App Store

[dica] Saiba como descobrir com qual conta você comprou um aplicativo da App Store

Muitos brasileiros são obrigados a criar mais de uma conta na App Store, porque a loja brasileira não é tão completa quanto as outras (não tem jogos, por exemplo). Como é possível criar contas gratuitas em qualquer país do mundo (usando endereços de email diferentes) ou até mesmo criar uma conta na argentina usando um cartão brasileiro, vários têm como hábito possuir diversas para poder baixar apps em oferta, visto que o aparelho aceita contemporaneamente aplicativos de até 5 contas diferentes.

Mas com o tempo, fica difícil saber com qual conta você comprou determinado aplicativo. Como descobrir?

Nosso leitor Daniel Ricarte deu a dica de ouro, na qual explicaremos agora.

Baixando novamente um app que você já comprou, a Apple não lhe cobra de novo e por isso, você pode baixá-lo quantas vezes quiser. Mas é preciso ser com a mesma conta, pois se você tentar baixar na loja argentina um aplicativo que comprou na brasileira, o sistema fará você pagar de novo.

Uma maneira fácil de você saber se aquela conta já comprou um determinado aplicativo é se conectar a ela no programa iTunes (no computador), ir à página do app em questão e clicar no menu de opções ao lado do botão Buy App (aquele triângulo invertido).

Ali você verá a opção Add to Wish List (adicionar à lista de desejos). Selecione-a.

Se o aplicativo não tiver sido comprado por aquela conta, ele entrará imediatamente para a lista de desejos. Se já tiver sido baixado por ela, uma mensagem aparece, avisando:

Se a mensagem aparecer, você pode clicar sem medo em Buy App (comprar aplicativo) que ele não será cobrado uma segunda vez.

Por enquanto não dá para fazer isso pelo próprio aparelho, apenas pelo iTunes do Windows ou do Mac OS.

Essa é a maneira mais fácil. Caso você ainda tenha o aplicativo em sua biblioteca do computador, ainda pode clicar com o botão direito nele para saber todas as informações da conta que ele foi comprado. Ou então (o modo mais difícil) entrar na sua conta iTunes e clicar no botão Purchase History, onde há todas as faturas dos apps que você baixou. Mas isso pode levar bem mais tempo… 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mto bom … Varias dicas nesse Blog sou super faã de todos…
    =D

  • Show de bola iLex. Costumo comprar aplicativos na Brasil e jogos e música nos EUA, mas nem sempre dá pra seguir a regra. Valeu pela dica. BDI sempre com boas infos!

  • André

    Sempre me perguntei como fazer se precisar baixar programas comprados novamente… aí está!

  • Christian Tavares

    Dica sensacional. Vai fazer muita gente economizar uma grana.

  • Hum…

    essa é uma boa dica, mas eu acho muito mais rápido ir na seção dos aplicativos no iTunes, clicar com o botão direito no aplicativo desejado, depois em ‘Obter Informações’. Na primeira aba, ‘Resumo’ ele já mostra os campos ‘Comprado por’ e ‘Nome da Conta’… 😉

    Abraço.

    • Duh… agora que eu vi que isso já estava escrito no último parágrafo! 😛

      • Andres

        Dorneles, mas na sua dica, só serve pra programas que estejam no seu micro (so se voce tiver o IPA ai) e a dica aqui é pra quando NAO se sabe se ja comprou ou nao e com qual conta comprou (nao precisar ter a IPA no computador)…

  • olha tem como ver tambem clicando com o botão direito no app /get info e olhar Purchased by: (seu nome) Account Name (sua conta)

  • Thiago Kafa

    Eu tenho uma dúvida com relação ao GameCenter. Por exemplo, eu compro jogos com a conta argentina, e quando entro no Game Center com a conta brasileira, esses jogos não aparecem. Eles só aparecem se eu entrar com minha conta argentina.
    É assim com todo mundo ou é um erro aqui?

  • Wolney

    Boa dica!
    Mas talvez alguém possa me avisar com um problema que estou tendo aqui.
    Tenho 2 contas, claro!, uma americana e outra brasileira. E já tive também uma antiga conta americana, compartilhada com um amigo que morava por lá. O meu problema é: quando faço a atualização dos aplicativos via iTunes, o número apresentado de aplicativos necessitando atualização é diferente do real, e sempre sobra um número (1), e ao percorrer todas as contas, esse número persiste, mesmo estando já todos os aplicativos de todas as contas atualizados. Eu já percebi que esse número se aplica a uma conta americana, porque só aparece quando estou conectado na loja americana. Mas eu simplesmente não consigo achar qual aplicativo seria esse, e a qual conta pertence. Só sei fizer que todos os 360 aplicativos que possuo pra iPhone e iPad estão atualizados, menos esse único que nem sei qual é!
    É um problema bobo, mas que irrita ver sempre esse número (1) ali, e não poder apagá-lo.
    Se alguém puder ajudar, eu sinceramente agradeço.

    • Leo

      Também estou com este mesmo problema de sempre aparecer um app para atualizar, mesmo q todos já estejam atualizados. Já desisti de procurar e desencanei, mas de alguém souber a solução pra isso….
      Valeu!

      • Wolney

        Pelo menos não sou só eu.
        Amanhã vou ligar na Apple, talvez eles possam me ajudar.
        Se não der certo, desencano tb.

        • Marisol

          Eu tenho o mesmo problema e identifiquei o app. E o “color me”, ou tem problema, ou atualizam td dia.
          Eu soluciono o problema de 2 contas, com 2 email, aí sei q conta hotmail e americana e a outra e brasileira.

  • André

    iLex, não consigo enviar um e-mail via blog para os contatos. “Falha ao enviar sua mensagem” (sempre ocorre, não é de hoje). Como proceder para contata-lo?

    • “PS: caso você não consiga usar o formulário abaixo, pode tentar nos enviar diretamente um email: contato (arroba) blogdoiphone.com.br.”

  • Tchunz

    Dá pra usar cartão brasileiro na App Store americana também. Só é colocar somente os 5 primeiros dígitos do seu CEP e procurar o endereço correspondente a ele nos EUA.

    • iRickMafra

      Isso vai da sorte. Os 5 primeiros dígitos do CEP cadastrado no cartão tem que bater com um CEP de lá. E parece só funcionar em cartões MasterCard. Mas o meu do Itaú não funcionou.

  • Christian

    oi, só por curiosidade, que horas vocês vão colocar as 20 melhores fotos do concurso?

  • Fabiano Fernandes

    Mais fácil e simples usar o Get Info

  • Diogo

    iLex, a maneira mais fácil de saber pelo iPad, iPhone ou iPod Touch, é clicar nas estrelinhas (rate – classificar), e se aparecer ‘Thanks!’, você possue o app naquela conta. Se aparecer que você precisa comprar o app, não é daquela conta. Ou você pode tentar avaliar, clicando em ‘Make a Review’. Não é necessário nem escrever algo, só dar o número de estrelas que o app merece. Se der certo, aquela conta possui o app. Se não der certo, o app não foi comprado por ela. E vale ressaltar que mesmo que você tenha pago um valor menor ou maior, o download em mesma conta sai de graça para até 5 aparelhos.

    Sugiro que você atualize o artigo com essa dica, para ficar mais fácil.

    Obrigado.

    • Diogo

      Esse procedimento (de classificar e avaliar), é feito na página do app desejado, na App Store de seu(s) aparelho(s). Para achá-lo, basta procurar o nome do app na aba ‘Search’ (Procurar). Lembre-se que alguns aplicativos só estão disponíveis nas app stores de alguns países. Ex: caso use uma conta brasileira e americana, um jogo, será da conta americana, por não existirem jogos na loja brasileira.

  • Ricardo Ramos

    iLex.
    O que eu costumo fazer quando quero comprar um aplicativo ausente na app brasileira, é somente trocar o país e o CEP para Argentina. E volto para o país Brasil e CEP nacional quando termino de baixar.

    • Isso você só pode fazer porque tem cartão de crédito que vale para as duas. Se for fazer com uma americana, por exemplo, já não consegue.

  • Vinicius

    Muuuuuuito boa a dica

  • francisco junior

    boa dica. mais eu não tenho cartão, so menor de idade. existe alguma forma de pagar por boleto bancario?

  • Pedro

    Mas o que é esta lista e desejo e para que serve?
    Foi mal errei na primeira! haha

  • Leandro Melo

    Via PayPal nao e possivel fazer a compra na americana??

  • Tiago

    Não seria mais fácil clicar no aplicativo > Arquivo > Obter informações > Comprado por / Nome da conta ?

    • Se você ainda tiver o aplicativo, é mais fácil mesmo, aliás até foi comentado isso no texto (vc pegou dali?).
      Mas nem todos são como você, organizadinho. Shits happens e há quem perca tudo formatando o PC ou perdendo o disco rígido.

  • CSilvia

    iLex, não sei se já publicaram mas, se a pessoa tiver o app instalado no computador basta clicar com a tecla direita do mouse sobre o mesmo, entrar em:”informaçōes e aparecerá o email com que ela comprou. É claro que isso é para o caso dela não querer sincronizar o dispositivo de novo por causa de um app que esqueceu de instalar ou que não conseguiu. Abraços a todos.

  • Lidielson

    iLex…
    Totalmente off, mas não poderia deixar de te dar a dica. Provavelmente você já tenha visto a reportagem, mas é interessantíssima e não poderia deixar de dar a dica…
    É uma reportagem sobre como aplicativos do iPhone podem violar nossa privacidade…
    ABraços e parabéns pelo blog…

    http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/12/19/aplicativos-para-iphone-android-violam-privacidade-dos-usuarios-revela-jornal-923323286.asp

  • Karina

    Por favor, vocês sabem como passar a conta/biblioteca do Itunes de um computador para outro?
    Obrigada

  • Lucas

    iLex, eu faço o seguinte: Compro filmes na dos EUA, jogos na da Argentina e o resto na do Brasil. Só que, recentemente eu me cadastrei no MobileMe e criei uma nova conta para usar o novo e-mail… Agora, estou com 2 contas na App Store Brasileira, não há como eu transferir as compras de uma para a outra e ficar usando só a nova?

    • Não tem como transferir apps de uma conta para outra. :/

      • Karina

        iLex, e se o computador em que está a minha conta do Itunes tiver quebrado? Eu não tenho uma forma de transferir para outro computador, sem perder a bibiloteca, claro?
        Que coisa, né?
        Estou tentando abrir em outro computador, mas sempre fala “os aplicativos do Ipad serão perdidos e substituídos pelo que estão nessa biblioteca”, ou seja, nenhum aplicativo.
        Não tenho saída?

        Muito obrigada pela atenção!

  • Guilherme

    Muito boa dica, mas tenho uma dúvida.
    Suponhamos que o aplicativo estava FREE e foi pego na loja americana. Agora, por algum motivo, tenho que baixar o aplicativo de novo, porém ele está com o valor para ser pago. Se eu o já tiver baixado FREE, e tiver que baixá-lo de novo, ele terá que ser pago?

    Obrigado.

    • Será free. Ele já é seu. 😉

  • Leonardo

    Isso aí vale se você tiver duas contas. Minha conta era originalmente italiana (estava morando lá), quando voltei mudei o país da conta, e consegui baixar novamente os meus apps mesmo estando em uma loja diferente da original (mas é A MESMA conta).

  • Ana Laura

    Heeey sou nova aqui e queria saber se o Blog do Iphone tem app ?

  • Também estou com este mesmo problema de sempre aparecer um app para atualizar, mesmo q todos já estejam atualizados. Já desisti de procurar e desencanei, mas de alguém souber a solução pra isso…. Valeu!

  • Fola

    Como eu faço para saber todos os aplicativos que já comprei na Apple Store ?

    Abraços

  • Edu Carceroni

    Amigo, estou com o seguinte problema.
    Tinha uma conta apple id que simplesmente desapareceu. Não conseguia mais acessar ela e nem sequer seus dados. Acabei criando outra. Acontece que agora não consigo mais atualizar meus app, pois ficaram relacionados a conta antiga. Pergunta: Terei que comprar novamente todos os app que tenho em meu iphone e ipad para conseguir mantê-los atualizados? Ou de alguma forma consigo relacionar esses app a esta nova conta apple?

    Sem mais, agradeço a ajuda!

  • Barreto

    Olá iLex, tendo comprado um app para iPhone, e se posteriormente ele for lançado par iPad (talvez mais caro), tenho que pagar por ele novamente?

  • Adriana

    Oi eu acabei de comprar o iphone 4 e nao sei como me inscrever no Itunes!! Gostaria de saber como faço pra baixar jogos o MSN e se vc tem outras dicas pra mim!!

    Obrigada