Notícias

Lançado o primeiro projeto brasileiro de aplicativo para iPhone com código open source

A resposta a uma grande necessidade de usuários brasileiros de iPhone está chegando à plataforma, e o que é melhor, de forma colaborativa. É o aplicativo Consumo, que controla os gastos telefônicos que você fez no mês com o seu celular. Será o primeiro aplicativo do tipo compatível com operadoras brasileiras.

A ideia é ter uma ferramenta simples, sempre à mão do usuário, para que ele possa a qualquer momento consultar detalhes do seu saldo e gastos direto no iPhone. Ela pretende ser rápida, com baixo consumo de dados de internet.

Ele já foi enviado para a iOS App Store (custará 0,99$) e deve ser aprovado a qualquer momento. Como ele não usa diretamente a informação do cartão SIM (chip), você pode cadastrar várias contas para ir acompanhando o consumo de cada.

Colaboração open source

Mas o aplicativo ainda não está completo: por enquanto ele funcionará apenas com uma operadora (a Vivo), pois com as outras a tarefa é um pouco mais complicada. É por isso que seu desenvolvedor, Felipe Kellermann, resolveu abrir o código fonte do app para toda a comunidade, para que seja um trabalho colaborativo.

A ideia é que várias pessoas (e até mesmo as próprias operadoras) contribuam para fazer evoluir a ferramenta, até então sem similares no Brasil (diferentemente de outros países, onde esse tipo de controle é comum). Ele é composto de um framework genérico, em que vários desenvolvedores podem colaborar. Quem ganha com isso? Nós, consumidores, que teremos uma ferramenta em constante evolução e com grandes potenciais.

Ele é também o primeiro projeto open source brasileiro a chegar à App Store. Isso quer dizer que quem está aprendendo a programar para iPhone poderá ter acesso ao aplicativo pronto ao mesmo tempo que consegue ver como ele é feito. Com mais projetos assim, teremos um verdadeiro salto na evolução de desenvolvedores em nosso país, fazendo as opções e a qualidade de aplicativos nacionais crescerem a passos largos.

Todo mundo pode colaborar. Quem não é desenvolvedor, mas quer ver sua operadora entre as opções, pode também contribuir com suas contas para testes, ou então enviando sugestões de melhoramentos. Quem é desenvolvedor, poderá compilar o código e instalar de graça o app para utilizá-lo e fazer as evoluções que achar conveniente (o código completo se encontra neste repositório). Todos que colaborarem com ideias utilizadas no aplicativo terão seu nome nele.

Para o consumidor final, que só quer aproveitar a utilidade do aplicativo, será possível comprá-lo na App Store por um preço quase simbólico, que servirá para o suporte (afinal, os usuários precisam ter assistência caso alguma coisa não funcione conforme o planejado).

O projeto todo é digno de aplausos e merece todo o nosso apoio. Afinal, é de aplicativos úteis e de boa qualidade que todos nós precisamos e é assim, com a colaboração de todos, que as chances de evolução não só do aplicativo, mas de toda a comunidade de desenvolvedores, aumentam. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Com certeza irei comprar,Só aguardar ele ser aprovado.

  • Danilo

    Bela iniciativa! Vamos aguardar! E melhor, ainda vou conseguir testar por ser da vivo!

  • Arlys

    Vou comprar assim que sair, agora quero ver as faturas virem superfaturadas todo mês.
    A vivo não dá nenhum respaldo pelo site pra gente acompanhar nosso consumo, e eles omitem informações no atendimento.
    Vamos ver se melhora.

    • Mesma coisa aqui. Do dia pra noite aparece que eu excedi R$ 6,56, porém nada aparece com 100% de uso.
      Esse app vai ser bem útil.. 🙂

      • Quem é pré na vivo consegue ver o consumo mais detalhado de quem é pós

        • Olá pessoal! 😉 Legal que gostaram. Na realidade, o que o aplicativo faz é “abrir um protocolo” no “Meu Vivo” e obter as informações. Nos testes (pós), está funcionando *100%*, muito rápida a atualização com dados oficiais da Vivo. O suporte a pré pode ser melhorado ainda. Novas operadoras serão adicionadas.

          – @felipek

      • Arlys

        Hugo, o meu deu a MESMA coisa que você.
        A diferençãoé que foi R$ 6,12, mesmo sem eu ter gastado nada em 100%.
        Vivo é picareta dos infernos.

  • Josi

    Incrível essa ferramenta que me salva de ter de ir regularmente ao site da vivo consultar minha conta e “dar com a cara na porta” pq nunca é como eu preciso.
    Nota 10!

    tem código promocional?

  • Alexandre

    Parabéns ao Felipe e a todos que colaboraram no projeto.

  • Ricardo

    MUITO BOM! Mas o quão importante vai ser o campo PLANO no app? Pois a CLARO oferece o plano SOB MEDIDA, aonde a pessoa monta o plano como quiser (minutos, torpedos, etc). Não tem SOB MEDIDA 200, OU 300.. cada um faz o seu. Parabens pela iniciativa galera!

  • Mamede

    Pelo que vi nas fotos o aplicativo ira acessar o meu vivo pra trazer as informacoes. Muito bom. Mas parece que pelos comentarios alguns estao imaginando que o consumo sera medido atraves do celular. Eu acho que nao. Veremos quando for lancado.

    • Olá Mamede. Na realidade o aplicativo pega sim as informações direto da Vivo. E isso é bom, pois é uma informação oficial. Mas fazemos isso de forma bastante otimizada, pois consumimos quase nenhum dado para buscar os dados.

      • Mamede

        Sim, percebi isso, e gostei muito, poupa um trabalho enorme de acessar o site.
        Espero que a Apple aprove logo.

  • Alex iPilot

    Essas iniciativas são legais e devem servir de exemplo.

    Falando nisso, iLex, vc já viu o app Luna, feito pelo PUC RJ? É uma espécie de linguagem de programação interpretada, com os programas escritos diretamente no iOS… Interessante. É possível escrever uns programinhas e executar direto no aparelho! Disponivel na App Store.

    • Não achei esse App cara, tem o link ?

      • Alex iPilot

        O site do app LUNA, tem o link para a AppStore.
        http://www.objectiveceeds.com/application/luna/

        O site da linguagem LUA:
        http://www.lua.org

        Quando eu coloco “Luna” na pesquisa da App Store aparece dentre os resultados. Como é que faz para colocar o link direto do app na AppStore? Isso eu não sei fazer… Poderia ser uma dica do Blog, iLex… 😉

        • Obrigado, mas unca ia achar no meu iPhone pq o App é pro iPad.

      • Olá Vitor! O aplicativo não está disponível ainda, a Apple precisa “aprovar” 😉

        – @felipek

  • Jéferson

    Muito legal!!!

  • Cadu

    Incrivel mesmo!!!

  • Ótimo app! Sempre esperei uma operadora chegar e lançar um app desses. E melhor ainda foi a iniciativa do desenvolvedor abrindo as portas para que cada operadora possa seguir esses passos!

  • marcos augusto

    Tai um aplicativo realmente indispensavel no iphone , vou comprar assim que for aprovado ! Acho que nossa app store prescisa mesmo de apps de qualidade nao qque nao tenha mas com mais qualidade e uteis tb !

  • Carlos Arcas Neto

    Legal, sou Vivo. vou comprar assim que estiver disponivel.
    É sempre bom acompanhar nossos gastos.

  • Leonardo

    Excelente! Parabéns aos desenvolvedores! vou comprar assim que sair!!!!

  • Excelente notícia, muito bom.
    Parabéns!

    Será possível aproveitar o código numa nova compilação para o Android?

    • Olá Ornando! Eu mesmo penso em fazer versão para Android em breve (muito breve)!

      Mas iOS sempre tem prioridade 🙂

      – @felipek

  • Parabéns Felipe!

    Felipe Kellermann é um exemplo de desenvolvedor no brasil, sempre colaborando com a comunidade, não poderia ficar de fora de ser um criador de um projeto opensource.

    Meus caros,

    parem de mimimi, mac pra cá mac pra lá. a tendência do futuro é as plataformas terem o melhor do que há nelas. um pouco de colaboração e respeito aos usuarios de outras plataformas ira ser bom para o respeito que a comunidade opensource tem por vocês.

    Mas em todo caso, me desculpe quem não merece ouvir isso.

    • PS,

      no meu comentário acima ficou faltando umas tags…

      (RecadoAosMacChatoUsers) Meus Caros…..(….) …. por vocês. (/RecadoAosMacChatoUsers)

      troque ( ) por Menor e Maior.

      grato

    • Obrigado pelas palavras de carinho, “guestofuture”.

  • Antonino Ferreira

    Parabéns pela iniciativa. É bom também pra quem está aprendendo a programar pra estudar o código. Parabéns novamente.

  • Durepox

    no App Store já existe um aplicativo chamado consumo, serve para controle de uso de combustivel. Este será mesmo o nome para o controle de gasto no celular?

    • Oi Durepox! Mancada minha 🙁 Acabei nem olhando se o nome já era usado. Pra falar a realidade, essa brincadeira me “custou” 3-4 noites para fazer (o lado do servidor e do cliente iOS), então eu nem olhei os detalhes. Mas não tem problema haver repetição, não. Espero que os desenvolvedores do outro não fiquem chateados 🙂

      – @felipek

  • Daniel Bittencourt

    Esta é realmente uma atitude digna de aplausos. Sempre pensei em poder um dia utilizar um aplicativo como o http://bjango.com/iphone/consume/, e agora não só teremos a oportunidade de ter um aplicativo desta categoria para iOS aqui noa Brasil como também poderemos dar idéias e opinar sobre como ele pode ser melhorado.
    Muito bom mesmo, esperando apenas ele ser liberado para que eu possa baixa-lo.

  • Zil

    Achei meio arriscado por o telefone e senha.
    Chequei o código e manda pra um serviço da nyvra
    http://nyvra.net/service/consumo/OPERADORA?username=CELULAR&password=SENHA

    E a senha anda por aí em plain text. Não acho que pessoal da nyvra vai fazer sacanagem com isso, mas sei lá, é perigoso

  • Henrique

    É só ser aprovado e já esta na tela de início do meu iOS!!!

  • Uma boa notícia para os gaúchos (de Porto Alegre) é que dia 17 de janeiro começa um curso de desenvolvimento iOS com o Felipe Kellermann, com a parceria da iPlace.

    Interessados tem mais informações aqui:
    http://iplace.maiscommac.com.br/cursos/curso_ios_17_01.pdf

    ou [email protected]

    Até mais!

    • Cara tava muito afi. De fazer um curso desses mas aqui por fortaleza nada de aparecer algo !!! Bem q o Felipe poderia da um rumo ai pra galera uma bibliografia e algo nesse estilo pra ta doido pra comecar a programar em Objetive-C pra iphone/mac/ipad.

    • Marcel

      Po cara, eu te mandei um email faz um tempão sobre isso e não tive resposta!

      • As matrículas podem ser feias a partir de amanhã e a divulgação oficial começa segunda… Receberás meu e-mail!

        Abraço

  • Claudio Bauer

    Parabéns ao Felipe.
    Esta filosofia do trabalho colaborativo é que fez do Sistema Operacional Linux o que ele é hoje.

  • Rennan Felipeto

    Pagaria até 10 dolares pra ter um app desses =D
    Quero ver ultrapassar o limite de dados agora ˆˆ

    Valeu Felipe!

  • Cleberson

    Caramba, essa semana mesmo eu procurei um app assim! Parabéns Felipe, muito boa sua iniciativa, vou comprar assim que sair!

    Bacana que meu plano na Vivo é igual o seu, então vai funcionar perfeitamente heushuhea 😀

  • Mateus

    So uma duvida, e possível adicionarmos números que nao sao cobrados? Por exemplo, eu sou vivo e tenho um número que eu ligo e nao sou cobrado.

    Aguardo ansiosamente pelo App

    • Cleberson

      Acho que o app vai identificar isso sozinho, porque vai pegar as informações da própria operadora.

  • Alexandre da Silveira Soares

    Sensacional! Mesmo sendo cliente da Tim atualmente vou comprar para ajudar no projeto! Parabéns pela iniciativa!

  • Fabiano

    Ótima iniciativa, como sou cliente Vivo, já esta na lista de compras. Bora ajudar!

  • Juarah

    Eis aí um app que vai ser freqüentemente
    usado .
    Parabéns !

  • Ramon

    A partir de quando estara disponivel ???

    • Olá Ramon! Deve estar disponível em breve. Avisaremos!

      Obrigado pelo interesse!

      – @felipek

  • Thiago Robson

    Sabe me dizer quanto tempo vai levar para que a Apple libere o app na AppStore? Assim que sair comprarei… ;D

    • Não tenho como saber, Thiago 🙁
      Mas assim que for liberado, avisaremos (Twitter, post, etc). Valeu!

      – @felipek

  • Guidson

    Gostei deste tema do BDI no iPad…. Bem lega iLex…. Bom o app tb!!!!!!!

    • Rennan Felipeto

      Caramba, ta todo mundo falando dessa nova versao do blog pro iPad. Qeria ter um iPad agora pra ver essa mudança kkkkkkk

      Alguem pode falar o que mudou? =D

    • PauloAndre

      Gostei tb. Maneiro!

    • PauloAndre

      Gostei tb do novo layout.

  • William

    Nossa muito legal esse programa, pena q sou da claro, mas com ajuda de todos td corre mais Rapido, parabéns principalmente por abrir o código e pensar no coletivo…

  • Parabéns pela iniciativa!
    Fui cliente VIVO por 1 ano e mudei para TIM. Atualmente uso o iPhone 4 – TIM. Se precisar, pode contar comigo!

    []’s

  • digoloureiro

    Ufa!!! Até que enfim alguém resolveu esta falta de honestidade das operadoras, mas claro não foi elas, as operadoras, mas valeu Felipe, vc provou que ter a tecnologia nas mãos pode ser sempre algo para melhorar e facilitar a vida das pessoas! Parabéns!
    Tem previsão de liberação???

  • Paulo

    Sensacional eu sempre procurei um aplicativo como este.
    A idéia do desenvolvimento colaborativo também é muito legal !!!

  • Dnc

    Seria melhor se alem de pegar os dados oficiais da vivo vc conseguisse os dados do próprio aparelho para confrontar eventuauis cagadas ou valores errôneos da operadora que justamente sao a nossa maior desconfiança

  • Jonathan

    O pessoal que tá empolgado com o app por ele “acabar com o abuso das operadoras” deve prestar atenção em como os dados são obtidos. O programa não mede o consumo de dados pelo que você efetivamente usa no celular, mas sim pelo que consta nos bancos da operadora como o utilizado. Isto é, se você utilizar efetivamente 500MB mas, sei lá, aparecer na operadora 1GB, eles vão te cobrar 1GB e pronto. O que o app permite é tão somente o usuário ter o mesmo controle que a operadora. Claro que, só por isso, já vale a pena ser baixado, mas daí a achar que você poderá confrontar a operadora…

  • Esse sim é um aplicativo que voce tem gosto de pagar.. Nos usuarios precisamos de mais controle na conta porque essas operadoras querem que a gente va a falencia…

    (Tim esta cobrando a ativação do meu facetime sendo que eu nao consigo usar ja foram mais de 600 reais jogado fora porque a tim nao quer ressacir o valor que ja foi pago x( complicado eles nao sabem nem o que é um iPhone e nem de que marca ele é dai fica complicado)

  • Camargo

    Só espero que as operadoras não bloqueiem esta forma de acesso aos dados. Sabem como é, a transparência com o consumidor no Brasil é opaca!

  • Daniel Pinho

    É opensource mas é pago… Ou seja, todo mundo trabalha de graça e o desenvolvedor ganha? Com todo o respeito, este é um conceito deturpado de opensource… Opensource tem que ser FREE, como o Linux e tantos outros sistemas. Não vejo nada feito em prol da comunidade. Só quem vai se beneficiar do “opensource” é o autor do app, já que ele é pago e ele será o único que receberá a grana. Bote o app free e ganhará meu respeito.
    Abraços 

    • Com todo respeito, Daniel, você tem um conceito muito, muito deturpado do que é open source, que não significa “ser de graça”. Provavelmente você é só usuário e não desenvolvedor, por isso pensa assim.
      Aconselho você se informar mais a respeito, a filosofia do open source é muito bonita para ser mal interpretada desse jeito. Assim talvez você descubra que há versões do Linux que são pagas, sim. Inclusive o OS X, que roda em Macs e iPhones, usa código opensource, sem ser ilegal ou “desonesto” como você tentou insinuar. 😉

      O Brasil é atrasado intelectualmente. Enquanto o resto do mundo é colaborativo, aqui todo mundo acha que o outro vai se aproveitar de você. É uma pena isso.

      Abraços

      • Raphael

        Éh isso aí iLex.

      • Daniel Pinho

        Pra ilustrar melhor, outra situação prática: sou músico, e vou deixar meus projetos musicais abertos pra músicos do Brasil inteiro colaborarem fazendo arranjos. Os que eu gostar, boto no meu CD. E vendo. E não pago nada a quem criou os arranjos que eu inseri. Entende? Por mais que a “base” seja minha, cada colaborador tem o direito autoral respectivo. E eu não acho legal uma só pessoa lucrar com a colaboração de outras. That’s all 🙂 abraço

        • Se formos imaginar hipóteses onde se ganha e se perde no opensource, esse tópico vira outra coisa.

          O fato é um só: você acha que o que é opensource deve ser obrigatoriamente gratuito e por isso você está ERRADO no conceito.
          O objetivo aqui não é discutir a validade ou não disso. Repito: aprofunde mais seus conhecimentos sobre o assunto e não fique só no “achismo”. Formar opiniões sem base de conhecimento é algo medíocre (atenção, não estou chamando você de medíocre, estou constatando um fato).

          Como eu disse, você não é o único: há diversas pessoas conceitualmente limitadas, como você (ops, desculpe a dureza das palavras) que não entendem que a evolução das coisas depende do compartilhamento. E isso nos níveis mais elevados da nossa vida, não só programas e direitos autorais.

          Por favor, não se ofenda com minhas palavras (que muitos geralmente acham ácidas), mas realmente acho que seria melhor para você se informar mais sobre isso. É um assunto bem interessante, mas infelizmente este blog não abre espaço para esse tipo de discussão, pois foge do foco dele. Mas até mesmo no seu exemplo de música há bastante argumentos que rebatem seu ponto de vista.
          Boa pesquisa. 🙂

      • Leonardo

        Sou desenvolvedor, usuário de Mac OS e conheço distros pagas do Linux. A diferença aqui é que as pessoas vão desenvolver de graça o aplicativo que será vendido. No Mac OS X, apesar de ser baseado em freeBSD, todas as alterações no freeBSD e códigos desenvolvidos pela Apple, são códigos proprietários, ninguém tem acesso a eles e quem fez recebeu por isso. Assim acontece com as distros pagas do Linux. Acho maravilhosa a iniciativa do Opensource, mas acho que esse app sai um pouco da linha.

        Enfim, não há problema o app ser pago. Só que se ele é pra ser realmente Opensource, o felipek não pode reclamar se alguém fizer alguma melhoria no app e colocá-lo de graça na AppStore

    • Daniel Pinho, acredito que conheças pouco de open source. Conheces Linux? Faz uma busca na Internet e procura por meu nome em contribuições em projetos Linux. Sabe quanto uma Red Hat vende uma única licença de Linux? Dá uma buscada na Internet 🙂

      O projeto *é* gratuito (GRATUITO!) se você ir lá, pegar o projeto e usar.

      O que é VENDIDO é um produto final na App Store, que tem suporte/manutenção.

      Sinta-se convidado a ir, baixar os sources, compilar, colocar no aparelho, etc.

  • Pedro

    Sou cliente TIm e aguardo que ele possa ser usado nessa operado! Me ofereço pra teste se preciso!
    Muito boa ideia esse app.
    Abraço

  • Thiago Dalsoto

    Otimo, ainda bem que fiz portabilidade para vivo semana passada! soh aprovar, que irei comprar…

    Abraço

  • Thiago

    Esse app será tão bom (podendo mandar dirigente de operadora pra cadeia) que devemos pressionar para que seja liberado logo!!!
    Parabéns ao desenvolvedor!!!

    • Haha, certamente será liberado (eu espero) em breve, Thiago!

      – @felipek

  • Ricardo F Bega

    Muito bom, parabéns pela iniciativa. São aplicativos assim que a APP STORE está precisando, e não de 16340192634091273049123 apps “lanternas”.

    Aliás, me desculpem a ignorância, para eu poder trabalhar, digo criar aplicativos, com a Apple, eu necessariamente tenho que possuir um Mac? Como estou de férias até março, estava pensando em estudar e tentar desenvolver alguma coisa, porém o único produto que possuo da maçã é mesmo o iPhone.

    Obrigado.

    • Olá Ricardo! Sim, você precisa de Mac para programar para iOS.

      É uma excelente aquisição e hoje estão com preços bons 🙂

      Clica em um dos links aí do Blog do iPhone e faz uma compra…

      – @felipek

  • Samuel

    Felipe Kellermann, duas curiosidades:
    1) foi feita alguma parceria com a vivo?
    2) se a vivo implementar algum captcha, a app deixa de funcionar? Pois, se eles não concordarem com a app, deve ser a primeira providência que eles irão tomar! Hehehe pense na ideia de fazer parcerias, não só com a vivo como com as demais operadoras.

    No mais, parabéns pela ideia. Inovadora. Pelos comentários é clara a aceitação do público. Comprarei sem pestanejar. Abraço.

    • Olá Samuel,

      1) Não, nenhuma parceria (por enquanto?).

      2) Penso em fazer “parceria” sim. Se a operadora fazer isso, ela estará prejudicando *muitos* de seus usuários. A solução do lado da aplicação será “simples”: o captcha será apresentado ao usuário. Neste caso, a operadora só vai estar dificultando a vida de todos. A informação é e deve ser de direito dos usuários.

      Um dos motivos de estar “open source” é por eu não querer “esconder” o que é feito.

      Esse tipo de coisa é do direito de todos.

      Obrigado pelos elogios 😉

  • Michelle Ferreira

    Perfeito!

    Aguardando…. 🙂

  • Lembrando que a versão para Windows Phone 7 foi iniciada (por favor, sem preconceitos galera 😉

    Parabens Felipe!

    • Olá Guilherme. Open source it! 😉
      O objetivo de ser aberto é para termos contribuições, abertas.

      – @felipek

  • Luiz Duraes

    Primeiramente, parabéns Felipe.

    Normalmente não compro aplicativos da AppStore, porém comprarei o seu (assim que aprovado) pois além de o produto parecer ser muito bom, sua iniciativa de disponibilizar o código fonte foi explendida.

    Mais uma vez meus sinceros parabéns e tomara que o seu aplicativo seja mais um sucesso de vendas da AppStore.

    []’s
    Luiz Duraes

  • Rob M.

    Na minha opinião o projeto é uma iniciativa digna de aplausos. Parabéns ao Fernando Kellerman e a todos os colaboradores! Este aplicativo valoriza o direito do usuário da telefonia móvel às informações de consumo, o que atualmente nem todas as operadoras tem proporcionado aos seus clientes de maneira satisfatória. Comprarei com satisfação!

    Acho o aplicativo fundamental, pois sou cliente “pós-pago” da Vivo e, como alguns já mencionaram aqui, tive o mesmo problema: mal a fatura do mês foi fechada, recebi a informação de que “excedi a mensalidade em R$11,65” sem ter efetuado qualquer ligação no meu iPhone4 (obs:deixo a opção de Dados Celulares desligada pois não tenho plano de dados em minha linha). Fica a dica para os usuários que têm o mesmo problema: usem o canal que a Vivo disponibiliza para reclamações. Falem com a Ouvidoria da Vivo como eu fiz, pois assim, eles saberão os o que precisam melhorar neste serviço de informação que é um direito de todos.

    Gostaria de fazer uma sugestão ao Fernando Kellerman e colaboradores: se as informações virão diretamente da operadora e atualmente estas não são tão precisas, de acordo com os relatos, não seria interessante uma apresentação “mista” de dados no aplicativo (informações de uso do próprio celular + informações/previsões da operadora)? É apenas uma sugestão. Abraços a todos!

    • Rob M.

      Felipe Kellermann, errei seu nome, me desculpe! Era só para ver se você estava prestando atenção! Hehehe… Parabéns pelo projeto!

    • Muito legal teu feedback, Rob. Tua sugestão é muito boa, vamos avaliar. Sem problemas por ter errado meu nome, hehe!

      – @felipek

  • Floco

    Louvável felipek!

  • rac

    Realmente muito bom a idéia do programa.
    Assim que sair irei comprar tbm.
    No aguardo.

  • Rafael oliveira

    Otimo app. Pena que o meu iPhone e TIM mais eu irei comprar se precisarem pode contar comigo.
    Obs: para ficar completo só faltou ter o número de SMS enviado

  • Herbert

    Excelente Programa.

    Parabéns pela iniciativa, torço para que todos com boas intenções colaborem para complementar o App.

    Estou aguardando anciosamente a liberação do mesmo, sou cliente da vivo, vou comprar concerteza!

    Abs!

  • Fabiano

    Bacana hein Felipe. Parabens mesmo cara!

    Abs,

  • Michel Matos

    Comprei o aplicativo e fui usá-lo hoje e foi lançada a mensagem de que a Vivo bloqueou o acesso. Francamente, esse pessoal dessas operadoras são sem futuro! Não disponibilizam o serviço e ainda bloqueiam o acesso!!!

  • Alvaro Albornoz

    Quero comprar o app mas nao estou conseguindo me cadastrar no Meu Vivo, preciso estar cadastrado para usar o app? Obrigado…