Notícias

Apple cria site que mostra problemas de recepção em vários smartphones

Para quem estuda marketing, a Apple é sempre uma referência. O “caso das antenas” não é diferente e servirá como estudo acadêmico para muitos estudantes.

Ela acaba de disponibilizar uma página onde encara de frente o problema de recepção do iPhone 4, não escondendo nada. Ela mostra claramente que, segurando o aparelho de certa maneira, as barras realmente caem. Mas em contrapartida, faz exatamente o mesmo teste com outras marcas: BlackBerry Bold 9700, HTC Droid Eris e o Samsung Omnia II (os mesmos apresentados na coletiva de imprensa). Até mesmo o iPhone 3GS é comparado.

Além disso, ela explica os testes feitos em seus laboratórios próprios, que permitiram descobrir e arrumar o algorítimo de cálculo da recepção, que originou a atualização para o iOS 4.0.1.

Vale a pena dar uma conferida no site oficial (em inglês).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Por mais que eu não goste, acho que foi a melhor saída/cala boca aos haters, mostrar que seus telefones também tem o mesmo pseudo-problema que o iPhone!

    Agora vamos viver a vida e deixar esse death grip de lado, seus haters? obrigado!

  • Agora, me explica uma coisa?! Tem um monte de gente comentando que a Apple não admite que errou!! Será eu vi uma outra coletiva??? Eitaaaa povinho que morre de inveja!!! :-S

    • Tem gente que adora ser hater ¬_¬

  • Bona

    Eu acho que não é bem isso, não sou hater, aliás sou fã, tenho Macbook Pro, iPhone, iPod, quero um iPad, mas no mundo de hoje gente é difícil pra mim admitir como consumidor de produto caro que este produto tem um defeito de projeto (em 0,55% é verdade, segundo a Apple Care) e achar isso lindo maravilhoso e bater palma. Por outro lado, se fosse como a midia vem falando a Apple seria obrigada por lei a fazer recall acredito.

  • Boa tarde, fiz um novo video, segurando o iphone 4 de todas as maneiras possiveis e o sinal nao foi alterado. Os videos que vi feitos por brasileiros, tambem nao tiveram alteracoes de sinal devido a uma maneira ou outra de segurar o aparelho. Sera que a AT&T contribui para que isso ocorra? Sei nao…. so sei que o meu iphone 4 funciona 100%. Abracao a todos! Abaixo segue o link do video.

    http://bit.ly/awidAa

    • Luiz Guilherme

      Parabéns pelo vídeo amigo. Abs

    • vomity

      cara onde vc conseguiu esse wallpaper do pacman???
      eu tenho aquele famoso onde soh tem 3 fantasmas
      o seu tem os 4 fantasminhas……..

      • Deixei as imagens no meu blog e tb no meu twitter.

        • Bruno Melo

          Sowzaçooo o video que tu fez… manero a case gostei bastante… e olha eu tambem efetuei um teste aqui com o meu 3GS, constatei que nada aconteceu, o sinal ficou estático, confesso que segurei o iPhone das formas mais bizarras e não afetou em nadinha o sinal (confesso que me deu até raiva hahaha, pq eu queria q pelo menos uma barrinha diminuisse, mas nada kkk )

        • vomity

          valeu cara
          esse wallpaper eh muito louco

    • Bruno

      Para mim a questão do vídeo é clara: Se seu sinal é ultra forte, quando ele cair para muito forte ainda vai continuar full. O problema é quando o sinal é bom, aí cai pra médio, etc.
      Como todos, amo os produtos da Apple, a qualidade é induscutivelmente muito superior a qualquer outro. Agora, o problema da antena, existe. Falar que era software, me pareceu um erro. Falar dos outros, é uma saída na linha do “eu roubo, mas todo mundo também rouba”. Falar que apenas 0,55% teve problemas baseado na informação de que 0,55% ligou para reclamar é outra falácia das boas. Gostei mais do “quem quiser devolver, recebe o $$ de volta”, ninguém vai devolver, pois o produto é fantástico.

    • Rodrigo Rosenthal

      o mano tudo bem? estou com uma pulga atras da orelha porque so os aparelhos que estao nos EUA estao apresentando esses problemas de antena e tal! tenho um iphone 3gs e tambem como voce fez peguei ele de todas as formas possiveis e nao aconteceu nada. esse problema nao seria problema da at&t nao o meu e um aparelho desbloqueado e ja coloquei o chip na vivo nada de alteracao na vivo tambem nao estou achando que o problema e por la!!!

      abracos

    • JanjaBoy

      Muito legal o vídeo!
      tenho um 3Gs (uso Vivo) e o sinal também não muda nunca!

    • Fala amigo, gostei do seu vídeo e principalmente da capinha de silicone do seu iPhone 4! O meu tbm será comprado na França. Gostaria que vc me informasse o fabricante e modelo da sua capinha de silicone, se for possível é claro. Obrigado!!! 🙂

  • iLex, tirei uma foto do manual do Nokia E65 dizendo o modo de segurar o E65…
    Os “problemas” SEMPRE existiram, em qualquer celular, mas como Apple é Apple aconteceu esse “aue” todo…
    Segue a foto:

    http://img134.imageshack.us/i/snapshot201007161.jpg/

  • dinho

    Apple dando um show como sempre

  • iRickMafra

    Aqui eu não consegui fazer no 3GS, não abaixou nenhuma!
    Pior é que não sei, sempre que eu estou em uma ligação falha, a voz some (da outra pessoa) e ai eu olho pra ver a antena ta tudo cheio, não consigo entender porque acontece isso… o meu é VIVO.

    • Luiz Guilherme

      Eu AINDA não tenho um iPhone4 mas gostaria de relatar que isso aconteçe comigo também em vários aparelhos que tive. Acho que o problema é da Vivo mesmo. Abs.

  • lupita

    diferença bem grande entre os aparelhos, perdem o sinal rapidamente mais voltam ao normal da mesma forma quando soltos.

    iPhone 3GS e 3G tem uma certa demora.

    eu axo pelo menos foi o que reparei nos videos.

  • lupita

    iPhone 3GS e 4*

    (corrigindo)

  • Marcelo

    Olha o pleonasmo!!! Encarar é de frente, hein!

  • Caio Lemos

    Eu acredito que isso está mais ligado as operadoras do que ao proprio iPhone 4.
    Podem ver que depois da atualização foi possivel ver como o sinal da AT&T é ruim. Então ele ia de ruim para péssimo. E a maioria dos relatos são de usuários da AT&T. Não vi nenhum brasileiro reproduzir o problema, apenas um usuário da comunidade do orkut, que conseguiu pois estava em uma área que o sinal é ruim em qualquer aparelho.
    Aqui em Natal, com sinal da Oi, só consigo tirar uma barrinha do 3GS.

    Meu iPhone 4 chega essa quarta e irei testar.

  • Renan Decarlo

    Será que agora o iLex vai continuar falando do problema da antena como “suposto” problema? Tá na cara que existe!!

  • waldemarJR

    iLex, se não for pedir demais, traduza este artigo: http://www.apple.com/antenna/testing-lab.html

  • Aniello

    Concordo. Inclusive o iPhone 4 tem outro problema grave de hardware. Se você usa ele por tempo demais, sem conectar em um carregador ligado na tomada, a bateria acaba e seu iPhone vira um peso de papel até que você recarregue. Terrível este erro de projeto.

    E pior que parece que quanto mais recursos você usa do telefone, mais rápido ele fica inútil. Ou seja, quando estou mais precisando dele ele falha!

    Se todos os smartphones apresentam o mesmo tipo de problema, isto não é um erro de projeto, é uma limitação da tecnologia atual. Pode ser que alguns smartphones sejam mais sucetíveis ao problema que outros (assim como uns tem bateria que duram mais e outros menos), mas isto só seria um problema de projeto do iPhone se se comprovasse que o “death grip” comprometesse seriamente o uso, mesmo comparado com os outros smartphones. E este não parece ser o caso.

    Uma minoria bem pequena reportou que segurando de forma não convencional, em algumas áreas com algumas operadoras, há problemas de recepção. Um número maior de usuários reportaram não perceber o problema. Isto é algo que definitivamente não vai afetar o uso para o usuário comum e para os poucos que sofrem dificuldades reais com isto foi dada a saída. Isto está longe de ser algo capaz de gerar um recall, longe de ser um erro de projeto.

  • Renato

    Escutei na Radio CBN que a Apple ia dar a capa protetota para tentar solucionar o problema. Que problema se esta provado que a queda de sinal é normal em TODOS celulares ?!?! CBN pisou na bola…

    • A capa é para solucionar outro problema para a Apple: a sujeira que toda a mídia fez na imagem dela. Só por isso.

  • Otavio

    Pensei que depois do iPhone nunca mais ia pegar o meu v3 mas vamos lá.
    O Deat Grip não é exclusivo do iPhone 4 até o v3 velho de guerra sofre do problema.

    Olha só http://bit.ly/bfdgEZ

  • Paulo Prestes

    Bom a Apple provou que existe um problema de recepção de celular no IPhone 4 e em todos os outros.
    Logo, ela quer dizer que errou, ops quero dizer, que projetou igual a todos os outros.
    O IPhone 4 é inovador, mas tem o mesmo problema que todos os outros celulares.

    A Imprensa é logico quer “vender” noticia, e meus caros, não vai vender noticia se o black berry ou o telefone da LG tem um erro, problema, especifcação tecnica, ou qualquer outra coisa que afete o sinal. Mas o IPhone sim, porque o IPhone é o hype do momento. Por isso que exaulta os erros do IPhone 4, assim como exauta também as funcionalidades.

    Os appleboy’s veem tudo da apple como melhor, até no marketing, que acaba de dizer que o IPhone 4 é igual aos outros celulares, pelo menos na recepção de sinal. Tenham certeza, ela não fez um bom marketing com isso, pelo contrario, e tenham certeza que ela não quis fazer isso, fez para tentar apagar o fogo que a imprensa tava fazendo.

    Dessa historia toda, acho que não é 8 nem 80, se a Apple é boa, pq ela não resolveu um problema que todos tem? E se todos tem o problema porque a mídia não fala dos outros tb?

    O bom disso tudo foi que o Steve Jobs reconheceu que também erra, nem que ele erre igual a todos.

    Como disse Marcelo Tas no seu twitter: “Grande revelação do dia: Steve Jobs reconheceu que não é perfeito! Jesus, e eu que pensava que ele era @ocriador!!!”

    E não pensem que quem esta falando não gosta e não tem produtos da Apple, muito pelo contrario.

    Abs

  • Rogerio

    o meu iphone 4 funcionando normal japao softbank

  • Victor Mello

    A diferença é que, nos outros celulares você tem que tapar todo o celular pra cair o sinal. Tentei no meu Samsung Star e consegui. Já no iPhone, basta tocar na maldita fenda. E na minha humilde opinião, é DESPREZÍVEL essa atitude da Apple de envolver outras marcas. O que dá a entender é que o pensamento da Apple é: Me f*do mas levo vocês juntos! Rá Rá Rá!

    ps: não me apedrejem.

    • Você está falando baseado em “achômetro”, né. Esse é o problema. 😉

  • Teste de recepção feito num Nokia E65:

    http://www.youtube.com/watch?v=eD-dCE2QYMY

    Vale a pena ver, foi gravado com uma Webcam, por isso a qualidade não é das melhores, mas dá de ver o problema!

  • Apenas uma observação sobre o “encarar de frente” pra não perder a piada: Encarar É de frente. Encarar pela traseira acaba soando meio gay, ou “cara” de b*, hehehe. Risadas garantidas em: http://www.youtube.com/watch?v=Qbm2w_T4laY 😀