Notícias

Ameaça no ar: Anatel não homologa o iPhone 4 no Brasil, pelo menos por enquanto

Ontem mesmo recebemos a informação fresquinha direto do site da Anatel de que havia saído uma homologação para a Apple. Estávamos fazendo o artigo para dar a boa notícia a todos quando nos deparamos com um detalhe bizarro: apenas a bateria do iPhone 4 tinha sido homologada, não o aparelho. É a primeira vez que isso acontece desde que o celular da Apple é comercializado no Brasil.

Fomos investigar mais a fundo e descobrimos que o aparelho já recebeu certificação e o aval técnico da agência, mas encontra-se na espera pela homologação. Confira o documento:

O documento é claro: a certificação foi feita, mas deve ainda ser homologada pela agência, coisa que pode demorar mais tempo do que se pensava.

O problema todo seria a situação da assistência técnica do iPhone no Brasil, no qual a Anatel não estaria nada satisfeita, segundo levantou em primeira mão o jornal Correio Braziliense. A jornalista responsável pela matéria original, Naiobe Quelem, nos passou mais detalhes sobre as ações da Anatel a respeito do caso. Houve a confirmação de que a agência teria contatado a sede brasileira da Apple para pedir esclarecimentos.

O órgão regulador contatou o representante do fabricante no país para buscar informações sobre a estrutura de assistência técnica aos usuários para os produtos fora do período ou das condições de garantia. A Anatel não informou, no entanto, qual será o prazo para que a empresa preste os esclarecimentos.

A situação parece séria e é confirmada agora com a não homologação do iPhone 4, apenas de sua bateria.

Para reverter a situação, a Apple terá que apresentar explicações convincentes para o desamparo aos clientes que precisam de assistência técnica em situações não cobertas pela garantia do iPhone. Vale destacar que o problema é somente com o telefone, pois para os outros produtos (laptops, computadores e iPods) há uma ampla rede de assistências no país.

Apesar de ser um duro golpe para quem espera ansiosamente pelo iPhone 4, não é incorreta a atitude da Anatel. Ela está cumprindo o seu papel, o de zelar pelos direitos do consumidor. Ao mesmo tempo, isso pode significar atrasos no lançamento no Brasil, a não ser que a Maçã tome rápidas providências. Ainda mais se ela tinha planos de realizar um grande lançamento.

Veja as fotos do aparelho já certificado:

O adaptador de tomada infelizmente não será a compacta, como a vendida na França. Apesar de ser compatível, ficaremos com o ‘trambolhão’ de sempre. Pena.

A bateria foi o único ítem do produto a receber homologação. Pelo menos já é alguma coisa…

Agora é esperar que o impasse se resolva. Mais uma vez, destacamos: a errada neste caso não é a Anatel e sim a Apple que desrespeita o consumidor brasileiro ao não prestar assistência técnica para iPhones que não são cobertos pela garantia. Esperamos que ela tome rapidas providências, pois queremos que seja lançado o quanto antes em nosso país o melhor iPhone já feito.

Tio Jobs, é com você.

Obrigado ao leitor Herculer Jr pela ajuda nas informações

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • PauloDias

    Tomara que não atrase o lançamento!!

    • Anderson

      Não acredito que vá demorar muito. Vivo e Claro nesta corrida com o microSIM não pode ser tiro no escuro. Eles não seriam capazes de investir em algo sem haver um prazo de lançamento já previamente estipulado.

    • Nilton

      Acho muito ruim a Anatel ter essa attude, o que acontecera sera que iremos comprar os nossos iPhones na Argentina ou Paraguai!! rs.rs
      Pior para o Brasil que perdera uma boa fatia de impostos!!

  • Leonardo

    Tio Jobs investe no Brasil Por Favor *–*

  • André

    Faz pouquinho que vi no twitter um link pro site da Anatel, dizendo que o iPhone 4 tinha sido homologado, já tinha ficado muito feliz, mas com essa agora. Bom tomara que isso sirva pelo menos para Apple fazer parcerias para ter mais autorizadas no Brasil.

  • É só esperar, espero que não seja muito

  • Marcelo Baltar

    De acordo, iLex. Por mais ansiosos que estejamos, a Anatel está fazendo o trabalho dela (corretamente)!

  • PERAE! O carregador certificado tem padrão de tomada americano? Que bizarro.

    • Os carregadores da Apple estão vindo com um adaptador com padrão brasileiro e um americano, pra facilitar a transição!

    • Marcus

      Tambem achei estranho essa foto do adaptador fora dos padroes brasileiros…. Agora, se vier com os dois tipos, ai tudo bem…..
      Apesar que no meu caso, eu prefiro esse padrao americano, aco que fica mais bonito. Eu mesmo uso soh o carregador do meu primeiro iphone, que era o padrao americano, o novo iphone veio com o padrao brasileiro, eu achei mais feio, vou deixa-lo guardado, se um dia estragar o outro, dae uso ele.

  • Se for para esperar por uma boa causa, por mim tudo bem.

  • Kinho

    pelo menos alguem (orgão público) nesse país não ta se importando com os beneficios $$$que tal aparelho trará economicamente ao país, ta certa a anatel, e a apple ta na hora de respeitar mais consumidores brasileiros.
    boa atitude da anatel, assino em baixo. parabens.

    • Amigo, você ao menos leu o post?

      • PauloDias

        Acho que, você é que não leu, Thiago!!

      • Kinho

        “Amigo”, apesar de você ter lido o post, você ao menos sabe interpretar?
        Caso você não tenha entendido o que o meu comentario tem a ver com a notícia, ou “post” , eu quis dizer que pelo menos a anatel não fica abaixando a cabeça pra grandes empresas que nem muito dos orgãos públicos, é um dos únicos que tem trabalhado para o bem de todos os consumidores, e não somente nos beneficios que a empresa trará ao mercado brasileiro, se eu soubesse que era tão dificil de entender eu tinha desenhado pra você.
        Antes de vir querer me corrigir, certifique-se de que você, ao menos, está certo.

  • Julio

    Tá fods esperar, meu iphone 3G de 16Gb comprado no lançamento aqui no Brasil está muito lento…chega logo Iphone $.

  • Daniel

    Certif i c a do de Homologacão N° 1465-10-
    1993. Este produto está homologado pela
    Anatel, de acordo com os procedimentos
    regulamentados pela Resolução n° 242/2000
    e atende aos requisitos técnicos aplicados,
    incluindo os limites de exposição da Taxa
    de Absorção Específ ic a referente a campos
    elétricos, magnéticos e eletromagnéticos de
    radiofreqüência, de acordo com a Resolução
    n° 303/2002 e 533/2009.

    e essa parte do documento???

  • Roney Cezario

    Mais uma vez o blogiphone com ótimas notícias sobre o tão esperado iPhone4.
    Abraço

  • Iron Junior

    Tambem gostei da atitude da Anatel.
    Certamente seremos beneficiados com isso (com excessão do possível atraso no lançamento), mas a existência de assistência técnica, com certeza irá baratear o custo de manutenção. As vezes compramos o aparelho e com um mês de uso deixamos cair e trinca o display. Como a garantia não cobre isso e principalmente perto do lançamento as peças são difíceis de achar e custam uma fortuna, pois poucas assistências importam, a exigência trará grandes benefícios!

  • José Maurilon Jr

    Concordo com a posição da Anatel, porém receio que essa atitude neste momento acabe nos prejudicando, se essa sempre foi uma deficiência da Apple no nosso país, no que diz respeito à assistência técnica, porque essa exigência não foi realizada antes??? Em pleno lançamento do melhor iPhone mais uma barreira?!? Só nos resta torcer para que tudo acabe bem!

  • Rodrigo Maciel

    Quanto rigor! Enquanto isso a Anatel permite que milhões de celulares genéricos sejam habilitados e vendidos sem o menor controle…

  • Arthur

    Comprei recentemente um carregador nos EUA, bem mais compacto do que o vendido no Brasil

  • Daniel

    Hoje (07) fui a uma loja da claro pra comprar um 3GS, pois nao aguento mais esperar pelo 4. Mas graças ao vendedor, nao comprei e resolvi esperar MAIS um pouco. Pois bem, estou esperando.

    Um amigo me disse que o valor será o mesmo que 3GS. Algum confirma isso?

    • Victor Carneiro

      Eu to torcendo pra isso, até pq o preço do 3GS praticamente 1 ano após seu lançamento ainda ta bem salgado… se não me engano vi um comentário em algum blog falando a mesma coisa, mas não era nada oficial, só boatos mesmo.

      Se o iPhone 4 passar os 2 mil com um plano de voz e dados razoável eu vou de 3GS mesmo.

  • Marcos Moraes

    Parabéns iLex pelos esclarecimentos isentos de paixão. Suas informações foram muito esclarecedoras e corretas, inclusive em ser a favor da nossa agencia reguladora. Estamos todos ansiosos pelo iPhone 4!!!!!

  • André

    Como eu disse no post anterior, ESTE BLOG É A MINHA ÚNICA FONTE DE INFORMAÇÃO SOBRE O iOS!
    Parabéns pela competência iLex!

    PS. Ainda bem que eu já estou com o meu iPhone 4 em mãos, se não depois desta notícia o meu sábado a noite não seria o mesmo. 🙂

    • José Branco

      E aí André,tudo bom ?

      Conseguiu fazer um facetime call ? Vc fez bakup de algum outro aparelho ou instalou tudo do zero no seu 4 ? Vc està conseguindo mandar MSG de texto ? Encontrou algum bug desde o JB e unlock ?

      Valeu !

  • Artur

    Prefiro ter meu iPhone doque ter os direitos do consumidor 😛

  • André

    E para a bateria, separadamente, tem assistência técnica? Só pra entender…

  • Nathan Cordeiro

    Já to aguardando esse iPhone há um tempão e terei que esperar ainda mais. Eu queria que viesse aquele adaptador de tomada da França, mas isso é o de menos. Vamos esperar mais, fazer o que.

  • Igor Barros

    Por isso tenho confiança no Blog do iPhone. A mídia digital de um tempo prá cá parou de fazer jornalismo sério como o escrito era antigamente. Hoje em dia uma notícia é publicada e automáticamente esta começa a ser repassada sem nem mesmo a verificação do conteúdo/integridade ou interpretação exata da mesma. Vide recente caso da importação de produtos de uso pessoal. Alguém além de mim parou pra ler a lei e viu que não era exatamente isso que a mídia anda publicando? Pois é…

    Essa atitude da ANATEL surpreendeu. No meu caso de forma positiva. Estou ansioso esperando pelo novo aparelho! Mas realmente a Apple está deixando de fornecer condições para comercialização deste e de outros aparelhos no Brasil. Se com as empresas que já temos assistência técnica firmada no país ainda temos muitos problemas quando necessitamos fazer o uso delas! Depender de operadoras é pior ainda. Afinal, a culpa nunca é delas… Afinal hoje em dia se você reclamar do sinal no seu aparelho e dizer que este é um iPhone, é capaz dela colocar a culpa no próprio aparelho! (sim, isso já aconteceu comigo!)

    Tratando da descrença atual que o povo brasileiro já tem em seus órgãos públicos, considero isso uma surpresa particularmente boa. Vamos esperar e ter um aparelho com suporte digno do tão bom produto que é.

    Ao iLex mais uma vez, meus profundos agradecimentos por manter um blog tão íntegro, com notícias que se podemos ter plena confiança.

  • lukas

    Ahh espero que a Apple tome suas providencias, não aguento mais esperar o tão aguardado iphone 4!

  • Gregz

    Boua Anatel!

    Adoro meu iPhone, mas a falta de respeito que a Apple está tendo para com os consumidores brasileiros tem que acabar!

  • Lucas

    Assino em baixo. Prefiro que atrase o lançamento do que comprar um produto e não tem assistência técnica aqui.

  • Essa história da assistência é só mais uma das gracinhas da abusada da Apple. Quase todo mundo aceita tudo dela. Engole tudo. Se fosse a Microsoft fazendo isso!…

  • Leandro

    Eu aposto que é pura especulação anti-iPhone e que naquela data de todos paises (acho que era setembro) nos teremos o iPhone 4 no Brasil… a Apple vai fazer alguma gambiarra de assitencia e vamos ter ele na data certa.

  • JanjaBoy

    Será que a ANAC não poderia aprender com a ANATEL?

  • Paulo

    Parabéns para a Anatel tem q ser assim mesmo é melhor esperar um pouco e ter um produto com assistência técnica,, vamos ter paciência galera,, quero o meu no Natal,, se não tiver chegado por aqui pego um vôo e compro em Paris,ahhhhhh

  • Nilson lourenço

    Não há nada a fazer se não for, esperar… Lamentável isso, mas já estou vendo alguma forma do meu primo me manda de Paris ou meu outro da Itália, assim não espero tanto.

  • Ana Paula BH

    Sabem o que eu acho que a Apple Brasil vai fazer agora? NADA. A Apple quase não tá dando conta de atender a demanda pelo iPhone4 lá fora, vai se importar com exigências da Anatel? Se acontecer algo diferente, vou ficar agradavelmente surpresa.

    • PauloDias

      Então, acho que você realmente terá uma agradável surpresa, Ana Paula!!

    • José Branco

      Acho que voce està certa Ana,e com certeza essa foi a mesma condição que a Anatel deu para o IPad entrar no pais e isso ainda não aconteceu,e quando foi lançado ABRIL,imagine o IPhone 4 que foi lançado em JUNHO ? Torço pra isso não ser verdade pq tb como muitos quero que chegue logo,mas para a Apple dar um pulo desse e de repente alterar sua estrutura acomodada de suporte,acho que não,mas espero que sim !!!
      Esses dias quase quebrei a tela do meu IPad por acidente e pensei o que eu faria,minha conclusão,jogar fora e comprar outro ou desistir de produtos da Apple,poxa isso é um absurdo um consumidor passar esse transtorno,sendo que gasto quase semanalmente com a Apple comprando apps !!!
      Concordo com a Anatel de verde e amarelo e espero que a Apple pelos seus calculos (pq é só $$$$$ q ela vê na frente) veja que o Brasil é um mercado promissor e que COMPENSA investir aqui e contrate o iLex pra cubrir seus lançamentos ! Ehehe !

  • Que honra! 😛
    meu nome no site….. *.* hehehehehe

    iLex, meus comentarios estão parando na moderação…. 🙁

  • Rennan Felipeto
  • JupiterBR

    Gente… vamos dividir as coisas…
    O Ibrace é o OCD… é ele quem define os requisitos aplicáveis para os ensaios de homologação. Após realizados, é ele quem confere se todos os requisitos contemplam as exigências da Anatel e caso sim emitem o Certificado de Conformidade Técnica… tudo certo até ai…
    Enviam toda a documentação à Anatel (aí ela sai de cena) … e a Anatel verifica item a item dos relatórios de ensaio e da documentação e podem questionar resultados se julgarem algo estranho. Questionam quanto a prazos de garantia (basta o fabricante informar) e particularmente nunca ví a Anatel questionar assistência técnica em uma homologação…
    Bem, a Anatel tem o prazo de até 30 dias para emitir o certificado de homologação se estiver tudo certo….
    Agora, ficaria bem contente se de fato a Anatel contestou a Apple do Brazil com relação a assistencia técnica… seria ótimo….. mas particularmente ainda duvido…
    Abs,

  • Lucas P.

    Só espero que as coisas mudem por aqui, e pra melhor.

  • Daniel Bittencourt

    “pois para os outros produtos (laptops, computadores e iPods) há uma ampla rede de assistências no país.”
    Alto lá, amplo seria se todos os estados fossem cobertos com essa garantia. Se por Brasil você se refere só a Sul e Sudeste, ok, mas Brasil é muito maior que isso. Eu ainda acho que a Apple é sim ainda muito deficiente em assistências técnicas autorizadas.

  • Daniel Taiguara

    Se reparar no site da anatel bateria do 3gs foi homologada em 22/05/2009
    Já o iphone 3gs só foi em : 29/07/2009
    entao essa demora entre o celular e a bateria pode ser normal !!!

  • Joao

    O Jobs sempre cagou pro Brasil…. vc compra um celular de 2,000 reais e nao tem assistencia e usa clip de papel pra tirar o SIM CARD

  • Thiago Lino

    iLex, como consigo saber sobre a disponibilidade de iPhones no Canadá?

  • Silvana

    Afff… acho que nao vou aguentar esperar. Ô negocio amarrado….
    Acho que vou pedir a meu amigo para trazer. Ele vai a Inglaterra e Paris semana que vem. Nao sei onde é melhor comprar. ILEXXX me manda um e-mail ai me dando uma luz de onde ele deve ir para conseguir.
    Ai vou fazer o seguinte: Vou pedir o 3GS na Vivo que tenho direito (em comodato) e vou vender pelo preço que ele conseguir o Iphone 4 para cobrir o custo. O que ue acha? E quem tiver interesse no 3GS ja fala ai q eu nao quero lucro com isso não. Só para cobrir o custo mesmo.
    Socorro ILEXX… Me diz onde ele tem que ir para encontrar o aparelho ja que esta dificil de achar. E com o melhor preço tb. 😀

    • Julio

      A passagem aerea, rg, cpf..vc quer tbem???
      Cada um que aparece!!

      • menos dia que isso, acho dificil ele conseguir um, vou te dizer por experiencia propria, que tenho um conhecido em paris, que está amarrado e não acha pra comprar em lugar nenhum. O ideal tbm seria deixar o nome na lista de espera da app store da cidade que ele estiver. Boa Sorte.

        Sobre a venda do 3gs é só vc anunciar no proprio forum.

        Espero ter ajudado.

        PS: mals as 2 reply, cliquei sem querer em enviar.

      • José Branco

        Cavalheirismo passou longe !

        Pode deixar igata que se souber de algo te falo !

    • Silvana,

      Sobre onde comprar o iPhone 4 aqui tem a lista dos paises que vendem desbloqueados e onde é mais barato. http://www.blogdoiphone.com.br/2010/08/grafico-mostra-o-preco-de-compra-do-iphone-4-desbloqueado-em-diferentes-paises/
      Sobre você pedir ao seu amigo para compra-lo na inglaterra, pode sim ser uma boa, mas lembre-se a Apple não está dando conta da demanda, e acha-lo vai ser praticamente impossivel, o indicado é você comprar online pela app store da inglaterra, e esperar 4 – 5 semanas, mas se seu amigo vai ir pra fica

      • Silvana

        Querida Drica, muito obrigada.
        O que eu quis dizer e acho q o amiguinho ai de cima nao entendeu é que como ele VAI para lá e não MORA lá e a meu ver o ILEX esta acostumado e por dentro de tudo do Iphone ele poderia me ajudar a achar o iphone 4 ja que esta praticamente impossivel encontra-lo devido a alta demanda.
        Quanto a lista de paises que vendem desblqueado e respectivos preços eu ja conheço. O problema é justamente o que relatei, acredito eu, mais detalhado agora.
        Agradeço sua ajuda. Vou falar com ele para tentar fazer uma reserva. Hoje ele se encontra em Miami. Nos EUA ele disse tem bloqueado aos montes. Mas bloqueado não quero não.
        Só acho que se a pessoa não quer ajudar, tambem não precisa demonstrar esse tipo de reação como o Julio. Mas gente grossa e arrogante é o que mais tem nesse mundo.

        Obrigada mais uma vez querida.
        Se tiver outras dicasm ou se seu amigo achar nos proximos dias, me avise!

        Beijos e otimo dia!

        • Drica

          De nada, se da pra ajudar a gt tenta =]

          Olha, acho que o mais recomendado é ele deixar o nome na fila de espera, o pessoal que conseguiu assim, relata que demora mais ou menos um prazo de 10 dias, ou até antes, mas isso pode variar por causa da disponibilidade da demanda, e tem outra coisa, se a loja ligar pro seu amigo, e ele nao comparecer la no MESMO dia, ele perde a vez, e vai ser jogado pro final da fila denovo. Então, acho que como ele está em de passagem, acho que o mais indicado deixar o nome na lista, do que comprar pela app store, mas se ele ficar tipo mais de 1 mês acho que é mais garantido o prazo de entrega do que esperar pelo contado da loja, que pode sim variar e muito.

          Boa sorte.

          Eu vou esperar chegar aqui no brasil de qlq forma, pra conseguir pegar com desconto pela operadora que é a vivo, e assim fica mais viavel, pq acho que um plano de dados é ideal, iphone sem dados é chato neh?! hauauohuoaa

          • Silvana

            Eu tb queria esperar, mas ja roi todas as unhas. Hahaha… Eu pelo menos nao sei se tera grandes descontos nao. Eu consegui o 3gs em comodato pois meu plano na vivo e PJ e como tenho 7000 minutos tenho uma pontuaçao alta. Mas ja renovei meu contrato e nada de iphone 4. Nao sei nem se vou conseguir pegar o 3gs depois de 3 meses. Vou tentar e fazer o esquema q disse. Tb tenho pacote de dados. Hoje uso um nokia E71 e nao vivo sem dados, ate mesmo por causa do trabalho. Nao vivo com o notebook pra cima e para baixo. O cel é muito mais pratico para responder e-mail e tals. Fora a violencia e assaltos q no RJ so crescem. O cel é muito mais discreto. Agora por exemplo estou te respondendo do cel. 😀

            • Drica

              Silvana, da uma olhada no comentario do Marcio Saeger ele deixou o nome na lista e chegou em 5 dias, fala com seu amigo e posta pra gt qdo chegar seu iPhone4

  • Paulo

    não quero nem imaginar por quanto a belezinha vai chegar aqui no brasil… pelo visto meu 3GS ainda vai durar um pouco mais.

  • Adilson

    Ao menos nisso o nosso governo está pensando em nós, pois É UMA PUTA FALTA DE SACANAGEM o serviço de assistencia técnica do iPhone das Operadoras (especialmente da CLARO), e quando acaba a garantia, bem nós tomamos uma fumada dos VIADOS que nos cobram o olho da cara pra fazer qualquer concerto, por mais simples que seja.
    Enfim, fico feliz e que se não melhorar isso, que continue assim!

  • Marcio Saeger

    Estou fazendo uma eurotrip e consegui comprar 2 iphones na inglaterra: um por ebay e putro na apple store. Demorou 5 dias apos efetuad a reserva na apple store da regent st em londres. Acho que dei sorte porque segundo um vendedor, havia chegDo um carregamento grande de iphones. Bem, quanto a preco, apesar de pagar em pounds em london, saiu mais barato que paris. Ps: estoy na irlanda, nem pensem em comprar um iphone aqui. Primeiro que nao tem Apple store oficial, apenas premium resellers. E segundo porque nao tem estoque mais tb. Huehue

  • Antonino Ferreira

    Se já homologou a bateria, com certeza vai sair a homologação do telefone, porque pra que serviria vender apenas a bateria?

  • iEaf

    Investir num gadget desse porte e ficar sem assistencia e realmente uma tragédia. Anatel ta correta, tu tb ilex e o pânico se instala em quem ainda não tem o 4 em mãos. E o inferno brasileiro….

  • A Anatel é um órgão sério e eu já tive prova disso com fiz uma reclamação para resolver problema na minha linha da Vivo.
    Mas enfim, espero que a Apple resolva logo essa situação pq não vejo a hora de por as mãos no iPhone 4.

  • Henrique

    Fui na vivo tentar usar a garantia do meu iphone 3gs para resolver o problema da chave que muda para silencioso…
    Esse botao parou de funcionar, mas quando fui a vivo, requerer minha garantia, eles disseram que eu teria que pagar R$1.199 para trocar de iphone, pois disseram que o defeito teria supostamente sido causado por mal uso do aparelho…
    Alguem ai já passou por isso?
    Meu iphone só tem uns arranhadinhos atras…
    muito poucos, mas inevitaveis para quem gosta de usar o iphone, mostrando toda sua beleza…

  • Sergio Ito

    Acredito que a homologação do Iphone 4 não demorará tanto. Se a bateria já conseguiu ser aprovada, acredito que o telefone será tb. Mas apesar de toda a ansiedade, concordo com a Anatel, o consumidor que desembolsa cerca de 2 mil reais para ter o aparelho não pode ser abandonado.

  • Caique Diniz

    AAAAAAAAAAAAFF, só pra atrasar mais ainda ¬ mas ta certo! Temos que previnir a dor de cabeça que todos os consumidores poderiam ter.

  • Renato

    Pessoal, trabalho com certificações Anatel já há algum tempo, não se preocupem com os comentários. O Processo da Anatel funciona resumidamente desta maneira.
    1. Você envia os aparelhos para um OCD (Órgão Certificador da Anatel)
    2. O OCD envia os aparelhos para os laboratórios credenciados para realização dos testes.
    3. No final se o aparelho passar em todos os testes e o fabricante (neste caso a Apple) envia toda a documentação necessária de acordo com os requisitos brasileiros, o OCD emite o CERTIFICADO DE CONFORMIDADE, já publicado neste Blog.
    4. Depois o Certificado é submetido para aprovação na Anatel em Brasília. Processo simples, pois o OCD que é um órgão Anatel, já aprovou o produto.
    5. O tempo que a Anatel pede é até 30 dias após a submissão do Certificado de Conformidade para publicação no site, (www.anatel.gov.br) então o produto pode ser comercializado.
    6. ATENÇÃO: Para que o iPhone seja comercializado o OCD deve emitir 3 Certificados de Conformidade, do Aparelho (publicado no Blog), Carregador e a Bateria.
    7. Falando agora com toda experiência, se saiu o Certificado de Conformidade, é só esperar que em até 30 dias o produto é homologado. A Anatel é um órgão sério, cumpre os prazos, e esta sempre ajudando o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

    • Silvana

      É ja desconfiava disso… ano passado foi a mesma coisa… saiu quase 1 mes antes do laçamento. Até o fim do mes sai. Tenho certeza.

    • José Rebelato

      Parabéns Renato…

      E obrigado pelas preciosas informações…
      Nada como alguem sério, com conhecimento do assunto, falar…sem especulações…
      Acho q vc conseguiu por um ponto final no assunto…

      Vamos esperar, anciosamente esperar, a homogação…e depois a boa vontade da Epple…

      Abç

  • Deco

    Estou fazendo um mini-break na Europa, estou em Paris e comprei meu iPhone 4 na Apple Store do Caroussel du Louvre. Quem falou que tem X semanas de espera esta louco. A Apple esta vendendo o celular que nem laranjas, todos na fila quilométrica que enfrentei levaram iPhones. Familias inteiras pegavam dois iPhones pra cada. PS: A Apple daqui libera 2 aparelhos por pessoa. Porém, a própria mulher da loja me falou que se pagasse em dinheiro poderia comprar quantos quisesse, pois não tinham controle…

  • Gilberto Almeida

    Henrique,

    meu botao de volume pulou fora. Me disseram a mesma coisa. O atendente de FRENTE DE LOJA falou que é mau uso.

    Infelizmente tamos fritos quanto a telefones tanto na garantia quanto sem. Ainda vi gente reclamar que a anatel ta brecando o iphone 4 por conta disso. Tem que fazer mesmo.

    Se alguem conseguiu e tal, acho que é a exceção da regra pois como todos sabem aqui no brasil “prazo de garantia” normalmente é criterio da empresa e contra nós.