Notícias

Adobe prepara uma ferramenta que transforma Flash em HTML5

Finalmente a Adobe parou de mimimi com a não aceitação do Flash em dispositivos iOS e resolveu partir para a ação, criando uma ferramenta que permitirá a conversão rápida e fácil de arquivos SWF em animações compatíveis com o futuro padrão universal. Ela foi apresentada no evento MAX 2010.

Isso não quer dizer que “o Flash vai poder funcionar no iPhone“, mas que os desenvolvedores dessa tecnologia poderão converter suas páginas web em animações que poderão ser lidas em todos os lugares, inclusive nos dispositivos móveis da Apple.

Com isso, a Adobe parece se dar conta que não é impedindo o avanço de tecnologias mais modernas que ela conseguirá continuar líder de mercado, mas se adaptando a elas e facilitando a vida de quem usa suas ferramentas.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alisson

    Flash se rendeu ao barramento da Apple, vamos lá! confesse! XD

    Apple RULES! XD

    • Javar

      Apple wins!

  • Scofield

    Ponto para a Adobe! 🙂

    • João Batista

      Ponto pra adobe [2] Kkk espero que chegue logo 🙂

  • Ivan Mellies Junior

    E a revolução continua ….

    *** arruma o “Abobe” do título.

    • Putz, e não é a primeira vez… :/

      Valeu. 😉

      • CStrauch

        Seria “ato falho”? Abobe => Adobe + bobo? 🙂

  • Acho que ainda tem muito chão pela frente até o HTML5 chegar onde o flash está.
    A renderização ainda fica muito pior no HTML5, nem todos os efeitos poderão ser replicados, o framerate fica comprometido, e (ainda não vi pessoalmente) mas tenho a impressão que o peso final da animação em bytes ficará muito maior em HTML5 do que Flash.

    A picuinha do Jobs em não deixar o Flash rodar no iPhone é a mesma para ele banir da Appstore o iDOS… e outros Apps similares. Isso minguaria consideravelmente a venda de joguinhos casuais. O dia que o HTML5 nos brindar em quantidade E qualidade jogos como o Flash faz, acredito que ele vai liberar o Flash no iPhone, pois já não fará mais sentido bani-lo.

    • Desculpe, mas achar que o problema do Flash é puramente comercial, é fechar os olhos para o grande elefante branco que ele é.

      • Fred

        Por que, iLex, você acha o Flash uma tecnologia ruim?

    • Rafael Nogueira

      Exatamente! O Flash é praticamente ilimitado.

      Estamos voltando no tempo. Ficam procurando algo mais leve (que ainda não é), limitando os serviços, enquanto os hardwares evoluem de forma absurda.

      Nessa linha de raciocínio, vamos voltar aos sites Gifs. kkkk
      Já não basta as incompatibilidades que estão criando nos novos html’s. Um que só trabalha no Safari, outro que só trabalha no Chrome. Enfim, estamos voltando no tempo, enquanto o flash trabalha de forma ilimitada e universal as “novas” tecnologias vem imaturas e limitadas.

  • Passos

    Qui intirissante…..
    Ja estava na hora da Adobe encarar de frente o futuro e nao segurar o presente.

  • Roney

    Muito bom, ótima notícia. Acho que ate demorou.

  • danielzs

    APPLE 598 X ADOBE 0

  • Ceceu Veron

    Eu sempre tive uma certa birra do tio Jobs quando se referia a Flash … Não gostava do posicionamento dele de fugir da Adobe como o diabo foge da cruz 😛

    Mas isso era opnião de leigo, nunca fiz faculdade relacionada a informática apesar de gostar muito e conhecer bastante coisa por ser praticamente um hobby …

    Mas nesses ultimos tempos vim testando o flash em diversos navegadores, comparando com aplicações de HMTL5 e realmente dei o braço a torcer a alguns meses que Steve tem razão … O coisinha ruim que é o Flash 😛 Tanto que ja faz um tempo que venho usando o addon Flashblock no FF para só precisar usar qualquer aplicação em Flash quando ela for estritamenete necessaria … 🙂

    Youtube, sempre que possivel, agora sempre em HTML5 🙂

  • Eric

    Apenas use o frash e seja feliz com flash no iphone. E puxe o utilitário dele para SBSettings e habilite e desabilite o frash na hora que quiser. É perfeito. E quanto ao HTML5, esta longe do Flash ainda. O flash é uma ferramenta bastante poderosa e boa. O medo do flash é roubar espaço da Apple $tore.

    • Wesley

      Eric, concordo com vc e uso o Frash no meu Iphone 4 tb, mas ele ainda não subtitui o Flash totalmente né!? Ele é muito bom, mas ele ainda não funciona com vídeos, jogos, etc…na maioria só funciona com pquenas animações como banner , propagandas..etc..
      Outra coisa, o meu aparece uma janela Cinza, com o nome FLASH, e preciso clicar nela para a animação aparecer, é assim mesmo?

  • Christian Tavares

    Cara, Flash é um lixo.
    Apesar de termos ótimos trabalhos feitos em flash, a banda “larga” brasileira é muito precária e não consegue acompanhar a evolução da tecnologia. Isos sem falar no preço.

    Fico feliz que a Adobe tenha dado o braço a torcer e trabalhe em uma tecnologia que seja benéfica para todos.
    Com certeza, os desenvolvedores de sites trabalharão com isso e td mundo vai sair feliz.

    • CStrauch

      Eu não chegaria a dizer que Flash é “um lixo”, mas nunca fui fã da “criança”.
      Reconheço os méritos de portabilidade em um momento que quase ninguém o fazia (só Java se comparava). Mas sempre achei um SACO os sites que só eram utilizáveis com Flash.
      Mesmo na minha banda larga, com PC ‘parrudo’, sempre achei chato ter que esperar aquele troço carregar para ver uma animação muitas vezes inútil, chata e dispensável. Pior ainda quando não tem a opção “Skip intro”…
      E, quanto ao fato de HTML5 ter problemas, o Flash não apareceu no mercado ‘perfeito’. Apanhou muito, deu muito erro, foi muito lento até se estabelecer. Não admitir que o Flash pode ser substituído por um sistema novo só porque na sua concepção ele tem problemas, é esquecer o passado.
      Não estou defendendo a posição da Apple (Jobs). Ele deve ter suas razões – sejam quais forem. Mas mudança pode ser bom… 🙂

  • GNV

    Isso é apenas um passo dado diante de muitos que ainda devem ser dados.
    gostei!

  • Fabio

    O mimimi é da Adobe? Peraí né iLex…. segura um pouquinho a (im)parcialidade. Flash tá disponível pro Android 2.2 (e outros OSs em breve), e funciona direitinho.

    • Rafael Nogueira

      É… os novos Androids e Windows Phone 7 estão aí pra provar que o único empecilho do flash é o iOS.

    • Legal, no meu tempo se combatia ideias com argumentos concretos. Hoje, a limitação intelectual das pessoas se limita a chamar os que pensam diferentes de “parciais”, tentando rebaixar o argumento. Na campanha política se vê muito isso.
      Se para você, minha opinião é porque sou parcial à Apple, então não tenho o que conversar com você.

      • Aliás, Fabio, pelo seu email vejo que trabalhas no Estadão.
        Engraçado, logo você me falar de parcialidade… 😛

    • Me desculpe, mas Flash funciona perfeitamente em mobile? Onde que ainda não vi?

      Já tentei navegar em sites com flash em aparelhos top como Samsung Galaxy S e Wave, além de outros ótimos como o Milestone e Samsung Galaxy Tab, e foi um parto. Super pesado, deixa o aparelho lento e já deu crash no browser várias vezes.

      A Adobe ainda tem muuuito trabalho pela frente se quiser adaptar o Flash para o mobile com perfeição.

    • Eduardo

      Caras vocês já abriram uma pagina passada rodando flash no android??O cel vira literalmente uma carroça, isso porque eu tava navegando em um nexus one que tem praticamente a mesma configuração do iPhone 4.Meu amigo,o dono do nexus one,concorda totalmente comigo e diz que flash deixa a cel lentão…a única ressalva é que ele diz que pelo menos o usuário do android tem a opção de escolher se quer ou não usar flash…mas ai eu falo que o problema e que o android ta vendo que o flash não presta e fecha os olhas pelo menos a Apple luta por uma tecnologia melhor que possa beneficiar os usuários.

  • Andre Luiz

    Eu adoro a Adobe.

  • Bruno Sales

    Opa, não acredito muito que o HTML 5 é o futuro. Simplesmente pelo envolvimento comercial de várias empresas para fazer isso funcionar.

    Até hoje não conseguimos ter 100% de compatibilidade de javascript e css para funcionar em todos os browsers, imagine com HTML5 como isso vai ser. De qualquer forma a Adobe sempre foi a favor do HTML 5, a alguns meses atrás (talvez mais de 1 ano) ela publicou uma página inteira no NYT dizendo frases das coisas que ela gostava, e nessas frases havia o “Adobe loves html 5”.

    Acho que no final, ela quer atingir todos os mercados, mesmo por que é muito dificil prever que HTML5 será melhor do que o Flash. Pergunte para alguém que trabalha na Microsoft, ele te dirá que o futuro é SilverLight, e assim vai.

    ps: Agora só esperamos que a Apple libere todos os fontes de todos os componentes HTML 5 que está desenvolvendo. (Não sei se isso já aconteceu ou se irá acontecer um dia).

  • [off topic]
    Nem sei se posso postar aqui, mas saiu no Baixaki falando SOBRE o começo da venda do iPad no Brasil e sobre o preço também, pra ver o link é esse: http://www.baixaki.com.br/info/6179-ipad-chega-ao-brasil-por-menos-de-r-2-mil-pela-tim.htm

    Já adianto, não trabalho no Baixaki, nem nada, só achei interessante disponibilizar aqui…

    E falando sobre a Adobe, é muito bom que a empresa esteja pensando em adaptações, afinal, é o que ela já deveria estar fazendo a muito tempo, desde o começo (da “briga” Apple x Adobe). Talvez já estivesse 🙂

  • Cleberson

    Olha, o que eu SEI, é o que eu vejo no “Monitor de Atividade” do meu MacBook Pro.

    Plugin flash: SEMPRE 25% ou mais de carga do processador.
    Abro algum site em Flash, ou começo a ver vídeos no youtube, já escuto a ventoinha fazendo “vuuuuuuuuuush”. Não dá pra segurar o note no colo, rodando Flash.

    Youtube com HTML5 é um pouco menos pior, nesse quesito. Quando arrumarem os bugs que dá de vez em quando (não carrega alguns vídeos) vai ficar bem bacana.

    Eu vejo o Flash como uma tecnologia boa, mas que já teve muitos “remendos” ao longo da sua vida pra continuar viva. Acho que tá na hora de adotar outra coisa. Tomara que seja a Adobe que faça, ela tem produtos maravilhosos (Photoshop, por exemplo).

    O GRANDE problema do Flash é quando se trata de celulares. No meu N85 eu não conseguia ver nenhum vídeo no youtube, mesmo com uma conversão porquíssima de 320p pra uns “16p”, era 1 segundo de vídeo, 1 segundo de travamento, 1 segundo de vídeo, 1 segundo de travamento.

    Flash é tipo o Windows Vista: não é uma “bosta”, desde que se tenha hardware compatível e com potência de sobra. E olhe bem: se um celular consegue rodar vídeos em sua memória no formato 1080p (pesados!!!) e trava quando o vídeo está em Flash, acho que o problema não é do celular…

  • mauso cuestas

    Tô feliz com o flash do meu iPhone! Mas tenho de admitir: quando o uso como lanterna, o nível da bateria cai drasticamente. Será que o HTML5 melhora a autonomia?…
    😛

    • Rafael nogueira

      O seu nem é o flash oficial e sim uma adaptação feita por um terceiro! Mesmo assim funciona bem nas coisas que realmente precisamos (quebra galhos) . Um suporte oficial no mesmo procedimento (ativando apenas quando tocamos em cima) seria infinitamente melhor do que esta disponível para nós no JB.

      É claro que o flash não foi desenvolvido para mobile… Mas pode ser modificado. Mesmo assim, no telefone ate considero um pouco dispensável, só acho um verdadeiro pecado ele não estar presente no iPad!

    • Ricardo

      Mauso, notei o mesmo problema aqui no meu iPhone. Espero que com o HTML5 eu nao precise mais recargar o meu celular a toda hora…

      #HAHAHA ri muito

  • Bruno Sales

    @Cleberson

    Eu desenvolvo em Flex (Roda no Flash Player) e não tenho experiencias de aquecimento no meu notebook por causa disso. Talvez o nível de aplicação que vc esteja acessando seja baixo, escrito de forma errada, ou um site com animações muito mal feitas.

    Se esse for o caso, nao adianta mudar a tecnologia se os desenvolvedores não melhorarem o nivel de aplicação deles.

    Afinal, não posso culpar a Apple ou o Objective-C/iOs quando meu IPhone esquenta por estar rodando determinada aplicação.

    • Acho que o preconceito do Flash é justamente com as pessoas que pensam nele só para ver vídeos e animações em sites. concordo que não tem necessidade de usar o Flash apenas como player de vídeo. Mas existem sistemas fora da Web feitos em Flash. Aplicativos que tem a interface toda feita em Flash.

  • Haruyuki Ozawa

    @MausoCuestas #EuRi

  • Tarciso

    Tomara que isso vire realidade logo e seja totalmente compatível.

  • Diogo Moraes

    A unica coisa que eu quero disso tudo é rodar as animações do MundoCanibal no meu iphone.

  • Meu pintinho amarelinho Cabe Aki na
    Minha Mao

  • Eu tenho é medo!!!

  • Lucas P.

    Agora sim!

  • Leandro

    Esta correta a postura da Apple em bloquear esse tipo de aplicativo como o iDOS e o Flash.. vejam quantos problemas existem em pc’s rodando windows.. o iPhone somente é um excelente produto por que tem estabilidade, tal como os demais produtos da Apple, isso se deve ao fato de certos bloqueios para evitar por exemplo um virus sendo carregado pelo flash, fato que ja ocorreu anteriormente e eu mesmo ja fui vitima. É um absurdo os amigos aqui participantes tomarem partido, fato é que se querem um aparelho que rode flash nao comprem um iPhone, pois isso já é de conhecimento geral, ninguém compra um carro que nao tem cambio automatico e depois quer instalar não é??

    • Nicolas Catalani

      Santa ignorância Batman.
      Como você não deu argumentos para o aplicativo iDOS, não vou tocar no assunto. Já no Flash, lá vamos nós:

      “vejam quantos problemas existem em pc’s rodando windows”

      Não cuspa falácias. Você não pode comparar uma plataforma deste naipe com uma plataforma móvel. É inconsistente pois a plataforma tem muito mais usuários, muito mais anos de vida e número de desenvolvedores maior.

      “o iPhone somente é um excelente produto por que tem estabilidade, tal como os demais produtos da Apple, isso se deve ao fato de certos bloqueios para evitar por exemplo um virus sendo carregado pelo flash”

      Você generalizou falhamente. A estabilidade de um produto é como se fosse uma variável, não uma constante. Por exemplo: Existem 2 iBook’s G4 em uma sala. Um está com o Safari situado no Google e o outro editando um .raw grande no Photoshop. Qual será mais estável? Obviamente o iBook rodando o Safari, pois consome muito menos que o Photoshop, dando mais estabilidade ao sistema.
      Vírus é algo que acontece em qualquer sistema operacional, independentemente da forma com que ele é apresentado.

      “É um absurdo os amigos aqui participantes tomarem partido, fato é que se querem um aparelho que rode flash nao comprem um iPhone, pois isso já é de conhecimento geral,”

      As vezes eu tenho de admirar a capacidade de persuasão de Steve Jobs. Ele alucina com tão pouco…
      Então se você quer algo que foi retirado por motivos idiotas você fica calado aceitando o fato? Ou protesta até receber o merecido (ou apenas uma resposta lógica) ?

  • RafaelPereira

    Já passou da hora da Apple parar com essa palhaçada e colocar essa dorga de flash no seu navegador. O que custo. Ou será que o mundo todo está errado e ela está certa? Chega, quero abandonar meu note pra poder usar só o iPhone e logo comprar um iPad, mais por causa disso não tem como. O site que uso profissionamente usa flash. E ai como faz?

  • Vitor

    Quem critica a posição da Apple não viu a carta aberta do Jobs sobre o assunto. Ta nos links da matéria. Leiam, simples 😉

    • Nicolas Catalani

      Eu li e reli a carta, e digo que ele só falou coisas sem fundamento lógico. A unica coisa que teve lógica foi o argumento sobre a bateria, mas de resto ele só enrolou.

  • Bruno

    Quem trabalha com Mac a mais tempo (antes de 2004) sabe que o Mac OS apanhou muito para o Flash rodar de forma razoável. Essa briga é antiga e não vejo como uma questão de tecnologia de futuro e sim de interesse comercial de Adobe, Apple e tb do Google.

  • Davi Fontenele

    Adobe wins! Ganhando dinheiro por todos os lados!

  • Eric

    É pessoal. Segundo rumores, ainda nessa semana saira na Apple Store por 2.99 o Skyfire. Conversor de Flash para HTML5. Mas para rodar videos. Agora é só esperar. Vamos ver qto tempo vai ficar na Apple Store e quando vai rodar aplicativos. Bom feriado a todos.

  • Marcello

    Trabalho com desenvolvimento de sites a 10 anos, sendo que nos ultimos 5, mais da metade dos projetos foram feitos em flash ou usando largamente a ferramenta nos sites (hibridos html/flash). Tenho sites em flash publicados em livros internacionais de design.

    A meu ver é uma ferramenta fantástica, com infinitas possibilidades de uso, que revolucionou a qualidade grafica dos sites nos ultimos anos, isto é inegável. Transformou a relação do usuario com a internet, dando a ele videos, imagens em movimento (animacoes), som integrado, 3d, enfim verdadeiras sensações que transformaram a experiencia de navegar na web. Quem acha que o flash gera sites “lentos” com loadings interminaveis, intros ridiculas, som sem volume e etc tem que reclamar com o desenvolvedor, e nao com a ferramenta. Se ela é mal usada, não ha o que fazer. A experiencia de navegar em um site bem feito em flash usando todos os seus recursos de pré-carregamento, arquivos XML e etc nao pode ser comparado com um site com o mesmo conteudo e sem esta ferramenta. O que houve tambem foi uma banalização do flash que passou a ser usado para executar pequenas tarefas que poderiam ser feitas em html/css, criando uma sensação geral de que a ferramenta é lenta. Eu mesmo ja ouvi essa lengalenga de varios clientes “ah, nao quero meu site em flash nao, porque vai ficar lento”. Hoje o que manda online é mesmo o conteudo acessado de forma rapida e objetiva (twitter, google e redes sociais por ex.,) portanto na minha opiniao o flash segue firme para sites onde a experiencia de uso do usuário é o mais importante: lançamento de produtos, hotsites, sites de artistas musicais/videos, games online.

    A meu ver o que acontece é uma guerra comercial apple x adobe, as duas empresas sao gigantes e muito competentes, com muitos interesses em jogo, e nao querem dar o braço a torcer. Ou alguem aqui acha que a Apple (a qual sou fã, usuário no. 1 e seguidor da seita Jobs, antes que me atirem pedras aqui) é melhor do que a Adobe, que ha anos produz os melhores programas graficos do mercado? Sao 2 empresas gigantes e excelentes, cada uma na sua área, brigando pelo seus interesses. Isso de o iphone nao rodar flash por causa da bateria, instabilidade, etc, é, ao meu ver, balela da apple. Nao roda porque nao deixam.
    Só lembrando que o flash era da macromedia, que foi comprada pela adobe a pouquissimo tempo.
    Para nós desenvolvedores flash hoje em dia é muito desagradavel esta situação. Temos deixado de operar o flash para resolver com jquery, html/css, java, etc, enquanto o super html5 mágico não chega de vez aos navegadores. Perdemos muito em interação com o usuario e projetos diferenciados. Como disse alguem aí em cima, daqui a pouco vamos voltar ao gif animado. Ja pensou uma animação fantastica de flash naquela tela nova do iphone4? ou no telão do ipad?
    Há tambem um fator interessante. Com a navegação touch screen, como fazer um menu rollover por exemplo? Como “tocar” um botao sem clica-lo, usando o dedo? Nao faço ideia. Tarefa para os gigantes resolverem, e nós, mortais, exclamarmos “oohhhhhh!!!” na próximas WWDC da vida.

    Pra fechar meu blablablá: Espero que as 2 empresas cheguem a um denominador comum que interesse ambas. Seja transformando os flas em html5, ou seja liberando os swf no iphone.. Assim nós, usuários e desenvolvedores, só temos a ganhar. Viva a Adobe! e viva a Apple! Graças as duas, trabalho diariamente com um sorriso no rosto! Mas essa guerrinha ja deu!!!
    abraços,
    marcello cavalcanti

  • Douglas Telles

    ADOREI A NOTÍCIA! VOU VOLTAR A GANHAR DINHEIRO! VEM FLASH! Alguém sabe a partir de quando isso começa a valer? O flash é uma ferramenta poderosa: Ilustração, animação, web, apresentações…me ajudava até a fechar trabalho de letreiros, quando eu mostrava apresentações de trabalhos pra impressionar os clientes, ao ponto de ignorarem até os preços mais baixos dos concorrentes…e muitas vezes o orçamento era pra material impresso…