Notícias

Sincronização do iPhone por Wi-Fi é rejeitada pela Apple e vai parar no Cydia

Já era previsível. Quando um desenvolvedor enviou para a aprovação na App Store um aplicativo que permitia a sincronização do aparelho com o iTunes sem a necessidade de cabos (leia “Quando a Apple irá permitir a sincronização sem fio do iPhone com o iTunes?“), parecia meio óbvio que a Maçã não deixaria passar.

O desenvolvedor comentou a resposta que um funcionário da Apple deu em relação à recusa na App Store:

Mesmo concordando que o app tecnicamente não quebra nenhuma regra do SDK, ele disse que ultrapassa os limites do que pode ou não pode na loja. Ele também citou preocupações com a segurança.

Com o veto, o desenvolvedor disponibilizou seu utilitário na loja alternativa Cydia, exclusiva para quem faz jailbreak em seus aparelhos. Ele custa 9,99$ e por enquanto só funciona com Macs; a versão para Windows é prometida para breve, mas isso não quer dizer que seja fácil de torná-la realidade. Outro problema é que é preciso baixar um cliente para o computador que realize a sincronização; ele pode ser baixado na página do criador, que já está bem lenta devido aos múltiplos acessos.

Ele não é compatível com o iPad, apenas com iPhones e iPods touch.

O problema de se pagar por aplicativos alternativos deste tipo é que eles podem deixar de funcionar a qualquer atualização do sistema. Ainda mais agora, que está próximo o lançamento do iPhone OS 4, que pode desabilitar completamente a função. Além disso, aplicativos comprados pelo Cydia geralmente são atrelados ao aparelho; ou seja, se você trocar de iPhone ou de iPod, terá que pagar outra vez (alguns desenvolvedores prestam assistência quanto a isso, mas não são todos).

O jeito é ter esperanças de que a Apple goste da ideia e adote-a oficialmente em seu sistema. Afinal, seria ótimo poder sincronizar tudo automaticamente ao chegar em casa, sem nem precisar sentar na frente do computador, não é mesmo? 🙂

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edu

    Eu acredito que ainda veremos algo do tipo sim, não para já, mas no lançamento de novos iPod e do provável firmware 4.1. Creio que haverá alguma limitação do que sincronizar (nada de updates de firware por exemplo. Eu acredito nisto tendo em vista que redes N são mais rápidas e tem melhor alcance.
    O iLex também costuma acordar na madrugada, ou o post é agendado? rss

    • É agendado. Nesta hora obviamente estou no quinto sono… 😛

      #comentarioagendado

  • Spoiler: recurso exclusivo do iPhoneOS5 que deixara o donos do 3GS/HD querendo o novo iPhone dual anunciado no meio de 2011 compatível com GSM3G/CDMA :p

  • Igo

    Sei lá, essa ditadura da Apple irrita…

  • Rodrigo Eustachio

    Enquanto isso, acabo de comprar na App Store o Qik. App que grava videos em todos iPhones, bem melhor que o Cycorder e ainda exporta para o rolo de câmera permitindo a edição exatamente como no 3GS…

    Como a Apple permite um app que libera funções do 3GS em qualquer iPhone e bloqueia um que cria novas funcionalidades?

    Tsk tsk

    • Rodrigo

      Cara não sei se vc sabe, mas o Qik grava em 15 fps (frames por segundo) e o Cycorder grava a 30….

      • Brunolv

        No 3G o máximo é 15FPS, tanto o Qik quanto o Cycorder.

  • Bruno Almeida

    Nossa eh programa é execelente, eu já esperava para o Cydia, vou esperar um pouco mais, ate sair uma versão para windows

  • Algus Helm

    Bom… fazer o que… o jeito a apple gosta de macarronadas atrás dos computadores….

  • Overlord

    O quê eu mais queria no iPad/iPhone/IPod é que a Apple mudasse o método de sincronização de conteúdo. 🙂

    Se tu tens vários computadores (desktops de CASA e do TRABALHO, notebooks de CASA e do TRABALHO) é um inferno ter o mesmo conteúdo em todos eles só para poder incluir mais uma música ou ringtone, por exemplo, sem que o conteúdo atual do produto da Apple seja apagado. 🙁

    • Eu abandonei há um bom tempo o iTunes para sincronizar as músicas por este motivo. Eu uso o iPhone em mais de um PC, e para isso uso o SharePod (http://www.getsharepod.com/), ele é Free e Portable, e ele pode ser usado em qualquer micro e com quantos iPhones quiser….

      • André Reis

        Eu vou testar, obrigado pela dica.

  • Adriano Lima

    Com certeza a Apple esta pensando pequeno de mais! Acho que no fundo não querem perder a venda de acessórios! Ainda mais estes cabos frágeis que sempre quebram na ponta e você sempre tem de pagar por eles!!!

  • Wagner Panfilli

    Acham que se fosse viável sincronizar iTunes e iPhone por Wireless já não teriam disponibilizado ? a segurança desse tipo de funcionalidade iria depender muito da forma que o roteador sem fio seria configurado (geralmente wireless “caseiro” é sempre configurado com pouca segurança).
    Sincronização sem fio é o estilo da apple, mas acredito que somente irão libera-lo quando conseguirem uma forma de faze-lo de uma forma segura e eficiente.

    • Marcos

      Concordo plenamente.
      E ainda tem mais um detalhe, a parte tecnica..
      Experimentem fazer uma tranferencia de arquivos entre computadores na mesma rede Wi-Fi e vejam o desempenho do roteador.
      Mesmo na banda N tudo fica mais lerdo.
      Acho que esse é o maior motivo.

  • Geraldo

    Eu entendi errado, ou mesmo com o tal app, ainda é necessário o comando de sincrinizar pelo iTunes?
    Se for realmente isso, esse “tão sonhado” e polêmico aplicativo, não faz nada além de eliminar o uso do cabo, pois se tenho que sentar na frente do computador, operar o iTunes e o sync não é feito sem que isso ocorra, o app realmente nem merece estar na App Store.

  • Andre

    Pena que e meio caro… 9,99!
    :/

  • RAVAGNANI

    Isso tudo para no próximo OS o Jobs falar que foram eles que desenvolveram, e lançar em primeira mão para o Iphone o que no Cydia já vai ter há 1 ano.

    Uma pena.

  • Varejao

    Sinceramente nao acho viavel a sincronizaçao pelo wifi.
    Acho isso pq as vezes que precisei guardar arquivos grande ou varios arquivos médios usando o airsharing levei muito tempo pra passar os arquivos.

  • JanjaBoy

    Alguém lembra da propaganda de lançamento do Macintosh que fazia uma alusão ao Big Brother George Orwell ?

    Acho que a Apple esqueceu….

  • Érico

    uma pena…

  • Andre

    Imagina se as pessoas usarem isso e suas informações forem desviadas ou perdidas. As pessoas vão culpar a Apple de ter liberado esse software. Esse é um software de risco alto demais, só a Apple pode faze-lo, para garantir a funcionalidade plena.

    • Gerson

      Você já pensou se cada um que perdesse os dados atualmente processassem o speedy, ajato, net virtua e afins?

      Que desculpinha esfarrapada para não aprovar.
      Você é responsável por sua rede interna #eponto

  • Zreiz

    Achei muito imatura a decisão da maçã de não aprovar este belo app que vai quebrar um galho e tanto em certas situações.
    Obrigado por compartilhar e aguardo de que logo venha a versão para PC.

  • DenisdiMelo

    Contoda certeza ela não aceitou pois já está pensando no futuro concerteza vão patentear essa função e nosso amigo programador que passou horas e horas quebrando a cabeça vai ver sua idéia (que dizer iniciativa de criação) ir parar nas proximas versões do nossos Iphones, grátis grátis…

    • É verdade! A Apple desde sempre copiou todo mundo! Basta ver o sistema operacional do Mac que é a cópia do Windows! Até o lixinho eles copiaram!

    • Andre

      Com certeza é isso que vai acontecer. Olha o OpenFeint que é usado para achievements de jogos entre outras coisas. A Apple copiou e vai lançar no próximo update. Acabou com a OpenFeint, uma pena, pois eles tiveram a iniciativa e a criatividade.

      • RAVAGNANI

        iLex,

        Alguns copiados descaradamente:

        – Copy and Paste;
        – Classics apresentado com o nome de iBooks (causando até protestos por parte dos criadores do Classics).

        Eu amo os produtos da Apple, mas em certos quesitos fica impossivel tapar o sol com a peneira.

      • Ou…
        Talvez você esteja mal informado e não saiba da patente que a Apple depositou em 2008 (antes da App Store) que explicava exatamente isso.
        É fácil falar mal, quando não se conhece as coisas.

  • joey

    Mané ditadura da Apple o que.. Eu tenho meu produto e vendo ele do modo que eu quiser, pessoal compra meu produto se quiser. Simples.

    Quanto ao aplicativo.. já falei em algum lugar. Grande coisa, uma hora vou colocar ele no usb pra carregar mesmo, aproveito e sincronizo.
    Já tem que abrir o iTunes e abrir o app, é mais fácil botar o ipod em cima do dock e esperar.

  • Alexandre

    É, não dá pra garantir que a sincronização por esse programa seja segura…. vai saber se o cara que criou usou algum tipo de encriptação… provavelmente não… daria mais trabalho pra ele.

    Eu não sei como vai ser no OS 4, mas o que sinto mais falta no iPhone é uma pasta pessoal única, tipo “Meus Documentos”, e que fosse sincronizável com o computador de alguma forma, seja por wireless ou por cabo. Uma pasta que todos os programas tivessem acesso.

    O MobileMe supriu um pouco essa necessidade… mas fica sempre na dependencia de uma conexao 3G disponível.

  • Luciano Vieira

    Sinceramente, essa sincronização via wi-fi não me faz falta nenhuma…

  • Alexandre

    Mais uma da série “vc comprou, mas eu que decido o que vc pode fazer ou não com o seu produto”.

  • Bruno

    A Apple não quer deixar de ganhar vendendo o cabo de sincronia… é a ÚNICA explicação que vejo….

  • Alexandre

    Ela quer que sua plataforma seja segura, só isso. Ela tem a imagem do produto a zelar. Os celulares hoje fardam muitas informações pessoais. Num futuro não muito distante, os celulares serão usados como cartão de debito, por exemplo. Imagine você, ter um vizinho espertinho, que enquanto você sincroniza seu iPhone via wireless sem criptografia, faz uma copia de tudo o que você tem “over the air”.
    Imagina se alguém consegue fazer isso e posta um vídeo no youtube, mostrando como o iPhone e vulnerável. É o sonho de qualquer Nokia ou Motorola da vida.

    • Fuser

      E onde tá a informação de que a transferência não é criptografada?

      • Alexandre

        E onde está a de que é?

  • Daniel

    Por U$ 9,90 continuo colocando o cabo no mac. 🙂

  • Bruno11

    Eu tenho rede wifi N(300Mbps), minha net é de 30Mbps, aqui fica tranquilo a internet e transferências de arquivos. Parece ficar mais lento,mais pode ser também porque o iPod é wifi B/G. Sei lá, não tenho do que reclamar!

  • kako

    ILex existe algum aplicativo que seja uma alternativa ao itunes para fazer sincronização sem jailbreak?

  • Putz, onde tem esse wallpaper do blog pra eu pegar?

    Achei demais!

    PS: Esse é diferente de um outro, que tava nos posts de wallpaper…

  • Concordo q Pode deixar de Funcionar com atualizações, mas dizer q é atrelado aobaparelho acho pouco provável, já troquei de iPhone 3x, os softwares que comprei como pkgbackup, yourtube, 3Gunrestrictor, lockcalendar, lock info, multifl0w e biteSmS funcionaram perfeitamente nas duas trocas de aparelho. De qq forma se o time machine funciona via WiFi no time capsule pq o iPhone não poderia sincronizar com iTunes, mesmo p quem tem muitos apps não acho que seria demorado.

  • Luiz Paulo

    Para quem tem o mobileme a sincronizacao dos dados em cloud do mobileme (calendário, contatos etc) pode ser feito via wi-fi ou 3g no iphone. Inclusive usando push.