Notícias

Vivo bloqueia aplicativo de consulta de consumo de dados pelo iPhone

No início do mês apresentamos aqui o aplicativo Consumo, um novo projeto brasileiro que tem como objetivo criar uma ferramenta de consulta de fatura de sua conta telefônica, direto no iPhone. A primeira versão, lançada há uma semana e meia, fez um enorme sucesso, tanto que acabou derrubando os servidores da Nyvra e da própria Vivo.

Devido à aparente falta de estrutura da operadora, a Vivo resolveu bloquear silenciosamente o aplicativo, sem nenhuma explicação oficial. Segundo o que o suporte técnico disse a alguns usuários, o motivo teria sido “segurança de dados do cliente“, pois o acesso passava por um servidor intermediário.

Com isso, os desenvolvedores do utilitário (Nyvra) resolveram lançar uma versão 2.0 totalmente reformulada, com mudanças na sua estrutura. Agora, o aplicativo não passará por nenhum servidor intermediário, contatando diretamente o serviço na Vivo. Com isso, não haverá, teoricamente, nenhum motivo para bloqueio a não ser a falta de estrutura da operadora.

Direito do consumidor

Poder acessar, a qualquer hora, a sua consumação telefônica é um direito de todo o cliente, não importa em qual operadora. Até então, nenhuma tele brasileira disponibilizou nenhum serviço do tipo para consultar os detalhes da fatura pelo iPhone, sendo o Consumo o primeiro projeto do tipo. Bloquear este tipo de aplicativo, sem propor nada equivalente é um desrespeito aos consumidores.

Esperamos que a Vivo consiga resolver rapidamente este impasse e que também outras operadoras contribuam com o projeto, que é open source e pode ser usado por qualquer um.

A nova versão já foi enviada para aprovação da Apple e deve reaparecer na App Store em breve. Aconselhamos aqueles que ainda não compraram, que esperem uma definição da situação antes de adquirirem o utilitário.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ricardo Leme

    Poxa, mais uma atitude lamentável por parte das operadoras. Será falta de estrutura ou o aplicativo irá mostrar valores que não interessam para eles?

    • Stefano Angelo

      Já era de se esperar.

      “Tá olhando esses reais a mais aí, porque???
      Pague a conta e não reclame.
      Otário!!!”

    • Porque este blog não faz uma consulta na vivo.acredito que eles tem o melhor atendimento entre as operadoras.inclusive esta semana esta em um sítio no noroeste do Paraná (17 km de Paranavaí) e navegando 3G com 1 mega de link.enquanto outras operadoras não chegava nem o sinal de celular.

      Pelo site da vivo êh possível consultar o seu trafego.

      Um feliz usuário da vivo.

      Obs. Fui cliente da tim por mais de 10 anos , migrei para a claro com a portabilidade e não fiquei 1 mês. Agora já estou dois na vivo e nunca enfrentei problemas.

      Por isso acho que a vivo deveria se pronunciar neste post.

    • Sem duvida, eles cortam por que sabem que era um meio de controlar nossos gastos, e reduzir o lucro da operadora. Concordo com o Senhor Professor (ex aluno do ceunsp cc rs)

  • Discordo que seja uma falta de respeito ao ciente – muito pelo contrário! Aplaudo a Vivo por sua atitude na tentativa de manter a segurança e privacidade do cliente!

    Quando me falaram que “o programa fez tanto sucesso que derrubou o servidor do fabricante” eu pensei “porque diabos eles querem que minhas informações passem pelo servidor deles?” (o Gist deles explica um bocado, mas ainda assim acho que é ruim para a segurança dos nossos dados)

    • Ale

      Tenho que concordar, não tinha razão pra passar pelo servidor deles mesmo. Melhor assim.

    • Lucas, aconselho você reler o texto, porque você interpretou mal. Não oferecer uma maneira do cliente facilmente saber seu consumo é desrespeito sim, e isso não tem a ver com o aplicativo, não coloque palavras onde você não leu.

      • Luiz Goldfeld

        Pra quem não sabe, existe um serviço GRATUITO da Vivo que lhe fornece suas informações de consumo através de SMS. Este SMS pode ser diário ou semanal. É só solicitar.

        • ICampos

          Nunca gostei da Vivo, prefiro a Claro com o seu Gestor Online, que além de acessar do pc, do iPad, ou qualquer outro browser de internet, posso receber por SMS.

          E sem falar da política de bloqueio e desbloqueio de aparelhos da Vivo, quem já foi usuário pós pago conhece muito bem!

          • A política “apresente a NF e tenha seu celular desbloqueado na hora”?

            Sinceramente, eu tb nunca vou ser a favor de operadora nenhuma, pois sim, elas fazem venda casada, te ralam na garantia (vide o blog da URL, sobre os problemas enfrentados no cumprimento da garantia do iPhone 4 aqui no Brasil). Mas falar que a VIVO não tem um meio de ver o tráfego e tem uma política ruim para desbloqueio também é demais.

            O meio que o desenvolvedor usa no app é justamente a informação que aparece no site, pois ele faz uma espécie de indexação daquele conteúdo.

            Quanto ao desbloqueio, por conta da pressão que tanto colocaram nessa tecla, todas operadoras tão mais receptivas nisso. Antes tinha que implorar, chorar na frente, para tentar conseguir algo que é DIREITO nosso. Hoje é só apresentar a NF, ou mesmo no MOMENTO DA COMPRA solicitar o desbloqueio. Simples.

            Um problema real é acabar com a venda casada – que principalmente no cenário do iPhone 4 ocorreu e ocorre MUITO no Brasil – e fazer as operadoras cumprirem a garantia do iPhone 4 – o que não vem ocorrendo.

    • krikaoli

      Que coisa mais absurda de se ler…

      Para operadoras de telefonia, no plano pós, quanto mais o cliente desconhecer sobre o seu consumo melhor será. Pouco se lixando está a VIVO sobre segurança. Eles estão sempre vendendo dados de clientes, isso é prática comum, apesar de ilegal. E não é só VIVO que faz isso não. Se eles estivessem preocupados ele melhorariam a capacidade do servidor ao invés de inviabilizá-lo.

      Eu não entendo nada de segurança, mas entendo de comodidade e respeito, ter os gastos de consumo faz parte disso.

      Por enquanto, ESSE APLICATIVO É MUITO LIMITADO, pois só oferece as informações de consumo, pra mim isso é insignificante, pois eu tenho plano ilimitado. Eu não li direito, achava que havia outros dados, como de voz, gasto atual entre outras visualizações.

      Em alguns países já existem aplicativos da própria operadora que disponibilizam gastos… O negócio é pedir para termos também…

      A iniciativa foi boa, e é um começo. Quando vi todos os problemas com o aplicativo a minha primeira reação foi ficar indignado com os dev, mas depois vi que eles estavam bem intencionados e que eu devo é dar os parabéns por tirar algo tão digno do papel.

      (Menos de 20% da população brasileira usa plano pós pago…)

    • Olá Lucas. Eu não imaginava que a operadora interpretaria isso com um “problema de segurança”. E, mesmo se interpretassem, poderiam ter entrato em contato para pelo menos discutir (ou exigir) alguma mudança, etc? Transparência. No entanto, eu “assumi” a culpa e troquei totalmente a arquitetura, como está descrita aqui (https://gist.github.com/791700) e agora está 100%. Não existe mais possibilidade de dizer que existe “problema de segurança”, e está funcionando bem para todos. – @felipek

  • Tiago Farias

    Alguem que comprou o aplicativo poderia confirmar se ele desapareceu do telefone??? O meu sumiu??? Não me lembro de te-lo deletado…

    • Victor Sabioni

      Ta aqui.

    • Elvis Paixão

      O meu esta aqui ainda.

    • rickricardu

      Bom, ainda aqui tb!

    • Rafael Nogueira

      Nao tem como um app sumir do aparelho… Apenas pode sumir da app store, mesmo assim continua no aparelho e no computador…Depois de instalado só vc pode apagar…

      • Alex

        Oi Rafael,
        Bem isso pode aconteçer sim (de um app sumir). N sei se é um bug mas percebi q quando nos Ajustes desativo as funções Compras na AppStore, Compras In-App e Apagar Aplicativo o ícone/app da AppStore some do aparelho .

  • Rodrigo

    A TIM não tem NENHUMA forma de você saber quanto você já gastou !

    Se mandar mensagem de texto ( PA ) para 4141 dá serviço INDISPONÍVEL…. isso a séculos !! NUNCA vi funcionar !

    E se você ligar pedindo a eles qual foi o seu consumo…. simplesmente dizem que não possuem essa informação…

    TIM C O M FONTEIRAS !

    • Rilton

      Pois aqui a TIM me manda essa informação de 10 em 10 minutos no meu iPhone, já até liguei pra lá, pra cancelar o serviço, porque é chato isso, penso que é alguma mensagem importante, quando vou olhar é a TIM me informando o meu consumo, o pior é que me disseram que já cancelaram o envio por SMS, mais continua a chegar, tive que colocar meu chip secundário da Oi no iPhone e usar o da TIM no Nokia N8, neste ele não aparece (mistérios).

  • Pelo review feito o app parece ser ótimo! Espero que seja disponibilizado para as outras operadoras!

    • Olá João, trabalharei em novas operadoras conforme o tempo e o acesso a outras contas forem permitindo, visto que preciso fazer testes e tudo mais. Mas não deve ser complicado suportar novas operadoras, visto que exigiria pouco ou nenhum código. Deve ser uma questão de tempo. Obrigado! – @felipek

  • Ai ficou uma duvida, continuara o app apenas para operadora Vivo, ou a versão nova atende a todas as operadoras?

    Valeu

    • Olá Rodrigo: a 2.0 foi lançada novamente apenas com a Vivo, visto que a intenção era mesmo a de estabilizar totalmente o funcionamento. Agora, dando seguimento no projeto, a ideia é adicionar novos recursos e operadoras, na medida do possível. – @felipek

  • Tiago Farias

    A vivo pelo menos aqui no Rio também não disponibiliza o valor gasto em consumo de dados… a unica maneira de saber é ligar pra lá e fica 30:00 minutos no telefone para descobrir… achei que fosse a solução mas pelo jeito….

    • Andre

      Basta entrar no site da Vivo que tem lá o consumo de dados.
      É só ir a partir do Meu Vivo > Serviços > Outras Facilidades > Consultar Tráfego de Dados Pós

      • A Vivo SP 11 não possui informação sobre a conta, pelo menos não de forma correta.
        Minha conta já foi paga faz tempo mas ainda não venceu, vence amanhã. Se eu entro no site ele me dá o valor da conta de janeiro+fevereiro.
        Consumo da franquia de dados? Ahah, faz me rir, isso NUNCA teve desde que comprei meu iPhone 3G há dois anos.

        • eu utilizo o atendimento via SMS, 1058, so mandar um sms pedindo o que vc deseja, que eles respondem com prontidão… consumo de dados, sms, quantos minutos restam do plano e de outras promoções, é muito bom!

  • Thiago

    Vou ter que pagar de novo por um negocio que nao funciona ou vai ser um update gratuito?

    • Se fosse esse absurdo que você cogitou, acha que apoiaríamos o projeto?
      Realmente você não nos conhece…

    • Olá Thiago – toda atualização é gratuita, sempre. – @felipek

  • Igor

    Ainda bem que nem comprei isso, achei desnecessário 😛

    • Rodrigo

      O seus comentários a esse assunto também achei desnecessários e/ou irrelevantes. =P

    • rickricardu

      Eu achei ótimo! Aliás muito prático e fácil, já não pode-0se dizer o mesmo do site da VIVO para poder obter essas informações.

      Estou aguardando a atualização com esperança que a vivo caia em si e aidna se junte com os desenvolvedores e lance uma versão dedicada e com mais funções úteis aos usuários da VIVO!

  • Paulo Henrique

    Pois é… Comprei no lançamento e até hoje esperando liberar para TIM!!! 🙁

    • Diogo

      Mas todos sabiam que a primeira operadora seria a Vivo. As outras virão em breve.
      Outra coisa. Vamos elogiar ao @Felipek por voltar a programar e reformular o aplicativo. Agora a VIVO nem qualquer outra operadora terá que dá desculpas. Ou seja, ponto pra nós consumidores.

      • Paulo Henrique

        Pois é… posso elogiar a iniciativo. Pq o aplicativo não usei ainda. rsrsrs

  • Alexman1995

    A vivo e uma merda elas sp ganham dinheiro sob a internet eu tenho um pacote de 2 gb porém eu passo todo mes eu passo uns 150 por mes so de internet ja estou muito puto

  • Rafael Oliveira

    Como seu sempre disse.
    As empresas fazem o que quer de nós……assim eles podem trabalhar na escuridão e colocar nossas contas lá em cima.
    é claro (sem trocadilhos com a operadora) que eles Vão tentar bloquear esse app de novo…nunca nenhum empresa será transparente com seu consumidor.

    Viva o Brasil

  • Claudio

    Acho um pouco estranho isso tudo.. o pessoal reclama que a vivo não oferece nenhum soft para acessar a conta pelo Iphone e que o soft é totalmente seguro e é código aberto.
    Então se alguém fizer um soft para acessar seu banco pelo Iphone (um banco que não tenha ainda) você vai usar?
    E o código pode ser aberto, mas deus sabe se o que foi compilado é o que está realmente nos fontes.

    • Cláudio, existem dezenas de apps que acessam bancos na App Store.

      • Claudio

        Sim iLex, claro que tem.. FEITAS PELOS PRÓPRIOS BANCOS E NÃO POR TERCEIROS.
        Meu amigo, a partir do momento em que vc digita seu login e senha em uma app qualquer coisa pode ser feita com ela.

      • Claudio

        Vc usar uma app de terceiro para acessar qualquer coisa sigilosa e que possa lhe dar algum prejuízo, como bancos, corretora de valores (e o que mais cada considera sigiloso) é dar um tiro no pé…

        Quando falo terceiro, é o seguinte: é o mesmo que vc acessar o seu banco através de uma página que não seja a dele, ou seja, através de uma página feita por um terceiro que não seja autorizado pelo banco.

        O caso da empresa de telefonia vai de cada um, se não se importarem com o risco de saberem a senha com a qual vc acessa os serviços, se não consideram esses dados sigilosos.

        • Marcus Malacarne

          Eu também penso assim.
          Principalmente porque os dados passavam por um servidor externo, da própria empresa. Portanto não condeno a atitude da Vivo.
          Não quero dizer que o iLex esteja errado em apoiar o projeto, nem que o projeto deva ser descontinuado. Muito pelo contrário. Admiro a iniciativa do desenvolvedor, principalmente agora, que se empenhou em achar uma solução para o problema ocorrido.
          Agora, chegando a informação diretamente da operadora para o aparelho, não vejo motivos pra Vivo bloquear o serviço. Se isso ocorrer novamente, tem que ser muito bem justificado, e não apenas por motivos comerciais. Caso ela mantenha o bloqueio sem uma justificativa plausível, aí sim ficarei decepcionado com a Vivo.

        • Marcus Malacarne

          Eu também penso assim.
          Principalmente porque os dados passavam por um servidor externo, da própria empresa. Portanto não condeno a atitude da Vivo.
          Não quero dizer que o iLex esteja errado em apoiar o projeto, nem que o projeto deva ser descontinuado. Muito pelo contrário. Admiro a iniciativa do desenvolvedor, principalmente agora, que se empenhou em achar uma solução para o problema ocorrido.
          Agora, chegando a informação diretamente da operadora para o aparelho, não vejo motivos pra Vivo bloquear o serviço. Se isso ocorrer novamente, tem que ser muito bem justificado, e não apenas por motivos comerciais.

          • Olá, Marcus. Eu “assumi” o bloqueio da operadora como uma restrição de funcionamento de arquitetura, entendi que não poderia funcionar como estava. Portanto, a arquitetura foi totalmente modificada e existe uma descrição aqui (https://gist.github.com/791700). Estou sempre aberto a conversar sobre esses temas relacionados a arquitetura e Segurança. – @felipek

        • Muito bem colocado Cláudio.

    • Claudio, no exterior existem *centenas* de aplicativos que fazem a mesma coisa, e ninguém reclama. É uma questão de confiança. Acha que tens capacidade técnica para avaliar a segurança do projeto e discutir esse tema publicada? A dica seria instalar um “sniffer” de rede, na versão 2.0 (atualização). Nenhum byte é enviado para qualquer lugar que não seja própria Vivo. E se conseguires provar qualquer coisa diferente disso, eu te envio publicamente um pagamento de R$10.000,00 😉

      Assumi o “bloqueio” da operadora como um “mude a arquitetura”, e ela mudou, como está escrito em detalhes aqui (https://gist.github.com/791700). Estou sempre aberto a discutir temas sobre segurança, pois era justamente a área que eu trabalhava antes de escrever aplicações iOS/mobile.

      É uma questão de confiança, sim.

      • Opa! Quero ver se o Claudio fazer a mesma coisa caso ele esteja errado!
        É como eu sempre digo: é tão fácil falar sentado atrás da tela do computador… 😉

  • Bruno

    Informação importante ao desenvolvedor do App, primeiramente meus parabens a ele pela iniciativa vamos la:

    A Claro tem um serviço parecido que é o Gestor Online, (serviço pago) onde ele passa essas informações, (minutos gastos, trafego de internet, SMS e etc…) porem na Claro ele pedi o nº do telefone, e uma senha que todo o cliente Claro tem (senha do site minhaclaro.com.br)

    Obrigado pelo espaço e estou disponivel para ajudar com informações da Claro, (nao gosto da operadora, porem estou preso por 1 ano a ela =/)

    • Olá Bruno – obrigado pela informação, alguns outros usuários estão sugerindo esse suporte, certamente será o próximo agora que o projeto está ficando estabilizado. Muito obrigado pela sugestão! – @felipek

  • Edu

    Não acho absurdo a Vivo censurar o app, tem todo o direito (e dever) de garantir a segurança dos seus clientes.

    Os desenvolvedores do app é que deveriam ter mais cuidado ao lançar (e cobrar por) um aplicativo que envolve uma marca como a Vivo e os dados de seus clientes. É preciso ter uma segurança jurídica e mais profissionalismo pra fazer uma coisa dessas. Espero que eles se preocupem com isso antes de lançar uma segunda versão do app, ou fiquem preparados para devolver a grana de quem comprou o app e não levou.

    Abraços.

    • Arley

      Comentario perfeito

    • Olá, Edu: primeiramente, o aplicativo não usa de nenhuma forma a “marca” Vivo. Na realidade, eu evito até mesmo usar “Vivo” e uso “operadora”. Mas é importante deixar claro que, inicialmente, funciona com esta operadora. Em segundo lugar, naturalmente o projeto não seria “esquecido”, alguma atitude, de alguma forma, seria tomada. A nova versão (2.0) já está disponível e solucionar *qualquer* eventual problema de segurança que a operadora (Vivo) tenha considerado. – @felipek

  • Wendel Castanhato

    Estou contigo Claudio. Muito inteligente a sua colocação. Afinal, nós consumidores estamos a mercê das operadoras, que jamais serão perfeitas. Acho que com a reformulação do app, quem acertou (sem querer ou não) foi a Vivo, pois obrigou o desenvolvedor a mudar sua estratégia e nos fornecendo mais segurança. Essa é a ordem natural das coisas que sempre deveria ocorrer!!! Parabéns a Vivo, ao desenvolvedor e ao BDI que nos mantém antenadíssimos nesse mundo do IOS

  • Wendel Castanhato

    Estou contigo Claudio. Muito inteligente a sua colocação. Afinal, nós consumidores estamos a mercê das operadoras, que jamais serão perfeitas. Acho que com a reformulação do app, quem acertou (sem querer ou não) foi a Vivo, pois obrigou o desenvolvedor a mudar sua estratégia e nos fornecendo mais

  • Wendel Castanhato

    segurança. Essa é a ordem natural das coisas que sempre deveria ocorrer!!! Parabéns a Vivo, ao desenvolvedor e ao BDI que nos mantém antenadíssimos nesse mundo do IOS

  • Wendel Castanhato

    segurança. Essa é a ordem natural das coisas que sempre deveria ocorrer!!!

  • Jeff

    Se as operadoras fizessem o que deveriam (proporcionar uma maneira fácil e clara de consultar seus gastos) não existiria espaço para esse tipo de aplicativo.

    Os caras que criaram o aplicativo exploraram essa deficiência por parte das operadoras, nada mais normal do que isso! O problema, na minha opinião, é tirar do ar simplesmente por tirar e não dar nada em troca!

    Desrespeito absurdo que temos que aguentar nessa porcaria de país….

    • Jeff: não entendi se mencionavas a Vivo no “retirar”, mas o aplicativo foi “retirado” para evitar que novos compradores não tivessem algo que não funcionasse! Uma correção foi imediatamente iniciada e já está publicada (depois do tempo de aprovação e liberação da Apple) na App Store. Tudo está OK novamente. – @felipek

  • Wendel Castanhato

    Segurança. Essa é a ordem natural das coisas que sempre deveria ocorrer!!! Parabéns a Vivo, ao desenvolvedor e ao BDI que nos mantém antenadíssimos nesse mundo do IOS.

  • Wendel Castanhato

    Segurança.

  • Diante da situação, entendo que primeiramente o fabricante do app deve explicação os clientes que adquiriram e pagaram por ele, se existia um contrato, ou mesmo um termo de ajuste com a operadora para acesso dos dados de cada cliente.

    Tal informação é de suma importância, pois de existe autorização previa de acesso a operadora não pode bloqueá-lo, porém sr não existe é um direito dela bloquear o acesso, cabendo ao fabricante e a propria Apple ressarcir aqueles clientes que adquiriram o APP.

    Logo, iLex entendo que tal informação deve ser esclarecida, para assim criticarmos quem realmente merece a nossa critica.

    Desse modo, caso o próprio blog tenha essa informação, entendo ser de grande valia a manifestação.

    Abraços e parabéns pelas informações dispostas no site.

    Leandro

    • Não existia esse acordo pois o App não tinha acesso direto aos dados. O cliente digitava a senha e login para o App funcionar.
      Eu não vejo problema se EU digitar o meu login e senha em um App que eu comprei, de uma empresa que eu confio

      • Ednilson Rosa

        Mas ele vendeu algo que não tinha como garantir que continuaria a funcionar. Muita gente deve ter comprado imaginando que o desenvolvedor havia acordado com a Vivo que o aplicativo faria este acesso. Vender um aplicativo sem esta garantia e sem avisar os usuários que ele poderia deixar de funcionar caso a operadora discordasse de sua utiliação, isto sim é desrespeito com o cliente!

        • Olá, Ednilson: se alguém comprou pensando que era “oficial” da Vivo, não leu a descrição do aplicativo que fica na App Store. Ainda, o aplicativo não foi “retirado” da App Store para sumir, e sim para entrar em um modo de manutenção. Uma atualização já foi liberada (2.0) que altera totalmente a arquitetura, de modo que tudo está funcionando sem problemas, sem “chances” para a operadora interpretar como “problema de segurança”, entre outros. Está tudo OK. – @felipek

  • Os caras poderiam fazer um acordo com a Operadora antes de sair lançando o app assim. Acho que é de interesse da operadora poder usar um app desses inclusive como marketing. E dependendo até os desenvolvedores podem ganhar uma boa grana da operadora vendendo o app pra eles. É só saber negociar.

  • thiago nonato

    realmente as operadoras nacionais sao uma vergonha…è uma que nao libera o facetime, outra que tem uma cobertura orrivel. eu mesmo vivi um abisurdo desses quando a vivo aumentou o valor do iphone 3gs depois de 1 semana de vendas em que nao se encontrava 1 unico iphone para venda…e agora bloqueiam um app revolucionario no brasil pois nao querem investir em estrutura para seus clientes….isso é um ABSURDO.

  • Juan

    um aplicativo como esse seria uma boa realmente, claro se os dados não vazassem. os aplicativos atuais que medem a banda trafegada pelo aparelho são bastante imprecisos, tava na hora de vir um que puxasse todos os dados direto do servidor de forma mais prática. Para quem é cliente da vivo, já conhece a instabilidade do serviço, vira e mexe eu tento me logar para ver meu tráfego de dados e o sistema está indisponível,

    • Amil

      Eu uso o contador do próprio iOS.

      • Rodrigo

        Eu também, o iPhone já tem este controle, acho que vale um Post explicando, pois atende todas as operadoras, pois é um controle do próprio aparelho, só precisa mesmo é lembrar de zerar ele no dia que fecha a fatura. Um amigo da TIM estava louco me perguntando onde baixar este App, expliquei deste contador e ficou bem feliz. 🙂

        • Juan

          sim, o iphone tem um contador, o problema é se lembrar sempre de fazer isso e o mesmo separa enviados e recebidos, o que ainda faz você ter que ficar somando os dois no final pra saber o quanto está a cota de tráfego, nem um pouco prático.

          • Ednilson Rosa

            Tem alguns aplicativos que fazem este controle e zeram automaticamente o valor acumulado na data que você estipular. O 3G Data Control é um deles. Isso tudo sem precisar se conectar a nenhum serviço que possa parar de funcionar depois, e utilizando somente os dados do próprio iPhone…

            • Juan

              valeu a dica, eu utilizo o 3G DataControl mas ele frequentemente demonstra bugs no tráfego, cada hora mostrando um valor totalmente diferente e se ajustando sozinho de novo, funcionamento meio instável, só “quebra um galho”.

            • Olá, Ednilson: O problema desses aplicativos, primeiramente, é que precisam ficar “rodando” para fazer alguma “coleta” de dados. Sendo desenvolvedor, sei que através do SDK isso não é algo preciso. Em outros países, *sempre* existem aplicativos para obter dados da operadora: oficiais ou não. O Brasil talvez seja um dos únicos que não tenha (e onde esses aplicativos fazem sucesso). – @felipek

  • Leandro Melo

    Nossa o pessoal tá estressado aqui hoje ou é impressão minha?

    iLex, Lucas, Thiago e cia, relax.

    Infelizmente a felicidade geral nunca será alcançada, cada um que faça sua avaliação e comprem o aplicativo se quiserem, este blog está fazendo o papel dele que é divulgar.

    Façam suas críticas direto ao desenvolvedor e isso pra quem comprou e tem direito a suporte, os demais não tem esse direito.

  • Tiago Farias

    Sinceramente… Acho que a empresa está em apuros…. Quem quiser entrar na justiça pode alegar propaganda enganosa, já que o app não cumpre mais o prometido.

    • por 99 centavos?

      • Tony

        Com as penalidades previstas em lei esse valor iria bem alem de 99 centavos e o processo seria merecido.

        • Olá, Tony: embora o aplicativo (Consumo) esteja funcionando perfeitamente (atualização 2.0), estou totalmente aberto a “disputar” qualquer alegação contra o projeto. Seria interessante observar até onde o tema iria. – @felipek

    • Olá, Tiago. Em primeiro lugar, o aplicativo (Consumo) está funcionando perfeitamente bem para todos os usuários, na App Store, em sua versão 2.0. Em segundo lugar, eu adoraria (mesmo) disputar legalmente com alguém sobre os “0,99” por propaganda enganosa. Gostaria de ver até onde isso poderia chegar no Brasil. No mais, depois da mudança na arquitetura (https://gist.github.com/791700), continuarei melhoramento o projeto (open source). – @felipek

  • Renan Decarlo

    Agora estamos todos sem o aplicativo, por causa da vivo 🙂

    • Pablo Rangel

      E qual seria a graça disso? 🙂

    • Pablo Rangel

      Sem querer ser o advogado do diabo, mas alguem aqui conseguiu bater essa aplicacao com a realidade (com o proprio medidor de trafego de dados do iphone, por exemplo..que é o que eu uso!)? Pergunto porque se essa aplicação tinha algum bug alguma situação não prevista que ela despreza, pode ter tido uma onda de consumidores acusando a Vivo de terifar errado e tal, citando como prova essa aplicacao.

      Resumindo: quem aqui testou e pode afirmar que essa aplicação é precisa?

      • Pablo: teu questionamento é muito interessante. Observe, no entanto, que o aplicativo mostra a “visão” do consumo na perspectiva da operadora, que é quem faz a cobrança! Outros aplicativos podem fazer os seus cálculos de consumo, mas quem vai *cobrar* vai ser a operadora, e por isso é importante controlar usando uma perspectiva da operadora, e não alguma estimativa não-oficial. Nota: mesmo que o aplicativo não seja oficial (talvez um dia poderia ser), a *informação* em si é totalmente oficial. – @felipek

  • Raphael Victor

    Ola ilex, não sei se vc sabe, mais tem uma foto do iphone 4 da verizon no site da apple americana com uma antena a mais, da uma olhada, um abraço.

  • Andre

    Eu já sabia, a vivo nunca disponibiliza o valor exato da conta antes de 10 dias da data do vencimento da mesma.

  • Pedro Nascimento

    Fiz um teste com o atendimento por sms da vivo e funciona muito bem. Mandei um sms para 1058 com o texto, quero saber todos os saldos do meu plano, sms, pacote de dados e minutos. E recebi varias mensagens de um atendente. Tudo certo. Comprei esse app tambem. E lembro e na descricao do mesmo fala que nossa senha e usuario ficava so no aparelho.

  • Pedro Nascimento

    Ta to mundo traquilo por que pagamos us0,99 se fosse mais caro?

  • Marcos

    Aqui o desenvolvedor explica o que aconteceu com o aplicativo
    http://nyvra.net/Consumo
    Mas se a Vivo bloqueou, teve suas razões.

    • Olá, Marcos: talvez tenha tido suas razões. Por isso, a arquitetura foi totalmente modificada, como está descrito aqui (https://gist.github.com/791700) e está tudo funcionando sem problemas. Assumi que precisaria mudar e em poucos dias (depois de todo o processo de aprovação da Apple) a atualização já está disponível para todos. – @felipek

  • Guilherme Aoki

    Nao defendo a VIVO e nem o aplicativo, mais um grande problema que esta sendo discutido aqui é em relação ao acesso a essas informações do faturamento da conta.
    Na minha opnião, acho q nao corre o risco de ter acesso à informaçoes pessoais como alguns leitores disseram, tiro como exemplo o serviço da CLARO ( como outras operadoras tbm tem esse serviço), que solicito a qualquer momento a minha fatura e atravez de SMS é exibida, claro q tbm isso eh um direito nosso, mais a unica diferença é que o faturamento eh exibido atravez do aplicativo.

    bom.. eu penso assim 😉
    Grato.!

  • John

    Concordo com algumas pessoas que é complicado pelo lado da segurança e privacidade dos dados dos dados e que Vivo tem que zelar por estes dados. Porém não vejo transparência por parte das operadoras e acredito que elas que são as diretas interessadas na venda de iphones e ipad fazem muito pouco por estes aparelhos e deveriam perder o monopólio da venda, pois outros revendedores fazem muito mais, vide submarino, Saraiva e outras que tem app para o iOS.

    Ate hoje a vivo nao tem visual voice mail. É totalmente ridículo.

  • Ungo

    Algumas vezes me parece que este blog tem dois pesos e duas medidas.

    Quando se trata do controle da Apple tudo bem (o que nem sempre é tudo bem);

    Quando se trata do controle da Vivo não é bom (assim como a Apple, a operadora tem suas razões muitas vezes).

    Uma visão mais coerente seria melhor, como utiliza base de dados da Vivo e/ou outras operadoras, há necessidade de contratos e permissão, a Vivo tem obrigação de fornecer informações por seu site, mas não é obrigada a deixar que terceiros acessem essas informações.

    A ideia do app é boa, mas deveriam tê-lo lançado gratuito num primeiro momento, tudo bem a vontade do Felipe em devolver o dinheiro, mas não tem como, a menos que lance um app futuro gratuitamente para compensar os que entraram nessa, ainda assim não seria a mesma coisa.

    • Rafael Nogueira

      Não existe nada de dois pesos.

      Aqui é o Direito do Consumidor em jogo. O primeiro bloqueio, pode ser considerado válido por passar por outro servidor, questões de segurança são sempre importantes. A unica crítica abordada é do fato da operadora não possuir serviço equivalente (muito comum em diversos países) e aparentemente não desejar ou não possuir estrutura caso o cliente queira manter controle de forma fácil sobre seus gastos.

      E um bloqueio da próxima versão, seria completamente criticável, uma vez que terá acesso direto à operadora, sem possibilidade de utilizarem a mesma justificativa anterior. Havendo mais bloqueios quanto a esse serviço sem oferecer um app semelhante, deixaria bem claro que eles não possuem estrutura ou não querem que você tenha controle sobre a sua conta (o que seria uma grande afronta às normas consumeristas). Somos calejados de tantos desrespeitos por diversas empresas e me admiro que exista pessoas que critiquem serviços extremamente uteis como esse.

      • Ednilson Rosa

        O interessante é que no comunicado que eles colocaram no link http://nyvra.net/Consumo, eles dão a entender que NÃO irão insistir na solução, caso não haja um acordo prévio com a Vivo. Ou seja, talvez nem saia esta segunda versão… Veja o que ele diz:

        “A “solução” para o bloqueio seria trivial. Há formas de se fazer isso sem que um bloqueio sequer seja possível. Mas, pessoalmente, neste caso não quero fazer o jogo de gato e rato. Entendi o 403 como um recado da operadora. Há pessoas fazendo contato com a operadora para tentar “reverter” a situação.

        Espero que façam bom uso do código e das ideias :-)”

        Será?

        • Olá, Ednilson: Eu admiti qualquer “erro” que tenha feito, mas a parte ruim de toda a história foi a operadora nunca, jamais, ter sequer tentado entrar em contato. Ou seja: ficaria até difícil *imaginar* o motivo do ação que foi tomada. Mesmo assim, troquei totalmente a arquitetura (https://gist.github.com/791700), fiz esta nova versão (2.0), está disponível aos usuários, e está tudo funcionando OK. – @felipek

  • PauloCRM

    Bom Dia, Essa e minha primeira mensagem, acabei de comprar um IPhone 4 da Oi, e ate o momento nao consegui me conectar por 3G. Alguem saberia me informar se o problema e da cobertura da OI ou seria do aparelho. Ja verifiquei que o 3G esta ligado na configuracao do telefone.

    Obrigado.

  • Serafim

    ENQUANTO ISSO EM OUTROS PAISES…

    Sao as proprias operadoras que fornecem aplicativos para consulta de consumo de dados e de minutos.

    A Razao é simples.

    Transparencia e Honestidade nos servicos prestados.

    A Operadora que nao fornece ou é precaria em fornecer essas informacoes sao deixados de lado pelos clientes.

    • Muito bem colocado, Serafim.
      Há um grupo que resolveu vir aqui defender a Vivo, como se o Blog estivesse se colocando contra ela. Talvez estes não tenham entendido o real objetivo do artigo, que é o de incentivar todas as operadoras (não só a Vivo) a também disponibilizar um serviço que o resto do mundo já tem (e quem acha por SMS ou ligar na central é a mesma coisa, não não entendeu como é prático saber quanto gastou com um botão).

  • ALMS

    Sinceramente acho que é errado a Vivo fazer isso, mas mesmo assim, não tem Operadora hoje que chega nos pés da cobertura 3G da Vivo, aqui em SC, onde eu vou tem sinal… e outra eles ofertaram 1 Mb de velocidade e sempre está na faixa de 1.5 até 1.8Mb

    Quando eu mostro pros meus colegas a velocidade do 3G da Vivo eles ficam de cara

  • Alan Galego

    Essa vivo… Vou te contar viu…!!! Galera já fui clinte vivo e realmente é complicado, os caras não repassam informações e coisas do tipo. Hoje utilizo Tim no meu iPhone 4 e afirmo, não existe coisa melhor.
    Abraço!

  • Rodrigo

    Um absurdo a conduta da Vivo. Total falta de transparencia com o cliente. Realmente lamentável.

  • Luiz

    quero meu dinheiro de volta…

    • Olá, Luiz. Uma atualização (2.0) já está disponível e tudo OK. – @felipek

  • Helbert

    Se os dados passsavem por outro servidor a Vivo fez muito bem em bloquear o acesso. Parabens !

    O problema que muita gente quer liberdade mas não se preocupa com privacidade. E depois reclama.

    • Jack_72

      Eu sinceramente nao entendo o “risco” por ter um server intermediario.

      Ohh o que o desenvolvedor fara com meus dados?

      Ele tem meu endereco? Tem meu CPF? Tem a placa do meu carro?

      Ah, ele tem meus dados de consumo!
      E?

      Nao é possivel, a Vivo deve ter contratado 3 estagiarios para fazer comentarios negativos sobre o aplicativo, em vez de direcionar esta mao de obra para melhorar o proprio servico.

      Pra comecar, são as PROPRIAS que deveriam fornecer este tipo de aplicativo de ACOMPANHAMENTO!

      • O engraçado é que o Google faz muito, mas MUITO pior que isso em termos de permanecer com os dados de todos nós, e ninguém reclama… 😉

    • Olá, Helbert. A operadora pode ter tido seus motivos, eu entendo. Assumi isso e a arquitetura foi totalmente alterada para eliminar qualquer possibilidade de questões de segurança ou privacidade, visto que *nada* mais é envolvido fora telefone e própria operadora. O acesso é tão (ou mais) seguro que usar qualquer outro mecanismo. – @felipek

  • Helbert

    Só um complemento pra não dizer que estou defendendo operadoras :

    Tem meses que reclamo com a TIM que não tenho acesso a controle de minha conta. Atualmente não há NADA que posso me passar o valor da fatura parcial ou ligações realizadas ou dados consumidos.

    ISSO É UMA VERGONHA !

  • Ricardo

    Mais do que correto a Vivo ter bloqueado o acesso de um aplicativo de terceiro, que tinha uma passagem intermediária e que supostamente teria acesso aos seus dados.

    Ou vocês acessam a conta do seu banco por um aplicativo de terceiro e não do Itaú?

    abs!

    • Jack_72

      Ok.

      Entao voce esta de acordo com a segunda versao, que nao tem intermediario, certo?

  • José carlos

    Sou cliente Claro e pra quem está tento problemas com esse app eu recomendo o DOWNLOAD METER é muito bom, mostra a porcentagem de quanto eu posso gastar por dia e me aviza quando acaba a franquia.

    • Olá, José. O problema, infelizmente, é que operadora não usa este mesmo aplicativo para efetuar as cobranças, de forma que a contabilidade pode acabar sendo totalmente diferente. Meu objetivo foi mesmo de ter acesso aos dados *oficiais* da operadora. A atualização (2.0) está disponível e OK. – @felipek

  • só digo uma coisa: “a VIVO não dá ponto sem nó”

  • Rodrigo

    Aplicativo atualizado e testado. Funcionou 100%. Acabei de baixar o update.

  • Pra mim da sistema indisponível…

    • Antonio Paulo

      Pra mim a mesma coisa: sistema indisponível! Não sai disso…

      • Olá, Antonio. Algumas poucas situações podem levar a isso:

        1) Seu formato de telefone não foi digitado corretamente;
        2) Sua senha foi bloqueada temporariamente (por algum motivo);
        3) Está pendente a confirmação de uma senha temporária.

        Aos poucos vamos deixando isso mais claro os usuários (já estou trabalhando nisto). É importante que, ao encontrares qualquer problema ou similar, entres em contato através do aplicativo que eu, pessoalmente, sempre respondo e atendo todos os usuários, o mais rápido possível.

    • Olá, Marcus. Essa situação pode ser por alguns motivos:

      1) Seu formato de telefone não foi digitado corretamente;
      2) Sua senha foi bloqueada temporariamente (por algum motivo);
      3) Está pendente a confirmação de uma senha temporária.

      Quando tiveres *qualquer* problema, entre em contato que eu, pessoalmente, estou sempre disponível para esclarecer dúvidas, analisar problemas, ouvir sugestões. Agradeço se pudermos melhorar o serviço sempre mais, beneficiando todos os usuários. – @felipek.

      • Camila

        Oi Felipe,
        Eu tb estou tendo esse problema. Qual seria o formato certo do numero? Eu estou digitando 11 (DDD) e logo em seguida sem espaço ou hifen, o meu telefone. Está certo assim?
        Obrigada

  • Vinicius

    FUNCIONOU! caras véi…
    to de cara!
    XD
    show de bola!
    e o foda agora… eu gastei 5 reais fora do meu plano jah! BOSTA!

    kkkkkkkk
    mas eh sinal q o app funça! ou seria funfa? anyway.. funcionou!!!!

    hohoho

    (ok, pareci uma criança de 13 anos de idade neh?)

  • Vinicius

    hum… eu entendo a vivo em ter bloqueado…
    eles simplesmente viram q a porta aberta pelo programa poderia ser utilizada por outros e decidiram aumentar a seguranca… agora com essa arquitetura nova a vivo realmente n tem motivos para bloquear novamente… mas eu nao duvido de nada… (afinal de contas meu compartilhamento de internet vive sendo desativado sem eu mudar as configs pois eu utilizo ele como modem na faculdade, cursinho e de vez em quando em casa quando a NET cai…)
    Mas enfim… curti mto o app… ele funcionou perfeitamente!

  • Ricardo Evangelista

    E quem comprou como eu, como vou ficar?
    Abs, Ricardo

    • Se você comprou realmente, deve ter visto que uma atualização já resolveu o problema.

  • Gabriel Pato

    A meu ver, a versão inicial é bem mais interessante. Concordo, claro, que tem o risco da segurança. De fato, se for da vontade do desenvolvedor, ele pode sim logar todas as informações que quiser.. porém, veja bem, o parsing da página que exibe as informações de banda deixa de ser feito no seu aparelho, e passa a ser feito por um servidor dedicado. Você deixa de baixar a página completa e deixa de fazer o parsing local, pra receber apenas os poucos bytes (consumo) que lhe é de interesse, já pronto pra ser exibido.
    Se a Vivo quiser sacanear, ou mesmo acabar lançando uma atualização na página, o código que localiza esta informação na página vai alterar, e todos vão precisar ter seus aplicativos atualizados. Se fosse com o servidor intermediario, seria só trocar a regex nele, e ja estaria tudo funcionando outra vez…
    É questão de confiar ou não no desenvolvedor e no meio onde o servidor esta hospedado. Acho engraçado muitos falarem que não confiam e que tem medo de ter seus dados roubados, quando saem por aí usando tudo quanto é wifi pública, sem pensar que seus dados podem acabar sendo logados por usuários maliciosos na mesma rede.

  • Antonio Paulo

    Infelizmente nã funciona para planos corporativos. O Meu Vivo é só para pessoas físicas. Deveriam alertar para isso. Para mim, eu poderia me cadastrar no Meu Vivo mesmo sendo a minha linha Vivo Empresas. Vamos aguardar uma evolução para não considerarmos “um dinheiro jogado fora”.

  • Monaski .’.

    Esse app voltou a funcionar?!?!

    alguém por aqui esta conseguindo uso-lo de forma satisfatória?!?!

    😀

  • Lucas Alvarez

    O que o aplicativo faz é quase a mesma coisa que você faria: O seu PC entra em contato com o servidor e puxa os dados, no App, o app contata o servidor! Não há problema de segurança algum, porque na 2.0 o acessi ficou Dispositivo/App/Servidor Vivo, antes era Dispositivo/App/Servidor do App/Servidor Vivo, ou seja, a conexão é DIRETA, sem a participaçao de terceiros!