Notícias

Apple e News Corp. lançam o jornal interativo The Daily exclusivamente para iPad

Depois de meses de rumores e espera, finalmente a Apple, junto com a gigante da comunicação americana News Corp. lançam o projeto que promete mudar o jeito como recebemos informação no iPad, chamado The Daily.

Mas o que muda de fato e quais as consequências que ele trará para o conteúdo informativo no iPad? A revolução começa discreta, mas com mudanças interessantes que podem sim mudar o jeito que consumimos notícias no tablet da Apple.

The Daily é um grande jornal interativo, com vídeos, fotos, gráficos em 3D e textos jornalísticos feitos especialmente para ele. Ele terá um formato mais para um jornal (como o conhecemos) do que para uma revista ou site de notícias. E o grande diferencial é o seu preço: 0,99$ por semana, ou seja, 0,14$ por dia. Há opção também de uma assinatura anual, por 39,99$.

Aliás, essa na verdade é a grande novidade, que deverá repercutir para outras edições para o iPad em breve: um novo sistema de assinatura diária, onde o conteúdo se auto-atualiza. Hoje em dia, revistas como Veja e Exame podem ser compradas e baixadas no tablet, mas não há como assiná-las e encontrar sempre a última edição no aparelho; o usuário obrigatoriamente precisa fazer o download manual cada vez que quiser uma edição nova. Isso, comercialmente, é péssimo para a editora, pois nem sempre o cliente lembra de baixar novo conteúdo ou tem paciência para isso. Com o sistema de assinaturas automático, o usuário sempre terá o conteúdo atualizado todas as manhãs via push, com a opção de atualizar manualmente ao longo do dia, se quiser. A renovação de assinaturas também é automática, caso o usuário desejar.

No momento, a Apple afirma que este sistema é exclusivo para o The Daily, mas em breve outras publicações poderão utilizar o esquema das assinaturas (provavelmente na liberação pública do iOS 4.3). Para implementar o serviço, a Apple teve que fazer algumas mudanças em seu servidor e também nas cláusulas de seus Termos de Uso.

Como é voltado ao mercado americano, o The Daily só pode ser encontrado na App Store USA (link). Nas primeiras duas semanas ele é de graça, por isso, vale a pena conferir caso você tenha um iPad e uma conta americana (se não tiver, aprenda como abrir uma).

O que isso pode influenciar para o resto do mundo? Revistas e jornais digitais mais baratos, pois os preços que se vê hoje nas edições para iPad (muitas vezes mais caras que a revista impressa) impedem que o formato se imponha no mercado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Paulo Ricardo

    olha só que surpresa em agora vamos ver

  • Marcelo

    LOL, ele tem game center?

    • Sim, para o Sudoku e palavras cruzadas.

      • Liulso

        Sério ou tá de sacanagem?

        • É sério. Tem o Sudoku diário, como em um jornal de verdade. O tempo que você leva para completar a grade vai depois para o Game Center.

          • Reginaldo P Santos

            Ótimo, vou usar o Google Goggles pra resolver pra mim e vou pro topo do rank!! Rssss.

  • Christian Tavares

    Mto bom, espero que os jornais do RS entrem nesse esquema logo.

  • Nathan Cordeiro

    Achei interessante.

  • A. JU2NIOR

    Realmente é um marco na história da comunicação.

    Espero que isto signifique somente o começo da evolução (realmente acredito nisso) desse “meio), como canal para distribuição de conteúdo em forma digital…

    Só fiquei apreensivo ao concordar com os “termos e condições” e estar aceitando os descontos citados no post…alguém deu uma geral e viu se não tinha isto?

  • Rafael Costa

    Blog do iPhone Newspaper vindo iLex????? (sonhando alto)… Não, mas é sério, seus posts tem jeito de jornal, são bem profissionais… (com raríssimas, repetindo raríssimas exceções) …

    Uma pegunta? Pq a auto correção do Mac diz que rarísimas está errado?

    Ótimo blog iLex, mas afinal, você trabalha, sem ser o blog?

    • Será que é porque está com um “s” só?
      kkk

      Concordo com você quanto ao estilo impecável de escrita do iLex, não querendo puxar saco, mas ele consegue ser pessoal e impessoal ao mesmo tempo, se é que é possível…

      (Porque será que meu Goooooogle Chrome do meu pobre Windows 7 está marcando a palavra impessoal como errada?)

    • Matheus Costa

      Porque o certo é raríssimas, com 2 S.
      O computador nunca erra, não duvide dele quando disser que está errado, apenas corrija.

      A propósito, tem algum jeito de assinar pelo iphone? Mesmo que seja por jailbreak.

  • Daniel Lucena

    Incrivel.. ms pelo video pareceu que o “Cover Flow ” deu uma garrada legal nao??
    alguem ai ja testou..
    quando chegar em casa testo no meu iPad hahahhahahhah

  • André

    Acho que vou assinar.

  • Leonardo Kamiya

    O Daily nao atualiza via push, voce tem que abrir o aplicativo e ai ele checa e baixa se houver uma edicao nova. Isso segundo o video lá do site dele.

  • Daniel Lucena

    Esse banner sobre seguro para iPad ai tem abrangencia nacional???
    alguem ja contratou??

  • JanjaBoy

    iLex, na frase: “lançam o projeto de promete mudar…”

    Não seria: “lançam o projeto que promete mudar ….”

    • Ops! Obrigado. 😉

  • Thiago

    Não consigo baixar diretamente do meu iPad, ele pede para conectar me ao iTunes.
    Alguém sabe me dizer o porquê??

    • mauricio

      estou com o msm problema

    • Talvez porque o tamanho do aplicativo passe de 10MB, obrigando baixar pelo computador ou por WiFi, caso você estiver usando um iPad 3G.

      Ou então, algo relacionado ao novo termo de uso da AppStore, que você é obrigado a assinar. Como esse app apresenta uma nova forma de utiliza o sistema de compras InAppPurchase, é bem provável que dependa do iTunes para realizar algum tipo de ativação no device.

  • Daniel Lucena

    A galera do estado de minas devia estudar como liberar o sudoku e as palavras cruzadas né.. kkkkk
    #AcordaEstadoDeMinas

  • Masduk

    Ilex, parabens pelos seus posts, todos eles de altíssima qualidade. Nao entendo pq tem tantos leitores que teimam em te corrigir sua escrita. Acho que diante da utilidade que seus posts tem, nao justifica o cara só te corrigir, pelo menos agradeçam. Abraços.

    • Quando tem algo errado tem que corrigir mesmo. Afinal fica feio quando há erros de português. 😉
      Só incomoda quando corrigem algo que não está errado, aí é abuso. 😛

      • Sidney

        Concordo contigo…ficar implicand c bobagens ,diante da informaçao,é perder tempo!

    • JanjaBoy

      Se o  iLex não fica puto comigo, ou com outra pessoa que viu que distraidamente o redator cometeu um erro de digitação constatado, gostando vocês ou não, eu vou continuar indicando onde tem “erro”.  😉

      • Valter

        Esta correto, afinal a qualidade do blog vai desde a escrita/digitação até a notícia propriamente dita.

      • Gerson

        Vou ficar atento nos próximos posts porque um dia eu tbm vou corrigir! Hhahahah

        NAo vejo mal algum em alguém de fora corrigir o texto… Ate vejo isso como uma contribuição.
        Mas bem que podia ter uma maneira facil e discreta Pra isso caso o autor se sinta constrangido.

  • vichenco

    Assisti a apresentação e baixei o app.
    Minhas impressões:

    Vi poucas coisas diferentes neste app em comparação com os que hoje já existem.
    Mas, algumas coisas me chamaram a atenção.

    1) o conteúdo baixa relativamente rápido. Em comparação com a Revista Veja, baixa bem mais rápido. Isso porque, ao contrário da Revista Veja, parte do conteúdo do The Daily é via streeming (videos, atualizações climáticas, atualizações de twits…).
    2) achei uma bela sacada ter uma foto de uma personalidade e você poder clicar sobre os acessórios que ela está usando e este te mandar direto para o site de compra (não que eu vá comprar… rsrs)
    3) Gostei bastante do layout e dos recursos multimídia. O engraçado é que na hora da apresentação do recurso da foto em 3D de Veneza o app travou ao vivo. Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo na hora de ver a imagem em 3D.

    Conclusão: Nada de revolucionário em comparação com o que existe.
    Creio que o diferencial está no preço e na atualização constante.

  • Durepox

    Dei sorte em abrir a conta americana, pois realizaram uma alteração onde o cliente é obrigado a inserir o cartão de crédito emitido nos EUA desaparecendo a opção de nenhum cartão de crédito.

    • Jorge Carvalho

      Para aparecer a opção “Payment method: none” precisei, uma vez não estando logado e já tendo trocado o local para EUA usando o iTunes no computador, primeiro clicar em baixar um app gratuito qq e criar a conta estadunidense quando requisitado; só assim houve a opção de não colocar nenhum cartão de credito. Se for direto criar a conta não aparece a opção não…

    • Não há alteração, o none continua lá. Se não apareceu para você é porque algum passo foi pulado. Acredite. 😉

      • Diogo Lucena

        se vc tivesse ganhando 1R$ por vez que falassem isso vc já estaria perto dos R$ 545.297,00 acumulados.

        • Dava para sortear outro iPad, já. 😛

  • Rodrigo

    Não tenho um iPad, mas estava pensando em adquirir um (estou esperando para ver quais as novidades do iPad 2), pois esse ano inicio no mestrado, e sinto que ele seria muito útil para ler artigos, livros e afins…
    Quem sabe até dá certo testar nele o que eu desenvolver…

    Enfim, sobre o post: realmente é uma grande mudança, uma forma de interação espetacular. Acredito que conforme a tecnologia for evoluindo, o papel vai perdendo utilidade (e isso é bom, do ponto de vista ecológico).

    Com certeza eu passaria a comprar/ler/assinar um jornal desses…

    Ah, também senti um certo “delay” naquele “cover flow”, é só no vídeo ou no app também tá assim?!

    Excelente post iLex =)

    • francisco junior

      eu tambem estou esperando as novidades do ipad 2.

  • André

    Instalei no meu ipad. A diagramação é fantástica, muito bem feito. O ponto negativo é que a aplicação é bastante lenta.

  • Varley Silva

    Concerteza, o The Daily é uma revolução para a leitura no iPad, vale muito a pena mesmo adquirir, agora seria uma boa algum jornal ou revista brasileira tomasse uma iniciativa parecida! Parabéns Apple, Parabéns News Corp. é com esses Apps que deixam nossos iDevices mais produtivos!

  • Leonardo

    A iniciativa é ótima: moderna e interessante; espero que o formato se popularize logo, para várias publicações e, espero, inclusive em português.
    Minha opinião: se esse the daily, da news corp., for tão tendencioso quanto é a fox news nos EU, da mesma empresa, cuidado, galera! Será alinhado à direita belicosa da política estadunidense!

  • marcos augusto

    sera que da pra var do iphone , apesar de a tela ser menor ,mas acho que a experincia deve ser boa tb inda ter um jornal atualizado , esero que os jornais do Brasil tb entrem nessa onda .

  • Bom, acredito que o fato de algumas edições serem mais caras que a impressa pode ser por causa da comissão de 30% da Apple que existe até mesmo nas compras internas feitas pelos Apps. E cá entre nós, 30% é mta grana!

    • Acho que eles economizam mais de 30% ao não precisar imprimir e distribuir as revistas, não acha? 😉

      • Ilex,

        Deixa eu me entrometer um pouco no caso dos custos….

        Na verdade o preço de uma publicação em Banca de Jornal ou assinatura é praticamente para cobrir justamente os custos de impressao e distribuicao…

        Ou seja, uma veja custa R$ 8,90 e com esse valor a Abril a imprime e distribui.

        O lucro da Abril vem dos anuncios comerciais dentro da revista…

        Pq a versao para Ipad é mais cara? porque tem BEM menos anunciantes,,,,,

        Se vc pegar a Veja impressa quantos anunciantes tem? Certamente a cada 3 paginas tem um anuncio…

        Ou seja, na versão para Ipad a Abril esta utilizando tudo que ela economizou com a impressao e distribuição e ainda colocando mais algum em cima para dar uma margem de lucro proxima a revista impressa….

        Eu nao gosto dessa politica, mas pense, pq ela vai oferecer um produto similar que o consumidor goste mais e que diminua a margem de lucro da empresa?

        Por isso enquanto o mercado publicitário nao investir em revistas digais da mesma forma que investe na versao impressa, os preços da digital tentem a ser mais caros…

  • João Vitor

    O jornal de minha região (a gazeta) vive mostrando o iPad e iPhone em seu comerciais, ”fingindo” que tem apps para eles, um dos participantes do comercial chegou até a rolar o carrossel de abas do Safari no iPhone para dar uma impressão de que se estava rolando uma pagina do jornal, tomara que logo eles criem um app usando essa nova tecnologia….

  • Com algumas propagandas discretas, parecido com revista, a gente paga pra ver propaganda!!!

    • Beaguinho, o preço é realmente agressivo e muito acessível, mais barato que qualquer jornal no mundo. O investimento deles é de 500 mil dólares por semana, se não é a publicidade a pagar isso, quem paga é o usuário.
      Eu prefiro me dispor a ver algumas propagandas (por vezes, até interessantes) do que pagar 4,99$ por cada edição, como acontece hoje.

  • MarcioF

    O The Daily está sendo tão divulgado que é bem provável que os jornais brasileiros também sigam a tendência.

    Acho q é o primeiro passo para chegar ao formato daqueles “jornais” do filme “Minority Report”.

  • JP

    Seria bacana se tivesse a opção de baixar sozinho, em um horário programado. Para tipo vc acordar e já ter a edição mais nova.

  • Marcos

    As pessoas com a internet conseguem acessar conteúdo semelhante (notícias jornais revistas) de graça, por que pagar assinatura?

    • Ricardo F Bega

      Depende do jornal, não?!
      A Folha de S. Paulo, assim como a Veja, so liberam conteúdos exclusivos para assinantes… o “exclusivo” ja faz entender, né?!

      Posso estar enganado em relação à esse jornal, mas acredito que ele também não fuga a regra.

  • iLex, vc precisa abrir um canal especial aqui no blog para envios de correção de textos. Um tal de ficar corrigindo, que as vezes acaba sendo demais!

    • Ricardo F Bega

      ou abrir um blog novo, né?!

      …iPhone&Portugues…
      hehehe

      • Fabricio Torres

        Kkkkkkkkkkk

  • Ricardo

    Não curti. Achei pesado e cheio de propaganda. Achei ainda meio “bugado” tb.. Mas acho que a grande revolução aqui foi o sistema de assinaturas. Isso sim vai “pegar”. Ainda bem 😉

  • iBaloneker

    Minha internet voltou!!!
    #finalmente…

    iLex, parabéns pelo post e obrigado por a cada dia, nos atualizar com o seu melhor conteúdo!
    Obrigado por tudo!!

  • Daniel

    Bom acabei de testar o app e realmente é sim revolucionário, ta muito bem feito, matérias bem montadas, imagens e vídeos em alta resolução, e nao notei tantas propagandas nao, agora é torcer para que algum “jornaleiro” do Brasil tope fazer isso a um preço acessível o que diga-se de passagem no Brasil é difícil. Gostei muito de ver traillers de filmes, e realmente o “coverFlow” da um lag sinistro ms acho q as próximas atualizações resolverão isso xD

  • Richard

    Gostei muito do aplicativo, pena que só será gratuito por duas semanas.. 🙁
    Será que depois a assinatura poderá ser feita diretamente com os caras ou só pela App Store USA?
    Gostaria muito de assinar! 🙂

  • Rodrigo Souza

    Ilex, como vai ser o esquema para assinar ?
    Por exemplo, tenho nove dolares na app store USA, assinando vou recebendo as edições até acabar meu gift card , no caso terei nove semanas ? Ou será apenas através de cartão de credito ?
    Vlw

  • O jornal é perfeito. Vou fazer a assinatura anual.

    • E a propósito, o app do Correio Braziliense (daqui de Brasília) também é interessante. E está completamente free até dia 28/02, se não me engano. Vale a pena.

  • Fábio Vasconcelos

    Agora acabou…