AppleiPadOpinião

Enquanto a concorrência não inovar de verdade, o iPad continuará dominando o mercado de tablets

O iPad revolucionou o mercado de tablets e isso ninguém pode questionar. A prova está que, depois dele, mais de 100 modelos diferentes foram apresentados na última CES, a maior feira de eletrônicos voltada ao consumidor, o que fez muitos chamarem 2011 de o Ano do Tablet. A concorrência está correndo atrás de um fenômeno criado pela Apple há um ano, quando apresentou ao mundo pela primeira vez a sua mais nova criação.


Crédito da foto: Reuters

Mas só correr atrás não é bom para ninguém. Tentar imitar o iPad só deixa o mercado estagnado e permite que seja a Apple quem determine as regras do jogo.

É comum ouvirmos de usuários de outras marcas frases como “o Android é melhor porque roda Flash“, ou “o Galaxy Tab supera o iPad porque possui câmera“. Mas me parece muito limitado pensar que a evolução do mercado só possa depender de funções que a Apple propositadamente não colocou. É indigno chamar isso de inovação, pois não traz novidade nenhuma. Não podemos achar que a evolução é limitada ao que Steve Jobs não deixa colocar em seus iDevices. Esse é o grande erro dos concorrentes e talvez a razão que permitirá a Apple dominar o mercado ainda durante muito tempo.

Não estou aqui defendendo a Apple, muito pelo contrário: monopólio não é bom para ninguém, nem mesmo para os usuários de iPhone e iPad. É preciso dar uma ‘sacudida’ no mercado para fazê-lo crescer. A falta de concorrência faz com que a Maçã decida ela mesma quando adotar ou não novidades, como já vimos no passado com as funções de copiar e colar e compartilhamento de internet.

Uma pequena esperança surgiu em mim hoje cedo, quando li uma notícia no site Engadget: um tablet misterioso com uma câmera dupla que faz vídeos em 3D. O teaser (aparentemente publicitário) surgiu nas mãos de um brasileiro famoso lá fora, o Joe Penna, mais conhecido como Mystery Guitar Man. Em um vídeo, ele aparece com um até então desconhecido dispositivo na mão, com duas câmeras e o logotipo do Google, típico de aparelhos com Android.

Boatos afirmam que seria o G-Slate, da LG. Se o dispositivo se confirmar, teremos aí uma real novidade: criação de vídeos e fotos em 3D, um caminho diferente que a Apple ainda não traçou e que pode ser muito legal para todos nós, se fizer sucesso e se tornar padrão na indústria.

Só isso que nós consumidores pedimos: inovação. Os concorrentes precisam parar com suas estratégias medíocres de só copiar o que a Apple faz ou deixa de fazer, pois isso só faz com que ela fique no controle da situação e permite que suas atualizações acabem sendo apenas “tapas buracos”.

Inovem, nos surpreendam. Caso contrário, ficarão eternamente “correndo atrás“.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • JanjaBoy

    Também quero ver concorrência!

    • Kleyson Klesller

      [2]

      • Bruno Almeida

        [3]
        Mas esse negocio de 3D, é totalmente inútil.

        • Leandro

          Concordo plenamente. Ainda mais para um Tablet.

        • Tb concordo.
          Bom o que adianta ter tb só uma funcionalidade legal?

          • Só mais uma observação.

            A concorrência fica aí preocupara em copiar iPad, iPhone, e enquanto isso a Apple deve estar projetando outro produto “amazing” e lança e quebra as pernas de todo mundo novamente. 😛

  • Achei muito limitado este artigo, destoando da típica qualidade dos demais posts do blog. Parece que foi escrito por uma criança de 12 anos.

    • O dia que crianças brasileiras com 12 anos escreverem dessa forma, eu vejo um futuro promissor para o Brasil!

      Sua critica sim, destoou completamente com o nível dos usuários do Blog!

    • Samuca

      Tá. Agora vai pra casinha… vai.

      • Meu caro, não perca o seu (e o meu tempo) disparando ironias.

        O artigo é cheio de obviedades, e não acrescentou em nada, na minha OPINIÃO. Só não entendi porque alguém que nem mesmo é o autor ficou “magoado”. Cresça, amiguinho. Maturidade.

        Se o autor do tópico quiser discutir minha crítica, será muito bem-vindo.

        • Samuca

          Magoado? Por isso??
          Fez-me rir…

          Eu apenas lhe respondi o óbvio ululante para um comentário que foi pobre e medíocre (e otras cosas más). Quem criticar? Faça como “gente grande” amiguinho.

          Caso contrário continuarei com minha imaturidade, que é meu direito e darei minha opinião sobre qualquer comentário, também meu direito, dizendo com todas as letras: VAI PRA CASINHA!

          E se vc não gostou, nao vai pra casinha não: GO TO HELL!!
          Melhor assim?

        • Anderson Campos

          Marco, em minha opinião está cheio de obviedade porque se trata do óbvio. Jobs inovou o mercado e as demais empresas tentam seguir este caminho, porém não apresentam nada que abalasse o domínio da Apple. Os números provam isto.

          À propósito, sou fã incondicional da Apple, algo que não era até ter um iPhone 3GS e descobrir a incrível qualidade do produto (e dos demais produtos).

          • Você está certo. Não vemos no mercado de tablets nada realmente inovador, e os produtos recém anunciados (com exceção daqueles equipados com o Honeycomb) parecem revestidos de uma complexidade exagerada no uso.

            Como muitos, antes de ter um iPad, achava que ele não seria assim tão útil, mas sua simplificidade me conquistou para tarefas para as quais hoje nem ligo mais no notebook: navegação na web e leituras, por exemplo.

          • Em tempo, testei o Galaxy Tab recentemente e, apesar de contar com os ditos “recursos que a Apple não quis oferecer”, a experiência final de uso foi vergonhosa. O Galaxy S pode até fazer frente para o iPhone, mas o Galaxy Tab achei vergonhoso comparado com o iPad.

            • MarcioF

              Ola Marco

              Ainda nao testei o Galaxy Tab. Vc pode dar detalhes do q há de ruim nele?

            • Respondendo ao Marcio, eu não usaria o termo “ruim”, mas em relação ao iPad eu senti diferença no touch, que parece mais impreciso (especialmente no multitouch). O tempo de resposta do SO também me pareceu mais lento, o que afetou a “fluidez” do uso. As dimensões são menores e acho que para leitura é pouco. A espessura é maior, mas no peso é mais confortável (o peso é um ponto negativo do iPad – leia um livro nele por uns tempos para ver). Claro que existem recursos que o iPad não tem, como a câmera e o telefone, mas no geral não acho que o Galaxy Tab seja um produto atraente no preço que é vendido.

            • No galaxy tab o único site em “flash” que se roda +ou- é o do youtube que supostamente deve tido uma modificaçãosinha lá, tente entrar em sites mais complexos como o http://www.moodstream.gettyimages.com que é cheio de flash que ele trava, até pra sair do navegador ele demora a responder

            • Liliana Oliveira

              Possuo os 2 aparelhos, um iPad e um Galaxy tab. Realmente o Galaxy possui inúmeras funcionalidades que o iPad não possui. O problema é que a experiência de uso do Galaxy é IRRITANTE. Sem comparações. Isso é inquestionável!

            • MarcioF

              A impressão que dá (e creio que seja isso mesmo) é que as concorrentes lançaram seus tablets às pressas, oferecendo produtos mal-acabados apenas para tentar abocanhar um pedaço do mercado. Para mim isso é um tiro no pé, já que mancha a própria imagem. Só com os detalhes que vocês deram, já fiquei com um pé atras com os produtos da samsung… Exagero, né? rs

          • JohnRS

            Sempre gostei da Apple mas depois de usar o Iphone 4 passei a amar ela… Sem comentarios…aqui todos devem saber do que estou falando…uhaiahuaah Abraço galera!

  • McKoe

    Verdade!

    • McKoe

      (verdade o q ta no post, não no comentário do marco)

  • Luis Felipe

    A apple é inteligente , pois se voce acessar o site dela e ir la na parte do iphone voce vera a seguinte frase:
    “Enquanto todos estavam ocupados tentando se equiparar ao iPhone, nós estávamos concentrados na criação de recursos fantásticos que deixam o iPhone ainda mais poderoso, prático e mais indispensável.”
    a mesma coisa acontece com o ipad.

    • Maicon

      BINGO!!! sempre um passo a frente…

  • Rafael Damasceno

    Isso é um pouco vago: tablets já existiam. Com mais funcionalidades, e rodando OS como Windows 7. O que a Apple vende é a experiência aparelho – consumidor. Todo o sistema é extremamente simples e com interfaces muito amigáveis, como a Apple faz. Isso é que ela vende bem. Depois, os aplicativos que você pode instalar completam o aparelho. Isso é que eles copiam. Android foi a melhor tentativa, mas mesmo assim difere muito.

    • Cleberson

      Computadores também existiam quando a Apple fez o Macintosh;
      Tocadores de música também existiam quando a Apple fez o iPod;
      Celulares também existiam quando a Apple fez o iPhone.

      :B

    • A questão é que uma tablet, por ser um aparelho que aspira a um computador portátil, porém, com muitas limitações (teclado, performance, entrada e saída de dados, autonomia de uso, necessidade de apoio, dimensões…), PRECISA ser simples e fácil de usar, fina, leve, rápida, bateria durável. Antes do iPad, era tentado sempre adaptar um SO de computadores para as tablets, o que era um erro fundamental. Quando a Apple lançou o iPad, já com toda a base do iOS fundamentada pelo iPhone e o iPod touch, ela cumpriu todos estes requisitos, com atenção especial a detalhes até hoje difíceis de atingir pelos concorrentes, como a resposta imediata dos comandos dados na tela, sem lag, longa autonomia… E, pra isso, teve que deixar de colocar um monte de coisas que todo mundo acha que vai arrebentar, como câmeras (apenas um exemplo, sei que hoje dá pra colocar tranquilamente uma câmera no iPad sem qualquer prejuízo à usabilidade) e um monte de parafernálias extras que só deixariam o aparelho mais grosso, pesado e sem a mesma performance.

      Agora que ela indicou o caminho, todos estão correndo atrás do prejuízo. O problema é que, o pessoal não está conseguindo sequer uma solução simples e elegante, que é necessário pra uma tablet, imagine inovar.

    • Claudio Bauer

      Parabéns!!!

      Vc falou a palvra mágica: EXPERIÊNCIA.

  • Raphael

    Concordo plenamente, quanto mais concorrentes chegando perto dos produtos da maçã, mais a Apple irá inovar o mercado. Mas enquanto a Google não a supera… Heil Apple

  • Francisco junior

    iPad é iPad, os outros são os outros. O iPad sempre vai ser diferente por ser da Apple.

    • Bryan

      Concordo!

    • Samuca

      Olha, apesar de parecer frase de Fanboy eu concordo plenamente.
      A Apple conseguiu inovar tanto que acabou fazendo o que ninguém esperada (só o Tio Jobs): Criar não apenas um produto novo, mas um segmento.
      Exemplo:
      Uma coisa é celular, outra é smatphone e outra completamente diferente (e melhor) é o iPhone.
      Também existe tablet (como aqueles da Dell que são vendidos a 10 anos rodando windows – um nojo), existem outras tentativas de computadores portateis e existe o iPad.

      Acredito sinceramente que o mais correto pra concorrencia é juntar as forças, criar uma máquina do tempo, voar 100 anos pra frente, rouvar o “iPad QualquerNumero “, trazer pro presente e tentar implementar as idéias.

      Vida Longa ao Jobs!!

  • @rico_monteiro

    O galaxy Tab não é concorrente para o iPad, pois ainda usa android 2.2 froyo, entao o Galaxy tab não passa de um adroid gigante. Mas esperem o Motorola Xoom com Android 3.0 Honeycomb novo sistema desenvolvido inteiramente para tablets, este será o diferencial do Xoom que o trasnformará no concorrente do iPad

    Meu sogro vai aos USA este ano e estava querendo mt uma tablet mas o ipad para ele pecava em não ter flash, camera, entrada USB, entrada para cartão de memória. e pediu minha opinião se valia a pena o iPad ou um notebook.

    Após avaliar a necessidade dele que era ter algo portátil em que pudesse verificar e-mails, navegar na internet e editar documentos Office na mesma hora mostrei a a promissora tablet da Motorola. Ele adorou e comprará na viagem.

  • Luis Tini

    E o motorola Xoom?

    Esse tablet é um concorrente de frente para o ipad e ,derepente, para o ipad 2.
    Processador,memoria,tela.

    • Cleberson

      Mas é exatamente isso que estamos falando que não adianta fazer!

      Não adianta fazer uma tablet “igual” o iPad, só mais rápida, mais cara ou mais bonita.

      Na CES um monte de gente disse que mesmo as tablets mais potentes não rodavam o SO tão bem e não obedeciam os comandos tão fluidamente como o iPad. Então de que adianta ter tanta potência?

      O que precisam é fazer algo DIFERENTE, que nos faça pensar “nossa, nunca tinha pensado nisso”, exatamente como essa tablet misteriosa que promete fazer vídeos 3D.

      Não que 3D seja uma coisa importante (eu acho uma BOSTA filme em 3D, não tem nada a ver com a realidade), mas é bem diferente do que a gente tá acostumado.

      • @rico_monteiro

        Não acho q tenha q ser assim, só de trazerem um produto mais veloz, tela maior (não tanto tb… a do Xoom ja ta de bom tamanho, com um OS feito especialmente p tablets e não um OS adaptado, mais barato e que a bateria dure mais.

        Quero concorrência, possibilidade de escolha! nada de ah, só tem o iPad.

        mas concordo contigo na parte da tecnologia 3d não vejo necessidade disso em uma tablet.

    • Gabriel Quadros

      Sem falar no Android 3.0
      Esta é a primeira versão do Android que me surpreendeu, achei o sistema muito bem feito, nao vejo a hora de colocar a mão em um…

    • Guilherme Gomes nogueira

      Eu não vi nada de muito diferente nesse Xoom que o ipad não já tenha.. até o design das linhas dele são idênticas as do ipad.
      Inovar pra mim é qdo lançarem um tablet com projeção holográfica, ou que tenha uma bateria que não precise recarregar nunca… (sim.. é um exagero, mas não deixa de ser inovação)
      Melhorar processador, camera frontal e traseira, 120GB de espaço… não muda o mercado em nda.

  • TiãoGavião

    Concordo e tbem acho que concorrência é sempre bom. Por enquanto estou muito feliz com meu Ipad, ele faz tudo que preciso e esperava dele!!

  • Elisio

    A concorrençia mais cedo ou mais tarde vai vencer o ipad …

    • José Augusto

      A concorrência mais tarde vai vencer o 1º iPad 😉

      • Gerson

        Com certeza! Esse iPad é o Classic, e daqui a alguns anos alguém pode ate a vir fazer um tablet melhor que o Classic iPad 1ª versão que nós temos hoje, mas até lá já vai ter o iPad 5…. É muita poeira Pra concorrência comer

  • Le0

    Muito bom o artigo!
    Valeu Ale Salvatori!
    ABS!!

  • Guilherme Gomes nogueira

    O grande problema dos concorrentes é que além de copiarem produtos, (não só da Apple mas também de outras empresas) eles não se preocupam com a funcionalidade do que estão lançando. É viável? É muito grande?, É pequeno demais? É reflexivo? Esquenta muito? É fácil de usar?
    Esse tipo de questionamento não é visto pela maioria das empresas que lançam produtos no mercado.
    Não precisamos de empresas para copiar nda.. pra isso já existem os produtos xing-ling..
    Precisamos de inovação…

  • Danilo Fonseca

    Concordo com o escritor da matéria, colocar câmera não é inovação… mas que é difícil amar produtos Apple e escutar de qq um q o Galaxy Tab é melhor por conta da câmera é… além de ser muito chato!

    • Rakdos

      Isso pode ser solucionado com uma simples imagem visual: Imagine alguem tirando foto com um tablet… Não consigo pensar em cena mais tosca.

      Ta, uma câmera frontal serve para videochamadas, mas será que isso é o tipo de coisa que tem utilidade mesmo? É legal pra fazer uma frescurinha, mas quanta gente tem videochamada como uma função vital? Ou seja, a camera no galaxy é uma vantagem tão útil quanto terem deixado com um tamanho horrivel só pra ele ser “mais portátil”…

      • Danilo Fonseca

        Rsrsrsrsrssss…

        A cena vai ser bizarra mesmo!

  • RAVAGNANI

    Olha, lendo seu texto não acho que o problema em si seja o hardware e sim o SO e a variedade de Apps para compra, isso sim para mim é reelevante em relação à compra de um tablet de outra marca.
    O Android aprendeu isso já, e corre atrás para um dia chegar na excelência do que é a App Store a Apple, sinceramente acho que quando de fato o Android for páreo para o iOS, ai sim poderemos ter o desfrute de escolher um tablet apenas pelo hardware mais avançado ou o design.

    Sinto falta de convergência também, se entrasse alguém no mercado com um produto que fizesse a junção de Celular, Tablet e Notebook e com um Software robusto seria o sonho.

    Vi recentemente um aparelho da Motorola que faz tudo isso, mas poderia vim da Apple este produto inovador.

  • joao vicente

    falando um pouco mais de 3d do que de tablets, é uma ingenuidade enorme acreditar que 3D vai sobreviver desta vez sendo que nas 3 primeiras tentativas o problema era a tecnologia não havia um unico fabricante que estivesse perto de algo parecido com uma TV 3D e tbm os proprios filmes não algo do tipo “avatar” por isso o 3D morreu e agora em tempos em que há tecnologia e há filmes o problema está na progamação da TV, a não ser por alguns canais a redor do mundo ninguem está realmente investindo nessa tecnologia e por isso o preço desses tevevisores não está caindoe ainda o fator das pessoas em si se vc sair por ai perguntando para pessoas se eles se importam em ter ou não uma TV 3D em casa, elas não ligam, eu msm não ligo pra min o filme em blu-ray já basta portanto msm que a industria começe a colocar cameras 3D em td ainda essa tecnologia na minha opinião já deu oq tinha que dar DEIXEM O 3D MORRER, POR FAVOR.

    • Allan

      Ja existe (mas nao foi lancado) um apatelho com 3d sem óculos. Voce pode nao gostar mas outras pessoas gostam.

  • Walter Luiz

    na boa, essa competiçao da concorrencia nao faz pareo à Apple…. E seria bom q td mundo se matasse pra tentar ‘destronar’ a Apple, pq isso seria melhor p nós consumidores, pq obrigaria a colocar mais recursos, e pra ganhar público, deixar o preço acessivel…
    Isso foi apenas a opiniao d um feliz proprietario d iPad q n ve a hr d chegar o iPad 2

  • Salazar

    O que salva a apple é ter sido pioneira, e devido a isso possuir o maior número de ‘usuários’ e com isso a loja de aplicativos mais interessante.
    Esse é o único motivo que me faz continuar com a apple, pois a limitação impostas por seus bloqueios e estigmas são muito frustrantes. Para mim aparelhos como o galaxy tab são muito melhores que o ipad, mas não conseguem concorrer com a loja de aplicativos da apple, que não quer dizer a apple, e sim os milhares desenvolvedores, anônimos ou não, que criam esse mundo fantástico.

    • Giovani Mantovani

      Na realidade eu acredito na existência de dois fatores que concedem à Apple o título de superioridade. 1º: A marca Apple está “escrita” nos seus produtos por meio do design inovador e, com isso, na capacidade de cativar visualmente o consumidor. 2º: App Store e seus apps. Apesar de o iOS constituir uma espécie de walled garden (sem jailbreak), a estrutura criada pela Apple tanto para os desenvolverores quanto para os consumidores não podia ter dado mais certo. Meu iPhone tem o que se clama o mais avançado sistema operacional móvel já criado, mas sem apps não passa de um simples bonito telefone.
      Em suma: A Apple não é perfeita, mas ainda é sinônimo de produtos de qualidade, pois sabe inovar seguindo padrões. Já as outras empresas… E isso realmente é muito negativo para a industria da tecnologia móvel.

  • Alguém um dia disse: “se você desenvolve seu produto tentando ser melhor que outro, você já perdeu. No máximo ele será uma boa cópia do outro produto”.

    Se quem define “o que é um tablet” é o iPad, os concorrentes não conseguirão fazer algo melhor, afinal o iPad é que determina a regra do jogo, ele é a referência do que é bom. Isso só vai mudar quando as empresas focarem no que o usuário precisa e não tentar fazer um concorrente pro iPad.

    Sobre o 3D, acho que é mais um caso onde a empresa coloca recursos sem pensar se as pessoas realmente querem ou usarão.

  • Max

    Sempre achei filme em 3D uma forçação de barra, mas depois que assisti filmes 3D no iMax fui obrigado a mudar de opinião, e a simplesmente adorar filmes em 3D nessa tecnologia! A cena do Avatar onde a árvore explode é simplesmente fantástica, com uma imersão visual e sonora absurda! Porém, não acho que o 3D traga muito a um tablet… Seria legal, mas não revolucionário, a não ser que seja a olho nu, como no Nintendo 3DS. Uma inovação muito legal foi a Sony com o NGP onde o touchscreen é controlado da parte traseira do aparelho, deixando assim a tela livre e resolvendo o problema que muitos reclamam quando jogam jogos no iPhone, que é os dedos tampando as imagens.

  • TiãoGavião

    Dedos atrapalhando a imagem??? Poxa as criaturas são exigentes mesmo, kkkkk

  • Mateus Scalon

    Concordo com tudo. Tanta gente que faz uma polêmica, começa a dizer que o iPad é cheio de defeitos, que falta muita coisa pra ser bom (inclusive eu fiz isso, antes de comprar um) mas se tu para pra pensar, ninguém fez um melhor, que superásse totalmente ele, mesmo.

  • Rodrigo dos Anjos

    Será que o mesmo tablet que aparece no video do SeungRi?

    No 0:54 aparece um tablet da LG.

    • JanjaBoy

      Se esse LG for tão bom quanto a música e o clip, a Apple não tem do que ter medo!

      • Rodrigo dos Anjos

        K-Pop é bom, mas o tablet da LG não.

      • svedese01

        Poxa, eu achei a música legal, mas acho que não tem tablet que se compare ao iPad.

        • Montedi

          Na boa.. todo mundo q gosta de Apple vai falar que o iPad é bom..
          ele é.. nao discordo..
          mais eu dúvido que todo mundo gosta de abrir um site em FLASH e nao poder ver o conteudo gosta?
          Nao to criticando quem gosta.. mais eu PARTICULARMENTE Nao gosta.
          Sou a favor do HTML5 mais nem todo mundo q tem um SITE eh!
          na boa..
          gosto da Apple, gosto do meu ITouch 4, porém nao gosto de entrar em sites que tem conteudo em FLASH nele.. muita gente diz.. FLASH pra q?.. FLASH pra q?
          No dia q so tem o iGagdget pra acessr a net em um shopping por exemplo. Se o site eh FLASH… vem o minuto (…) ” quem sabe em casa eu vejo ”
          Quel nao ia querer tem um celular, ou um tablet com FLASH, ou com mais memoria com um tegra 2 por exemplo? EU quero.. nao to dismerecendo o iPAD nem quem gosta.. so acho q tem horas que um tablet tao “legal” quanto esse.. por esse preço no Brasil, preferia ter um iTablet shing ling com Android pagar mais barato com bastante coisas legais ou juntar mais grana pra pegar um tablet tao bom quando o MOTOROLA XOOM.
          Como eu falei.. gosto do iPad, ja mechi.. gosto domeu iTouch 4, porem.. tem os seu lado bom de um lado e ruim de outro.

          meu modo de ver.. to DEIXANDO BM CLARO Q NAO SOU CONTRA O MODO DE PENSAR DE OUTRAS PESSOAS! cada um cada um..

          • Raul

            De boa, entendo que esse negócio do flash é chato mesmo, mas sinceramente, navego pela internet mais pelo meu iPhone do que pelo PC e ainda assim só passei por isso uma vez, tentando acessar o site de uma rede de cinemas.

            Pode ser que, para usuarios com necessidades mais especificas, isso se torne um problema mais frequente, mas na pratica tive 90% a menos de problemas pela falta de flash do que achei que teria…

    • Serginho Arnoud

      Meu caro, ja fui bem atendido na iPlace de Porto Alegre e na Apple Store francesa, onde comprei meu MacBookPro e trocaram o teclado pelo brasileiro (com ç – coisa q nao tinha visto nem em iPhone/iPod touch) sem problema algum, de graça e sem cara amarrada ! Mas confesso que foram momentos raríssimos. O que eu sinto nais triste é que eles nao sabem o que vendem e QUANDO perguntam ao colega (normalmente te falam ‘nao sei’ e te deixam com cara de bunda, perplexos com a prepotencia dos mesmos).

      E nai adianta dizer q nao, mas flash faz falta sim para quem usa a internet até no iPhone, imagina num tablet. Eu quero um iPad, mas com flash.

  • Pablo Pohlmann

    iLex, falou e disse!!!

  • Edivaldo

    Minha Opinião…
    Os grandes diferenciais que deixam a concorrência comendo poeira:
    -Loja de aplicativos e quantidades de aplicaticos/desenvolvedores para plataforma.
    -Inteface do SO voltada para uma simplificada experiencia do usuario.

  • A qualidade do iPad é muito superior a dos outros tablets. Quem por a mão nos tablets disponíveis e depois ver um iPad optará pelo iPad sem dúvida alguma.

    Uma dúvida. O tal plano da Tim que permite navegar por R$0,50 ao dia é adequado para usar o internet no iPad?
    Pergunto pois uso o plano de dados da Vivo no iPhone, porém preciso de outro chip com dados para o iPad. E na vivo o valor é próximo de R$49,00 ao mês. E na Tim eu gastaria apenas R$0,50 nos dias em que utilizasse o serviço.

    Obrigado

    • Allan

      Depende, eu uso no meu iphone, a velocidade nao é muito boa mas da pra usar. Fica em 30 – 50 kb/s

    • Tarciano Vieira

      Acredito que a internet 3G realmente não é mais uma prioridade para a TIM…

      A velocidade é muito ruim… Uso a Tim no Iphone4 e tenho um amigo com Iphone4 da Oi… uma vez abrimos juntos o mesmo video no YouTube e depois disso fiquei com Vergonha da minha internet 3G… Tou só esperando o tempo da franquia para trocar de operadora…

      Espero tê-lo ajudado… Abraço a todos

  • Luis Felipe

    As empresas deveriam superar o ipad com novos recursos e que esses novos recursos sejam uteis. Por exemplo: aquele motorola olympus , ta o smartphone é poderoso , mas do que adianta tanto poder se a motorola não sabe usar, eu particularmente acho inutil aquele recurso de se transformar em um computador, esse recurso não faz diferenca. Ja entre o galaxy tab eles colocam uma camera horrivel e um telefone , como assim? Como a pessoa vai atender um telefone daquele tamanho? Isso é um recurso inutil e ultrapassado. E tudo que a apple faz, ela faz direito , ta hoje em dia tem telefones com cameras de 8 mpx , mas a qualidade não se compara a dos 5mpx do iphone 4. Empresas se preoucupem menos em tentar superar o ipad com recursos ultrapassados , e superem-o com recursos novos e uteis.

  • aleft

    Hahaha, hilario a versão japa do Justin bieber

  • ziuL*

    vai ser amanha que vão apresentar o iPad 2 ?

  • Bruno Machado

    graças a concorrencia o iphone 4 mudou tudo, de novo UAHSUASHUAHS. que venha a xoom e a ipad melhor que ela

  • marco

    colegas tenho um 3gs e já testei diversos aparelhos e sem duvida o Androide é bom win7fhone é bom mas a simplicidade do ios é assustadoramente imbativel, não tem rodeios tudo está a um tocar de dedos pra mim vale o que todos dizem smartfhone é smartfhone, tablet é tablet, e ifhone e ipad é o futuro.

    sem mais.

  • Gileno

    Quando comprei meu iPad em Maio desse ano, achei que não usaria mais um notbook, porém durante esses 6 meses senti falta de alguns recursos que os notes tem, ex: todas as minhas transações bancarias são feitas pela internet “pelo menos o banco que trabalho, bb e caixa não desenvolveram um aplicativo a altura do iPad,”
    Ai resolvi comprar MacBook air, foi um exagero, aquilo sim é um notbook, simplesmente maravilhoso, tirando a falta de pratica que tenho com o sistema mac e os vícios trazidos do Windows, estou amando.
    Bem, como a maioria aqui já sabe, Apple é Apple. Elogios são redundâncias.

    • MarcioF

      Verdade! Comprei um MacBook Pro e praticamente aposentei meu Notebook HP!

  • Andrews Yuri

    O site de vendas da Apple tão vendendo um case que é feito para o ipad e o ipad 2,olha só o buraco da camera:
    http://store.apple.com/us/product/H0942ZM/A?fnode=MTc0MjU2Mjc&mco=MTgxOTI5MTU

    Que coisa não?

    • É pro sensor de luminosidade.

      • Andrews Yuri

        Ah,não sabia que o sensor de luminosidade precisava ficar fora do case,valeu iLex!

      • Francisco junior

        No meu antigo iPod touch 2g a capa tampava o sensor de luminosidade. Aí o iPod pensa que esta escuro e nao funciona?

  • victor

    pra mim a maior inovação , no sentido de abordar uma modelo de uso de tablet’s diferente, foi o courrier da ms q foi infelizmente cancelado.

  • Rogerio Brandao

    Para mim o iPad é excelente e o iPad 2 vindo mais rápido, com mais espaco de HD e camera será quase perfeito! Mas para ser completo sinto falta de um Microsoft Windows para iPad (estaria a caminho?????), que o iOS permita gravar arquivos, anexos de email, planilhas. Por fim, uma conexão USB para podermos usar pendrives e intercambiar dados com outros que só tenham meros PCs. Com essas 3 coisas a mais fecharia! O que vocês acham?

    • Rafael Silva

      Concordo, man!

  • DarkSide

    Acho que essa imagem diz tudo:

  • Na minha opinião o grande sucesso dos iGadets é realmente o IOS, na boa em comparação a qualquer Android e Windows, os mesmos naum chegam nem nos pés! Em quanto ao hardware a apple simplesmente deixa que os ardversarios se preocupem e depois adota fazendo com que o IOS fique ainda mais poderoso! Agora daqui uns dias sai outro poderoso (assim podemos chamar) sistema operacional o ‘ IOS’ Mac OS Lion!
    =)

    • @rico_monteiro

      Android 3.0 Honeycomb virá. Aí vamos ver se o IOs do iPad aguenta bater de frente.

      PS: Não sou defensor do Android, tenho um Macbook, iPod touch e um smartphone com Android 3.2 Froyo

    • ricardo

      Android 3.0 Honeycomb virá. Aí vamos ver se o IOs do iPad aguenta bater de frente.

      PS: Não sou defensor do Android, tenho um Macbook, iPod touch e um smartphone com Android 3.2 Froyo

      • 3.2 froyo? naum seria 2.2???
        mais na verdade tudo é a mesma coisa! GOOGLE, e acho que a SUN vai brecar essa historia de Androide por causa dos direitos na linguagem JAVA..

  • Fernando Correa

    Notebook eu uso um vaio… Ate testei um mac book mas nao atendeu as expectativas

    Celular o iphone 4 realmente passa por cima dos outros…

    Agora o tablet comecei a pesquisar agora… Ainda nao testei pessoalmente o ipad mas pelo que andei vendo tem um cara de iphone grandao… Mas vou testar para confirmar… Ja o concorrente eu gostei bastante

  • Homero Machado

    Concordo plenamente contigo iLex.

  • Luiz

    E você acha que teve um insight brilhantes e os engenheiros e marketeiros Ph.D do mundo todo que trabalham nas concorrentes da Apple não sabem disso???
    O fato é que: revolucionar um mercado não tão fácil assim.

  • Jorge Ferrari
    • Belo projeto. Mas a navegação é horrível, como no Galaxy Tab.
      A experiência do usuário conta muito e é isso que determina a sobrevivência no mercado. Eu aposto contigo que esse Adam não vai durar um ano…

  • Jorge Ferrari

    Lembrando que esse Adam tem plataforma totalmente aberta de S.O.
    Pode colocar Android, Ubuntu, Chromiun se bobear o GeoHot coloca até o iOS da Apple nele.

    Esperamos que a Apple anuncie um iPad 2 com uma boa evolução, senão ela vai ficar só com os fanboys da Apple.

    http://techblog.aasisvinayak.com/apples-ipad-vs-notion-inks-adam/

  • Rafael Silva

    De fato o IPAD é muito útil e legal para diversas tarefas, porém de qualquer forma, alguns itens, tais como a cámera fotográfica e com filmagem em HD, entrada USB, entre outros irão torna-lo mais atrativo e ainda mais útil. Não manjo muito à respeito, porém acredito que devem haver alguns impecílios para a implementação de alguns desses itens, como a entrada USB, já que tudo que se coloca no IPAD, Iphone,… é preciso do Itunes.

    Apenas para registro: Adoro a os produtos da Apple.. quero comprar um IPAD, estou proximo desse ganho, porém estou esperando alguma notícia da chegada da versão 2.

  • Jorge Ferrari

    Uma ótimo vídeo ao estilo da Apple para apresentar o Adam.

    Se isso não é inovação tem muita gente cega!

    http://vimeo.com/18464147

    • O filme ‘De Volta Para o Futuro’ tem muito mais inovações do que isso.
      Se é para falar de conceitos em vídeo e computação gráfica ficcional, nem esse tal de Adam é lá grande coisa…

      Estamos falando aqui do mundo real, não de sonhos. 😉

  • Jorge Ferrari

    O nome deveria ser Eva e não Adam, afinal foi ela que comeu a maça! kkkkkk

  • D4ni3lXclio

    Na verdade concorrência sempre vai existir,e voltando naquele velho ditado”na vida nada cria,tudo se copia”eu acho que toda empresa tem direito de copiar a idéia das outras empresas,assim o mundo da tecnologia e nos usuários teremos sempre novidades.so que o iPad,e que nem um filme produzido pela primeira vez.(o primeiro sempre e o melhor)…

  • Fernando Cesar

    Inovação seria tablets e smartphones a prova d’água.

  • Denilson

    Bom, eu tenho o IPAD e o Galaxy e posso afirmar que o Android ainda está gatinhando vs. IOS da Apple. O Galaxy é legal, tem camera, TV, mas o Scroll é uma porcaria, lento e o sistema trava com se fosse windows. Tem suas vantagens como o GPS, muito completo, o tamanho que me agrada, mas nada que eu trocaria o IPAD, por isto nao vendi o meu. Comprei por curiosidade e tambem porque minha esposa nao deixa eu tirar o Ipad de casa, viciei mais uma pessoa.

  • Rodolfo Q.

    iLex, no final do texto, não seria tapa buracos, ao invés de tapas buracos? Desculpe-me se estiver errado.

  • Rob

    O iPad é maravilhoso, e o Galaxy Tab uma piada de mal gosto. E eu me envergonho de ter falado mal do iPad quando ele saiu. Hoje não me vejo sem o meu.

    Duvido que a concorrência consiga criar experiência igual.

  • Fabio

    Basta lançarem um tablet decente com suporte a Flash, que o iPad pelo menos pra mim perde o charme. Eu aceito um iphone sem flash, mas um tablet, onde a navegação é uma atividade praticamente prioritária (ao contrário de um telefone), tem que ter. Outro dia mesmo estava com o ipad do meu irmão e fomos tentando abrir uns sites de pizzarias (pra ver o telefone), ou site de montadoras de automóveis… nada. Todos tinham flash. TIvemos que ir buscar o notebook.

  • Acho legal esse nicho, mas ainda não achei um motivo para adquirir um por questões…para carregar tenho q ter uma mochila…meu iTouch e milestone eu carrego no bolso tranquilamente…

  • Acredito que as pessoas pensam mais com o coração do que com a razão. O Galaxy Tab não é concorrente do iPad e nem é uma cópia dele, pois os recursos extras que ele tem o iPad nunca terá, como a TV Digital, mas ele tem tela menor e Por isso já o pisiciona no mercado em segmento diferente.

    Já a briga entre o Android e o iOS eu acho a mais pura besteira pois os dois são exatamente a mesma coisa. Cada um tem o seu ponto forte, como a total personalização da interface do Android (você até troca ela) tudo feito de forma oficial. Sem contar o design do aparelho que basta você escolher o que mais lhe agrada. Sobre o iPhone, não preciso falar pois estamos em um blog sobr ele 😉

    ps.: eu tenho os dois 🙂

  • Bom post! =D

  • Lorena Ataíde

    Quando fui comprar meu iPad fiquei entre o Galaxy tab e ele, mas achei o Galaxy muito caro. Depois que comprei o iPad fiquei com medo do Galaxy ser melhor e me arrepender, porém me apaixonei pelo iPad e só por você ter um aparelho da Apple já te dá aquele status, né? Kkkkk E agora vendo os comentários negativos sobre o Galaxy estou melhor ainda! =D

    Gostei muito do post, queria ver mais posts comparando os aparelhos da Apple com os seus concorrentes declarados. 😉

  • Ana Clara

    acho q o único concorrente que esta a altura do iPad é o playbook

  • Denilson

    Eu acho que o Motorola Xoom sera sensacional, na verdade os tablets mudarao muito ate o final do ano, é esperar para ver

    • Melhor esperar sentado, então, pra não cansar. 😉

  • Enderson Vasconcelos

    Ipad, só sabe o que é quem tem…

    Não adianta falar de flash, câmeras ausentes, ou seja lá o que seja. O charme do aparelho começa com a iOS e a app store já consolidada (e organizada). Quem falou que o iPad só serve para navegação está “redondamente”. Quem é criativo sabe como pode usar e extrair o máximo de utilidade possível.

    Em sala de aula, como instrumento do professor, da para usar de diversas formas, com inúmeras utilidades, prende a atenção, da para interagir até com os alunos que levam notebook para pesquisar coisas e pegar o professor.

    No meio jurídico, substitui um senhor calhamaço, e eu nem estou falando de pagar app de vade mecum, tenho todos os meus códigos em ePub, com marcadores, anotações e ferramenta de busca.

    A grande sacada não é correr atrás do iPad, é pensar no próximo produto, quem sabe o Kinnect não é um sinal do apocalipse…

  • Aí é que está…
    Acabei de trocar meu iPhone por um smartphone com Android porque ele reproduz imagens e tira fotos em 3D, e sem a necessidade de óculos.
    Continuo brincando com o iPhone da minha esposa de vez em quando. Mas o fato de o Google liberar o seu OS para todos os fabricantes possibilita que eles utilizem suas tecnologias para aprimorar ainda mais as experiências dos consumidores com os seus aparelho.
    Quando você opta pelo iOS, você vai ter “só” aquilo mesmo. Mas quando você decide se aventurar pelo Android, você encontra inúmeras outras opções aliadas à qualidade do OS.

  • Lebon

    Karaka! Mandou muito bem! parabéns pela resenha.

  • Mario

    Um dos segredos está no Sistema Operacional Embarcado no Dispositivo. Se não tiver um SO que PRESTE, pode ser um tabled Octocore, com 10GB de RAM, 1TB de armazenamento, bateria que dure 2 meses, 3g, wifi e etc, GPU poderossísima, mas nao adiantara de nada.