life isN’t Good?

  • Rodrigo NoÉ

    Ate q enfim alguém com humildade para admitir tal coisa

  • Muito bom o artigo e avou publicar no meu blog.
    Acho importantíssimo este novo CEO remover este tabu e dizê-lo assim bem claro, pois o iPhone realmente mudou tudo.

  • TheIphour

    Isso tudo em apenas 4 anos e se a tendência é sempre melhorar, imaginem daqui a uns 15 anos…

  • Anderson Santos

    Ingressei no universo dos celulares em 2000. Naquela época, a Nokia revolucionou o mercado com o 6120. Da mesma forma que alguns aqui no blog, usei um N95 8Gb por um bom tempo, ate a operadora me oferecer um Samsung Jet. Dai pro IPhone 4 com o qual estou muito satisfeito. Acredito muito que a finlandesa pode voltar a nos surpreender, se largar idéias ultrapassadas e investir pesado num OS que nos permita convergência, como e o caso do IOS e o MobileMe.

  • APF

    Eu não achei a linguagem muito verdadeira, (se ler a versão em inglês) parece mais um falso memorando “interno” escrito por um fã.
    Mas os argumentos sim. Ela está de fato numa plataforma em chamas.

  • João Dorhvald

    ILex,

    Há um claro erro de tradução da matéria. A Apple não tem 61% do mercado de celulares (market share) mesmo custando mais de 300 dolares.

    A Apple, dentre os celulares q custa mais de 300 dolares, detem 61% do mercado.

    Sei que a diferença parece boba mas não é. Até pq que, vai que processo de seleção resolve usar teu texto né?? 🙂

    Abraços

    • Arrumei meu erro, João. Acho que agora o texto condiz mais com a realidade. 😉

  • thiagoD

    viva la revolucion!

  • LFGodoy

    O Wall Street Journal confirmou a noticia no twitter

  • iPlagiator

    o design é sempre a palavra chave

  • Kenzo

    A Apple nunca vai sair do trono. Ela pega uma coisa simples q já existe e a torna algo fantástico de se usar. Tudo q ela faz (claro depois q jobs entro novamente na companhia) vira objeto de desejo e sinônimo de qualidade, sem contar q se torna o comparativo pros demais aparelhos, seja na telefonia, nos tablets,mp3,etc. As outras empresas ate conseguem trazer um hardware com algumas melhorias do q os produtos da Apple, mas ninguém consegue tirar o peso dessa marca. Quem tem um iPhone não fala: me da meu celular. Ou no caso do MacBook: me da meu notebook,por exemplo… A própria apple faz com q esses aparelhos fiquem tão indispensáveis nas nossas vidas, q não conseguimos trocar por um de outra marca, qnd pegamos em iPhone novo,sem nenhum app, ela é um celular normal, mas a partir do momento q vc coloca seus App ele se torna o celular mais incrível do mundo.
    Ah! Outra coisa, logo após o lançamento do primeiro iPhone, li em diversos sites q a jogabilidade do iPhone seria uma m*rda por não possuir botões, e hj esta aí um dos principais concorrentes do PSP…
    Apple, q vc nos surpreenda ainda mais com seus novos aparelhos q ainda estão por vir…

  • Engraçado que tanto a Apple quanto o Google nem eram do mercado e hoje dominam

  • Kkkkkkkkk
    Eu já sabia disso a 4 anos. Que presidente burro! Da zero pra ele!

  • Ricardo

    O problema da Nokia é que o departamento de P&D dela fica na Finlândia… lugar frio, afastado de tudo que há no mundo… kkkkkkkkk
    é impressão minha ou os finlandeses sofrem do mesmo problema de vaidade que os franceses?!

  • Flavio

    Tive meu ultimo e sofrivel Nokia um N97 pra nunca mais querer saber de Nokia, de tanta raiva e problema que me deu…. dinheirão jogado fora… Symbian nunca mais.