Notícias

Apple implementa sistema anti-jailbreak no aplicativo iBooks do iPhone

Parece que a Apple começou a lutar mais ativamente contra o jailbreak dos seus aparelhos. Descobriu-se que um de seus principais aplicativos, o iBooks, não permite a leitura de livros comprados na iBookstore (e com proteção DRM) em aparelhos destravados com o GreenPois0n. Livros EPUB e PDFs importados pelo iTunes (não provenientes da loja) não sofrem do problema e podem ser lidos tranquilamente.

Na pratica, os brasileiros não precisam se preocupar, pois não há até o momento livros à venda na loja brasileira. Porém, este pode ser o início de uma série de bloqueios que a Apple tente fazer em seu sistema. Impedir que livros comprados rodem em aparelhos com jailbreak evitaria a pirataria, mesmo prejudicando a quem paga honestamente seus livros e apps e destrava o dispositivo por outros motivos.

O hacker @comex, que descobriu o problema, diz que já sabe como contornar o bloqueio e implementará um fix na próxima versão do greenpois0n. Mas a Apple pode estar preparando outras surpresas para o futuro.

Cult of Mac

ATUALIZAÇÃO:

Em menos de 24h já foi liberada uma solução para quem possui Mac, através do PwnageTool

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Haa.. agoora siim..

    • Erick

      pelo visto não é só pra quem atualizou pra 4.2 com GreenPois0n. Estou na versão 4.1 com limera1n e estou com o mesmo problema.

  • Arlys

    Tremam jailbreakers… rsrs

    • Uso o jailbreak para o desbloqueio de operadora pois comprei meu iPhone usado (sem nota fiscal) aqui mesmo no Brasil.

      Você acha justo que o jailbreak seja considerado pirataria? Sem ele meu iPhone não faria ligações.

      Pare, olhe e pense!

      😉

      • Victor

        A Apple nao pode custiar sua compra sem nota fiscal..
        entende-se que qualquer produto vendido legalmente em uma loja tem nota.. e se o dono vendedor perdeu a mesma ele pode retirar segunda via em qualquer loja, pois ja fiz isso na vivo..

        e na legislação brasileira eles tem que desbloquear seu aparelho..

        pare, olhe e pense antes de comprar hehehehe!

        • Thadeu Soares

          A questão não é o Jailbrake, mas comprar produto sem nota é crime brother!

      • Reinaldo

        Aparelho sem nota na minha opinião é roubado, e se for realmente roubado você esta cometendo um crime, recepção de mercadoria roubada é crime. Logo, pare, olhe e pense!!!
        A pessoa que te vendeu o aparelho poderia ter pedidio a segunda via da nota fiscal, e a loja não pode negar.

      • Alex iPilot

        Arnon, se o seu iPhone for brasileiro, vc pode pedir o desbloqueio de operadora mesmo sem nota fiscal… Eu fiz isso com o meu aparelho comprado de segunda mão que estava na versão 3.1 com JB e desbloqueio não oficial. Atualizei o iOS (perdi o JB e o desbloqueio) e pedi à Vivo para desbloqueá-lo.

        Demorou uma semana para vir a atualização de ajuste da Apple com o desbloqueio oficial. Devido à demora, cheguei a reclamar na ANATEL e ela respondeu à Vivo que eu deveria receber um iPhone novo caso não fosse realizado o desbloqueio.

        A regulamentação que nos garante o direito ao desbloqueio não faz menção à nota fiscal… Nem é obrigação do consumidor manter posse da nota. Se vc tivesse ganho o iPhone de presente? A operadora não pode exigir a nota. O próprio fato de estar bloqueado com ela é prova de que foi comprado lá e, em último caso, a nota fiscal é um documento emitido por ela e ela tem obrigação de mantê-lo e até te fornecer segunda via.

      • dinnosan

        Perdi meu iphone e quem encontrou não devolveu, apesar de ter ligado várias vezes. Com certeza é mais um que será vendido sem nota fiscal no mercado.

        • Alexandre

          Vc não tinha o Mobileme, certo?

      • isabela

        já vai começar…

  • Luiz Fernando

    VISHE! A nossa querida Apple está tirando a cultura dos libertadores 😛

  • A Apple é meio louca as vezes… se fosse pra bloquear alguma coisa bloqueava a leitura dos PDFs e EPUBs, já que ela não ganha nada com isso. Agora ela da mais razão pra comprar fora da sua propria loja.

    • Manoel Junior

      Talvez a intenção seria gerar revolta nos que realmente pagaram pelo seu livro.

    • Allan

      Perfeito o seu comentário!! Tiro no proprio pé!!!

      Alias um dos poucos comentários ligados ao tema do tópico e não a velha discussão jailbreak vs pirataria que convenhamos, já deu…

  • Rafael

    Medo 😐

  • Wellington

    Seria o Fim do Jailbreak, ou mais um desafios para nossos amigos Hacker ?

    continua no Proximo episodio

    • @_marcelodiniz

      Boa! huauauauau =D

  • JanjaBoy

    Mistério…. …..pergunto: estou com O MANDARIM de EÇA DE QUEIROZ e tudo funciona. iPhone 4 / 4.2.1 JB.

    • Livros da iBookstore que são de graça não possuem DRM. 😉

      • JanjaBoy

        Que bom!
        É contra o JB, mas é + ou -……

  • Daniel

    Torço p q o telefone fique completamente bloqueado, se estiver com jaillbreak xD

    • Joey

      Po, se vc tem medo de fazer JB, e não compreende suas vantagens muito distantes da pirataria, não merece o aparelho que tem =]

      • Leotoneto

        Concordo. Vc tem mais que um telefone nas mãos, mas se acha que é só para isso, não merece ter um iPhone.

    • Allan

      Daniel,

      Desculpe não sabia que vc era acionista da Apple pra sonhar com tal fato…

    • Daniel Lucena

      Eu mereço o aparelho que tenho porque eu tenho dinheiro para pagar por ele, e tambem para arcar com os custos de ter um iPhone, e não ser a favor do jailbreak nao é crime algum é uma opçao, uma opniao, e essa é a minha manolos.

      • @rico_monteiro

        Foi isso que eu li: “Eu tenho um iPhone pq tem dinheiro e quem faz jailbreak é pobre”

      • @rico_monteiro

        Por isso que sempre preferi o Stanza! 😀

  • Felipe

    Mesmo que o assunto não mude em nada minha relação com o iPhone/iPad, adoro quando o blog recebe vários posts por dia! rs

  • Leandro404

    Na boa.. isso nunca vai ter fim… ! ! !

    paguei us$ 49 em gps, varios $$ em programinhas, etc.. fiz jailbreak por causa dos tweaks free do cydia!!!!

    a apple poderia parar de dar murro em ponta de faca…. !! rs.. bom enfim.. é só uma opiniao…

  • Janio Silva

    E o Dev Team parou de vez?

  • Leandro404

    .. por outro lado a Apple nem tá errada.. pq todo mundo sabe(ou quase) de que o aparelho tem estas limitaçoes!! =P

    • O aparelho tem limitações impostas pela própria Apple por razões dela, mas ele é capaz de diversas coisas…
      No momento eu tenho + ou – uns 12 dolares na minha conta (já gastei muitos dolares comprando apps, principalmente em promoções) e não tenho NENHUM app crackeado…
      Tenho um iPhone 3G (está com a minha mulher) e um iPhone 4 que uso atualmente, ambos com jailbreak.
      O Jailbreak é exatamente libertar o iPhone da prisão imposta pela Apple e deixar que seja usada toda a capacidade do aparelho… ou você acha que o iPhone 3G não é capaz de filmar?

  • gui

    proximo passo é nao rodar apps originais em aparelhos com jailbreak!

    • Allan

      É isso que mais da metade de quem lê o blog do iPhone teme.
      O jailbreak NÃO É , E NUNCA FOI SEU OBEJETIVO ATÉ ESSE MALDITO INSTALLER DE APPS CRACKADOS APARECER QUE O CYDIA DEVIA BLOQUEAR.

  • Marco

    Mais cedo ou mais tarde, não será mais necessário nenhum JB. Aos poucos (mais uns 10 anos para que tudo seja disponibilizado, talvez) a Apple vai liberando as funcionalidades do iPhone e iOS.

    Não uso JB, porquê não tenho necessidade de nada que o JB disponibiliza, o aparelho de fábrica supre todas minhas necessidades.

    Mas entendo que tem muita gente que usa só por causa do unlock, outros por funcionalidades que a Apple ainda não liberou oficialmente e o pior é quando o motivo é a pirataria.

    Claro que TODO mundo, em maior ou menor grau pirateia alguma coisa, quem não faz está mentindo. Seja UM arquivo de música do amigo, um PDF baixado etc etc, mas devo admitir que os preços baixos dos apps na app store me ajudam a não cair na pirataria para o iPhone.

    Abraços e fiquem tranquilos que enquanto tiver alguma tecnologia envolvida, existe como ser burlada. Travas, bloqueios e locks foram feitos para serem burlados…. rs rs…

    Mas com o tempo, concordo que tudo vai ficar mais difícil…

  • João Vitor

    Previsível…

  • eu não uso jailbreak… mas me sinto muito tentado às vezes… o problema é que se entrar nessa vou ter que me preocupar com muitas coisas que hoje não to afim… mas a abertura de personalização do aparelho parece mesmo interessante… nesse sentido o jailbreak parece legal… mas quanto a liberdade acho que isso é um pouco exagerado… eu ouço minhas músicas… vejo meus videos… leio meus livros… tudo sem problemas e sem jailbreak… então acho que o jailbreak é uma ótima idéia pra quem tá afim de gastar algum tempo personalizando o seu iphone e fazendo ele trabalhar um pouco além dos padrões… mas pra quem não tá afim de se jogar de cabeça em coisas mais técnicas ou quer só usar o aparelho do jeito mais susse possível e que está satisfeito com o que já tira dele acho que jailbreak é uma furada… tudo depende do quanto tempo e energia você está disposto a dedicar para configurações e adaptações do seu iphone… por enquanto eu só quero usufruir sem esquentar a cabeça… no futuro quem sabe… =)

  • Floco

    Adoro meus IPhones (2), mas se a Apple além de criar uma série limitações de software (ainda que o hardware permita) começar a dar dor de cabeça para o usuário, assim que um concorrente lançar um aparelho a altura do IPhone, pode ocorrer uma migração em massa.

    Esse aparalho da concorrência ainda não existe, mas nenhum império é tão sólido que seja eterno. Muito menos em tecnlogia….

  • iPlagiator

    o winnie the pooh também me deu esse erro a abrir, a solução é bastante simples, apagar da prateleira e voltar a fazer download a partir do iphone

  • victor

    agora quem usq o jailbreak se fuuu… putz e so num usar o iBooks! acho que eles vai add isso em outros app também.

  • Christian Tavares

    Pra mim, não muda nada.

  • Walter Junior’

    bom…..
    a luta contra o jb tah bem acirrada…
    eu nao tenho mta necessidade d fzr, mas fiz(o aparelho em si soh jah supre minhas necessidades…)
    fiz pq axo injusto certas restriçoes, principalmente com repeito ao springboard, pq se vc pagou, o aparelho eh SEU e vc faz o q qer com ele…

  • Alex iPilot

    Não consigo acreditar que a Apple, de alguma forma, não tolere o JB… Inacreditável que ela não consiga bloquear seu aparelho 100%! Ora, ela é quem melhor o conhece!

    Por exemplo, porque não fazer o iTunes verificar se o iPhone é JB? Não acredito que o JB seja tão “invisível” que não haja como o iTunes (ou outro meio qualquer da Apple) não identificá-lo no aparelho…

    Penso ser mais fácil identificar e bloquear o iPhone com JB do que talvez impedir que o JB seja feito.

    • Essa o Jobs respondeu logo no início.
      Ele, macaco velho que é (pois fazia seus hacks na adolescência) sabe que esse é um eterno jogo de gato e rato. Por mais que se bloqueie um sistema, sempre haverá uma maneira de hackeá-lo. A Apple não investe pesado nisso porque não adiantaria, seria trabalho jogado fora.

      • Alex iPilot

        Aposto que o iPhone do “hacker macaco velho” tem JB, hehehe… 😉

        • Será que precisa?
          Ele já deve ter o iOS 6 instalado, com tudo liberado. 😛

          • Alex iPilot

            Ahh! No iPhone 6 dele ele tem o iOS 6, tenho certeza, mas no iPhone 4 ele tem JB, senão não teria graça, hehehe…

  • Alberto Barros

    Eu vejo muito o blog e o publico do blog especificamente apoiando o Jailbreak, muitos por esse argumento logo abaixo:

    mesmo prejudicando a quem paga honestamente seus livros e apps e destrava o dispositivo por outros motivos.

    Porém acontece o seguinte, a partir do momento que você compra um aparelho você esta concordando com suas limitações, se NÃO concorda, ótimo, vc não é obrigado a comprar, ninguém apontou uma arma na sua cabeça e obrigou a gastar todos o seu dinheiro nele.

    Se comprou e se arrependeu porque tal “recurso” é essencial a você, vá até a loja e e peça o seu dinheiro de volta, é direito seu!

    Agora modificar software / hardware esta fora do seu direito como consumidor, não é porque ele é seu você pode simplesmente fazer o que bem entender.

    • A lei americana (e brasileira) não proíbe o jailbreak. Portanto, é nosso direito de consumidor sim. 🙂

      • nrunner

        olá caro ILex, me tira uma duvida?

        qual o fundamento legal, brasileiro, dessa proteção? é o art. 43, II da lei 9279/96? se não, você saberia me dizer? agradeço desde já.

    • leonardo enrico

      o Sr. tinha o direito de se manter em silencio nesse caso e não exerceu. Agora, por outro lado, eu tenho o direito de fazer o jailbreak e irei exercer.

    • Fabrício Torres

      “não é porque ele é seu você pode simplesmente fazer o que bem entender. ”
      O que você esta fazendo aqui ? Desculpa, espero q já tenha gastado sua cota de besteira por hoje.

  • Fiz o jailbreak com a versão RC6 do Greenpois0n e o iBooks funciona normalmente.
    Sem erros, meus livros abriram numa boa…

    • Você tem livros protegidos por DRM baixados na iBookstore? Ou simplesmente não leu a matéria?

    • Quer dizer, alguns livros funcionaram, outros não! 🙂
      Desculpe pelo comment e vamos aguardar por uma nova versão RC7 do greenpois0n.
      Nesses momentos sinto falta de geohot!!! hehehehehehehe

      • Todos meus livros são baixados da loja. Mas observei que o unicos que abrem são os de capa amarela com o título em branco (aqueles sem capa orinal) no caso devem ser com proteção DRM

        • Os sem capa original não possuem DRM, por serem de domínio público. Por isso que no artigo eu disse que os brasileiros não precisavam se preocupar, porque na loja brasileira só tem desse tipo disponível. 😉

  • Jupiter

    Engraçado…. meu i4 está na OS_4.2.1 e BB_1.59 com o Greenpois0n e Ultrasn0w e iBooks atualizado.
    Acabei de baixar um livro… Abro e navego por ele sem problemas….

    O livro que baixei:
    ** IOS TECHNOLOGY OVERVIEW

    Abs,

    • Alex iPilot

      Mas esse livro é gratuito, não é? Eu tenho. O livro tem que ser pago e com proteção DRM instalada.

  • Picarus

    Um dos movimentos mais idiotas da apple, muitos usam o jailbreak por causa de restrições como bluetooth, dependência exclusiva do itunes e operadores, agora esse são forçados a ir para a pirataria ao invés de comprar ebooks

  • Quem será que ganhar essa briga Apple v.s jailbreak

    • Iago Macedo

      Jailbreak sempre ganha;
      .

  • Thyago

    Adoro a Apple!

    Continue assim, guardo ansiosamente o bloqueio por completo de aparelhos Jailbreak.

  • Iago Macedo

    O Jailbreak não era legal lá? Então privar quem ter jailbreak não é contraditório? Enfim, de qualquer modo acho que a liberdade ainda deveria ser admirada, não acho certo isso por parte da Apple, e não entendo o que as pessoas tem contra o Jail, sério entender a empresa que pensa mais nela do que nos clientes, hoje isso não falta, agora clientes que pensam mais nas empresas que neles próprios, e ainda acham correto privar os outros que tem. Se você não gosta não use, não precisa acabar com quem gosta e tem o direito.

  • O meu ta com jb, mas é tolice discutir o uso que faço dele.
    Não leio livros, apenas jornais e revistas, então pra mim é indiferente se vem bloqueado ou não.
    Minha namorada lê uns 30 livros (físicos) por ano, outra que ta nem aí pra bloqueio.
    Acho que sou o único aqui que tem Windows, office, corel e phtshp piratas certo?
    Bom pelo menos no inferno vou ter bastante espaço, já que o resto aí vai tudo pro céu.

  • LEO

    agora entendi pq aparecia essa droga de mensagem quando eu tentava ler o livro q eu comprei na app store norte americana, mas enfim, eu ficava tentando abrir o livro umas 10 vezes, ai uma hora ele abria hushuahsuahsuasua

  • Claudia

    Baixei “Nosso Lar” aqui p/ testar e não funciona, apesar de ser gratuito.
    Tenho um iPhone 3G desbloqueado com redsn0w.

    • Leia a última frase da matéria, s’il vous plait. 😉

      • Fabrício Torres

        Achava q a Apple iria acabar ganhando a briga contra o jb mais vc diz q é uma briga perdida Apple lutar contra os hacks. Torço pra q apareção vários GeoHot. Me amarrei no vídeo q ele fez, lembra o Eminen no começo, aparentimente sem jeito mais cheio de marra depois.

  • Danielgf

    Queria que o Cydia se tornasse um app nativo… Acho que iria aumentar muito as vendas dos iDevices…

  • Pedro Rivera

    As novas versões do PwnageTool e do sn0wbreeze contornam isso.

  • Leandro Melo

    Na boa, tenho um iPhone 4 fazem uns 15 dias e fiquei p da vida quando quis mandar uma foto para minha esposa que tem um samsung star. O que faço? Ela não tem pacote de dados nem email no celular via mms tem tarifas altas.

    • Ricardo

      Sério? Leva ela pra ver o objeto da foto então… lol

    • Ricardo

      As regras de moderação devem ser respeitadas… Enquanto meu post sobre a solução do objeto da matéria é deletado…
      Perguntas como essas poluem o assunto sem problemas…

      – Não saia muito do tema do tópico. Os comentários são feitos, como o nome diz, para comentar o texto que foi publicado.

      – Não faça perguntas fora do assunto. Para isso, você pode usar o nosso fórum.

      • Você feriu o maior deles, a meu ver:
        – Não reclame da moderação dos comentários, pois não é o lugar. Para isso, você tem um espaço especial.

    • Alex iPilot

      Quando vc conecta o iPhone no computador vc tem todas as fotos disponíveis, nem precisa do iTunes. A memória de fotos do iPhone aparece no gerenciador de arquivos do micro como se ele fosse um “pendrive” comum…

      Tem sites de fotos, acho que o Flickr (ou algo assim), que aceitam post de fotos enviadas por email… Assim vc nem precisaria “retirar” a foto do seu iPhone, bastando enviar a foto para um álbum online diretamente…

  • Leandro Melo

    Sou contra JB mas nesse caso.

  • Thiago

    Eu tinha o mesmo problema no 4.1 com limera1n, não sei se era coincidência…

  • Gabriel

    Folder enhacer + iBlacklist= JB 4Ever

  • janisonjunio

    Apple 1 x 0 Jailbreak

    • Maicon

      Ja resolveram, pode tirar o pontinho da apple ai. Dessa vez foi rapido.

  • O problema não é só com o iBooks, a Apple também em alguns casos (como o meu) desativou o Game Center e In App Purchases (iPad 32GB Jail GreenPois0n)…

  • Erick

    pelo visto não é só pra quem atualizou pra 4.2 com GreenPois0n. Estou na versão 4.1 com limera1n e estou com o mesmo problema. (2)

  • @rico_monteiro

    Nunca usei o iBooks o Stanza supre completamente minhas necessidades. 🙂

  • Rogpara

    O meu Game center foi zerado e perdi todos os meus placares. Não sei se aconteceu isso com algumas pessoas. Outra coisa… jailbreak sempre irá existir. Por mais que tentem dificultá-los.
    Me add aí no Game Center: Rogpara

  • Leonardo

    Isso não é de hoje não… assim que coloquei o 4.1.2 e baixei o Ibooks com um IPod jaillbroken ele exibiu essa mensagem quando eu tentei abrir aquele livro da Alice que vem junto com ele. Pensei que fosse erro por não ser suportado no Ipod dai nem liguei, pq os importados pelo itunes funcionam do mesmo jeito.

  • Louis

    Bom sou a favor deste tar de jaibreak