App Store

[dica] Saiba como descobrir com qual conta você comprou um aplicativo da App Store

Muitos brasileiros são obrigados a criar mais de uma conta na App Store, porque a loja brasileira não é tão completa quanto as outras (não tem jogos, por exemplo). Como é possível criar contas gratuitas em qualquer país do mundo (usando endereços de email diferentes) ou até mesmo criar uma conta na argentina usando um cartão brasileiro, vários têm como hábito possuir diversas para poder baixar apps em oferta, visto que o aparelho aceita contemporaneamente aplicativos de até 5 contas diferentes.

Mas com o tempo, fica difícil saber com qual conta você comprou determinado aplicativo. Como descobrir?

Nosso leitor Daniel Ricarte deu a dica de ouro, na qual explicaremos agora.

Baixando novamente um app que você já comprou, a Apple não lhe cobra de novo e por isso, você pode baixá-lo quantas vezes quiser. Mas é preciso ser com a mesma conta, pois se você tentar baixar na loja argentina um aplicativo que comprou na brasileira, o sistema fará você pagar de novo.

Uma maneira fácil de você saber se aquela conta já comprou um determinado aplicativo é se conectar a ela no programa iTunes (no computador), ir à página do app em questão e clicar no menu de opções ao lado do botão Buy App (aquele triângulo invertido).

Ali você verá a opção Add to Wish List (adicionar à lista de desejos). Selecione-a.

Se o aplicativo não tiver sido comprado por aquela conta, ele entrará imediatamente para a lista de desejos. Se já tiver sido baixado por ela, uma mensagem aparece, avisando:

Se a mensagem aparecer, você pode clicar sem medo em Buy App (comprar aplicativo) que ele não será cobrado uma segunda vez.

Por enquanto não dá para fazer isso pelo próprio aparelho, apenas pelo iTunes do Windows ou do Mac OS.

Essa é a maneira mais fácil. Caso você ainda tenha o aplicativo em sua biblioteca do computador, ainda pode clicar com o botão direito nele para saber todas as informações da conta que ele foi comprado. Ou então (o modo mais difícil) entrar na sua conta iTunes e clicar no botão Purchase History, onde há todas as faturas dos apps que você baixou. Mas isso pode levar bem mais tempo… 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados