NotíciasOpinião

Assistência técnica do iPhone: Apple desrespeita consumidores brasileiros

O iPhone é um celular excepcional, ninguem mais discute isso. Porém, no Brasil ainda sofremos muito com a empresa da Maçã, que historicamente sempre nos ignorou.

O jornal Correio Braziliense publicou hoje um artigo muito interessante sobre o desrespeito da Apple em relação à assistência técnica do iPhone em nosso país, grande dor de cabeça de muitos consumidores, que se vêem desamparados quando mais precisam.

A empresa americana transfere toda a responsabilidade para as operadoras nacionais, que só se ocupam de aparelhos comprados com elas e que estejam no período da garantia. Quem, por exemplo, quebrou o vidro ou colocou sem querer seu aparelho em um copo de água (acreditem, existem casos), fica sem nenhuma assistência oficial, sendo empurrado à empresas alternativas, que geralmente cobram caro e instalam aplicativos piratas. Mesmo as próprias operadoras se vêem obrigadas a apelar para estas mesmas empresas, o que faz com que haja casos de consumidores que mandaram seu aparelho para a garantia e receberam ele com jailbreak que antes não existia.

Quem compra seu aparelho em um site de varejo (como Submarino ou Americanas.com), sofre ainda mais. Se o cliente precisa ativar a garantia, a loja o empurra para a operadora, que o manda de volta para a loja. Muitos de nossos leitores já reclamaram desta situação agonizante.

Mas a legislação brasileira é clara: o artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor determina que “os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto“. No caso do iPhone, o importador registrado na ANATEL é a Apple Computer Brasil LTDA, com sede em São Paulo. Para a agência, é a empresa que é responsável pela assistência de tudo o que importa, e pode perder a autorização de vender o aparelho no país caso não respeite a lei.

Mas o mesmo jornal de Brasília não deixa claro se a ANATEL já fez o requerimento ou se tudo é apenas conversa entre entendidos em legislação. A Apple está sim desrespeitando a lei, mas enquanto a agência nacional não tomar uma providência, tudo ficará como está. Até agora o iPhone 4 não recebeu homologação e uma repercussão nesse sentido poderá atrasar ainda mais a liberação.

A falta de uma assistência oficial prejudica inclusive aqueles que importam o aparelho de outro país, pois apesar de possuir garantia internacional, o iPhone não é tratado pelas operadoras locais, que só se ocupam de terminais vendidos por elas.

Como ressalva, outros produtos de marcas diferentes sofrem do mesmo problema. O Playstation 3, da Sony, também não tem assistência oficial no Brasil. Mas isso, claro, não é justificativa para a Apple agir assim.

Óbvio que queremos o quanto antes que o novo iPhone seja disponibilizado para a venda no Brasil, mas também exigimos respeito como consumidor de um produto que adoramos. A Apple nunca prestou essa assistência e enquanto continuarmos calados, essa situação não irá mudar.

Dica do leitor Rodrigo Silva

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marco Chilá

    Acho mais do que necessária essa discussão! Tem que ter assistência oficial SIM! Senão fica a impressão de que o consumidor que tem o aparelho avariado que se “vire”. E não é isso que te falam quando te vendem o aparelho…

    Só tenho uma pergunta/dúvida… e os Macs? Existe assistência oficial no Brasil??

    Abraços…

    • Daniel

      Não temos suporte direto da Apple, mas existem autorizadas no país (http://alacservice.apple.com/service/bra/). Tenho dois MacBooks, e ambos já precisaram de assistência (ainda no período de garantia). Minha experiência com as autorizadas daqui de Brasília foi desgastante, muita enrolação, mas eventualmente meus problemas foram resolvidos.

      Até estranhei essa matéria, achei que essas mesmas autorizadas também cuidavam do iPhone… sei que pelo menos uma delas também oferece reparos em iPod (caso de um amigo meu), mas nunca precisei ou ouvi falar de alguém que precisasse de assistência com o iPhone.

      • Victor Fabel

        Daniel,

        O artigo ta falando da assistencia do IPHONE.
        Sobre os outros produtos da Apple a assistencia funciona muito bem mesmo, ja levei o meu MacBook e voltou novinho td dentro da garantia.

        Ja em relação ao Iphone, meu 3g deu um problema no botão home. levei na mesma autorizada que levei meu MacBook, eles falaram que não possuem tecnicos especializados que eles apenas encaminhavam para um terceiro, sem garantia nenhuma!

        Precisa sim de Assistencia pro Iphone, pois depois que acaba a garantia fica todo mundo na mão de trambiqueiros eheheheeh

        abs

        • Daniel

          Victor,

          O Marcos Chilá perguntou se existia assistência técnica oficial para MACS.
          Vide segundo parágrafo do comentário dele.

          Eu estava apenas respondendo.

      • Victor Fabel

        Uma Duvida,

        Estou na Nova Zelandia, e nao sei quando volto pro Brasil, se eu comprar o Apple Care que me daria 2 anos de garantia mundial, onde mandaria arrumar o Iphone se voltar pro Brazil? Ja que a garantia é mundial…
        Cada vez mais complicado…heheheheh

        • A garantia é mundial, exceto no Brasil^^^^^^

    • Luana Cristina

      Eu tenho raiva dessa Apple. Comprei meu iPhone 4 em março aí ele veio com problema na rotação mandei email e mais email liguei pra eles e nada de me ajudarem pra mandar pra assistência. Só consegui agr em outubro pq falei com uma assistente dos estados unidos só que, por um azar um dia antes meu cel quebrou a tela. Mas mandei mesmo ciente que n fariam nada. Eles mandaram meu cel devolta… E agora meu cel n liga Mais. Nao sei mais o que fazer.. E ainda tão cobrando 450,00 pra trocar tela. Raivaaaaaaa af –‘

  • Sandro

    E ainda por cima pagamos um dos preços mais altos do mundo pelo iPhone, se não for o maior.

    Ou seja: pagamos mais e não temos nenhuma assistência oficial (além da prestada pelas operadoras, para os aparelhos na garantia e vendidos por elas).

    É revoltante isso!! Isso só mostra o quanto de respeito ainda o Brasil tem que conquistar no cenário mundial.

    Para ser usuário Apple nesse país é preciso ter muita força de vontade, além de um bolso bem parrudo.

    Abs

  • Que absurdo como que eu li agora sobre as Operadoras Brasileiras que colocam o metodo do jailbreak e nao oficial nossa infeslimente o brasil nao vai andar pra frente com esses impostos altissimos e roubando a gente no propio nariz..

    Complicado essa coisa mesmo x( Nessas horas tenho vergonha de ser brasileiro tudo caro x(

  • lupita

    Isso se chama ter zelo.

    Bem que a concorrencia poderia usar isso para cutucar a apple, já que o jobs gosta de fazer isso.

    “porque todo mundo não tem uma ferrari, apple faça o mesmo.” HAHA

  • Façamos uma petição online, o blog tem grande audiência, talvez chame atenção.

    • Rafael

      TALVEZ?? Este blog é MAIS do que capaz de fazer algo que chame a atenção, com a audiência que tem, com o ótimo redator (#pucha_saco) e força de vontade pode SIM mudar muita coisa no Brasil, acho que essa tambem ! Parabéns ao iLex e toda a equipe que nos dá este conteúdo íncrivel e o melhor, de graça!
      Rafael Costa

      • Andre

        Vamos fazer um abaixo assinado!!kkkkkkkkkk

  • Um amigo meu teve problemas com o iPhone 3G dele por duas vezes e nas duas a assistência da Apple foi muito eficiente.

    Na primeira ele teve problemas com o Wi-Fi do aparelho e recebeu outro rapidamente. Na segunda teve problemas com a bateria e também recebeu um novo celular bem rapidamente.

    • Roger

      [2] Comprei um iPhone 3G ano retrasado, por causa de problemas no Wi-Fi, a operadora Vivo me deu um iPhone 3G novinho (com fones de ouvido, carregador…). Depois de um tempo, ocorreu um outro problema no meu iPhone 3G, dai fui reclamar na vivo, pra minha sorte, como eles não tinham o iPhone 3G na loja, eles trocaram o meu por um *iPhone 3GS*, claro que tive que pagar 200 reais e alguma coisa de diferença, porém isso não é nada pra um celular novinho e melhor.

      • Marcus

        Faz um ano que eu “ganhei” um iPhone 3G da Vivo. (na verdade troquei por pontos, gastei quase tudo os pontos que tinha pra comprar 20 celulares pra empresa, hehehe…..)

        A aproximadamente 3 meses, ele apresentou um problema no botao de ligar o modo vibracall, como estava na garantia, eu recorri a Vivo, depois de alguns dias, e varias tentativas sem sucesso de falar com o atendimento pro iPhone (*474663), eu desisti e liguei pra um contato direto que tenho dentro da Vivo.
        Foi no fim de junho, e ela disse que era pra aguardar, que ela iria resolver isso pra mim, e no dia primeiro de julho ela me ligou, falando que tinha chegado uma nova remessa de aparelhos, e ela tinha reservado o meu. Mais alguns dias de espera, e na metade do mes chegou a encomenda que eu tanto aguardava, minha surpresa foi quando abri a caixa da Telefonica, e encontrei um iPhone 3GS, novinho…….. Dois dias depois apareceu um funcionario da Vivo para coletar meu aparelho antigo.

        E nao precisei pagar nada a mais por isso….. Eles nao tinham mais o 3G, e me mandaram o 3GS……
        E pensar que eu quase mudei pra Claro na época que renovei o contrato, pois os preços estavam quase iguais entre as duas operadoras, mas na claro eu quase nao tinha pontos pra trocar por aparelhos.

        Eles deixaram de ganhar um cliente que gasta quase dois mil reais por mes em celular…..

    • Norman Ferreira

      Isso ocorreu na Suiça ?

  • Saulo Benigno

    Pois é, aqui é assim mesmo.

    Tem uma assistência técnica oficial aqui em Recife, levei meu iPod Touch (2G) com o botão de desligar quebrado, eles disseram que não arrumam só uma peça do aparelho e sim mudam o aparelho todo.

    O preço cobrado foi apenas o valor de um novo, só.

    Eu deixei pra lá… estou com aparelho assim mesmo.

    • Onde fica a assistência daqui de Recife? estou precisando muito.

  • Daniel Taiguara

    Quero que a Apple seja obrigada a ter rede de assistência técnica para o iPhone.

    Só não quero que atrase ainda mais a a chegada do iPhone 4 no pais ! Quero comprar logo o meu !

  • MCKoe

    Tou sentindo isso da pior maneira. Acabou a garantia, o jack do fone de ouvido informa q sempre tem um fone acoplado. Moro em Curitiba e uma loja “especializada” cobra uma grana mas não dá jeito. Já levei duas vezes e não funciona mais, me sinto muito desamparado.

  • Alexandre

    Coloque mais meio empecilho para a Apple que ela para de vender iPhones aqui em meio instante.

    Acredito que a Apple é responsável pela assistência sim, mas deve ter um contrato com as operadoras para cuidarem disso, como se fosse uma terceirização pelos reparos. Não há nada de ilegal nisso, ao meu ver.

    Agora assistência pós garantia é o que falta mesmo… Mas é aquela velha história de que a Apple faz apenas um favor aos pobres brasileiros de vender seus produtos aqui…

  • Não dá pra esperar muito quando as autorizadas Apple já são um desastre, né? Já tive muita dor de cabeça com uma autorizada de sp e não foi apenas uma vez… Foram 4!

    No caso do iPhone, tive que trocar meu 3GS duas vezes na Claro. A primeira porque ele “morria” de uma hora pra outra, e a segunda porque as cores da tela estavam amareladas. Pra essa troca, levei “apenas” 6 meses indo e vindo de mãos vazias da loja. Isso porque eles alegavam não ter estoque para troca e ficavam de ligar quando chegasse. Não ligavam, e quando eu ia até lá ouvia um “acabou ontem!”

    Uma pena que essas duas trocas me deixam com receio de comprar o iPhone 4 fora do país e ter problemas novamente. Vamos lá pagar mais caro pra não ter o serviço completo.

  • Rafael

    Acho que o problema não é da Apple: uma semana depois de ter comprado meu 3GS, ele escorregou, caiu no chão e rachou o vidro (culpa única e exclusiva minha).

    Depois do empurra-empurra entre Apple e TIM (em que deixei bem claro que EU deixei o telefone cair no chão) resolvi entrar no PROCON-SP por não haver assistência técnica para consertá-lo. O resultado foi um acordo em que a própria TIM depositou na minha conta o valor integral de um novo aparelho. Fui na loja da Apple e comprei um novo.

    Conclusão: a responsabilidade é de quem VENDE o aparelho, e não do fabricante. Se não fosse assim, a TIM não teria ressarcido o valor do aparelho.
    Um abraço

  • Rafael

    Acho que o problema não é só da Apple: uma semana depois de ter comprado meu 3GS, ele escorregou, caiu no chão e rachou o vidro (culpa única e exclusiva minha).

    Depois do empurra-empurra entre Apple e TIM (em que deixei bem claro que EU deixei o telefone cair no chão) resolvi entrar no PROCON-SP por não haver assistência técnica para consertá-lo. O resultado foi um acordo em que a própria TIM depositou na minha conta o valor integral de um novo aparelho. Fui na loja da Apple e comprei um novo.

    Conclusão: a responsabilidade é de quem VENDE o aparelho, e não do fabricante. Se não fosse assim, a TIM não teria ressarcido o valor do aparelho.
    Um abraço

    • eduvinagre

      Rafael,

      O fato de que a TIM e você celebraram um acordo não exclui a responsabilidade solidária do Fabricante. Tanto a Apple e a TIM são juridicamente responsáveis pelo conserto e garantia do aparelho, desde que usado em condições normais e dentro do período de garantia do produto.

      Passado este período a responsabilidade pelo conserto do aparelho é do consumidor. Ao fabricante cabe somente disponibilizar as peças do aparelho para reparo. Assim, a Apple só terá responsabilidade caso não disponibilize no marcado interno a peça de reposição necessária ao aparelho enquanto sua comercialização ou fabricação se mantiverem.

      O seu caso, provavelmente, já estava previsto em cláusula contratual entre a Apple e a TIM onde esta transfere para aquela a responsabilidade pela garantia do produto.

      Abraço,

      • Rafael

        Edu, concordo plenamente contigo. É realmente muito provável que o acordo que a TIM fez comigo seja reflexo do contrato dela com a Apple. Fiquei até surpreso com o resultado, não esperava que seria ressarcido no valor integral de um aparelho novo.

        Fiz o comentário apenas para que outras pessoas na mesma situação saibam que é possível recuperar seu iPhone, nem que seja através de depósito em conta…

        E também concordo em “fazer barulho” para a Apple levar mais a sério o mercado brasileiro. Será que a quantidade de iPhones vendidos no Brasil (e a quantidade ainda por vender, quando o iPhone 4 e o iPad chegarem por aqui) já não justifica uma atenção maior do Mr. Jobs?
        Um abraço

  • Nessas horas eu fico preocupado mesmo…. meu primeiro iphone 3g deu problema e a tim trocou para mim…. ai nao tive mais problemas… e agora estou com um iphone 4 frances… ja pensou se da pau!? vixi!

  • junior

    Comprei meu iphone 4.. ja quebrou a tela frontal duas vezes . comprei em paris. na primeira vez eles trocaram o aparelho na hora gratis e o conserto ficaria 199 euros se o fizesse separado.. agora, estou no rio de janeiro e nao sei o que fazer

    • eduvinagre

      Faça o seguinte, cuide melhor do seu aparelho. :p

    • eduvinagre

      A Apple é cruel com nós consumidores brasileiros. Já houve uma matéria aqui, salvo engano, que tratou de um e-mail do Steve Jobs afirmando que o problema da Apple Brasil era a complexa legislação brasileira o que deixava o Brasil fora dos planos da empresa.

      Se este e-mail foi verdade, lamento. Mostra mesmo o completo descaso não somente em relação ao nosso consumidor apenas, mas também em relação a todo o nosso mercado.

      A desculpa é a pior possível, pois outras gigantes se instalaram no Brasil e apesar da nossa legislação maluca, vão muito bem, obrigado.

      Temos é de protestar mesmo, exigir respeito ao nosso mercado. Tenho certeza que podemos ser muito mais lucrativos que países como Bélgica, por exemplo, e que já comercializa o iPhone 4.

      Não existe possibilidade da ANATEL excluir a autorização de venda para a Apple Computer Brasil LTDA. Lembro a todos que a Apple, em seu próprio site, disponibiliza ao consumidor as empresas terceirizadas no Brasil responsáveis pela assistência técnica, inclusive do próprio iPhone. O que não dá para querer é assistência de aparelho comprado no exterior de produto que sequer foi lançado no mercado interno, o conhecido “apressado come cru”.

      No caso dos aparelhos comprados no exterior e com garantia internacional (gostaria de ver o disclaimer da apple que vem junto com o iPhone 4) acredito que esta cobertura deve estar sujeita à disponibilidade do produto no local onde se pretende consertar o aparelho. Caso não seja vendido o aparelho no país, como é o caso do iPhone 4, acredito que a responsabilidade é da Apple USA.

      Como bem disse o iLex no seu texto, temos é de ampliar nossas vozes para que a rede de assistência técnica seja ampliada, de forma a retratar a realidade interna de consumo de produtos Apple no Brasil.

      • Então, se você ligar ou ir numa assistência técnica da Apple no Brasil, eles informam que não são autorizados pela própria Apple a mexer no iPhone, e te indicam procurar a operadora. O site da Apple também indica o mesmo.

        Já usei a garantia do iPhone 2x no Brasil, pela Vivo, e nas duas eu ganhei um aparelho novo.

        • eduvinagre

          Caio,

          Como disse em outro comentário, a Apple possui contrato com todas as operadoras para assistência e garantia dos iPhone.

          Tenho um amigo que substituiu a tela através de uma assistência oficial da apple no Brasil e no Rio de Janeiro. Até onde sei eles fizeram o pedido da peça pela serial do aparelho diretamente com a Apple. Não sei se o iPhone em questão era importado ou comprado no Brasil mesmo, ou se ele foi enganado pela loja. A operadora é TIM. Fato é que ele teve de esperar 3 semanas para que a peça chegasse à loja e assim feita a substituição. Não ficou barato também.

    • Eu nao sei como que voces conseguem deixa o aparelho cair no chao, nossa tenho meu iphone 3g desde que lançaram e nunca caiu no chao.. ta inteiro novinhu sem nenhum arranhao.. Nossa ja compro o iPhone 4 e rachou ja a tela.. Nao entendo mesmo como voces conseguem fazer isso..

      Comprei o meu custou caro paguei em vezes vou cuidar do aparelho é um telefone caro e acho que no minimo deve ter um cuidado especial ainda mais que sai do nosso bolso o dinheiro ;x

  • Aldrius

    O problema é que ninguem reclama!
    Povo acha que ligar para o procon não dá em nada…
    tenho amigos trabalhando no procon, e acreditem, esse mito de que ligar para o procon nao funciona não existe mais! povo brasileiro que é acomodado!
    eu sei que reclamar é mais um desgaste no meio de uma confusão de assistencia técnica, mas é um mal necessário! 😐

  • Nathan Cordeiro

    Ano passado eu tive problemas com meu atual iPhone 3G, que não ligava mais, e fui a TIM para solucionar o problema, mas disseram que não podiam fazer nada, mesmo que, na época, meu iPhone estava na garantia. Tive que ser grosso com o gerente da TIM daqui, e enfim consegui a assistência, e meu iPhone voltou consertado.

  • Liliana

    Gente, a assistencia (troca) da Tim funciona perfeitamente. Meu 3gs ia completar 1 ano em setembro e começou a desligar sozinho quando estava na metade da bateria. Semana passada levei na loja e a troca foi feita na hora sem problema nenhum.

  • Dani

    Estou alguns meses com um problema não no meu iPhone e sim no fone de ouvido com controle do 3GS, ele esta aumentando no botão de diminuir as vezes aumenta ou abaixa sozinho, o botão central funciona qdo quer, etc. Vi que existe um regalo nos EUA para fones com esse problema, porém ao jogar o serial do meu iPhone no site ele me direciona pra central. De atendimento da vivo liguei para lá e ninguém sabia me responder como trocar o fone apesar de a garantia cobrir o fone. Mandei um email para Apple hoje e agora vou aguardar resposta o atendimento da operadora e ruim os atendentes da central do iPhone parecem nem saber mexer no aparelho de tanta bobeira que falam ja me mandaram fazer jailbreak para compartilhar a internet (a vivo tem tethering oficial). Espero que a Apple comece a melhorar o atendimento no pais.

    • Meu fone também tem este problema!! Pensei que fosse só eu..

      Qual o link que eu olho se é um defeito de fabricação?

      • Adriana

        Caramba!
        tambem achava que esse problema era só no meu… Parece que isso é mais comum do que se imagina…

  • Edguitarra

    Exatamente iLex, não adianta ficar reclamando e não fazer nada. Cara eu posso mandar um e-mail pra Apple pedindo retratação disso. Você tem um contato deles?

  • Alexandre(aleft)

    Bom, eu até o momento não posso reclamar, pois comprei meu iphone 3G na loja da VIVO aqui no RJ e fui informado por uma funcionaria da loja que fica la somente respondendo sobre iphone, inclusive vestindo uma camisa com o logo da maça, que durante a vigencia da minha garantia de 1 ano, caso meu aparelho desse qualquer problema. A LOJA ME DARIA OUTRO DE IMEDIATO. alem disso ela deu a otima informação de que depois de 1 ano coberto pela garantia, por não haver ass tec. autorizada da apple no Brasil. a loja tinha uma tabela com a maioria dos possiveis problemas que poderiam ocorrer com o iphone(e ela realmente me mostrou uma lista). e que caso ocorresse um desses problemas depois de acabado a garantia seria pago um valor, por sinal baixo por cada item constando na tabela e nesse caso a loja tb me daria outro aparelho.
    Informações me passadas por uma funcionaria da VIVO na loja do shopping tijuca.

  • Rafael

    iLex, achei muito interessante o que você disse…
    Gostaria de sugerir que você tambem falasse dos iPods…
    Assim como os iPhones…
    Acontece o mesmo, só que dez vezes pior…
    Pois nenhuma operadora o vende..
    Ficamos sozinhos…
    Abração e Parabéns pelo Blog.

    • O iPod as assistências técnicas da Apple no Brasil atendem, nem sempre como queremos, mas pelo menos atendem.

  • Cassio

    Sei que esse blog é para produtos Apple e seus fãs, como eu, mas tem uma coisa que todos estão esquecendo: nenhuma empresa no Brasil se preocupa com o consumidor, não é só a Apple. O problema está na fiscalização da Lei ou a falta de uma fiscalização. A Lei existe e deveria ser seguida, mas quando isso não acontece, nós temos que ir ao Procon. No Procon, temos que esperar pelo menos 8 horas para ser atendido e depois mais 30 dias para uma resposta oficial da empresa. Depois o Procon decide o que fazer.
    Se houvesse um orgão realmente preocupado com o Consumidor, nada disso aconteceria, seja pela Apple seja por todas as outras milhares de empresas que não prestam o devido atendimento ao consumidor, como a C&C, Telha Norte, Sony, etc…
    É isso que precisa mudar.

    No tocante à Apple, hoje, quem vende o aparelho são as operadoras. São elas que deveriam prestar o serviço adequado. Alguêm comprou um Motorola e reclamou dela ou da operadora?

    (desabafo)

  • Bruno Melo

    Verdade, isso é muito preocupante… A garantia do meu 3GS expira agora em setembro, e isso complica ainda mais a minha situação … Visto que com a garantia é essa celeuma toda matinê sem:(

  • Acis

    Comprei o 3G no lançamento, a dois anos. Passado 10 meses tive um problema com wifi e a Claro trocou o aparelho. Agora, novamente (com o IOS4.01) perdi wifi. O aparelho já saiu da garantia. O que vocês acham que posso fazer, pois ainda não tive tempo de ir na Claro. Conto com a ajuda desse seleto grupo.

    • Tiago

      Experimente o seguinte procedimento (no meu 3G com iOS 4.0 resolveu):

      Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes

      Depois disso, o aparelho será reiniciado e as redes wifi deverão aparecer normalmente, apenas deverá registrá-las novamente.

      • Acis

        Obrigado Tiago, já tinha tentado e insisti mais uma vez, mas não resolveu. Fica cinza o ícone a msg “Sem Wi-Fi” e em Sobre, aparece como N/A. Já tentei reverter para versão 3x mas ocorre erro, restaurei como iphone novo, acho que já tentei de tudo, inclusive fiz jail para ver se liberava, mas foi tudo em vão. Será que a versão 4.1 vai solucionar ou o modem do meu precioso fritou….?

        • Cara, esse problema com o WiFi no 3G é bem comum. A Apple diz que está olhando com “carinho” pro iOS 4.1 e o iPhone 3G.

          Procure nos fóruns da Apple, parece que a discussão lá está bem apimentada.

  • Tiago

    Concordo!

    Entrei em contato inúmeras vezes com a Vivo, tanto pessoalmente quanto por e-mail e telefone, com o objetivo de ter o meu iPhone 3GS consertado (poucos meses após a compra começou a apresentar uma rachadura próximo à entrada do cabo USB, que vai aumentando a cada dia, sem que houvesse sofrido qualquer choque ou queda) e não obtive nenhum sucesso, pois a Vivo alega que tal problema não é coberto pela garantia – nem sequer enviam para a Apple para análise. E então, eu que devo pagar por algo que simplesmente surgiu no iPhone sem que eu fizesse “mau uso” do aparelho, como assim foi justificado pela Vivo?

    • Você está usando com uma doca?
      Se sim, tome mais cuidado ao retirar o aparelho da mesma, por no meu aconteceu o mesmo.
      Na doca você sem querer puxa ele forçando um pouco, e racha o plástico traseiro.

      • Tiago

        Doca é o dock? Sim, já usei. Mas não deveria provocar uma rachadura no plástico do iPhone uma vez que também é um produto da Apple, né?

  • Bruno

    O PS3 nao eh vendido oficialmente pela Sony no Brasil…

    • Bom argumento.

  • RodrigoDC

    fugindo um pouco dos comentários mais no assunto, não estou aqui para defender ninguém mais a Sony só teve o PS3 homologado pela ANATEL este mês passado, e este modelo que foi homologado (mesmo Modelo Mexicano) ainda não sendo vendido no Brasil, os que são vendidos são importados pelas lojas, como submarino, Americanas etc, por isso nesses casos a responsabilidade e dá loja que vendeu assumir a garantia que no casso é de 3 meses, para estes modelos importados, pois a garantia da Sony para o PS3 não é internacional que daria o direito dos 12 meses.

  • Sergio Ito

    Realmente é revoltante vc ficar sem qualquer amparo de uma empresa quando seu produto comprado apresenta algum defeito. Graças a Deus nunca tive problemas com equipamentos comprados, mas só cabe a nós mudar isso tudo e temos instrumentos para isso, acredito que o Procon e Anatel tem de ser acionadas por quem é prejudicado. Não podemos nos calar e ver empresas ignorarem seus clientes como elas fazem.

    Excelente tópico mais uma vez!

  • ricman1103

    quanto ao ps3, ja tinha comprado e pago o meu, quando cheguei em casa e fui tentar me cadastrar na playstation network e adivinha soh… nao aceitava/aceita cartao nem endereco brasileiros… porque? simples. para a sony o ps3 nao existia aqui ainda, mas ja tinha gente comprando a um ano e meio…

  • Bruno

    Esse jailbreak permite multitask e o papel de parede no 3G? senao, tem como fazer?

  • Adriana

    Olá!
    Falando em tudo isso, eu to com um problema muuuuito serio na sincronização do meu Iphone! eu instalei o software mais novo (acho que é o IOS 4.1…… ou algo parecido, porem é o + novo e é acima do 4.0)… e o Itunes novo tambem….e nao consigo mais sincronizar! já fui em varios foruns e tudo mais e fiz varios testes mais nada resolveu… quando vou sincronizar o iphone, da uma mensagem dizendo “Adicionando Arquivo”, e o arquivo é em m4v e com o nome cheio de numeros…. daí em diante o PC trava…. não sei mais o que fazer e queria saber se mais alguem está com o mesmo problema e se pode me ajudar!
    VALEU mesmo!!!!

  • RodrigoDC

    Seguinte uma dica, a alguns nesses tive problemas com uma LCD da LG dei até entrada no Procon, mais este é muito lento e as empresas grandes estão pouco se lixando para ele, nos cassos das empresas telefônicas entrem direto com reclamação junto a ANATEL é muito mais eficiente e me parece que as empresas de telefonia tem mais medo desta do que do PROCON, no casso das empressas de Energia eletrica elas se pelam de Medo da ANAEL, e por ultimo no casso do problema do LCD da LG eles respondem muito rapido quando reclamamos junto o Site reclameaqui.com, tive Experiência em todos esses cassos, ANATEL para Reclamar da minha banda larga, ANAEL para reclamar claro do serviço eletrico, e esse ultimo da LG.

  • marcos jp

    Eu ainda nao tive problemas com meu Iphone eespero nao ter mas acredito que aqui no japao nao seria uma grande dor de cabeça nao ! Ma aqui ocorre uma coisa engraçada quando a gente compra um iphone na softbank vem junto um seguro que a gente tem que faezr com o plano , mas o engralado é que a prpria softbank nao conserta ou manda arrumar o aparelho em casao de arralhao ou risco no vidro tem que que trocar memso ou ficar com ele assim mesmo rsrsrs

  • Essa realidade é no mínimo desconfortante.

    Estou com meu iPhone 3G danificado há alguns meses e simplesmente não tem onde eu repará-lo. Nenhuma autorizada da Apple se responsabilizou pelo conserto, mesmo que eu pagasse, e ao ligar para a Apple, em São Paulo, eles me indicaram diretamente para a operadora.

    Fui pessoalmente à operadora e eles disseram que só se responsabilizam por aparelhos dentro do prazo da garantia e com defeitos de fábrica, não se responsabilizam por defeitos ocasionados pelo mau uso, e mesmo que você diga que irá pagar e arcar com o concerto, que só quer eles consertem, eles não dão o braço a torcer, e o que fazem é tentar te empurrar um outro aparelho novo e sem abatimento de custo.

    A operadora a qual me refiro é a Vivo.

    Vale ressaltar também iLex, que casos como o que você citou, de derrubar o celular dentro de um copo d’água (no caso do meu primo suco de goiaba), mesmo que estejam dentro da garantia a operadora não move uma palha sequer pra ajudar. É lógico que eles estão no direito de alegar que a garantia foi rompida, mas pelo amor de Deus, custa cobrar um valor pelo concerto? São eles os responsáveis e o único “suporte autorizado” do aparelho no país.

    Fui em algumas lojas que se dizem especializadas e eles cobraram nada mais nada menos que 100 reais por uma carcaça falsa (que pode-se encontrar no eBay por 6 dólares) e 260 reais pelo vidro dianteiro do iPhone 3G (que pode ser encontrado por 20 dólares, também no eBay).

    É muito amor pela maçã pra aguentar essas coisas ein?

  • Johannes

    É por isso que existe o CDC!
    A loja te vendeu, o aparelho deu pau (por algum problema existente nele e não por mal uso) a operadora é a responsável! Eles não podem te enviar para local algum, salvo casos de eles abrirem o processo de revisão do mesmo e que vcs devem levar a autorizada indicada por eles.
    CASO haja deslocamento grande e o aparelho deva ser enviado por transportadora ou outro meio, os custos devem ser TODOS arcados pela empresa que vendeu o equipamento! Tanto envio como recebimento!
    Isso independentemente do produto ser importado ou não!

    E caso a empresa se negue a prestar o serviço, procure o Procon e faça uma abertura de processo!

  • Johannes

    Só esqueci uma coisa… tudo mediante apresentação de nota fiscal comprovando que o produto foi comprado na loja de forma legal! E claro respeitando o prazo de vencimento da garantia do mesmo!

  • caio

    playstation 3 nao eh vendido no brasil…

    • RodrigoDC

      Oficialmente pela Sony não Caio, esses que compramos aqui no Brasil são importados. Mais como disse daqui para o final do ano sim.

  • Rafa

    Meu aparelho quebrou a tela lg na Apple e ela disse que o responsável era a oi minha operadora. E a operadora fala que não tem haver com isso. Queria troca a tela por outra original e não sei o que fazer…

  • Amigo, tinha uma idéia antiga de fazer um vídeo-assinado (versão em vídeo de um abaixo assinado) para buscar colocar esse assunto na mídia mundial. Seria um minidoc (mini documentário) exatamente sobre este tema: por que Steve Jobs ignora o Brasil? Sabe-se que o Brasil é uma economia estável, emergente, porém sofremos com as altas taxas e impostos de importação. Porém, nada justifica a falta de interesse real da Apple em melhorar pelo menos seu atendimento e suporte no Brasil. Enfim, acho que o Blog do iPhone tem mais poder de voz (pela grande e qualificada audiência de applemaníacos e iPhonelovers) para realizar algum projeto neste sentido para exigir que pelo menos haja um posicionamento formal, uma resposta formal da empresa para os brasileiros.

    abs!

  • Luis Fernando Refatti

    Aconteceu comigo, meu Iphone 3G comprado na loja virtual da vivo, apresentou problemas durante a garantia, entrei em contato com a operadora e pediram que levasse o aparelho a uma loja física para ser recolhido. Chegando a loja a atendente não recolheu o aparelho alegando que o mesmo não havia sido comprado naquela loja, e disse que assim que tivesse alguma posição do gerente entraria em contato comigo. Ja fazem mais ou menos 5 meses que espero por este contato, e agora pra piorar a garantia venceu.

    Não sei agora quais meus direitos quanto a esta questão, estou com o aparelho parado, e sem nenhuma posição da vivo nem da apple.

    Falta de respeito de ambas partes.

  • Renato

    Vou relatar brevemente como consegui resolver o meu problema com o iPhone. Como sou estudante de Direito conheço um pouco dos trâmites legais, então busquei sozinho a solução.

    Para quem ainda não sabe existe a possibilidade de qualquer pessoa ingressar em juízo sem a presença de advogado, pleiteando com suas próprias forças. Isso é possível graças à Lei 9099/95 (pesquisem no google para maiores informações).

    Quando percebi que o cabo do meu iPhone estava quase arrebentando junto ao conector, mesmo sendo bem cuidado, resolvi tentar resolver diretamente com a vivo. Nesse meio tempo o aparelho começou a apresentar mal contato no botão home. Foi um mês de tortura, sendo jogado de um atendente para o outro. Vendo que nao teria meu problema resolvido resolvi recorrer ao procom. Mesma coisa, nenhum interesse da vivo em resolver o caso. Foi aí que eu resolvi recorrer ao Poder Judiciário, no juizado especial cível.

    Em menos de duas semanas recebi uma ligação da vivo oferecendo um acordo. Devolvi o aparelho e recebi de volta o valor pago.

    Minha recomendação é a seguinte, os Juizados Especiais são gratuitos e não necessitam da presença de advogado. É muito melhor pleitear em juizo, pois é somente nessa hora que as empresas sentem o poder da lei. O contato é feito diretamente com o departamento jurídico da vivo e tudo é mais ágil, transparente e respeitoso.

    Não se deixem enganar por cláusulas contratuais que por exemplo excluem a responsabilidade da operadora ou da Apple. o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras que mesmo que sejam contrariadas no contrato serão totalmente nulas. É costume das empresas elaborar contratos em que obrigam o consumidor a abrir mão de certos direitos, e como as pessoas são leigas elas acreditam que tudo que é assinado é válido.

    Busquem respostas e reclamem sempre que tiverem um direito lesado. Somente com muita reclamação que nós iremos conseguir ser respeitados como merecemos.

  • Evandro

    Realmente as assistências técnicas são uma porcaria, seja da Apple, seja de qualquer outra marca eletrônica. O que precisaria mudar era o respeito das grandes marcas mundiais com o consumidor brasileiro. E isso é difícil acontecer vindo apenas das empresas, seria necessário que os órgãos de defesa do consumidor, a ANATEL e o judiciário fizessem sua parte. Já o consumidor a única coisa que pode fazer é reclamar seus direitos ao PROCON e ao Judiciário.

  • John

    Realmente a questão da assistência técnica é um tema delicado, mas no meu caso um tanto inusitado. O meu Iphone apresentou problema em uma das saidas de som (tinha som somente do lado esquerdo), como estava na garantia (faltavam 21 dias para fechar um ano da garantia) fui até a loja da Claro onde havia comprado o aparelho e para minha surpresa ao invés de encaminharem para conserto, o meu aparelho foi substituído por um novo! E não para por aí, ao receber o aparelho e realizar o desbloqueio verifiquei que o modelo entregue é um 3GS e o que eu tinha era o 3G! Moral da história: ganhei um aparelho novo, mais moderno do que eu tinha e ainda tenho mais 01 ano de garantia! Mais contente que isso só se ganhasse um IPhone 4!!!

    • Espero que você esteja se referindo à saída de som no fone de ouvido, porque se for do altofalante externo, você enganou eles direitinho:
      http://www.blogdoiphone.com.br/2008/05/dica-por-que-so-funciona-um-alto-falante/

      • John

        Olá iLex (luthor), putz, nem fazia idéia, desconhecia completamente do assunto! Como o aparelho não vem com manual detalhado (como é o caso dos Nokia, Motorola) achei que era um problema no aparelho, e a loja procedeu a troca. Sempre pensei que fossem dois auto falantes. E agora? Será que a loja pode requisitar o aparelho novo de volta? Não fiz por má fé, efetivamente solicitei a troca pois achei que era defeito. Verifiquei no novo aparelho e realmente o som sai do auto falante do lado direito do aparelho. Como diria o Quico “Que coisa não!”.

        • Acredito realmente que não foi de má fé, muita gente também tem essa mesma dúvida que você. Relaxe, não tem como pegarem seu aparelho de volta, a troca já foi feita.
          Pense assim, a culpa foi da operadora, que não soube prestar uma assistência adequada quando você foi pedir ajuda. Era obrigação dela saber disso. 😉

    • Po cara vc se deu bem eles sao tao despreparados que trocarao umproduto em bom funcionamento o iphone so tem uma saida de som a outra e um mic.
      Imagina

  • Brito

    Eheheh.se enganar sem saber ta perdoado

  • Valdo

    Acho isso um verdadeiro absurdo , pois estou com esse problema com Iphone 3G, que comprei no site Submarino e deu um problema no microfone, como a Apple não tem assistência Tecnica no Brasil e fala que são as operadoras que dão essa assistência, liguei para operadora e me falaram que tinha que procurar a fabricante e ai ?? como fico com um aparelho que custa bem caro e agora sem utilidade pois não tem quem o conserte, um verdadeiro absurdo ,

  • Maíra

    Eu tive problemas quebrando o vidro do meu iPhone, do 2G, meu primeiro. Só tinha assistência em Florianópolis e mandei pelo correio. Apesar de não serem autorizada, mandei pro pessoal do iPhone Floripa e me mandaram de volta no mesmo dia.
    O meu 3G é de operadora e num tombo o LCD ficou com uns riscos. O pessoal da tim disse que precisava de um prazo de 30 dias e que provavelmente a garantia não cobriria… mais uma vez meu iPhone teve que sair de BH e passear em Floripa… porque a operadora não tem noção de que quem tem um iPhone tem tudo dentro dele!!!
    Pronto falei!

    • sueli

      Vc poderia me dizer qual o nome ou tel da assistência técnica de Floripa? O vidro do Iphone 3G do meu filho quebrou e não consigo nenhum lugar para trocá-lo. Obrigada.

  • Anderson

    Tenho um duvida!! de noob..

    Exemplo, de por acaso eu tiver o appe care, e uso o jailbreak , e por acaso fuder ou alguma coisa der errado com o celular, e eu tiver que ir na apple,.! primeiro coisa que iria fazer seria “Downgrade” para o firmware original, caso der para eu fazer, a minha pergunta fica aqui”

    A apple tem como saber que eu fiz o jailbreak? uma vez que um celular esta desbloquiado, ou eu sendo usuario da AT&T e so usei o jailbreak para instalar o Cydia e Installous para ter apps gratis!!…

    Alguem sabe me dizer se eles tem como saber?

    isso aconteceu comigo, eu estava com meu antigo 3GS e fiz o Blackra1n do Geohots e depois fui fazer um backup e o celular nao saia da Apple logo, travou tudo! eu na epoca nao tinha o conhecimento que tenho Hoje! embora que seja pouco… era so, eu usar o RecBoot para voltar ao normal….
    Bom.. fui na Apple Store e eles fizeram nenhuma pergunta, apenas conectaram meu celular no mac deles, e pronto depois de uns 10 minutos ali estava eu com meu Celular trabalhando novamente!! e eles nao se deram contas que eu tinha usado um bypass?

    Sinistro…

  • Essa falta de respeito da Apple com os Brasileiros acontece com todos os seus produtos.

    Com apenas 1 mês deu problema no LCD do meu notebook e levei para a assistência técnica que voltou com o mesmo problema e ainda quebraram uma peça interna que deixava o LCD torto.

    Voltei até a assistência que trocou o monitor, mas ainda o deixou torto por causa da peça. Me irritei e levei em outra assist6encia, que não conseguiu endireitar. Depois disse que era para trocar a peça e pronto. A Apple disse que não iria cobrir a garantia porque a assistência que havia quebrado e a assistência disse que não iria trocar.

    Como estava com 3 ordens de serviços, que segundo a lei brasileira eu tenho direito a um novo produto ou a devolução do dinheiro, fui para esse caminha. A Apple disse que a política dela no Brasil é de não trocar os produtos e sim de eu levar para as assistências até acabar a garantia. Em resumo:

    A Apple não queria mais cobrir a garantia por causa da peça quebrada pela assistência a assistência disse que não iria trocar.

    Tive que processar a Apple que me deu um notebook novo nas negociações, mas fiquei tão decepcionado, que o vendi para um amigo pela metade do preço, somente para me ver livre dessa bomba.

    Sendo assim, é normal a Apple não respeitar as leis brasileiras.

    Gosto muito dos seus produtos, mas enquanto ela não agir no Brasil e respeitar os seu consumidores locais, não compro mais produtos da Apple.

    Tomara que eles revejam tudo isso, pois os brasileiros merecem respeito.

    Boa sorte a todos.

    Roger

  • Olá! Sou a repórter responsável pela matéria publicada no Correio Braziliense. Inicialmente, gostaria de agradecer por repercutir a notícia entre seus leitores. Gostaria de esclarecer que não informei na matéria se a Anatel havia tomado ou não providência porque, na ocasião, não havia nenhuma certeza sobre isso. Mas na última terça-feira tive um retorno da Anatel, que pretendo acompanhar.
    Vejam:

    http://www.dzai.com.br/blogdoconsumidor/blog/blogdoconsumidor?tv_pos_id=64719

  • o meu ipod touch vai presisar de asistencia pq ele nao liga mais a sorte que ele ta na garantia

  • Boa Noite, meu iphone 4 caiu da janela e quebrou o vidro , carcaça traseira…Onde troco? quantos dias demora…Aguardo posiçao.

    Obrigado.

  • Wildebert Aires de Sousa

    Eu tive meu iphone com menos de 2 meses com problema ,mandei pra apple e mandaram de volta dizendo que tinha umidade e que não se responsabilizavam pelo mesmo ,mandando de volta,mas ainda não reçebi nem o aparelho e nem a garantia do conserto.Detalhe não sei como eles viram umidade no mesmo nunca caiu em água e nem pegou chuva.Só se foi durante o transporte do mesmo para assistencia em são paulo.Como posso fazer pra processar a apple

  • Wildebert Aires de Sousa

    minha primeira e ultima experiencia

  • Kassio

    Comprei meu ipad 2 no brasil( muffato) ele possui garantia mundial? se eu for para outro país posso trocar? onde posso trocar ake no brasil? disseram que e com as operadoras, mas eu comprei no muffatoe nao sei qual operadora que é.

  • Raphael GARCEZ

    Aqui no Rio de Janeiro é ainda pior: você leva à assitência credenciada pela Apple (Solução Digital no Largo do Machado), lá eles dizem que não consertam o seu aparelho, unicamente tentam restaurar as configurações de fábrica, coisa que qualquer pessoa pode fazer com o itunes em casa, e caso não resolva te oferecem um celular novo por um preço abaixo do mercado. O celular não é desmontado nem nada, unicamente resetam!
    No caso do meu 3gs disseram que não resolveram via reset e me ofereceram um novo por R$480, mas ai eu desconfio: como será esse tal celular “novo” abaixo do preço?
    Ele vem sem caixa e acessórios, logo eu me questiono, não será um celular consertado pela fábrica e vendido? Para onde vai os nossos aparelhos não consertados?
    Eles ganham sempre:
    Quando vendem
    Ficando com o teu com problema (peças etc)
    Te vendendo um “novo” consertado
    Isso é justo? Fica o desabafo!

  • Carlos Antonio

    Levei meu aparelho 3GS para consertar na assistência técnica da Itown – Saravaiva em Goiania, que verificou o aparelho e disse que o mesmo estava lacrado e sem violação, e por esse motivo a Apple me enviaria outro aparelho, o telefone realmente foi mandado, mas eles querem que eu pago R$499,00 para retirar o aparelho da loja, o que não seria nenhum problema se eles me informasse e tivesse me falado antes, fato que não aconteceu?
    Agora eles não querem fazer a troca do aparelho como o atendente falou, mas da maneira que melhor lhe interesa, ou seja disse que não vai devolver o meu aparelho usado, e que eu tenho de pagar os R$499,00, sendo que na Ordem de Serviço, diz recompra de R$499,00 é que a Apple paga para o cliente, valor este referente ao pagamento do telefone usado, o qual deixa entender que a Saraiva quer receber de mim o que a Apple ja pagou para eles R$499,00. Estou com a sensação de ser passado para traz com as empresas citadas.
    Obs. Se não pode cumprir o que foi tratado verbalmente que devolva o meu aparelho que ja paguei e não devo nada para eles, e foi comprado da operadora Vivo, e ele so não estava ligando, e o conserto em uma loja de terceiros é de 100,00, conforme pesquisa realizada por mim antes de entrar nesta barca furada,
    Quero a devolução do meu 3GS!!!!!!!! isto é estelionato!!!!!!!!
    Carlos Antonio.

  • giovana

    meu iphone 5s estava na garantia ,tudo certo até que um dia ele simplesmente parou de funcionar ,e mandei para assistencia ok muito rapida e vao me enviar um iphone novo tenho que pagar algo ? porque segundo o atendente nao ,mas nao veio nenhuma fatura nada mas no email que eles me enviaram tinha um valor 949,00 e agr eu pago ou isso é só um valor para caso o aparelho nao esteja fora da garantia( oque nao é o caso,e por incrivel que pareça nao molhei e nem quebrei a sua tela ) ???please daniel preciso da resposta estou ficando angustiada

  • Enquanto não te mandarem nenhum boleto, não se estresse. 😉